correio notícias - edição 820

8
06 Diretora: Elizabete Gois Ano XIII - Nº 820 - R$ 2,00 Terça-Feira de Agosto de 2013 Polícia militar apreende nove quilos de maconha em Cornélio Procópio A apreensão ocorreu quando os PMS abordaram, durante um bloqueio policial, o Volskwagem modelo Gol, nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR LEIA NA PÁGINA 3 LEIA NA PÁGINA 5 LEIA NA PÁGINA 8 LEIA NA PÁGINA 5 60% das estradas rurais de Ibaiti já estão recuperadas O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, cumprindo mais uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral, já recuperou 60% das estradas rurais do município. Programa Telessalas do Trabalhador reinicia aulas em Siqueira Campos As novas oficinas oferecidas pela Telessala do Trabalhador de Siqueira Campos já começaram. As aulas são gratuitas e transmitidas ao vivo, via satélite e ainda conta com acompanhamento de um tutor. Assistência Social debate nos bairros propostas para Conferência Municipal A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho realiza na próxima quinta-feira, 8, a Conferência Municipal de Assistência Social no Conjunto Amador de Teatro (CAT).

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 02-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 820

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8201

06 Diretora: Elizabete GoisAno XIII - Nº 820 - R$ 2,00

Terça-Feira de Agosto de 2013

Polícia militar apreende

nove quilos de maconha em

Cornélio ProcópioA apreensão ocorreu quando os PMS

abordaram, durante um bloqueio policial, o Volskwagem modelo Gol, nas proximidades

da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

leia na Página 3

leia na Página 5

leia na Página 8

leia na Página 5

60% das estradas rurais de ibaiti já

estão recuperadasO prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo,

cumprindo mais uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral, já recuperou 60% das estradas rurais do município.

Programa Telessalas do Trabalhador

reinicia aulas em Siqueira Campos

As novas oficinas oferecidas pela Telessala do Trabalhador de Siqueira Campos já começaram.

As aulas são gratuitas e transmitidas ao vivo, via satélite e ainda conta com acompanhamento de

um tutor.

assistência Social debate nos bairros

propostas para Conferência Municipal

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho realiza na próxima quinta-feira, 8, a

Conferência Municipal de Assistência Social no Conjunto Amador de Teatro (CAT).

Page 2: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8202 OPINIÃO

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

DIreçÃO / eDITOrA cheFe

Elizabete GoisreDAçÃO

Camila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAGrAMAçÃO

Bruno, MarcosADMINIsTrATIvO

Mireila Guilmo, Emilia Kuster, Claudenice Machado, cOLUNIsTA

Gênesis MachadocIrcULAçÃO

rePreseNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comuni-cação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FILIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

joRNAlístIcA coRREIo Do NoRtE s/c ltDA - cNpj: 07.117.234/0001-62

escritório siqueira camposRua Dos Expedicionários,1525 - centroSiqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | 9604-4882

site: www.correionoticias.com.br - e-mail: [email protected]

escritório corNÉLio procópioRua Mato Grosso, 135 - centroCornélio Procópio - Paraná(43) 3523-8250 | 9956-6679

[email protected]@correiodonortesc.com

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão Claro

Parte do encanto que emana do papa Francisco se deve ao con-traste com o deserto de liderança que o mundo atravessa. Prova disso se encontra na própria Roma, da qual é o bispo, título que prefere por razões ecumênicas. Lá, a Justiça acaba, sem apelo, de condenar Berlusconi, quatro vezes primeiro ministro.

Como foi possível que se degradasse tanto o posto antes ocu-pado por De Gasperi e Aldo Moro? Um dos amigos diletos do réu italiano de incontáveis processos é Putin, que sobrou como destroço do naufrágio de 70 anos da mais radical das revoluções, a que pre-tendia criar o “homem novo”.

A Itália e a Rússia são casos extremos, mas não únicos. O que é Angela Merkel, comparada a Adenauer ou Willy Brandt? Ou Hollande, cotejado a De Gaulle e a Mitterrand; Cameron, a Churchill; Mariano Rajoy ao pacto de Moncloa e a Felipe González? Países que, tempos atrás, tiveram governantes influentes como o Canadá de Trudeau ou a Suécia de Olof Palme mergulharam no completo anonimato.

A China se especializa numa série infindável de clones com o mesmo terno escuro e igual gravata vermelha. O 3º Mundo, que estreava com Nehru, Nasser, Tito, Sukarno, descambou para a irre-levância. Ho Chi Minh virou nome de cidade. A ONU, o FMI, o Banco Mundial, antes dirigidos por personalidades fortes, foram entregues a gente que ninguém conhece. Do Brasil, cuja vida pública se ilus-trava com Tancredo, San Thiago Dantas, Ulysses, para só mencionar alguns mortos, nem preciso falar.

As causas podem ser muitas e complexas, mas é inegável que se trata de mediocrização sem precedentes talvez. Nos anos 1930, surgiram lideranças políticas poderosas embora altamente malignas: Hitler, Stalin, Mussolini. Hoje, nem isso.

Deixei para o fim Obama, o caso mais espetacular de frustração de expectativas desde John Kennedy. Pode ser que no futuro os historiadores julguem que ele tenha sido injustiçado; que a diferença de circunstâncias não teria permitido a reprodução do New Deal e o aparecimento de um segundo Franklin Roosevelt. O fato, porém, é que para muitos de seus eleitores ou entusiastas, dentro e fora dos EUA, o presidente é uma decepção.

A frustração vem de muita coisa: a timidez da reforma financeira, o fracasso em reverter a escandalosa concentração de renda, a escolha para postos principais dos homens de Wall Street respon-sáveis pela crise, o programa de assassinatos a distância e agora a espionagem de tudo e de todos no melhor estilo Big Brother. Sobram a Obama os instrumentos do poder duro: os drones para matar sem risco ou os meios eletrônicos para espionar. Apesar do absurdo Nobel da Paz que lhe deram adiantado, faltam-lhe os elementos intangíveis da liderança moral e de ideias.

É esse vácuo que Francisco passa a ocupar principiando com aquilo que os políticos evitam: a autocrítica rigorosa. A denúncia da “globalização da indiferença”, o convite imperioso para ir em socorro das periferias, geográficas e existenciais, o exemplo dos gestos con-cretos, o conceito de poder como serviço são mais que uma pro-messa. Um diamante começa a brilhar em meio às cinzas.

Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap e do Instituto Fernand Braudel de São Paulo, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desen-volvimento (Unctad) e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

ARTIGO Cinzas e diamante por rubens ricupero

CHaRge DO Dia

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. (Salmos 57:1)

acordou sem piNto Geraldo Ramos bebeu além da conta e acabou desmaiando em uma rua. Ao acordar, o homem de 45 anos descobriu que estava sem o pênis. Morador de Santiago (República Dominicana), Geraldo afirmou à emis-sora local "Noticias Sin" não ter a menor idéia de onde o seu membro foi parar. Vizinhos, entretanto, comentaram contaram à TV que um cachorro havia comido o pênis de Geraldo. O suposto cão não foi encontrado.

