correio notícias - edição 708

12

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 09-Mar-2016

266 views

Category:

Documents


27 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 708

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 708
Page 2: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis,Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina,Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da BoaVista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirãodo Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaúe Reserva.SI

QU

EIR

A C

AM

POS

- R

UA

DOS

EXPE

DICI

ONÁR

IOS,

1525

- (4

3) 3

571-

3646

jorn

alco

rrei

odon

orte

@gm

ail.c

omww

w.co

rreio

notic

ias.

com

.br

TELÊ

MA

CO

BO

RB

A -

AV.

HOR

ÁCIO

, 77

9- S

ALA

4 - G

ALER

IA P

UPO

- CEN

TRO

/F

ax: (

42) 3

272-

1598

ocor

reio

tb@

gmai

l.com

DIREÇÃOElizabete GoisREDAÇÃO

Camila Consulin, Isa Machado, Regiane Romão

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Claudenice Machado, Emilia KusterCOLUNISTA

Gênesis Machado

CIRCULAÇÃO:

2

Questão de prioridadeEm meio à ofensiva do

governo destinada a reassu-mir a capacidade de condu-ção das expectativas, o pre-sidente do Banco Central,Alexandre Tombini, reforçouontem suas declarações deguerra à inflação, desta vezao Wall Street Journal, dosEstados Unidos. Disse eleque a prioridade da autorida-de monetária no Brasil écombater a inflação, e nãogarantir o crescimento eco-nômico.

O mercado financeiro aci-onou os neurônios dos me-lhores cérebros para tentarentender até que ponto oBanco Central voltará a usara política de juros para o con-tra-ataque à inflação - cujaprioridade foi assim reafirma-da. Mas há outro aspectoque precisa ser mais bementendido.

Nesta conjuntura de de-sempenhos baixos do PIB,Tombini parece rejeitar ve-lhas reivindicações de que o

Banco Central do Brasil de-veria operar com duplo man-dato: além de empurrar a in-flação para dentro da meta,caberia a ele também asse-gurar o avanço robusto doemprego.

Atenção para a expres-são: avanço do emprego. Emgeral, avanço do emprego eavanço da produção (cresci-mento econômico) têm sidotomados como quase sinô-nimos. Nos Estados Unidos,onde por lei há duplo man-dato, o Fed (o banco centralamericano) tem avisado que,no momento, sua políticamonetária (política de juros)está quase inteiramente vol-tada para sustentar a criaçãode empregos, porque não háinflação que preocupe. Lá, oesforço para a criação deempregos é entendido comoequivalente ao destinado aexpandir a atividade econô-mica.

No Brasil, a situação é di-ferente. Hoje há pleno empre-

go, mas com baixíssimocrescimento econômico.Faz meses, o Banco Centralvem advertindo que o merca-do de trabalho está excessi-vamente aquecido, incapazde promover aumento de pro-dutividade na indústria. Des-sa maneira, o mercado detrabalho tem concorrido noPaís para puxar para cima oscustos de produção e a in-flação. Portanto, caso a pri-oridade seja o controle dainflação - e não incentivar ocrescimento, como acaba deavisar Tombini -, segue-seque, atualmente, o BancoCentral do Brasil não devecontribuir ainda mais para acriação de empregos. Deve,sim, concentrar seus esfor-ços na tarefa de derrubar ainflação.

Como conciliar a neces-sidade de incrementar o PIBsem esticar demais o mer-cado de trabalho é, por si só,um desafio e tanto. Mas aquestão imediata consiste em

Charge do dia

V O C Ê É R E S P O N S Á V E L P E L OL I X O Q U E P R O D U Z

P r o c u r e a n a l i s a r o s r e s í d u o s ( l i x o ) d e s u ac a s a , a q u a n t i d a d e , q u a l o t i p o q u e v o c êg e r a m a i s . T u d o i s s o p a r a v o c ê v e r q u ev o c ê t e m u m p r o b l e m ã o d e n t r o d e c a s a eq u e v o c ê r e p a s s a a o s c o l e t o r e s d e l i x oe p o r f i m a o s g e s t o r e s p ú b l i c o s .P a r a m i n i m i z a r i s s o é p r e c i s o q u e v o c êc o n s c i e n t i z e e f a ç a a s e p a r a ç ã o d o s r e -s í d u o s p e l o s m e n o s e m d u a s e s p é c i e s ,o l i x o ú m i d o ( r e s t o s d e a l i m e n t o s ) e o l i x os e c o ( g a r r a f a s , p a p e i s , l a t a s , e t c ) .A s s i m f i c a m a i s f á c i l d e s e l e c i o n á - l o s , e n -c a m i n h a r a q u e l e s q u e s ã o r e c i c l á v e i s o ur e u t i l i z á v e i s e o s d e m a i s ( i n s e r v í v e i s )i r e m p a r a o a t e r r o .E x e r c i t e s u a c i d a d a n i a f a z e n d o i s s o . Op l a n e t a a g r a d e c e !

L U I Z H E N R I Q U E G E R M A N O . . .P o i s é , c o m o n o s s o v i c e n o s a l e r t a : E x e r -c i t a r m o s n o s s a c i d a d a n i a , e i s u m a d i c ae x c e l e n t e p a r a n o s s a s e m a n a , a f i n a l t u d oo q u e a c o n t e c e c o m a Te r r a , r e c a i s o b r en ó s o s f i l h o s d a Te r r a , j á a f i r m a v a o C a c i -q u e S t a l e .G e r a m o s m u i t o l i x o , a p r o x i m a d a m e n t e 5 0 0a 8 0 0 g r a m a s d i á r i a s p o r p e s s o a , S i q u e i -r a C a m p o s c o n t a c o m a p r o x i m a d a m e n t e1 9 . 0 0 0 h a b i t a n t e s , g e r a m o s 1 2 . 0 0 0 q u i l o sd e l i x o d i á r i o s , 1 2 t o n e l a d a s d e m a t é r i a ss ã o d e s c a r t a d o s d i a r i a m e n t e e m n o s s a c i -d a d e , q u a n t i d a d e e s s a q u e p o d e r i a eD E V E s e r d i m i n u í d a . E s s e e x a g e r o f a zp a r t e d a n o s s a c u l t u r a , e q u i v o c a d a e m r e -l a ç ã o a o s c u i d a d o s c o m o M e i o e m q u en ó s e s t a m o s i n s e r i d o s . A f i n a l , o n o s s oM e i o A m b i e n t e é o n o s s o A M B I E N T E I N -TEIRO.N ó s , s e r e s h u m a n o s , c o l o c a m o s n o n o s -s o h a b i t a t u m e l e m e n t o c o m p e t i t i v o c o mn o s s a p r ó p r i a e x i s t ê n c i a , s i m , p o r q u e ol i x o é a d v e r s á r i o d a v i d a .O r e s u l t a d o e s p e r a d o p a r a a i m p l a n t a ç ã od e u m a c o l e t a s e l e t i v a e f i c i e n t e é p a r a t o -d o s , p o r é m a p r á t i c a é i n d i v i d u a l . P a r at a n t o u m a n o v a c u l t u r a a m b i e n t a l d e v e s e rd i s s e m i n a d a e m n o s s a c i d a d e , u m a c u l -t u r a q u e r e c o n h e ç a , a p o i e e p r a t i q u e a t i -t u d e s d e s u s t e n t a b i l i d a d e .N ó s p o d e m o s m u d a r o m u n d o , m a s d e v e -m o s i n i c i a r m u d a n d o a n o s s a c i d a d e .

CAÇAMBAO s s e r v i ç o s d e c a ç a m b a n ã o e s t ã o s e n -d o c o b r a d o , m e s m o a s s i m n o s s a s r u a sc o n t i n u a m s u j a s . P o r q u e ? P o r q u e s i m -p l e s m e n t e d e s f a z e m o s d e n o s s o s e n t u -l h o s s e m n o s i m p o r t a r m o s c o m s e u d e s t i -n o .P r e c i s a m o s n o s u n i r p a r a t e r m o s u m a c i -d a d e m a i s a g r a d á v e l . C o n t a m o s c o m c a d au m d e n ó s . To d o s N Ó S s o m o s i n d i s p e n -s á v e i s n e s s a l u t a ! !

Artigo Por Celso Ming

Previsão do Tempo

saber como é que o BancoCentral combaterá a inflação.

Se a decisão é manter osjuros onde estão "por um pe-ríodo de tempo suficientemen-te prolongado", como estános textos oficiais; se está forade cogitação usar a políticacambial como instrumento decontrole da inflação; e se tam-bém não vai recorrer às taispolíticas macroprudenciais(controle do crédito) para se-gurar a alta dos preços, ficadifícil saber que armas sobra-rão no arsenal para o cumpri-mento da tarefa prioritária doBanco Central.

Como não conseguem aci-onar políticas públicas paraseus objetivos imediatos, asautoridades da área monetá-ria tentam conter os remarca-dores de preços somente comconversa. Mas é improvávelque obtenham sucesso dura-douro apenas com esse re-curso. Sendo assim, talveztenham de recorrer novamen-te ao aperto dos juros.

