correio da paz out nov 2013

4
Saudações, A edição número 2 do Correio da Paz traz os avanços construídos desde o lançamento do projeto “Semeando a Paz para o Culvo de um Ambiente Sustentável”. Desde o seu lançamento, o Projeto vem ganhando corpo e adesões e se estruturando no CETV, para concrezar o objevo de ser uma escola sustentável e pacífica. Connue cooperando com essa nova fase em nosso CETV: “...um mais um é sempre mais que dois...”. COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE E CULTURA DE PAZ DO CETV www.colegioteotoniovilela.net Nocias CETV PROMOVE INICIATIVA DE SUSTENTABILIDADE E CULTURA DE PAZ Agenda Novembro 2013 A coordenação da Educação de Jovens e Adultos promove durante o mês de novembro, o Programa Cinema na Escola, organizado pelos professores, com exibição de filmes temácos por turma. No dia 20, vemos a presença de uma baiana do acarajé na escola. Ainda em novembro, os alunos do noturno desenvolvem avidades voltadas à reflexão sobre o papel do negro na sociedade moderna. Aguarde convocação para a plenária geral Plenária geral dos subcomitês e comitê geral para aprovar as diretrizes do Projeto Semeando a Paz para o Culvo de um Ambiente Sustentável. Todas as turmas colaboraram, trazendo suas contribuições, num verdadeiro exercício de aprender a fazer juntos. 07-12-2013 Caminhada da Paz, na Avenida Fraga Maia, em parceria com o Colégio Hilda Carneiro. Esse Evento leva os pilares da Cultura de Paz ao bairro e dá início ao Movimento Educação Sustentável e Pacífica para Feira de Santana, com outras escolas parceiras (públicas e privadas), num gesto histórico de união. 07-12-2013 Passeio Cultural a Salvador, com visita aos seguintes espaços: Palacete das Artes, Museu da Misericórdia, Museu Naúco (Farol da Barra). Evento organizado pela Vice-Diretora Cláudia Gomes e os professores da EJA. OUT e NOV - 2013 - Primavera - N. 02 Correio da Paz Nos dias 04 e 05 de outubro, foi realizada a I Feira de Ciências, Cultura e Artes do CETV. A Feira teve como tema geral “Semeando a paz para o culvo de um ambiente sustentável”. ‘‘Vamos precisar de todo mundo...’’ Página 1 de 4

Upload: amorim-albert

Post on 12-Jun-2015

146 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Correio da paz out nov 2013

Saudações,

A edição número 2 do Correio da Paz traz os avanços construídos desde o lançamento do projeto “Semeando a Paz para o Cul�vo de um Ambiente Sustentável”. Desde o seu lançamento, o Projeto vem ganhando corpo e adesões e se estruturando no CETV, para concre�zar o obje�vo de ser uma escola sustentável e pacífica. Con�nue cooperando com essa nova fase em nosso CETV: “...um mais um é sempre mais que dois...”.

COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE E CULTURA DE PAZ DO CETV

www.colegioteotoniovilela.net

No�cias

CETV PROMOVE INICIATIVA DE SUSTENTABILIDADEE CULTURA DE PAZ

Agenda

Novembro 2013

A coordenação da Educação de Jovens e Adultos promove durante o mês de novembro, o Programa Cinema na Escola, organizado pelos professores, com exibição de filmes temá�cos por turma. No dia 20, �vemos a presença de uma baiana do acarajé na escola. Ainda em novembro, os alunos do noturno desenvolvem a�vidades voltadas à reflexão sobre o papel do negro na sociedade moderna.

Aguarde convocação para a plenária geral

Plenária geral dos subcomitês e comitê geral para aprovar as diretrizes do Projeto Semeando a Paz para o Cul�vo de um Ambiente Sustentável. Todas as turmas colaboraram, trazendo suas contribuições, num verdadeiro exercício de aprender a fazer juntos.

07-12-2013

Caminhada da Paz, na Avenida Fraga Maia, em parceria com o Colégio Hilda Carneiro. Esse Evento leva os pilares da Cultura de Paz ao bairro e dá início ao Movimento Educação Sustentável e Pacífica para Feira de Santana, com outras escolas parceiras (públicas e privadas), num gesto histórico de união.

07-12-2013

Passeio Cultural a Salvador, com visita aos seguintes espaços: Palacete das Artes, Museu da Misericórdia, Museu Naú�co (Farol da Barra). Evento organizado pela Vice-Diretora Cláudia Gomes e os professores da EJA.