LegaLiza Logo Quatro dias após a Câmara do Uruguai aprovar a legalização e a regu-lamentação da venda da maconha no país, um grupo de cariocas resol-veu fazer um protesto de maneira bem-humorada no fim da tarde deste domingo (4), na Praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade. Às pressas, organizadores da Marcha da Maconha planejaram o ato, que assim como as outras manifestações ocorridas no Rio, foi marcado pela internet. Com faixas e cartazes, eles pediam a candidatura do presidente uruguaio José Mujica ao governo do estado do Rio de Janeiro.

coNcordo O vereador Renato Cinco (PSOL-RJ), conhecido por sua luta pela lega-lização da maconha, destacou o aspecto político da pauta. "A proibição causa muito mais violência e corrupção do que o contrário. A luta é também por questão de segurança", explicou o vereador.

poderia ser assim Nos dias de hoje No passado, os tribunais executavam seus prisioneiros de maneiras bru-tais. Alguns tinham sua cabeça esmagada por elefantes ou eram atraves-sado por bastões, enquanto outros eram arrancados sua pele ou seus órgãos. HÁ, SE FOSSE ASSIM NOS DIAS DE HOJE, QUERIA VER O POLITICO TER CORAGEM DE SER CORRUPTO. Imagina os caras do mensalão sendo empalados, não seria uma má idéia; há há

sete Leis curiosas alemanhaA cidade de Fluorn-Winzeln, criou uma lei em que a imagem do “Papai Noel” é proibida antes e durante época de Natal. O objetivo da lei é res-gatar a verdadeira imagem de São Nicolau.croáciaCom a crise financeira de 2008, o governo proibiu as festas de fim de ano no país. O objetivo é reduzir os gastos dos cidadãos.irãNo Irã, as vitrines de lojas são proibidas de expor gravatas e roupas ínti-mas femininas nas vitrines. As roupas intimas das mulheres só podem ser expostos no interior das lojas, mas com a condição de não haver nenhum vendedor homem no estabelecimento.O governo também proibiu os homens de usarem cabelos compridos.NepalOs funcionários de aeroportos são proibidos de trabalharem com calças que contenham bolsos. O objetivo é acabar com o suborno.suíçaNa Suíça é proibido cortar a grama, estender roupas e lavar o carros no domingo.ÍndiaO estado indiano de Chhattisgarh criou uma lei que obriga os servidores públicos eleitos a construírem um sanitário com descarga no prazo de um ano depois de assumirem o cargo.chinaNa China se você tiver mais de um filho você paga multa. Eu estaria pagando uma multa lascada então há há haUma lei implantada na cidade chinesa de Guangzhou determinou que cada família poderá ter apenas um cachorro.

Festa de agostoA origem do tal santo eu não sei ao certo, são tantas versões que conheço que é melhor me calar por aqui. Uma coisa eu sei sobre a festa, se com-prar roupa, bolsas e acessórios estamos sujeitos encontrar um monte de gente com o mesmo modelito. Por isso recomendo comprar meia e cueca, além de ser barato não aparece. Ah, fico devendo uma cueca passarinheira ao meu cunhado Guilherme, prometo que se até o fim da festa eu encontrar eu compro. Segundo a teoria do cunhado a tal cueca passarinheira é mais fácil pra tirar o bicho pra mijar além de dar aquela ventilada boa. Há há há

escorregaram Morro do Sabão em Santo Antonio da Platina tá ficando famoso e também liso. Graças ao trabalho da PM no ultimo dia (02)mais um traficante “escorregou no morro” e foi parar da DP. Os usuários que estavam indo comprar drogas também “escorregaram “no sabão do morro e fugiram tomando rumo ignorado. R$ 405,00 em dinheiro e 37 pedras de crack foram apreendidos

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro foi o maior fenômeno de massas da nossa história. Mais de 3 milhões de pessoas lotaram as areias da Praia de Copacabana para ouvir o papa Francisco. Foi um espetáculo incrível de fé, unidade e alegria. Como todos que lá estiveram, vivi uma experiência forte. O cl ima era de f inal de Copa do Mundo. A mult idão gigantesca não era massa despersonalizada. Tinha um toque de famíl ia que impressionava e mexia por dentro.

Usando tênis e mochilas e agitando as bandeiras dos seus países, os jovens cantaram, dançaram e entoaram bor-dões como “somos a juventude do papa”. Mas também vi, nos momentos previstos de recolhimento e oração, um silêncio que se podia cortar. Ouvia-se apenas o rumor das ondas do mar. Incrível! Durante quase uma semana, apesar da chuva, do fr io e dos problemas de organização, milhares de jovens vindos de todas as partes do mundo mostraram a supreendente capaci-dade de renovação da Igreja Católica.

O papa falou dos riscos de valores efêmeros como sucesso, dinheiro e poder, alertou para as atitudes egoístas, convocou os jovens a não esmorecer na luta contra a corrupção e refor-çou seu empenho contra a pobreza, a desigualdade e a insen-sibi l idade social. Mas, sobretudo, o papa sacudiu a própria Igreja e fustigou as atitudes de acomodação e burocracia. Falando aos jovens argentinos, na Catedral do Rio, Francisco pediu uma Igreja “barulhenta”que “saia às ruas”. “Espero uma confusão na JMJ, mas quero confusão e agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Quero que a Igreja vá para as ruas. Quero que nos defendamos de tudo que seja acomodação e f icar fechado em torno de nós mesmos. Não podemos esvaziar a fé”, disse.

Na missa que marcou o encerramento da JMJ, o papa, mais

uma vez, apontou os jovens como os atores principais da pro-pagação da fé catól ica. Na homil ia, o papa pediu à mult idão estimada em 3,5 milhões de pessoas que não f icasse “tranca-fiada”em casa. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracteriza”.

Impressionou, e muito, o tom posit ivo que permeou todos os discursos e homil ias do papa. Impressionou também a trans-parência de Francisco em suas entrevistas aos jornalistas. O que se viu não foi uma Igreja acuada, na defensiva. Ao contrá-rio. O papa rasgou um horizonte valente e generoso. Deixou claro que os católicos não são antinada. O crist ianismo não é uma alternativa negativa, encolhimento medroso ou mera resignação. É uma proposta afirmativa, alegre, revolucioná-ria. Os discursos do papa não desembocaram num compêndio moralizador, mas num desafio empolgante proposto por uma pessoa: Jesus Cristo. Os jovens entenderam o recado e mos-traram notável sintonia com o papa.

O papa é exigente. Sem dúvida. E os jovens vão atrás do seu discurso comprometedor. Não gostam de um crist ianismo desidratado. A juventude abraça grandes bandeiras: a coerên-cia com a fé, a rebelião dos valores, a luta contra as discrimi-nações, a defesa da vida, o combate à corrupção. Quem não perceber, na mídia e fora dela, essa virada comportamental perderá conexão com o novo mundo. Afinal, como bem salien-tou o papa: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo”.

Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, é diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (Iics).

