correio notícias - edição 716

12

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 716

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 716
Page 2: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, NovaSanta Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Jo-aqu im Távora , Guap i rama, Quat iguá,Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão,Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio daPlatina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São Joséda Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana doItararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá ,Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima,Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia.Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

JORNALÍSTICA CORREIO DO NORTE S/C LTDACNPJ: 07.117.234/0001-62RUA DOS EXPEDICIONÁRIOS,1525 - CENTROSIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ

(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.com

www.correionoticias.com.br

2

DIREÇÃOElizabete GoisEDITORA CHEFEElizabete GoisREDAÇÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAGRAMAÇÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAUXILIAR ADMINISTRATIVOClaudenice Machado, Emilia KusterCOLUNISTAGênesis Machado

E agora como ficaCopom?

O recado mais impor tanteque o Banco Centra l passounessa quarta-feira, no comuni-cado divulgado após a reuniãodo Comitê de Pol í t ica Monetá-ria (Copom), foi que a atual es-t ra tég ia não serve mais paraconduzir a inflação para a meta.

E qual estratégia acaba deser abandonada? A de manteros juros bás icos (Sel ic) para-dos em 7,25% ao ano "por umperíodo de tempo suf ic iente-mente prolongado".

O Copom não avança quenova tát ica adotará. L imi ta-seapenas a d izer que " i rá acom-panhar a evolução do cenár iomacroeconômico até sua pró-x ima reunião (d ia 17 de abr i l ) ,para então def inir os próximospassos".

O que já dá para d izer éque, na v isão dos formulado-res da polít ica monetária (polí-t ica de juros), a inf lação em 12meses (a ser d ivu lgada ama-nhã) está em algum ponto pe-r igoso, logo abaixo do te to deto lerância, de 6,5% ao ano.

Até agora, os dir igentes doBanco Centra l , pres id ido porA l e x a n d r e To m b i n i , v i n h a mapostando em que o recuo dainf lação era somente questãode tempo. A quentura poder ia

até aumentar neste pr imei rosemes t re , mas , na segundametade de 2013, haver ia o re-cuo. Mais um pouco de paci -ência, talvez em 2014, e a con-vergência para a meta estar iagarant ida.

Mas o Banco Central mudouseu diagnóstico. Deixou sufici-entemente claro que não bastaesperar para ver. Já havia ten-tado acionar a âncora cambial(ba ixa do dólar no câmbio in-terno), mas, aparentemente, foicont ido nesse movimento pordeterminações superiores. Pe-diu mais auster idade nas con-tas públ icas, mas fo i atendidosó em par te; press ionou paraque reajustes de preços impor-tantes (como os dos combustí-ve is e da condução) fossemadiados, mas esbarrou no apa-recimento de novas distorçõesque precisaram ser resolvidas.Sobra a ve lha e in fa l íve l tera-pia: al ta dos juros.

N e s t e m o m e n t o , p a r e c einevi tável que os juros vol tema ser acionados para que a in-f lação não cause tanto "des-conforto" ao Banco Central e aogoverno Dilma. O problema serádef in i r o quanto deverão serpuxados para cima e a que ve-locidade.

A complexidade da questãocomeça com o fato de que nãose sabe qual é o nível de infla-ção tolerado pelo Banco Centrale pelo governo. Durante os últi-mos 14 meses, ficou nítido que oBanco Centra l não faz mui taquestão de uma inflação crava-da no centro da meta. Em certosmomentos, embora tenha lá seusriscos, algo perto da casa dos6% pareceu aceitável: os 6,5%de 2011 e os 5,8% de 2012 fo-ram considerados uma "vitóriado governo Dilma".

Desta vez, há a ditadura docalendário: 2014 é ano de elei-ções. Uma inflação alta conjuga-da com um avanço fraco do PIBnão costura boa bandeira elei-toral. Desse ponto de vista, se-ria preferível uma dose mais for-te, que produzisse um efeito maisrápido.

Essa hipótese sugere queuma elevação dos juros de so-mente 1 ponto porcentual ao ano,para 8,25%, como vem sendomencionada, pode não bastar. Oque fica para ser respondido en-tão é até que ponto um dos tro-féus mais importantes do gover-no Dilma - a derrubada históricados juros a 7,25% ao ano - podeser removido do pedestal em quese encontra.

Democracia 2.0ou quase

Aos poucos a mídia interna-cional vai se dando conta dotamanho da encrenca que re-presenta o Movimento CincoEstre las conquis tar 25% dosvotos para a Câmara e o Sena-do na Itália e virar o maior "par-tido" do país. O comediante Be-ppe Gri l lo canal izou a indigna-ção popular contra os velhospartidos - os culpados pela Itá-l ia estar como está - x ingandoe esculachando seus represen-tantes e mandando todos paracasa. Mas também apresentounovas formas de part ic ipaçãopopular e de democracia dire-ta.

Os elei tos se reuniram emRoma para conhecer Gri l lo eescolher os seus líderes no Se-nado e na Câmara, que terãomandatos de três meses, semreeleição. Mas Gri l lo não man-da nada, a bancada decidiu so-

zinha. Uma das pr imeiras pro-postas do movimento é a redu-ção dos 619 deputados e 315senadores, assim como os seussalár ios, assessores e despe-sas de gabinete. Certamentevão perder no plenário, mas osvelhos partidos perderão muitomais diante dos eleitores. E logovirão novas eleições.

Também vão propor a redu-ção drást ica dos fundos part i -dários e o f inanciamento públi-co das campanhas, porque pro-varam que na era digi tal umacampanha v i tor iosa pode serfei ta só com doações individu-ais, sem cabos eleitorais pagos,sem debates na televisão, semsujar as ruas. Da rede para aspraças.

Gri l lo ser ia só a voz indig-nada dos cidadãos sem as no-vas ideias, umas br i lhantes eoutras bem malucas, do pensa-

dor Gianroberto Casaleggio, umgrande estrategista da internete ideólogo do movimento, pro-pondo novas formas de organi-zação e part ic ipação dos cida-dãos e de ativismo online, numatransição da democracia repre-sentat iva - em que os part idose po l í t i cos não representammais ninguém, só a eles mes-mos - para uma democrac iaparticipativa, em que cada cida-dão é seu próprio l íder.

Além de polí t icos, os avan-ços serão culturais, a part i r deuma sacudida nas estruturaspartidárias pós-internet, inician-do uma mudança nos maus cos-tumes elei torais. A mistura decomédia italiana com alta tecno-logia da informação e novas ati-tudes pol í t icas não é uma pia-da. É um gri lo para os part idosprof issionais. E pode se espa-lhar pelo mundo.

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIR

CU

LAÇ

ÃO

:

REPRESENTAÇÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

Filiado a Associação dosJornais Diários doInterior do Paraná

Page 3: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716POLÍTICA 3

Presidente da Câmara de Vereadoresde Santana do Itararé se veste depalhaço como forma de protesto

De Santana do ItararéRegiane Romão

Uma verdadeira palhaçada.Assim descreve o presidenteda Câmara de vereadores deSantana do Itararé, Gilmar Egí-dio a saúde no município.

Durante uma entrevista queele concedeu ao jornal CorreioNot íc ias, Gi lmar fa lou sobresua iniciat iva em part ic ipar daúlt ima sessão da Câmara ves-t ido de palhaço.

"Eu estou descontente como atendimento que o povo temreceb ido na área da saúde.Por essa razão fui para a ses-são com roupas de palhaço",declarou.

G i l m a r d i s s e a i n d a q u eSantana do I tararé conta ape-nas com um médico para aten-der a popu lação. " Isso es táacontecendo desde janeiro, e,além disso, por vár ias vezesnão havia nem um médico paraatender o município", desaba-fou.

Um dos pr incipais mot ivosda não contratação de médicos,segundo o presidente da Câ-mara é o baixo salário ofereci-do pelo município. "Já f izemosum requerimento para a con-tratação de mais prof issionaispara atender os munícipes, masninguém se interessa devido ao

Gilmar Egídio disse que não aceita a forma como a saúde vem sendo administrada no município

O presidente da casa de leis se fantasiou de palhaço para protestar

baixo salário que o prefeito sepropõe a pagar".

Para Gilmar, a 'provocação'fei ta na úl t ima reunião surt iuefei to. "Nós convidamos a se-cretária de Saúde, Fátima Isacpara participar da reunião e elapresenciou toda a manifesta-ção".

Ele esclareceu ainda, quetodos os projetos que foram en-caminhados para a Câmara deVereadores foram votados, masnem um referente à área dasaúde.

Como dec larou Gi lmar, o

prefeito José de Jesus Isac fi-cou sabendo da mani festa-ção, mas não chamou n in-guém para conversar. "O pre-feito nunca nos chamou paraconversar, ele sabe dos pro-blemas, mas não tomou nemuma providência ainda".

O presidente da casa res-saltou que visitou juntamentecom dois vereadores os mu-nicípios de Arapoti e Jaguari-aiva e encontraram três pro-fissionais que se interessaramem t rabalhar no municíp io,mas é necessário melhorar o

salár io oferecido aos prof issio-nais.