OUT e NOV - 2013 - Primavera - N. 02

Correio da Paz

Nos dias 04 e 05 de outubro, foi realizada a I Feira de Ciências, Cultura e Artes do CETV. A Feira teve como tema geral “Semeando a paz para o cul�vo de um ambiente sustentável”.

‘‘Vamos precisar de todo mundo...’’ Página 1 de 4

Page 2: Correio da paz out nov 2013

Na I Feira de Ciências, Cultura e Artes do CETV, os estudantes apresentaram os resultados de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, além dos pilares da Cultura de Paz.

Os subtemas apresentados em stands foram os seguintes: C N Pq Astronomia; C N Pq So�ware Livre; Coleta sele�va e Reciclagem; Energia; História das coisas; Horta escola; Jardins e muros da escola; Jogos e Brinquedos; L i xo e l e t rô n i c o ; M e d i c i n a N a t u ra l e Reaproveitamento de Alimentos; Recursos hídricos; Resíduos sólidos (papel) e líquidos (óleo). Pilares da Cultura de Paz: Ouvir para compreender; Preservar o planeta; Redescobrir a solidariedade; Respeitar à vida; Ser Generoso (vida do profeta Gen�leza); Rejeitar a violência.

Um dos pontos fortes da Feira foi o Planetário,

resultado do Projeto CETV Digital, sob a coordenação do

professor Alberto Amorim. É ele quem descreve abaixo o

Projeto:

O CETV DIGITAL é uma inicia�va de inclusão digital

mais crí�ca e cria�va das tecnologias da informação e

comunicação (TIC), sob a coordenação da área de

Ciências Humanas e direcionada aos docentes e

discentes do Colégio Estadual Teotônio Vilela. É também

resultado de um projeto de pesquisa de pós-graduação

sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

desenvolvido No CETV.

O CETV digital propõe ar�cular profissionais, espaços

(laboratório de informá�ca e sala de rádio) e tecnologias

digitais em a�vidades autorais e colabora�vas, assim

como também dar suporte pedagógico e tecnológico a

qualquer inicia�va docente e/ou discente com as TIC na

escola.

No momento, o CETV digital conta com financiamento

do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cien�fico e

Tecnológica - CNPq e apoio ins�tucional da Universidade

Estadual de Feira de Santana - UEFS. Com esta parceria,

temos na escola um professor bolsista e quatro alunos

bolsistas do Ensino Médio para apoiar as inicia�vas

relacionadas às tecnologias digitais na escola.

Em função da onda crescente de violência em nossa cidade, o CETV, de forma inovadora, introduz em toda sua estrutura de ensino a Cultura de Paz e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Esse projeto atua intra e extramuros, pois o obje�vo é difundir, a par�r da comunidade escolar, o compromisso de tornar sustentáveis e pacíficos a escola, o quarteirão, o bairro e a cidade.

Como resultado do Projeto e da realização da Feira, alunos cuidam das áreas verdes da Escola.

‘‘Vamos precisar de todo mundo...’’ Página 2 de 4

Page 3: Correio da paz out nov 2013

Entre as inicia�vas, destacam-se as seguintes:So�ware LivreFormação dos bolsistas para u�lização do

Linux Educacional 3.0, Ubuntu e Scratch; Formação para docentes de exatas, humanas e linguagens (so�wares livres, sites para uso pedagógico e objetos de aprendizagem); Formação para manutenção de computadores; Par�cipação na Feira de Ciências com stand sobre so�wares livres LE 3.0, Ubuntu (com demonstração e distribuição de Live-CD para visitantes) e Android; Proposta de versão customizada do Ubuntu para nosso projeto.

Es�vemos presentes no Evento, que mobilizou a comunidade feirense, no dia 06-10, com exposições e apresentações culturais e ar�s�cas. Hasteamos a Bandeira da Paz e Cultura no local – Restaurante Casa do Sertão (promotor do evento), e divulgamos o Projeto Semeando a Paz para o Cul�vo de um Ambiente Sustentável.

No dia 09 de outubro, os subcomitês de sala reuniram-se para levantar propostas para a consolidação do Projeto. Após este momento, os alunos, membros dos subcomitês, coletaram sugestões em suas salas. Todo este material, após formatado pelo Comitê Geral, será deba�do na Plenária Geral do dia 05-12-2013.

