correio notícias - edição 741

12
SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2013 - EDIÇÃO 740 1 Prefeitura de Siqueira Campos entrega equipamentos nesta segunda-feira Página 5 Campeonatos patrocinados pela Pro Tork começam com recorde de pilotos Página 6 Beto Richa lança três programas de apoio aos municípios Página 4 Vereadores de Curiúva elegem nova mesa diretora Página 3 Ação conjunta das Polícias Civil e Militar prende jovens por furto e receptação em Siqueira Campos Na última quinta-feira (11), em trabalho conjunto das Polí- cias Civil e Militar de Siqueira Campos, foram presos Carlos Henrique Alves, conhecido por Caíque, e André Felipe Carvalho de Azevedo, conhecido como Goiano, por furto e receptação de um televisor 42 polegadas, dois notebooks, um aparelho de DVD e um receptor Sky. Caíque escalou uma sacada e subtraiu os objetos da casa de vítima, em seguida combinou com Goiano que receptou as mercadorias logo em seguida, pagando R$ 600,00 por todos eles. No entanto, o Chevette cor bege que pertence a Goiano chamou a atenção dos vizinhos, e com essa informação a Polícia começou as investigações. Página 7 Cerca de dois mil alunos assistem espetáculo circense em Wenceslau Braz Página 4 Funcionários municipais de Jacarezinho passam por capacitação Página 5 Abril

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 02-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 741

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7401

Prefeitura de Siqueira Campos entrega equipamentos nesta segunda-feira

Página 5

Campeonatos patrocinados pela Pro Tork começam com recorde de pilotos

Página 6

Beto Richa lança três programas de apoio

aos municípios

Página 4

Vereadores deCuriúva elegem nova

mesa diretora

Página 3

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar prende jovens por furto e receptação em Siqueira Campos

Na última quinta-feira (11), em trabalho conjunto das Polí-cias Civil e Militar de Siqueira Campos, foram presos Carlos Henrique Alves, conhecido por Caíque, e André Felipe Carvalho de Azevedo, conhecido como Goiano, por furto e receptação de um televisor 42 polegadas, dois notebooks, um aparelho de DVD e um receptor Sky. Caíque escalou uma sacada e subtraiu os objetos da casa de vítima, em seguida combinou com Goiano que receptou as mercadorias logo em seguida, pagando R$ 600,00 por todos eles. No entanto, o Chevette cor bege que pertence a Goiano chamou a atenção dos vizinhos, e com essa informação a Polícia começou as investigações. Página 7

Cerca de dois mil alunos assistem espetáculo circense

em Wenceslau Braz

Página 4

Funcionários municipais de Jacarezinho passam

por capacitaçãoPágina 5

Abril

Page 2: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7402 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

joRnALíSTIcA coRREIo do noRTE S/c LTdAcnpj: 07.117.234/0001-62RuA DoS ExPEDICIoNáRIoS,1525 - CENTRoSIQuEIRA CAMPoS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCoNET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

A cidade que sonhei...

A cidade que outros sonharam antes de mim...A cidade que muitos sonham...A cidade que sonhamos juntos!Como seria a cidade ideal de se viver, cuidar da família, trabalhar, passear com os filhos? Será uma cidade de ruas pavimentadas ou esburacadas? De povo educado, comprometido, solidário? De emprego para todos e moradia também? De ambiente cuidado,

praças limpas, opções de lazer? De acessibilidade, de direitos res-peitados, de comunicação transpa-rente? Pois é, as respostas e a realidade desse sonho dependem de cada um de nós, porque as responsabili-dades têm que ser divididas, com-partilhadas... Não podemos depositar nosso futuro nas mãos de outras pes-soas, mesmo quando essas pes-soas são nossos representantes legais. Temos que participar do

crescimento e do direcionamento do nosso município, isso é dever de cada um, um dever intransfe-rível. E é isso que a Conferencia Nacional das Cidades espera de cada um de nós: PARTICIPAÇÃo!!! Discutir e identificar os problemas que são nossos, que fazem parte do nosso dia a dia. Planejar o futuro, pensando no bem estar de cada um, na mobilidade, no direito de ir e vir, nas condições dignas de saneamento, em moradia para todos, cultura, educação, espor-

tes, lazer... Condições essenciais, básicas e que não são de acesso a todos.o tema da Conferência é bem claro: Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana Já! Por isso nossa participação é fundamental, precisamos juntos promover um desenvolvimento justo e susten-tável para nossa cidade. Nossa cidade é feita de pessoas, por pes-soas e para pessoas e somente essas podem promover as mudan-ças no rumo do nosso destino.

CRESCE COMÉRCIO

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística, IBGE, o comércio do Paraná obteve o melhor desempenho entre os estados da região sul e sudeste. o estado fechou o mês de fevereiro com uma taxa de crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi definida pelos setores de motocicletas e peças, artigos farmacêuticos e de perfumaria e material de construção.

PAC2 NO PARANÁ

Das 8.948 obras planejadas para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), 520 são no Paraná. Para a realização dos projetos, o estado angariou aproximadamente 34,4 milhões de reais. A maioria do recurso será investida na reformulação das linhas de transmissão de energia, na reforma da Arena da Baixada e na construção de plataformas de petróleo no Estaleiro de Pontal do Paraná.

NOVA INDÚSTRIA

A cidade de Arapoti, região dos Campos Gerais, logo contará com mais de 1700 vagas diretas e indiretas de emprego. Em 18 meses uma nova unidade industrial da Capal Cooperativa Agroindustrial deverá entrar em funcionamento. A fábrica, que terá uma capacidade de produção de 120 toneladas por hora, terá um investimento de cerca de 60 milhões de reais.

REALIDADE EM LIVRO

Para contar a história de uma das mais importantes publica-ções nacionais, a revista Realidade, o jornalista Mylton Seve-riano lança o livro “Realidade – História de uma Revista Que Virou Lenda”. Severiano participou da revista desde sua primeira edição, em 1966, até seu fechamento, em 1968, pouco antes de a ditadura militar lançar o AI5, que limitava as publicações de toda imprensa.

PARQUE DAS ÁGUAS

Conforme divulgado pelo Jornal do oeste, o Parque Temático das águas de Toledo, fechado desde dia 30 do mês passado, deverá passar por uma reforma. um dos principais problemas de estrutura do parque tem sido os vazamentos nas piscinas. o local, funcionando desde de 2009, costuma receber mais de 600 pessoas por dia na alta temporada.

GILBERTO GIL

o auditório Guairão, do Teatro Guaíra, em Curitiba, recebe no dia 4 de maio o musico Gilberto Gil. Em única apresentação, Gil traz o show “Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo” acompa-nhado pela orquestra Sinfônica da Bahia. No repertório de quase duas horas encontram-se clássicos como “Eu Vim da Bahia”, “Domingo no Parque” e “Expresso 2222”.

CENTRO INTEGRADO

Está prevista para maio a inauguração do centro integrado Sesc/Senac na cidade de Ivaiporã, norte do estado. As contratações dos 56 profissionais, entre eles professores, orientadores e pes-soas para o serviço administrativo, já começaram. A obra contou com um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais e atenderá toda a região do município.

SOJA E PULMÃO

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Clinical oncoly, a soja pode aumentar a estimativa de vida de mulheres vitimas de câncer de pulmão. o estudo, realizado em parceria da Vanderbilt university Medical Center com o Shanghai Cancer Institute, avaliou por três 444 mulheres com a doença e consta-tou que aquelas que consumiam o alimento com mais frequência vivem em média 11% a mais que as outras.

RODEIO FEST

A cidade de Assai, norte pioneiro do estado, realiza, em come-moração aos seus 81 anos de emancipação política, a Rodeio Fest. organizada pela Associação Comunitária de Desenvolvi-mento Cultural e Artístico de Assai, a festa segue até o dia 4 de maio. A programação é vasta, conta com o baile da rainha, prova de laço, e também com shows de grandes duplas como Gino & Geno e Mato Grosso e Matias.

ARTE NO HOSPITAL

o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, recebeu uma fundação dos Estados unidos. A Foundation for Hospita-lar Art – Fundação de Arte Hospitalar – se dedica a amenizar o ambiente hospitalar com obras coloridas como murais e telhas, feitas por voluntários e com participação dos próprios pacientes. o projeto da fundação conta com mais de 500 mil voluntários no mundo todo e já atendeu mais de 2 mil hospitais.

AB NOTÍCIAS PARANÁ

Fim de cicloCelso Ming

o ciclo de desaperto mone-tário do governo Dilma produziu, desde agosto de 2011, uma baixa nos juros básicos de 5,25 pontos porcentuais ao ano, de 12,50% para 7,25% ao ano, mas não con-seguiu nem empurrar o PIB nem conter a inflação.

Em outras palavras, essa polí-tica monetária relativamente mais frouxa não se mostrou compatível com um quadro geral que inclui (1) uma política fiscal (gastos do governo federal) também frouxa, que, somente em desonerações tributárias, perderá R$ 70 bilhões neste ano; (2) um mercado de tra-balho excessivamente aquecido, que puxa os reajustes salariais e, portanto, os custos das empresas, para acima do aumento da produ-tividade do trabalho; e (3) a pouco mudada propensão da economia a corrigir todos os preços pela infla-

ção passada (realimentação da inflação).

