correio notícias - edição 750

12
26 750 Sexta-Feira de Abril de 2013 Começam as aulas do curso de pintura em Arapoti Página 4 Provopar continua com a campanha do agasalho em Siqueira Campos Página 5 Estrutura do Instituto Ambiental do Paraná na região é deficitária Página 8 4º HOMICÍDIO NO ANO Homem é morto a tiros em S.A.Platina Um homem ainda não identificado foi morto com pelo menos dois tiros na noite desta quarta-feira (24), no Jardim São Pedro, em Santo Antônio da Platina. O crime aconteceu na altura do numeral 900 da Rua São Paulo. De acordo com populares e a proprietária do imóvel, a vítima tentava fugir depois de ser alvejado, quando pulou um muro aos fundos da residência e em seguida caiu no corredor. Página 7 Secretário Roman visita Norte Pioneiro e debate Esportes na Amunop O secretário Evandro Rogério Roman está no Norte Pioneiro para visitas a oito município e irá participar de uma reunião da Amunop, de acordo com sua assessoria, ele deve per- correr 418 quilômetros durante os três dias em que estará na região. O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop, Celso Silva, prefeito de Ban- deirantes, prefeitas e prefeitos de 19 municípios que inte- gram a Associação se reúnem hoje (26) com o Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Roman. O encontro deverá definir as regras de aplicação dos projetos do Governo do Estado nesta área. Segundo o presidente da Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeiran- tes, o encontro deverá tratar da realização dos lº Jogos Abertos do Norte do Paraná, o JANPs. Recentemente repre- sentantes da Amunop e Amu- norpi se reuniram para tratar da organização e regulamento dos jogos que serão disputa- dos na mesorregião do Norte Pioneiro. “Esta será a primeira vez que as duas associações se integram para, no esporte se unir e proporcionar mais oportunidades a nossos jovens atletas nas mais diversas modalidades”, afirmou o pre- sidente da Amunop. Além do JANPs, o Secretário deverá apresentar os projetos que a Secretaria tem para este ano e que deverá movimentar a região. São competições que alcançam todos os esportes coletivos e parceiros como a Secretaria de Educação. Atu- almente, o Núcleo Regional de Esportes de Cornélio Procópio tem realizado várias ativida- des, sempre em parceria com os municípios e seus gesto- res de esporte. Roman deverá anunciar novidades para os tradicionais eventos esportivos da região, patrocinando jogos locais, regionais e atletas que se destacam nas mais variadas modalidades olímpicas. Página 3

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 09-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 750

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7501

26 750Sexta-Feira de Abril de 2013

Começam as aulas do curso de pintura

em Arapoti

Página 4

Provopar continua com a campanha do agasalho em

Siqueira Campos

Página 5

Estrutura do Instituto Ambiental do Paraná na

região é deficitária

Página 8

4º HOMICÍDIO NO ANO – Homem é morto a tiros em S.A.Platina

Um homem ainda não identificado foi morto com pelo menos dois tiros na noite desta quarta-feira (24), no Jardim São Pedro, em Santo Antônio da Platina. O crime aconteceu na altura do numeral 900 da Rua São Paulo. De acordo com populares e a proprietária do imóvel, a vítima tentava fugir depois de ser alvejado, quando pulou um muro aos fundos da residência e em seguida caiu no corredor.

Página 7

Secretário Roman visita Norte Pioneiro e debate Esportes na Amunop

O secretário Evandro Rogério Roman está no Norte Pioneiro para visitas a oito município e irá participar de uma reunião da Amunop, de acordo com sua assessoria, ele deve per-correr 418 quilômetros durante os três dias em que estará na região. O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop, Celso Silva, prefeito de Ban-deirantes, prefeitas e prefeitos de 19 municípios que inte-gram a Associação se reúnem hoje (26) com o Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Roman. O encontro deverá definir as regras de aplicação dos projetos do Governo do

Estado nesta área. Segundo o presidente da Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeiran-tes, o encontro deverá tratar da realização dos lº Jogos Abertos do Norte do Paraná, o JANPs. Recentemente repre-sentantes da Amunop e Amu-norpi se reuniram para tratar da organização e regulamento dos jogos que serão disputa-dos na mesorregião do Norte Pioneiro. “Esta será a primeira vez que as duas associações se integram para, no esporte se unir e proporcionar mais oportunidades a nossos jovens atletas nas mais diversas modalidades”, afirmou o pre-sidente da Amunop. Além do

JANPs, o Secretário deverá apresentar os projetos que a Secretaria tem para este ano e que deverá movimentar a região. São competições que alcançam todos os esportes coletivos e parceiros como a Secretaria de Educação. Atu-almente, o Núcleo Regional de Esportes de Cornélio Procópio tem realizado várias ativida-des, sempre em parceria com os municípios e seus gesto-res de esporte. Roman deverá anunciar novidades para os tradicionais eventos esportivos da região, patrocinando jogos locais, regionais e atletas que se destacam nas mais variadas modalidades olímpicas.

Página 3

Page 2: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7502 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RUA DOS ExPEDICIONáRIOS,1525 - CENTROSIQUEIRA CAMPOS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINISTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNISTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreSeNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

Por Dora Kramer

Se o governo é tão popular, tão forte política e eleitoral-mente falando, tão bom, eficiente e detentor do monopólio da justiça social; se a presidente Dilma Rousseff está com a ree-leição garantida, se os pretendentes à Presidência estão, em verdade, jogando para 2018 como se diz por aí, por que cargas d'água emprega toda sua energia, canaliza todos os seus esforços, ocupa todo o seu tempo com artimanhas eleitorais?

O governo não precisaria cometer a irresponsabilidade de abusar de suas prerrogativas para ficar em campanha diuturna-mente, muito menos teria para isso necessidade de flertar com o crime de responsabilidade ao apropriar-se indevidamente da máquina pertencente ao público.

A rigor, não teria razão alguma para a presidente da Repú-blica se expor ao desmentido dos fatos dizendo que não está em campanha porque a governança lhe ocupa todas as horas do dia, todas as semanas do mês, todos os meses do ano.

Tampouco haveria motivo para o secretário-geral da Pre-sidência, Gilberto Carvalho, lançar mão de cinismo em estado sólido dizendo não enxergar oportunismo no projeto que nega a novos partidos as benesses concedidas pela Justiça ao PSD, depois entronizado no altar do governismo.

Segundo Carvalho, trata-se da mais pura defesa da fide-lidade partidária e da moralização do sistema de locação de legendas. Disse também que o Planalto não se envolveu na tramitação do projeto na Câmara.

Isso a despeito das digitais e do registro da voz da minis-tra da Articulação Política, Ideli Salvatti, ao telefone orientando as bancadas para a votação. Mas, se havia alguma dúvida, o fechamento de questão do PT em torno do tema a ser agora examinado pelo Senado cuidou de dissipá-la.

A ordem obviamente veio de cima e com requintes de humi-lhação para os senadores petistas Jorge Viana, Wellington Dias e Paulo Paim, que na véspera haviam denunciado a manobra como casuística e anunciado a disposição de votar a favor da entrada em vigor da regra só depois da eleição de 2014.

O PT está obrigado a votar em bloco. O "enquadramento" escancara a presença da mão de ferro do governo.

Tudo isso para criar obstáculos a possíveis oponentes ofi-cialmente tratados com menosprezo. Por essa visão, Marina Silva é frágil, Eduardo Campos não vai adiante com seus planos e Aécio Neves padecerá dos males da divisão do PSDB.

O que leva tão poderosos chefões a usar tiros de canhão para matar mosquitos? Difícil saber, mas vai ver não os consi-deram tão inofensivos assim, ou talvez seja um caso de ambi-ção desmedida pelo poder eterno.

Mosca azul. O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, nega que tenha aceitado convite para se fil iar ao PMDB e diz que ainda é cedo para se falar em eleição.

Os dirigentes locais do partido, no entanto, asseguram que já está tudo certo para Beltrame ocupar a vaga de vice na chapa do hoje vice-governador Luiz Fernando Pezão, candi-dato à sucessão de Sérgio Cabral Filho.

Se confirmada a entrada do secretário na política, ele terá contrariado as reiteradas afirmações de que jamais poria seu patrimônio de credibilidade a serviço da conquista de votos.

Beltrame, aliás, é (ou era) um ferrenho defensor da tese de que a mistura da motivação política com o trabalho da polí-cia está na origem do caos que vigorou por décadas nos terri-tórios controlados pelo tráfico no Rio.

Erro de pessoa. A construtora detentora de contratos que estão sendo investigados pelo Ministério Público da Costa Rica é a OAS. A Odebrecht, citada erroneamente, não tem negócios naquele país.