Page 3: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708POLÍTICA 3

EM BUSCAO prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bí estevesemana passada em Curitiba onde rodou as secretarias do Gover-no do Estado deixando projetos e pedidos de recursos para Si-queira Campos, agora se prepara para ir a Brasília em busca derecursos federais. A viagem acontece nos próximos dias.

HOMENAGEMO deputado Pedro Lupion vai ser homenageado na próxima sexta-feira, pelo comando do 2º batalhão de Jacarezinho. A solenidadeacontece nas dependências do 2º Batalhão Jacarezinho as 18h00.

EM JOAQUIM TÁVORAEm Joaquim Távora o clima eleitoral está cada vez mais acirrado,agora os deputado Abelardo e Pedro Lupion do Democratas entra-ram na campanha de vez, eles representam o governo a favor doNeto Calil e João Néia. Resumindo lá qualquer lado que ganharvai ser atendido pelo governador, já que o outro candidato o Gel-son Nassar também é do partido do governador, PSDB.

EM JOAQUIM TÁVORA IPara tentar disfarçar e até tentar se livrar do processo criminal queirá enfrentar, o prefeito interino Tião Paulista está saindo às ruasdizendo que o vereador que ele acertou dois socos estaria ligandopara ele para pedir desculpas. Mas a verdade é que enquantoTião Paulista tenta tumultuar as coisas o vereador Henrique estáprocessando o prefeito interino e isso ainda vai dar uma dor decabeça.

GOVERNO LANÇA 2º PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMEN-TO AO TRÁFICO DE PESSOAS

O aperfeiçoamento da legislação é um dos eixos do 2º Plano Naci-onal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado ontem (26)pelo Ministério da Justiça e pelas secretarias de Direitos Humanose de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Tam-bém foi apresentado relatório informando que as dificuldades parareunir provas dificultam a punição desse tipo de crime. O ministroda Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pedirá aos presiden-tes da Câmara e do Senado celeridade na apreciação de projetosde lei que ampliam a tipificação de crimes envolvendo o tráfico depessoas. Considerado um crime invisível, o tráfico de pessoas éuma prática frequente e preocupante no Brasil. O primeiro relatóriosobre esse tipo de crime, divulgado pelo Ministério da Justiça, re-vela que entre 2005 e 2011 foram instaurados 514 inquéritos pelaPolícia Federal. Desses, 344 são relativos a trabalho escravo e 13a tráfico interno de pessoas. No mesmo período, houve 381 indici-amentos, enquanto as prisões chegaram a 158.

ACIDENTES COM MOTO RESPONDEM POR CERCA DE 70%DAS INDENIZAÇÕES DO DPVAT

O balanço anual, divulgado ontem (26), do Seguro de Danos Pes-soais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat)aponta que 69% das indenizações pagas, de 2011 a 2012, peloseguro decorreram de acidentes com moto. Os números chamam aatenção para um cenário de alerta. "Estamos diante de uma doençaepidêmica e generalizada [número de acidentes com motos] e nãovemos ações drásticas do Estado para contê-la", disse um dosdiretores da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abra-met), o médico Dirceu Rodrigues Alves.

CÂMARA VOTA HOJE FIM DO 14º E 15º SALÁRIOSOs líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram ontem(26) que a proposta de acabar com os chamados décimo quarto edécimo quinto salários parlamentares será votada hoje (27) no ple-nário da Casa. O projeto de decreto legislativo já foi aprovado peloSenado, mas espera votação pelos deputados desde setembro doano passado.

BRASIL VAI PRECISAR DE QUASE 10 MIL NOVAS ANTENASDE CELULAR ATÉ A COPA

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Mó-vel Celular e Pessoal estima que as 12 cidades-sede da Copa doMundo de 2014 vão precisar de 9.566 licenças para a instalaçãode antenas de quarta geração da telefonia móvel (4G). Uma leifederal para unificar as regras sobre instalação de antenas nosmunicípios brasileiros foi aprovada no Senado, e a expectativa dogoverno é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputa-dos no primeiro semestre deste ano. Para o sindicato, a lei vem nomomento em que é crescente a demanda da população brasileirapor serviços móveis, especialmente a banda larga no celular. Deacordo com a entidade, a cidade que mais exigirá antenas seráSão Paulo, com 2.784. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janei-ro, com 1.723, seguido de Brasília, com 954. Na sequência, PortoAlegre, com 665, e em quinto lugar Curitiba, com 652 antenas. Emsexto, está Belo Horizonte, com 642, à frente de Salvador (564), doRecife (490), de Fortaleza (441), Manaus (271), Cuiabá (215) eNatal (165).

SANTAS CASAS PEDEM REAJUSTE NA TABELA DO SUS EEMPRÉSTIMOS PARA PAGAR DÍVIDAS

Representantes das santas casas de Misericórdia e de hospitaisfilantrópicos solicitaram ontem (26) ajuda ao presidente do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL), para que interceda por reajuste databela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além doreajuste, eles querem abertura de uma linha de financiamento queviabilize o pagamento de dívidas, inclusive as trabalhistas.

CÂNCER DE BOCALevantamento feito com pacientes com câncer de boca mostra que70% dos casos atendidos pelo Hospital de Clínicas (HC) da Uni-versidade Estadual de Campinas (Unicamp) tiveram diagnósticoquando a doença já havia atingido o estágio avançado. De acordocom Alfio José Tincani, cirurgião de cabeça e pescoço do HC, écomum os pacientes confundirem os tumores na boca com aftas. Elealerta, porém, que feridas bucais que não curam em um período dequatro a seis meses, aumentam de tamanho, sangram e causamdor precisam ser investigadas. Tincani adverte que outra razãoque atrapalha o diagnóstico precoce é o fato de muitos médicos nãoespecialistas se confundirem na hora da detecção do câncer. Porisso, muitos pacientes acabam sendo tratados com antibióticos eanti-inflamatórios.

Deputado Pedro Lupion entregaambulâncias para municípios

do Norte PioneiroDe Siqueira CamposDa Assessoria

O deputado Estadual PedroLupion (DEM) participou, na últi-ma sexta-feira (22), da solenida-de de entrega das ambulânciaspara municípios do Norte Pionei-ro, em Santo Antonio da Platina. Odeputado do Democratas, junta-mente com o governador Beto Ri-cha e representantes municipais,entregou dez ambulâncias e inau-gurou a Unidade de Terapia In-tensiva (UTI) neonatal do Hospi-tal Regional do Norte Pioneiro.

A nova ala, equipada com oitoleitos, foi construída pela Secreta-ria de Estado da Saúde, em par-ceria com o Consórcio Intermuni-cipal do Norte Pioneiro (Cisnor-pi). As ambulâncias foram entre-gues os municípios: Cambará, Ja-boti, Quatiguá, Ribeirão do Pinhal,Nova América da Colina, NovaFátima, Uraí, Andirá, Ribeirão Cla-ro e Santo Antônio da Platina, sãotrês últimos atendidos pelo depu-tado Pedro Lupion.

"O governador atendeu a rei-vindicação antiga do Norte Pionei-ro. Agora com mais ambulâncias enovos leitos, a região vai garantirum atendimento médico melhor emais seguro", disse o deputado.

Lupion agradeceu a confian-ça do governador Beto Richa, comos governantes dos municípios."Foram vários os investimentosnesta região, graças ao Beto etoda uma equipe de homens com-petentes foi possível que mais umavez o Norte Pioneiro fosse benefi-

ciado", destacou.Beto Richa, ainda informou que

mais 10 leitos de UTI adulto pas-sarão a atender nos próximos me-ses. As novas UTIs ganharam no-vos equipamentos como: incuba-doras, monitores, oxímetros depulso, cadeiras de acompanhan-te, cardioversor.

HOSPITAL REGIONALO Hospital Regional do Norte

Pioneiro é referência em atendi-mento para 22 municípios da 19ª

Divulgação

Pedro entregando as chaves da ambulância de Ribeirão Claro

Acompanhado do governador Beto Richa e representantes municipais, Lupionparticipou da entrega de ambulâncias e da inauguração da UTI neonatal do

Hospital Regional do Norte Pioneiro

regional de saúde, que possuicerca de 300 mil habitantes. Se-gundo o secretário da Saúde,Michele Caputo Neto, os equi-pamentos estavam em outra uni-dade médica da região, que dei-xou de oferecer serviços pelafalta de profissionais, e agoraforam transferidos para a novaUTI.

Ele ainda informou que se-rão adquir idos pelo Estadomais dois leitos para o novo

espaço. A secretária repassa pormês R$ 255 mil para custeio dohospital por meio de convêniocom o Consórcio Intermunicipaldo Norte Pioneiro. O hospital in-tegra a Rede Mãe Paranaensepara atendimento de gestantes derisco habitual e intermediário daregião.

