correio carambeiense

8
CARAMBEÍ | SÁBADO 09 DE AGOSTO 2014| EDIÇÃO 79| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR/: GLEYDSON CARLOS * Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. BANDIDOS SEQUESTRAM FAMÍLIAS NO SANTA CRUZ PÂNICO NO INTERIOR Oito pessoas, de duas famílias, ficaram sob a ameaça de bandidos em uma propriedade rural na região de Santa Cruz, em Carambeí, no últi- mo domingo (3). Segundo informações, quatro homens armados rende- ram e amarraram os moradores, roubando dinheiro e objetos. A polícia já deu início as investigações na tentativa de identificar os criminosos, mas, até o fechamento desta edição ninguém foi preso. No último final de semana a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) lançou o projeto ‘Tardes Temáticas’ que visa conhecer os talen- tos da região, por meio de apresentações de diferentes estilos músicas realizadas no Parque Histórico de Carambeí (PHC). O tema escolhi- do para a primeira edição do evento foi Música Gospel. Durante as tardes, do sábado e domin- go, 15 grupos musicais passaram pelo palco das Tardes Temáticas na Vila Histórica do Parque. Os grupos se adaptaram ao que foi solicitado pela organização do evento e fizeram versões acústicas para a apresentação. A mostra gos- pel reuniu diferentes igrejas e estilos musicais. O Município de Carambeí foi representado por músicos da Igrejas Presbiteriana do Brasil, Igreja Reformada Nova Holanda e Igreja Ca- tólica. As cidades vizinhas também se fizeram presente na tarde gospel com a participação de grupos da Primeira Igreja Batista de Pon- ta Grossa e da Igreja Quadrangular de Castro. “O ápice da Tarde Temática – Música Gos- pel foi a integração entre diferentes pessoas de diversas comunidades cristãs”, anima-se a coordenadora do projeto Magda Sebben. Houve espaço para todos os estilos musicais, desde o rap ao sertanejo universitário. Cada grupo de sua maneira mostrou diferentes for- ma de evangelizar, por meio da música cristã. GOSPEL NO PHC MOSTRA

Upload: correio-carambeiense

Post on 02-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 79

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO 09 DE AGOSTO 2014| EDIÇÃO 79| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR/: GLEYDSON CARLOS *

Vamos reciclar a informação.

Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler.

BANDIDOS SEQUESTRAM FAMÍLIAS NO SANTA CRUZ

PÂNICO NO INTERIOR

Oito pessoas, de duas famílias, fi caram sob a ameaça de bandidos em uma propriedade rural na região de Santa Cruz, em Carambeí, no últi-mo domingo (3). Segundo informações, quatro homens armados rende-ram e amarraram os moradores, roubando dinheiro e objetos. A polícia já deu início as investigações na tentativa de identifi car os criminosos, mas, até o fechamento desta edição ninguém foi preso.

No último fi nal de semana a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) lançou o projeto ‘Tardes Temáticas’ que visa conhecer os talen-tos da região, por meio de apresentações de diferentes estilos músicas realizadas no Parque Histórico de Carambeí (PHC). O tema escolhi-do para a primeira edição do evento foi Música Gospel. Durante as tardes, do sábado e domin-go, 15 grupos musicais passaram pelo palco das Tardes Temáticas na Vila Histórica do Parque.Os grupos se adaptaram ao que foi solicitado pela organização do evento e fi zeram versões acústicas para a apresentação. A mostra gos-pel reuniu diferentes igrejas e estilos musicais. O Município de Carambeí foi representado por músicos da Igrejas Presbiteriana do Brasil, Igreja Reformada Nova Holanda e Igreja Ca-tólica. As cidades vizinhas também se fi zeram presente na tarde gospel com a participação de grupos da Primeira Igreja Batista de Pon-ta Grossa e da Igreja Quadrangular de Castro. “O ápice da Tarde Temática – Música Gos-pel foi a integração entre diferentes pessoas de diversas comunidades cristãs”, anima-se a coordenadora do projeto Magda Sebben. Houve espaço para todos os estilos musicais, desde o rap ao sertanejo universitário. Cada grupo de sua maneira mostrou diferentes for-ma de evangelizar, por meio da música cristã.