Isso já foi passado para a se-cretária do prefeito, como frisouGilmar, mas ainda não obtiveramresposta.

"Minha preocupação é paraque a população seja atendida.Só isso me interessa, e isso éum direi to de todos os muníci-pes".

O prefeito José de Jesus Isacfoi procurado pela equipe de re-portagem, mas ele não foi encon-trado na prefeitura e também nãoatendeu o celular.

Imagem ilustrativa

Novos royalties fazem justiça,diz Governador Beto Richa

De Curit ibaDa Assessoria

A derrubada pelo Congres-so Nacional da sér ie de vetosda presidente Dilma Roussef àdist r ibuição dos royal t ies dopetróleo faz justiça aos estadose municípios brasileiros que en-frentam a crescente perda dereceitas decorrentes das deso-nerações prat icadas pelo go-verno federal . A opinião é dogovernador Beto Richa exter-nada nesta quinta-feira, 7, du-rante anúncio da duplicação daBR-376 -a Rodovia do Café.

"O petróleo pertence a todoo povo brasi le iro, assim comoos royalt ies. Então é justo queo Congresso Nac iona l reco-nheça esse direito. Os deputa-dos e senadores cumpr i ramcom méritos o seu dever de re-presentar os anseios dos esta-dos e municípios que vinhamsendo discriminados na divisãodos royal t ies", disse Beto Ri-cha.

O governador disse que opetróleo é uma r iqueza nacio-nal e de todos os brasi le irosNão há porque, segundo Ri-cha, que as compensações re-ferentes à exploração do pe-t ró leo f i quem concen t radasapenas em dois ou três esta-dos. "Os royal t ies devem serdistribuídos entre municípios eestados brasi le i ros. É incre-mento na recei ta que vai serrevert ido na melhor ia da vidade todos os brasi le iros. O Pa-raná se congratula com o Con-gresso Nacional por essa im-portante decisão que está sen-

do tomada, fazendo just iça nopaís", destacou.

Mais recursos - Com a novadecisão, conforme os cálculosda Confederação Nacional dosMunicípios e da Associação dosMunicípios do Paraná, o Para-ná passa ter um incrementoanual nas recei tas de R$ 490milhões - R$ 350 mi lhões àsprefeituras e R$ 140 milhões aoGoverno do Estado. " Isso aju-da a compensar as perdas quejá t ivemos de mais de R$ 1 bi-lhão em receitas, em função dasúlt imas desonerações por par-te do governo federal" , d isseRicha.

O governador disse que anova distribuição dos recursoscontribui de forma significativacom os estados e municípiosporque são os dois entes da fe-deração mais ef ic ientes "parapromover as ações e obras queatendem ao interesse da nossagente". "Primeiro é município,depois vêm os estados e muitodepois o governo federal", dis-se.

Richa disse ainda que osestados e municípios " fazemuma ginástica danada para su-prir a perda de arrecadação" eque próximo passo no Congres-so Nacional é buscar um novopacto federativo que coloque emdiscussão a distribuição das re-ceitas entre a União, estados emunicípios. "A União concentra70% das recei tas. É precisoacabar com esse desequilíbrio",disse Richa que participa na se-mana que vem de encontro en-tre os governadores e l ideran-ças do Congresso Nacional.

Nova distribuição dos royalties do petróleo podegerar receitas de R$ 490 milhões ao Paraná

Prefeito Betão prestigiamelhor idade em Ibaiti

De Ibai t iPinheiro de Moura

Ontem (08) às o i to e meiada manhã, o Prefe i to RobertoRegazzo o Betão es teve noCRAS v is i tando o pessoal damelhor idade, assistiu a ginás-t ica e distr ibuiu bombons paraas mulheres, no dia Internaci-onal da Mulher.

F e z u m b r e v e d i s c u r s o ,isso para não in ter romper asequencia das at iv idades f ís i-cas do pessoal que lá estava,Betão disse que não esta me-dindo esforços para melhorara qual idade de v ida das pes-soas que estão vivendo na ter-ce i ra idade, agora chamadade melhor idade, lembrou-seda importância da atividade fí-s ica para se manter a t ivo emplena saúde, a f i rmou o com-promisso que o município temque ter, para com aqueles quederam suas v idas em pro l do

crescimento de nossa cidade.Falou também que entre o

homem e a mulher já não exis-te nenhuma diferença profissi-onal , e que ambos tem hoje oreconhecimento publ ico e temque ser t ra tado com igualda-de, pr inc ipalmente no que dizrespeito a salár ios.

Betão Lamentou d izendoque infel izmente a mulher ain-da sofre d iscr iminação, e quemesmo desempenhando muitasvezes a mesma função do ho-mem, a inda ganha menos, eem termos de capacidade jáestá provado que a mulher temcapacidade, e muito, e brincoudizendo, “pode ser que logo,os homens fiquem em casa cui-dando das cr ianças, fazendocomida, o serv iço da casa, eas mulheres é que vão em bus-ca do sustento do lar ” e en-cerrou distr ibuindo bombons ecar tões para a mulheres pre-sentes.

Betão distribui bombons para as mulheres no diainternacional da mulher em Ibaiti

Betão recebe mulheres em data comemorativa

Divulgação

Cidade pequena terá PM, dizGovernador Beto Richa

Força policial chegará, ainda este ano, àspequenas cidades do Paraná

De Cur i t ibaDa Assessor ia

Com a contratação de 5 milnovos pol iciais mil i tares, atra-vés de concurso real izado nomês de fevere i ro , o governa-dor Beto Richa autorizou a im-plantação do Projeto 300 queprevê levar no mín imo c incopoliciais mil i tares às trezentasmenores c idades do es tado,muitas delas, ainda sem qual-quer e fet ivo.

"Não podemos fechar oso lhos ao fa to da c r im ina l ida-de e as d rogas te rem chega-do aos mun ic íp ios ma is pe-quenos . Vamos combatê- loscom o v igor necessár io e aforça da mão do Estado. É porisso que o nosso governo pr i -or iza a contratação de pol ic i -a is , a compra de v ia tu ras eequipamentos que estão sen-do d is t r ibu ídos em todas asc idades do in te r io r do Es ta -do" , a f i rma Richa.

A meta do Projeto 300 seráat ing ida a té 2014, com a fo r -mação dos pol ic ia is contrata-dos , que após concurso pú-bl ico, passam por um períodode aprendizado nas academi-as de po l íc ia e em ou t ros 36núcleos de formação do esta-do .

"Os po l i c ia is vão para asr u a s , a p ó s c o n h e c e r e m o spr inc íp ios de po l íc ia c idadã,que é comprometida com prin-cípios éticos e que respeita osdire i tos da comunidade. O in-ter io r e as pequenas c idadessão a pr ior idade na cont ra ta-ção dos novos pol ic ia is" , d is-se o comandante da Po l íc iaMil i tar do Paraná, coronel Ro-berson Lu iz Bondaruk.

C idades - A segurança noParaná, segundo Beto Richa,a tua ho je em vár ias pon taspa ra a tende r as pequenas ,méd ias e g randes c i dades .Para este in tento, o governa-dor cr iou o Fundo Especial deSegurança Púb l ica que es ta-va desmembrado em três fun-dos dist intos.

A lém de recursos , p rópr i -os , o Funesp concent ra 35%da ar recadação do Dent ran-PR, e inves te o d inhe i ro nacompra de v ia tu ras , re fo rmae cons t rução de p res íd ios emódulos policiais. São 324 mi-lhões neste ano e, no mínimo,mais R$ 324 milhões em 2014.

N a s g r a n d e s c i d a d e s , oretorno dos invest imentos co-meça a aparecer : neste mês,a força de segurança pub l icacomemorou a redução dos ín-d i ces de c r im ina l i dade naspr inc ipais c idades do estado,q u e e s t ã o e m m é d i a , 3 5 %mais baixos.

"Comparado o 1º b imestrede 2012, com o 1º bimestre de

2013, nas c idades de Cur i t i -ba , Londr ina , Cascave l , Ma-r ingá e Foz do Iguaçu, temosuma importante redução. Issomost ra a e f ic iênc ia do t raba-lho que vem sendo fe i to . Co-memoramos, mas isso não nosdeixa confortáveis, queremosavançar cada vez mais" , d is -se o secre tá r io de Seguran-ça, C id Vasques.

Beto R icha d iz que o con-jun to de ações consegue re -v e r t e r a c r i m i n a l i d a d e ."Quando assumimos, a s i tua-ção da segurança públ ica es-tava caót ica e inacei tável . Tí-nhamos o menor e fe t ivo po l i -c ia l per cap i ta do Bras i l . Es-tamos rever tendo essa s i tua-ção , com t raba lho , d iá logo eu m a g e s t ã o d e q u a l i d a d e " ,disse.

Equ ipamentos - Recente-mente , com os recursos daFunesp, o Governo do Para-ná abr iu l i c i tação e comprouum lote de 1220 viaturas paraa tende r a Po l í c i a M i l i t a r, oInst i tuto de Cr iminal ís t ica e oIns t i t u t o Méd i co Lega l . Va ia inda comprar ma is 250 v ia -turas.