A unidade tem 77 leitos clíni-cos e cirúrgicos e atende as es-pecialidades de obstetrícia e or-topedia.

Maurício recebe visita de Beto Richa e pedeapoio ao desenvolvimento turístico

Governador foi recebido pelo prefeito Maurício e conheceu atrativos naturais e turísticos do município

De Ribeirão ClaroDa Assessoria

Durante a v is i ta do gover-nador Beto R icha (PSDB) aRibeirão Claro, na últ ima quin-ta-feira (21), o prefei to Geral-do Maurício Araújo (PV) pediuapoio do estado para o desen-volvimento turístico do municí-p io . O governador esteve nareg ião para cumpr i r agendaof ic ia l e pernoi tou em um dosempreendimentos turísticos deRibeirão Claro. Richa chegouao município por volta das 18hdo dia 21 e seguiu para SantoAntônio da Plat ina na manhãdo dia 22. Durante o tempo queesteve na c idade, conheceua l g u n s e m p r e e n d i m e n t o s epontos tur ís t icos próx imos àrepresa Xavantes.

O governador ve io acom-panhado pe lo sec re tá r io deEstado do Trabalho, Empregoe Economia So l i dá r i a , Lu i zClaudio Romanel l i , pe lo pre-s idente da Cohapar, Moun i rChaowiche, deputados estadu-a is Pedro Lupion (DEM), A le-xandre Cur i (PMDB), deputa-do fede ra l Abe la rdo Lup ion(DEM) e pelo superintendentefederal da Pesca e Aquicul tu-ra do Paraná, José Antôn io

Bri to Far ia. A comit iva se sur-preendeu com o potenc ia l tu-ríst ico do município e o gover-nador reve lou que pre tenderetornar futuramente para pas-sar a lguns d ias em Ribei rãoClaro.

O prefe i to Maur íc io ofere-ceu um jantar ao governador,secretár ios, deputados e con-v idados no d ia 21. Na sexta-feira (22), Richa e o grupo quea c o m p a n h o u o g o v e r n a d o rpar t i ram num passeio de lan-cha pe la represa Xavantes .No t ra jeto, a lguns dos pontostur ís t icos de Ribei rão Claro eempreendimentos construídosnos ú l t imos anos. Pouco de-pois, Richa seguiu de hel icóp-te ro pa ra San to An tôn io daPlatina.

De acordo com o prefe i toMaurício, a beleza da represaXavantes impress ionou o go-vernador, que vê no reserva-tó r io um ó t imo loca l para apromoção de esportes e cons-t rução de novos empreend i -mentos . "O comentár io gera lfo i de que temos um local pr i -v i l eg iado que merece todo oi n v e s t i m e n t o " , r e v e l o u . Om a n d a t á r i o a g r a d e c e u oa p o i o d o g o v e r n o e s t a d u a lpa ra o recape das rodov ias

Governador viu planos de expansão de empreendimentoturístico

PR 151 e PR 431 e ped iu ain te rcessão do gove rnado rj un to ao Depa r tamen to deE s t r a d a s d e R o d a g e m(DER) para a const rução deuma á rea de escape e umg u a r d r a i l n a P R 1 5 1 , n ot recho en t re R ibe i rão C la roe Car lópo l is .

Ampliação e novos inves-timentos

Durante o jantar dois dostemas ma is p resen tes nas

conversas foram o desenvolv i -mento tur ís t ico e a geração deemprego e renda. Os p ropr ie -tá r ios do Tayayá Resor t mos-t ra ram ao governador o p ro je -to da nova fase do empreendi -men to . Nos p róx imos mesesserá construídos um hote l comcapac idade para 90 pessoas ,com estrutura de ponta. A obragerará cerca de 120 empregosna construção civi l e outras de-zenas depois de concluída.

Divulgação

Page 4: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708REGIONAL4

Durante sessão, vereador discute sobre som altode carros de propaganda em Wenceslau Braz

De Wenceslau BrazCamila Consulin

Na manhã de ontem (26), aconte-ceu a quarta sessão ordinária da Câ-mara de Vereadores de WenceslauBraz. A primeira sessão ordinária ocor-reu na última terça-feira (19), ondecontou com a presença do prefeito mu-nicipal, Atahyde Ferreira dos Santos,Taidinho (PSD).

Na sessão o vereador, Luiz Alber-to Antônio, o Beto do Esporte (PSDB),falou sobre o som alto dos carros depropaganda que circulam diariamentepelas ruas do município. "Recebo re-clamações de várias pessoas sobreesta situação. Muitas delas dizem serincomodadas pelo altíssimo som doscarros que desfilam sem regras pelasavenidas e ruas da cidade", ressal-tou.

Ele ainda disse que no ano pas-sado foi feito uma solicitação para re-gularizar um limite do volume de som."Em 2012 fiz uma solicitação para quefosse revisto a regularização do volu-me dos carros de propaganda. Entreiem contato com o capitão da PolíciaMilitar, Donizete Lemes, para saber oque poderia ser feito", diz Beto.

De acordo com ele, o capitão Le-mes, se propôs realizar uma palestracom os comerciantes para readequaro limite do volume dos carros de som.

Além disso, o vereador tambémfalou sobre a quantidade de cães aban-donados que se encontram nas ruasda cidade. "É preciso tomar providên-cias com estes animais, pois domingopassado, na Igreja Matriz, dividimos amissa com cachorros. Foi uma situa-ção nada agradável", desabafou Beto.

O vereador ainda propôs ao le-gislativo, que a prefeitura de Wences-lau Braz encaminhasse para Câmaraos editais de licitações. "Precisamos teracesso aos editais de licitações antesque a prefeitura publique no diário ofi-cial", disse.

Outro vereador a fazer o uso dapalavra foi o vereador Valdenir Apa-recido Pontes, o Ni (PCdoB), que con-tou sobre o curso de capacitação paravereadores que ocorreu entre os dias19 e 22, em Curitiba.

"Foi a primeira vez que participeidestas palestras e me arrependo denão ter participado outras vezes. Achoque os vereadores de toda regiãodevem participar desta capacitação,pois lá podemos aprender muito e as-

Quarta sessão da Câmara de Vereadores de Wenceslau Braz foi realizada nesta terça-feira, dia 26

sim podemos executar os projetos commais conhecimento", disse.

O Workshop de Gestão Pública:Legislação para Vereadores foi ofere-cido pela Fundação da UniversidadeFederal do Paraná (Funpar) em par-ceria com a Associação das Câmaras

e Vereadores do Paraná (Acampar).Os vereadores Ni, Luiz Carlos Vidal,Roberto Luiz Rodacki, Altair Panichi eo presidente da Câmara, AdemarAparecido Gardenal estiveram pre-sentes.

NOVOS REPRESENTANTES

Neste ano a Câmara de Verea-dores de Wenceslau Braz, conta comquatro novos representantes. Sendoeles, Ademar Aparecido Gardenal,Roberto Luiz Rodacki, Robson Vilelade Moura, o Robson da Saúde e LuizCarlos Vidal, mais conhecido como

O vereador, Luiz Alberto Antônio, o Beto do Esporte (PSDB), foi quem levantou a questão sobre o som alto dos carros de propaganda que circulamdiariamente pelas ruas do município

Polaco da Brahma.Josemar Furini, Altair Panichi, Jor-

ge Sabater, Luiz Alberto Antônio, oBeto do Esporte foram reeleitos. Já overeador Valdenir Aparecido Pontes,o Ni, irá exercer o seu quarto man-dato no poder legislativo.

Camila Consulin

Novo diretor de Saúde promete trabalharpelo povo siqueirense

Alcione Fernando da Costa assumiu a menos de 15 dias e promete trabalhar em prol dos munícipes

De Siqueira CamposRegiane Romão

O novo diretor de Saúde de Si-queira Campos, Alcione Fernando daCosta, falou com exclusividade parao jornal Correio Notícias e ressaltouos projetos que pretende realizar du-rante a sua gestão.

Segundo Fernando, que assu-miu o Departamento de Saúde hápouco mais de uma semana, disseque a Secretaria de Saúde já vemcom problemas da gestão passada."Na última sexta-feira, vários municí-pios receberam ambulâncias, e Si-queira Campos não estava incluída,quando perguntei o porquê, me dis-seram que o município não apresen-tou nem um projeto requerendo asambulâncias", explicou.

Por essa razão, o novo diretor jácriou um projeto requerendo duasambulâncias para atender os siquei-renses. Além disso, há um projetopronto para atender a área de saúdebucal. "Terá uma unidade móvel paralevar atendimento onde não tem. Issoé essencial para manter a saúde dossiqueirenses", declarou.

O posto de saúde também irácontinuar funcionando, como decla-

Fernando já trabalhou na área da saúde e afirma que sabe as necessidades da população

rou Fernando. "As especialidadesserão atendidas lá, e o posto centralterá consultas regulares. A nossa in-tenção é descentralizar os atendimen-tos, para que tanto médicos comopacientes tenham o melhor atendi-mento possível".