GOSPELNO PHC

MOSTRA

Page 2: Correio Carambeiense

OPINIÃO2 CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014| EDITORIAL |

| ARTIGO | | MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel Bueno

por Ricardo Mac Donald Ghisi

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIACONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] /FINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 3231-1929 / [email protected] /

[email protected]

REQUIÃO X ROSSONI

GASTOS

Quando nascemos dei-xamos para trás o con-forto, a proteção, a paz.

Quando nascemos sentimos falta de ar, choramos, e não sabemos o que vamos encontrar pela fren-te. Crescemos e temos que fazer escolhas e essa fase é a mais difí-cil, travamos uma batalha interior, onde tudo se torna tão grande, que parece não caber no peito.

A verdade é que temos medo de crescer e de sermos adultos. E por de trás da minha janela ago-ra olho a paisagem lá fora... está chovendo, abro o computador e começo a escrever a história de uma mulher que atravessou o oceano com a imagem do “Se-nhor Bom Jesus” nos braços.

Fico imaginando o quão difícil foi para Maria Branca Serre-Va-cher, tomar a decisão de deixar seus pais, sua terra natal e vir para o Brasil. Maria Branca era a quinta fi lha de Melanie Florestie Serre--Vacher, nasceu em meados de 1843 na cidade de ( Saint Claude) São Claudio na França.

A França estava começando a se recompor depois de enfrentar várias rebeliões dos legitimistas, republicanos e inclusive bonapar-tistas, liderados por Napoleão III. E foi quando o mesmo proclamou o 2º Império, e acontece o desen-volvimento industrial que Maria Branca com apenas 16 anos re-solve vir para o Brasil junto com seus irmãos.

Menina mui formosa, de sorriso contagiante, sempre muito ale-

Apesar da recente cons-trução do Centro Mu-nicipal de Educação

Infantil (CMEI), Santa Rita de Cássia, no Eldorado, o municí-pio de Carambeí ainda necessi-ta de mais investimentos públi-cos para a construção de novos espaços que possam abrigar crianças, diminuindo assim o défi cit de vagas. Atualmente, Carambeí tem pelos menos duzentas crianças à espera de uma vaga em CMEI’s.

Uma das alternativas encon-tradas pela administração an-terior, foi a terceirização desses serviços. O município preocu-pava-se apenas em repassar recursos fi nanceiros à Asso-ciação Assistencial Evangélica de Carambeí (AASEC), que era quem administra essas vagas. As vantagens de terceirização são alternativas que de certa forma eliminavam problemas considerados crônicos den-tro das Prefeituras. Entre elas, o acréscimo de despesas e a elevação do índice de gastos com pessoal que comprome-

O presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), cutucou a onça com a vara curta. Pelo Twitter, o tucano fez troca-dilho com o projeto do peeme-debista sobre compras no car-tão de crédito. “Comprar pijama e pantufas para o Requião não tem preço!”, provocou tucano, que tenta alçar voo até a Câma-ra Federal nestas eleições. Para Rossoni, o senador do PMDB aprovou projeto que “deixa mais

Senhor Bom Jesus

À espera de uma vagaA superestrutura

do Estado

cara compra com cartão de cré-dito”. Requião diz outra coisa so-bre o projeto aprovado ontem pelo Senado. Segundo ele, a lei permite a concessão de descon-tos para quem pagar compras em dinheiro, no lugar do cartão de crédito. “Quem defende o sobrepreço dos cartões de cr--edito ou é estúpido ou está a serviço das bandeiras”, devolveu o peemedebista, também pelo Twitter.