"A úl t ima compra de v iatu-ras pe lo Governo do Es tado,havia sido fei ta em 2006. Mui-tos dos equipamentos já esta-vam suca teados , sem cond i -ções de uso" , d isse Richa.

O c r i té r io de d is t r ibu içãodas v ia tu ras pe lo Es tado fo ife i to pe la p rópr ia PM, tendocomo base os índ ices de c r i -minal idade registrados nas ci-dades.

M a i s s e g u r a n ç a - N a sg randes c idades , p r i nc ipa l -mente as das reg iões met ro -po l i tanas, es tão implantadasas Un idades Paraná Seguronos bair ros mais bair ros maisviolentos. Curi t iba recebeu 10UPS, Cascave l (uma) e Lon-dr ina (uma) . Out ras c idades,como Foz do Iguaçu , PontaGrossa e Mar i ngá , t ambémvão receber as un idades .

Em Curit iba, a implantaçãoda pr imei ra Unidade ParanáSeguro do Estado acaba decompletar um ano, no dia 8 demarço , com resu l t ados quecomprovam a mudança de rea-l idade para os moradores dar e g i ã o d o b a i r r o U b e r a b a .Houve uma redução de 33%nas mortes violentas registra-das na região desta UPS.

Além da UPS, o ProgramaParaná Seguro prevê ainda ainstalação de 400 módulos po-liciais e construção de 95 dele-gac ias c idadãs . "O governoatua nas duas pontas, reforçan-do a segurança nas grandes emédias c idades, e agora vaidispor de, pelo menos, c incopol ic iais mi l i tares nas peque-nas cidades", disse Beto Richa.

Governo do Estado tem, pelo menos, R$ 648 milhõespara investir em segurança pública no Paraná

Divulgação

Page 4: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716REGIONAL4

Professores de Quatiguá já estão sendopreparados para aplicar novo programa do MEC

De Quat iguáIsaele Machado

No d ia 14 /12 /2012 fo i pu-b l i cada no D iá r io O f i c ia l daUn ião a Por ta r ia 1 .458/2012,que def ine categor ias e parâ-met ros para a concessão debo lsas de es tudo e pesqu isano âmbi to do Pac to Nac iona lpe la A l fabe t i zação na IdadeCerta. Trata-se do d isposi t ivolegal que regulamenta os pr in-c ipa is aspec tos re lac ionadosao Eixo 1 do Pacto, qual se ja,a Formação dos Pro fessoresAlfabet izadores.

Al fabet izar todas as cr ian-ças b ras i le i ras a té os 8 anosde idade ao f im do 3º ano doEnsino Fundamental . É esta apr inc ipa l meta do Pacto Nac i -o n a l p e l a A l f a b e t i z a ç ã o n aIdade Cer ta , lançado pelo Mi-n is té r io da Educação (MEC)n a s e m a n a p a s s a d a e q u epretende envolver o País numgrande es fo r ço educac iona lpara que o ob je t ivo se ja cum-pr ido .

O Pacto é um compromissof i rmado entre a União e muni -cíp ios e Estados interessadosem ader i r. Ao todo, 5 .270 mu-n ic íp ios e todas as un idades

da Federação ader i ram. Du-ran te a ce r imôn ia de lança-m e n t o , a p r e s i d e n t e D i l m aRoussef f ass inou medida pro-v i s ó r i a p a r a g a r a n t i r a p o i otécn ico e f inance i ro da Un iãoaos entes federados.

Todos os cus tos do Pac tof i cam a cargo da Un ião . O in -vestimento total será de 2,7 bi-lhões de rea is - 1 ,1 b i lhão em2013 e o res tan te , em 2014.Ao ade r i r, o en te f ede rado ,além de se comprometer, devea tua r em qua t ro f r en tes emsuas redes de ens ino : fo rma-ção dos pro fessores a l fabet i -zadores; fornecimento de ma-ter ia is d idát icos; aval iação daalfabetização e também gestãoe mobil ização. O MEC tambémaf i rma que va i p remiar as es-colas com

m e l h o r e s r e s u l t a d o s - av e r b a d e s t i n a d a p a r a i s s oserá de R$ 500 mi lhões.

No mun ic íp io de Quat iguáp ro fesso res da Esco la BomPastor já es tão sendo prepa-rados para ap l i ca r es te novoprograma em sala de aula. Deaco rdo com in fo rmações dav i c e - p r e f e i t a epedagoga ,V i lma Negu in i , acoordenadora do programa em

Quatiguá já aderiu ao novo programa do MEC

Vilma Negrini. "Novo método de ensino melhorará significativamente a educação no município"Divulgação

Construção da Supercreche éretomada em Wenceslau BrazA construção da Supercreche é resultado da parceria entre o município e o governofederal, cujo projeto foi desenvolvido com acessibilidade para assistir 240 crianças

De Wenceslau BrazCamila Consulin

As obras do novo Centro de Edu-cação Infantil (CMEI) de WenceslauBraz, já foram retomadas. Segundo ochefe de gabinete, José Luiz de LimaAndraus, a paralisação das obrasaconteceu devido a problemas daempresa, que ficaram sem condiçõesde continuar com os trabalhos.

"O novo CMEI era para ser en-tregue no começo do ano, porém aobra ficou parada durante cinco me-ses. O motivo das obras estacionaremfoi por questões internas da empresacontratada", informou.

A unidade atenderá aproximada-mente 240 crianças e auxiliará na or-ganização dos espaços escolares darede municipal.

De acordo com Andraus, com onovo CMEI, serão transferidos os 120alunos que estão no prédio do CentroSocial, para que o local fique disponí-vel para a Assistência Social. "Com este

Divulgação

Quat iguá busca in fo rmaçõesna UENP- Mar ingá e t rans fe -re as instruções aos professo-res que fazem aulas semanais.O pr imei ro encont ro do grupoq u e e s t á s e n d o p r e p a r a d opela coordenadora ocorreu nau l t i m a s e g u n d a - f e i r a ( 0 4 ) .Para a v ice-pre fe i ta do mun i -c íp io , esse novo programa doMEC representará um avançosigni f icat ivo na educação.

MetasA a l fabe t i zação a té os 8

anos é a meta 5 do P lano Na-c i o n a l d e E d u c a ç ã o ( P N E ) ,

que t rami ta no Senado. O as-sun to também é a Meta 2 domovimento Todos Pela Educa-ção.

A idade fo i es t ipu lada, se-gundo o min is tér io , por s ign i -f icar o f im do cic lo de al fabet i -zação, que dura os t rês p r i -meiros anos do Ensino Funda-menta l . "A de f in ição do c ic lovem de muito tempo no Brasi l .No estabelecimento do EnsinoF u n d a m e n t a l d e 9 a n o s , oConselho Nacional de Educa-ção fez questão de considerarque o 1º ano não dever ia te r

a alfabetização como objet ivo,já que e la é um processo.

o Plano de desenvolvimen-to da Educação (PDE) e as di -retr izes curr iculares nacionaisdo Ens ino Fundamenta l tam-bém cons ideram os t rês p r i -me i ros anos da e tapa como oc ic lo de a l fabet ização. O pro-grama de fo rmação dos p ro -fessores a l fabe t izadores temum ro te i ro "c la ro que não ig -nora as d i fe renças en t re ascr ianças".

DiagnósticoO Brasi l tem hoje 8 milhões

de c r ianças de 6 , 7 e 8 anosde idade matr iculadas em 108mi l esco las d i s t r i bu ídas po rtodo o terr i tór io .

De acordo com o min is té -r io , os dados do Censo 2010revelam que a média nacionalde cr ianças não al fabet izadasaos o i t o anos no Pa ís é de15,2%. No entanto, os índicesva r i am mu i to . Po r exemp lo ,enquanto o Paraná tem 4,9%,Alagoas at inge 35%.

Em 2011, mais dados reve-laram a importância de se ava-l ia r o n íve l de a l fabe t izaçãod a s c r i a n ç a s . A P r o v a A B C(Aval iação Bras i le i ra do F ina ld o C i c l o d e A l f a b e t i z a ç ã o ) ,uma parcer ia do Todos Pe laEducação com o Inst i tuto Pau-lo Montenegro / Ibope, Funda-ção Cesgranr io e Inep , mos-t rou que apenas metade dascr ianças que conc lu í ram o 3ºano (2ª sér ie ) aprenderam oque era esperado no per íodo.E m l e i t u r a , a p o r c e n t a g e mexata é de 56 ,1% e em mate-m á t i c a , d e 4 2 , 8 % . Ta m b é mhouve grande var iação en t reas reg iões bras i le i ras e ent reas redes par t i cu la r e púb l i cad e e n s i n o . a a v a l i a ç ã o f o iap l icada em 6 mi l esco las emtodas as capitais.

novo lugar vamos dobrar o númerode crianças que atendidas. Além dis-so, disponibilizaremos o local para quea Assistência Social possa voltar commais trabalhos", disse.