Fernando explicou que o postode saúde é pequeno, e o atendimen-to tem deixado muito a desejar poressa razão. "Os pacientes ficam nocorredor, que é apertado e bem pró-ximo às salas de consultas, por essarazão, fica difícil atender".

O secretário salientou que foi vi-sitar o posto central e disse que o aca-bamento não ficou bom. "O acaba-mento poderia ter ficado melhor, masisso, a gestão passada tinha que tervisto. Se for mexer com isso agora,irá atrasar ainda mais, por essa ra-zão, estamos estudando a melhormaneira possível para abrir o postosem trazer transtornos para a popu-lação".

Fernando fez um pedido ao pre-feito Fabiano Lopes Bueno quandoassumiu. Ele pediu que o prefeito man-tivesse todos os médicos contratadospelo antigo diretor. "Conversamoscom os médicos e eles mostraram in-teresse em permanecer, e eu fiz esse

pedido para o Bi já que não poderiaentrar no departamento e tirar médi-cos, a população não iria me perdo-ar".

Fernando disse que durante asua gestão, todos irão trabalhar jun-tos. "Muitos irão me ver junto com oMarcelo, e questionará por ele nãoser chefe de nada, mas ele é presi-dente da Santa Casa de Misericór-dia, e por isso mesmo trabalharemosjuntos, já que a saúde de SiqueiraCampos é uma só".

As equipes do 'Programa de Saú-de da Família' - PSF serão aumenta-das. A primeira providência é criar umPSF na Vila Nascente do Sol, paraatender os moradores daquela re-gião. Além disso, novas cadeiras dedentista foram instaladas no PSF paraatender da melhor maneira possívelos siqueirenses.

Quanto à transição da Santa Casade Misericórdia para uma FundaçãoHospitalar o diretor disse que nãoacha viável. "Para fazer essa mudan-ça, é necessário pagar todas as dívi-das da entidade, e isso é inviável, jáque as dívidas são muitas", declarou.

Fernando declarou que desde odia 7 de outubro acabou a política. "Oprefeito Fabiano sempre afirma que

as eleições e disputas acabaram nodia da eleição, por isso, o que impor-ta agora é a saúde siqueirense".

O diretor do Departamento deSaúde disse que tem muitas ideias,mas ainda precisa amadurecê-laspara poder divulgar. "Temos muitavontade de trabalhar, e eu sempreestarei à disposição dos munícipes.Meu celular está sempre ligado e euatendo a qualquer hora. Minha maiorpreocupação é a população siquei-rense".

Em relação ao reajuste de salá-rio dos funcionários de saúde, Fer-nando disse que para isso era ne-cessário fazer um impacto orçamen-tário em 2012. "Como isso não foi fei-to, eu pedi calma para os funcionári-os para que possamos estudar a si-tuação e tratar esse assunto da me-lhor maneira possível".

Para finalizar, Fernando disse quea população pode esperar honesti-dade e trabalho. "Sei das necessida-des dos siqueirenses e por isso tra-balharei pela população".

"Vou brigar pela população e pe-los meus funcionários. Se você tratabem seu funcionário, ele trabalha mui-to melhor e atende a população damelhor forma".

Emilia Kuster

Page 5: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708LOCAL 5

Trabalho de conscientização sobre olixo terá início em março

De Siqueira CamposIsaele Machado

A preservação do meio ambientecomeça com pequenas atitudes diári-as, que fazem toda a diferença. Umadas mais importantes é a reciclagemdo lixo. As vantagens da separaçãodo lixo doméstico ficam cada vez maisevidentes. Além de aliviar os lixões eaterros sanitários, chegando até elesapenas os rejeitos (restos de resíduosque não podem ser reaproveitáveis),grande parte dos resíduos sólidos ge-rados em casa pode ser reaproveita-da. A reciclagem economiza recursosnaturais e gera renda para os catado-res de lixo, parte da população quedepende dos resíduos sólidos descar-tados para sobreviver.

Em Siqueira Campos existe a co-leta seletiva, porém ainda tem pesso-as que não separam o lixo adequa-damente. Em entrevista com a Direto-ra do Departamento de Meio Ambien-te - Soraya Queiroz, no próximo mêsserá iniciado um trabalho de consci-entização com a população, tanto nosbairros quanto nas escolas. " Iremosrealizar reuniões no bairros sobre aimportância da separação do lixo eincentivando a diminuição do lixo" ,destacou Soraya.

impacto ambiental quando da dis-posição final dos rejeitos.

Durante as reuniões será expli-cado por exemplo: que o recicláveltodo o resíduo descartado que consti-tui interesse de transformação de par-tes ou o seu todo. Esses materiais po-derão retornar à cadeia produtiva

para virar o mesmo produto ou pro-dutos diferentes dos originais.

Por exemplo: Folhas e aparas depapel, jornais, revistas, caixas, pape-lão, PET, recipientes de limpeza, latasde cerveja e refrigerante, canos, es-quadrias, arame, todos os produtoseletroeletrônicos e seus componentes,embalagens em geral e outros. Comessas palestras a intenção é consci-entizar e incentivar o aproveitamento.

COMO SEPARAR O LIXODOMÉSTICO?

Não misture recicláveis com orgâ-nicos - sobras de alimentos, cascas defrutas e legumes. Coloque plásticos,vidros, metais e papéis em sacos se-parados.

Lave as embalagens do tipo lon-ga vida, latas, garrafas e frascos devidro e plástico. Seque-os antes dedepositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podemser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e ou-tros materiais cortantes em papel grosso(do tipo jornal) ou colocados em umacaixa para evitar acidentes. Garrafase frascos não devem ser misturadoscom os vidros planos.

O QUE NÃO VAI PARA O LIXORECICLÁVEL?

Papel-carbono, etiqueta adesiva,fita crepe, guardanapos, fotografias, filtrode cigarros, papéis sujos, papéis sa-nitários, copos de papel. Cabos de pa-nela e tomadas. Clipes, grampos, es-ponjas de aço, canos. Espelhos, cris-tais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e ba-terias de celular devem ser devolvi-das aos fabricantes ou depositadas em

coletores específicos.E AS EMBALAGENS MISTAS:

FEITAS DE PLÁSTICO E METAL,METAL E VIDRO E PAPEL E ME-TAL?

Nas compras, prefira embalagensmais simples. Mas, se não tiver opção,desmonte-a separando as partes demetal, plástico e vidro e deposite-asnos coletores apropriados. No casode cartelas de comprimidos, é difícildesgrudar o plástico do papel metali-zado, então descarte-as junto com osplásticos. Faça o mesmo com bande-jas de isopor, que viram matéria-primapara blocos da construção civil.

OUTRAS DICAS:Papéis: todos os tipos são reciclá-

veis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papelcom material orgânico, como caixas depizza cheias de gordura, pontas decigarro, fitas adesivas, fotografias, pa-péis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzidono mundo são à base de plástico. Porisso, esse material merece uma aten-ção especial. Recicle sacos de super-mercados, garrafas de refrigerante(pet), tampinhas e até brinquedos que-brados.

Vidros: quando limpos e secos, to-dos são recicláveis, exceto lâmpadas,cristais, espelhos, vidros de automó-veis ou temperados, cerâmica e por-celana.

Metais: além de todos os tipos delatas de alumínio, é possível reciclar tam-pinhas, pregos e parafusos. Atenção: cli-pes, grampos, canos e esponjas de açodevem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muitagente pensa, o isopor é reciclável. Noentanto, esse processo não é economi-camente viável. Por isso, é importanteusar o isopor de diversas formas e evi-tar ao máximo o seu desperdício. Quan-do tiver que jogar fora, coloque na latade plásticos. Algumas empresas trans-formam em matéria-prima para blocosde construção civil.

CURIOSIDADES:" A reciclagem de uma única lata

de alumínio economiza energia suficien-te para manter uma TV ligada durantetrês horas.

A intenção é incentivar a diminuição e o aproveitamento do lixo reciclável

Falta de água preocupapopulação de Siqueira Campos

Mais de 13 bairros estão sofrendo com a falta de água

De Siqueira CamposIsaele Machado

Munícipes de Siqueira Cam-pos procuraram a equ ipe derepor tagem do CN para fa larsobre a falha no abastecimen-to de água no munic íp io . Se-gundo in formações há aprox i -madamente duas semanas estáfaltando água praticamente to-dos os d ias nos bai r ros Nas-cente do Sol , Jard im Hor izon-te, Jardim Oriente, Bom Jesus,B o a V i s t a , V i l a K a l u p , V i l aNova, Alphavil le, Estação, Jar-dim Planalto, Jardim Ambiental,V i la Cruzei ro e Centro. O CNentrou em contato com a Uni -dade de Comunicação Socia lda Sanepar so l ic i tando in for-mações sobre o assunto, po-rém até o fechamento destaedição não obt ivemos respos-ta.