ARTIGO A revolução do papa por carlos alberto di Franco

Page 3: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8203POLÍTIcA

sem discipLiNa Com o fim do recesso no Congresso, Dilma Rousseff reencon-trará nesta semana a base parlamentar mais indisciplinada que um presidente já contou desde a volta das eleições diretas para presidente, em 1989. sem disciplina há 24 anos heim!

iNterNado Internado no Hospital Sírio Libanês desde quarta-feira (31), o senador José Sarney (PMDB-AM), 83, apresentou melhoras e seu quadro é estável, segundo boletim médico divulgado no ultimo sábado pelos médicos. "O paciente internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), apresentou melhora clínico-la-boratorial nas últimas 24 horas", diz a nota. Vamos chamar os médicos cubanos para atender ele, que tal? Atendimento pelo SUS também não seria nada mal. Será que a Pneumonia conse-gue se curar dessa doença rara chamada Sarney?"..kkk

esquema O Banco Central do Brasil anunciou, na ultima sexta-feira (2), a liquidação extrajudicial do Banco Rural "em decorrência do comprometimento da sua situação econômico-financeira e da falta de um plano viável para a recuperação da situação do ban-co".O banco esteve envolvido no escândalo do mensalão. No julgamento do caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) chegou à conclusão de que, no início do primeiro mandato do ex-presi-dente Lula, houve um esquema de desvio de dinheiro público e empréstimos fictícios para a compra de votos de parlamentares em apoio ao governo federal. Depois Lula não sabia de nada né.

mec O MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria no Diário Oficial da União na edição de sexta-feira (2) com as regras para adesão das instituições públicas estaduais e municipais de edu-cação superior e de saúde ao Programa Mais Médicos. As ins-tituições, escolas e programas de residência interessados em aderir ao programa devem apresentar ao MEC o termo de pré-a-desão no período de 5 a 12 de agosto.

combate à tortura A presidenta Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei Com-plementar 11/2013, que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, com o objetivo de enfrentar o crime em delegacias e outros locais onde pessoas são detidas sob custó-dia do Poder Público. O sistema será formado por conselhos de comunidades, conselhos penitenciários estaduais, corregedorias e ouvidorias de polícia.

goverNo O Governo do Paraná fechou o primeiro semestre do ano com mais de 2 mil ações de regularização fundiária em todo o estado. As ações integram o programa “Minha Terra Paraná”, coorde-nado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). O trabalho envolve 17 municípios que se encontram em diferen-tes fases do programa, como cadastramento e licitações para medição e georreferenciamento. Para os próximos meses, mais 6 municípios vão incorporar o processo, totalizando para este ano 23 cidades e beneficiando 4 mil famílias.

saúde O que exigia um procedimento cirúrgico, agora pode ser diag-nosticado em cerca de dez minutos. A detecção da presença de fibrose no fígado de pacientes com hepatites B e C, antes feita por meio de cirurgia, pode ser feita pela elastografia, exame que não é invasivo e se assemelha a um ultrassom. O exame ainda é para poucos, pois na rede particular chega a custar R$ 3 mil e a rede pública ainda tem poucos aparelhos.

vaciNaUma vacina brasileira contra o vírus HIV, causador da Aids, começará a ser testada em macacos no segundo semestre deste ano. Com duração prevista de 24 meses, os experimentos têm o objetivo de encontrar o método de imunização mais eficaz para ser usado em humanos. Concluída essa fase, e se houver financiamento suficiente, poderão ter início os primeiros ensaios clínicos.

que isso? Sob o comando de Renan Calheiros (PMDB-AL), o Senado gastou em seis meses 70% a mais com despesas médicas no Sírio-Libanês do que o total pago em 2012 para atender con-gressistas, dependentes, servidores e até ex-senadores e seus cônjuges no hospital paulista.De fevereiro a julho deste ano --em janeiro, Renan ainda não era presidente da Casa--, foram pagos R$ 5,1 milhões ao Sírio-Libanês, enquanto no ano passado foram R$ 3 milhões, de acordo com o Portal de Transparência do próprio Senado.

evoLução A renda per capita das famílias brasileiras aumentou 3% ao ano, em uma década (2001 a 2011), passando de R$ 591 para R$ 783. Para o segmento da classe média, o ritmo de crescimento para superou os 4% ao ano, com valor (R$ 576) 50% acima do registrado dez anos antes (R$ 382).

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. (Provérbios 1:8)

60% das estradas rurais de ibaiti já estão recuperadas

Os trabalhos que se iniciaram desde o início do mandato estão em pleno andamento. E o prefeito continua cobrando eficiência do secretariado

de ibaiti regiane romão

O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, cumprindo mais uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral, já recuperou 60% das estradas rurais do muni-cípio.

Como uma extensão rural de 980 quilômetros, e com apenas três motoniveladoras para manu-tenção das áreas urbana e rural,

o prefeito e o secretariado tem que trabalhar muito para suprir as necessidades dos ibaitienses.

De acordo com o secretá-rio de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Antônio Vicenzi, duas máquinas são mantidas na zona rural e uma na zona urbana para que os trabalhos possam ser realizados. “Mesmo com toda a deficiência no maquinário, 60% das estradas já foram recupera-das”.

Na manhã desta quinta-feira, 1, o prefeito Roberto Regazzo, o secretário Antônio Vicenzi e o diretor Adauto, percorreram parte das estradas que dão acesso aos bairros Santa Laura, Pires, Laranjal, Ponte de Ferro. Para melhorar a condições dos moradores, essas ruas foram alargadas, patroladas e casca-lhadas. Além disso, foram feitos alguns bueiros e outro desentu-pidos.

Segundo alguns moradores, que utilizam as estradas princi-palmente para escoar as produ-ções das propriedades esse tipo de benfeitoria nunca havia sido realizada no local.

Para finalizar, o prefeito Roberto Regazzo se disse muito satisfeito com as melhorias que já foram realizadas na área rural, mas mesmo assim cobrou do secretariado para que mais melhorias sejam feitas.

prefeito Roberto Regazzo visita obras na área rural

Pinheiro de Moura

Posto de Saúde Central de Ibaiti recebe carro zero quilometro

O veículo será usado para transportar pacientes que tenham dificuldades em chegar até ao local devido ao estado de saúdede ibaitiregiane romão

O prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo e o secretário de Saúde, Cristiano Parra entrega-ram para o Posto de Saúde Cen-tral, um carro zero quilometro.

A entrega aconteceu na manhã do dia 1 de agosto e será usado principalmente pelo CRAS.

De acordo com informações, o objetivo do prefeito e do secre-tário é atender os pacientes que precisam utilizar o serviço do posto. “Muitas vezes o paciente precisa ser transportado da sua casa até ao posto e em muitos casos, por não ter condições, se dirige até o local a pé mesmo. Com isso o estado de saúde pode até se agravar, com esse carro isso não vai mais aconte-cer”, declarou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Cristiano Parra, que acom-panhou a entrega do carro disse que os benefícios para os postos de Saúde estão apenas começando. “Muitos outros equipamentos já foram

adquiridos e logo começarão a chegar, alguns serão licitados nos próximos dias”.