A Supercreche é apontada pormuitos como uma das maiores obraspúblicas da cidade nos últimos anos.Para a construção do espaço foi firma-do um convênio com o governo fede-ral, através do Fundo Nacional deDesenvolvimento Infantil (FNDE).

O investimento é de R$ 1,2 mi-lhão, com contrapartida de R$ 160 mil,mais o terreno por parte da prefeitura.

Depois de pronto, o novo CMEIterá 1.211 metros quadrados de áreaconstruída, onde contará com salas deaula, fraldários, bibliotecas, salas deleitura, salas de informática, sanitários,recreio coberto, refeitório, secretaria eoutros ambientes.

"Cerca de 85% da obra já estáconcluída, falta pouco para finalizar.Creio que até o 2ª semestre, a partirde junho/julho, já estará a disposição

da população", finalizou Andraus.SUPERCRECHES

A presidente Dilma Rousseffanunciou em 2011, o plano de ampli-ação da rede de creches e pré-esco-las municipais. Os projetos integramo Plano de Aceleração do Crescimento2 (PAC) do governo federal.

As novas creches foram chama-das pela presidente e pelo ministroda Educação, Fernando Haddad, de'supercreches'.

O programa prevê a construçãode 4.943 novas unidades em 1.466municípios. Somadas com as 1.484já em construção em 1.040 municí-pios, será superada a meta de seismil unidades previstas, de acordocom o Ministério da Educação(MEC).

A ampliação da rede visa cum-prir a meta do governo federal, queestá no Plano Nacional de Educa-ção, de atender 50% das criançasde 0 a 3 anos até 2020 e 100% dascrianças de 4 e 5 anos até 2016.

A Supercreche está sendo construída no Jardim San Rafael, próxima ao FórumEleitoral

Parque Rodoviário de Quatiguáserá reformado

Ney , " Quando pegamos o departamento encontramos até ratazanas na cozinha"

De QuatiguáIsaele Machado

O CN entrevistou o novo Se-cretário do Departamento deObras, Viação e Serviços de Qua-tiguá - Ney Rodrigues. De acor-do Ney o departamento está serecuperando aos poucos, já quequando tomou frente como secre-tário 80% da frota geral estavasucateada. " A gestão anterior fezalgo planejado para que quandoa gente assumisse o departamen-to pegássemos todo maquináriosucateado e sem manutenção. Até

Camila Consulin

ratazanas encontramos na cozi-nha, estava um absurdo" , desta-cou

Já nesses dois meses comNey a frente do departamento,toda a frota foi enviada para ofici-na e alguns veículos já estão ematividade. No mês passado o mu-nicípio adquiriu um pulverizadorpara facilitar a limpeza urbana dacidade, 70% já está totalmente pul-verizada. Em relação às estradasrurais, Ney informou que no pra-zo de 30 a 60 dias serão casca-lhadas todas as estradas.

Tendo em vista as péssimas

Ney Rodrigues - Secretário do Departamento de Obras de Quatiguá

condições em que o Parque Ro-doviário foi deixado pela gestãoanterior, uma verba no valor de300 mil reais foi autorizada pelogoverno federal para a reformado ambiente. A cozinha do depar-tamento estava totalmente deteri-orada e como citado acima peloatual secretário havia até rataza-nas, o que demonstra o descasocom o departamento por parte doantigo secretário. Agora a cozinhaestá em outro espaço limpo e livredas ratazanas, segundo Ney.Brevemente as obras de reformano parque terão inicio.

Page 5: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716LOCAL 5

Presidente da Santa Casa de Siqueira Campos divulgaDemonstrativo das Movimentações Financeiras

De S ique i ra CamposReg iane Romão

O p r e s i d e n t e d a S a n t aCasa de M ise r i có rd ia de S i -que i ra Campos , Marce lo Fa -rago Lemes d i vu lgou o 'De -mons t ra t i vo das Mov imen ta -ções F inance i ras ' da ins t i tu i -ção em jane i ro de 2013 .

Segundo Marce lo , as re -cei tas e as despesas cont inu-aram igua is as do ano passa-do . "O va lo r con t i nua o mes -mo , mas que remos d i vu lga rpa ra que a popu lação f i queciente do que está acontecen-do na admin is t ração" .

Pa ra o p res iden te , é ne -cessár io que a popu lação te -nha acesso as en t radas e re -ceb imen tos da San ta Casa ,p a r a q u e p o s s a m i n c l u s i v equest ionar a admin is t ração.

Em re lação à mudança ded i re to r do Depa r tamen to deSaúde , e le d i sse que a en t i -dade não so f reu nem um t ipode a l t e ração . "Os t raba lhosc o n t i n u a r a m o s m e s m o s , aprefe i tura cont inua repassan-

Marcelo Farago Lemes acredita que é importante a transparência das contas para que apopulação fique ciente para onde vai o dinheiro do município

Regiane Romãodo as ve rbas todos os mesese nós cont inuamos invest indona ent idade" .

E le exp l i cou que não mu-dou nada , po rque o p lano degove rno ve io do p re fe i t o Fa -b i a n o L o p e s B u e n o , e p o ressa razão os p ro je tos t emque se r segu idos .

Q u a n t o à m i g r a ç ã o d aSan ta Casa de M ise r i có rd iapara uma Fundação Hosp i ta -la r, o processo a inda es tá emestudo, já que é prec iso ver i -f i ca r a v iab i l i dade dessa mu-dança . "Temos que v iab i l i za rme ios pa ra consegu i r nova -mente a f i lant rop ia da ent ida-de , mas an tes temos que sa -nar as d ív idas com o INSS" .

Para f ina l i zar, o p res iden-te d isse que está t rabalhandocom ser iedade na admin is t ra-ção da San ta Casa e ressa l -tou também que a equipe estát raba lhando nos p ro je tos deimplan tação de um Cent ro deD iagnós t i cos den t ro da en t i -dade e também es tão em ne-goc iação pa ra a imp lan taçãode um p lan tão c i rú rg i co pa ra

Marcelo Farago Lemes assumiu a entidade em 2013 evem trabalhando em prol dos siqueirensesque a lgumas c i ru rg ias se jamrea l i zadas no mun ic íp io . "A l -g u m a s c i r u r g i a s p e q u e n a spoderão ser fe i tas no p rópr iomunic íp io ev i tando ass im queo pac ien te en f ren te es t radas

Rotary Clube de SiqueiraCampos distribui farinha

de trigo a entidades

De Siquei ra CamposDa Assessor ia

Em reunião que aconteceuna noi te da u l t ima quinta fe i rad i a 0 7 d e M a r ç o , o R o t a r yC l u b e d e S i q u e i r a C a m p o sp r o m o v e u a d i s t r i b u i ç ã o d e600 qui los de far inha de t r igo.Foram benef ic iadas se is ent i -dades do mun ic íp io , La r doM e n o r S i q u e i r e n s e , A p a e ,Casa Lar São José, As i lo dosBarbosa, Asi lo São Vicente de

Elcio explicou que cada entidade recebeu uma autorização para retirada doproduto que poderá ser feita em uma indústria da cidade

e rodov ias a té que se ja a ten-d ido"

Veja as ent radas e receb i -mentos da Santa Casa de Mi -se r i có rd ia de S ique i ra Cam-pos na tabe la ao lado:

Divulgação

Paulo e Organização Terapêu-tica Celeiro de Cristo. De acor-do com o pres idente do Rota-ry de S ique i ra Campos, E lc ioJunior, o clube conseguiu estadoação através da governado-r ia do d is t r i to 4710 quando dav i s i t a o f i c i a l do gove rnado rAntonio de Alencar á cidade nof ina l de 2012. E lc io exp l i couq u e c a d a e n t i d a d e r e c e b e uuma autor ização para ret i radado produto que poderá ser fei-ta em uma indús t r ia da c ida-

de, na quantidade e no dia queforem ut i l izar sem precisar es-tocar o produto. Recentemen-te o Rotary Clube de S ique i raCampos fo i destaque na car tamensa l exped ida pe la gover -nador ia do d is t r i to que fez re-ferencia ao grande numero desóc ios que o c lube mantém ea i n d a d a p a r t i c i p a ç ã o a t i v ados Rotar ianos na comunida-d e c o m v á r i a s p r o m o ç ã o eeventos que benef ic iam vár i -as ent idades do municíp io.

12ª Festa do Lar do MenorSiqueirense foiiniciada ontem

De S ique i ra CamposCami la Consu l in

Começou on tem (8) , a 12ªF e s t a d o L a r d o M e n o r S i -que i rense . A té domingo (10) ,h a v e r á a s s a d o s e m g e r a l ,ba r racas com doces , sa lga -dos e bebidas. De acordo coma coordenadora gera l , Rose l ide Almeida, a expectat iva é deu l t r a p a s s a r a l u c r o d o a n opassado.

A fes ta j á é t rad ic iona l nomun ic íp io , sendo o p r i nc ipa levento que a ent idade execu-ta . "Se a fes ta tem um resu l -tado pos i t i vo , no decor re r do

Segundo a coordenadora, a expectativa é que milhares de pessoas passem pelo localdurante a festividade

Camila Consulin

ano conseguimos sanar todasas nossas necess idades , po -rém se a fes ta não a l cança oob je t i vo passamos d i f i cu lda -des" , contou Rose l i .