O Prefeito Municipal Fabia-no Lopes Bueno - B i , tambémfoi procurado pela populaçãodevido à falha no abastecimen-to. De acordo com ele, a pre-feitura já entrou em contato coma Sanepar para que se jam to-madas as devidas prov idênci -as. Vale lembrar que esse t ipode problema é de total compe-tência da Sanepar. "Se essa si-tuação não for resolv ida esta-remos verificando juridicamentea possibilidade de estar multan-do a Sanepar, po is a popula-ção não pode ficar sem o abas-tec imento dev ido de água" ,destacou.

O CN estará buscando maisinformações sobre o assunto.

Divulgação

" Cerca de 100 mil pessoas noBrasil vivem exclusivamente de coletarlatas de alumínio e recebem em médiatrês salários mínimos mensais, segundoa Associação Brasileira do Alumínio.

" Uma tonelada de papel recicla-do economiza 10mil litros de água e evi-ta o corte de 17 árvores adultas.

" Cada 100 toneladas de plásticoreciclado economizam 1 tonelada depetróleo.

" Um quilo de vidro quebrado faz1kg de vidro novo e pode ser infinita-mente reciclado.

" O lacre da latinha não vale mais

e não deve ser vendido separadamen-te. As empresas reciclam a lata com ousem o lacre. Isso porque o anel é pe-queno e pode se perder durante o trans-porte.

" Para produzir 1 tonelada depapel é preciso 100 mil litros de água e 5mil KW de energia. Para produzir a mes-ma quantidade de papel reciclado, sãousados apenas 2 mil litros de água e50% da energia.

" Cada 100 toneladas de plásticoeconomizam uma tonelada de petróleo.

" O vidro pode ser infinitamentereciclado.

O objetivo das reuniões é incentivar a separação do lixo, bem como aproveitar o lixoreciclável

Até o fechamento desta edição a Sanepar não sepronunciou sobre o assunto

Tar i fas da Sanepar te rãoreajuste de 6,9%

As tarifas da Companhia deSaneamento do Paraná (Sane-par) terão reajuste de 6,9% nascontas com vencimento a partirde abri l . Com o reajuste, apro-vado pelo Inst i tu to das Águasdo Paraná, a tar i fa mín ima deá g u a , p a r a u m c o n s u m o d e10.000 l i tros mensais, passaráde R$ 22,10 para R$ 23,62. Oreajuste f ica abaixo da var ia-ção do IGPM, indicador de re-ferência para tarifas públicas,que foi de 7,91% nos últimos 12meses. Além de recuperar par-te da elevação dos custos de2012, o reajuste permitirá à Sa-

nepar manter seu programa deobras, que investirá neste anoR$ 801,8 milhões na ampliaçãodas redes de d is t r ibu ição deágua, coleta e tratamento de es-goto nos 345 municípios onde aempresa atua no Paraná. Oprograma Tarifa Social, que be-neficia cerca de 170 mil famíliasde baixa renda e em 2012 rece-beu um subsídio de R$ 46 mi-lhões, também será mantido. ATarifa Social terá um reajuste deR$ 0,40 e passará para R$ 6,20,para um consumo mensal de até10.000 l i tros de água. Mesmocom o reajuste, a tarifa da Sa-nepar é uma das menores doPaís e a menor da Região Sul.

Isamara Machado

Primeira dama de SiqueiraCampos participa de encontro do

Congemas em Foz do IguaçuCerca de 750 pessoas dos estados do Paraná, Santa Catarina e

Rio Grande do Sul participaram do evento

De Siqueira CamposCamila Consulin

A presidente do Programa Volun-tariado Paranaense (Provopar) e pri-meira dama de Siqueira Campos, Lu-ciane Cristina da Luz Bueno e gesto-res municipais da Assistência Social domunicípio, participaram nos dias 19 e20 de fevereiro, do Encontro Regio-nal do Colegiado Nacional de Gesto-res Municipais de Assistência Social(CONGEMAS), na Itaipu Binacionalem Foz do Iguaçu.

Foram 750 pessoas dos estadosdo Paraná, Santa Catarina e Rio Gran-de do Sul que participaram do eventoque foi realizado no Cine Teatro Bar-rageiro, no Parque Tecnológico de Itai-pu PTI.

No primeiro dia várias atividades

Divulgação

Secretária da Família e desenvolvimento Social do Estado do Paraná, Fernanda Richae a presidente do Provopar de Siqueira Campos, Luciane Cristina da Luz Bueno

ocorreram e todas voltadas ao tema:"Gestão e Operacionalização do SUAS(Sistema Único de Assistência Social)nos municípios" com repasse de infor-mações proferidas pela Diretora deGestão do SUAS - SNAS/MDS Simo-ne Albuquerque.

Neste dia, a Secretária da Famíliae desenvolvimento Social do Estadodo Paraná e também primeira damaFernanda Richa se fez presente com-pondo a mesa de honra.

No dia 20, os participantes confe-riram a palestra ministrada pela Se-cretária Nacional de Assistência SocialDenise Colin que falou sobre o "SUASe as desigualdades regionais - Ges-tão e Financiamento".

Ao todo, sete oficinas compuserama quarta-feira, com debates voltados aestrutura e operacionalização dos

Fundos Municipais de Assistência So-cial, Reestruturação Institucional dosÓrgãos Gestores, para adequação àestrutura organizacional do SUAS, AInterface do Sistema de Justiça e oSUAS, Exercício Intersetorial e a Inte-gração dos Benefícios e Serviços, Vi-gilância Socioassistencial e Integraçãocom Sistemas de Informação, Desafi-os do Cadastro Único e sobre Gestãodo SUAS e o Controle Social.

"Neste encontro pudemos apren-der que devemos ampliar cada vezmais os espaços de discussão, articu-lação e qualificação dos nossos gesto-res. É preciso que a nossa rede deAssistência Social esteja cada vez maiscapacitada para atender a população",finalizou a presidente do Provopar eprimeira dama de Siqueira Campos,Luciane.

Page 6: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708ESPORTES6

Pro Tork e Coritiba entregam prêmio atorcedor durante jogo Atle-Tiba

Concurso Adimplência Premiada faz a primeira entrega da moto Pro Tork a sócio sorteadodo mês de fevereiro

De Cori t ibaDa Assessoria

O Cor i t iba rea l izou o pr i -m e i r o s o r t e i o d o C o n c u r s oCultural Adimplência Premiadaentre os sócios coxas-brancasna ú l t ima semana e o sor tudoda vez foi o sócio Coxa Masterda Mauá, André Esmér io Tau-r ino de Resende que recebeuuma moto modelo Fly 125, zeroqui lômetro, da Pro Tork.

A entrega do prêmio foi re-al izada no intervalo do clássi-co At le-Tiba, no gramado doCouto Pereira pelo presidenteda Pro Tork Mar lon Boni lha eo superintendente executivo doclube, José Rodolfo GonçalvesLeite.

“Gostei muito da promoção.Sempre achei que era quaseimpossíve l ganhar essas pro-moções, até que recebi a l iga-ção que t inha ganhado a moto.Vale mui to a pena ser sóc io,temos vár ias a legr ias com o

Divulgação

Conmebol recusa apelação,e Timão jogará sem público

na LibertadoresDiretoria também pede que torcedores evitem ir à região do Pacaembu nos

dias de jogos pelo torneio durante período em que a punição estiver valendo

De São PauloGlobo Esporte

A Confederação Sul-America-na de Futebol (Conmebol) recu-sou a apelação enviada pelo Co-rinthians na última sexta-feira e,assim, o time jogará com portõesfechados seus próximos compro-missos pela Taça Libertadores. Oprimeiro deles será diante do Mi-llonarios, da Colômbia, às 22hdesta quarta-feira, no Pacaembu.O clube informou que irá ressar-cir os torcedores que compraramingressos para as partidas emcasa e pediu que os corintianosevitem a região do Pacaembu en-quanto a punição estiver valen-do.

A medida cautelar imposta aoclube pela morte do torcedor Ke-vin Espada, na última quarta, du-rante o jogo contra o San José,

Corinthians não contará com sua torcida já nesta quarta, contra o Millonarios

da Bolívia, determina que o Co-rinthians atuará em casa com osportões fechados e sem sua torci-da nos jogos como visitante peloprazo de 60 dias e até que o casoda morte do garoto boliviano sejaresolvido. A Polícia Militar já temum planejamento para a partidasem torcedores.

A diretoria do Timão aguardao julgamento definitivo por parteda Comissão Disciplinar da Con-mebol, o que deve ocorrer nospróximos 60 dias. Se uma deci-são favorável ao Cor inth iansacontecer nos próximos dias, aequipe pode contar com o apoioda torcida ainda na fase de gru-pos.

Além do duelo com o Millonari-os, o Corinthians também enfrenta emcasa pela fase de grupos da Liberta-dores o Tijuana, do México, no dia13 de março, e o San José, da Bolí-

Wagner Carmo

Torcedor recebe prêmio durante partida de futebol Moto apresenta versão especial com adesivos na cor do Coxa

c lube e com as promoções” ,conta André, sócio Mauá há umano.

via, no dia 10 de abril.Mais de 85 mil ingressos foram

vendidos antecipadamente pelo Co-rinthians para essas três partidas. Oclube, agora, promete ressarcir ostorcedores ou oferecer os valoresgastos como crédito para partidas fu-turas.

A diretoria alvinegra ainda calcu-la o prejuízo causado pela ausênciada torcida. No ano passado, o Corin-thians arrecadou R$ 5,3 milhões combilheteria nos jogos da fase de gru-pos. A medida cautelar atual, de 60dias, abrange justamente a fase degrupos da Libertadores deste ano.

Há uma movimentação de torci-das organizadas do Corinthians pro-metendo comparecer à Praça Char-les Miller, em frente ao Pacaembu,para apoiar a equipe contra o Millo-narios do lado de fora do estádio. Oclube, porém, pede que os torcedo-res evitem a região.

Part ic ipe você também!O Concurso Cul tura l Adim-

plênc ia Premiada va i sor tear

até novembro uma moto da ProTork por mês ent re os sóc iosadimplentes que entrarem no

site de associados, clicarem noíconepromoções e rea l izaremsua inscr ição preenchendo a

resposta correta à pergunta dapromoção: “Qual é o t ime MaisVitor ioso do Mundo?”.

Page 7: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708GERAL 7

Mãe siqueirense faz apelo por filho ex-detentoDe acordo com a dona de casa, o filho não consegue emprego por ser ex-detento. De acordo com ela, o filho foi preso por enganoDe Siqueira CamposRegiane Romão

Até onde chega o desespero deuma mãe? Na tarde dessa segunda-feira, 25, a mãe de um jovem de 21anos procurou a equipe de reporta-gem do jornal Correio Notícias parafazer um desabafo.

A dona de casa contou que háoito meses seu filho está à procura deemprego. Essa seria uma história co-mum, se o filho dessa senhora nãofosse ex-presidiário. Ela relatou que,o filho ficou preso por um ano e ummês, acusado de tráfico de drogas.Mas, ela garante que o jovem é ino-cente. Como ele relatou, as drogaspertenciam ao dono do bar em queele trabalhava, quando os policiaischegaram ao local, o dono do bar fu-giu e o jovem foi preso em flagrante.

Depois de cumprir a pena, o jo-vem tenta a ressocialização, mascomo declarou a mãe, ele não conse-gue emprego. "Se meu filho fosse umladrão, eu até entendo, mas ele nãofez isso, ele foi acusado por um crimeque não cometeu", desabafou a mãe.

A mãe do jovem, que preferiu nãose identificar disse que o filho dela nãoé o único que enfrenta esse proble-ma. De acordo com informações, pelo

menos 12 jovens enfrentam esse mes-mo problema.

"Peço aos empresários que dêemuma oportunidade para esses jovens,todos foram presos pelo mesmo moti-vo, ao seja tráfico de drogas, ou ape-nas como usuário. Eles buscam a res-socialização, mas não estão conse-guindo".

Desesperada, a mãe teme que ofilho, por não conseguir um empregodigno, entre no mundo do crime. "Eleé uma boa pessoa, honesto, traba-lhador, mas temo que ele desanimepor não conseguir um emprego e seenvolva com pessoas de má índole".

Ela relatou ainda, que em muitoscasos, acompanha o filho na entregade currículos pela cidade, mas nãotem obtido êxito.

"Quando chegamos às empre-sas, e ele diz que é ex-detento, elesnão olham mais, dizem que não temvagas, ou então que não empregarãomeu filho".

Para a senhora, os empresáriosdeveriam dar um voto de confiança aosex-detentos. "Há muitas maneiras de mo-nitorar, coloquem câmeras, os até mes-mo pessoas para acompanhar o traba-lho desses jovens. O que não pode sãopessoas que buscam a ressocializaçãoserem tratadas dessa maneira".

Imagem ilustrativaO jovem em questão, como ressalta

a mãe tem vasta experiência profissional,já que trabalhou muitos anos em Curitiba.Ela disse também, que não pretende atin-gir nem um empresário, mas pede ape-nas uma oportunidade para os jovenssiqueirenses que buscam uma novavida.

O Conselho Nacional de Justiça criouum projeto chamado 'Começar de Novo'que busca a ressocialização dos ex-de-tentos. O projeto disponibiliza vagas paraemprego e cursos em várias áreas.

Esse projeto foi criado em 2009, e jáempregou inúmeros ex-detentos. As va-gas podem ser encontradas por meiodos tribunais locais, ou pelo 'Portal dasOportunidades', encontrado no site doConselho Nacional de Justiça.

Em janeiro de 2012, mais de 300empresas parceiras estavam cadastra-das e disponibilizavam vagas para osex-detentos.

A maior dificuldade dos empregado-res é a baixa qualificação dos emprega-dos. Cerca de 70% dos ex-detentos nãopossuem o ensino fundamental, por essarazão, algumas empresas estão inves-tindo na qualificação profissional do em-pregado.

A área que mais emprega ex-de-tentos é a construção civil, que sofreuuma aceleração nos últimos anos.

Duto de esgoto se rompe ecausa mortandade de

peixes em ribeirão

De JacarezinhoCelso Felizardo

Um duto de esgoto da Saneparque se rompeu na tarde de domingo(24), em um fundo de vale entre oCentro e a Vila Rosa, em Jacarezi-nho, contaminou o Ribeirão Água Feiae causou mortandade de peixes. Umtanque escavado em uma proprieda-de rural, ao lado da ponte, também foiatingido, matando vários exemplaresde tilápias e traíras da criação. Funci-onários da empreiteira terceirizada ti-veram dificuldades para conter os re-síduos. Segundo alguns moradores,o problema é constante.

De acordo com a chefe do escritó-rio regional do Instituto Ambiental doParaná (IAP), em Jacarezinho, RosaMaria Gonzaga Baccon, a Saneparfoi notificada a apresentar um estudodetalhado da capacidade da rede deesgoto na área, para a avaliação sehá a necessidade de investimentospara evitar outros danos ambientais.“Não fizemos autuação, pois o objeti-vo é que o problema seja sanado,porém, em caso de reincidência, podehaver penalidades”, advertiu.

Rosa contou que o IAP e a PolíciaAmbiental atenderam a ocorrência,porém ela minimizou os danos ambi-entais causados. “É um curso d’águade pequeno porte e já prejudicado coma emissão de esgotos clandestinos dealgumas casas na periferia da cidade.Porém, este é outro problema que temde ser resolvido”, pontuou.

O gerente do escritório regionalda Sanepar, em Santo Antônio da Pla-tina, Gandy Ney de Camargo, contouque o extravasamento foi causado porobjetos jogados na rede de esgoto.Durante os reparos, a reportagem daTribuna do Vale, flagrou a retirada derestos de materiais de construção, pa-nos, plásticos e até de um celular. “Nósenfrentamos este tipo de problema emvários municípios, mas em Jacarezi-nho o caso é crônico. O povo jogaesses entulhos e a rede não aguenta,se rompe mesmo”, explica.

“A rede é projetada para rece-ber apenas o esgoto doméstico.Qualquer objeto diferente pode pro-vocar o entupimento, impedindo apassagem normal do esgoto. Assim,os dejetos se acumulam, trancam ofluxo do esgoto e acabam ocasio-

nando extravasamentos da rede ouaté mesmo causam refluxo do es-goto para dentro dos imóveis”, com-pleta.

Para que não haja transtornos,a recomendação é de que as insta-lações sanitárias sejam feitas ade-quadamente, que a ligação da águada chuva seja direcionada para asgalerias de águas pluviais e que osobjetos sejam destinados para a re-ciclagem ou para o aterro sanitário.Os tampões que existem nas redescoletoras servem para a manuten-ção e limpeza realizada periodica-mente pelas equipes da Sanepar.Não devem ser abertas pela popu-lação e jamais devem receber res-tos de materiais de construção.

Pelo duto passa todo o esgotooriginário da parte baixa do centroda cidade, região da delegacia atépróximo à ponte. Moradores, quepreferiram não se identificar, cede-ram fotos que mostram dezenas depeixes mortos em vazamentos ante-riores no mesmo duto. Segundoeles, havia exatamente dois mesesdo último incidente quando o esgotocobriu o pasto na tarde de domingo.

Operários fizeram a desobstrução do duto e a limpeza da área atingida pelo vazamento

Antonio de Picolli

Page 8: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708SOCIAL8

Page 9: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708B1ENTRETENIMENTO

BBB 13

Fernanda não admite que combina voto

“Não era eu que fazia a barba dentro da casa”, diz ex-BBB Marien sobre

boatos de ser hermafrodita

Fernanda e seus amigos fazem pacto para não falarem mais sobre coisas de jogo.

Para a Sessão de Cinema no Quarto do Líder, André convidou Fernanda e Kamilla. Enquanto assistiam ao filme, o trio fazia co-mentários.

O capixaba falou que duran-te a exibição da película é normal esquecer os problemas do reali-ty show e ser transladado para a história ficcional.

As moças concordam com ele e em seguida o Líder propõe um pacto: “Vamos ficar o máximo de tempo possível sem falar de jogo?”. Kamilla é a primeira a concordar e Fernanda complementa: “Eu já não falo”, o que cá entre nós é uma mentira das mais sem vergonhas, já que há dois paredões consecu-tivos, a loira tem juntamente com os seus colegas combinado votos sutilmente.

“Vamos pensar nisso só na hosra em que Bial chegar”, disse André, o qual vive falando de jogo com Elieser e articulando de manei-

Em seu primeiro ensaio sensual após sair do “BBB 13”, Marien pre-cisou desmentir um boato pra lá de estranho: o de que na verdade seria hermafrodita. Os rumores surgiram

BrasilPop

BrasilPop

Celebridades

Após experiência com mulher,

Andressa Urach prefere homens por terem mais pegada

Bruna Marquezine tem crise de ciúme durante aniversário

de Neymar

O Miss Bumbum 2012 foi vencido por Carine Felizardo, mas quem não para mesmo de aparecer é sua vice, a ex-latinete Andressa Urach. Após um caso com a terceira colocada, Camila Vernaglia, a loira virou um fenômeno de mídia.

E foi justamente esta experiência, segundo ela a única vez com alguém do mesmo sexo até hoje, que fez com que Andressa valorizasse ainda mais as qualidades dos homens. “Foi um momento de carência no período do concurso, não tivemos mais tempo de nos ver desde a final”, lembra.

Definindo-se heterossexual, a ex-dançarina de Latino, que já disse que de santa não tem nada, não descarta a possibilidade de ficar com outra mulher. “Eu gosto de pegada, algo mais forte como puxão de cabelo e uns tapas; isso me excita em um homem, além do suor e do cheiro”, revela. “Com menina é diferente, é mais carinho e preliminares”, explica. As infor-mações são do jornal “Extra”.

O Miss Bumbum 2012 foi vencido por Carine Felizardo, mas quem não para mesmo de aparecer é sua vice, a ex-latinete Andressa Urach. Após um caso com a terceira colocada, Camila Vernaglia, a loira virou um fenômeno de mídia.

E foi justamente esta experiência, segundo ela a única vez com alguém do mesmo sexo até hoje, que fez com que Andressa valorizasse ainda mais as qualidades dos homens. “Foi um momento de carência no período do concurso, não tivemos mais tempo de nos ver desde a final”, lembra.

Definindo-se heterossexual, a ex-dançarina de Latino, que já disse que de santa não tem nada, não descarta a possibilidade de ficar com outra mulher. “Eu gosto de pegada, algo mais forte como puxão de cabelo e uns tapas; isso me excita em um homem, além do suor e do cheiro”, revela. “Com menina é diferente, é mais carinho e preliminares”, explica. As infor-mações são do jornal “Extra”.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Curiosidades

ra discreta. Após o encerramento do filme “A Busca”, protagonizado por Wagner Moura, os três petiscaram

as comidas do Quarto do Líder e falaram sobre relacionamentos. “Relacionamento é ceder, aceitar

e ganhar cabelos brancos”, definiu o capixaba tirando gargalhadas de suas amigas.

após André confidenciar para os colegas de reality show que con-siderava a mineira “um pouquinho diferente”.

Em entrevista ao site Paparaz-zo, a ex-BBB se mostrou incomo-dada e desmentiu aproveitando

para alfinetar Fernanda, sua amiga no confinamento. “Não sei de onde veio isso.

Eu era uma das mulheres mais magras do `BBB`, com a voz menos grossa. Não era eu que fazia a bar-ba dentro da casa.”

A dançarina de flamenco con-tou também que não teria problema nenhum em tirar a roupa para uma revista. “Minha `pepeca` é linda.

Toparia posar nua, sim, depen-dendo do valor e de como fosse o ensaio.”

Page 10: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708

Lasanha de Bacalhau

B2 ENTRETENIMENTO

Leia tambem essas e outras

receitas no site:www.correionoticias.com.br

Culinária Saúde e Beleza

Divulgação

1 porção = 1 pedaço grande (214g)número de porções = 8

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 402 kcalcarboidratos = 10.6 gproteínas = 65.1 glipídios = 9.3 g

Ingredientes

- 600 g de bacalhau dessalgado (em lascas)- 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem- 1 pé de escarola- 1 cebola grande fatiada em rodelas- 1/2 pimentão vermelho cortado em tiras- 1 xícara (chá) de brócolis cozido- salsinha e cebolinha picada- 1 dente de alho picado- noz moscada e pimenta-do-reino a gosto

Molho Bechamel

- 1 xícara (chá) de leite desnatado- 2 colheres (sopa) de margarina light- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo- 1 cebola média ralada- 40 g de queijo cottage- 1/2 lata de creme de leite light- sal e noz-moscada- salsinha picada

Modo de Preparo

Deixe o bacalhau de molho na água (na geladeira) por 24 horas, trocando a água de vez em quando. A seguir, cozinhe-o na água ferven-te por 10 minutos. Escorra a água e deixe esfriar. Desfie-o em lascas, misture a pimenta e a noz-moscada. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola com o alho e a escarola picada reserve. Para o bechamel: derreta a margarina e refogue a cebola até murchar. Acres-cente a farinha mexendo rapidamente, alternando com o leite morno, o creme de leite, o cottage, a noz-moscada até engrossar, com muito cuidado para não encaroçar. Montagem: espalhe num refratário um pouco do molho bechamel, bacalhau, escarola refogada e pimentão. Repita as camadas, na mesma ordem, até os ingredientes terminarem. Finalize com o molho bechamel. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.

Cuidados devem ser redobrados no verão

O fim da acne na idade adulta vem em conta-gotas

O horário de verão já acabou, mas a estação mais quente do ano ainda não terminou. O verão, no hemisfério sul, começa em 21 de dezembro e se estende até 20 de março. É nesse período que uma parte da Terra está mais próxima do sol, deixando os dias mais longos que as noites. No verão as tem-peraturas são elevadas, portanto, todo cuidado é pouco.

1) Beba muita água várias vezes por dia. As altas temperatu-ras propiciam a desidratação. Nada melhor do que água para se manter hidratado.

2) Evite comer alimentos gordurosos. A digestão desses al-imentos é prejudicada no verão, causando a sensação de mal estar. Prefira as saladas, pois são ricas em fibra e água.

3) Para evitar queimaduras e principalmente o envelhecimento precoce da pele, o uso do protetor solar é inevitável. Prefira um pro-tetor UVA e UVB e com filtro de proteção maior.

4) Outra forma de se pro-teger do sol é o uso de chapéus, bonés, viseiras e óculos de sol.

5) É muito importante hi-dratar os cabelos semanalmente

A chegada da idade adulta é esperada como o momento de dar adeus à acne. Mas, infelizmente, isso não acontece.

Isso porque, segundo uma pesquisa da L’Oréal, 54% das bra-sileiras possui pele oleosa. Não à toa as principais preocupações der-matológicas são: cravo, linha fina e acne.

Pensando nisso, a SkinCeuti-cals desenvolveu o “Blemish + Age Defense” (R$ 184*).

A proposta do produto é reduzir a acne, controlar o sebo para que ela não volte a aparecer e ainda amenizar as linhas finas, rugas e hiperpigmentação. É muito poder!

O segredo, segundo a gerente de comunicação científica Cecília Cunha, está na mistura de cinco ácidos poderosos.

O salicílico e o LHA promove a renovação celular e obstrui os poros; o glicólico e cítrico agem nas linhas finas e rugas; e o diólico – mais importante! –reduz o sebo, ameniza a proliferação da bactéria que causa a acne e ainda previne

De Siqueira CamposJamile Maluly

SaúdeMdemulher

Divulgação

Divulgação

ou quinzenalmente para evitar que fiquem quebradiços ou opacos.

6) Proteja também as orel-has, nuca, e pés com filtro solar. Se esquecidas essas áreas podem ser

as manchas que as espinhas deix-am.

A promessa é de redução das lesões em 26%, em apenas uma

prejudicadas pelo excesso de sol. 7) Evite andar descalço, o

contato dos pés com o chão - prin-cipalmente na beira de piscinas, clubes e areias das praias – facil-

semana, através do uso diurno ou noturno. Segundo a Cecília, basta espalhar de 4 a 6 gotas do rosto ao colo e preparar-se para uma

ita a contaminação por fungos e doenças.

8) E principalmente, curta o fim da estação mais animada do ano.

pele perfeita em quatro semanas. A textura é de sérum – bem levinha – como todo mundo que sofre com a oleosidade gosta.

Os termômetros do Norte Pioneiro tem registrado elevadas temperaturas nas ultimas semanas. Confira dicas de

cuidados para curtir o fim da estação da melhor maneira.

Page 11: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708B3GERAL

Governo investe R$ 9 milhões em obras na região Centro-Sul

O Governo do Estado está in-vestindo mais de R$ 9 milhões em construções, reparos e ampliações em escolas da região Centro-Sul do Paraná. Duas novas escolas já foram entregues e outra está em fase de conclusão.

“A estrutura das escolas é uma das condições básicas quando se pensa em uma educação de qual-idade. O governo do Paraná está trabalhando firme para que todas sejam um ambiente agradável, adequado e seguro para alunos e funcionários”, destacou o secretário de Estado da Educação e vice-gov-ernador, Flávio Arns.

Em 2011 foram entregues as novas unidades das escolas indíge-nas Arandu Pyahu e Cacique Traja-no Mrej Tar, no município de Turvo. Juntas, as escolas atendem cerca de 200 alunos.

Ainda em Turvo, a Secretaria da Educação está construindo o Colé-gio Estadual Professor Edvaldo e Maria Janete Carneiro. A nova esco-la está na fase final de acabamen-to. O prédio foi construído em uma área de 2,9 mil metros quadrados e tem com capacidade para atender 1,4 mil alunos.

A previsão é entregar a obra no final de março. A nova escola con-tará com 12 salas de aula, quadra

ParnáAen

Divulgação

de esporte com alambrado e ar-quibancada, dois laboratórios, uma sala multiuso, biblioteca, seis salas para a secretaria, dois depósitos, cozinha, refeitório e uma casa para o caseiro.

O prédio foi construído dentro das normas técnicas para atender alunos com múltiplas deficiências. Há banheiros adaptados, rampa de acesso e pista tátil.

“Esses investimentos compro-vam a prioridade que o governo está dando para a educação do Paraná e da nossa região. Isso gar-ante a oferta da educação de quali-dade para os nossos alunos”, disse o chefe do núcleo de educação de Guarapuava, José Valdir Kukelcik.

Ampliações - Outras três uni-dades estão passando por ampli-ações. No município de Goioxim, o Colégio Estadual João Ferreira Neves está recebendo cinco salas de aula e banheiros masculino, fem-inino e um banheiro adaptado para alunos com múltiplas deficiências. A previsão é que a obra termine no final de março.

No município de Reserva do Iguaçu, no Colégio Estadual Izabel Siqueira os alunos já estudam nas novas instalações.

A escola recebeu quatro salas de aula novas, banheiros feminino e masculino, um banheiro adaptado e outro para professores.

Em Guarapuava, o Colégio Es-tadual Ana Vanda Bassara, foi am-pliado com nove salas e laboratóri-

os para os cursos técnicos. A escola atende mais de mil alunos dos ensi-nos fundamental, médio e técnico.

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 9 milhões em construções, reparos e ampliações em escolas da região Centro-Sul do Paraná. Duas

novas escolas já foram entregues e outra está em fase de conclusão.

Já o Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro, passou por uma ampla reforma.

Outras 18 escolas da região Centro-Sul estão passando por reformas e pequenos reparos.

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA ESTADO DO PARANÁ

DECRETO Nº 009/2013

O Senhor PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Munici-

pal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista as disposições

da Lei Municipal 392/90 sobre a política municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as normas gerais para

sua adequada aplicação.

Considerando o ofício 01/2013 do Conselho Tutelar e

CMDCA.

DECRETA

Artigo 1º- FICA COMPOSTO da seguinte forma o Conselho Tutelar de São José da Boa Vista, a partir desta data:

Conselheiro Presidente: MARCOS MARTINEZ DE OLIVEIRA

Conselheiros: ADRIANA VACILOTO DE LIMA

ANTONIO RUSINEI PEREIRA

SERGIO MANOEL DE OLIVEIRA

ZÉLIA FÁTIMA DE SOUZA BARBOSA

Conselheiros Suplentes: DARI FRANCISCO DE OLIVEIRA

EDSON JOSÉ BARBOSA

AGENOR LEITE DAS NEVES

Artigo 2º- Este Decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário, em espe-

cial o Decreto 038/2011.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, em 25 de Fevereiro de 2.013.

PEDRO SERGIO KRONEIS

Prefeito Municipal

Page 12: Correio Notícias - Edição 708

QUARTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2013 - EDIÇÃO 708

Micro e pequenos empresários de todo o Estado são estimulados a exportar

O Governo do Paraná abriu nesta terça-feira (22) as inscrições para o projeto Primeira Exportação, da Secretaria de Estado da In-dústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.

O programa dá consultoria técnica gratuita às pequenos e médios empresários interessados em entrar no mercado externo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seim.pr.gov.br até 31 de março.

Esse é o segundo ciclo do pro-jeto que na primeira etapa atendeu cerca de 10 empresas de Curitiba e região. Agora, o objetivo é atender 40 empresas de todas as regiões do Estado. Uma comissão vai analisar os negócios e escolher as empre-sas para participar do programa.

O secretário Ricardo Barros afir-ma que o Governo do Estado tem a melhor legislação para pequenos e médio empresário, financiamen-to fácil e capacitação gratuita pelo Bom Negócio Paraná.

O lançamento da segunda etapa do programa foi feito duran-te a reunião do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fopeme), na manhã desta terça, na Fecomércio.

“Temos unidades do fórum em todas as regiões e damos suporte para aqueles que querem entrar no mercado internacional”, completou Barros.

ParnáAen

DivulgaçãoPROGRAMA - Para atender as

empresas, a Secretaria criou um núcleo de consultas, em parceria com a FAE Centro Universitário. Alunos da instituição elaboram o di-agnóstico da companhia e verificam seu potencial exportador. Empreen-dimentos de diversos segmentos econômicos e industriais recebem orientações sobre pesquisa de mercado, eventuais adequações do produto, promoção comercial e a parte operacional da exportação.

O trabalho dura cerca de 18 meses e é coordenado pelo profes-sor Joaquim Brasileiro, especialista em comércio exterior.

“Temos que criar a cultura ex-portadora nos micro e pequenos empresários paranaenses.

O programa Primeira Expor-tação utiliza estratégias, programas e sistemas para inserir essas em-presas no cenário internacional”, afirma Joaquim.

O professor cita que além das vantagens financeiras, o em-presário que exporta quebra a de-pendência do mercado nacional. “As vantagens são inúmeras e nós vamos levar até eles as ferramentas para que isso ocorra”.

NÚMEROS – Segundo dados do Governo Federal, apenas 6% da exportação paranaense é feita por meio de micro e pequenas em-presas. Apesar de ser maior que a média nacional (4%) está muito abaixo do índice de países como Estados Unidos, Alemanha, França

e Japão, onde o setor representa mais de 20 % da exportação na bal-ança comercial.

“O Primeira Exportação já vem colhendo bons resultados no Paraná e o seu segundo ciclo vem agora para capacitar também em-presários do interior, além dos de Curitiba e região metropolitana”, reforça o professor da FAE.

RESULTADOS - Um dos em-preendimentos que receberam con-sultoria é a Qualinova, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A empresa fez modifi-cações no site e criou novos pro-dutos para o mercado internacional e, em setembro do ano passado, foi uma das 30 empresas expositoras no Pavilhão Brasileiro da Ameri-

cas’s Food and Beverage em Miami (EUA).

O projeto Primeira Exportação também colocou no mercado in-ternacional a curitibana Satech do setor de telecomunicações. Há cer-ca de um ano, a empresa fechou negócio com empreendedores paraguaios para a montagem e in-dustrialização de cabos conector-izados.

SERVIÇOS – O Primeira Ex-portação é gratuito e tem duração aproximada de 18 meses. Mais in-formações nos sites da Secretaria de Indústria e Comércio (www.seim.pr.gov.br) e do projeto (www.primei-raexportacao.mdic.gov.br).

O diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do

O Governo do Paraná abriu nesta terça-feira (22) as inscrições para o projeto Primeira Exportação, da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul

Mercosul, Horácio Monteschio, as-sumiu nesta terça-feira (26) a sec-retaria técnica do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fopeme). O cargo é vinculado à diretoria geral da Sec-retaria. Monteschio substitui Ercílio Santinoni, que permanece como um dos coordenadores do Fórum, indi-cado pela Fampepar - Federação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná.

Também ficou definida para 7 de maio a oficina regional para a elaboração de propostas para a Agenda Nacional de Desenvolvi-mento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas.

O Paraná foi sede, no início do ano, do primeiro encontro da Região

Sul para a elaboração do documen-to que será redigido com sugestões, ideias e propostas coletadas em eventos realizados por todo o país. O documento coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, In-dústria e Comércio Exterior (MDIC) vai prever ações de fortalecimento do setor nos próximos dez anos.

O Fórum do Paraná é coorde-nado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. O órgão paranaense é um dos pio-neiros no País, considerado referên-cia nacional e nos últimos dois anos liderou debates e discussões sobre legislação, tributação, crédito, ca-pacitação de mão de obra, expor-tação e desburocratização.