Mais do que isso, a tolerân-cia com que o governo Dilma e o Banco Central trataram até aqui a inflação acirrou os desequilí-brios e as distorções da econo-mia. o outro preço importante do dinheiro, o da moeda estran-geira, por exemplo, também está sendo corroído pela inflação. E o que conta, a gente sabe, não é o câmbio nominal; é, sim, o câmbio real (descontada a inflação).

o Banco Central perdeu credi-bilidade nos últimos 18 meses e já não se mostra capaz de conduzir, como antes, as expectativas dos marcadores de preços - o que é limitação grave quando o sistema em vigor é o de metas de inflação. Não é verdade que a última pala-vra sobre juros é dada pelo Banco Central, como vem sendo dito rei-teradas vezes por algumas auto-ridades. Não foi assim até aqui.

Até certos desmentidos do Banco Central são feitos por encomenda superior. As projeções sobre a evolução do IPCA têm sido comu-nicadas "por baixo", como se o Banco Central não se dispusesse a ver as coisas com as formas e as cores que realmente têm. ou então, como se não se dispu-sesse a repassar à sociedade e às forças do mercado as formas e as cores que de fato vê.

Parece claro que o impacto da inflação ganhou decisiva dimensão política, especialmente quando se leva em conta que o governo Dilma será tanto mais cobrado quanto mais se aproxi-marem as eleições de 2014.

De todo modo, essa nova dimensão política da inflação pode ser a chave da mudança da pos-tura do Banco Central. Até agora, limitou-se a comunicar certo des-conforto com a alta de preços e a manter uma atitude de cautela em

relação a ela.A partir do que pode ser afe-

rido a partir dos comunicados do Banco Central, os planos eram de não mexer nos juros no dia 17 (segundo dia da próxima reunião do Copom) e deixar para agir, se fosse o caso, só dia 29 de maio. Mas, dada a cobrança da socie-dade, fica difícil não acionar o contra-ataque já em abril. De mais a mais, se é para soltar a corda da guilhotina, por que não agora? Se não por outra razão, pelo menos para obter um resultado mais rápido...

É bom ter em conta que, mesmo se vier essa pancada nos juros, as causas da inflação não estarão sendo atacadas. o melhor que o governo poderia fazer seria puxar o breque nas contas públi-cas, sem medo de derrubar ainda mais o PIB, e concentrar os esfor-ços nos investimentos em infraes-trutura.

SábAdo, 13 1

Page 3: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7403POlÍTICA

ENTREGA DEEQUIPAMENTOS

Na segunda-feira (15) o prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bí do PSB, vai entregar veículos sim-bolicamente para a comunidade. Ao todo serão dez equipamen-tos, entre eles estão dois ônibus bi-articulado para o transporte coletivo, um ônibus que irá para a saúde e veículos, e outros equipamentos como distribuidor de calcários. Resumindo, o pre-feito Bí e sua equipe vai fazer uma boa festa na segunda-feira.

CORRESPONDêNCIAAumentou a responsabilidade dos vereadores de Siqueira Campos, em solucionar o pro-blema da permuta dos terrenos para a construção do posto de saúde pois chegou essa semana uma correspondência do governo perguntando o porque da demora da documentação e se o municí-pio tinha perdido o interesse em construir o posto. Resumindo é hora de deixar a vaidade de lado e trabalhar para o povo siquei-rense.

ARTICULAçÃODepois dos últimos impasses no legislativo siqueirense com um ou outro vereador o executivo nomeou um intermediador para melhorar a relação entre os dois poderes. Ao que tudo indica Jean Carlos Rocha, será o homem de ligação entre os vereadores e a prefeitura. a iniciativa pode melhorar a relação entre os dois poderes, principalmente no esclarecimento dos projetos, que às vezes por falta de uma pessoa para fazer a parte política e tirar as dúvidas tem gente que acha até “pêlo em ovos”, ou melhor, tem que explicar nos mínimos detalhes.

FIRME NA SAÚDEEssa semana circulou um infor-mação falsa que o secretário de saúde Siqueira Campos, o Alcione Fernando, estaria dei-xando a pasta. Mas segundo Fernando o boato plantado por alguns opositores seu, lhe deu mais força junto com o prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bí que vem apoiando a suas atitudes dentro do departamento de saúde.

CAPACITAçÃO DE SAÚDE MENTAL

o Consórcio Público Intermunici-pal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNoRPI), através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), sediado em Jacarezinho, e em parceria com a 19ª Regional de Saúde realizaram nesta semana uma capacitação de Saúde Mental. o projeto reuniu enfer-meiros e agentes comunitários dos 22 municípios que fazem parte do Consórcio. A abertura contou com o diretor executivo do CISNoRPI, Alfredo Franco Ayub, e a coordena-dora de Saúde Mental, Cláudia Mazza. Realizaram palestras durante o dia Márcia Rahuan (psicóloga), Janaina Albuquer-que Marques Pinto (Terapeuta ocupacional) e Sibéli Cristina de Lima (Enfermeira).

COM REFIS,COM DESCONTO DE ATÉ 90% EM MULTAS E

JUROS DE IPTUCom a abertura do Refis pela Secretaria de Finanças da pre-feitura de Ribeirão Claro, mora-dores com débitos vencidos do Imposto Predial e Territorial urbano (IPTu) tem a possibili-dade de quitar as pendências com o município. A solicitação tem que ser feita no Departa-mento de Tributação até o dia 22 desse mês.São elegíveis para o programa proprietários de imóveis com imposto vencido até o dia 31 de dezembro de 2012. Para paga-mento a vista, serão abatidos 90% das multas e juros. Também existe a opção de parcelamento

do valor com desconto entre 20 e 75%.IPTu 2013, os carnês do IPTu para o ano de 2013 já estão sendo distribuídos e a previsão é que cheguem a todos os pro-prietários de imóveis até o dia 19 desse mês. os pagamentos começam a ser feitos no dia 30.

GOVERNO ADOTARÁ AS MEDIDAS NECESSÁRIAS

PARA CONTER A INFLAçÃOo ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou ontem (12) que o governo federal não per-mitirá o aumento da inflação no país, mesmo que medidas con-sideradas impopulares sejam necessárias. “Elevamos os juros em 2010, época de eleições”, lembrou. “Combater a inflação sempre será uma prioridade”, acrescentou. Mantega disse que para conter a alta de preços poderão ser implementados vários tipos de medidas e que a elevação da taxa de juros seria apenas uma delas. “Mas isso só se o Copom [Comitê de Política Monetária], se o Banco Central [BC] considerar conveniente” declarou. Ele destacou que a tomada de decisão sobre juros cabe apenas ao BC. “Cada um faz a sua parte, mas eu não sei o que vai acontecer com os juros, nem quero saber.”

POSTOS DE SAÚDE INICIAM NA PRóxIMA SEMANA VACI-

NAçÃO CONTRA GRIPECerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam segunda-feira (15) a campanha de vaci-nação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pes-soas que integram os chamados grupos prioritários – as gestan-tes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população car-cerária e os doentes crônicos. Este ano, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. outra novidade é que pacientes com doenças crôni-cas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

NORTE-AMERICANOS DIzEM QUE VACINA CONTRA H7N9 LEVARÁ MESES PARA SER

DESENVOLVIDAEspecialistas norte-americano disseram que o desenvolvi-mento de uma vacina contra o vírus da gripe aviária deno-minado H7N9 pode demorar meses. o vírus é apontado como o responsável por dez mortes no Leste da China. As autoridades chinesas estão em alerta, pois há a confirmação de 38 casos de infecção. Vacinas anterio-res contra vírus semelhantes tiveram resultados pouco efe-tivos, segundo especialistas da Divisão de Gripes do Centro de Controle e Prevenção de Doen-ças dos Estados unidos. Há três dias, a organização Mun-dial da Saúde (oMS) admitiu a possibilidade de o novo vírus ser transmissível entre pessoas de uma mesma família. o por-ta-voz da organização, Gre-gory Hartl, disse que há alguns casos suspeitos, embora não confirmados, de transmissão muito limitada entre mem-bros da mesma família. os pacientes contaminados apre-sentam quadro de pneumo-nia com febre, tosse e falta de ar. De acordo com Hartl, a oMS investiga as causas e a contaminação da doença, em parceria com as autorida-des chinesas. Segundo ele, os exames feitos em poucos deram negativo para a doença, por isso a decisão é concentrar os esforços “nos mercados de aves".

Vereadores de Curiúva elegem nova mesa diretora

De Curiúva Claudilino Santos

Provocado por um mandato de segurança impetrado pelo vereador José Manoel Gabriel Bueno (PTB) a Câmara de Curiúva escolheu nova mesa diretora na semana passada. o vereador Dudu como é conhecido o hoje primeiro secretário da casa acredita que a justiça foi feita, já que a eleição realizada em primeiro de janeiro contrariava a lei orgânica do Município e o regimento interno da câmara que previa novo pleito em caso de empate entre os postulan-tes aos cargos da mesa diretora.

A Juíza da Comarca de Curi-úva, Karine Pereti de Lima Antunes julgou procedente,no dia primeiro de Abril , o Mandado de Segurança impetrado pelo vereador Dudu pedindo a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curiúva, realizada no primeiro dia de 2013.