Ho je ( 9 ) , have rá show eba i le com a an imação do gru-p o m u s i c a l , N o v a G e r a ç ã o .Amanhã (10) , às 9 horas te ráa t rad i c i ona l Cava lgada Be -nef icente, com saída em f ren-te do La r do Menor. No pe r í -odo da t a rde , às 16 ho ras , oL a r d o M e n o r p r o m o v e u mshow de p rêm ios . A ca r t e l apode ser adquir ida na inst i tu i -ção no va lo r de R$ 10 .

Segundo a coordenadora ,

a expec ta t i va é que m i lha resde pessoas passem pe lo l o -ca l du ran te a f es t i v i dade . Od inhe i ro a r recadado na fes taserá rever t ido na manutençãoda ent idade e re formas da in -f r a - e s t r u t u r a . A e n t r a d a d afesta é gratu i ta .

E la d i sse a inda que es tea n o o n ú m e r o d e p a i s q u ep rocu ra ram vagas no La r doMenor Siqueirense, aumentouem 30%. "É quase o dobro decr ianças mat r icu ladas. A tua l -mente , a tendemos 179 c r ian-ças , po rém es te número ten -de a c resce r pa ra 200" , f i na -l izou.

Page 6: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716ESPORTES6

'Piratinha' torce no hospital, vira hit nainternet e sonha conhecer Barcos

De Porto AlegreGlobo Esporte

O Hospital Universi tár io deSanta Maria foi acometido pelat r i s teza desde que v i rou umdos principais pontos de apoioaos fer idos na maior t ragédiada h is tó r ia do R io Grande doSul , o incêndio na boate Kiss,ocorr ido no d ia 27 de janei ro ,que de ixou 241 mor tos . Po-rém, em d ia de jogos do Grê-mio, uma pequena "moradora"do local t ransforma o ambien-te . Ves t ida com as cores doT r i c o l o r , G a b r i e l i Va n O u -dheusden Mede i ros , de ape-nas t rês anos, encanta e an i -ma a té mesmo os to rcedoresrivais. Fanática, a menina ino-vou na ú l t ima terça- fe i ra e v i -rou h i t na in ternet ao imi ta r ocentroavante Barcos.

O per f i l o f i c ia l do Grêmiocompart i lhou a foto da menina

Gabrieli Van Oudheusden Medeiros, de três anos, luta contra a leucemia há oito meses.Ela imitou gesto do centroavante gremista na última terça-feira

Divulgação

e, desde o d ia da v i tór ia por 4a 1 sobre o Caracas , a ima-gem comoveu gremis tas . Fo-

Fã de Barcos, Gabrieli imita o Pirata, centroavante do Grêmio

Neymar despista sobre jogar naEuropa: 'Se tiver de ir agora, irei'

Em entrevista a rádio espanhola, atacante do Santos volta aafirmar que não sabe quando vai se transferir e

nega preferência entre Real e Barça

ram mais de 3,3 mi l compar t i -l hamen tos e ce rca d e 8 mi lcurtidas. Mas Gabrieli, que luta

há o i to meses contra a leuce-mia, não v i rou est re la depoisdo sucesso na web. Ela já era

uma. Não há um funcionáro dohosp i ta l que não se der re tapela menina, conhecida por de-

fender as cores do Grêmio.Segundo o pai , Nor iva l de

Souza Medei ros, de 25 anos,Gabriel i é fã da equipe gaúchadesde os pr imei ros meses dev ida. Bastava ver a lgo azu l ,p re to e b ranco pa ra ab r i r osorr iso. No hospi ta l , chega abr igar com pacientes e funcio-nár ios que ousam falar mal doseu t ime de coração.

- E la é apa ixonada. Es tásempre com a camisa do Grê-m i o e v i b r a c o m o s j o g o s .Quando e la está no hospi ta l ,assistimos aos jogos de lá mes-mo e e la faz uma festa. Todomundo conhece e la, br inca eaté provoca quando o Grêmioperde. Mas ela não gosta, br i -ga até com os enfermeiros -conta o pai , morador de SãoSepé, que v ia ja cerca de 60qui lômetros para levar a f i lhaaté o tratamento em Santa Ma-r ia .

De SantosGlobo Esporte

Neymar voltou a falar nestasexta-feira sobre sua possívelida para o futebol europeu. Ementrev is ta à rád io espanhola“Cadena Cope”, o atacante doSan tos d i s se que não sabeq u a n d o v a i j o g a r n o Ve l h oCont inente, mas af i rmou que,se t iver de se t ransfer i r a indaneste ano, assim será. Ele ga-rant iu a inda que não tem pre-ferência em relação a atuar noBarcelona ou no Real Madr id .

- É um sonho jogar no fute-bol europeu, e cont inua sen-do, mas não se i se está per toou não. Se t iver de i r agora,

eu i re i . Não tenho preferênciapara escolher um ou outro. Sãodois grandes clubes, respeita-dos por todos, e cada um temsua história. Nos últ imos anos,o Barça vem assustando todomundo por conta de seu fu te-bol . É uma das melhores equi-pes do mundo – d isse o cra-que brasi le i ro.

Cur iosamente, Mur icy Ra-malho, técnico do jogador noSantos, também deu sua opi -nião sobre o assunto. Entrevis-tado pela rád io “La Xarsa” , ocomandante do Peixe af i rmouque acredita na ida de Neymarpara o Barcelona.

- Se ele vai para o exter ior,deve i r ao Barcelona, que tem

um esti lo de jogo parecido como nosso. Neymar tem contratoaté 2014 com o Santos e aspessoas que cuidam de sua car-reira disseram que ele f icaráaqui até lá. Mas depois achoque ele i rá para o Barcelona –opinou Muricy.

Apesar de tentar despistar,Neymar admi t iu que o lobbypara ir para o Barcelona é gran-de e ci tou o exemplo do lateralb ras i l e i ro Dan ie l A l ves , seuamigo, que atua no time catalãoe dá força para a contratação.

- Ele está me animando mui-to para i r com ele (r isos). Eleme fala da l iga, da experiênciatambém. Sempre foi muito meuamigo.

Neymar segue cotado para jogar no futebol espanhol

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716POLICIAL 7

Polícia tira seis traficantes de circulaçãoDe Siqueira CamposBetty Gois

Uma operação conjunta entre a Po-lícia Militar de Siqueira Campos e Ribei-rão do Pinhal tirou seis suspeitos de trá-fico em Siqueira Campos na noite destaquinta-feira (07).

O Serviço de Inteligência da políciainvestigava os suspeitos após várias de-núncias feitas pelo 190 da Polícia Militar.Os policiais do serviço reservado fize-ram monitoramento durante toda a se-mana e na quinta-feira por volta das18h00 recebeu a denúncia de que umcarro preto iria buscar a droga em Ri-beirão do Pinhal.

De acordo com o Sargento IdemarBatista de Lima, a polícia de Ribeirão doPinhal encontrou o carro suspeito, umtaxi da marca GM Classic com placa deSiqueira Campos - PR e perseguiu atéo local que o taxista entregou a droga.Os policiais do serviço reservado e ospoliciais de Siqueira Campos aborda-ram os suspeitos por volta de 20h30 eprenderam três homens, A.P.S. de 18anos, M.A.F. de 29 anos e F.R.E. de 22anos e foram apreendidos dois meno-res, C.E.S de 17 anos e H.G.E. de 15anos.

No momento da abordagem o ta-xista J.C.S. de 50 anos já havia saídodo local. Ele foi preso na cidade de Ja-carezinho, pelos policiais daquela cida-de no momento em que fazia uma "cor-rida".

Criança é atropelada por veículo complacas da Bolívia em Pinhalão

De PinhalãoGilson Santos

Uma criança foi atropeladana noi te de qu inta- fe i ra (7) ,po r uma M i t sub i sh i p l acas ,1072ASG, da Bol ív ia , na RuaRui Barbosa, centro de Pinha-

Motorista quase é linchado por populares

Foram encontrados na casa deA.P.S. uma pedra de 100 gramas decrack, 33 pedras de crack prontas paraconsumo e uma balança digital.

O delegado Dr. Juliano Fonseca,disse que A.P.S. e M.A.F. tinham passa-gem pela polícia. APS é investigado pelo

crime de homícido doloso na Comarcade Andirá, M.A.F. é investigado pelo cri-me de tráfico desde 2011 e J.C.S. nãotinha passagem, mas era investigadopor facilitar a entrada e saída de entor-pecentes na cidade, caracterizando as-sim o crime de tráfico.

Os adolescentes foram apresenta-dos na tarde de ontem (08) ao Promo-tor de Justiça que iria decidir se os me-nores continuam apreendidos ou soltos.Caso os menores fiquem apreendidos,devem ficar em Siqueira Campos por cin-co dias e após isso serão encaminhados

a um CENSE - Centro de Sócio Educa-ção (locais onde são enviados adoles-centes que praticam atos infracionais), noParaná existem 18 unidades, a mais pró-xima fica em Santo Antonio da Platina,mas a ida dos menores para essa unida-de depende da oferta de vagas.