No dia 16 de outubro, os alunos surpreenderam os professores com homenagens realizadas em cada sala. Foram demonstrações de carinho e gra�dão aos mestres, que os acompanham no dia a dia escolar.

A comemoração pela passagem do Dia do Professor teve início no dia 15, quando os docentes par�ciparam de almoço, com música ao vivo e sorteio de brindes

Formação dos bolsistas para u�lização do so�ware de tratamento de imagens astronômicas DS9; Formação para u�lização de so�ware livre para simulação do céu (Stellarium) e equipamentos astronômicos (luneta e telescópios refratores); Noite Internacional de Observação da Lua com sessão de observação noturna; U�lização do Telescópio Robó�co Argus do Observatório de Valinhos (acesso em 20/09 e 10/10); Par�cipação na Semana Mundial do Espaço (10/10); Par�cipação na Feira de Ciências com stand sobre astronomia, com a criação do planetário da escola.

Astronomia

CETV PARTICIPA DA IV FEIRA CULTURAL DO BAIRRO CAPUCHINHOS

SUBCOMITÊS DE SALA REÚNEM-SE PARA DELIBERAR SOBRE AS DIRETRIZES DO PROJETO

PROFESSORES DO CETV SÃO HOMENAGEADOS PELOS ALUNOS E CONFRATERNIZAM-SE, COMEMORANDO O DIA DO PROFESSOR

‘‘Vamos precisar de todo mundo...’’ Página 3 de 4

Page 4: Correio da paz out nov 2013

ESTAGIÁRIAS DE PSICOLOGIA ATUAM NO CETV

COMEMORAÇÕES PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CETV VISITA A 11ª. BIENAL DO LIVRO

A inicia�va de estabelecer parceria com Ins�tuição de Ensino Superior, deliberada em reunião anterior do Comitê, foi acolhida pela professora Luciana Souza, que fez contato com alunas do curso de psicologia da FTC, de onde surgiu um grupo de voluntárias, que já atuam no CETV, seguindo as seguintes deliberações feitas em reunião do Comitê:

1. Necessidade de criar um recurso para acolher os alunos cujos casos são considerados mais graves, para que haja a reintegração;

2. Escuta de alunos que têm situações conflitantes na família e que, por isso, não têm bom desempenho na escola;

3. Reunião para formatação de metodologia de ação para os alunos que filam aula;

4. Formação de banco de a�vidades extras com temas transversais;

Essa inicia�va faz parte do subprojeto denominado “Ouvir para compreender”, e tem início em 25/10/2013, contando com a cooperação voluntária de 09 estudantes do curso de psicologia da FTC, atuando às segundas e sextas-feiras, nos horários de 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00, com três estagiárias por turno.

A área de Ciências Humanas, com a coordenação do professor Alberto Amorim, organizou o Dia da Consciência Negra, tendo como foco as seguintes a�vidades:

Homenagear o Mestre Capoeira Bimba (1900-1974) pelo trabalho de criação e divulgação da capoeira regional, além dos seus ensinamentos aos jovens capoeiras. Na oportunidade, homenageou-se o Grupo de Capoeira Negros Bambas e seus coordenadores Negro Carcará e Gracy Aracnídia, com a entrega de material contendo canções para roda de capoeira, firmando o compromisso da área de contribuir para a formação dos jovens pertencentes ao referido grupo e criar o acervo bibliográfico sobre capoeira.

Alunos e alunas do Ensino Médio (2o A e B) realizam apresentações com base nas músicas Libertem Mandela e Revolta Olodum, além do Grêmio da escola que realizou apresentação coreográfica.

A professora Marta Maria (História) promoveu a�vidades na sala de vídeo com grupos de alunos, assim como as professoras Kleidiane San�ago (História) e Mariângela Brandão (Geografia) organizaram desfile de personalidades negras, com o obje�vo de resgatar e divulgar o legado do povo negro.

Alunos e professores do CETV marcam presença na 11ª. Bienal do Livro, no dia 14 de novembro. O Evento literário, que ocorre no Centro de Convenções da Bahia, tem programação diversificada e abre espaço para uma cultura de valorização da leitura entre os jovens.

Expediente:•Textos: Comissão de Comunicação e

Professores do CETV

• Apoio: Ecobairro - O Planeta é a nossa Casa.

• Diagramação:

• Impressões:

E-mail: [email protected] (75) 3224-0042

‘‘Vamos precisar de todo mundo...’’ Página 4 de 4

R