Mata mosquitosO vernizPor Luis F. Veríssimo

A dúvida sobre tratar o acu-sado pelas bombas em Boston como cidadão americano, com todos os seus direitos respeitados, ou como "combatente inimigo" jul-gado por um tribunal militar, com direitos restritos e, se condenado, execução garantida, e a proposta de se baixar a idade para a res-ponsabilização penal no Brasil são questões parecidas. Nos dois casos, o que se propõe é um retrocesso, a suspensão de con-quistas da civilização para enfren-tar exigências extremas: no caso americano o combate exemplar ao terrorismo, que não compor-

taria filigranas jurídicas, no nosso caso a evidência de que cada vez mais crimes são cometidos por menores, inimputáveis segundo a legislação. A conclusão nos dois casos é que o processo civi-lizatório que priorizou a proteção dos direitos de todos, inclusive de criminosos, foi uma conquista da retórica dos bons sentimentos, impraticável diante da crua reali-dade. Os casos extremos testam a possibilidade de a razão e de a ponderação conviverem com o embrutecimento geral da espécie, e para enfrentá-los retrocedemos ao tempo em que não havia prote-ção alguma contra a prepotência do Estado ou o erro da justiça.

Quando não retrocedemos ao tempo da reciprocidade bíblica, do olho por olho, de uma atrocidade vingando outra. E o verniz da civi-lização se despedaça.

Nos Estados Unidos, pelo menos em teoria (ou no cinema), todo preso tem direito de saber seus direitos na hora da prisão: de manter-se em silêncio, de não se incriminar e de ter um advo-gado. Principalmente depois dos atentados de 11/9, quando o Bush declarou guerra ao terrorismo mundial, os Estados Unidos têm enfrentado o dilema de serem - na sua própria avaliação - a única nação moral do mundo, obrigada a recorrer a todos os meios para

se defender do terror, inclusive a oficialização mal disfarçada da tortura. Os presos sem direitos em Guantánamo são um embaraço permanente para os americanos e tornam hipócrita a condenação dos presos políticos em Cuba. O que fazer para satisfazer a revolta nacional com o ataque covarde em Boston é outro desafio moral para a justiça americana. Parece que escolheram processar o pri-sioneiro como cidadão do país. Ponto para a civilização, ou o que resta dela.

No Brasil a questão da maio-ridade penal ainda está para ser decidida. Talvez o verniz ainda resista mais um pouco.

Armadilhas para a seleçãoPor Antero Grecco

Esses jogos mequetrefes que inventam para satisfazer patrocinadores ou para trocas políticas só servam para atra-palhar a seleção brasileira. Junta-se um punhado de bons jogadores de uma hora para outra, organiza-se um treino, a moçada vai pro jogo e o que se espera é ver um time pronto. Como isso muitas vezes não acontece, sobram críticas.

O exemplo mais recente foi o amistoso com o Chile, na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte. Duas as jus-tificativas: evento-teste para a Copa das Confederações e oportunidade final para Felipão escolher a lista de convocados para o torneio de logo mais.

Ambas desculpas esfarrapa-das. O Mineirão foi reinaugu-rado com o clássico local, entre Atlético e Cruzeiro, que valeu para perceber os problemas do complexo esportivo, e tenho minhas dúvidas se o treinador pôde avaliar jogadores.

O Brasil topou com um Chile também lado B, mas comba-tivo, enroscou-se em sua falta de entrosamento – o que era mais do que lógico –, desagra-dou aos torcedores, saiu com empate de 2 a 2 e tomou vaias e “olé!”. O público aproveitou a ocasião também para des-carregar sua implicância com Neymar, numa atitude em que todos perdem.

Bem feito. A CBF vende a partida como importante, mídia embarca nessa junto

com a plateia, e daí para oti-mismo falso ou negativo exa-gerado é apenas um passo. Da mesma forma como era enga-nação golear Iraque ou China e acharmos que a seleção estava pronta, da mesma forma é injusto descer a lenha diante dos chilenos. E o público se sentiu no direito de protestar, porque achou que era jogo pra valer. Foi iludido.

O Brasil que se apresentou não é aquele da Copa das Con-federações – uma pena, pois se perdeu chance de testar o time completo (impossível, por não se tratar de data-Fifa) e se exigiu de um grupo de atletas que atuam aqui esforço adi-cional desnecessário. A maio-ria terá compromissos mais sérios, nos estaduais ou na

Libertadores.Está na hora de pararmos

com essas enganações, com essa conversa mole de que todo jogo da seleção é fun-damental. Muitos são descar-táveis e não levam a nada, a não ser a dor de cabeça. São importantes apenas para quem tem os direitos de exi-bi-la aqui, ali e acolá – e nem sempre para Felipão e atletas. No mais, servem para acirrar o baixo-astral e para cobranças exageradas.

Por isso, pra mim, tanto faz se ganhasse, perdesse. E pouco me diz o empate. O Brasil de verdade surgirá na Copa das Confederações. Para o bem ou para o mal. O resto é armadilha, pegadinha. Embarca quem quer.

Page 3: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7503POlÍTICA

EmEnDA O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou ontem (25) que não pretende ins-talar imediatamente comissão especial para analisar Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dá ao Congresso poder de derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).A pro-posta, de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar o ato do tribunal. Se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão, segundo o projeto, será decidida em um plebiscito popular. A proposta também estabelece que, para o STF decla-rar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Atualmente, bastam seis.

QuEDA no DEsEmPrEGoO Brasil é o país que acumula maior redução da taxa de desem-prego desde 2008, segundo dados do Fundo Monetário Inter-nacional (FMI) que abrangem os 42 países que já divulgaram os números de 2012 sobre o mercado de trabalho.No ano em que estourou a crise financeira internacional, 7,9% da população ativa brasileira estava sem emprego; em 2012, essa proporção passou para 5,5%, o que representa uma queda de 30% na taxa.

DEsEnVoLVimEnto O governador Beto Richa afirmou ontem (25) que vai propor uma alteração na resolução 051/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para dispensar do licenciamento ambiental espa-ços de criação de peixes com até 20 mil metros quadrados. Hoje, estão liberados do documento tanques escavados de até 10 mil metros quadrados.

ContinuAnDo O anúncio foi feito durante encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Pinhalão, onde os dois assi-naram protocolos de intenções para que o Estado dê suporte técnico para cerca de 15 mil produtores de pescados das regiões Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais. Eles também conhece-ram a Unidade de Processamento de Pescados, que está em construção e uma unidade de alevinos para distribuição a produ-tores. "Daremos todo apoio para garantir a viabilidade e o melhor proveito deste projeto", afirmou Beto Richa.

LibErAção O governador Beto Richa iniciou ontem (25) a liberação de licita-ções para a instalação de 178 novos sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais do Estado. Atualmente, 237 unidades já estão em construção em todas as regiões do Paraná. Richa autorizou nove obras para comunidades rurais de Jacare-zinho, Wenceslau Braz, Jaboti e Japira, no Norte Pioneiro.

LuPion Abelardo Lupion (DEM) que intermediou a visita do Ministro da Pesca também visitou a unidade de beneficiamento. Na ocasião o deputado destacou ao CN que investir no desenvolvimento é muito importante para região, que tem potencial para crescer principalmente no setor da pesca. “ Trazer recursos para região é obrigação e compromisso com o povo, pois esse investimento representa crescimento”.Comentou

imPosto DE rEnDA A Secretaria da Receita Federal informou que recebeu, até as 16h da ultima quarta-feira (24), 15.323.923 milhões declarações do Imposto de Renda 2013. O número corresponde a cerca de 59% do total de declarações esperadas este ano pelo Fisco.Ou seja, ainda faltam mais de 10,67 milhões de declarações (cerca de 41%) para serem recebidas, uma vez que a Receita espera receber mais de 26 milhões de documentos neste ano, um recorde em relação aos anos anteriores.O prazo começou em 1º de março e termina na próxima terça-feira (30).

“Há muito ouro e muitas pedras preciosas; mas falar com conheci-mento, isso, sim, é uma joia de valor”. Provérbios 20:15

Secretário Roman visita Norte Pioneiro e debate

Esportes na Amunop

De Cornélio Procópiobetty GoisAssessoria

O secretário Evandro Rogério Roman está no Norte Pioneiro para visitas a oito município e irá parti-cipar de uma reunião da Amunop, de acordo com sua assessoria, ele deve percorrer 418 quilômetros durante os três dias em que estará na região.

O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeirantes, prefeitas e prefeitos de 19 municípios que integram a Associação se reúnem hoje (26) com o Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Roman. O encon-tro deverá definir as regras de apli-cação dos projetos do Governo do Estado nesta área.

Segundo o presidente da Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeirantes, o encontro deverá tratar da realização dos lº Jogos Abertos do Norte do Paraná, o JANPs. Recentemente represen-tantes da Amunop e Amunorpi se reuniram para tratar da organiza-ção e regulamento dos jogos que serão disputados na mesorregião do Norte Pioneiro. “Esta será a pri-meira vez que as duas associações se integram para, no esporte se unir e proporcionar mais oportunidades a nossos jovens atletas nas mais diversas modalidades”, afirmou o presidente da Amunop.