Os maiores ficarão a disposição dajustiça e devem aguardar a decisão dojuiz para o julgamento que com base emjulgamentos anteriores tem ficado presoaproximadamente um ano. Eles são acu-sados de associação para venda de dro-gas.

Os seis suspeitos de tráfico estão recolhidos na Depol de Siqueira Campos

Polícia Militar prendeu seis homens por suspeita de tráfico de drogas em Siqueira Campos

lão.S e g u n d o i n f o r m a ç õ e s a

cr iança estava sa indo do BarCountry quando fo i a t ropela-da. O motorista tentou prestarsocorro à v í t ima que estavacom seu pai, mas quase foi l in-chado por populares. A cr ian-

ça foi levada ao pronto socor-ro, medicada e l iberada. E lateve apenas alguns arranhõesna perna d i re i ta . O propr ietá-r io da Mi tsubish i procurou apolíc ia para comunicar o fato.Ele passou pelo teste do bafô-metro que não acusou álcool .

Mulher é morta com golpesde faca na véspera do diaInternacional da Mulher

De Iba i t iGi lson Santos

Uma mulher foi assassina-da com go lpes de facas nano i te de qu in ta - fe i ra (7 ) , nod is t r i to do Campinhos, Muni -cíp io de Ibai t i .

Ades i l dos Santos , de 44anos de idade fo i encont radanua est i rada no chão no quar-to da casa. A Polícia Mil i tar ra-pidamente em dil igências pelo

ba i r ro prendeu Rosel i de Ol i -ve i ra Marques , "vu lgo T iqu i -nha" (29) apontada como au-to ra do c r ime. "T iqu inha" re -s ist iu à pr isão. Ela confessouo c r ime aos po l i c ia i s . "T i resuas mãos de mim, me de ixepassar, já metei um, não cus-ta matar mais um", disse a as-sass ina aos po l i c ia is no mo-mento da pr isão.

Rose l i que já tem passa-gens pe la po l íc ia por homic í -

d io qua l i f i cado fo i conduz idapara a 37ªDRP onde fo i autu-ada pe lo c r ime de homic íd io .Em 2004, Rosel i fo i condena-da a 13 anos de p r isão porte r ma tado um homem comdoze pauladas na cabeça. Elahavia saído da cadeia há pou-cos meses.

O corpo de Ades i l fo i en-caminhado ao Inst i tu to médi -co Lega l ( IML) de Jacarez i -nho.

Gilson Santos

Adesil dos Santos, de 44 anos de idade foi encontrada nua estirada no chão no quartoda casa.

Divulgação

Page 8: Correio Notícias - Edição 716

SÁBADO, 09 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 716SOCIAL8

Page 9: Correio Notícias - Edição 716

sábado, 09 de março de 2013 - edição 716B1EntrEtEnimEnto

BBB 13

Faustão comenta saia justa com Marcos Caruso no prêmio

Melhores do Ano

Natália Guimarães e Leandro do KLB serão pais de gêmeas

Sem medo de falar o que pen-sa, Fausto Silva não poupou alfin-etadas a Marcos Caruso durante a entrega do prêmio Melhores do Ano, no último domingo, dia 4.

O apresentador criticou a aus-ência do ator durante a cerimônia que rolou no palco do “Domingão do Faustão”.

O eterno Leleco, de “Avenida Brasil”, que concorria ao prêmio de melhor ator coadjuvante, não com-pareceu à premiação para não at-rasar a peça na qual está em cartaz, no Recife. “O Zé de Abreu atrasou a peça dele das 19h para as 21h. O Naldo [que se apresentou e con-corria em uma das categorias] can-celou show nos Estados Unidos”, disse Silva, incisivamente.

Tentando colocar panos quentes, Vera Holtz aproveitou para defender o colega de profissão,

Parece que está começando uma onda de gestações entre as famosas. Depois de Guilhermina Guinle ter confirmado que está es-perando um bebê, agora é a vez de Natália Guimarães contar a novi-dade. Usando seu perfil no Face-book para dividir as boas novas com os fãs, a ex-Miss Brasil postou uma foto de dois sapatinhos cor-de-

BrasilPop

BrasilPop

Celebridades

Ian Anderson: “Thick as a Brick” Tour no

Brasil em 2013

Está confirmado no site oficial a Tour Sulamericana de comemoração aos 42 anos de carreira Ian Anderson que terá como base o lendário al-bum Thick as a Brick. O grupo é fomardo atualmente por Florian Opahle (guitarra), Scott Hammond (bateria), David Goodier (baixo), John O’Hara (teclados), Ryan O’Donnell (vocal) e pelo multi-instrumentista Ian Anderson, também vocalista.

06/03 Santiago, Chile Teatro Caopolican08/03 Cordoba, Argentina Espacio Quality09/03 Rosario, Argentina Teatro El Circulo10/03 Buenos Aires, Argentina Teatro Gran Rex12/03 Porto Alegre, Brazil Araujo Vianna13/03 Sao Paulo, Brazil Teatro Bradesco15/03 Belo Horizonte, Brazil Teatro de las Artes16/03 Campinas, Brazil Coliseu

Divulgação

Divulgação

relembrando o carinho que ele tem por Faustão. Ao final do programa, o global afirmou que não era sua in-

rosa. “Feliz demais”, comemorou na legenda da imagem.Através de sua assessoria de imprensa, a bela emi-tiu uma nota confirmando algumas suspeitas que já estavam circulan-do. Namorando a morena há cinco anos, Leandro, do grupo KLB, foi pego desprevenido pela vinda das meninas. “Foi um choque, mas foi um choque do bem”, declarou.

No terceiro mês de gravidez, Natália está nas nuvens. “Sempre

tenção falar mal de Caruso. “Alguns puderam vir, com sacrifício. A Vera até explicou. Eu só não poderia ficar

quis ser mãe, desde criança, e eu dizia queria gêmeos. Agora, parece que Deus está falando ‘está vendo, você pediu, agora teve’”, brincou.

omitindo, porque aí iriam me ques-tionar. Falo o que penso. Foi só uma satisfação para o público.”

De acordo com o Ego, a única dif-erença na rotina da futura mamãe, que não encarou os temidos enjoos, é o sono excessivo.

preFeITurA de sIqueIrA CAMpos esTAdo do pArANá

PORTARIA 065/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 71, inciso VI da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 - Exonerar, a pedido, do cargo de FARMACÊUTICO, o servidor RENE LEAL RIBEIRO, RG n.º 8.600.343-0 SSP

PR, a partir de 18 de janeiro de 2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMpos esTAdo do pArANá

PORTARIA 063/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 93, inciso II, alínea “a“ da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 – Nomear MÁRCIO AUGUSTO PEREIRA, RG 5.672.265-3 PR, no cargo de Tratorista Agrícola, a partir de

18/02/2013, em razão de aprovação no Concurso Público n. 001/2012.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMpos esTAdo do pArANá

PORTARIA 069/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais, e ainda com base art. 71, inciso VI da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 - Exonerar, a pedido, em razão de assumirem outro cargo público inacumulável, os seguintes servidores:

- MARIO GOMES NOGUEIRA, RG 3.037.539-4 SSP PR, do cargo de Agente de Controle de Endemias, a partir de

28 de fevereiro de 2013.

- LAÉRCIO JOSÉ DELCOL, RG 8.157.448-0 SSP PR, do cargo de Tratorista Agrícola Distrital, a partir de 28 de

fevereiro de 2013

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

Page 10: Correio Notícias - Edição 716

sábado, 09 de março de 2013 - edição 716

Há vários séculos, as mulheres lutam em todos os continen-tes, buscando oportunidades para participar de forma integral na vida política, econômica e cultural de seus países. Foi preciso que 129 mulheres fossem trancadas e queimadas vivas dentro de uma fábrica na Inglaterra, quando discutiam em uma reunião os direitos que poderiam reivindicar, tais como amamentar seus filhos, horas extras, etc, para que a luta pelos seus direitos passasse a ter im-portância pela humanidade.Cinquenta anos depois, também no dia 8 de março, desta vez, em 1910, foi criado o Dia Internacional da Mulher.Fazendo uma retrospectiva, verificamos que Jesus valorizou a mulher quando levantou e garantiu a mulher adúltera recomen-dando-lhe, porém, que não pecasse mais, livrando-a do apedreja-mento da lei mosaica. Os desafios globais do século XXI nos fazem meditar sobre as conquistas da mulher ao longo dos anos; mais mulheres comandam governos no mundo inteiro, mas existe muito ainda a ser conquistado.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o CN entrevis-tou a pedagoga e vice-prefeita de Quatiguá, Vilma Negrini. Nossa homenageada tem 56 anos, nascida e criada em Quatiguá, é fil-ha de comerciantes, tem quatro filhos, formada em pedagogia tra-balhou na área da educaçãodurante 33 anos e nesse ano de 2013 assumiu o cargo de vice-prefeita. Como vice vem atuando em diver-sas áreas, inclusive na área da educação.