Para finalizar, Cristiano disse que o prefeito pede todos os dias para que a Saúde de

Ibaiti seja um modelo na região. “Desde o início do mandato, quando enfrentamos todos os problemas por conta das dívidas em que se encon-trava a Saúde no município o

prefeito já cobrava melhorias e já pedia que eu me esforçasse. Agora as coisas estão cami-nhando melhor e investiremos cada vez mais na Saúde muni-cipal”.

secretário de saúde cristiano parra e prefeito Roberto Regazzo durante a entrega do carro

Pinheiro de Moura

Page 4: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8204 reGIONAL

Semelt promove cerimônia de abertura do iV agosto Total nesta sexta-feira

de Wenceslau brazKito corrêa

O secretário municipal da Semelt - Secretaria municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Altivo Heleno Dias promoveu nesta sex-ta-feira, 2 de agosto, a solenidade de abertura do IV Agosto Total, com a presença do prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior (PSD), a Comissão Central Organizadora (CCO) e demais autoridades.

Empolgado, Heleno Dias disse que após três edições do evento que, com apoio integral do pre-feito Taidinho e suporte técnico da equipe da secretaria de esportes, tornou-se um marco no municí-pio. Por conta disso, Wenceslau Braz está preparado para oferecer modalidades mais qualificadas, com as mais variadas atividades para todos os públicos, a cada nova edição. “Agradeço ao pre-feito Taidinho pela confiança que nos deposita e convidamos toda

comunidade para as atrações que o Agosto Total realizará durante o mês. Sua presença nos honrará imensamente”, frisou.

Considerado o maior evento esportivo da região, a extensa pro-gramação terá início no sábado, dias 3, com a realização do Iº Campeonato Taça Ferreira/Cobal-chini de Futebol 2013, no Estádio Presidente Vargas. Entre inúme-ras atividades haverá caminhada e cavalgada ecológica, passeio ciclístico e motociclista, olimpíada carismática, atividades físicas e esportivas com grupo da 3ª Idade, encontro de fuscas e carros anti-gos, festival de bandas e fanfar-ras, torneio de pesca esportiva e encontro de trilheiros.

A comunidade contará ainda com show de wheeling, cam-peonatos de futebol de campo, futebol suíço, futebol de areia, futsal, campeonato de vôlei de areia, desafio de carrinho de drift e rolimã, exposição de aeromo-

delismo e auto modelismo, cam-peonato de som e rebaixados. Haverá ainda torneio de maia, competição de atletismo e encer-rando com chave de ouro, no dia 31 de agosto acontecerá no giná-sio de esportes Edmar Luiz Costa, o 4º WHT, com diversas lutas de MMA, Submission e k1, da World Strong Wenceslau Braz/Siqueira Campos, com entrada franca.

Como um verdadeiro fenô-nemo, o esporte proporciona diversas possibilidades positivas na sua utilização como conteúdo educacional. “Qualquer tipo de competição esportiva realizada de forma leal, constitui-se de ele-mentos que conduz ao progresso social e ao bem estar geral, pois estimula indivíduos e grupos a empenharem o melhor de seus esforços”, disse Taidinho, res-saltando que é inegável que o esporte possui em nossa socie-dade, um valor extremamente relevante.

Danilo Nishimura

como um verdadeiro fenônemo, o esporte proporciona diversas possibilidades positivas na sua utilização como conteúdo educacional

Escola Municipal passa por reforma no telhado

Neste período aulas acontecerão na antiga FAFIJA

de jacarezinhomarcos junior

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Renato Azzolini na Vila Setti em Jacarezi-nho está passando por reformas no seu telhado. A Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina, des-tacou que a construtora deverá ter-minar as melhorias em até 30 dias.

“Um dos grandes problemas é em relação a infiltração devido à estrutura do telhado. Isto acabou afetando até mesmo a parte elé-trica”, comenta Magda Cristina. Ela ainda explica que o local não ofe-recia risco as crianças, conforme laudos do engenheiro da cons-trutora e Prefeitura da época. A escola no ano de 2012 não chegou

a ser inaugurada a devido alguns problemas, mas teve início do atendimento em fevereiro do ano passado.

A partir desta segunda-feira, 5, as aulas acontecerão na antiga FAFIJA, atual campus da Universi-dade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os horários de saída dos ônibus acontecerão na parte da manhã 7h15 e a tarde às 12h45. O horário de retorno será normal.

Em junho deste ano a Secretá-ria de Educação, juntamente com o representante da construtora e a diretora da escola, Isabel Cristina Cândido Melo, visitaram a escola e constataram os problemas. “É uma escola nova. Não poderia estar nesta situação”, enfatiza Magda.

Segundo a diretora, Isabel Cristina Cândido Melo, a escola está com a parte elétrica compro-metida por causa do telhado, com lâmpadas e ventiladores danifica-dos. Isabel ainda destacou que dos quatro banheiros da institui-ção de ensino, dois estão interdi-tados por não possuir condições de uso. Atualmente a escola atende 353 crianças de manhã e à tarde.

serviço:A partir desta segunda-feira,

5, as aulas acontecerão na antiga FAFIJA, atual campus da Universi-dade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Os horários de saída dos ônibus acontecerão na parte da manhã 7h15 e a tarde às 12h45. O horário de retorno será normal.

segundo a diretora, Isabel cristina cândido Melo, a escola está com a parte elétrica comprometida por causa do telhado, com lâmpadas e ventiladores danificados

Marcos Junior

Conselho Municipal de Cultura é eleito durante conferênciaNeste período aulas acontecerão na antiga FAFIJA

de jacarezinhojivago França

O Conselho Municipal de Cul-tura de Jacarezinho foi eleito na tarde da última sexta-feira (2), durante a realização da Confe-rência Municipal de Cultura no Cine Teatro Iguaçu no centro da cidade. O mandato do conselho é de dois anos. Ele é constituído de seis representantes da sociedade civil e cinco indicados pelo poder público. Os conselheiros não são remunerados.

Segundo o Diretor do Depar-tamento Municipal de Cultura de Jacarezinho, Jucelino Biagini, o município está inscrito no Sistema Nacional de Cultura desde abril. “Se o município não tiver aderido, não receberá verba publica nem da iniciativa privada”, explicou. Ele disse ainda que o conselho eleito terá como sede para as reuniões quinzenais, o prédio da Secretaria de Educação, Cultura e

Esportes.“As reuniões acontecem de

15 em 15 dias, salvo em casos emergenciais, ai são convocadas reuniões extraordinárias. Cada reunião tem o prazo máximo de 1h30”, detalhou Jucelino. Para o Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, a eleição do conselho é de extrema importância para a realização dos eventos culturais no município. Durante a conferên-cia, Jucelino destacou algumas mudanças que precisam ser feitas com ajuda do conselho, como é o caso do orçamento do departa-mento. “Foram sete anos com o mesmo orçamento. Aumentaram os preços, por exemplo, dos pre-parativos para o carnaval, mas o orçamento continuou o mesmo”, disse.