A candidata à governadora, Gleisi Hoffmann (PT), entrou nesta quinta-feira (7) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) com uma ação para que o candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB), seja obrigado a apresentar imediatamente seus gastos de campanha até o momento. Contrariando a legislação eleitoral, Ri-cha entregou zerada a primeira prestação de contas, alegando que não arrecadou e nem gastou nada em um mês de campanha. As regras de contabilidade de campanha – estabelecidas pela resolu-ção 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – deixam claro que “os gastos eleitorais efetivam-se na data da sua contratação, inde-pendentemente da realização do seu pagamento”. “Impossível dizer que o candidato à reeleição não teve gastos neste primeiro mês. Notícias de jornais e do próprio site de campanha mostram o candi-dato inaugurando comitês. Nas ruas, carros circulam com adesivos do candidato. Além disso, ele já lançou o site e um espaço chama-do de “Tenda Digital”, que oferecia internet gratuita para visitantes. E os fotógrafos, cinegrafi stas e jornalistas que o acompanham nas agendas? Não recebem salários?”, questiona o coordenador jurídico da coligação Paraná Olhando pra Frente, Luiz Fernando Pereira.

tem boa parte dos orçamentos municipais.

Porém, no ano passado, o Tribunal de Contas (TCE), se posicionou contrário a forma que Carambeí realizava um dos convênios, utilizando os prédios públicos, como ocorria até o ano passado com a cre-che Canaã, no bairro AFCB. O município teve que assumir no-vamente a direção da creche, recontratando funcionário e professores em forma de teste seletivo.

Apesar de não ter mais essa alternativa barata e até então ‘viável’, o município precisa ur-gentemente tentar suprir essa demanda, não só porque é obrigação legal do Estado dar atendimento às famílias com fi lhos pequenos, mas porque as creches são a primeira eta-pa da educação básica. Além disso, boa parte da população depende do serviço, especial-mente, para poder trabalhar e melhorar a renda familiar.

Quando se fala em organização do Es-tado, sempre se tem

em mente o equilíbrio entre os Poderes e o seu funciona-mento para o bem comum.

Fustel de Coulanges, em seu livro “A Cidade Antiga”, demonstra que o governo nasceu quando se formaram as cidades, porque o ser hu-mano sentiu que precisava de um órgão diretor para regular e coordenar os es-forços de todos na vida em comum.

Mais de 5 mil anos se pas-saram, chegamos ao nosso Brasil, e surge uma grande pergunta: é certo o país su-portar o custo de uma supe-restrutura que gasta quase 20% da receita da União e dos Estados?

Se observarmos os com-parativos, regularmente apresentados pela imprensa, constatamos que o Brasil é o país que paga os melho-res salários para o Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Conta. E o nivelamento nesses órgãos é feito sempre pelo teto, nunca pela base, fazendo com que as diferen-ças entre níveis hierárquicos seja quase simbólica.

Nota-se também que nes-sas superestruturas estão os melhores salários, as maio-res aposentadorias, regalias como 60 dias de férias e mais 20 dias de recesso no fi nal do ano, auxílios variados, imuni-dade e estabilidade de em-prego.

O País é sufi cientemente rico para suportar esse gasto e ainda fazer frente às ques-tões de Saúde, Segurança, Educação e Mobilidade?

Vejamos no próximo capí-tulo.

gre, pele clara, com algumas sar-das pelo rosto e colo. Os cabelos eram de um vermelho intenso e cacheados que seguiam até a cin-tura muito fi na.

Chegando ao sul do Brasil, vie-ram para a região dos Campos Gerais, e foi no Tronco município de Castro que Maria Branca co-nheceu Cirino Pereira Bueno, e quando seus olhares se cruzaram se apaixonaram, e logo em segui-da se casaram. Na fazenda de Ci-rino foi levantada uma capela, em taipa e barro, pelos escravos, e ali foi colocada a imagem do Senhor Bom Jesus. Já no ano de 1868 foi construída a primeira igreja, e em 2013 a nova, como vocês podem ver na foto.