B2 Editais

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

PORTARIA 061/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná no uso

de suas atribuições legais e ainda com base no art. 71, inciso VI e art. 93, II, “b” da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 - Nomear PREGOEIRO OFICIAL com atribuição de efetivar o recebimento das propostas e lances, a análise de sua

aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor,

no exercício de 2013.

2 - Designar para exercer o cargo de PREGOEIRO OFICIAL o servidor CARLOS HENRIQUE DE MORAES, portador

do RG n.º 8.370.777-1 PR.

3 – Revogam-se as disposições contrárias, especialmente a Portaria 07/2013, mantendo-se a Equipe de apoio ao

Pregoeiro Oficial a Comissão Permanente de Licitação, designada na Portaria 018/2013.

4- Retroagir os efeitos desta Portaria a 1º de março de 2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

De: ASSESSORIA JURÍDICA

Para: GABINETE DO PREFEITO

Parecer

Foi encaminhado à dessa assessoria a minuta de contrato de prestação de serviços financeiros: 100% do proces-

samento da folha de pagamento dos servidores inativos e pensionistas (FUNPREV), arrecadação municipal, 80%

da manutenção e procedimento da folha de pagamento, e outras avenças, a ser firmado entre a Caixa Econômica

Federal e o Município de Siqueira Campos, pelo período de 60 (sessenta) meses, pelo valor de R$ 380.000,00 (trez-

entos e oitenta mil reais), através de procedimento de dispensa de licitação, nos termos do art. 24, inciso XXIII, da

Lei Federal n. 8.666/93.

Sobre os casos de dispensa de licitação para prestação de serviços da administração pública com Empresa Pública,

dispõe o art. 24 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993:

“ ... VIII – para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados

por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data

anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado; (Redação

dada pela Lei n. 8.8883, de 1994)...”

Destarte, esta Assessoria opina no sentido de não haver obstáculo para que seja dispensado o certame licitatório,

preenchidos que foram os requisitos consignados no inciso VIII do art. 24, anteriormente transcrito. Sendo acatado

este parecer, cumpra-se o contido no art. 26, parte final, da Lei 8.666/93.

Sendo assim, concluímos que a presente minuta de contrato encontra-se aprovada por esta assessoria.

É o parecer.

Siqueira Campos 08 de março de 2013.

Carlos Henrique de Moraes Rosana Ramos da Silva Peres

Assessor Jurídico Municipal Assessora Jurídica Municipal

HomEnaGEmA beleza da mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos,

porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. Parabéns para você Mulher, nesse seu Dia Internacional da Mulher!

Essa é a homenagem da vice-prefeita Vilma Negrini

CN homenageia e entrevista vice-prefeita de quatiguá

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

PORTARIA 064/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso

de suas atribuições legais, e ainda com base nos artigos. 71, inciso VIe 93, inciso I, “b”, da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

- Exonerar, a pedido, os seguintes servidores:

- JEFFERSON ALVES DE OLIVEIRA, RG n.º 10.032.828-3 SSPPR - CHEFE DA DIVISÃO DE MATERIAL, a partir de

07/03/2013;

- ALICEU MONTANHA NETO, RG 8.199.772-1 SSPPR–DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO, a partir de 28/02/2013;

-ADEMIR GONZALES SILVEIRA, RG 3.599.500-5 SSPPR – ASSESSOR ADMINISTRATIVO, a partir de 28/02/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

PORTARIA 066/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no

uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 71, inciso VI e art. 93, II, “b” da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1º – Nomear DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO, percebendo os vencimentos estabelecidos na Lei n.º 751/2012 que

dispõe sobre os subsídios de Prefeito, Vice-Prefeito, Diretores de Departamento, Assessores e Secretários equivalentes;

2° - Designar para o cargo de que trata o artigo anterior ADEMIR GONZALES SILVEIRA, RG n.° 3.599.500-5/PR;

3° - Retroagir os efeitos desta Portaria a 01/03/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

acesse nosso portal de notícias:

www.correionoticias.com.br

Page 11: Correio Notícias - Edição 716

sábado, 09 de março de 2013 - edição 716B3Editais

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

LEI Nº 811/2013

SÚMULA: Autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária através

da abertura de um Crédito Adicional Suplementar na importância de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), e contém outras

providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SAN-

CIONO A SEGUINTE LEI:

TITULO I

CAPÍTULO I

DA ALTERAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Art. 1º Fica alterada a Lei nº. 373, de 17 de dezembro de 2009 - Lei o PPA - Plano Plurianual, em

conformidade com o disposto neste ato, relativamente à abertura de um Crédito Adicional Suplementar, no valor de R$

90.000,0000 (noventa mil reais), instituindo-se para tal junto à matéria orçamentária em execução, as seguintes contas:

07 Departamento de Educação

07.001 Divisão de Ensino Fundamental Básico

12.361.0042.2.059.000 Serviços de Transporte Escolar

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(228) 3.3.90.39.00.00 00120 OUTROS SERV TERCEIROS-PJ R$ 90.000,00

CAPÍTULO II

DA ALTERAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Art. 2º Fica igualmente alterada a Lei nº. 752, de 09 de agosto de 2012 - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o

exercício financeiro de 2013, em conformidade com o disposto neste ato, objetivando ao atendimento de despesas de

investimentos.

CAPÍTULO III

DA ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Art. 3º Fica alterado o Orçamento Geral do Município de Siqueira Campos do exercício de 2013 - LOA, através da abertura

de Crédito Adicional Suplementar, na importância de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) destinado ao investimento neste Ente

Federado, conforme disposto neste ato e normas constitucionais determinantes.

CAPÍTULO IV

DO LIMITE DO CRÉDITO E DA ABERTURA

Art. 4º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a proceder por ato próprio, à abertura de Crédito Adicional

Suplementar na importância de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), em conformidade com o disposto a seguir:

07 Departamento de Educação

07.001 Divisão de Ensino Fun-

damental Básico

1 2 . 3 6 1 . 0 0 4 2 . 2 . 0 5 9 . 0 0 0

Serviços de Transporte EscolarDESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(228) 3.3.90.39.00.00 00120 OUTROS SERV TERCEIROS-PJ R$ 90.000,00

Art. 5º Os recursos para cobertura da dotação serão através de provável excesso de arrecadação na receita 1.7.6.2.02.10.00,

fonte 00120/PNATE FEDERAL – TRANSPORTE ESCOLAR.

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

PREFEITO MUNICIPAL

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

LEI Nº 812/2013

SÚMULA: Autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária através da

abertura de um Crédito Adicional Especial na importância de R$ 185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais), e contém

outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SAN-

CIONO A SEGUINTE LEI:

TITULO I

CAPÍTULO I

DA ALTERAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Art. 1º Fica alterada a Lei nº. 373, de 17 de dezembro de 2009 - Lei o PPA - Plano Plurianual,

em conformidade com o disposto neste ato, relativamente à abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$

185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais), instituindo-se para tal junto à matéria orçamentária em execução, as seguintes

contas:

05.001.26.453.0088.1.008.000 Aquisição de Ônibus Circulares

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

4.4.90.52.00.00.00 00000 EQUIP E MATERIAL PERMANENTE R$ 185.000,00

CAPÍTULO II

DA ALTERAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Art. 2º Fica igualmente alterada a Lei nº. 752, de 09 de agosto de 2012 - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o

exercício financeiro de 2013, em conformidade com o disposto neste ato, objetivando ao atendimento de despesas de

investimentos.

CAPÍTULO III

DA ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Art. 3º Fica alterado o Orçamento Geral do Município de Siqueira Campos do exercício de 2013 - LOA, através da abertura

de Crédito Adicional Especial, na importância de R$ 185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais) destinado ao investimento

neste Ente Federado, conforme disposto neste ato e normas constitucionais determinantes.

CAPÍTULO IV

DO LIMITE DO CRÉDITO E DA ABERTURA

Art. 4º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a proceder por ato próprio, à abertura de Crédito Adicional

Especial na importância de R$ 185.000,00 (cento e oitenta e cinco mil reais), em conformidade com o disposto a seguir:

05.001.26.453.0088.1.008.000

Aquisição de Ônibus CircularesDESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

4.4.90.52.00.00.00 00000 EQUIP E MATERIAL PER-MANENTE R$185.000,00

Art. 5º Os recursos para cobertura da dotação serão através de anulação parcial de dotação conforme a seguir:

05.001.15.452.0007.2.114.000

Manutenção da Divisão de

Obras e UrbanismoDESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(89) 3.1.90.11.00.00.00 00000 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS R$ 100.000,00

05.002.26.782.0007.2.120.000 Manutenção da Divisão de Serviços Rodoviários

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR

(104) 3.3.90.30.00.00.00 00000 MATERIAL DE CONSUMO R$ 40.000,00

(107) 3.3.90.39.00.00.00 00000 SERVIÇOS DE TERCEIROS-PJ R$ 45.000,00

Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

PREFEITO MUNICIPALpreFeITurA de são José dA BoA VIsTAesTAdo do pArANá

PORTARIA nº 041/2013

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso

de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

RESOLVE:

Artigo 1º - NOMEAR o Senhor IDOMEU MERLO FILHO, Rg. nº. 1.020.649 PR, para ocupar o Cargo de Provimento em

Comissão de Diretor da Divisão de Vigilância Sanitária – Símbolo CC-3, de acordo com a Lei Municipal 570/2003.