Além do JANPs, o Secretário deverá apresentar os projetos que a Secretaria tem para este ano e que deverá movimentar a região. São competições que alcançam todos os esportes coletivos e parceiros como a Secretaria de Educação.

Atualmente, o Núcleo Regional de Esportes de Cornélio Procópio tem realizado várias atividades, sempre em parceria com os municípios e seus gestores de esporte. Roman deverá anunciar novidades para os tradicionais eventos esportivos da região, patrocinando jogos locais, regionais e atletas que se desta-cam nas mais variadas modalida-des olímpicas.

“Nós temos um potencial muito grande na nossa região que precisa do incentivo do governo e da Secre-taria de Esportes. Patrocinados, estes atletas poderão ser os repre-sentantes do Brasil em competições importantes, como as Olimpíadas que vem por ai”, observou Celso Silva. Na pauta do encontro desta sexta feira, o SESI – Serviço Social da Industria vai apresentar o programas Nós podemos Paraná, Educação a Distancia, Consultoria para Inclusão da Pessoa com Defi-ciência. A Universidade Estadual de Maringá também participa do encontro e deverá apresentar pro-jetos na área Ambiental e resíduos Sólidos Urbanos.

A segunda reunião ordinária da Amunop terá ainda a participação da Fomentos do Paraná, que apre-senta os programas e produtos da área pública e privada. O Parque Tecnológico da Universidade Tec-nológica Federal de Cornélio Procó-pio também será apresentado aos prefeitos da Amunop. De acordo com o presidente da Amunop, Celso Silva, o projeto deverá ser implantado nos próximos anos e a participação da região será fun-damental. Questões relacionadas com o SAMU – Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência na região também serão debatidos com os

Divulgação

o presidente da amunop celso silva

prefeitos. A reunião começa às 10 horas, no anfiteatro da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O secretário Evandro Rogério Roman também esteve na quarta-feira (24) em Ribeirão Claro com o prefeito Geraldo Maurício Araújo para visitar os projetos de Canoa-gem e Skate às 14h00, visitou Jaca-rezinho e encerrou com o prefeito João Mattar Olivato em Cambará.

Na quinta-feira (25) pela manhã Roman visitou Santa Amélia, almo-

çou com o prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz e às 15h00 participou de uma reunião em Cornélio Procópio na UENP com os gestores esporti-vos do 3º Escritório Regional do Esporte.

Hoje (26) o secretário ainda cumpre agenda em Bandeiran-tes em um almoço com o prefeito Celso Benedito da Silva e às 14h00 ele visita o Tiro de Guerra e se encerra às 16h00 com uma visita a Itambaracá.

a reunião da amunop será realizada na Universidade tecnológica Federal do paraná, em cornélio procópio

Page 4: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7504 regIONAl

AB NOTÍCIAS PARANÁÁrEAs rEGuLAriZADAs

Duas áreas somando 68 mil metros quadrados do Porto de Antonina, litoral do estado, que não constavam no inventário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, foi regula-rizada. As duas áreas pertencem agora oficialmente ao Estado do Paraná. Os terrenos, que antes pertenciam ao Banestado, haviam sido comprados em 1987, porém apenas um contrato de compra e venda provava a negociação.

EstrADA boiADEirAA região Noroeste do estado está comemorando a continuidade das obras da Estrada Boiadeira. Já incluída no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – o asfaltamento da estrada chegou até a cidade de Cruzeiro do Oeste, na rodovia PR -323. Com previsão para termino em 2016 a revitalização, cujo inves-timento gira em torno de 279,1 milhões de reais, segue agora para o trecho entre o município e Serra Dourada.

VAGAs no iFPrMais de quatro mil vagas para o segundo semestre estão sendo oferecidas pelo Instituto Federal do Paraná, IFPR. As inscrições vão até o dia 10 de maio pela internet. As vagas são para os cursos técnicos à distância de Agente Comunitário, com 2.280 vagas, 1240 para Transações Imobiliárias e 560 para Hospe-dagem. Para mais informações acesse o site www.ifpr.edu.br

LuLuZinHAA história de Luluzinha, personagem conhecida dos quadrinhos e dos desenhos animados, será republicada em uma tiragem limitada. O livro contém suas primeiras tirinhas, datadas da década de 40 e 50 e é uma comemoração aos mais de setenta anos da personagem. Além dos quadrinhos, a edição traz também dados e curiosidades sobre a história de Luluzinha e sua turma,

CAmPAnHA Do AGAsALHoMais de 13 mil pessoas deverão ser atendidas pela Campanha do Agasalho 2013 em Ponta Grossa. A campanha já começou, e aguarda a doação para cumprir a meta de arrecadar cerca de 100 mil peças este ano. As doações podem ser feitas até o dia 23 de julho nos 120 pontos de arrecadação espalhados pela cidade. No ano passado a campanha conseguiu arrecadar mais de 104 mil agasalhos, quase dois mil cobertores e 74 colchões.

FEirA DE LiVrosCom o intuito de incentivar o hábito da leitura, acontece neste sábado em Guarapuava a feira do livro integrante do projeto Vamos Ler. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura do município, o evento ocorre no Calçadão da xV, em frente a Praça 9 de Dezembro. Entre as 9h e o 12h p local será tomado por apresentações musicais, recitais de poesia e contação de história.

rEFErÊnCiA nA PisCiCuLturAA região do município de Toledo, oeste do estado, se destaca na produção de peixes. Durante a semana a cidade recebeu a coordenadora nacional de Pesca e Aqüicultura do Sebrae, Newman Costa, a gerente de agronegócio do Sebrae em Bra-sília e mais 15 produtores para estudar o desenvolvimento da piscicultura na região. A intenção é tentar levar ao Distrito Federal as técnicas utilizadas pelos produtores locais.

CArnE E CÂnCErDe acordo com pesquisa publicada na revista Nature Medicine o consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de doen-ças cardiovasculares. Isso porque o metabolismo da substância L-carinitina, nutriente da carne vermelha, pelas bactérias do intestino facilita o acumulo de gordura nas paredes arteriais. A substância pode ser encontrada também em energéticos e até em forma de suplemento alimentar. Seu uso controlado auxilia na perda de peso, porém em excesso é prejudicial à saúde.

oCuPE o PAssEioFortalecendo o movimento Ocupe o Passeio, campanha que visa a reocupação e revitalização do Passeio Público, em Curi-tiba, acontece neste sábado no local a “Vinada Cultural”. Sob organização do jornal Gazeta do Povo, dez cachorros quen-tes, indicados por leitores do jornal, serão vendidos pelo preço único de 6 reais, dos quais 1 real será revertido para a Associa-ção dos Amigos do Hospital de Clínicas. Além dos cachorros-quentes o evento contará com apresentações e com a 1ª regata de pedalinhos.

ProJoVEmAtendo cerca de 30 alunos, a Agência do Trabalhador da cidade de Entre Rios do Oeste, região oeste do estado, começou nesta semana as aulas dos cursos de Administração e Serviços Pes-soais. O curso é realizado através do programa Projovem Tra-balhador, do Governo Federal. O projeto tem como objetivo promover a qualificação profissional, oferecendo formação e alternativas de renda para jovens de 18 a 29 anos.

Arapoti marca presença no 9º Encontro de Educadores

De ArapotiAssessoria

Diretoras e coordenadoras do ensino municipal de Arapoti esti-veram presentes no 9º Encontro de Educadores, promovido pela Martimaq, em Maringá. O evento tem por finalidade incentivar o desenvolvimento pessoal e profis-sional dos educadores da região, e reuniu cerca de 1300 profissio-

nais de 80 municípios.A atração principal do Encon-

tro foi a palestra com o renomado escritor Augusto Cury. Com o tema “Formando Pensadores”, Cury falou sobre a importância do pensar e agir na educação, da estimulação da criação entre os alunos. Camila Cury, filha do escri-tor, fez uma fala sobre a Metodo-logia da Escola da Inteligência, que aborda o desenvolvimento

das funções mais complexas da inteligência e da promoção da saúde emocional nas instituições de ensino.

O também escritor Jairo de Paula ministrou uma palestra motivacional, falando sobre o sonho e o desafio de ser educa-dor. “Foi uma oportunidade ímpar poder assistir e estar tão próximo de profissionais tão importantes”, coloca Sônia Aparecida da Silva,

responsável pela educação básica 1ª fase em Arapoti.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, expe-riências parecidas poderão ser trazidas para os professores. “Pre-cisamos investir não só em capa-citação profissional, mas também no lado humano dos responsáveis pela educação de nossas crianças e jovens”, complementa a vice--prefeita Rosi Rogenski.

de acordo com a secretaria Municipal de educação, experiências parecidas poderão ser trazidas para os professores

Divulgação

Começam as aulas do curso de pintura

De ArapotiAssessoria

Desenvolvido pelo Departa-mento de Cultura, o curso de pin-tura “Uma Arte Sem Limites” teve início no último dia 23 em Calóge-ras e ontem (24) em Arapoti. Em aula inaugural, as 40 alunas pude-ram conhecer alguns dos materiais que serão utilizados e escolher o

desenho do primeiro quadro que pintarão.