No pedido a Justiça o vereador, argumentou que, após o empate ocorrido na eleição para o presi-dente, deveria ser realizado nova eleição, e não automaticamente ser eleito o vereador Antônio Carlos Piazentin dos Santos (PMDB) por ser mais velho que o vereador João Valcelir(PT), com quem empatou em quatro votos. A solicitação foi baseada no Regimento Interno do legislativo. De acordo também com a Lei orgânica do Município, deve-ria ter sido realizada no dia seguinte à sessão de instalação, ou seja, no dia dois de janeiro.

o Prazo para o vereador Toni-nho Sosseda recorrer da decisão da Justiça local vence na segunda feira (15) mas, o ex presidente em entrevistas concedidas a imprensa regional afirmou que não recorreria acolhendo a decisão do magistrado no mandato de segurança impe-trado pelo vereador Dudu.

Nova Mesa diretora

o poder legislativo de Curi-úva realizou sessão extraordinária na noite de quinta-feira (4/4) para eleger a nova mesa diretora da Casa, depois da anulação da elei-ção de 1º de janeiro.

O método de votação definido pelos vereadores foi diferente. os interessados deveriam se inscrever previamente para cada cargo, dife-rente do último pleito, em que qual-quer vereador poderia ser votado.

Apenas o vereador João Valce-lir Ferreira (PT) se apresentou como candidato a presidente, tendo sido eleito com 7 votos a favor, um nulo e um branco. Portanto, dois verea-dores da oposição, que não lançou candidatos, votaram também em Valcelir.

o vereador Bel, que é do PRP, mas desde janeiro faz parte da base aliada do prefeito Amadeu Bicudo, foi eleito vice-presidente, com 5 votos. o vereador Dudu (PTB) foi eleito 1º secretário, também com 5

votos a favor e 4 brancos/nulos. Por fim, Jorge da Água (PT) foi eleito 2º secretário, com 6 votos a favor e 3 brancos/nulos.

o novo presidente Valcelir, que exercerá o cargo até o final de 2014, agradeceu a todos pela confiança, e prometeu ajudar o prefeito Amadeu no desenvolvimento do município. Ele convocou para sessão de esco-lha das comissões da casa, que foram definidas na sessão da última segunda feira (8).

o prefeito Amadeu Bicudo (PT) que acompanhou a nova eleição disse a reportagem que a eleição de Valcelir para presidir o legislativo reforça a intenção do grupo político que pretende dar um novo rumo ao desenvolvimento do município. " Pegamos a administração em uma situação caótica , mas com a ajuda dos vereadores bem intencionados vamos colocar o município nova-mente nos trilhos”. Destacou o pre-feito.

o vereador joão Valcelir Ferreira novo presidente do legislativo

Vereador Dudu quer auditoria nas contas da Câmara de Curiúva

De CuriúvaClaudilino Santos

Durante sua explanação após a nova eleição da mesa dire-tora o vereador Dudu afirmou a reportagem de o Correio que vai pedir uma auditoria nas contas da câmara. "Aqui tem muita coisas estranhas aos trabalhos legis-lativos que geraram gastos no passado e deve ser esclarecida a população". Disparou o vereador.

Dudu não compactua com a Câmara possuir, por exemplo, uma churrasqueira elétrica com-prada com dinheiro público que segundo o vereador poderia ser aplicado em outros benefícios à população da cidade. Segundo o vereador a sobra do orçamento do legislativo deve ser devolvida ao tesouro municipal para ser apli-cado em obras e serviços públicos a população de Curiúva e não apli-cados em despesas estranhas ao serviço legislativo. " Vou pedir uma auditoria nas contas e se alguma coisa irregular for encontrada encaminho ao Ministério Público um pedido de providências para as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas. (C.S.) o vereador josé Manoel Gabriel Bueno primeiro secretário da câmara

Claudilino Santos

Claudilino Santos

SábAdo, 13 1

Page 4: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7404 regIONAl

Beto Richa lança 3 programas de apoio aos municípios

Prefeitos do Paraná terão mais R$ 282,2 milhões para obras, construção de pontes e recuperação de estradas

De CuritibaAssessoria

Hoje em Foz do Iguaçu, o governador Beto Richa lança mais três programas de apoios aos municípios paranaenses que demandaram recursos na ordem de R$ 282,2 milhões. “São progra-mas de apoio às prefeituras e aos municípios que mais precisam da ação do Governo do Estado. São mais três programas municipa-listas, o que evidencia o perfil do nosso governo”, disse Richa.

o governador espera reunir a maioria dos 399 prefeitos parana-enses no encontro que começa às 14h30 no Recanto Park Hotel. ás pequenas cidades com até 50 mil moradores, Richa vai dispor o Pro-grama de Apoio aos Municípios. “São mais R$ 150 milhões, à fundo perdido, para que os prefeitos das pequenas cidades possam fazer as obras prioritárias sem ter que endi-vidar os municípios", disse Richa.

No elenco de obras, à esco-lha do prefeito, pode ser incluída pavimentação de ruas e avenidas, construção de postos de saúde, creches, escolas, praças, entre outros empreendimentos e estru-turas urbanas. “Quem escolhe a obra é o prefeito e a população da cidade. o Governo do Estado entra com os recursos e o apoio técnico”,

disse Richa.Estradas - outro programa que

será lançado por Beto Richa será o de recuperação de estradas rurais das cidades do oeste, Sudoeste e Centro do Estado. Serão feitos calçamentos com pedra irregular em 700 quilômetros de estradas, atendendo mais de 100 cidades. o programa também prevê cons-trução de pontes de concreto e aquisição de diesel para abastecer máquinas que recuperam estradas rurais. Ao todo serão investidos R$ 132,2 milhões.

No calçamento de estradas rurais, serão aplicados R$ 114,2 milhões, com recursos da Secre-taria de Infraestrutura e Logística e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. os municípios vão receber repasses para execução de calçamento com pedras irregu-lares. Cada trecho terá em média 6 quilômetros de estradas rurais.

“As prefeituras terão como contrapartida a execução de ter-raplenagem e a contratação das empresas que farão colocação das pedras poliédricas. Com este investimento, serão gerados mais de 6 mil empregos diretos, com a contratação de mão de obra local”, disse Richa.

Pontes e diesel – Serão inves-tidos inicialmente R$ 6 milhões para a construção de mais de 150

pontes de concreto - recursos da Secretaria de Infraestrutura. Nos convênios, os municípios ficam encarregados pela construção das cabeceiras e o DER-PR fornece as vigas e o apoio técnico. Este programa já atendeu mais de 100 municípios e vai chegar as 399 cidades, até o fim de 2014.

outro programa é a aquisição de combustível para a melhoria de estradas rurais. A Secretaria da Agricultura vai investir R$ 8 milhões para compra de 3,3 milhões de litros de diesel, que abastecer o maquinário dos municípios. A pre-visão é recuperar 1.700 quilôme-tros de estradas rurais no Paraná.

Saúde - Em mais outra frente, pela Secretaria de Desenvolvi-mento urbano, o governador lem-brou que os prefeitos têm mais R$ 2,1 bilhões à disposição para financiar obras de infraestrutura e aperfeiçoamento e profissiona-lização da gestão municipal. o Paranacidade - braço técnico da Sedu – vai distribuir aos prefeitos um manual explicando as etapas legais e os projetos elegíveis para os municípios.

os prefeitos também terão recursos para construção, reforma ou ampliação de 400 unidades básicas de saúde. os valores que serão repassados variam entre R$ 200 mil e R$ 500 mil. “os prefei-

tos precisam saber que o governo tem recursos disponíveis para dar suporte ao sistema de saúde muni-cipal”, disse Richa.

“Vamos construir, ampliar ou

reformar 400 unidades da Saúde da Família em todo o Paraná, até o ano que vem”, garantiu o gover-nador. Para pleitear as obras, os prefeitos devem apresentar à

Secretaria da Saúde, projeto de engenharia que atenda requisitos como metragem adequada, aces-sibilidade, consultórios adequados, sala exclusiva para vacinas.

Governo vai recuperar 1.700 km de estradas rurais – 700 km com calçamento - e construir 150 pontes

Divulgação

Cerca de dois mil alunos assistem espetáculo circense

em Wenceslau Braz

De Wenceslau BrazAssessoria

o prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior (PSD) através da Secretaria Municipal da Edu-cação, possibilitou para cerca de dois mil alunos da rede pública,

ingressos para dois espetáculos circenses, na última terça feira. A secretária municipal da Edu-cação, Dagmar Toaldo Feliciano disse que atividades extra-classe como esta, além de proporcio-nar entretenimento, envolve-os no contexto cultural regional. “o

prefeito Taidinho mantém uma regra em relação aos circos que se instalam no nosso município. Eles são isentos de taxas de alvarás, com o compromisso de realizarem apresentações espe-cialmente para nossos alunos”, disse ela.

Eles são isentos de taxas de alvarás, com o compromisso de realizarem apresentações especialmente para nossos alunos”, disse ela.

Divulgação

Wenceslau Braz formaliza associação de agricultores

familiares

De Wenceslau BrazKito Corrêa

A Câmara de vereadores de Wenceslau Braz sediou reunião na tarde desta terça-feira, 9 de abril para formalizar a Associação de Agricultores Familiares do Norte Pioneiro (Asagrifa). o objetivo será agregar os agricultores da região e fortalecer a classe rural produtora. Estiveram presentes o secretário municipal da agricultura e do meio ambiente, Cléberson Nazareth, o presidente da câmara de verea-dores, Ademar Gardenal, os vere-adores Josemar Furini, Roberto Luiz Rodacki, e Valdenir Aparecido Pontes.

Para a realização da formaliza-ção, a Asagrifa contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricul-

tura e Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão (Emater), além da universidade Estadual do Norte Pioneiro uENP, através do coorde-nador Antônio de Souza Alves.

De acordo com o associado Fernando oliveira e Silva, a partir da fundação, a associação partici-pará de licitações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimenta-ção Escolar (PNAE) ambos ligados ao Programa Fome Zero. o PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Ele também promove o abastecimento alimentar por meio de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares.

Segundo o presidente eleito, Gilberto Zarias Ramos, dentro do repasse do governo federal para a merenda escolar, pelo menos 30% tem que ser adquirida através da agricultura familiar. “o PNAE esta-dual exige que essa aquisição seja via associações. Agora Wenceslau Braz está em condições de atender essas demandas”, disse Ramos, ressaltando que a Asagrifa não atenderá somente programas de governos, mas também empresas voltadas para a alimentação.

Além de Ramos, também foram empossados Elton Sabater (vice--presidente), José Valdeli Ribeiro (tesoureiro), Denis Siva (primeiro secretário) e Silmara Gomes (segunda secretária). A Associação foi formalizada contando com 27 associados.

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar

Danilo Nishimura

SábAdo, 13 1

Page 5: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7405gerAl

Prefeitura de Siqueira Campos entrega equipamentos nesta segunda-feira

Segundo o diretor administrativo, Ademir Gonzales Silveira, será entregue o primeiro ônibus adaptado para alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

De Siqueira CamposCamila Consulin

Na segunda-feira (15), o pre-feito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bi, entregará às 8h30 em frente à prefeitura 10 equipamentos para o município.

De acordo com o diretor admi-nistrativo, Ademir Gonzales Sil-veira, será entregue o primeiro ônibus adaptado para alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

outros veículos também serão entregues como: um ônibus para o setor de saúde, dois ônibus arti-culados para transporte da popu-lação e três veículos, que foram adquiridos com recursos próprios.

Segundo Silveira os veículos serão destinados ao departamento de agricultura, saúde e adminis-trativo. “Ainda temos a pretensão de comprar mais um carro para o departamento de obras”.

Ainda serão entregues uma ensiladeira, um distribuidor de calcário e um distribuidor de cho-rume para os produtores de leite, através do convênio firmado com o programa de Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agrope-cuário (Prodesa).

“Vamos acrescentar mais dois ônibus, porém daqui um tempo iremos trocar os ônibus mais anti-gos”, disse o diretor. “Além disso, queremos tirar os micro-ônibus de circulação, pois o gasto de um

ônibus pequeno é o mesmo de um grande”, finalizou.

PRODESAos Projetos de Apoio ao Desen-

volvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) são gerenciados pelo Governo e formam um conjunto de ações que apoiam estados, Distrito Federal, municípios e entidades públicas e privadas nas ativida-des de fomento ao setor agrope-cuário. os projetos são operados com recursos do orçamento Geral da união (oGu), reservados aos municípios por meio de emendas parlamentares, repassados aos estados, municípios e ao Distrito Federal de acordo com as etapas do empreendimento executadas e comprovadas. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios

Camila Consulin

Aberta inscrição para a 3ª Copa Estadual ‘Fininho 10’

de Futsal 2013em Siqueira Campos

O campeonato é promovido pelo departamento de Esporte e Lazer de Siqueira Campos, sob a coordenação do professor Alexandre Busquim

De Siqueira CamposCamila Consulin

Para os adeptos do futebol, a notícia é boa. Estão abertas as inscrições para a 3ª Copa Esta-dual ‘Fininho 10’ de Futsal 2013. o campeonato é promovido pelo departamento de Esporte e Lazer de Siqueira Campos, sob a coordenação do professor Ale-

xandre Busquim. As inscrições podem ser feitas até dia 2 de maio.

De acordo com Busquim, a competição será realizada nas categorias: Sub 11 (2002/2003), Sub 13 (2000/2001), Sub 15 (1998/1999), Sub 17 (1996/1997).

As partidas serão disputadas a partir do dia 30 de maio, e se

estende até o dia 6 de junho. As escolinhas interessadas

em participar da competição terão um custo de R$ 600 por escoli-nha e podem entrar em contato com a organização através do telefone (43) 9963-9377 ou fazer a inscrição no Ginásio de Espor-tes Raulino Ceccon, na Avenida Espírito Santo, Centro, no muni-cípio de Siqueira Campos.

A inscrição pode ser feita no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon

Divulgação

Funcionários municipais de Jacarezinho passam

por capacitação

De JacarezinhoDep. de Comunicação

Funcionários da Câmara Municipal e Prefeitura de Jacare-zinho participaram nesta semana do curso “Parâmetros para uma boa Gestão Pública” realizado em Londrina. Estiveram presente Conrado Segalla (Administração), Josiane (Contabilidade), Francisco (Planejamento), Paulo Rogério e Reinaldo (Finanças) e Júlio César (Câmara Municipal).

o evento que aconteceu na

Associação Brasil Soka Gakkai Internacional teve como objeti-vos divulgar os procedimentos de controle adotados pelo Tribunal de Contas do Paraná no exercício de suas atribuições. Além disto, também apresentou aos gestores os encaminhamentos e exigências para gestão pública responsável.

outros pontos debatidos durante o encontro foram: a demonstração dos desafios que são enfrentados ante ao processo de planejamento governamental no início de mandato e a eviden-

ciar os componentes e informa-ções necessárias à prestação de contas diante da nova legislação envolvendo a contabilidade pública e seu impacto no SIM.

Para o contador da Câmara Municipal o curso foi importante, pois apresentou quais serão os focos do trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas junto as entidades municipais. “Com isto vimos as prioridades que as Pre-feituras e Câmaras devem adotar para que tenha uma gestão com excelência”, enfatiza Julio César.

O evento que aconteceu na Associação Brasil Soka Gakkai Internacional teve como objetivos divulgar os procedimentos de controle adotados pelo Tribunal de contas do paraná no exercício de suas atribuições

Divulgação

SábAdo, 13 1

Page 6: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7406 esPOrTes

Campeonatos patrocinados pela Pro Tork começam com recorde de pilotos

Paranaense de Motocross e Copa Contestado de Velocross tiveram suas etapas de abertura realizadas no último fim de semana, dias 6 e 7

De Siqueira CamposAssessoria

Duas das diversas competições patrocinadas pela Pro Tork nesta temporada tiveram início no último fim de semana, dias 6 e 7 de abril. O Campeonato Paranaense de Moto-cross e a Copa Contestado de Velo-cross bateram recorde de pilotos e de público, selando o sucesso da parceria entre os eventos e a maior fábrica de motopeças da América Latina.

A abertura do Paranaense de Motocross reuniu os melhores atle-tas do estado em umuarama, além de mais de cinco mil pessoas nas arquibancadas. Carlos Eduardo Franco venceu a Mx1 e a Mx2, Willian Guimarães foi o melhor na Mx3, Neco Carpinski na Mx4, Jacson Keil na Intermediária, Daniel Reichhardt na Força Livre Nacional, Leonardo de Almeida na 85cc e Kauan Kuhn nas minimotos.

Já a estreia da Copa Contes-tado de Velocross contou com a

participação de centenas de pilotos da região e um público de mais de 1.800 pessoas. o evento realizado em Papanduva teve como vence-dores Edenilson Batista na Vx1 e na 230cc, Lucas Gadotti na Vx2 e na Intermediária Especial, Wandreil Niels na Força Livre Nacional, João Vergutz na Nacional 300cc, Marlon Morh na Street 150cc, Adriano Pas-soud na Vx3 Nacional, Braz dos Santos na Vx3 Especial, Daniel Melchert na Estreantes até 230cc, Arno Guesser na Intermediária Nacional, Pedro Henrique Todt na 55cc, João Afonso na 65cc e Diego Heinig na 85cc.

A próxima etapa do Campe-onato Paranaense de Motocross está programada para os dias 8 e 9 de junho, em umuarama. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.fprm.com.br. A segunda rodada da Copa Contestado de Velocross acontece nos dias 25 e 26 de maio, em Dr. Pedrinho. Para saber mais sobre o evento, acesse www.copacontestado.com.br. copa contestado de Velocross e paranaense de Motocross reuniram centenas de pilotos

Divulgação Pro Tork

Copa 2014: custo geral dos estádios está 30% mais alto que previsão de 2010

Levantamento compara dados divulgados pelo governo nos últimos 3 anos com números atualizados das cidades-sedes: soma chega a R$ 7,1 bilhões

De BrasíliaGlobo Esporte

Em janeiro de 2010, o governo federal e representantes das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 deram o primeiro passo efetivo no planejamento para a realização do torneio com a assinatura da Matriz de Responsabilidades - um documento com a previsão de projetos prioritários, entre eles, a construção ou reforma dos está-dios. Cada cidade apresentou seu plano, com estimativas de custos e prazos para conclusão das obras. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012, o governo publicou ainda quatro balanços com atualizações. Pouco mais de três anos depois dos primeiros números, o GLo-BoESPoRTE.CoM fez um levan-tamento comparativo para checar quais arenas tiveram os planos e prazos cumpridos.