Mesmo com as dificuldades, Biagini acredita que o município de Jacarezinho esteja bem na área cultural. “Jacarezinho está

muito a frente de municípios maiores em relação as realiza-ções da área da cultura”, frisou. Para o reeleito como conselheiro, Oscar de Oliveira, nas reuniões acontecem algumas das deci-sões mais importantes. “De vez em quando temos alguns des-contentamentos, mas isto é normal dentro das discussões do conselho, o que leva a decisões importantes”, disse Oliveira.

A eleição foi com chapa única, não precisando assim de quantidade de votos, apenas aprovação que aconteceu por unanimidade pelos presentes no evento. André Luiz Ferreira de Castro, James Rios Oliveira Santos e Oscar de Oliveira representaram a sociedade civil. Carolina Julia Omino represen-tou a música, Edmilson Donizete do Nascimento representou as artes visuais e Gabriel Jesus Monteiro representou as artes cênicas.

segundo o Diretor do Departamento Municipal de cultura de jacarezinho, jucelino Biagini, o município está inscrito no sistema Nacional de cultura desde abril. “se o município não tiver aderido, não receberá verba publica nem da iniciativa privada”

Jivago França

Page 5: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8205cIDADes

Programa Telessalas do Trabalhador reinicia aulas em Siqueira Campos

De acordo com a Agente de Desenvolvimento Local, Josiane Ribeiro da Silva, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14 às 18 horas. O trabalhador interessado ainda pode se inscrever na Agência do Trabalhador

de siqueira camposcamila consulin

As novas oficinas oferecidas pela Telessala do Trabalhador de Siqueira Campos já começaram. As aulas são gratuitas e transmi-tidas ao vivo, via satélite e ainda conta com acompanhamento de um tutor. De acordo com a Agente de Desenvolvimento Local, Josiane Ribeiro da Silva, as aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14 às 18 horas. O trabalhador interessado ainda pode se inscre-ver na Agência do Trabalhador.

O primeiro módulo terá as disciplinas de Informática Básica e Direitos e Deveres do Trabalha-dor. O programa é executado em parceria com o Instituto Federal (IFPR). Cada módulo tem duração aproximada de um mês. Até o fim do ano serão mais três módulos e seis disciplinas.

O programa que já atende 123 telessalas em todo o Paraná, deve ser ampliado para todas as

220 agências do trabalhador no Estado.

O programa prepara o traba-lhador para entrevistas e proces-sos seletivos. Marketing pessoal e profissional, relações interpes-soais, Inglês, empreendedorismo, Português e Matemática são algumas das oficinas oferecidas aos trabalhadores. São entregues apostila de cada disciplina e, ao fim de cada módulo, certificação.

Trabalhadores com dificul-dade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos, chefes de família, bene-ficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreen-dedores individuais e da economia solidária fazem parte do público alvo da Telessala do Trabalhador.

A Agência do Trabalhador de Siqueira Campos está localizada na rua Expedicionários, nº 1.876, Centro. Telefone (43)3571-1222 ou (43) 3571-1938. o programa que já atende 123 telessalas em todo o paraná, deve ser ampliado para todas as 220 agências do trabalhador no Estado

Camila Consulin

Assistência Social debate nos bairros propostas para

Conferência MunicipalForam feitas pré-conferências com a população

de jacarezinhomarcos junior

A equipe da Secretaria Muni-cipal de Assistência Social de Jacarezinho realiza na próxima quinta-feira, 8, a Conferência Municipal de Assistência Social no Conjunto Amador de Teatro (CAT). O evento terá início às 13 horas com o debate de seis eixos que serão levados para a Confe-rência Estadual.

Para preparação a equipe realizou duas pré-conferências na segunda-feira, 5, com a popu-lação. Na parte da manhã foi no Centro da Juventude José Richa no bairro Aeroporto e no período da noite na Escola Ismênia de

Lima Peixoto, na Vila Scyllas. “Estas reuniões são funda-

mentais para levarmos as reais necessidades de cada morador”, enfatiza Sidnei Ferreira, Secre-tário Municipal da Assistência Social. Os eixos debatidos nesta quinta-feira serão: “Ciclo orça-mentário e financiamento obri-gatório da Assistência Social”, “Gestão do SUAS: Vigilância SocioAssistêncial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação”, “Gestão do Trabalho”, “Gestão dos serviços , programas e projetos”, “Gestão dos bene-fícios no SUAS” e “Regionaliza-ção”.

programação:13h: Credenciamento

13h30: Abertura Oficial da Conferência

14h: Apresentação APAE14h15: Leitura e Aprovação do

Regimento Interno14h30: Palestra com o Con-

selheiro Estadual de Assistência Social: Plínio Marcondes Madu-reira

15h30: Intervalo15h45: Referendo: Apresenta-

ção das Propostas das Pré-confe-rências

16h20: Eleição dos Delega-dos para Conferência Regional e Estadual

16h35: Plenária Final – Elei-ção dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social

17h – Encerramento

Marcos Junior

plinio Marcondes - conselheiro Estadual

84 casas no Nossa Senhora das Graças será protocolada

na Caixa EconômicaJacarezinho já projeta mais 200 unidades habitacionais

de jacarezinhomarcos junior

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, recebeu na última sexta-feira, 2, em seu gabinete o Presi-dente da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Mounir Chaowiche. Na oportunidade ele destacou que a construção de 84 casas no bairro Nossa Senhora das Graças será protocolada neste mês na Caixa Econômica.

“É uma situação que em par-ceria com a COHAPAR será pro-tocolada em Londrina para serem feitas as matrículas do imóvel e começar o processo de licitação para a construção das casas”, comenta Dr. Sérgio. Também par-ticiparam do encontro o assessor parlamentar do deputado federal

Abelardo Lupion, João Naime, os secretários Sidnei Ferreira (Assis-tência Social), Nilton do Prado (Desenvolvimento Urbano), Amé-rico Pereira (Chefe de Gabinete) e Márcia de Oliveira, Presidente da Associação dos Sem Tetos de Jacarezinho.

Para Mounir Chaowiche é uma importante parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná e a Prefeitura de Jacare-zinho. “É importante que os pro-jetos comecem a ser realizados o mais rápido, pois a parte burocrá-tica leva tempo”, ressaltou Mounir.

mais casasNa oportunidade o prefeito

conquistou a construção de mais 60 unidades habitacionais no bairro Aeroporto. “Ele sinalizou que a COHAPAR irá autorizar para atender famílias que estão

na área de risco e o local será próximo ao Centro da Juventude José Richa”, ressalta Dr. Sérgio. O chefe do Poder Executivo também solicitou mais de 200 casas, onde posteriormente serão apresenta-dos os terrenos para a avaliação do órgão estadual.

Além disto, o Presidente da Companhia de Habitação do Paraná explicou que já está em fase de liberação mais 84 casas para a Associação dos Sem Tetos de Jacarezinho. “Será pró-ximo do Dom Pedro Felipack e já estamos em busca de mais”, argumenta Márcia de Oliveira. Mounir Chaowiche explicou que o Governo do Paraná conta com o importante apoio do governo federal, por meio dos Ministérios das Cidades, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Marcos Junior

para Mounir chaowiche é uma importante parceria entre a companhia de Habitação do paraná e a prefeitura de jacarezinho

Page 6: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8206 eDITAIs

PReFeiTURa MUniCiPal De JaPiRaeSTaDO DO PaRanáEXTRATO do CONTRATO Nº 055/2013-PMJ

CONVITE Nº 006/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa LUIZ ARAUJO DE MOURA & CIA LTDA-ME.

OBJETO: O objeto do presente Contrato é a locação de uma van, com capacidade mínima de 15 (quinze) passageiros, destinado ao

uso no Fundo Municipal de Saúde, relativo ao objeto do Convite nº 006/2013-PMJ, que juntamente com a proposta da CONTRATADA,

para todos os fins de direito, obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente

de transcrição;

DO VALOR: Pelo fornecimento do objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor mensal de R$ 8.400,00

(oito mil e quatrocentos reais), perfazendo o valor total de R$ 58.800,00 (cinqüenta e oito mil e oitocentos reais), pelo período de 7 (sete)

meses, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato terá vigência pelo período de 07 (sete) meses, contados a partir de sua assinatura, podendo a

critério da administração a sua prorrogação, conforme estabelece o Art. 57, Inciso II da Lei nº 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

Japira (PR), 02 de Agosto de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

LUIZ ARAUJO DE MOURA

Luiz Araujo de Moura & Cia Ltda-ME

CONTRATADA

PReFeiTURa De SãO JOSé Da bOa ViSTaeSTaDO DO PaRaná

PORTARIA nº 084/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas

atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o contido no Processo Administrativo 28/2013-PGM com parecer final datado de 01/08/2013;

RESOLVE:

Artigo 1º- Em conformidade com o contido nos Artigos 12 e 19, da Lei Municipal 756/2012, Homologar a partir da competência

07/2013 o Enquadramento vertical das professoras, abaixo relacionadas, conforme respectivo nível e classe:

Matricula Nome Nível Classe

380-1 Cristina Isabel da Silva Prof II 2

395-1 Flávia de Souza Soares Paiva Prof II 2

389-1 Marta Regina de Souza Lima Prof II 2

389-2 Marta Regina de Souza Lima Prof II 1

291-1 Rosangela Aparecida Miranda Pereira Prof II 2

291-2 Rosangela Aparecida Miranda Pereira Prof II 2

157-1 Sueli Aparecida dos Santos Prof II 4

Artigo 2º- Em conformidade com o contido nos Artigos 12 e 19, da Lei Municipal 756/2012, Homologar a partir da competência

08/2013 o Enquadramento vertical das professoras, abaixo relacionadas, conforme respectivo nível e classe:

Matricu-la Nome Nível classe

407-1 Adeliane Aparecida Rosa da Silva Prof II 2

267-1 Maria Helena da Silva Prof II 3

Artigo 3º- Esta Portaria entrará em vigor a partir da data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 05 de Agosto de 2013; 53º da Emancipação Política

do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

PReFeiTURa De CURiÚVaeSTaDO DO PaRaná

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 162/2013 - Dispensa Nº. 131/2013

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA

CONTRATADA: HERLAN JOSÉ DORREGO QUEVEDO

CPF nº. 614.047.993-20, CRM nº. 30955

OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 06 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contrata-

das.

RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato.

FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações.

Curiúva, em 05 de agosto de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

PReFeiTURa De CURiÚVaeSTaDO DO PaRaná

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 163/2013 - Dispensa Nº. 1322013

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA

CONTRATADA: ALINE MARÇAL VERONEZ

CPF nº. 059.311.459-07, CRF nº 25.478

OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 06 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contrata-

das.

RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato.

FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações.

Curiúva, em 05 de agosto de 2013

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

PReFeiTURa De CURiÚVaeSTaDO DO PaRaná

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO

PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 164/ 2013 - Dispensa Nº. 133/2013

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA

CONTRATADA: ANA PAULA MOREIRA

CPF nº. 053.874.549-55, CRTR nº 02548

OBJETO: Prorroga a vigência do contrato até 08 de novembro de 2013, nos mesmos termos e condições anteriormente contrata-

das.

RATIFICAÇÃO: Ficam ratificadas as demais cláusulas do referido Contrato.

FUNDAMENTAÇÃO: Art. 57, inciso II da Lei de Licitações.

Curiúva, em 05 de agosto de 2013

PReFeiTURa De SãO JOSé Da bOa ViSTaeSTaDO DO PaRaná

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

O Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos interessados e par-

ticipantes do certame licitatório referente ao processo nº 51/2013 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 40/2013, objetivando a Aquisição de

01 (um) Veículo nacional 0Km, com capacidade para 09 (nove) lugares, para a Secretaria Municipal de Saúde, que adjudica como

vencedora do certame a empresa: AUTOMAR VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA, no valor total de R$ 49.441,33 (Quarenta e nove mil

quatrocentos e quarenta e um reais e trinta e três centavos).

São José da Boa Vista, 05 de agosto de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial

PReFeiTURa De SãO JOSé Da bOa ViSTaeSTaDO DO PaRaná

EDITAL DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

REF: PREGÃO PRESENCIAL 40/2013

O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão presencial nº 40/2013, que

após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu habilitar e qualificar as seguintes proponentes,

tornando-as vencedoras do certame.

Nº Proponente Item Valor Total

01 AUTOMAR VEÍCULOS E SERVIÇOS LTDA. 01. R$ 49.441,33

São José da Boa Vista-Pr, 05 de agosto de 2013.

Willys Manoel Barbosa.

Pregoeiro Oficial

Page 7: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8207eNTreTeNIMeNTO

Áries (21/03 a 19/04)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A associa-

ção de Lua e Sol em sua área de prazeres eleva seu carisma e magnetismo pessoal. Aproveite para curtir tudo que promova o bem-estar, a exemplo de programas com seus amigos. A vida social está favorecida!

touro (20/04 a 20/05)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Suas rela-

ções em família estão em alta, com a associação Sol-Lua em sua quarta casa. As interações e o convívio tendem a ser agradáveis, o que torna o momento ideal para estabelecer consensos domésticos. Aproveite!

Gêmeos (21/05 a 21/06)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Sua comu-

nicação e faro para oportunidades são aguça-dos pela harmonia Sol-Lua, em sua terceira casa. Bom momento para encarar os desafios intelectuais, aproveitando para fazer pesquisas e procurar a ajuda de especialistas!

câncer (22/06 a 22/07)

Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Sua vida financeira e material é beneficiada pela con-junção Sol-Lua. Você se sente mais segura para tomar decisões neste âmbito, o que torna o momento ideal para investir. Avalie riscos e prefira investimentos menos arriscados!

leão (23/07 a 22/08)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A sinergia

entre sua mente e seu corpo beneficia várias áreas da vida, especialmente no que se refere ao autoconhecimento. Perceba o que pode organizar e melhorar em sua vida, concreti-zando ideias. Mãos a obra!

Virgem (23/08 a 22/09)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Que

tal ficar mais afastada e fazer uma análise sobre si mesma? A associação de Sol e Lua em sua área de crise lhe incentiva a trabalhar sua autoestima. Compreenda seus desafios e encontre maneiras práticas de superá-los!

libra (23/09 a 22/10)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 As inte-

rações em grupo são estimuladas pela conjun-ção Sol-Lua em sua área de amizades. Curta as boas companhia e trocas, percebendo que gradativamente o incômodo com as diferenças vai se transformando em admiração!

Escorpião (23/10 a 21/11)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 As ativida-

des no trabalho são realizadas de maneira har-moniosa, neste momento em que Sol e Lua se associam em sua décima casa. Você enxerga o potencial dos pequenos e grandes empreen-dimentos. As parcerias devem ser fortalecidas!

sagitário (22/11 a 21/12)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Você se

sente mais equilibrada, com a associação de Sol e Lua em sua área espiritual. Sua habilidade de análise está aguçada e sua convicção em ideais fortalecida. Abra-se a novas oportunidades e defina metas para o futuro!

capricórnio (22/12 a 19/01)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Ao se

associarem em sua oitava casa, Sol e Lua estimulam você a compreender mais profun-damente suas emoções, e como elas afetam as relações. Aproveite este momento para cul-tivar a intimidade com as pessoas que ama!

Aquário (20/01 a 18/02)Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 A har-

monia estabelecida entre Sol e Lua em sua sétima casa aumenta a sinergia entre as expectativas e demandas em suas relações pessoais. As boas trocas estão favorecidas e deverão lhe trazer momentos prazerosos!

peixes (19/02 a 20/03)

Terça-feira, 06 de Agosto de 2013 Você conduz atividades diárias e desafios com jogo de cintura, neste momento em que Sol e Lua se associam em sua sexta casa. Seu senso crítico mais aguçado favorece escolhas e torna o momento ideal para planejar o futuro!

horóscopo Dia 06/08/2013

ClaSSiFiCaDOS

Vendo - Guitarra squier by Fender, modelo telecaster custom II, com captadores seymour duncan. Cel: (43)-99106306

VENDo - astra 2005 cor bege completo som

tratar com Geberrua beijamim constant Nº 1626 siqueira campostel para contato 3571 2222

Homem fica pelado no ‘Fala Que eu Te escuto’

O programa “Fala que eu te escuto”, da Record, recebeu um trote na madrugada de quarta-feira.

Uma jovem de Guarulhos (SP) dava sua opinião sobre obesidade infantil durante uma participação ao vivo via Skype quando um homem pelado surgiu pulando na frente da câmera. A aparição foi proposital, já que a garota riu e chegou a desviar o corpo para que o colega fosse “melhor enquadrado”.

Assim que percebeu, o pastor-apresentador pediu que a cone-xão fosse cortada e disse que a produção precisa ter mais cuidado ao escolher as pessoas que parti-cipam do programa. “Tem pessoas que não tem nenhuma vergonha na cara. Nem na cara nem na pou-pança”, disse.

Homem fica pelado no ‘Fala Que Eu Te Escuto’

Diário onlineO programa “Fala que eu te

escuto”, da Record, recebeu um trote na madrugada de quarta-feira.

Uma jovem de Guarulhos (SP) dava sua opinião sobre obesidade infantil durante uma participação ao

vivo via Skype quando um homem pelado surgiu pulando na frente da câmera. A aparição foi proposital, já que a garota riu e chegou a desviar o corpo para que o colega fosse

“melhor enquadrado”.Assim que percebeu, o pastor

-apresentador pediu que a cone-xão fosse cortada e disse que a produção precisa ter mais cuidado

ao escolher as pessoas que parti-cipam do programa. “Tem pessoas que não tem nenhuma vergonha na cara. Nem na cara nem na pou-pança”, disse.

as penas de morte mais bizarras do mundo

Mundo interativocuriosidade

No passado, os tribunais execu-tavam seus prisioneiros de manei-ras brutais. Alguns tinham sua cabeça esmagada por elefantes ou eram atravessado por bastões, enquanto outros eram arrancados sua pele ou seus órgãos. Na base dos sofrimentos dos detentos, sele-cionamos as penas mais bizarras de execuções.

Isso prova que a cadeira elé-trica e o enforcamento são piedo-sos diante das apresentadas no artigo. Como sabemos, a maioria dos países já aboliu a pena de morte, mas de acordo com a Anistia Internacional, 78 nações ainda exe-cutam criminosos, e outras 22 não aplicam execuções nos últimos dez anos.

Ainda há 83 países que sequer cogitam em utilizá-la e outros 13 mantém a punição só para crimes de guerra. O Brasil, que aboliu a pena no século XIX, está presente neste ultimo grupo.

A nossa lei só entra em vigor quando os combatentes fogem do combate com a presença de um inimigo. Nesse caso, o Presi-dente da República deve aprovar a execução, que ocorre por meio de fuzilamento. Mas é muito raro que aconteça isso em nosso país, pois não somos de guerra.

Mas em alguns países esses tipos de penas não diminuem a cri-minalidade. Segundo a Anistia, em

2003, foram executados 1.146 pes-soas em 28 países.

Confira a lista abaixo das exe-cuções mais bizarras que aconte-cem ou aconteciam no mundo, mas cuidado, essa lista pode ser aterro-rizante para alguns.

ApedrejamentoEssa lei de pena de morte acon-

tece no Afeganistão, Arábia Sau-dita, Emirados Árabes, Irã, Nigéria, Paquistão e Sudão. Ela ainda está em vigor deste o século II e pune adultério.

Como acontece?Homens ou mulheres casa-

dos que traem seus parceiros são enterrados—homens até a cintura e mulheres até o peito— e alvejadas pelo o povo com pedras pequenas, até a morte.

Se o traidor não é casado, seu castigo é mais leve: são cem chiba-tadas.

Esmagamento por elefanteAcontecia até o século 19 e

condenava crimes militares. Regis-tros desse método aparecem nos livros do século 17, como o que foi escrito pelo o expedicionário Robert Knox.

Durante uma viagem ao Ceilão, atual Sri Lanka, ele testemunhou uma execução.

Como acontece?O detento tem seu crânio esma-

gado por elefantes, animais que chegam pesar 9 toneladas.

EmpalamentoEssa pena é uma das mais

cruéis de todas. Ela era executada

da Antiguidade a Idade Média na Europa e no Oriente Médio. Punia detentos que comediam crimes contra o estado.

Como acontece?Um bastão pontudo era enfiado

pelo ânus do condenado. Em alguns casos, depois de empala-das, as pessoas eram fincadas no chão até a morte. O bastão impedia a saída do sangue, aumentando a agonia.

EsfolamentoAcontecia no Oriente Médio e

na Europa até o século I. Conde-nava pessoas que cometiam crimes contra a religião. Segundo pesqui-sas, São Bartolomeu, um dos 12 apóstolos de Jesus, foi esfolado antes de ser crucificado, ordenado pelo o rei armênio Astiages.