“Muitas podem olhar as pintu-ras e imaginar que não vão conse-guir fazer igual. Mas conseguem, sim. Aqui elas aprendem as téc-nicas certas e no final o trabalho fica lindo”, comenta a professora Lucinéia Simão de Araújo.

As tintas e pincéis utilizados no decorrer do curso serão custeados

pela Prefeitura, ficando por conta das alunas somente as telas que usarão. As aulas serão ministra-das no Centro de Convivência em Calógeras e no Antigo Casarão, em Arapoti.

A vice-prefeita, Rosi Rogenski, acredita que o curso é uma forma do município incentivar a cultura. “Assim elas [as alunas] podem ter um contato mais direto com a

arte e estimular a criatividade, sem contar que é uma ótima terapia ocupacional”, complementa.

Ao final do curso, a prefeitura doará uma tela para cada partici-pante, que será pintada e devol-vida ao município, como forma de contrapartida. Os quadros pintados pela turma do ano passado podem ser vistos nos corredores do Centro Administrativo Municipal.

Muitas podem olhar as pinturas e imaginar que não vão conseguir fazer igual

Divulgação

Page 5: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7505lOCAl

Provopar continua com a campanha do agasalho em Siqueira Campos

Segundo a presidente do órgão em Siqueira Campos, Luciane Cristina da Luz Bueno, a maioria das doações até o momento é de agasalhos. Porém, a instituição

tem necessidade de doação de cobertoresDe siqueira CamposCamila Consulin

O Programa Voluntariado Paranaense (Provopar) de Siqueira Campos, prorrogou a Campanha do Agasalho 2013. De acordo com a presidente do Pro-vopar e primeira dama, Luciane Cristina da Luz Bueno, a campa-nha que estava prevista para ter-minar na última sexta-feira (19), se estenderá até o final do ano. “Vamos manter a sede do Provo-par em funcionamento o ano todo, pois ainda estamos recebendo várias doações”, ressaltou.

Segundo Luciane as roupas serão doadas através de um cadastro feito pelas agentes comunitárias do Programa Saúde da Família a partir de junho. “As

assistentes sociais e também as agentes comunitárias estão pas-sando de casa em casa para fazer este cadastro, com isso sabere-mos qual a real necessidade de cada família”, explicou a presi-dente.

Nas fichas irá conter o número de pessoas na casa, sexo e tamanho. Segundo a agente de saúde, Cibele Ribeiro, o objetivo das fichas cadastrais é avaliar as necessidades dos cidadãos siqueirenses. “A família que não for visitada pelo agente comunitá-rio pode se dirigir até a sede do Provopar para preencher a ficha”, informou Cibele.

O Provopar de Siqueira Campos já recebeu cerca 12 mil peças do Provopar Estadual. “Recebemos várias doações,

porém ainda não tivemos tempo para terminar a contagem. Além disso, todo os dias recebemos doações”, disse Luciane.

Porém, os estoques de cober-tores do Provopar estão baixos, segundo a presidente. “No momento estamos precisando de cobertores, pois só com agasa-lhos não será possível se proteger do frio”.

O Provopar também precisa de voluntários para separar as doações recebidas, de acordo com Luciane professoras estão ajudando na separação.

As doações podem ser leva-das diretamente na instituição, que fica na rua Minas Gerais, na antiga Panificadora Velasque. O atendimento do Provopar é feito das 8h às 12h e das 13h às 18h.

a agente de saúde, cibele ribeiro; assistente social, adriele de sá; psicóloga, Helene Queiroz; a assistente social, Xênia Quiqueto e a presidente do provopar, luciane cristina da luz Bueno

Fotos: Camila Consulin

o ProVoPAr VAi Até VoCÊPara aqueles que não têm disponibilidades de levar as doações na sede do Provopar, a ins-

tituição disponibiliza de assistentes sociais e agentes comunitários para buscar até a residência. Para isso basta ligar no telefone (43) 3571-2370 ou nos celulares (43) 9173-1425 (Vivo) ou no (43) 9807-2988 (Tim).

ProVoPAr EstADuAL

Por inspiração da Primeira Dama Nice Braga o Decreto n° 2.194 de 15 de abril de 1980 instituiu o PROVOPAR - Programa do Voluntariado Paranaense, vinculado à Secretaria da Saúde e Bem--Estar Social.

Em 17 de junho de 1983, tendo como Presidente a Primeira Dama Arlete Richa, o PROVO-PAR/PR foi desvinculado do Estado e passou a atuar em parceria com a sociedade civil e órgãos governamentais, colocando em prática programas de natureza social através de ações de caráter emergencial, mediante políticas compensatórias e de caráter estrutural e apoio aos projetos de geração de renda.

A atual Diretoria tem se preocupado em viabilizar programas e ações que possibilitem a melho-ria da qualidade de vida da população com baixo índice de desenvolvimento humano, com aprovei-tamento das habilidades e potencialidades locais, promovendo a inclusão social.

Ao mesmo tempo em que ações sócio educativas que levam orientações, prevenção e cidada-nia são desenvolvidas através de vários projetos. O atendimento emergencial é realizado com o resultado das campanhas de arrecadação de doações em parceria com empresas e a sociedade civil. Com essas doações também são atendidas as situações deflagradas de calamidade pública.

de acordo com luciane, o provopar de siqueira campos já recebeu mais de 12 mil peças de roupa

secretária do provopar, Marlene pereira Velasque; presidente do provopar municipal, luciane e a chefe da divisão de assuntos da Família, Vera lúcia da luz

Page 6: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7506 eSPOrTeS

Secretário de Esportes visita Jacarezinho e elogia trabalhos na áreaDe JacarezinhoAssessoria

O Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, visitou o município de Jacarezinho no final da tarde desta quarta-feira, 24. Ele foi recebido pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, o vice-prefeito José Carlos Molini, o vice-reitor da Universi-dade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior e funcionários do Poder Executivo.

“Estamos resgatando as ativi-dades esportivas em nossa cidade. Queremos avançar em todas as áreas”, comenta o prefeito. Dr. Sérgio ainda destacou que já soli-citou melhorias para o Ginásio de Esportes ao governador Beto Richa, a cidade está no cenário estadual com a participação do Campeonato Paranaense – Taça Bronze, além da Corrida Rústica de 2 de abril e as atividades das escolinhas municipais.Ao todo são cinco modalidades diferentes para as crianças e adolescentes que pretendem praticar um esporte.

O Secretário de Esportes des-tacou que são importantes as ati-vidades esportivas e que a cidade

vem evoluindo na área. “Estamos projetando o Programa Segundo Tempo Modalidade e Jacarezinho deverá ser a sede que atenderá 12 municípios. Além disto, também queremos intensificar a prática do atletismo”, argumenta Evandro Roman.

JoGos AbErtosUma forma de integrar o Norte

Novo e Pioneiro é o principal obje-tivo com a organização dos Jogos Abertos do Norte do Paraná. O município de Jacarezinho já confir-mou sua participação com mais 21 cidades até o momento (de 46 que compõem a área).

Segundo o chefe do Núcleo Regional de Esportes de Corné-lio Procópio, Aureliano Silva, um calendário esportivo para este ano já está sendo concluído pela Secretaria de Esportes do Paraná, que deverá bancar todas as com-petições. Ele explicou que elas deverão reunir milhares de atletas em várias modalidades e eventos. Todas as despesas com arbitra-gem, premiação, uniformes para as equipes inscritas, kit treinamento para equipe, material esportivo para o evento e alimentação serão custeados pelo Estado. Uma forma de integrar o norte novo e pioneiro é o principal objetivo com a organização dos jogos abertos do norte do paraná.a

Divulgação

Encerra hoje a I Copa Municipal de Futebol Society

de Wenceslau Braz

De Wenceslau brazCamila Consulin

Encerra hoje (25), a I Copa Municipal de Futebol Society de Wenceslau Braz. O campeo-nato é promovido pela secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (Semelt), através do secretário Altivo Heleno Dias, e de diretor de esportes, Michael

Inácio dos Santos, em parceria com o “Fantástico Mundo da Bola”.

O evento teve participação de oito equipes e terá a final rea-lizada entre as equipes do Auto Posto Ferreira, contra o time do Porto, às 20h30.

“Encontramos no antigo campo sintético, agora sob nova direção, mais uma parce-

ria viável. O local que possui restaurante, vestiários e um belíssimo campo, nos possibi-litou realizar mais um brilhante evento esportivo”, ressaltou o diretor de esportes e coordena-dor do evento, Santos.