Artigo 2º- A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 08 de Março de 2013; 53º da Emancipação

Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

PORTARIA 062/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso

de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 93, inciso II, alínea “a“ da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 – Nomear, em razão de aprovação no Concurso Público n. 001/2011, as seguintes cidadãs:

- EDINÉIA APARECIDA CONSULIN DE JESUS, RG 9.615.009-1 PR, na função de Auxiliar de Serviços Gerais – início em

05/03/2013;

- VANESSA DE ALMEIDA, RG 13.053.140-7 PR, na função de Auxiliar de Serviços Gerais – início em 01/03/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

Page 12: Correio Notícias - Edição 716

sábado, 09 de março de 2013 - edição 716EditaisB4

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

LEI n. 813/2013

SÚMULA: Denomina Rua Flor de Lis, a Rua “A”, na Vila

Operária.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL,

SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º - A Rua “A”, sem saída, localizada na Vila Operária, que tem início na esquina da Rua Getúlio Vargas, passa a

denominar-se RUA FLOR DE LIS.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições contrárias.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

LEI N. 815/2013

Súmula:Institui o Conselho Municipal da Habitação de Siqueira Campos e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNIC-

IPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

CAPÍTULO I

DO CONSELHO MUNICIPAL DA HABITAÇÃO, DOS PRINCÍPIOS, DOS OBJETIVOS, DAS DIRETRIZES, DAS

COMPETÊNCIAS E DA COMPOSIÇÃO

Art. 1º. Fica instituído o Conselho Municipal da Habitação de Siqueira Campos - CMHSC - com as funções fiscal-

izadoras, consultivas e informativas.

Parágrafo único. O Conselho Municipal de Habitação de Siqueira Campos ficará vinculado diretamente ao Depar-

tamento Municipal de Habitação de Siqueira campos.

Art. 2º Compete ao Conselho Municipal de Habitação de Siqueira Campos, dentre outras ações, desenvolver

estudos, propor medidas que visem à integração dos assentamentos precários ao tecido urbano, através de pro-

gramas de regularização fundiária - urbanística e jurídica - e do desenvolvimento de projetos sociais de geração

de trabalho, renda e capacitação profissional nestas áreas; a articulação da política habitacional às demais políti-

cas sociais, ambientais e econômicas; a integração da política habitacional à política de desenvolvimento urbano

e ao Plano Diretor; e o apoio à implantação dos instrumentos da política urbana previstos no Estatuto da Cidade

atendendo ao princípio constitucional da função social da cidade e da propriedade.

Art. 3º. O CMHSC terá como princípios norteadores de suas ações:

I- a promoção do direito de todos à moradia digna;

II- o acesso prioritário nas políticas habitacionais com recursos públicos, da população com renda familiar mensal

de até 3 (três) salários mínimos;

III- a participação popular nos processos de formulação, execução e fiscalização da política municipal da habi-

tação.

Parágrafo único. Compreende-se por moradia digna, para fins de aplicação da PMHSC, a que atende aos padrões

mínimos de habitabilidade, com infraestrutura e saneamento ambiental, mobilidade e transporte coletivo, equipa-

mentos e serviços urbanos e sociais.

Art. 4º. O Conselho Municipal de Habitação de Siqueira Campos possui os seguintes objetivos e atribuições:

I- definir as prioridades dos investimentos públicos na área habitacional;

II- elaborar propostas, acompanhar, avaliar e fiscalizar a execução da PMH;

III- discutir e participar das ações de intervenção pública em assentamentos precários;

IV- garantir o acesso à moradia com condições de habitabilidade, priorizando as famílias com renda mensal de

até 3 (três) salários mínimos;

V- articular, compatibilizar, fiscalizar e apoiar a atuação das entidades que desempenham funções no setor de

habitação;

VI- incentivar a participação popular na discussão, formulação e acompanhamento das políticas habitacionais e

seu controle social;

VII- convocar a Conferência Municipal da Habitação a cada três anos e acompanhar a implementação de suas

resoluções;

VIII- participar da elaboração e da fiscalização de planos e programas da política municipal da habitação;

IX- fiscalizar as ações do Conselho Gestor do Fundo Municipal da Habitação de Siqueira Campos;

X- fiscalizar os convênios destinados à execução de projetos de habitação, de melhorias das condições de habit-

abilidade, de urbanização e de regularização fundiária, ou demais relacionados à política habitacional;

XI- propor diretrizes, planos e programas, visando à implantação da regularização fundiária e de reforma urbana

e rural;

XIII- incentivar a participação e o controle social sobre a implementação de políticas públicas habitacionais e de

desenvolvimento urbano e rural;

XIV- possibilitar a informação à população e às instituições públicas e privadas sobre temas referentes à política

habitacional;

XV- constituir grupos técnicos, comissões especiais, temporários ou permanentes, para melhor desempenho de

suas funções, quando necessário;

XVI- propor, apreciar e promover informações sobre materiais e técnicas construtivas alternativas, com finalidade

de aprimorar quantitativa e qualitativamente os custos das unidades habitacionais;

XVII- acompanhar o pedido e adesão do Município ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SN-

HIS;

XVIII- articular-se com o SNHIS, cumprindo suas normas; e

XIX- elaborar seu regimento interno.

Art. 5º. Para dar cumprimento ao inciso VI do artigo 4º desta lei, o CMHSC ficará responsável:

I- pelo encaminhamento de pedido de audiências públicas, consulta popular, referendos, plebiscitos e plenárias;

II- pela convocação de plenárias anuais, com a participação de conselheiros e seus suplentes, representantes

das regiões urbanas e rurais, dos demais conselhos instituídos no Município, conforme regulamento a ser elab-

oradopor este conselho;

III- pela formação de comitês regionais rurais e urbanos que integrem a população na busca de soluções dentro

dos programas e projetos desenvolvidos em assentamentos precários;

IV- pela formação de comitês paritários de acompanhamento de programas e projetos;

V- pela divulgação das formas e critérios de acesso aos programas, das modalidades de acesso à moradia, das

metas anuais de atendimento habitacional, dos recursos previstos e aplicados, identificados pelas fontes de ori-

gem, das áreas objeto de intervenção, dos números e valores dos

benefícios e dos financiamentos concedidos, de modo a permitir o

acompanhamento e fiscalização pela sociedade das ações do SNHIS; e

VI- pela divulgação das regras e critérios para o acesso à moradia no âmbito do

SNHIS, em especial às condições de concessão de subsídios.

Art. 6º O CMHSC será composto por dezoito membros, titulares e

respectivos suplentes, assim distribuídos:

I – 06 (seis) representantes do Poder Executivo, sendo 2 (dois)

técnicos;

II – 02 (dois) representante do Poder Legislativo;

III – 04 (quatro) representantes da sociedade civil;

IV – 04 (quatro) representantes da área urbana;

V – 02 (dois) representantes da zona rural;

§ 1º O suplente substituirá o titular, em suas faltas e impedimentos, e o sucederá para lhe completar o mandato,

em caso de vacância.

§ 2º Os conselheiros titulares e suplentes serão escolhidos dentre os delegados de sua respectiva representação,

indicados durante a Conferência Municipal da Habitação.

Art. 7º. A função dos membros do Conselho Municipal da Habitação de Siqueira Campos é considerada serviço

público relevante ao Município e à comunidade, sem nenhum ônus para o erário ou vínculo com o serviço público.

Art. 8º. O mandato dos membros do Conselho será de 2(dois) anos, permitida a reeleição para um único mandato

consecutivo.

Art. 9º. O presidente do CMHSC será eleito entre seus pares com mandato de 2 (dois) anos.

CAPITULO II

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 10. O CMHSC, para o melhor desempenho de suas funções, poderá solicitar, ao Poder Executivo Municipal,

a indicação de profissionais para prestar serviços de assessoria ao Conselho, sempre que se fizer necessário,

mediante prévia aprovação.

Art. 11. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

PORTARIA 060/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná,

no uso de suas atribuições legais, e ainda com base no art. 93, inciso II, alínea “d“ da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 – Nomear, em razão de aprovação no Concurso Público n. 001/2011, XÊNIA CAROLINA QUIQUETO DE SOUZA

PINA, RG n.º 6.564.544-0 SSP PR na função de Assistente Social.

2- Retroagir os efeitos desta Portaria a 01/03/2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 06 de março de 2013

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

preFeITurA de sIqueIrA CAMposesTAdo do pArANá

LEI N. 814/2013

SÚMULA: Denomina o Museu Histórico de Siqueira Campos de “MUSEU HISTÓRICO JOAQUIM VICENTE DE SOU-

ZA”.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL,

SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º - Fica denominado o Museu Histórico de Siqueira Campos de “Museu Histórico Joaquim Vicente de Souza”.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Siqueira Campos, 07 de março de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL