correio notícias - edição 765

12
17 765 Sexta-Feira de Maio de 2013 Secretário Roman recebe prefeito Fred e confirma apoio no esporte em Cornélio Procópio O Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman rece- beu esta semana, o prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, o Fred. Na oportunidade o presidente da Fundação de Esportes do Município, Claudemir Tato Druzini apresentou uma série de reivindi- cações ao Secretário. As demandas envolvem entre outros pedidos, a construção da Pista oficial de Atletismo da Universidade Tecno- lógica Federal do Paraná, outra mini pista de Atletismo no Distrito de Congonhas, materiais esportivos para as escolinhas e projetos desenvolvidos pela Fecop e um tabuleiro gigante de Xadrez para ampliar e divulgar a pratica deste esporte na periferia e no centro da cidade. O Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, garantiu que a Secretaria vai auxiliar a cidade em vários programas. De acordo com Evandro Roman, o governo do Estado tem se esforçado para proporcionar aos municípios paranaenses, uma série de programas envolvendo o Esporte. O Secretário garantiu que o próprio governador Beto Richa tem se empenhado pessoalmente nas questões do esporte Ele citou a distribuição de materiais esportivos, que deverá atingir todos os 399 municípios paranaenses nesta primeira fase. Página 3 Dia da Ação Social disponibiliza prestação de serviços à população Polícia investiga morte de adolescentes de Salto do Itararé Página 8 Página 4 Assistentes Sociais da região se reúnem para confraternização Os Assistentes Sociais do Norte Pioneiro se reu- niram nesta quarta-feira (15) no Sítio Ecológico Scandolo, no município de Cambará, para come- morar o Dia do Assistente Social. As assistentes sociais de Siqueira Campos, Xênia Quiqueto, Adriele de Sá, Regina Azzoline e a secretária da Assistência Social, Vanessa Bassani Marques de Góes, participaram da confraternização que contou com cerca de 30 assistentes e gestores. “Neste ano temos vários projetos para serem rea- lizados, com este encontro pudemos trocar idéias e receber sugestões para desenvolvê-los”, infor- mou a assistente social, Xênia. Página 5 Futsal Jacarezinho encara lanterna do grupo pela última rodada do 1º turno Página 6

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 06-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 765

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7651

17 765Sexta-Feira de Maio de 2013

Secretário Roman recebe prefeito Fred e confirma apoio no esporte em Cornélio ProcópioO Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman rece-beu esta semana, o prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, o Fred. Na oportunidade o presidente da Fundação de Esportes do Município, Claudemir Tato Druzini apresentou uma série de reivindi-cações ao Secretário. As demandas envolvem entre outros pedidos, a construção da Pista oficial de Atletismo da Universidade Tecno-lógica Federal do Paraná, outra mini pista de Atletismo no Distrito de Congonhas, materiais esportivos para as escolinhas e projetos desenvolvidos pela Fecop e um tabuleiro gigante de Xadrez para ampliar e divulgar a pratica deste esporte na periferia e no centro da cidade. O Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, garantiu que a Secretaria vai auxiliar a cidade em vários programas. De acordo com Evandro Roman, o governo do Estado tem se esforçado para proporcionar aos municípios paranaenses, uma série de programas envolvendo o Esporte. O Secretário garantiu que o próprio governador Beto Richa tem se empenhado pessoalmente nas questões do esporte Ele citou a distribuição de materiais esportivos, que deverá atingir todos os 399 municípios paranaenses nesta primeira fase. Página 3

Dia da Ação Social disponibiliza prestação de serviços à população

Polícia investiga morte de adolescentes de Salto do Itararé

Página 8 Página 4

Assistentes Sociais da região se reúnem para

confraternizaçãoOs Assistentes Sociais do Norte Pioneiro se reu-niram nesta quarta-feira (15) no Sítio Ecológico Scandolo, no município de Cambará, para come-morar o Dia do Assistente Social. As assistentes sociais de Siqueira Campos, Xênia Quiqueto, Adriele de Sá, Regina Azzoline e a secretária da Assistência Social, Vanessa Bassani Marques de Góes, participaram da confraternização que contou com cerca de 30 assistentes e gestores. “Neste ano temos vários projetos para serem rea-lizados, com este encontro pudemos trocar idéias e receber sugestões para desenvolvê-los”, infor-mou a assistente social, Xênia. Página 5

Futsal Jacarezinho encara lanterna do grupo pela

última rodada do 1º turnoPágina 6

Page 2: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7652 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RUA DOS EXPEDICIONáRIOS,1525 - CENTROSIQUEIRA CAMPOS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAMAçÃOMarcos, Bruno RafaelAuxIlIAr ADMINISTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNISTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreSeNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

FEIARTEReunindo expositores de 28 países e 15 estados brasileiros, tem inicio nesta sexta-feira em Curitiba a 32ª edição nacional e 11ª estadual da Feiart. São aproximadamente 180 estandes trazendo artesanatos de diversos lugares do mundo. A feira internacional de artesanato acontece no saguão Expo Renault Barigui e segue até o dia 26 deste mês. A expectativa é que 50 mil pessoas visitem o evento.

PORTO NO CAMPOCom o objetivo de promover a aproximação do campo aos portos, foi lançado esta semana o programa estadual Porto no Campo. O projeto visa incluir os produtores rurais na discussão de proje-tos de modernização e ampliação dos portos. A intenção é que a integração possa trazer melhoria na logística dos produtos e no escoamento da produção.

ENCONTRO DE PREFEITOSNesta sexta-feira a cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, será sede do Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas. O encontro, que acontece no Expotrade Convention Center, deve contar com a presença, além dos prefeitos, de pelo menos nove Ministros de Estado. O evento deve reunir cerca de 1500 pessoas.

BANDA BONITA NA CIDADESucesso na internet através da repercussão da música “oração”, a Banda Mais Bonita da Cidade chega a Londrina, onde se apre-senta duas vezes na quinta-feira e uma na sexta, e a Maringá, onde faz show no sábado e no domingo. As apresentações de Londrina ocorrem no Sesc e no Vitrola Bar e em Maringá os dois shows acontecem no Teatro Barracão.

CURSO DE AGROPECUÁRIAA Casa da Família Rural de São Jorge do Patrocínio, noroeste do estado, oficializou a criação do curso técnico de Agropecuária. O objetivo é criar na própria cidade a mão de obra qualificada que ela necessita, oferecendo profissionalização para os jovens do município. A primeira turma começa ainda este ano e tem forma-tura prevista para 2015.

ARTE VALORIZADAA cidade de Borrazópolis, norte do estado, ganhou mais uma obra do artista plástico Roverson Turek. Instalada na praça próxima ao Hospital Municipal, a nova escultura, nomeada o Monumento à Família, é esculpida em cimento, areia e ferro. O monumento foi feito através de uma parceria com a prefeitura que busca valorizar os artistas locais.

FELIZIDADEVisando proporcionar um local onde a terceira idade possa se encontrar e realizar diversas atividades, foi lançado em Jagua-riaíva, região dos Campos Gerais, o programa “Felizidade”. O próximo encontro, cujo tema será “A Saúde na Terceira Idade”, acontece as 14h30 do dia 17 deste mês e é aberto para todas as pessoas acima de 55 anos. Os encontros acontecem no Centro de Referência em Assistência Social Primavera.

VACINAÇÃOApós atingir a meta de imunização contra a gripe na maioria dos grupos de risco, a campanha de vacinação segue focando agora em crianças de até cinco anos de idade. Aproximadamente 440 mil crianças deverão ser beneficiadas pela medida. Além das crian-ças, o grupo de gestantes ainda não atingiu os 80% de cobertura da vacina, estando atualmente com 76% do grupo imunizado.

TORNEIO DE PESCAO domingo em Coronel Vivida, sudoeste do estado, será marcado pela segunda edição do Torneio de Pesca ao Lambari. O torneio, que havia sido adiado por causa das chuvas, tem início às 9h30 com a competição infantil masculina, seguida pela feminina. Na parte da tarde, a partir das 14h30, é a vez da modalidade adulta feminino, seguida pelo adulto masculino. As inscrições custam 10 reais e podem ser feitas na prefeitura da cidade.

ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRAA cidade de Umuarama, noroeste do estado, deverá ganhar em junho, mês de seu aniversário, a estréia da Orquestra de Viola Caipira de Umuarama. Resgatando a música de raiz, a Orquestra é composta por violeiros de toda a região e está em plena prepa-ração para o início de suas apresentações.

CURSOS GRATUITOSOportunidade para quem está em busca de cursos profissionali-zantes na região de Ibiporã, norte do estado. O Colégio Estadual Olavo Bilac está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Química, Meio Ambiente, Logística e Administração. Os cursos têm duração entre um ano e meio e dois anos e são gratuitos. Mais informações pelo telefone (43)3258-1464.

AB NOTÍCIAS PARANÁESTILO HOMER SIMPSON

Por Darcísio Perondi

Há pelo menos oito anos a Frente Parlamentar da Saúde e a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara vêm batendo na mesma tecla: o orçamento é insuficiente para atender aos preceitos de uni-versalidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a crise de atendimento cresce para todos os brasileiros. Essa triste situação ganhou contor-nos internacionais com a divul-gação, em Genebra (Suíça), do relatório anual da Organização Mundial de Saúde – OMS. De acordo com o documento, que usa dados de 2008 – os últimos disponíveis, o governo brasileiro é um dos que menos investe em saúde no mundo, 6% de seu orçamento. O gasto é bem inferior que a média africana, de 9,6%.

A OMS revelou que, em média, 13,9% dos orçamentos nacionais vão para a saúde. Nos países ricos, a taxa chega a 17%. Foram avaliados 192 países e o Brasil ocupa a vergo-nhosa 151ª posição. Os núme-ros evidenciam que a saúde não é prioridade dos nossos gover-nantes. Segundo o relatório, a maior parte dos gastos com saúde no Brasil (56%) sai dos bolsos das famílias dos pacien-tes e de planos de saúde priva-dos. Outro estudo, divulgado em 2009 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apontou que um per-centual ainda maior, 62% dos recursos gastos com saúde, são custeados pelo cidadão, incluindo pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família e pelos assalariados.

Em termos absolutos, o governo brasileiro destina à saúde da população um décimo do que os países europeus. Um brasileiro gasta quase duas vezes o que um europeu usa de seu próprio salário para saúde. Em média, apenas 23% dos gastos com a saúde na Europa, onde o sistema funciona, vêm dos bolsos dos cidadãos. Os governos se encarregam de cobrir a diferença, 75% no mínimo. Para a OMS, o mon-tante dos recursos que um governo destina à saúde, reflete a preocupação que dedica ao setor. Os números brasileiros nos envergonham.

Infelizmente, ainda existe um conceito equivocado de que a crise no setor de saúde no Brasil é consequencia da má gestão. Problemas de gestão existem

em todo o setor público e devem ser enfrentados. O SUS, inclu-sive, precisa ser revisado. Mas a questão do financiamento é mais grave e precisa ser prio-ridade, o que não acontece no País. O Sistema Único de Saúde faz um verdadeiro milagre com poucos recursos – realizou em 2009 mais de quatro bilhões de procedimentos, desde vaci-nas até transplantes cardíacos. Porém, a União vem deixando a responsabilidade para as pre-feituras, que gastam, em média, 22% de seus orçamentos com saúde. Apesar de terem aumen-tado sua participação, a metade dos estados não cumpre a Emenda Constitucional 29, que determina 12% como percentual mínimo em saúde.

Torna-se urgente a con-clusão da regulamentação da Emenda 29 na Câmara dos Deputados, para que a carga sobre as prefeituras seja redu-zida e todos os entes federados gastem o que lhes é obriga-tório na Constituição. A crise da saúde cresce a cada dia. Não há valorização do capi-tal humano do SUS. Pessoas morrem nas filas. Faltam medi-camentos. O Governo paga R$ 478 por uma diária de UTI, mas o custo para o hospital é de R$ 1.100, que também só recebe 50% dos gastos com um parto. 45,3% dos casos de câncer de mama no Brasil são diagnostica-dos quando já estão em estágio avançado, o que dificulta a pos-sibilidade de cura.

A imprensa vem mostrando essa triste realidade, mas os governantes continuam insen-síveis.

É preciso que o Governo aporte mais recursos para saúde ainda este ano. É urgente a regulamentação da EC 29, que o Governo Federal vem difi-cultando. É importante também colocar na cabeça dos nossos governantes que saúde deve ser sempre prioridade, ao lado da educação. A população já deixou isso claro. Em recentes pesquisas de opinião, a saúde foi apontada como o ponto fraco do Governo anterior e continua sendo o maior problema do atual Governo.

Organizações internacionais como a ONU e a OMS escanca-raram a crise da saúde Brasil. Mas é preciso que nossos governantes abram os olhos e enfrentem o problema. Sem um financiamento adequado, o SUS está ameaçado. E os brasileiros morrendo por falta de atendi-mento.

SAúdE: ATé AFRICANOS gASTAM MAIS quE O BRASIL

Hoje quero falar de um desenho que eu ADORO. Cara, não adianta minha mulher vir falar comigo na hora de "Os Simpsons", é igual FUTE-BOL, sabe?

O desenho é super inteligente, faz críticas à sociedade de uma maneira sútil e engraçada. Em muitos momentos até minha mulher me chama de "HOMER" por algumas atitudes parecidas, se não são pare-cidas é o que todo homem gostaria de fazer de verdade.

Fala sério, a vida de Homer é simplesmente perfeita! Ele desempe-nha os papéis de marido, pai, Inspetor de Segurança na Usina de Ener-gia Nuclear de Springfield, joga boliche, bebe cerveja, é astronauta, pequeno empresário e sonhador, e tudo parece fácil para ele.

Mas nem sempre foi tão fácil para Homer. Criado por seu pai, Abe, que tentava compensar a ausência da mãe de Homer, uma hippie radi-cal, Homer se formou em último lugar no secundário e deu um jeito de ganhar distinção sendo o mais antigo funcionário da Usina.

Junto com sua namorada do secundário, a Marge Bouvier, Homer se estabeleceu em Evergreen Terrace, o melhor bairro de classe média baixa Springfield, para criar seus três preciosos filhos.

Homer gosta de cerveja, roscas, as costeletas de porco de Marge e de assistir o Bee Guy no canal espanhol. Suas antipatias incluem seu patrão, o Sr. Burns, jardinagem e seu vizinho, Ned Flanders.

Page 3: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7653POlÍTICA

ACESSO à INTERNET POR ALUNOS DA REDE PúBLICA

ChEGA A 65,8% EM 2011O número de alunos da rede pública de ensino que acessam a internet subiu de 24%, em 2005, para 65,8%, em 2011. Os dados fazem parte da publica-ção sobre Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celu-lar para Uso Pessoal, divulgada ontem (16) pelo Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). Apesar do salto na inclusão digital desse universo de pessoas, o percentual ainda é menor que o registrado entre os alunos de escolas privadas no mesmo período, que passou de 82%, em 2005 para 96,2% em 2011. “Entre as pessoas que acessaram a internet que estudavam em escola particu-lar, esse acesso atingiu quase a universalidade”, comentou o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo. Segundo ele, o aumento do acesso dos alunos da rede pública pode ser expli-cado pelo aumento da renda das classes mais baixas e pela instalação de computadores com internet nesses estabeleci-mentos de ensino. Em 2011, dos 37,5 milhões de alunos (com mais de 10 anos), 29,2 milhões estavam na rede pública e 8,4 milhões de estudantes estavam na rede privada.

POLíCIA FEDERAL DES-MONTA QUADRILhA QUE

FRAUDAVA O IMPOSTO DE RENDA

A Polícia Federal e a Receita Federal deram início ontem (16) a uma operação com o objetivo de combater fraudes em decla-rações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Foram presos um servidor da Receita e três contadores. De acordo com o chefe da Delegacia de Repres-são aos Crimes Financeiros da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Sanfurgo, a partir de informação da Receita Federal foram dois meses de inves-tigação sobre a organização criminosa. “O esquema funcio-nava com os escritórios que enviavam as declarações de pessoas físicas fraudadas para a Receita. Essas declarações propiciavam o não pagamento de tributos ou restituições altís-simas em torno de R$ 10 a R$ 30 mil”, disse. Segundo ele, quando chegavam à Receita, um auditor lotado em uma das delegacias da capital paulista as recebia e não permitia que a declaração fosse analisada, por isso a fraude não era detectada. Rodrigo Sanfurgo informou que com o auditor da Receita foram apreendidos R$ 350 mil. Segundo ele, os envolvidos na fraude são profissionais liberais com rendimentos altos, dentis-

tas, médicos e advogados, que informavam valores indevidos de deduções e despesas médi-cas.

SENADO APROVA CRIAÇÃO DE QUASE 7 MIL CARGOS

NO ExECUTIVOO plenário do Senado aprovou quarta-feira (15) o Projeto de Lei da Câmara (PLC 126/2012), proposto pela Presidência da República, que altera o Plano Geral de Cargos do Poder Exe-cutivo e autoriza a criação de quase 7 mil cargos públicos efe-tivos. Analistas em tecnologia da informação, administrado-res, contadores, economistas e engenheiros, entre outros que preencherão os cargos, serão contratados por meio de concurso público. O projeto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. A matéria, enviada pelo governo federal, já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados, onde iniciou a tramitação, e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O maior número de vagas, 3.594, é reservado para a área de ciência e tecnologia e inclui pesquisadores, técnicos e assistentes. Para a Agência Nacional de Saúde Suplemen-tar (ANS), o projeto prevê a criação de 143 cargos. Do total de quase 7 mil vagas, 755 ser-vidores serão contratados para o Ministério da Saúde, entre analistas de sistema, arquite-tos, contadores, engenheiros, estatísticos, geólogos e auxi-liares de saneamento.

PROPORÇÃO DE BRASI-LEIROS COM ACESSO à INTERNET MAIS DO QUEDOBRA DE 2005 A 2011

Quase metade da população brasileira com 10 anos ou mais de idade (46,5%) acessava a internet em 2011, segundo estudo divulgado ontem (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é mais do que o dobro do percentual registrado em 2005, quando aproximada-mente 21% da população haviam acessado a internet nos últimos três meses por computador ou notebook. No mesmo período, a população nessa faixa etária cresceu 9,7%. Os dados fazem parte do levantamento Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pes-soal, feito com base na Pes-quisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011. De acordo com o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, a diminuição das desigualdades é a principal contribuição para o aumento expressivo da inclu-são digital no país.

PEDRO CLARO E PEDRO LUPIONEm recente visita ao gabinete do Deputado Estadual Pedro Lupion, o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro, esteve na capital do Estado para participar de várias audiências com secretários esta-duais. Sempre acompanhado do deputado Pedro Lupion, o chefe do executivo municipal reforça sua parceria com o parlamentar.

Secretário Roman recebe prefeito Fred e confirma apoio no esporte local

Reunião na Secretaria de Esportes definiu uma série de demandas que Cornélio Procópio precisa

para ampliar e difundir o esporte na cidade

De Cornélio ProcópioAssessoria

O Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman recebeu esta semana, o prefeito de Cornélio Procópio, Frederico Alves, o Fred. Na oportunidade o presidente da Fundação de Esportes do Município, Claudemir Tato Druzini apresentou uma série de reivindicações ao Secretário. As demandas envolvem entre outros pedidos, a construção da Pista oficial de Atletismo da Uni-versidade Tecnológica Federal do Paraná, outra mini pista de Atle-tismo no Distrito de Congonhas, materiais esportivos para as esco-linhas e projetos desenvolvidos pela Fecop e um tabuleiro gigante

de Xadrez para ampliar e divulgar a pratica deste esporte na peri-feria e no centro da cidade. O Secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, garan-tiu que a Secretaria vai auxiliar a cidade em vários programas. De acordo com Evandro Roman, o governo do Estado tem se esfor-çado para proporcionar aos muni-cípios paranaenses, uma série de programas envolvendo o Esporte. O Secretário garantiu que o pró-prio governador Beto Richa tem se empenhado pessoalmente nas questões do esporte Ele citou a distribuição de materiais espor-tivos, que deverá atingir todos os 399 municípios paranaenses nesta primeira fase. “Vamos elen-car as prioridades mais urgentes

de Cornélio Procópio e aten-der o prefeito Fred inicialmente com materiais esportivos, com a construção da mini pista de Atle-tismo no Distrito de Congonhas e acompanhar mais de perto a construção da Pista Oficial de Atletismo na sede da UTFPR. Nossa Secretaria está tendo o seu orçamento ampliado e a partir deste incremento, vamos procurar atender todas as deman-das”, confirmou Evandro Roman. Acompanhado do Secretário Municipal da Cultura, Luiz Alberto Dib Canônico, o prefeito Frede-rico Alves afirmou que Cornélio Procópio precisa dos programas e projetos da Secretaria de Esporte para ampliar sua prática em toda a cidade e no Distrito

de Congonhas. Durante a audi-ência, Fred pediu ao Secretário que intervenha junto a Copel para que a empresa possa fazer um levantamento da situação da iluminação do Estádio Ubirajara Medeiros, que foi totalmente reformado para sediar competi-ções oficiais de futebol. A prefei-tura pretende investir no esporte amador e aposta em ações con-juntas. “Temos uma preocupação muito grande com o esporte. Sediamos com dificuldades os Jogos Escolas na sua fase Regional, mas acreditamos que este esforço sempre vale a pena, porque movimenta nossa juven-tude, melhorando a qualidade de vida de toda comunidade”, afir-mou o prefeito.

o secretário evandro roman e o prefeito Frederico alves posam ao lado do quadro pintado pela artista procopense Wanda carmine com o presidente da Fecop, tato druzini e aureliano silva

Divulgação

Page 4: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7654 regIONAl

Cohapar assume compromisso e construção começa em 30 dias

De Cornélio ProcópioDECOM PMCP

397 mutuários já contem-plados com as casas populares do Conjunto Habitacional Marta Dequêch, estiveram reunidos com dirigentes da Cohapar (Compa-nhia de Habitação do Paraná) e do SISPUMC (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Cornélio Procópio), na noite de quarta-feira (15), no Centro de Eventos Humberto Carazzai, para esclarecimentos de dúvidas quanto ao prazo na construção das residências. A Companhia garantiu, através de seu gerente regional, Nilton de Sordi, que, se não houver contratempos, as construções se iniciam em 30 dias.

Segundo De Sordi, o atraso aconteceu durante o preparo do terreno para as construções: “Encontramos no terreno uma área inviável para construção de imóveis residenciais devido à pre-sença de minas d’água subterrâ-neas, que eram imprevisíveis em nosso planejamento inicial”, reve-

lou o gerente. A oportuna reunião serviu para estabelecer o desloca-mento dos contemplados naquela área para a continuidade do ter-reno de forma adequada.

A região minada receberia 93 residências loteadas nas qua-dras 6, 7 e 8. Através de repla-nejamento foi realizado o sorteio destes contemplados em nova área preparada para engenharia civil continuamente ao conjunto. Através de empenho do prefeito de Cornélio Procópio, Frede-rico Carlos de Carvalho Alves, o governo autorizou as construções que, segundo o Gerente Habita-cional, levarão de oito meses a um ano para findo.

Segundo a presidente do SIS-PUMC, Edna Maria Sordo, que foi responsável pelos primeiros cadastros de inscrição dos interes-sados em participar do Programa, a próxima etapa será atualizar os dados dos 397 contemplados através de nova documentação que deverá ser entregue na sede do Sindicato ou da Cohapar con-forme já agendado. “Precisamos atualizar os documentos dos con-

templados e consultar novamente os dados de restrição no CPF; os mutuários devem estar regular-mente em dia com suas dívidas

para continuarem no programa”, alertou Edna.

A reunião, que teve clima harmonioso e de felicidade pelos

contemplados, contou com a presença dos vereadores, Angé-lica Olchanesk e Rafael Haddad. Após o encerramento da primeira

fase do programa, a segunda etapa viabilizará cerca de mais 400 casas para procopenses que ainda não possuem casa própria.

400 casas para procopenses que ainda não possuem casa própria

Divulgação

Dia da Ação Social disponibiliza prestação de

serviços à população

De Ribeirão ClaroAssessoria

O 1º Dia da Ação Social, promo-vido pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Ribeirão Claro, reuniu em um só lugar deze-nas de serviços oferecidos à popu-lação de forma gratuita. O evento foi realizado no último sábado (11) a partir das 9h na praça Rui Barbosa, área centra da cidade. Segundo estimativas dos organizadores, quase três mil pessoas foram aten-didas pela prefeitura ou instituições parceiras, sem contabilizar a distri-buição de alimentos e brinquedos.

Os serviços colocados à dis-posição da população incluíram exames de HIV, Sífilis, glicemia, aferição de pressão arterial, acui-

dade visual, consultas com advo-gado, justiça federal, INSS, Senac, Polícia Civil, Bolsa Família, brinque-dos infantis, distribuição de algodão doce e pipoca, esteticistas, corte de cabelo, maquiagem, trança, apresentações culturais de malaba-res, capoeira, violão, canto, piano, mágica, pintura facial e exposição de obras do Expressarte.

Este foi o primeiro evento desse porte promovido por uma prefeitura na região. Mais de 200 pessoas foram mobilizadas em várias secre-tarias, estabelecimentos de ensino, repartições públicas e empresas da iniciativa privada para atender a população nas cerca de oito horas de duração do Dia da Ação Social.

O investigador da Polícia Civil de Curitiba e assessor de Rela-

ção com as Comunidades, Valdir de Córdova Bicudo, parabenizou o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) pela iniciativa. “Nunca fomos a um evento como esse, organi-zado exclusivamente pela prefei-tura”, disse. “Nosso delegado-geral, Marcus Micheloto, enviou as con-gratulações em nome de toda a Polícia Civil do Paraná”, declarou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Regina Marga-reth Nogueira Fernandes, o evento deixou saldo positivo e deve ser promovido novamente. “Fomos muito elogiados tanto pela popula-ção quanto pelos participantes, que nunca viram um evento dessa pro-porção realizado apenas pelo muni-cípio”, lembrou. “Foi muito além das expectativas”, finalizou.

prefeito (d) visita estande da polícia civil

Lançamento do Programa de incentivo a empresas em

JacarezinhoDe JacarezinhoAssessoria

O governo do Estado do Paraná irá lançar na próxima terça-feira, 21, o Programa Bom Negó-cio Paraná e a Linha de Crédito do Banco do Empreendedor do Paraná em Jacarezinho. O evento marcado para as 19 horas será na Associação Comercial e Empresa-rial de Jacarezinho (ACIJA).

Com ações voltadas ao desen-volvimento local econômico e social e à geração de emprego e renda, o programa disponibiliza capacitação, consultoria e acom-panhamento de empreendedores, melhorando a gestão das empre-sas, contribuindo para a susten-

tabilidade dos negócios em cada região do Paraná, respeitando o perfil dos empreendimentos de cada localidade.

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Homero Pavan, destacou que o programa é voltado para às micro e peque-nas empresas dos setores indus-trial, comercial e de serviços. “É muito importante a participação de empresários, empreendedores e pessoas que desejam abrir um empreendimento para conhecer melhor estes benefícios”, enfatiza Homero Pavan.

O programa permite aos empre-endedores capacitados, também, o acesso à linha de crédito mais barata pelo Banco do Empreende-

dor, da Fomento Paraná, com juros entre os mais baixos do país - de 0,51% a 1,07% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 300 reais a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário. O prazo de pagamento vai de 12 meses a 60 meses.

Através do novo programa as pessoas jurídicas podem realizar Construção, ampliação, reforma ou modernização de empreendimen-tos, aquisição de softwares, máqui-nas e equipamentos, além de treinamento, consultoria, pesquisa, estudos e projetos relacionados ao investimento. “Este é mais um auxílio para as pessoas que tem a intenção de ampliar seu investi-mento”, finaliza Homero Pavan.

Complexo de obras do Portal da Prainha está pronto e deverá ser

inaugurado nos próximos diasDe TomazinaAgência Criativa

A Avenida da Prainha um dos pontos turísticos do muni-cípio de Tomazina, que foi totalmente destruído pelas enchentes que assolaram o município em 2010, está rece-bendo os últimos acabamentos e deverá ser entregue a comu-nidade nos próximos dias. Logo depois da enchente, que arras-tou tudo que existia a margem do Rio Cinzas, inclusive des-truindo várias moradias, o pre-feito Guilherme Saliba Cury, foi em busca de recursos, junto ao governo estadual e federal, Com os recursos viabilizados nasceu o projeto de revitaliza-ção de todo o complexo da Prai-nha, que recebeu outras obras em anexo. Mesmo com as obras em andamento o local foi um dos pontos mais freqüentados pela comunidade e turistas que visitam o município.

As obras foram iniciadas

ainda em 2010 e durante os últimos anos o local passou por diversas transformações. Hoje, quase concluído, o com-plexo de revitalização da Prai-nha, recebeu novas calçadas, com canteiros gramados, cal-çamentos da rua com lajotas sextavadas, pista de caminha-das, ciclovias, nova e moderna iluminação, novos canteiros centrais, banheiros, academia ao ar livre, equipamentos de ginástica, a comunidade ainda vai ter a disposição lanchonete com dois Decks, que já estão com as obras sendo finalizadas, quiosques, e ainda um Centro de Convivência, onde serão realizadas reuniões, palestras e cursos principalmente para atender pessoas da terceira idade.

O prefeito Guilherme que uma vez por semana visita todas as obras que estão em anda-mento no município, afirmou que a conclusão da revitaliza-ção das obras de recuperação

da Prainha, hoje já é uma rea-lidade, mas após as enchentes de 2010 o cenário era desola-dor, “nós estávamos entrando no segundo ano de mandato, as contas da prefeitura estavam sendo saneadas e administra-ção estava pronta para começar a deslanchar, foi quando nosso município foi assolado por aquele desastre que a natureza nos impôs. A primeira visão era triste e ver nosso município naquelas condições nos deu mais força ainda e fomos em busca de recursos . Hoje, esta-mos prestes a devolver para a nossa comunidade um com-plexo de obras que nada mais lembram a situação que viven-ciamos à 3 anos. O importante disso tudo é que a Prainha já está sendo devolvida para toda nossa comunidade. Vale desta-car que no local já realizamos o carnaval este ano que reuniu quase 10 mil pessoas, que se divertiram com muito espaço”, destacou Guilherme.

Page 5: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7655CIDADeS

Assistentes Sociais da região se reúnem para confraternizaçãoPara comemorar o Dia do Assistente Social, os profissionais se reuniram

nesta quarta-feira, em CambaráDe Siqueira CamposCamila Consulin

Os Assistentes Sociais do Norte Pioneiro se reuniram nesta quarta-feira (15) no Sítio Ecológico Scandolo, no município de Cam-bará, para comemorar o Dia do Assistente Social.

As assistentes sociais de Siqueira Campos, Xênia Quiqueto, Adriele de Sá, Regina Azzoline e a secretária da Assistência Social, Vanessa Bassani Marques de Góes, participaram da confraterni-zação que contou com cerca de 30 assistentes e gestores.

“Neste ano temos vários pro-jetos para serem realizados, com este encontro pudemos trocar idéias e receber sugestões para desenvolvê-los”, informou a assis-tente social, Xênia.

COMEMORAÇÃOO mês de maio traz data

muito especial para os Assisten-tes Sociais. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posiciona-mento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas exis-tentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o docu-mento e os ensinamentos ali con-tidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais

da Igreja Católica européia que, por sua vez, assumia progressi-vamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das ini-ciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspira-dos na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragé-simo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, ges-tada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou sim-plesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influ-ência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

Divulgação

as assistentes sociais de siqueira campos, adriele de sá, Xênia Quiqueto, regina azzoline e a secretária da assistência social, Vanessa Bassani

Prefeitura de Wenceslau Braz realiza a 5ª Conferência Municipal de Cidades

De Wenceslau BrazKito Corrêa

A prefeitura de Wenceslau Braz realizou nesta quarta-feira, 16 de maio, a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento aconteceu no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, capitaneado pelo chefe de gabinete e coorde-nador, José Luiz Andraus e contou com representantes do poder público, do legislativo, empre-sários, trabalhadores, entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa.

Nos anos mais recentes, veri-ficamos mudanças no padrão de urbanização brasileira, decorrente da transformação do capitalismo internacional e das formas de inserções do Brasil no processo de globalização. “É chegada a hora de promovermos esta mudança. Para isso é necessário a coordenação das ações governamentais assu-mirem a política urbana como uma

política estrategista que supere a cultura de fragmentação da gestão urbana, o que gera desperdício de recursos e ineficiência”, destacou Andraus.

A estrutura do Ministério das Cidades constitui hoje, um para-digma não só em território bra-sileiro, mas em toda a América Latina. O movimento social é for-mado por profissionais, lideranças sindicais, sociais, ONGs, pesqui-sadores, professores universitá-rios, entre outros. Nas atribuições solidárias entre governo federal, governo estadual e municipal, o Ministério das Cidades desenha novos sistemas que viabilizem o investimento carente e integrado –público e privado – racionalizando os recursos de acordo com as prioridades e necessidades pre-vistas em planos, indicadores de desempenho e posturas, de forma democrática.

O objetivo é dar continuidade em projetos, articular ações simul-

tâneas e sucessivas, bem como a melhoria da integração intermuni-cipal, o aumento de controle social e público e maior conhecimento das questões ambientais. “Dessa forma esperamos resultados urba-nos com respostas adequadas e justas. As políticas públicas, sob a responsabilidade do Ministério das Cidades integram os setores de habitação, saneamento, infra--estrutura, planejamento urbano, ordenamento territorial, além da política nacional de trânsito”, pon-tifica o coordenador.

As quatro conferências já rea-lizadas em todo o Paraná, tiveram como pauta o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) pensado como instrumento, visando à promoção de reversão desse quadro e pensar a cidade integralmente e não de forma fragmentada. Após explanação do conteúdo em datashow, a confe-rência formou grupos de discussão seguida com plenárias.

Danilo Nishimura

a estrutura do Ministério das cidades constitui hoje, um paradigma não só em território brasileiro, mas em

toda a américa latina

Page 6: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7656 eSPOrTeS

Futsal Jacarezinho encara lanterna do grupo pela última rodada do 1º turno

Time irá à Mandaguaçu tentando manter no topo da tabelaDe JacarezinhoJDS Comunicação

A equipe do Supermercado Continental / Futsal Jacarezi-nho enfrenta neste sábado (18) em Mandaguaçu, o time da casa que atualmente está em último colocado do grupo Norte da Taça Bronze de Futsal Paranaense. Com a vitória sobre Cambé em casa no sábado passado, o time de Jacarezinho ocupa a terceira colo-cação ao lado do Colégio Mater Dei de Apucarana.

A partida deste sábado em Mandaguaçu é valida pela 5ª e última rodada do 1º turno do grupo Norte da competição estadual. Os atuais lideres do grupo, Assai e

Faxinal também farão suas parti-das deste sábado longe de suas cidades. Com um tropeço dos lideres e um resultado positivo de Jacarezinho, o único time repre-sentante do Norte Pioneiro pode terminar o primeiro turno como líder.

“Iremos para estar partida confiantes para conseguirmos mais um bom resultado e mostrar que nossa equipe tem condições de classificar e subir para a Taça Prata, a primeira divisão do esta-dual de futsal”, destacou o presi-dente do clube, o empresário Alex Lander Ribeiro Gaioni. A equipe do Futsal Jacarezinho é apoiada pelo Departamento Municipal de Espor-tes de Jacarezinho. equipe do Futsal jacarezinho

Divulgação

Árbitro estava mal preparado, e auxiliar errou gol fácil, diz Gaciba no jogo entre Corinthians e BocaComentarista critica atuação de Carlos Amarilla, que não viu pênalti claropara o Corinthians e diz que impedimento de Romarinho era lance fácil

De São PauloGlobo Esporte

O árbitro Carlos Amarilla, que apitou o empate por 1 a 1 entre Corinthians e Boca Juniors, nesta quinta-feira, estava mal posicio-nado e mal preparado fisicamente. A avaliação é do comentarista de arbitragem da TV Globo Leonardo Gaciba. Para o analista, o para-guaio estava, durante toda a par-tida, correndo de forma errada e, por isso, falhou em jogadas impor-tantes.

- Eu tenho informações de que o Amarilla está em seu limite físico. É um árbitro cansado. Está travado dentro do campo de jogo. Não é o mesmo de cinco anos atrás - declarou o comentarista, no "Redação SporTV" desta quinta.

Aos nove minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Marín colo-cou a mão na bola dentro da área e desarmou Emerson. Gaciba vê pênalti claro na jogada e explica que Carlos Amarilla estava em uma posição ruim para observar a jogada.

- Não tenho a menor dúvida de que houve o pênalti. O árbitro está muito próximo à área. Não foi um erro que aconteceu uma vez só na partida. Ele optou, ou não tinha condição física para ser diferente, por fazer o que a gente chama de "retagonal". Ele corre só de uma meia-lua para a outra.

Nesse tipo de jogada é muito importante o árbitro ver de forma lateral - afirmou.

Novo erro do trio de arbitra-gem aconteceu aos 23 minutos da primeira etapa. Romarinho abriu o placar para o Corinthians, mas o gol foi anulado por impe-dimento. No entanto, o atacante estava em posição legal, e Leo-nardo Gaciba considera a jogada de fácil interpretação.

- Não tenho a menor dúvida de que o Romarinho estava em posição legal. Conversei com quatro ou cinco assistentes. Era uma jogada muito fácil, todos concordaram. O Romarinho, inclusive, está correndo na ver-tical. Isso facilita muito para o auxilar, para ver que não houve impedimento.

Carlos Amarilla, de 42 anos, apitou as finais da Copa América de 2004 e 2007 (ambas com vitó-rias do Brasil), além da decisão da Copa Sul-Americana de 2009, entre Fluminense e LDU. No entanto, o único ponto positivo de sua atuação na quarta-feira foi manter os ânimos dos jogadores sob controle.

- O Amarilla é um arbitro experiente. Ponto. Com a sua experiência, ele conseguiu manter o controle disciplinar da partida. Conseguiu manter Boca e Corinthians em um nível disci-plinar muito bom. tira-teima mostra romarinho em posição legal. para Gaciba, jogada era fácil

SporTV

Page 7: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7657POlICIAl

CORNÉLIO PROCÓPIODISPARO DE ARMA DE FOGO

Equipe PM deslocou ás 22h14m até o cruzamento da Rua Clar ice L ispector com Rua Amér ico Zavagl i , onde hav ia ocorr ido uma tentat iva de homicíd io contra a pessoa de Éder Junior de Ol ive i ra , 27 anos, o qual fora v í t ima de t rês d isparos de arma de fogo que o at ing i ram na reg ião das costas. A v í t ima fo i socorr ida até a Santa Casa por equipe do SAMU, porém, não soube in formar a quem caber ia a autor ia dos d isparos, a legando que estava mui to escuro. Somente in formou que o autor dos d isparos estava de b ic ic le ta. Diante do fa to, pers is tem d i l igênc ias no in tu i to de e luc idar o cr ime.

TRÁFICO DE DROGASás 17h10m equipe PM real izava pat ru lhamento próx imo ao Conjunto F lorênc io Rebolho, quando fo i av is tado em meio a um pasto adjacente, um ind iv íduo em at i tude suspei ta . Fei ta buscas nas imediações do local aonde o mesmo estava foram apreendidas 30 pedras de crack. A segui r, o suspei to por pr imei ro nome Maurí l io , 18 anos, fo i loca-l izado escondido em meio a uma mata. Logo, encaminha-ram-no junto às drogas para o dev ido procedimento legal .

URAíLESÃO CORPORAL

ás 19h20m equipe PM deslocou até as prox imidades de um bar da Rua Kotaro I t imura, onde o so l ic i tante, um homem de 34 anos in formou ter s ido agredido f is icamente por um desafeto seu, por pr imei ro nome, Lor iva l , 29 anos, o qual após a agressão f ís ica a inda d isse que i r ia apanhar uma faca e aguardar a v í t ima sa i r do bar para matá- lo . Que o so l ic i tante chamou pela PM temendo a at i tude de seu agressor, o qual rea lmente fo i encontrado próx imo à casa da v í t ima em posse de uma faca de 15 cent ímetros de lâmina, e com a qual “ in tese” i r ia cumpr i r sua pro-messa; o que não ocorreu graças à in tervenção pronta e ráp ida da equipe de serv iço. Tanto Lor iva l , o agressor, como a v í t ima segui ram encaminhados junto a faca apre-endida para o dev ido procedimento legal . OBS: A v í t ima já se encontrava com escor iações pelo corpo (supercí -l io ; mãos, e braço) dev ido a pr imei ra agressão comet ida quando ambos se encontravam próx imo ao bar

SANTA AMÉLIAPRODUZIR DROGAS

ás 13h30m do d ia 15 de Maio, equipe PM real izou a apre-ensão de um pequeno pacote contendo 31 gramas de maconha e que se encontrava em posse de um casal in te-grante de um ônibus de l inha que v ia java de Bandei rantes a Abat iá . A apreensão da droga se deu at ravés de denún-c ia anônima, sendo que, o ôn ibus fo i parado no meio do t ra je to ent re as duas c idades. A passagei ra, Vald ine ia, 20 anos t raz ia a droga escondida no sut iã , e acabou por confessar que essa per tenc ia ao seu parce i ro de v iagem, por nome João Mar ia . Diante do fa to, o casal seguiu encaminhado junto à maconha apreendida para o dev ido procedimento legal . OBS: Segundo in formações a droga hav ia s ido adqui r ida em Bandei rantes e ser ia revendida em Abat iá .

NOVA SANTA BÁRBARADISPARO DE ARMA DE FOGO

No in íc io dessa madrugada, por vo l ta de 01h00, equipe PM real izou a abordagem de um veícu lo Ford/Courr ier, cu jo condutor, um homem de 42 anos, t raz ia consigo no in ter ior do veícu lo uma p is to la ca l ibre 765, munic iada com sete car tuchos in tactos, e out ros 31 car tuchos escondi -dos. Também fo i apreendido um facão e duas facas no in ter ior do carro. Segundo denúncia, hora antes, o deten-tor da p is to la ter ia efetuado um disparo contra seu ex-cunhado, um homem de 46 anos, porém, o d isparo não at ing iu a v í t ima. Diante das in formações, a equipe PM empreendeu d i l igênc ias que cu lminou na abordagem do veícu lo, na apreensão da arma, e na pr isão em f lagrante do impl icado.

Polícia prende traficantes e apreende

drogas no Norte Pioneiro

De Santana do Itararé e IbaitiBetty Gois

A Polícia Militar e Polícia Civil de Santana do Itararé abordaram dois suspeitos de tráfico de drogas por volta das 6h45 de ontem (16) na casa deles á Rua Voldomira de Jesus Izac.

Luan Cardoso da Silva de 18 anos foi preso e um menor foi apreendido após várias denúncias contra eles. Os policiais realizaram

diligências durante algumas sema-nas e com um mandado de busca contra os suspeitos foram até a casa deles.

Na casa dos suspeitos foi encontrado meio quilo de maco-nha escondido em uma “tulha” que fica nos fundos da casa, dentro da casa foi encontrada uma pequena porção da droga.

Os suspeitos foram encami-nhados à Delegacia de Polícia de Wenceslau Braz.

Na quarta-feira (15) por volta das 13h00 a Polícia Militar pren-deu Arildo Moreira Kuk de 41 anos na casa dele na Rua Marcolino Cipriano acusado de tráfico de drogas.

Arildo era investigado já há algum tempo, mas no cumprimento de alguns mandados de busca e apreensão contra ele, nada havia sido encontrado.

Através de uma denúncia anônima de que Arildo estaria em

posse de drogas para venda, os policiais foram até a casa do sus-peito e abordou ele e outros sus-peitos.

Foram encontrados com Arildo R$ 373,00, munições, maconha e crack e materiais utilizados para embalar drogas.

Arildo foi encaminhado à Dele-gacia de Polícia de Ibaiti.

As informações são do setor de Comunicação Social do 2 BPM de Wenceslau Braz.

droga apreendida em santana do itararé

Divulgação

Homem atira no ex-cunhado e é preso pela PM duas horas depois

De Nova Santa BárbaraBetty Gois

Um homem de 42 anos foi preso após efetuar um disparo com uma pistola calibre 765 FN Browning contra um ex-cunhado

por volta de 1h00 de ontem (16) em Nova Santa Bárbara.

Após o disparo o acusado fugiu em um veículo Ford Cou-rier . O autor do disparo foi localizado pela Polícia Militar de Nova Santa Bárbara após

diligências pela cidade duas horas depois de ter atirado contra a vítima de 46 anos que não sofreu ferimentos.

A arma foi encontrada muni-ciada com sete cartuchos intac-tos e dentro do carro foram

encontradas 31 munições do mesmo calibre, duas facas e um facão.

As informações são da seção de Comunicação Social do 18º BPM de Cornélio Procó-pio.

Page 8: Correio Notícias - Edição 765

SEXTA-FEIRA, 17 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7658 eSPeCIAl POlICIAl

Polícia investiga morte de adolescentes de Salto do Itararé

Eles morreram após serem atingidos por uma caminhonete. O motorista estavabêbado e não prestou socorro

De Salto do ItararéRegiane Romão

As famílias dos adolescentes Erik Soares de Alcântara e Rafael Moraes de Azevedo Dittmann farão um manifesto no próximo domingo, 19, logo após a missa de sétimo dia que será rezada para os ado-lescentes.

Eles morreram no último domingo, 12 após sofrerem um grave acidente na PR – 424, entre Salto do Itararé e Siqueira Campos.

Diferente do que foi anunciado na imprensa, os adolescentes não morreram após tombar a moto, mas sim, após terem sido atingi-dos por uma caminhonete dirigida também por um adolescente de 17 anos.

De acordo com o irmão de uma das vítimas, Erik pegou a moto escondida do pai e se dirigia para o bairro da Gabiroba, zona rural de Siqueira Campos, onde era reali-zado um rodeio.

No caminho, os adolescentes foram atingidos pela caminho-nete. De acordo com informações oficiais, o motorista não prestou socorro, e fugiu do local, o acidente ocorreu por volta das 1h 30min.

Os garotos foram localizados aproximadamente 20 minutos depois. O irmão de Erik disse que o socorro só chegou ao local uma hora e meia depois do acidente, mas, de acordo com os socorris-tas do SAMU, isso não é verdade, já que a base foi avisada sobre o acidente às 1h 47min. Quando chegaram ao local, Erik estava consciente e disse que havia sido

atingido por uma caminhonete vermelha, ele disse ainda que era para procurarem pelo motorista, porque ele estava morrendo e não teria tempo.

Erik chegou consciente à Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos, mas morreu devido a uma hemorragia interna. Já Rafael deu entrada na Santa Casa com traumatismo craniano e morreu pouco tempo depois.

O irmão de Erik ressaltou que, após o acidente os adolescentes que dirigiam a caminhonete tenta-ram apagar as provas do acidente lavando o veículo. Mesmo assim, quando os peritos examinaram a caminhonete encontraram peda-ços de roupa e cabelos presos ao veículo.

Mesmo com a gravidade dos fatos, os adolescentes, que diri-giam embriagados na noite do acidente continuam levando uma vida normal. Na família de um dos jovens que estava na caminhonete no dia do acidente, apenas a irmã de um deles está contra os adoles-centes.

O fato só foi descoberto, porque três dos ocupantes dos veículos não aguentou a pressão e denunciou o caso. De acordo com amigos da família, os adolescentes acham que sairão impunes já que são de famílias ricas em Salto do Itararé.

De acordo com o delegado Juliano Fonseca, da Delegacia de Siqueira Campos, a suspeita de tombamento da moto foi descar-tada quando foi encontrada tinta vermelha em um dos capacetes.

Família mandou confeccionar lembranças que foram entregues aos amigos e familiares

“Verificamos a tinta e com isso chegamos à caminhonete do dono de um supermercado da cidade, o veículo estava escondido em um barracão, inclusive sem o retrovi-sor do lado do motorista, mas foi apreendida”.

Em depoimento, o motorista da caminhonete que tem 16 anos, disse que estava voltando de uma festa em Siqueira Campos quando foi surpreendido pela moto que

invadiu a sua pista. Ele relatou que ouviu um barulho, mas não parou porque achou que não tivesse acertado a moto.

Ele declarou também que pegou o veículo sem a permissão do pai. Mesmo assim, o pai será responsabilizado por crime de trânsito.

Nos próximos dias, um dos acompanhantes do motorista será ouvido. O menor poderá respon-

der por omissão de socorro e a polícia civil tentará imputar o crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Já o pai do garoto, responderá por crimes de trânsito (Permitir que uma pessoa não habilitada tenha acesso ao veículo).

Caso seja condenado, o menor será submetido a uma medida sócio-educativa. Nos casos mais graves, ele poderá

ser internado em um local especializado e a pena máxima é de três anos.

Doutor Juliano explicou que, se ele fosse maior de idade, a única pena garantida seria a de omissão de socorro, já que o crime de homicí-dio culposo é mais difícil de provar. Nesse caso a pena seria de seis meses a um ano de reclusão.

Arquivo Pessoal

Page 9: Correio Notícias - Edição 765

sexta-feira, 17 de maio de 2013 - edição 765B1paraná

Bom Negócio Paraná ajuda a realizar sonhos e estimula economias locais

A capacitação em gestão empresarial e o acesso à linha de crédito barato ofertados pelo pro-grama “Bom Negócio Paraná”, do Governo do Estado, estão mudando a vida de muitos paranaenses. Em Francisco Beltrão, por exemplo, Fábio Watte incrementou suas vendas pela internet e aumentou em 15% seus lucros com venda de calçados. As quatro irmãs da família Rosa colhem frutos de dois próspe-ros empreendimentos, do ramo de distribuição de alimentos e de con-fecções. Já Tânia, Eliane e Rosane de Barros, que eram sacoleiras, conseguiram abrir sua primeira loja.

“Esse programa deveria até ser expandido para outros Esta-dos, pelo fato de ter resultados muito positivos, que são a criação de novos empregos e o aumento de renda das famílias e da comu-nidade”, afirma o empreendedor Fábio Wette.

Já implantado em 85 cidades do Estado, o programa “Bom Negó-cio Paraná” oferece, gratuitamente, cursos de capacitação em gestão empresarial e consultorias para micro e pequenos empresários locais. Os cursos são ofertados numa parceria entre universidades estaduais e entidades como as federações das Indústrias, da Agri-cultura e do Comércio, além de associações comerciais.

Além disso, o programa permite aos empreendedores capacitados, também, o acesso à linha de crédito mais barata pelo Banco do Empre-endedor, da Fomento Paraná, com juros entre os mais baixos do país - de 0,51% a 1,07% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 300 reais a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário. O prazo de pagamento vai de 12 meses a 60 meses.

O governador Beto Richa afirma que o Bom Negócio Paraná incen-tiva o desenvolvimento das eco-nomias dos pequenos e médios municípios. "Ao aliar capacitação gratuita com facilidade de acesso ao crédito com juros baixos, o Governo do Estado aumenta as oportunida-des de negócios, gerando renda e empregos e, ainda, cria condições para que as pessoas se fixem nas

suas cidades", afirma Richa.Francisco Beltrão está na quarta

turma de cursos de empreende-dorismo. Ao final da capacitação, que têm 66 horas, distribuídas em 22 dias, os empresários participam de uma feira, em que podem expor e divulgar seus produtos. “Temos casos de empresas que estavam em fundos de quintal e hoje estão instaladas no centro da cidade. O programa desperta na pessoa o lado empreendedor, a vontade de arriscar, crescer e investir”, diz Eli-ziane Farias, da Agência do Traba-lhador no município.

Nesta semana, o “Bom Negó-cio Paraná” chega a mais cinco municípios. Em Bituruna (segunda) e Pinhão ( terça) os lançamentos reuniram centenas de empresá-rios. Mallet (quarta), Inácio Martins (quinta) e Prudentópolis (sexta) são os próximos lançamentos.

Além de empreendedores infor-mais, o programa atende, também, empreendedores individuais, socie-dades empresariais, sociedades simples, arranjos produtivos locais e cooperativas de produção, de ser-viços e de trabalho.

CRESCER CADA VEZ MAIS - Após trabalhar por mais de 20 anos no setor de Recursos Humanos de uma grande empresa, Salete Rosa (50), moradora de Francisco Bel-trão, no Oeste do Paraná, resolveu abrir seu próprio negócio de distri-buição de alimentos, em sociedade com as irmãs Ivonete, Elizete e o irmão Nadir. No ano passado, Salete e Ivonete migraram para o setor de moda, enquanto que Nadir e Elizete ficaram com a empresa de alimentos. Os quatro irmãos fize-ram, juntos, o curso do “Bom Negó-cio Paraná”.

“A capacitação nos abriu bas-tante a mente”, diz Salete Rosa. “A gente começa um negócio com uma grande expectativa, mas logo percebe que não é tão simples. O curso nos ajudou a fazer plane-jamento, tanto de finanças como de gestão de pessoal”, afirma ela. “Meu sonho é crescer cada vez mais, abrir outras lojas e ser reco-nhecida no mercado”, afirma a microempresária.

A irmã de Salete, Ivonete Rosa

(39), conta que antes dos conheci-mentos adquiridos pelo “Bom Negó-cio”, a maneira como enxergava uma empresa, era diferente. “Ficá-vamos fechadas em um mundinho e o programa nos ajudou a abrir hori-zontes. Aprendemos muitas ques-tões, que agora ajudam a lidar com funcionários e com as finanças. Foi ótimo”, afirma ela. O empreendi-mento já emprega três pessoas.

Entre roupas, manequins e bijuterias, as irmãs Rosa comemo-ram o sucesso nas vendas. Com o dinheiro do crédito, pretendem adquirir uma nova sala no centro da cidade. “Já adquirimos um segundo piso, agora pretendemos ter outra sala, mais moderna e com vitrines”, finaliza Salete.

Vendas Online – Fábio Watte, proprietário de quatro lojas de cal-çados, entrou no curso do “Bom Negócio” com um projeto em mente: revigorar suas vendas online. “A nossa empresa já tinha projetos alinhados com vendas pela internet. Com a capacitação, pude defini-los, tanto com a instrução, como com relação a outros colegas e profis-sionais que ministraram as aulas”, conta.

Depois que concluiu o curso e investiu nas vendas pela internet, Fábio passou a atender clientes de todo o Brasil, o que fez com que seus lucros subissem cerca de 15%. Hoje a empresa possui 60 fun-cionários. Dentro da sua estratégia, o empresário pretende dobrar este número. “Tudo do curso se aplica, se constrói e essas inovações dão segurança para próximos investi-mentos, a intenção é aumentar os números”, diz ele.

Watte está em fase de finaliza-ção de seu projeto para poder pedir o crédito oferecido pelo Governo do Estado. Com o dinheiro, pretende construir uma central de distribuição de produtos, para que as vendas sejam feitas de maneira mais orga-nizada.

A solicitação do crédito está em fase de análise, que leva em conta o porte da empresa e o histórico de pagamento de compromissos finan-ceiros. O dinheiro pode ser aplicado em capital de giro, obras, reformas, compra de móveis, instalações,

montagens e aquisição de máqui-nas e equipamentos e compra de terrenos.

Crescimento – Há três anos, as irmãs Tânia, Eliane e Rosane de Barros eram sacoleiras, vendiam roupas de porta em porta. Quando o “Bom Negócio” chegou à cidade, trataram de se inscrever para rece-ber o crédito. Conseguiram e, com o dinheiro, compraram móveis e abriram sua primeira loja. Elas tra-balham na loja e já têm duas fun-cionárias.Depois do financiamento, as irmãs receberam um telefonema da Agência do Trabalhador, da

Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, convidando-as para fazer o curso de gestão de empreendedorismo. “O curso ensi-nou bastante coisa, algumas formas de trabalho, que a gente até sabia a teoria, mas não sabia como colo-car em prática”, conta Tânia. “Por exemplo, a questão da margem que a gente deve colocar sob a merca-doria e o atendimento especial aos clientes”, conta Tânia.

Francisco Beltrão – Com 83 mil habitantes, Francisco Beltrão rece-beu o Bom Negócio há menos de um ano, mas já faz sucesso entre os

empresários. “Temos muita procura devido a propaganda boca a boca, que um amigo indica pro outro”, conta Eliziane Farias (29), coorde-nadora pedagógica da Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão.

“Além do conhecimento sobre gerenciamento do negócio, sobre como lidar com o dinheiro e como agregar valor ao seu produto, a questão do crédito tem grande repercussão aqui na nossa cidade, pois é um município em fase de crescimento”, diz Eliziane, da Agên-cia do Trabalhador em Francisco Beltrão.

Divulgação

A capacitação em gestão empresarial e o acesso à linha de crédito barato ofertados pelo programa “Bom Negócio Paraná”, do Governo

do Estado, estão mudando a vida de muitos paranaenses

Acesso à internet no Paraná cresce 138% em seis anos

ParanáGazeta do Povo

O porcentual de domicílios no Paraná com acesso à internet cresceu 138% entre 2005 e 2011, mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de residências conectadas à rede subiu de 17,6% para 41,9% nesse período.

Também foi grande a expansão das moradias com microcomputador, que passaram de 23,2% para 50,5%, em um avanço de 117%, conforme a pesquisa.

Os dados fazem parte do levantamento Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A pesquisa leva em conta um cenário de 3,4 milhões (3.481.000) de lares paranaenses em 2011.

O estudo mostra ainda que, em 2011, 96,9% dos domicílios do Paraná tinham aparelho de TV e 89,8%, celular.

Os números são superiores aos de 2005, quando a TV estava presente em 93,2% dos lares do estado e o celular, em 63,6%.

Em contrapartida, a pesquisa do IBGE destacou que houve retração com relação ao telefone fixo nos domicílios paranaenses; a presença do equipamento caiu, entre 2005 e 2011, de 58,1% para 44,7% (recuo de 23%). Também houve queda no total de residências

que dispunham de aparelho de rádio, passando de 92,9% a 88,8% (queda de 10%).

Internet avança mais rápido no Norte e no NordesteNos últimos anos, houve avanços em todas as

regiões no tocante ao acesso à internet. Mas o Norte e o Nordeste tiveram os aumentos mais significativos no número de pessoas navegando na internet, embora ainda sejam as regiões com os menores índices de acesso do país, segundo o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo.

“As regiões Norte e Nordeste tinham pouco mais de um terço da população acessando a internet em 2011, mas o avanço nessas regiões foi bastante expressivo.

Alagoas, por exemplo, passa de 7% para quase um terço [34,3%] da população acessando a internet, 400,3% de aumento”, comentou ele, lembrando que, em 2005, Alagoas era a cidade com o menor percen-tual.

Se em 2005 aproximadamente 12% da população dessas regiões haviam acessado a internet nos últimos três meses, o percentual saltou para 35,4% no Norte e 34% no Nordeste.

O percentual triplicou, enquanto nas demais regi-ões o índice, em média, duplicou entre 2005 e 2011. Entretanto, em 2011, os percentuais do Norte e do Nor-deste estavam bem abaixo dos registrados nas regiões Sudeste (54,2%), Centro-Oeste (53,1%) e Sul (50,1%).

O Distrito Federal (DF) é a unidade da Federação com os maior percentual de internautas, com 71,1% da

população conectada à internet. “A configuração tanto de mercado de trabalho quanto de poder de compra justifica esse percentual tão grande em Brasília”, comentou o coordena-dor da pesquisa. “Se tirar Brasília, o percentual do Centro-Oeste cai muito”, disse Azevedo.

Depois do DF, vêm São Paulo, com 59,5%, e o Rio de Janeiro, com 54,5%.

Entre 2005 e 2011, em núme-ros absolutos, houve aumento de 100,1%, 116,6% e 121,2% nessas unidades federativas, respectiva-mente.

Os estados com os menores percentuais de internautas em 2011 eram o Maranhão (24,1%), o Piauí (24,2%) e o Pará (30,7%). Esses percentuais representa-ram, em números absolutos, um crescimento de 244,9%, 151,1% e 242,7% desde 2005.

A Vila Torres, em Curitiba, inaugurou recentemente um projeto de inclusão digital

Brunno Covello / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Page 10: Correio Notícias - Edição 765

sexta-feira, 17 de maio de 2013 - edição 765B2 editais

muNicíPio de SiqueirA cAmPoS eStAdo do PArANá

Conselho Municipal dos Diretores da Criança e do Adolescente de Siqueira Campos - Estado do Paraná

Rua: Pernambuco, 1219 - CEP 84940-000 - Fone/Fax (43) 3571 - 1122.

EDITAL 001/2013

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Siqueira Campos-PR, no uso de suas

atribuições legais, com base na Lei 8069/90-Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei Municipal 831/2013, de 02

de julho de 2003, e ainda baseada na Lei Federal nº 12696/12 e a Resolução nº 152 de 2012 do CONANDA (Conselho

Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), vem tornar público os procedimentos para o processo de escolha dos

membros que irão compor o Conselho Tutelar de Siqueira Campos, gestão 2013/2016.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1-O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será composto das seguintes etapas:

I-Inscrição dos candidatos;

II-Capacitação

III- Avaliação Psicológica;

IV-Votação;

1.2-O edital integrante do presente processo de escolha obedecerá a Lei Municipal nº. 831/2013, sendo publicado em

jornal de circulação local.

1.3-A inscrição do candidato implicará no conhecimento das regras e instruções estabelecidas neste edital e a aceitação

das condições do processo seletivo, tais como são apresentadas neste edital e na legislação pertinente, não podendo

assim alegar posterior desconhecimento.

1.4-O CMDCA divulgará, ainda, os referidos editais através de remessa dos mesmos aos seguintes locais:

I-Chefias do Poder Executivo e Legislativo do Município;

II-Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e ao Juízo de Direito da Infância e Juventude da Comarca de Silva Jardim;

III-Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal;

IV-Estabelecimentos Privados de Ensino do Município;

V-Principais entidades representativas da sociedade civil, existentes no Município.

2- DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO

2.1- As atribuições do Conselho Tutelar, são as constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e na Lei Muni-

cipal 831/2013, sendo que o Conselheiro eleito estará sujeito a regime de dedicação exclusiva, vedada a acumulação da

função com qualquer atividade remunerada pública ou privada.

2.2- Os conselheiros tutelares estarão sujeitos a regime de dedicação exclusiva, sendo vedada a acumulação da função

com qualquer outra atividade pública ou privada.

2.3- O CMDCA poderá exigir, caso verifique a necessidade, que os eleitos apresentem a Carteira Nacional de Habilitação

e, caso não possuam, que lhes seja concedido o prazo de 120 (cento e vinte) dias a partir da posse para providenciá-la.

3- DAS VAGAS, DA JORNADA DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO.

3.1- São oferecidas 05 (cinco) vagas para Conselheiros Tutelares Titulares e 05 (cinco) suplentes, os quais não farão jus

à remuneração recebida pelos conselheiros titulares.

3.2- O Conselho Tutelar funcionará diariamente, durante o horário das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, mantendo

plantão após as 18 horas, com término no início do horário de expediente do dia seguinte, e ainda plantão 24 (vinte e

quatro) horas obrigatórios e permanentes para atendimento em fins de semana e feriados.

3.3- Na qualidade de membros eleitos, os Conselheiros não serão funcionários dos quadros da Administração Municipal,

mas como a atividade do Conselho Tutelar é permanente, a remuneração atual é de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta

reais) para os conselheiros titulares.

3.4- São assegurados aos conselheiros tutelares, os direitos dados pela Lei nº 12.696, de 2012 que altera o artigo 134 da

Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

4- DO MANDATO:

4.1- A fim de dar cumprimento a Lei Federal nº 12.696, de 25 de julho de 2012 e delinear uma regra de transição, a validade

do mandato do cargo de conselheiro tutelar da gestão 2013/2016, compreenderá o período de 26/07/2013 a 10/01/2016.

4.2- Conforme os Parágrafos IV e V do Artigo 2º da Resolução 152 do CONANDA que dispõe parâmetros de transição

para o primeiro processo de escolha unificado dos conselhos tutelares em todo território nacional que ocorrerá em 04

de outubro de 2015, os conselheiros tutelares empossados no ano de 2013 terão mandato extraordinário até a posse

daqueles escolhidos no primeiro processo unificado e como a duração ficará prejudicada, não será computado para fins

de participação no processo de escolha subseqüente que ocorrerá em 2015.

5- DO REGISTRO E INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS

5.1- Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

I. Reconhecida idoneidade moral;

II. Idade superior a vinte e um anos;

III. Residência no município há pelo menos quatro anos;

IV. Estar no gozo de seus direitos políticos.

V. Ensino Fundamental completo;

VI- Não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na Administração direta ou indireta Federal,

Estadual e Municipal.

VII- Estar em gozo das aptidões físicas e mentais, mediante a apresentação de atestado médico atual.

5.2-A inscrição dos candidatos será realizada de 27/05 a 29/05/2013, na sede do Departamento da Infância, Adolescência

e Assuntos de Família, situado à Rua Pernambuco, Nº 1.219 – Siqueira Campos - PR, no horário de 8:00 as 11:30 e

das 13:00 às 17:00, observando o disposto na Lei Municipal 831/2013, mediante apresentação de original e cópia dos

seguintes documentos:

I-.Cédula de identidade;

II-. Título de eleitor e comprovante de votação na última votação ou justificativa;

III- CPF;

IV- Comprovante de residência no município de Siqueira Campos;

V- Certidão de antecedentes criminais – Cartório Distribuidor da Comarca de Siqueira Campos;

VI- Requerimento preenchido no ato da inscrição;

VII- Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;

VIII- 01 (uma foto) 3x4.

IX- Carteira de Reservista.

X Declaração de próprio punho de que o candidato reside no município de Siqueira Campos nos últimos 04 (quatro) anos

e que não exerce cargo ou função no poder público;

XI- Atestado Médico de aptidão física e mental.

XII – Currículo do candidato.

Parágrafo Único: A candidatura é individual e sem vinculação a partido político.

6- DA IMPUGNAÇÃO DAS CANDIDATURAS

6.1 – Encerrado o prazo para as inscrições e publicação dos candidatos inscritos, será iniciado o prazo de 03 (três) dias

(04/05 a 06/05//2013) para impugnação junto ao CMDCA, fundada na ausência de documento ou de quaisquer requisitos

legais para a função de Conselheiro Tutelar.

6.1.1- A impugnação às inscrições poderá ser proposta por qualquer cidadão, pelo Ministério Público ou pelo próprio

CMDCA.

6.2- Havendo impugnação, o CMDCA realizará de 10/06 a 12/05//2013 reunião para decisão de impugnação.

6.2.1- Não havendo impugnações, ou após a solução destas, será publicado edital no dia 13/06/2013 com o nome dos

candidatos que obtiverem o deferimento de suas inscrições definitivas, estando aptos, portanto, a participarem do Curso

de Formação.

7- DO CURSO DE FORMAÇÃO

7.1- Integrará o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares um Curso de Formação em que os Candidatos terão

conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e atribuições de Conselheiros.

7.1.1- A participação no Curso de Capacitação credenciará o candidato a participação nas demais fases do processo

eleitoral.

8- DA ELEIÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1- O voto será direto, secreto e facultativo.

8.1.2- A votação será realizada no dia 25/07/2013, das 8:00 às 17:00 horas.

8.2- O CMDCA indicará a mesa receptora que será composta por um presidente, dois mesários e dois suplentes.

8.3- A apuração dos votos será feita logo depois de encerrada a votação.

Parágrafo Único: No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, pro-

meter ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor.

9- DOS ELEITORES

9.1- Para exercer o direito de votar nos candidatos ao Conselho Tutelar, o eleitor deverá comparecer ao local de votação,

portando o Título de Eleitor.

10- DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES

10.1- Concluída a apuração dos votos, o presidente do CMDCA proclamará o resultado da escolha determinando sua

publicação.

10.1.2- Os 05(cinco) primeiros serão considerados membros titulares do Conselho Tutelar, e os 05(cinco) seguintes serão

considerados suplentes.

10.1.3- Havendo empate na votação, será considerado eleito o candidato que tiver atuado anteriormente como Conselhei-

ro Tutelar; persistido o empate, o que comprove maior idade.

10.1.3- O Conselho Tutelar tomará posse no dia 26/07/2013, após a proclamação do resultado.

10.2- São impedidos de servir no mesmo Conselho Tutelar: cônjuges, ascendentes e descendentes, sogro, genro ou nora,

irmãos, cunhados, tios, sobrinhos, padrasto, madrasta e enteado.

10.2.1- Estende-se impedimento do Conselheiro, em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério

Público com atuação na Justiça de Infância e da Juventude, em exercício na Comarca, foro regional ou distrital, bem como

o Prefeito e os Vereadores.

10.2.2- O processo de escolha seguirá o seguinte cronograma:

17/04/2013 Publicação do edital de abertura do processo seletivo para escolha dos

Conselheiros Tutelares

20 e 21/05/2013 Eventual impugnação do Edital

22/05/2013 Resultado de eventual impugnação

27/05 a 29/05//2013 Inscrições dos candidatos

03/06/2013 Publicação dos inscritos

04; 05 e 06/05//2013 Vista e eventual impugnação do Ministério Público, CMDCA ou por qual-

quer cidadão

10/06 a 12/06//2013 Prazo para decisão de impugnação pelo CMDCA

13/06/2013 Publicação das inscrições deferidas e convocação para o curso de forma-

ção e avaliação psicológica

14/06/2013 Curso de Formação

17 e 18/06/2013 Avaliação Psicológica

20/06/2013 Publicação do edital com a relação definitiva dos candidatos habilitados

para a eleição

25/07/2013 Eleição dos Conselheiros Tutelares e suplentes

26/07/2013 Publicação do edital de divulgação do resultado da eleição

26/07/2013 Posse dos conselheiros tutelares eleitos

12- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

12.1- Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município

com a supervisão do Ministério Público.

12.2- Este Edital foi aprovado na Assembléia do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do dia

quatorze de maio de dois mil e treze, tendo sido registrado em ata.

Siqueira Campos, 14 de maio de 2013.

Vanessa Bassani Marques de Goes

Presidente do CMDCA

Page 11: Correio Notícias - Edição 765

sexta-feira, 17 de maio de 2013 - edição 765B3editais

Procura pelo Paraná como destino turístico dobra em dez anos

TurismoAen

O número de turistas que visi-taram o Paraná no ano passado foi praticamente o dobro do registrado há dez anos. Cerca de 13 milhões de pessoas escolheram o Estado como destino turístico em 2011. Na década, a receita gerada pelo setor também cresceu, com alta de mais de 400%. Os dados são de pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo.

Há dez anos, aproximadamente 5,6 milhões de turistas visitaram o Paraná. De acordo com o gover-nador Beto Richa, o crescimento está relacionado aos investimentos e políticas voltadas para a área e a imagem positiva que o Estado vem ganhando no setor.

“Estamos investindo forte-mente em medidas que fortale-cem o turismo, seja de eventos, cultural, religioso, gastronômico e até mesmo rural. A atividade é muito importante para geração de empregos e o desenvolvimento econômico pro Estado”, destacou o governador.

ORIGEM - A maior parte dos turistas que visitam o Paraná vive no Brasil. Das 13,2 milhões de pes-soas que passaram pelo Estado no ano passado, cerca de 11,9 milhões vieram de outros estados. Mesmo assim, o número de turistas interna-cionais vem crescendo e registrou 1,2 milhões de viajantes no ano passado.

No ano passado, o Paraná alcançou a marca histórica de 9,4 milhões de passageiros (embar-que e desembarque) nos aeropor-tos comerciais que possuem voos regulares. Em relação ao ano de 2010, houve aumento de mais de 2 milhões de passageiros, represen-tando crescimento de 28,9% para o setor aeroviário.

Considerando apenas o desembarque de turistas, o número foi de 4,6 milhões de passageiros. Destes, aproximadamente 81 mil vieram do exterior, 157% a mais que o registrado em 2007.

EVENTOS – Para o secretá-

rio estadual do Turismo, Jackson Pitombo, os megaeventos a serem realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo, trarão benefícios para o setor. “Não só as cidades-sedes, mas todos os estados terão benefícios, em termos de valorização da força de trabalho, assim como da capaci-dade em programar e executar pro-jetos de relevância com ganhos de capital financeiro e de qualidade de vida das populações”.

Na pesquisa, realizada anual-mente pela Secretaria de Estado do Turismo, são usados dados de embarque e desembarque de aero-portos e rodoviárias, registros das secretarias municipais de turismo, contagem de tráfego em estradas e pesquisas de campo da própria secretaria.

RECEITA – A receita gerada pela atividade turística no Paraná cresceu proporcionalmente ao número de turistas. No ano pas-sado, o setor bateu recorde de faturamento com montante de R$ 7,9 bilhões. O valor é quase cinco vezes maior que o correspondente a 2001, cerca de R$ 1,7 bilhão. Os principais fatores que colaboraram para este crescimento foram o aumento no fluxo de turistas, gasto médio individual e o período de per-manência do turista no Estado, que também cresceu.

De acordo com a pesquisa, o turista está gastando mais. O valor médio individual gasto foi de R$ 145,79 no ano passado. Em 2001, essa média era de R$ 75,60.

INVESTIMENTOS – Segundo Pitombo, as políticas voltadas ao Turismo, na atual gestão, têm colaborado para o crescimento do setor. O secretário ressaltou que, no Plano de Governo (2011/2014), a meta é continuar trabalhando para melhoria da gestão pública e privada do turismo; na estruturação de novos destinos e na promoção e apoio a comercialização de produ-tos nos diferentes mercados.

Para os próximos anos a planilha do Contrato de Gestão 2013/2014 prevê trabalhar com os projetos: Indicadores do Turismo

do Paraná; Paraná Marca; Navega Paraná, Turismo é um bom negócio, Turismo Legal e Turismo no espaço rural.

COPA – A tendência é que o Turismo cresça ainda mais nos pró-ximos anos, devido os eventos que acontecerão no Brasil.

Curitiba será uma das doze cidades-sedes que receberão jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. A esti-mativa da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa é que a capital receba 760 mil turistas, destes, 160 mil seriam estrangeiros.

Já no Estado, a previsão é que o número de turistas que visitem o Paraná durante o mundial dobre. “Esse evento certamente vai refletir em todo o Estado.

O Paraná, com todas as suas riquezas e atrativos, é uma referên-cia para o turismo na Copa, e isto vai aquecer nossa economia”, des-tacou Pitombo.

Em julho de 2013, a secretaria

realizará pesquisas com os resi-dentes e visitantes para se ter ideia da definição do perfil e avaliação, tanto para a Copa do Mundo, como para o ano seguinte ao evento, é o legado que ficará para o Estado.

A estimativa do Ministério do Esporte é que o impacto econômico positivo que o evento vai gerar no país será de aproximadamente R$ 105 bilhões de reais. Cerca de 600 mil turistas estrangeiros virão para o Brasil.

Outros três milhões de turistas internos devem movimentar a eco-nomia durante o evento.

DESTINOS – Os principais destinos turísticos do Paraná con-tinuam sendo Curitiba e Foz do Iguaçu. Os dados da Secretaria do Turismo mostram que 25,2% dos viajantes que vieram para o Estado em 2011 escolheram a capital como destino. Foz recebeu 20,3% do total de turistas.

De acordo com pesquisa rea-

lizada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto de Pesquisas Eco-nômicas (Fipe) em 2010, o Paraná é o quarto Estado mais visitado do Brasil. Curitiba é a terceira em Negócios & Eventos.

A tradicional Linha Turismo de Curitiba, que percorre as principais atrações da cidade, registrou mais de 604 mil visitantes em 2011. O serviço de Disque Turismo da capi-tal recebeu 1,1 milhão de chamadas solicitando informações.

Com o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu fazem de Foz o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no segmento “Lazer”, atrás apenas do Rio de Janeiro. Os municípios localizados nas mar-gens do lago de Itaipu receberam, em 2011, cerca de 8% do total de turistas. Tiveram destaque também os municípios de Londrina, Maringá e Cascavel.

OPERAÇÃO VERÃO – Com o

objetivo de atingir o público vera-nista que visita o Litoral durante a temporada de verão, a secretaria desenvolveu duas ações de divul-gação do destino Paraná para incentivar o turista a conhecer mais o Estado e suas belezas.

Mapas turísticos serão impres-sos e distribuídas 50 mil unidades, sendo 20 mil através de agentes da Sanepar e 30 mil em postos da Polí-cia Rodoviária Estadual e postos de pedágio.

Guias do Litoral do Paraná, para ajudar o veranista a conhe-cer e encontrar informações sobre a região litorânea, bem como sugestões de hotéis, pousadas, restaurantes e principais pontos turísticos, com informações atua-lizadas. Serão distribuídas 15 mil unidades, por equipes da diretoria de marketing nos sete municípios do Litoral, postos de polícia, e servi-ços de atendimento das concessio-nárias de pedágio.

Divulgação

O número de turistas que visitaram o Paraná no ano passado foi praticamente o dobro do registrado há dez anos

Homicídios dolosos caem 9,6% em todo o Paraná

ParanáAen

O número de homicídios dolo-sos (com intenção de matar) caiu 9,6% no Paraná, de janeiro a março, na comparação com o mesmo perí-odo do ano passado. Levantamento oficial da Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgado nesta quarta-feira (15) mostra 744 regis-tros dessa modalidade de crime nos três primeiros meses do ano, contra 823, em 2012.

Para fins de planejamento e acompanhamento, a Secreta-ria divide o Estado em 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que, com exceção da capi-tal, reúnem vários municípios. As maiores reduções ocorreram em Campo Mourão, com queda de 43,48%; Foz do Iguaçu, 42,86%; Toledo, 30,56%; e Londrina, com redução de 30,36%. Em Curitiba, o número de homicídios caiu 22,16%, e na região metropolitana, 20,43%.

Para o secretário da Segurança

Pública, Cid Vasques, os resulta-dos fazem parte do trabalho per-manente, desenvolvido para inibir os crimes contra a vida, em todo o Estado. As ações incluem pre-venção, monitoramento, trabalho de inteligência, prisões e grandes operações policiais, visando tirar drogas e armas de circulação. “Continuamos o trabalho com reu-niões periódicas com delegados e comandantes de cada Área Inte-grada de Segurança Pública, para entender as situações específicas de cada região, cobrar resultados e acompanhar metas”, afirma.

Em Curitiba, houve registro de 137 homicídios dolosos, de janeiro a março.

Os três bairros que concentram o maior número dessas ocorrên-cias, na capital, são Cidade Indus-trial (26), Tatuquara (20) e Sítio Cercado (14). A CIC e o Sítio Cer-cado são os bairros mais populosos de Curitiba.

RELATÓRIOS – A íntegra das informações está no Relatório Esta-

O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) caiu 9,6% no Paraná, de janeiro a março, na comparação com o mesmo período do ano passado

tístico Criminal – Crimes Relativos à Morte, referente aos três primei-ros meses do ano, produzido pela Coordenadoria de Análise e Pla-nejamento Estratégico (Cape) da Segurança Pública.

A Cape é também o órgão res-ponsável por municiar as polícias Civil e Militar com informações que contribuem para o planejamento e o desenvolvimento de ações que possam inibir a criminalidade.

O relatório contabiliza o número de vítimas, e não de ocorrências criminais, e engloba os crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte.

O documento pode ser con-sultado no site da Secretaria da Segurança Pública, pelo link: www.seguranca.pr.gov.br/arquivos/File/Relatorio_Relativo_Morte_1Tri2013_ok.pdf

Divulgação

Page 12: Correio Notícias - Edição 765

sexta-feira, 17 de maio de 2013 - edição 765B4 editais

Vende-se sítio Municipio de Siqueira Campos Pr

a 2 km da vila operária, casa de alvenaria, galpão com triturador, pastagens formada, tanques e várias nascentes de água,

Falar com Tião Mota,43-9920-7582.

Tel: (43) 99742924

cLASSiFicAdoS

muNicíPio de curiúvAeStAdo do PArANá

RESULTADO DE LICITAÇÃO

Modalidade: Pregão Presencial nº 41/2013

Objeto: Contratação de empresa para a realização de limpeza de fossas do município (prédios públicos).

ADJUTICATÁRIA: AMBIENTAL BR SISTEMAS DE LIMPEZA MANUTENÇÃO E TRANSPORTE LTDA

Valor total global: R$ 33.205,00 (trinta e três mil duzentos e cinco reais).

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

MUNICIPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - ESTADO DO PARANÁ Resumo de Edital nº 42/2013 – Pregão Presencial OBJETO: Aquisição de equipamentos para a implantação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil e para o Sistema de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Conforme informações constantes no Anexo I. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Na Seção de Protocolo até as 08h30min do dia 29/05/2013. ABERTURA: 29 de maio de 2013 – Hora: 09h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 1837. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração. EDITAL COMPLETO: www.doe.siqueiracampos.pr.gov .br.

Siqueira Campos, 16 de maio de 2013. Carlos Henrique de Moraes

Pregoeiro Oficial

muNicíPio de SiqueirA cAmPoSeStAdo do PArANá

DECRETO 987/2013

Convoca a Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, no uso de suas atribuições legais, considerando o Decreto Estadual

n.º 6231, de 16 de outubro de 2012 e a Resolução Normativa nº 14 de 06 de junho de 2012, do Conselho Nacional das

Cidades, decreta:

Art. 1º Fica convocada a Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada na data

de 22 de maio de 2013, sob a coordenação da Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do

Município.

Art. 2º A Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades terá como tema: “Quem muda a cidade

somos nós: Reforma Urbana já!”

Art. 3º A Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades será presidida pelo Prefeito Municipal

FABIANO LOPES BUENO e no seu impedimento, pela Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Art. 4º A Coordenadora da Conferência expedirá resolução, definindo e aprovando o Regimento da Etapa Municipal elabo-

rado pela Comissão Organizadora Municipal.

Parágrafo Único: O regimento disporá sobre a organização e funcionamento da Etapa Preparatória Municipal da 5ª Con-

ferência Nacional das Cidades, inclusive sobre o processo democrático de escolha dos seus delegados, devendo conter

data, local e pauta.

Art. 5º As despesas com a realização da Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades correrão

por conta de recursos orçamentários do próprio Município.

Art. 6º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Siqueira Campos 16 de maio de 2013

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

COMISSÃO PREPARATÓRIA MUNICIPAL

5ª Conferência das Cidades.

NOME SEGMENTO ENTIDADE

TITULARES

Soraya Helena Queiróz Manoel Poder Público Município de Siqueira Campos

Rodrigo Garanhani

Coordenador Adjunto Poder Legislativo Câmara Municipal

Ana Maria do Carmo

Secretária Executiva Movimentos Populares Associação Água do Marfim

Jorge Bento da Silva Trabalhadores Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Hélio da Silva Freitas Queiroz Empresários Associação Comercial e Industrial

SUPLENTES

José Bueno de Carvalho

Poder Público

Município de Siqueira Campos

João Pereira de Lima Poder Público Câmara Municipal

Nelson Luiz Filho Movimentos Populares Associação Água do Marfim

Wilson Pereira da Silva Trabalhadores Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Claudemir dos Santos Empresário Associação Comercial e Industrial