Toda a equipe do Semelt, convida a população para pres-tigiar a grande final da a I Copa Municipal de Futebol Society.

o campeonato é promovido pela secretaria Municipal de esportes, lazer e turismo (semelt)

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7507POlICIAl

4º HOMICÍDIO NO ANO – Homem é morto a tiros em S.A.Platina

De santo Antônio da PlatinaLuiz Guilherme

Um homem ainda não identi-ficado foi morto com pelo menos dois tiros na noite desta quarta-feira (24), no Jardim São Pedro, em Santo Antônio da Platina.

O crime aconteceu na altura do numeral 900 da Rua São Paulo. De acordo com popula-res e a proprietária do imóvel, a vítima tentava fugir depois de ser alvejado, quando pulou um muro aos fundos da residência e em seguida caiu no corredor.

Socorristas do Corpo de Bombeiros e do SAMU se deslo-caram para o atendimento, mas o homem já estava morto.

Uma mulher chegou ao local e contou aos policiais que a vítima estava hospedada em sua casa fazia poucos dias. “Ele contou que era de Dourados--MS, local onde também residi com minha família, e me sensibi-lizei. Mas nem sei o nome dele. Apenas arrumei o local para ele ficar por uns dias”, contou.

Várias equipes da Polícia Militar, sob comando do coro-nel Antônio Carlos de Morais, participaram da ocorrência e iniciaram ainda no local as dili-gências para tentar desvendar o crime.

A Polícia Civil esteve no local e constatou que ao menos

dois tiros acertaram a vítima no pescoço e no braço direito.

O corpo foi encaminhado para o IML de Jacarezinho.

O crime na noite desta quar-ta-feira aumenta para quatro

o número de homicídios regis-trado neste ano no município.

pelo menos dois tiros acertaram a vítima; no pescoço e no braço

Divulgação

Bombeiros comunitários recebem aulas de Combate

à Incêndio em Siqueira Campos

De siqueira Camposbetty Gois

Durante essa semana os alunos do Curso de Formação de Agentes da Defesa Civil que está sendo realizado em Siqueira Campos, tiveram aulas teóricas e práticas de Combate a Incêndio, comunicação (utilização do rádio) e Educação Física.

Ontem (24) à tarde os alunos sob instrução do subtenente Manoel Correa Lima Filho tiveram uma parte prática de combate a incêndio sem fogo. Hoje (25) eles irão fazer combate a incêndio com fogo às margens da PR-092.

Os 15 alunos terão 50 horas/

aula de combate a incêndio com o subtenente Correa, 20 horas/aula de Educação Física e 15 horas/aula de Comunicação com o tenente Angelino. As aulas acon-tecem das 7h30 às 11h50 e das 13h30 às 17h00 e devem ser con-cluídas em duas semanas e meia na ASE (Associação Siqueirense de Ensino), quartel da Defesa Civil, Praça e dependências do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e imediações do Ginásio de Esportes Raulino Ceccon.

De acordo com o subtenente Correa na semana que vem os alunos terão aulas práticas de emergências envolvendo produ-

tos perigosos, incêndio ambiental e controle com extintores. O ins-trutor falou à reportagem do CN que essas aulas são para que os agentes possam conhecer formas de propagação, condução e com-posição do fogo, além de métodos de extinção do fogo, como apagar e extinguir, e as classes de incên-dio. Na prática aplicada ontem os alunos puderam aprender o fun-cionamento da bomba de água no caminhão e como armar e desar-mar linhas.

O cabo Marco Antonio Bro-dowski esteve no local para acom-panhar os alunos e dar apoio ao instrutor e subtenente Correa nas aulas.

alunos aprendem técnicas de combate a incêndio

Betty Gois

PM de Cornélio Procópio tira traficante de circulação

O homem de 22 anos que estava em uma mototentou ludibriar a equipe de policiais

De Cornélio Procópiobetty Gois

A equipe da Polícia Militar pertencente a Sede do 18º BPM, em Cornélio Procópio, prendeu na quarta-feira (24) às 22h15 um motociclista de 22 anos na Vila Nova.

A viatura policial fazia rondas quando policiais abordaram um

casal em uma motocicleta.O condutor da moto tentou ludi-

briar os policiais militares, dando nome falso, mas a equipe da PM verificou e constatou que havia contra o homem um Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Santa Izabel do Ivaí-Pr, pelo crime de tráfico de drogas.

O homem tentava encon-trar abrigo para se esconder em

Cornélio Procópio, já que havia o Mandado de Prisão contra ele em outro município.

De acordo com informa-ções da Seção de Comunicação Social do 18º BPM, da 2ª Tenente Amanda e do Soldado Contardi, após descoberto, o homem con-fessou quem realmente era e foi encaminhado para devido proce-dimento legal.

Polícia Militar prende mulher traficante de drogas em

Cornélio ProcópioA mulher de 18 anos foi presa após comprar drogas

para revender em Uraí

De Cornélio Procópiobetty Gois

A equipe de Policiais Militares do 18º BPM em Cornélio Procópio prendeu em flagrante uma mulher de 18anos na quarta-feira (24) por volta de 16h00 na Avenida Fran-cisco Lacerda Jr. (saída para Uraí).

A ação foi possível através de serviço de informação e monitora-mento. Com a mulher conhecida apenas por Tatiane foi encon-trado dois tabletes pequenos de maconha pesando 0,082 gramas (oitenta e duas gramas), além de outra pequena porção da mesma droga escondida sob o sutiã,

conforme constatado em revista pessoal feita por policial feminina, minutos depois na 11ª SDP.

Tatiana é moradora na cidade vizinha de Uraí e já teve passa-gens pelo mesmo crime. Quando adolescente ela já comprava drogas em Cornélio Procópio e ou região e revendia em Uraí.

a droga foi encontrada pela pM com a mulher de 18 anos

Polícia Militar

Page 8: Correio Notícias - Edição 750

SEXTA-FEIRA, 26 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7508 gerAl

Estrutura do IAP na região é deficitáriaPresidente do órgão diz que haverá concurso para contratação de novos funcionários

De Jacarezinhomauricio reale

Com apenas dois fiscais atu-ando pelo escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Jacarezinho para atender a 23 municípios da região, o órgão deixa de atender a diversas denúncias de supostos crimes ambientais.

Segundo a assessoria do instituto, a situação não é muito diferente nos outros escritórios regionais. Desde 1990 – dois antes da fundação do órgão – não é realizado um concurso para a admissão de novos funcionários. Atualmente o instituto conta com 560 funcionários em todo o Estado. A assessoria também informou que mais 250 funcionários deverão ser contratados por meio de um con-curso que será realizado nos próxi-mos meses. A estrutura do órgão é composta por 21 escritórios regio-nais.

Sexta-feira, 26, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato, participará da 5ª reunião ordiná-ria da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), em Ibaiti, às 9 horas. Entre as

ações que serão anunciadas por ele estão o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a lei que permitirá a descentralização da fiscalização ambiental - que dará aos muni-cípios autonomia para fiscalizar delitos ambientais -, o inventário florestal e o lançamento do pro-grama Parque Escola. Mossato também anunciará diversos inves-timentos nos escritórios regionais para aquisição de novos equipa-mentos e veículos.

Mossato revela que mais de 530 mil imóveis rurais precisam ser cadastrados no Estado. Ele também adianta que o cadastra-mento vai começar depois do lan-çamento nacional do programa, que será feito pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A preocupação do governo do Estado é garantir crédito e beneficio aos proprietários rurais. Segundo o presidente, com o cadastro homologado os proprie-tários terão acesso à crédito e a outros benefícios, inclusive do governo do Estado. Por isso ele considera importante que os pro-dutores se cadastrem o quanto antes. Mossato vai anunciar investimentos no órgão

Ta no Site

Page 9: Correio Notícias - Edição 750

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - edição 750B1Paraná

Lei de Execução Penal é debatida em Curitiba

Paraná Aen

A primeira Audiência Pública no Paraná para colher sugestões de alterações na Lei de Execução Penal foi realizada nesta quinta-feira (25), em Curitiba, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). Com participantes de várias instituições ligadas à área, o evento foi proposto pela secre-tária da Justiça, Cidadania e Direi-tos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, que integra a Comissão de Juristas convocada pelo Senado Federal para debater e fazer as modificações consideradas neces-sárias na lei. O trabalho deve estar concluído em 60 dias.

As sugestões serão apresen-tadas pela secretária Maria Tereza nesta sexta-feira (26), em Brasí-lia, na primeira reunião oficial da Comissão de Juristas convocada pelo Senado.

A secretária explicou que a ideia da comissão é promover uma discussão crítica sobre a Lei de Execução Penal e a atualização de alguns dispositivos, já que a lei ori-ginal é considerada avançada, com alguns pontos previstos que ainda nem foram colocados em prática. O jurista paranaense René Dotti, um dos integrantes do grupo que elaborou a original Lei de Execução Penal, promulgada em 1984, presi-diu a audiência realizada na Curi-tiba.O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, participou da aber-tura da audiência e destacou a importância dos trabalhos da Sec-cional Paraná da OAB relacionados à lei. Como exemplos, Breda citou o projeto OAB Cidadania, que neste ano completa 15 anos, e a Comis-

são de Direitos Humanos, que tem atuação significativa nessa área, e a Comissão de Advocacia Criminal, também sensível à Lei de Execução Penal.

“O encarceramento massivo que assistimos no Brasil nos últimos 20 anos precisa de uma reforma urgente. Hoje, o principal crime é o tráfico de drogas e o índice de rein-cidência é alto. Entendemos que a finalidade da pena é a ressocializa-ção.

Se abandonarmos este con-ceito, tiramos a dignidade moral e física da pessoa”, comentou Breda. Ele também lembrou que apesar da lei prever um regime especial pra prisão cautelar, atualmente, na prá-tica, não existe esta diferenciação.

SUGESTÕES - A secretária Maria Tereza defende a adoção de um sistema completo de informa-ções sobre os detentos e o sistema prisional para elaboração de diag-nósticos críticos e a publicialização para a sociedade sobre o sistema prisional.

Maria Tereza diz que é neces-sário tornar obrigatória a inclusão do número do RG de todos os presos para alimentar um sis-tema de informações que está em desenvolvimento pela secretaria e a Celepar. O Objetivo é gerar diag-nósticos sobre a real situação de cada detento e dos estabelecimen-tos prisionais.

Outra sugestão da secretária é realizar uma pesquisa a respeito da quantidade de droga apreen-dida quando uma pessoa é presa e buscar alterações neste aspecto junto ao Conselho Nacional de Polí-ticas sobre Drogas.

Maria Tereza explica que o trá-fico de drogas é o principal crime

motivo de prisões. Homicídios e latrocínios não estão entre os cinco principais crimes relacionados pelo sistema nacional de informações penitenciárias. Por isso, o foco é alterar também questões relativas ao crime de tráfico de drogas.

Outras sugestões de alteração apresentadas na audiência foram a desjudicialização da remissão da pena e a simplificação na progres-são do regime como, por exemplo, tornar pós-requisito com prazo

estabelecido, e não pré-requisito, a apresentação de comprovante de residência e promessa de tra-balho para o preso se beneficiar do regime de progressão de pena; classificar o preso quando ele entra no sistema prisional; valorizar o res-socializador que atua no sistema e adequar a arquitetura das unidades para ressocialização dos detentos, além de criar mecanismos na lei para agendar o início do cumpri-mento da pena quando for período

do indulto de natal.O advogado René Dotti sugeriu

fortalecer os Conselhos da Comu-nidade para promover a cidadania, conforme prevê o artigo 4º da Lei de Execução Penal. “A população não pode ser estimulada a odiar o preso”, disse o jurista. Estive-ram presentes na audiência os juízes Eduardo Fagundes e Moacir Antonio Dala Costa, das Varas de Execuções Penais de Curitiba; a procuradora do município e conse-

lheira da OAB/PR Marilena Winter; a conselheira e presidente da Comissão de Estabelecimentos Pri-sionais da Seccional, Lúcia Maria Beloni Correa Dias; o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná ,Dálio Zippin Filho, e o diretor do Departamento de Execução Penal, Maurício Kuhene, além de repre-sentantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Poder Legis-lativo, advogados, servidores esta-duais, municipais e conselheiros.

Divulgação

Governo do Paraná construirá 70 novas escolas e metade já está em obras

Paraná Aen

Governo do Paraná cons-truirá 70 novas escolas em várias regiões do Estado. Metade deste pacote já está em obras. Somente em 2013 o governo está investido R$ 500 milhões em infraestru-tura. São construções, reformas, ampliações de unidades e implan-tações de quadras esportivas nas escolas da rede estadual.

Além das escolas já em exe-cução, outras 35 estão com recur-sos assegurados e as licitações sairão no decorrer do ano. Entre 2011 e 2012 foram entregues outras 24 unidades novas.

“É um processo de moderni-zação da estrutura das escolas, mais adequadas para estudantes e professores.

As obras estão nas regiões que mais precisam desses equi-pamentos. Além de melhorar a estrutura, as obras permitem ampliar o número de turmas e ainda expandir a educação inte-gral”, diz o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

Uma das novas escolas em construção fica no distrito de Agro-cafeeira, no município de Mate-lândia. O novo prédio do Colégio Estadual Rui Barbosa atenderá aproximadamente mil alunos.

O prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, explica que a escola vai ficar mais perto dos estudantes e o município econo-mizará com transporte escolar. “O distrito fica distante da escola atual. Solucionar isso era uma promessa deixada pela gestão passada. O governador Beto

Richa assumiu o compromisso e cumpriu”, disse Menoncin.

A espera pela obra é confir-mada pela diretora do colégio Rui Barbosa, Ineide Erecina Gasparin. “Todos por aqui aguardamos essa nova escola há mais de 9 anos. O impacto na qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos será

enorme”, avalia Ineide. A nova unidade começa a funcionar no segundo semestre deste ano.

Em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, alunos do Colégio Estadual Geraldina da Mota estudam no novo prédio desde o começo do bimestre. Faltam apenas alguns detalhes na

quadra esportiva para finalizar por completo a nova unidade. A comuni-dade aguardava a obra desde 2006.

Ainda no primeiro semestre do ano começará em Cantagalo, região Centro-Sul, a construção de uma nova escola, na Vila Caçula, para atender 1,6 mil estudantes nos três turnos do dia.

A nova unidade terá 14 salas, laboratórios e refeitório. O investi-mento de R$ 5 milhões ajudará a desafogar a demanda do Colégio Estadual Olavo Bilac.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – Das novas escolas em construção, 12 são Centros de Educação Pro-fissional.

Cada um deles terá capacidade para até 1,2 mil alunos. Outras seis novas unidades voltadas ao ensino profissionalizantes serão licitadas. “Investir e ampliar o ensino pro-fissionalizante é um dos grandes compromissos que assumimos e que também estamos cumprindo”, destaca Arns.

Divulgação

Page 10: Correio Notícias - Edição 750

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - edição 750B2 editais

Classificados Vende-se sítio

Municipio de Siqueira Campos Pra 2 km da vila operária, casa de alvenaria, galpão com triturador, pastagens formada, tanques e várias nascentes de água, falar com Tião Mota, 43-9920-7582.

Tel: (43) 99742924

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS - ESTADO DO PARANÁ

Resumo de Edital nº 32/2013 – Pregão Presencial OBJETO: Contratação de empresa especializada para instalação e manutenção de equipamentos a fim de viabilizar a implantação do Programa Cidade Digital. Conforme especificações contidas no Anexo I. RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Na Seção de Protocolo até as 08h30min do dia 09/05/2013. ABERTURA: 09 de maio de 2013 – Hora: 09h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro da Fonseca nº 1837. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração. EDITAL COMPLETO: www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br.

Siqueira Campos, 25 de abril de 2013. Carlos Henrique de Moraes

Pregoeiro Oficial

CÂMARA MUNICIPALSiqueira Campos - Estado doP araná

CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS

DISPENSA DE LICITAÇÃO N° 003/2013

TERMO DE RATIFICAÇÃO

Ratifico a Dispensa de Licitação nO003/2013, nos seguintes termos:

CONTRATANTE: CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS.CONTRATADA: WEBLlNE SOFTWARE LTOAOBJETO: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DA CÂMARA

f_ " MUNICIPAL, INTEGRADO COM PÁGINA NA INTERNET, SISTEMA PROFISSIONAL"-" DE BACKUP E TRANSMISSÃO DE SESSÕES.

VALOR: R$ 6.700,00FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 24, Inciso 11da Lei Federal n.o 8.666/93.

Siqueira Campos 4 de abril de 2013

MARCOS APRE

Page 11: Correio Notícias - Edição 750

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - edição 750B3editais

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

LEI nº 831/2013

Súmula: Reestrutura o Conselho Tutelar de Siqueira Campos, criado pela Lei Municipal nº 029/95 e dá outras provi-

dências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL,

SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. O Conselho Tutelar criado pela Lei Municipal nº 029/95 de 31 de outubro de 1995, atendendo

às diretrizes do inciso I do artigo 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Lei nº 12.696/2012, fica rees-

truturado nos termos desta lei, tendo seu regime jurídico fundado no Título V do Livro II do Estatuto da Criança e do

Adolescente.

Art. 2º. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, integrante da administração pública muni-

cipal, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, ficando

vinculado ao Departamento de Assistência Social para fins de execução orçamentária, sem subordinação hierárquica

ou funcional com o Poder Executivo Municipal.

Art. 3º. Os Conselheiros Tutelares serão eleitos por voto direto, secreto, universal e facultativo dos cida-

dãos com domicílio eleitoral no Município de Siqueira Campos, em eleição realizada sob a coordenação e responsabi-

lidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e fiscalização do Ministério Público.

Art. 4º. O Conselho Tutelar será composto por 5 (cinco) membros com mandato de 4 (quatro) anos, per-

mitida uma reeleição.

Parágrafo Único. Para cada conselheiro haverá 2 (dois) suplentes.

DOS REQUISITOS

Art. 5º. A candidatura à função de Conselheiro Tutelar será individual.

Art. 6º. São requisitos para candidatar-se a membro do Conselho Tutelar:

I – reconhecida idoneidade moral;

II – idade superior a 21 anos;

III – residir no Município de Siqueira Campos há mais de 4 (quatro) anos;

IV – estar em gozo de seus direitos políticos;

V – apresentar, no momento da inscrição, certificado de conclusão de curso equivalente ao ensino funda-

mental;

VI – não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro tutelar, nos 5 (cinco) anos ante-

cedentes à eleição;

Art. 7º. Da decisão que considerar não preenchidos os requisitos da candidatura cabe recurso, dirigido ao

CMDCA, a ser apresentado no prazo de 3 (três) dias úteis da publicação da lista.

Art. 8º. A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de

outra função pública e/ou privada.

Art. 9º. O candidato que for membro do CMDCA deverá pedir seu afastamento no ato da aceitação da sua

inscrição no certame.

Art. 10. A pessoa jurídica que tiver seu trabalhador eleito para compor o Conselho Tutelar e decidir por

liberá-lo para o exercício da função com garantia de emprego, cargo ou função, mantendo usa remuneração ou a

diferença entre esta e a de Conselheiro Tutelar, será agraciada pelo CMDCA com diploma de relevantes serviços

prestados à causa da criança e do adolescente, em cerimônia especialmente designada para este fim.

Art. 11. O servidor municipal que for eleito para o Conselho Tutelar poderá optar entre receber os venci-

mentos da função pública de conselheiro ou o valor total de seus vencimentos como servidor, ficando-lhe garantido:

I – o retorno no cargo, emprego ou função que exercia, com o término ou a perda de seu mandato;

II – a contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

Parágrafo único. Caso o candidato eleito exerça cargo em comissão ou de assessoria política em qual-

quer esfera do Poder Público, deverá ser exonerado para assumir a função de Conselheiro Tutelar.

DOS CONSELHEIROS TUTELARES

Art. 12. Ficam mantidas as 5 (cinco) vagas criadas para serem preenchidas para o exercício da função de

confiança popular, denominadas Conselheiros Tutelares, eleitos por voto universal e facultativo, na forma da lei.

Art. 13. Os conselheiros tutelares eleitos exercerão função pública relevante e serão nomeados por ato do

Chefe do Poder Executivo Municipal e exonerados ao final de seus mandatos ou nos casos previstos em lei.

Art. 14. O subsídio dos membros do Conselho Tutelar fica fixado em R$ 950,00 (novecentos e cinquenta

reais) mensais, a ser reajustado anualmente, a partir de 2014, na mesma época e percentual em que for concedido o

reajuste aos servidores públicos municipais.

§1º. Serão assegurados aos conselheiros tutelares os seguintes direitos:

Cobertura previdenciária;

Gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 a mais do valor da remuneração mensal;

Licença-maternidade;

Licença-paternidade;

Gratificação natalina.

Art. 15. Os conselheiros tutelares poderão solicitar do Poder Público assessoria jurídica e terapêutica para

auxiliá-los no desempenho de suas funções.

Parágrafo único. Caso o Conselho Tutelar identifique a necessidade de assessoria específica por tempo

determinado, não previsto no caput deste artigo, poderá solicitá-la indicando demanda e período junto ao Executivo.

DA CONVOCAÇÃO DOS SUPLENTES

Art. 16. Convocar-se-ão os suplentes de conselheiros tutelares nos seguintes casos:

I – quando as licenças ou férias que fazem jus os titulares excederem 30 (trinta) dias;

II - no caso de morte ou renúncia do Conselheiro titular;

III – no caso de perda do mandato.

§1º. O suplente de conselheiro tutelar receberá a remuneração e os direitos decorrentes do exercício da

função, quando substituir o titular do Conselho nas hipóteses previstas nos incisos deste artigo.

§2º. A convocação do suplente obedecerá estritamente à ordem de classificação resultante da eleição.

DO CONTROLE, FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO

INTERNA DO CONSELHO TUTELAR

Art. 17. O controle, o funcionamento e a organização interna do Conselho Tutelar obedecerão ao Regi-

mento Interno, respeitados os ditames desta lei e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Art. 18. O regimento interno do Conselho deve ser elaborado por todos os conselheiros eleitos para a

função, juntamente com CMDCA, observando o contido no parágrafo único deste artigo e no artigo 21, desta lei.

Parágrafo único. O regimento interno será elaborado até 60 (sessenta) dias da data da posse dos conse-

lheiros e, depois de aprovado pelo CMDCA, será publicado na forma da lei municipal pelo Departamento de Assistên-

cia Social até 30 (trinta) dias do protocolo do mesmo.

Art. 19. O regimento deverá observar o conteúdo desta lei, prevendo ainda:

I - O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá funcionar em sede própria, de segunda a

sexta-feira das 08:00 às 11:30 hs. e das 13:00 às 17:00 hs. sendo que das 11:30 hs. às 13:00 hs. e das 17:00 às 08:00

hs do dia seguinte, deverá ser designado um Conselheiro plantonista.

II- O plantão noturno inicia-se às 17:00 hs. de um dia e prorroga-se até as 08:00 hs. do dia seguinte e será prestado

pelo Conselheiro que houver efetuado o atendimento matutino, de conformidade com a escala a que se refere o

parágrafo anterior.

III - Durante os finais de semana, compreendendo-se sábados e domingos, o plantão será de 24 horas, a ser pres-

tado de acordo com a escala a ser feita pelos conselheiros.

IV- Durante os plantões noturnos e de finais de semana o Conselheiro plantonista deverá permanecer em sua

residência, à disposição do Conselho Tutelar.

VII- É permitida a permuta de horário entre os Conselheiros, desde que justificada.

VIII -O Conselheiro perderá a remuneração referente aos dias em que faltar, sem justificativas.

IX – O veículo destinado ao uso nas diligências realizadas pelos conselheiros deverá permanecer na sede do Con-

selho Tutelar durante o horário de expediente, ficando o plantonista, responsável pelo veículo durante o plantão,

podendo o mesmo ficar em sua residência, não sendo permitido o uso em atividades particulares dos conselheiros.

X – As decisões colegiadas devem ser proferidas em reuniões que não prejudiquem o previsto no inciso I deste

artigo;

XI – criação, organização e funcionamento de uma Comissão de Ética, constituída na forma do art. 22 seguinte,

visando instaurar e proceder sindicância por cometimento de falta ético-disciplinar praticada por conselheiro tutelar

no exercício de sua função;

XII– prever normas de condutas éticas, deveres dos Conselheiros, faltas disciplinares e respectivas sanções dis-

ciplinares;

XIII– prever as regras procedimentais e processuais gerais para trâmite do processo disciplinar, observando direitos

constitucionais, princípios gerais de direito, bem como o que consta nesta lei;

Parágrafo único. O coordenador do Conselho terá somente 1 (um) mandato determinado, garantindo-se

a igualdade e o rodízio no tempo de coordenação para todos os membros do Conselho.

DO PROCESSO DISCIPLINAR

Art. 20. O processo disciplinar será instaurado mediante representação de qualquer autoridade ou cida-

dão.

§ 1º. A representação, para ser admitida, deverá ser apresentada por escrito com fundamentação e

indicação de provas e de testemunhas com seus respectivos endereços.

§ 2º. O processo disciplinar tramitará em sigilo, até o seu término, permitindo o acesso às partes e seus

defensores.

Art. 21. Constitui infração disciplinar:

I – usar de sua função para benefício próprio;

II – romper o sigilo em relação aos casos analisados pelos Conselheiros Tutelares;

III – deixar de comparecer no horário de trabalho estabelecido sem justificativa;

IV – recusar-se a prestar atendimento;

V – exercer outra atividade incompatível com a dedicação exclusiva;

VI – exceder-se no exercício da função de modo a exorbitar sua competência, abusando da autoridade

que lhe foi conferida.

Art. 22. Constatada a infração, a Comissão de Ética, que será constituída por 4 (quatro) membros,

sendo 2 (dois) representantes do Conselho Tutelar, e 02 (dois) representantes do Conselho Municipal dos Direitos

da Criança e do Adolescente, deverá, após o devido processo de sindicância, elaborar um Relatório Final sugerindo

ao Plenário do CMDCA a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – advertência;

II – suspensão não remunerada;

III – perda da função.