Na Matriz de Responsabilida-des da Copa em 2010, a previsão era de que os 12 estádios constru-ídos ou reformados para 2014 cus-tariam, ao todo, aproximadamente

R$ 5,4 bilhões. Essa estimativa se mostrou incorreta: os custos estão 30% mais caros - chegando a R$ 7,1 bilhões, segundo estimativas de abril, passadas pelas próprias cidades-sedes. o secretário-exe-cutivo do Ministério dos Esportes (e representante do governo fede-ral no Comitê organizador da Copa - CoL), Luis Fernandes, não consi-derou a diferença preocupante.

- Sinceramente, não acho que seja um aumento muito significa-tivo. Quando a primeira versão da Matriz foi elaborada, nem todos os projetos estavam completos. Foi lançada uma estimativa dos custos antes da consolidação dos projetos. um exemplo é o caso de São Paulo, onde estava prevista em 2010 a reforma do Morumbi e depois o projeto mudou para a construção de um novo estádio. Evidentemente, o custo subiu. A Copa do Mundo é uma oportuni-dade para grandes investimentos na infraestrutura do país, inclu-sive em equipamentos esportivos, como é o caso dos estádios, que ficarão como um importante legado

- disse.outro fator que mudou bastante

em relação às projeções de janeiro de 2010 foi o prazo de entrega das obras. Na assinatura da Matriz, todos os estádios deveriam ser entregues até dezembro de 2012. Cronograma que só foi cumprido nas reformas de dois equipamen-tos: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, inaugurados no final do ano pas-sado. o terceiro estádio pronto é a Fonte Nova, em Salvador, utilizada no último domingo com o clássico entre Vitória e Bahia.

- Com relação aos prazos, entram fatores de outra natu-reza - acrescentou Luis Fer-nandes - É preciso entender a complexidade das obras. Houve problemas na gestão dessas complexidades que acabaram determinando os atrasos. Seria muito importante que todos tivessem sido entregues no prazo. Agora temos que pensar que é importante que os outros seis estádios da Copa sejam finalizados até dezembro.

Fora do projeto inicial, Arena Corinthians ocupa lugar que seria do Morumbi

Divulgação

SábAdo, 13 1

Page 7: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7407POlICIAl

Para combater o tráfico de drogas, PM prende seis jovens e apreende um menor no Norte Pioneiro

Os crimes aconteceram em Joaquim Távora e Santo Antônio da Platina. O adolescente responderá por envolvimento com drogas

Do Norte PioneiroRegiane Romão

Sete pessoas foram presas por tráfico de drogas no Norte Pioneiro entre quarta e quinta-feira.

De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 21h 30min desta quarta-feira, 10, após denúncia anônima a equipe se deslocou até a Rua Jerônimo Vaz Vieira, em Joaquim Távora e encontraram L.M. C, de 21 anos e um adolescente de 16 anos. Eles estavam em posse de 20 gramas de crack, 30 gramas de maconha e uma pequena quantidade em dinheiro.

o menor foi apreendido e enca-minhado aos órgãos responsáveis. Ele responderá pelo ato infracional, e de acordo com a lei não perma-necerá mais de 45 dias apreendido.

Já o jovem de 21 anos já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. Ele foi encaminhado para a Delegacia local para os pro-cedimentos cabíveis.

Já em Santo Antônio da Platina, cinco pessoas envolvidas com trá-fico de drogas foram encaminhadas

para a 38ª Delegacia de Polícia Civil de Santo Antônio da Platina.

o jovem Thiago Camargo Pereira Silva de 22 anos cumpria pena por furto em Santo Antônio da Platina e estava em liberdade desde o dia 5 de março. Ele foi preso na madrugada dessa quinta-feira, 11 no município de Siqueira Campos.

Thiago vivia com a esposa em Siqueira Campos e foi visto pela Polícia Militar na PR 092, próximo à saída para Salto do Itararé.

Suas ações já vinham sendo monitoradas pela equipe da P2 e pela Polícia Civil, desta forma, como informaram os policiais a abordagem foi fácil.

o rapaz estava com uma moto, de procedência desconhecida e tinha o chassi raspado. Com ele também foram encontrados duas buchas de maconha que somavam 22 gramas.

um jovem que usuário, infor-mou aos policiais que comprava drogas de Thiago. Além da maco-nha, o jovem estava em posse de R$ 1.964 e confirmou à equipe que iria se divertir com uma loirinha linda, que mora em um prostíbulo

da cidade.Ainda em Santo Antônio da Pla-

tina, durante um patrulhamento de rotina encontraram quatro jovens brigando. Gustavo Pereira Garcia, José Luis da Silva, Marcos Vinícius da Silva e Wivens David. Eles foram abordados e durante a revista foram encontradas três pedras de crack com José Luis da Silva.

Para tentar se safar, ele con-fessou que comprou o crack de Gustavo. Ele já foi preso e cumpriu pena por tráfico de drogas.

Nenhum deles soube informar o porquê do início da briga. Gustavo, que estava descontrolado, ‘atacou’ José Luis com um facão. os golpes atingiram a nuca, a mão e a região superior da sobrancelha, que lhe causou um corte profundo.

o SAMu foi chamado e enca-minhou o ferido para o Pronto Socorro. José Luis recebeu atendi-mento médico e após o tratamento, eles foram levados para a 38ª Dele-gacia Regional de Santo Antônio da Platina.

Gustavo, além de responder por tráfico de drogas também res-ponderá por tentativa de homicídio. policiais mostram as drogas apreendidas durante a operação

Polícia Civil

ROTAM apreende drogas em Jacarezinho

De JacarezinhoAssessoria

Policiais Militares da RoTAM realizaram a prisão de Rodrigo Camargo de Campos, 21 anos, vulgo “porco” e Jaqueline Cape-lari, 24 anos, acusados do crime de tráfico de drogas, por volta das 00h10min, de ontem (10/04/2013), na Rua uruguai,

Vila Maria. os PMs haviam rece-

bido uma denúncia relatando que “porco” realizava intenso tráfico de drogas na casa dele, bem como possuía arma de fogo. os PMs foram ao local e se depara-ram com o casal em frente à resi-dência.

“Porco” e Jaqueline recebe-ram voz de abordagem, todavia

não acataram a ordem policial e se evadiram para o interior da casa, onde foram alcançados e detidos. Em busca na residência, os PMs encontraram um saco preto contendo maconha e 20 pedras de “crack”. Também foram apreendidos na casa um coldre de couro e uma balança de precisão. o casal foi encaminhado à Dele-gacia de Polícia local.

Drogas e objetos apreendidos durante operação

RoTAM

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar prende jovens

por furto e receptaçãoCaíque e Goiano foram presos em menos de

24 horas após os crimes

De Siqueira CamposIsaele Machado

Na última quinta-feira (11), em trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar de Siqueira Campos, foram presos Carlos Henrique Alves, conhecido por Caíque, e André Felipe Carvalho de Aze-vedo, conhecido como Goiano, por furto e receptação de um televisor 42 polegadas, dois notebooks, um aparelho de DVD e um receptor Sky. Caíque escalou uma sacada e subtraiu os objetos da casa da vítima, em seguida combinou com Goiano que receptou as mercado-rias logo em seguida, pagando R$ 600,00 por todos eles. No entanto,

o Chevette cor bege que pertence a Goiano chamou a atenção dos vizinhos, e com essa informação a Polícia começou as investiga-ções.

De acordo com informa-ções da policia civil de Siqueira Campos Caíque já tinha passa-gem pela policia por agressão, tendo ficado internado por mais de um ano em Curitiba. Na época era menor de idade.

Agora com 18 anos, Caíque foi preso por furto e Goiano por receptação, aos crimes foi arbi-trado fiança no valor de dois salários mínimos. A dupla ainda poderá responder em liberdade pelo ocorrido

RECEPTAçÃODe acordo com o Código

Penal Brasileiro Art. 180 - Adqui-rir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser pro-duto de crime, ou influi para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: (Alterado pela L-009.426-1996)

Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

FURTO E de acordo com o Código

Penal Brasileiro Art. 155 - Sub-trair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Ação rápida das polícias, prende dois em Siqueira Campos

Polícia Civil

SábAdo, 13 1

Page 8: Correio Notícias - Edição 741

SEXTA-FEIRA, 12 dE ABRIL dE 2013 - EdIção 7408 sOCIAl

o Studio MegaClick procura talentos da fotografia, se você trabalha nesta àrea e gostaria de prestar serviços ao nosso Studio, entre em contato nos telefones

(43) 3571-4414 ou (43) 9613-9691

SábAdo, 13 1

Page 9: Correio Notícias - Edição 741

sábado-feira, 13 de abril de 2013 - edição 741B1editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 006/2013-PMJ

CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE JAPIRA

CONTRATADO: RODRIGO GODOI-ME.

OBJETO: aquisição de móveis, destinados ao uso no Departamento de Licitações e Contratos e Departamento de

Compras do Município de Japira.

VALOR: R$ 2.350,00 (dois mil e trezentos e cinqüenta reais).

AMPARO LEGAL: Art. 25, Inciso II, da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993.

Japira, 10 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁDISPENSA DE LICITAÇÃO N° 006/2013-PMJ

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

Com base nas informações constantes do Processo de Dispensa de Licitação nº 006/2013-PMJ referente à contratação

da empresa RODRIGO GODOI-ME, para a aquisição de móveis, destinados ao uso no Departamento de Licitações e

Contratos e Departamento de Compras do Município de Japira, no valor de R$ 2.350,00 (dois mil e trezentos e cinqüen-

ta reais). Foi observado o previsto no art. 24, inciso II, bem como instruído conforme o estabelecido no art. 27 ao 31 da

Lei nº 8.666/93, HOMOLOGO a referida contratação.

Publique-se.

Japira, 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE CURIúvA ESTADO DO PARANÁ

AVISO DE REVOGAÇÃO/ANULAÇÃO DE LICITAÇÃO – PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2013

O Prefeito Municipal de Curiúva torna público para conhecimento dos licitantes e de quem possa mais interessar que

a licitação supramencionada, que tem por objeto “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA O FORNECIMENTO DE

PEÇAS E MÃO DE OBRA DESTINADA A FROTA MUNICIPAL, DE FORMA PARCELADA DE ACORDO COM A NE-

CESSIDADE DO CONTRATANTE, CONSTANTES NO ANEXO I”, nos termos do art. 38, IX e 49, da Lei de Licitações,

foi REVOGADA/ANULADA por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado,

bem como pela irregularidade do objeto da licitação.

O processo de licitação se encontra com vista no prazo legal de recurso às licitantes e interessados.

Curiúva, 12 de abril de 2013.

____________________________

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro Municipal

______________________________

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE CURIúvA ESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃO

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 37/2013 - SRP

O MUNICÍPIO DE CURIÚVA, Estado do Paraná, através do Pregoeiro, de conformidade com a Lei Federal Nº

10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005, Decreto Federal nº 5.504/2005, Decreto Federal nº 7.892/2013 e sub-

sidiariamente, a Lei Federal nº 8.666/93 e alterações, torna público que se encontra a disposição dos interessados,

a partir da data da publicação deste, até às 17h30min do dia 23/04/2013, o Edital de Pregão Presencial para registro

de preços de peças destinadas a frota municipal, conforme Anexo I do Edital.

A abertura dos envelopes será às 09h00min horas do dia 24/04/2013 na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de

Curiúva.

O inteiro teor do edital encontra-se à disposição dos interessados somente na Prefeitura Municipal de Curiúva à

Avenida Antonio Cunha, 365– Centro, Curiúva – PR, no horário comercial, mediante preenchimento de recibo de

retirada de edital.

Curiúva, 12 de abril de 2013.

_______________________________

AGUINALDO PUPO FERREIRA

Pregoeiro Municipal

_______________________________

AMADEU DE JESUS DA SILVA

Prefeito Municipal

Paraná comemora Dia Nacional de Conservação de Solos com alerta aos agricultores

Paraná aen

O Dia Nacional da Conserva-ção do Solo, comemorado nesta segunda-feira, 15 de abril, é um alerta aos agricultores, segundo o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “A falta de conservação de solos gera prejuízos para o agricultor, para a economia do Estado e do País, com a queda na produtividade e na produção das lavouras”, afirma o secretário.

Ele ressalta que os impactos extrapolam para outros setores, como o aumento na emissões de gases de efeito estufa, inunda-ções e deslizamentos de encostas, aumento nos custos de transporte e manutenção de estradas e pontes, maior incidência de enfermidades, elevação nos gastos com saúde e maiores custos para tratamento de água, entre outros problemas.

Ortigara lembra que o Paraná tem tradição em técnicas de con-servação de solos. “Foi no Estado que surgiu a famosa técnica do plantio direto que ajuda a evitar a erosão dos solos. Essa técnica ganhou o mundo e hoje é praticada em muitos países”, diz Ortigara. “Mas ela sozinha, não é a solução.

Precisa estar acompanhada de práticas como o terraceamento, estradas em nível para evitar o escorrimento da água da chuva para fora das propriedades, cober-tura florestal e muitas outras”, explica.

EROSÃO HÍDRICA - Segundo Ortigara, observa-se nas diferentes regiões do Paraná, a degradação das terras, principalmente pela erosão hídrica, fenômeno que nas décadas de 1980 e 1990 foi bas-tante reduzido, em razão de ações

de conservação do solo tomadas pelo governo, em conjunto com os agricultores e com muitas institui-ções da sociedade civil.

O secretário observa que a descontinuidade dessas ações nos anos seguintes fez com que a erosão retornasse e, com ela, além da degradação das terras, o comprometimento da qualidade da água de muitos rios e reservatórios do Estado.

“Pela terceira vez, o Paraná está tomando recursos empresta-dos no exterior para investimentos na área de conservação de solos e água, uma estratégia fundamental para garantir a produção agrícola e evitar prejuízos à economia do Estado”, diz Ortigara.

Parte dos recursos do emprés-timo que está sendo feito junto ao Banco Mundial, no valor de US$ 350 milhões, será aplicada em ações no programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, para recuperação de áreas degradadas do solo.

Cada microbacia trabalhada vai concentrar um rol de tecnologias e práticas sustentáveis que servirá de modelo para as demais regiões. Todas as ações serão adotadas em parceria com as instituições da sociedade civil, para que haja com-prometimento e o envolvimento de todos.

A previsão é trabalhar 350 microbacias até o final do ano que vem, das quais 26 já estão com os projetos iniciados.

INTEGRADA - O programa visa a adoção integrada de um conjunto de tecnologias conservacionistas. Além do plantio direto, devem ser adotadas práticas como o plantio em nível, o terraceamento correta-mente dimensionado, a integração das estradas com a lavoura e a

A previsão é trabalhar 350 microbacias até o final do ano que vem, das quais 26 já estão com os projetos iniciados.

cobertura florestal nas áreas limí-trofes aos rios e nascentes e nas pendentes acentuadas.

Ortigara destaca que está pre-visto o repasse de até R$ 170 mil, a fundo perdido, por microbacia, para que sejam referência em desenvol-vimento sustentável.

Cada município deve ser con-templado com a recuperação e

conservação de pelo menos uma microbacia, de preferência aquela que está mais degradada e que atinge um número maior de agricul-tores familiares.

PARTICIPAÇÃO - É exigência do Banco Mundial a participação intensa da sociedade através da realização de audiências públicas, formação de conselhos gestores,

porque é a sociedade que vai indi-car o que deve ser feito e se com-prometer com a busca de recursos complementares em outras institui-ções públicas ou privadas.

O secretário destaca que o pro-grama reconhece o agricultor como um guardião das riquezas ambien-tais do meio rural e da qualidade de vida nas comunidades rurais.

Por isso ele conclama os cida-dãos a pensar no solo como algo que precisa ser preservado e uti-lizado sob o enforque da susten-tabilidade. Segundo Ortigara, não se pode esquecer que é a atual geração que está usufruindo de um solo que foi utilizado pelas gerações passadas e está tomando empres-tando o solo das gerações futuras.

Divulgação

SábAdo,

Page 10: Correio Notícias - Edição 741

sábado-feira, 13 de abril de 2013 - edição 741B2 editais

CIAS – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO CNPJ 05.493.726/0001-27

Curiúva, Figueira e Sapopema Sede Administrativa: Prefeitura Municipal de Curiúva – Paraná.

RESOLUÇÃO Nº 01/2013, DE 22 DE MARÇO de 2013

Dispõe sobre o Plano de Aplicação Conjunta de Interesse Comum (PLACIC), para o exercício financeiro de 2013.

O Presidente do CIAS – Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLVE:

Art. 1º - Ficam estabelecidas no presente Plano de Ação Conjunta de Interesse Comum, as diretrizes para elaboração do Plano de Aplicação Anual relativo ao exercício de 2013, em cumprimento ao disposto no artigo 165, parágrafo 2º, da Constituição Federal, compreendendo: I – as metas e prioridades do Consórcio: II – as diretrizes gerais para elaboração, execução e alterações do Plano de Aplicação Anual e; III – as disposições gerais.

Art. 2º - As metas e prioridades são especificadas no Anexo I – Das metas e Prioridades do CIAS, sendo estabelecida por função de governo, a qual integrará o Plano de aplicação Anual de 2013.

Parágrafo Único - A regra contida no caput deste artigo, não se constitui em limite a programação financeira.

Art. 3º - O Plano de Aplicação Anual será elaborado em conformidade com as normas estabelecidas pela Lei nº. 4.320, de 17 de março de 1964, Portaria nº. 42, de 14 de abril de 1999, do Ministério do Orçamento e Gestão e Portaria nº. 163, de 04 de maio de 2001.

Art. 4º Fica autorizado a abertura de Créditos Adicionais Suplementares até o limite de 30% (trinta por cento) do total da despesa fixada para o exercício, servindo como recursos os constantes do art. 43 da Lei Federal n. 4.320 de 17 de março de 1964.

Art. 5º - A estimativa das Receitas e a fixação das Despesas, constantes do Plano de Aplicação Anual, serão elaboradas a preços vigentes em janeiro de 2013.

Art. 6º - A Resolução do Plano de Aplicação Anual conterá a classificação das despesas por Categorias Econômicas, mais a Reserva de Contingência, conforme regulamentação da STN - Secretaria do Tesouro Nacional, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná - TCE/PR e LRF 101/00.

Art. 7º - O Plano de Aplicação Anual conterá reserva de contingência em montante equivalente a 5% (cinco por cento) da receita corrente líquida.

Parágrafo Único - Além de atender às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Reserva de Contingência poderá ser utilizada como recurso para abertura de Créditos Adicionais ao Plano de Aplicação Anual para 2013.

CIAS – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO CNPJ 05.493.726/0001-27

Curiúva, Figueira e Sapopema Sede Administrativa: Prefeitura Municipal de Curiúva – Paraná.

Art. 8º - O Plano de Aplicação Anual para 2013 constituir-se-á de texto da resolução incluindo o anexo discriminativo da receita e da despesa por Categoria Econômica, conforme prevê a Lei 4.320/64.

Art. 9º - Cada ação identificada por operações especiais, projetos e atividades, pode participar de apenas um programa.

Art. 10 - Fica autorizado o Presidente do Consórcio a abrir créditos adicionais suplementares até o limite de 30% (trinta por cento) do total da receita estimada, utilizando como recursos os definidos no artigo 43 da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964.

Art. 11 - É vedada a aplicação da receita derivada da alienação de bens e direitos que integram, ou vierem a integrar, o patrimônio do Consórcio para o financiamento de despesas corrente.

Art. 12 - A Presidência mandará elaborar e publicar a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso, no termos do art. 8º, da Lei Complementar Federal nº. 101, de 04 de maio de 2000, visando ao cumprimento da meta e resultado primário estabelecido nesta Resolução.

Parágrafo Único - Será publicada a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso até 30 (trinta) dias após a publicação da Resolução do Plano de Aplicação Anual de 2013.

Art. 14 - Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no anexo de metas fiscais, o Presidente promoverá, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira.

Parágrafo Único – No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas, conforme Art. 9º da Lei Complementar Federal nº. 101, de 04 de maio de 2000.

Art. 15 – Fica o Presidente do Consórcio autorizado a alterar as metas e prioridades, sempre que houver necessidade, com prévia comunicação ao Conselho.

Art. 16º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação gerando efeitos a partir de 1º de janeiro de 2013.

Curiúva/Pr, 22 de março de 2013.

_____________________________________ Amadeu de Jesus da Silva

Presidente do CIAS

CIAS – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO CNPJ 05.493.726/0001-27

Curiúva, Figueira e Sapopema Sede Administrativa: Prefeitura Municipal de Curiúva – Paraná.

ANEXO I DAS PRIORIDADES E METAS DO CIAS

Objetivo do CIAS

1. Promover a correta destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados pelos municípios de Curiúva, Sapopema e Figueira, através do aterro sanitário localizado no município de Curiúva.

Função – Subfunção Programa, Ação e produtos unidade de medida unidade financeira

15 – Urbanismo 452 – Serviços Urbanos

Desenvolvimento de ações de saneamento básico mediante manutenção de aterro sanitário para destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos.

Número de Habitante beneficiado 30.000 R$ 380.000,00

15 – Urbanismo 452 – Serviços Urbanos

Expansão do espaço destinado a depósito mediante a construção de mais uma vala no aterro sanitário

Número de Habitante beneficiado 30.000 R$ 100.000,00

Total da Função – Subfunção R$ 480.000,00

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO CIAS – CNPJ 05.493.726/0001-27

Curiúva, Figueira e Sapopema Sede Administrativa: Prefeitura Municipal de Curiúva – Paraná.

RESOLUÇÃO Nº 02/2013, DE 28 DE MARÇO de 2013

Dispõe sobre o Plano de Aplicação Anual, estima a Receita e fixa a Despesa para o exercício financeiro de 2013.

O Presidente do CIAS – Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLVE:

Art. 1º - Ficam estimadas as receitas e fixadas as despesas, no presente Plano de Aplicação Anual, para o exercício financeiro de 2013, em R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais).

Art. 2º - A Receita do Plano de Aplicação Anual decorrerá dos recursos oriundos dos Municípios Consorciados e outras receitas, na forma da legislação vigente e de acordo comum entre os entes, respeitando o seguinte desdobramento:

RECEITAS CORRENTES Receita Patrimonial................................................................... R$ 100,00 Transferências Correntes ......................................................... R$ 479.900,00 TOTAL DAS RECEITAS CORRENTES ................................... R$ 480.000,00

Art. 3º - A Despesa do Plano de Aplicação Anual será realizada segundo as discriminações previstas na legislação em vigor, conforme o seguinte desdobramento:

DESPESAS COM RECURSOS ORDINÁRIOS E OUTRAS FONTES Despesas Correntes ................................................................. R$ 456.000,00 RESERVA DE CONTINGÊNCIA .............................................. R$ 24.000,00 TOTAL DAS DESPESAS .......................................................... R$ 480.000,00

Art. 4º - Fica a Presidência do Consórcio autorizada a abrir Créditos Adicionais Suplementares, observando as condições estabelecidas neste artigo:

Parágrafo 1º – Remanejar por Resolução, o presente Plano de Aplicação Anual nos termos previstos no parágrafo 1º do art. 43, da Lei Federal n.º 4.320, de 17 de março de 1964;

Parágrafo 2º – Utilizar a Reserva de Contingência, também como recurso para abertura de Créditos Adicionais Suplementares ou Especiais.

Art. 5º - O Plano de Aplicação Anual, será elaborado em conformidade com as normas estabelecidas pela Lei 4.320 de 17 de Março de 1964 e no que couber, à Portaria nº 42, de 14 de Abril de 1999 do Ministério do Orçamento e Gestão e Portaria Interministerial n° 163 do Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PARA ATERRO SANITÁRIO CIAS – CNPJ 05.493.726/0001-27

Curiúva, Figueira e Sapopema Sede Administrativa: Prefeitura Municipal de Curiúva – Paraná.

Art. 6º - Fica ainda a Presidência autorizada a abrir Créditos Adicionais Suplementares até o limite de 30% (trinta por cento) do total da despesa autorizada, nos termos previstos no parágrafo 1º do art. 43, da Lei Federal 4.320, de 17 de março de 1964.Parágrafo 1º - Parágrafo Único - Fica autorizado o Presidente do Consórcio a abrir créditos adicionais suplementares mediante Resolução utilizando o Superávit Financeiro por fonte de recursos apurado no exercício imediatamente anterior.

Art. 7º - Ficam ratificados os atos de gestão praticados no período de 1º de janeiro de 2013 até data

da publicação desta resolução.

Art. 8º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Curiúva/Pr, 28 de março de 2013.

_____________________________________ Amadeu de Jesus da Silva

Presidente do CIAS

SábAdo,

Page 11: Correio Notícias - Edição 741

sábado-feira, 13 de abril de 2013 - edição 741B3editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 011/2013-PMJ

AVISO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

O Sr. Prefeito Municipal, WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS, torna-se pública a ADJUDICAÇÃO do

objeto referente á aquisição de medicamentos ás empresas: CENTERMEDI COM. DE PROD. HOSPITALARES LTDA,

referente aos Itens 015, 023, 048, 063, 064, 079, 092, 106, 124 e 144 do Lote 001, perfazendo o valor global de R$

17.800,00 (dezessete mil e oitocentos reais); CIRÚRGICA PARANÁ DISTRIBUIDORA DE EQUIPAMENTOS LTDA,

referente aos itens 003, 024, 042, 043, 052, 055, 073, 089, 108, 113, 114, 129, 143, 159 e 161, perfazendo o valor

global de R$ 13.578,00 (treze mil e quinhentos e setenta e oito reais); DIMASTER COM. DE PROD. HOSP. LTDA,

referente aos itens 050, 066, 072, 075, 087 e 126 do Lote 001, perfazendo o valor global de R$ 14.300,00 (catorze

mil e trezentos reais); FARMATIVA DISTRIBUIDORA FARMACÊUTICA LTDA, referente aos itens 001, 002, 005 aos

014, 016 aos 022, 025 aos 041, 044 aos 047, 049, 051, 053, 054, 056 aos 062, 065, 067 aos 071, 074, 076, 077, 078,

080 aos 086, 090, 091, 093 aos 105, 107, 109 aos 112, 115 aos 123, 125, 127, 128, 130 aos 142, 145 aos 158, 160,

162 163, perfazendo o valor global de R$ 545.704,45 (quinhentos e quarenta e cinco mil e setecentos e quatro reais e

quarenta e cinco centavos). Perfazendo ainda o valor total da licitação de R$ 591.382,45 (quinhentos e noventa e um

mil e trezentos e oitenta e dois reais e quarenta e cinco centavos) e a HOMOLOGAÇÃO do procedimento licitatório

modalidade PREGÃO PRESENCIAL sob nº. 011/2013-PMJ.

Japira, 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SIqUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº. 01/2012

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS/PR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o

disposto no Art. 37 da Constituição Federal, as Legislações Estadual e Municipal em vigor e em conformidade com

o Edital de Concurso Público nº. 001/2012 TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS,

relacionados abaixo, para o provimento de cargos públicos dos quadros de pessoal, conforme resultado final devi-

damente publicado:

Edilene Vieira Pereira – RG. 8.405.413-5/PR – Farmacêutica

Bruna Rafaela de Oliveira – RG. 9.699.415-0/PR – Oficial de Administração

Os convocados deverão comparecer, até o dia 16 de abril do corrente ano, das 08:00 às 11:30, na Departamento de

Administração, situado na Rua Marechal Deodoro, 1837, prédio principal da Prefeitura Municipal de Siqueira Cam-

pos, para apresentação, entrega dos documentos e marcação dos exames de saúde pré-admissionais.

Siqueira Campos, 12 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SIqUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº. 01/2011

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS/PR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o

disposto no Art. 37 da Constituição Federal, as Legislações Estadual e Municipal em vigor e em conformidade com o

Edital de Concurso Público nº. 001/2011, TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS,

relacionados abaixo, para o provimento de cargos públicos dos quadros de pessoal, conforme resultado final devi-

damente publicado:

Adinaldo Antonio Pinto – RG. 5.371.816-7/PR – Tratorista Agrícola Distrital

Os convocados deverão comparecer, até o dia 16 de abril de 2013, das 08:00 às 11:30, na Departamento de Adminis-

tração, situado na Rua Marechal Deodoro, 1837, prédio principal da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, para

apresentação, entrega dos documentos e marcação dos exames de saúde pré-admissionais.

Siqueira Campos, 08 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

SÃO JOSÉ DA BOA vISTA ESTADO DO PARANÁ

Lei Municipal nº 726, de 28 de fevereiro de 2011 que alterou a Lei nº 468/97

Resolução Nº 01/2013

SUMULA –Aprovar o Plano de Providências referente as metas de desenvolvimento do CRAS no período 2010/2011

no Município de São José da Boa Vista-PR

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Municipal

nº 726, de 28 de Fevereiro de 2011 que alterou a Lei nº 468/97; e;

Considerando a Deliberação da Plenária realizada em 11/04/2013,

RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar o Plano de Providências das metas de desenvolvimento do CRAS apontadas no CENSO SUAS no

período 2010/2011 no Município de São José da Boa Vista.

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor nesta data, revogando as disposições em contrario.

São José da Boa Vista, 11 de Abril de 2013.

Lidiane Campos Joaquim de Paiva Rolim

Presidente do CMAS MUNICÍPIO DE SIqUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

LICITAÇÃO DEPREGÃO PRESENCIAL Nº 23/2013

Com base no princípio administrativo da autotutela, fica cancelado o edital de licitação de Pregão Presencial n.º

23/2013 para contratação de empresa jornalística.

Siqueira Campos, 12 de abril de 2013.

Carlos Henrique de Moraes

PREGOEIRO OFICIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVAESTADO DO PARANÁ

AV. ANTONIO CUNHA, 365 - TELEFAX (043) 3545-1222-CEP 84280-000- CURIÚVA - PR

DECRETO N° 29/2013, DE 12 DE ABRIL DE 2013

SÚMULA: Designa o representante do Poder Executivo junto ao Conselho Municipal de Previdência (CMP).

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CURIÚVA, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o disposto no Regimento Interno do Conselho Municipal de Previdência CURIÚVA-PREV.

DECRETA:

Art. 1º Fica nomeado o Servidor Marcelo Brandão da Silva para representar o Poder Executivo junto ao Conselho Municipal de Previdência, de acordo com o que estabelece o Art. 3º, inciso I, do Regimento Interno.

Art. 2º Compete ao membro do representante do Poder Executivo, as atribuições elencadas no Art. 5º e incisos, do Regimento Interno do Conselho Municipal de Previdência.

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Curiúva/Pr, 12 de Abril de 2013.

Amadeu de Jesus da Silva Prefeito do Município

SábAdo,

Page 12: Correio Notícias - Edição 741

sábado-feira, 13 de abril de 2013 - edição 741B4 editais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁEXTRATO do CONTRATO Nº 018/2013-PMJ

PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa CENTERMEDI COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES

LTDA

OBJETO: O Objeto do presente Contrato é a aquisição de medicamentos, destinado ao uso no Fundo Municipal de

Saúde do Município de Japira/PR, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito,

obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição;

DO VALOR: Pelo fornecimento do Objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$

17.800,00 (dezessete mil e oitocentos reais), referente aos itens 015, 023, 048, 063, 064, 079, 092, 106, 124 e 144 do

Lote 001, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato vigorará pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura,

podendo a critério da administração da prorrogação do mesmo, conforme Art. 57, Inciso II da Lei 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

RICARDO PAULO JATCZAK

Procurador - CENTERMEDI

CONTRATADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁEXTRATO DO CONTRATO Nº 019/2013-PMJ

PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa CIRÚRGICA PARANÁ DISTRIBUIDORA DE EQUIPAMENTOS

LTDA

OBJETO: O Objeto do presente Contrato é a aquisição de medicamentos, destinado ao uso no Fundo Municipal de

Saúde do Município de Japira/PR, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito,

obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição;

DO VALOR: Pelo fornecimento do Objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$

13.578,00 (treze mil e quinhentos e setenta e oito reais), referente aos itens 003, 024, 042, 043, 052, 055, 073, 089, 108,

113, 114, 129, 143, 159 e 161 do Lote 001, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato vigorará pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura,

podendo a critério da administração da prorrogação do mesmo, conforme Art. 57, Inciso II da Lei 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

JOÃO RIBEIRO DE SOUZA

Procurador – CIRÚRGICA PARANÁ

CONTRATADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁEXTRATO DO CONTRATO Nº 020/2013-PMJ

PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa DIMASTER COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA

OBJETO: O Objeto do presente Contrato é a aquisição de medicamentos, destinado ao uso no Fundo Municipal de

Saúde do Município de Japira/PR, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito,

obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição;

DO VALOR: Pelo fornecimento do Objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$

14.300,00 (catorze mil e trezentos reais), referente aos itens 050, 066, 072, 075, 087 e 126 do Lote 001, pelo Menor

Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato vigorará pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura,

podendo a critério da administração da prorrogação do mesmo, conforme Art. 57, Inciso II da Lei 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

SUEMA TUSSI BRUNELO

Procuradora – DIMASTER

CONTRATADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁEXTRATO do CONTRATO Nº 021/2013-PMJ

PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa FARMATIVA DISTRIBUIDORA FARMACÊUTICA LTDA

OBJETO: O Objeto do presente Contrato é a aquisição de medicamentos, destinado ao uso no Fundo Municipal de

Saúde do Município de Japira/PR, que juntamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito,

obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição;

DO VALOR: Pelo fornecimento do Objeto ora contratado, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor de R$

545.704,45 (quinhentos e quarenta e cinco mil e setecentos e quatro reais e quarenta e cinco centavos), referente aos

itens 001, 002, 005 aos 014, 016 aos 022, 025 aos 041, 044 aos 047, 049, 051, 053, 054, 056 aos 062, 065, 067 aos

071, 074, 076, 077, 078, 080 aos 086, 090, 091, 093 aos 105, 107, 109 aos 112, 115 aos 123, 125, 127, 128, 130 aos

142, 145 aos 158, 160, 162 163 do Lote 001, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: O presente Contrato vigorará pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura,

podendo a critério da administração da prorrogação do mesmo, conforme Art. 57, Inciso II da Lei 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

ANDRÉ INFANTE VIEIRA DE ASSIS

Farmativa Dist. Farmacêutica Ltda-EPP

CONTRATADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁEXTRATO DO CONTRATO Nº 022/2013-PMJ

PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2013-PMJ

PARTES: MUNICÍPIO DE JAPIRA (PR) e a empresa CIEE-CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA DO PA-

RANÁ

OBJETO: Prestação de serviços de operacionalização do programa de estágio remunerado no âmbito do município de

Japira durante o exercício de 2013.

DO VALOR: O município pagará a CONTRATADA a importância relativa aos estágios efetivados, não ultrapassando o

valor mensal de R$ 18.700,00 (dezoito mil e setecentos reais) e não ultrapassando o valor de R$ 187.000,00 (cento e

oitenta e sete mil reais) pelo período de abril a dezembro de 2013, daqui por diante denominado valor contratual.

DA VIGÊNCIA: O Prazo de Execução e de vigência do presente contrato será a partir da sua assinatura, até 31 de

dezembro de 2013, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo de acordo com as necessidades da administração

nos termos da Lei 8.666/93.

FORO: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

CONTRATANTE

JOSÉ RIBAMAR BRASIL DOS REIS

Diretor Presidente - CIEE

CONTRATADA

PREFEITURA DE SIqUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

Portaria n. 106/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no Art. 93, incisos e alíneas da Lei Orgânica Municipal,

Resolve:

1 - Designar a servidora SIRLENE DE SOUZA, RG n. 30.421.180-1 PR, auxiliar de saneamento, para desempenhar as

funções de RESPONSÁVEL PELA VIGILÂNCIA AMBIENTAL.

Publique-se.

Siqueira Campos, 10 de abril de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 012/2013-PMJ

AVISO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

O Sr. Prefeito Municipal, WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS, torna-se pública a ADJUDICAÇÃO

do objeto referente a Contratação de agência de integração, para a prestação de serviços de operacionalização do

programa de estágio remunerado no âmbito do município de Japira durante o exercício de 2013 á empresa CIEE –

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO PARANÁ, referente ao Item 001 do Lote 001, perfazendo o

valor mensal de R$ 18.700,00 (dezoito mil e setecentos reais), perfazendo o valor global de R$ 187.000,00 (cento

e oitenta e sete mil reais). Perfazendo ainda o valor total da licitação de R$ 187.000,00 (cento e oitenta e sete mil

reais) e a HOMOLOGAÇÃO do procedimento licitatório modalidade PREGÃO PRESENCIAL sob nº. 012/2013-PMJ.

Japira, 11 de Abril de 2013.

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

SábAdo,