Como acontecia?O detento era deitado em cima

de uma superfície plana. Com alguma ferramenta de corte, era retirada toda a sua pele, deixando somente a carne e os músculos.

EstripaçãoEra muito comum na Idade

Média e Moderna até o século XVI. Punia todos aqueles que deson-ravam a sua religião e cometiam pecados.

Como acontecia?Por um corte na barriga, seus

órgãos eram totalmente retirados. Primeiro era o Intestino grosso, depois o delgado, o fígado, até o detento ficar sem nenhum órgão. No Japão, os samurais tinham sua barriga cortada por uma espada,

caso não cometiam haraquiri.FervuraEsse tipo de execução acon-

tecia na Europa até o século XVI. Punia todos aqueles que tentavam envenenar seus semelhantes. Há registros que o rei Henrique VII mandou para o caldeirão o cozi-nheiro Richard Rosse, acusado de ter envenenado um bispo.

Como acontecia?O condenado era colocado em

óleo ou água fervente até a morte. Em alguns casos, o processo demorava mais de duas horas.

EsquartejamentoAcontecia na Europa durante

a idade média. Era punido todos aqueles que cometiam crimes contra estados.

Como acontecia?Os braços eram presos a uma

árvore, enquanto as pernas ficavam amarradas a cavalos ou burros, atiçados para andar até deslocar e arrancar os membros da vítima.

Roda da MorteAcontecia na Europa durante

a Idade Média. Punia todos aque-les que cometiam crimes contra o estado e religiosos.

Como acontecia?Com braços e pernas amarra-

dos em traves, o réu tinha os ossos quebrados com marteladas.

Com o corpo amolecido, seus membros eram entrelaçados nos raios de uma roda que era pendu-rada em um poste. Nos dias seguin-tes, o cadáver servia de alimento para as aves de rapina.

Page 8: Correio Notícias - Edição 820

TERÇA-FEIRA - 06 dE AGOSTO dE 2013 - EdIÇãO 8208 GerAL

Polícia militar apreende nove quilos de maconha em Cornélio Procópio

Droga estava em veículo ocupado por cinco pessoas, que foramabordadas nas proximidades da UTFPR

de cornélio procópioserafim geraldo

A Polícia Militar de Cornélio Procópio apreendeu neste último dia 5, segunda-feira, durante a madrugada, 13 tabletes de maconha, que totalizaram nove quilos do entorpecente. A apre-ensão ocorreu quando os PMS abordaram, durante um bloqueio policial, o Volskwagem modelo Gol, nas proximidades da Univer-sidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Ao revistar as cinco pessoas que estavam no veículo, encontraram dispostas

em 13 tabletes, dentro do Gol, os nove quilos da maconha.

Após averiguação, os poli-ciais identificaram dois suspei-tos sendo londrinenses, Manoel Messias Lima e Nei Francisco Sales. Os outros três envolvidos residem em Cornélio Procópio. São eles Adimar “Di” Januário, Adriano Junior Santos, e Matheus Henrique Laurindo. Todos foram encaminhados para a 11ª. Sub-divisão Policial de Cornélio Pro-cópio, onde ocorreu a autuação e os procedimentos legais, jun-tamente com o veículo e a droga apreendida. Maconha apreendida em cornelio

Divulgação

São Geraldo goleia Ribeirão Claro por 4 x 1

de jacarezinhojivago França

O time do São Geraldo goleou no últ imo domingo (4) o t ime de Ribeirão Claro por 4 x 1 na partida válida pelo Campeonato Amador Regional de Jacarezinho. Mesmo com a derrota o t ime ribeirãocla-rense já está classif icado para a próxima fase da competição.

O primeiro gol da compe-tição aconteceu logo no inicio da partida em uma confusão

dentro da área que a bola sobrou para Cinquinho abrir o placar. O segundo gol foi marcado aos 44 minutos do primeiro tempo por Guilherme. Ele pegou o rebote do chute de Mú que acertou o traves-são.

Aos 35 do segundo tempo Vinicius chutou rasteiro e ampliou o marcador para 3 x 0. Rodrigo entrou em seguida e anotou seu gol ao driblar a defesa e colocar no canto na saída do goleiro adversário.

O gol de Ribeirão Claro foi marcado em um pênalti, onde o jogador Bruno foi derru-bado dentro da área. Marinho cobrou com categoria e fez o gol.

campeoNatoO torneio tem o nome de

Ademar Conde Rodrigues, o Oreia, antigo morador de Jaca-rezinho e já falecido. A orga-nização é do Departamento Municipal de Esportes junta-mente com a Liga Amadora de Futebol de Jacarezinho.

Mesmo com a derrota o time ribeirãoclarense já está classificado para a próxima fase da competição

Divulgação

Crime Brutal abala a cidade de Londrina. Maquiador mata a mãe, outras duas mulheres e uma criança de dez anos

de LondrinaSerafim Geraldo

No último sábado, dia 3, uma chacina chocou a cidade de Lon-drina. Um maquiador, cujo nome não foi revelado, é acusado de matar a mãe, duas vizinhas e ainda uma criança de dez anos. O acu-sado esteve horas antes de come-ter o crime num posto de saúde na cidade de Cambe, vizinha a Londrina. Segundo informações obtidas junto ao SAMU, tratava-se de uma pessoa que possivelmente seria usuário de drogas.

O maquiador estava no posto de saúde de Cambe juntamente com sua namorada e de sua mãe, porque seus amigos notaram que ele estava agressivo, inquieto, por isso acionou o Serviço de Aten-

dimento Móvel de Urgência. Ele foi atendido aproximadamente às 18h30, sendo que a mãe e a namo-rada alertaram aos atendentes que ele seria usuário de drogas. Mesmo assim, ele foi liberado minutos depois. Mas ao chegar em sua residência, ele continuou nervoso, irado, transtornado, e partiu para cima da namorada, com a intenção de agredi-la. A mãe dele, de 48 anos, tentou impedir, sendo então assassinada a golpes de faca. Enquanto isso, a esposa fugiu. Após assassinar a mãe, ele saiu em perseguição de sua mulher, que havia fugido. Nessa perseguição ele entrou dentro da casa da vizinha, e com a mesma faca com que havia assassinado a mãe, matou sem motivo apa-rente duas mulheres idosas, de

63 e 86 anos, respectivamente, e uma criança de apenas dez anos de idade. Ainda com a faca em punho, saiu perseguindo a esposa, que procurou abrigo num salão onde estava sendo realizada uma festa. Ao chegar lá e tentar promo-ver bagunça e tentar assassinar a esposa, foi contido pelos presen-tes, que o detiveram e acionaram a polícia.

O suspeito foi detido em fla-grante, e questionado pelos poli-ciais, não soube esclarecer a razão dos crimes. Através do depoimento de sua esposa, ficou-se sabendo que ele já havia agredido ela antes, por ser usuário de crack e maco-nha. O acusado foi levado para a Penitenciária Estadual de Lon-drina, onde foi isolado no interior de uma cela.

Segundo a namorada, o acusado dos assassinatosé usuário de crack e maconha Ilustrativa