Parágrafo único. O conselheiro tutelar nomeado para a Comissão de Ética, sob pena de impedimento ou

suspeição, não poderá ter participado dos fatos apurados e, na hipótese de todos os conselheiros serem impedidos

ou suspeitos para participar da Comissão de Ética, a vaga remanescente deverá ser preenchida por outro conse-

lheiro efetivo do CMDCA.

Art. 23. A advertência será aplicada no caso de violação das proibições constantes nos incisos I, II e III

do artigo 21.

Art. 24. A suspensão não remunerada será aplicada:

I – em reincidência, específica ou não, das faltas punidas com advertência;

II – no caso de violação das proibições constantes nos incisos IV, V e VI do artigo 21.

Art. 25. A perda da função será aplicada:

I – em reincidência, específica ou não, das faltas punidas com suspensão não remunerada;

II – em decorrência de condenação transitada em julgado por crime ou contravenção que seja incompa-

tível com o exercício de sua função.

Parágrafo único. Também perderá a função pública de conselheiro tutelar aquele que demonstrar falta

de aptidão psicológica para o exercício, garantindo-lhe a ampla defesa e o contraditório.

Art. 26. Na sindicância cabe à Comissão de Ética assegurar o exercício do contraditório e da ampla

defesa do Conselheiro Tutelar.

Art. 27. O processo de sindicância deve ser concluído em 60 (sessenta) dias após sua instauração salvo

impedimento justificado.

Art. 28. Instaurada a sindicância, o indiciado será notificado, previamente, da data em que será ouvido

pela Comissão de Ética.

Parágrafo único. O não comparecimento injustificado não impedirá continuidade da sindicância, deven-

do ser-lhe nomeado defensor.

Art. 29. Após a oitiva do indiciado, o mesmo terá 3 (três) dias para apresentar sua defesa prévia, sendo-

lhe facultada consulta aos autos.

Parágrafo único. Na defesa prévia devem ser anexados documentos, as provas produzidas, bem como

indicado o número de testemunhas a serem ouvidas, no máximo 3 (três) por fato imputado.

Art. 30. Serão ouvidas em primeiro lugar as testemunhas de acusação, posteriormente, as de defesa.

Parágrafo único. As testemunhas de defesa comparecerão independentemente de intimação e a falta

injustificada das mesmas não obstará o prosseguimento da instrução.

Art. 31. Concluída a fase instrutória, dar-se-á vista dos autos á defesa para as alegações finais, no prazo

de 10 (dez) dias.

Art. 32. Apresentadas as alegações finais, a Comissão de Ética terá 15 (quinze) dias para findar a sindi-

cância, elaborando um Relatório Final. Parágrafo único. Na hipótese de arquivamento só poderá ser aberta

nova sindicância sobre o mesmo fato se o arquivamento tiver ocorrido por falta de provas, expressamente manifes-

tado na conclusão da Comissão de Ética.

Art. 33. Da decisão que aplicar a penalidade haverá reexame necessário pelo Chefe do Poder Executi-

vo.

Parágrafo único. O conselheiro indiciado poderá interpor recurso fundamentado, devendo apresentá-lo

em 15 (quinze) dias, a contar de sua intimação pessoal ou de seu procurador, da decisão da Comissão de Ética.

Art. 34. Caso a denúncia do fato apurado tenha sido encaminhada por particular, quando da conclusão

dos trabalhos o denunciante deve ser cientificado da decisão da Comissão de Ética.

Art. 35. Concluída a sindicância pela incidência de uma das hipóteses previstas nos artigos 228 a 258 da

Lei Federal nº 8.069/90, os autos serão remetidos imediatamente ao Ministério Público, sem prejuízo das sanções

administrativas cabíveis.

FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO

Art. 36. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA oferecerá um curso de capacita-

ção básico inicial para os conselheiros tutelares titulares e suplentes.

Page 12: Correio Notícias - Edição 750

sexta-feira, 26 de abril de 2013 - edição 750B4 editais

Art. 37. O CMDCA, em convênio com entidades e universidades, manterá um programa de formação

continuada para aprimoramento da atuação dos conselheiros tutelares.

Art. 38. Para participação no programa de formação continuada, bem como palestras, reuniões, seminá-

rios, conferências, cursos e outros, os Conselheiros deverão montar uma programação de forma a não interromperem

o atendimento no Conselho Tutelar.

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 39. Será garantido aos Conselheiros Tutelares o suporte administrativo necessário ao seu funcionamento, utili-

zando espaço físico, equipamentos e funcionários do Poder Público.

Art. 40. A primeira eleição a ser realizada na vigência desta lei poderá ocorrer no prazo máximo de até 6 (seis) meses

a partir de sua promulgação.

Parágrafo único. Excepcionalmente, os atuais mandatos dos Conselheiros Tutelares poderão ser prorrogados pelo

mesmo prazo previsto no caput deste artigo.

Art. 41. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 25 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

Fã grava vídeo e diz que passou a noite com Bruno Gissoni

Ao lado da mãe, Thor vai ao fórum depor sobre

morte de ciclista

FamososPop

De acordo com informações divulgadas pela coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", uma jovem não identificada teria gra-vado um vídeo para provar que dormiu com Bruno Gissoni.

As imagens teriam sido feitas na manhã seguinte de uma noite

de amor, durante uma passagem do ator por Belo Horizonte.

Sem divulgar a filmagem na íntegra, a publicação reproduziu duas imagens da suposa grava-ção. Em uma delas, o galã de "Flor do Caribe" aparece dormindo pro-fundamente e, a segunda, seria do reflexo da autora do vídeo, que filmou a si mesma com a ajuda de um espelho.

Procurada pelo periódico, a assessoria de imprensa de Gis-soni afirma que as imagens foram feitas por uma fã que invadiu o quarto de hotel do astro depois de um amigo ter esquecido a porta aberta.

A atriz Yanna Lavigne, namo-rada do rapaz, já teria visto as cenas e tudo continua bem no relacionamento.

FamososPop

Ao lado da mãe, Luma de Oli-veira, Thor Batista, filho do empre-sário Eike Batista, foi ao Fórum de Duque de Caxias, Baixada Flumi-nense, nesta quinta-feira, dia 25, depor sobre a morte de um ciclista atropelado por ele na Rodovia Washington Luís, em março de

2012.Thor, que responde ao pro-

cesso de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), faltou ao interrogatório, no mês passado. Na ocasião, os advogados de defesa afirma-ram que o jovem necessitava de repouso e que o acidente exigia um novo laudo.

A Justiça do Rio acatou ao

pedido e afastou o perito criminal responsável pelo laudo, que ates-tou que Thor estava a 135 km/h no momento da colisão, onde a velo-cidade máxima permitida é de 110 km/h. A segunda perícia apontou que a velocidade não teria ultra-passado os 115 km/h.

Também foi revogada a medida cautelar que suspendia a carteira de habilitação de Thor.

Sem divulgar a filmagem na íntegra, a publicação reproduziu duas imagens da suposa gravação

pop

pop

Gwyneth Paltrow diz que não haverá um "Homem de Ferro 4"

CinemaPop

"Eu não acho que haverá [`Homem de Ferro 4`]. Acho que já terminamos com `Homem de Ferro`", disse, sem pudores, Gwy-neth Paltrow, a Pepper Potts, em entrevista ao Bleeding Cool. A afir-mação da atriz é um banho de água fria para os fãs, especialmente por conta das declarações de Robert Downey Jr., que diz pensar em largar a franquia, mas ainda precisa ser confirmada. Até que a Disney/Marvel faça um anúncio oficial, não dá para tratar com certeza. E, mesmo se for o caso, nada impede que o Homem de Ferro apareça em outros filmes, especialmente inte-grando os Vingadores.Em "Homem de Ferro 3", Robert Downey Jr. volta como Tony Stark; Gwyneth Paltrow como Pepper Potts e Don Cheadle como Rhodey, agora já como Máquina de

Combate. Scarlett Johansson não volta ao papel de Viúva Negra. As novidades no elenco são Ben Kingsley, Guy Pearce, Rebecca Hall, Wang Xueqi e James Badge Dale. Kin-gsley vive O Mandarim, enquanto Pearce será um dos criadores da tecnologia Extremis e Xueqi vive um

cientista velho amigo de Stark, que lhe oferece uma ajuda com a Extremis.O roteiro do pró-ximo "Homem de Ferro" foi escrito por Drew Pierce, o mesmo de "Sherlock Holmes: O Jogo das Som-bras". A direção é de Shanne Black.

Acho que já terminamos com `Homem de Ferro`", disse, sem pudores, Gwyneth Paltrow, a Pepper Potts, em entrevista