O Santo padroeiro continua lá abençoando as gerações até os dias de hoje, através da festa que acontece todo ano no mês de agosto.

Esta cronista muito se orgulha de ser tataraneta de Maria Branca, ou melhor, Vó Mariquinha como era chamada pela sua família.

Tenho a honra em convidá-los, meus amigos, para essa festa que acontecerá agora dia 10-08-2014, domingo, a partir das 10 horas, no Tronco. Só não es-queçam, de quando entrarem na igreja, procurar pela imagem, ela mede uns vinte centímetros, usa uma capa vermelha, fi ca dentro de uma redoma de vidro, do lado direito do altar.

Advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve às sextas no Blog do Esmael.

Page 3: Correio Carambeiense

3CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

ANIVERSÁRIO FELIZ

GERADOR

De autoria do vereador Henrique Harms (PP), passou pela Câmara, indicação para que a Prefeitura de Carambeí implan-te o Programa Aniversário Feliz. O pedido do vereador é para que o município conceda folga aos servidores públicos mu-nicipais no dia do aniversário. “Servidor feliz produz mais. E, ademais, não gera nenhum custo a mais ao município”, disse Harms, ao recordar que em algumas empresas já se utiliza a ideia como forma de incentivo.

A vereadora Elisangela Pedroso (PRP), agradeceu ao prefeito municipal e ao secretário de Saúde, José Avais de Mello, por atender a sua reivindicação sobre a instalação de um gerador de energia no centro Municipal de Saúde, Otávio Pedroso de Oliveira, que deve ser instalado já nos próximos dias. “Equipa-mento de extrema importância, que através dele vidas podem ser salvas”, enalteceu a vereadora.

Da redação

Mudança de regime deve retornar ao Legislativo

Com a presença redu-zida do número de servidores públicos

municipais, ocorreu na noite dessa última terça-feira, no plenário da Câmara Munici-pal, uma palestra, ministrada pela diretora adjunta da Dire-toria de Controle de Atos de Pessoal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), Suzana Aparecida de Olivei-ra, sobre as características do regime estatutário como re-gime de contratação para o poder público. A explanação foi a convite da Prefeitura de Carambeí que estuda a alte-ração do regime jurídico de contratação dos servidores, passando-os de celetistas para estatutários. Suzana res-pondeu a perguntas da pla-teia a cerca do funcionamen-to dos regimes, tirou dúvidas sobre o fator previdenciário que é aplicado para cálculo das aposentadorias dos con-tribuintes por tempo de con-tribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso.

A diretora disse ao COR-REIO que apesar de ter sido um convite da Prefeitura, a palestra tem o intuito de ex-planar o assunto de forma geral, com base a Constitui-ção Federal. Ela ressalta ainda que apesar do regime esta-tutário ser o mais adequado para a administração pública, ainda há muitas contradições. “Muitos municípios estão em debate sobre a mudança dos

seus regimes, e, sinceramen-te, acredito que tão logo não haverá um consenso sobre essa discussão. O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a vigência do artigo 39, da Constituição Federal que elimina a exigên-cia do Regime Jurídico Único e planos de carreira para os servidores da Administração Pública Federal, das autar-quias e fundações públicas”, recordou.

Com relação à Carambeí, a servidora do TCE se disse ‘surpresa’ com a atual situa-ção. “São dois regimes para os mesmos servidores. En-quanto a Câmara Municipal utiliza o regime estatutário, os servidores da Prefeitura são regidos pela CLT”, frisou. “Está totalmente errado”.

No entanto, conforme ela, para que as mudanças sejam estabelecidas se faz necessá-ria a criação de uma comis-são de debate, que envolva vereadores, representantes do Executivo e dos servi-dores, que são os principais afetados. “Numa eventual elaboração da legislação pela Prefeitura, essa comissão é quem vai criar essas diretri-zes”, ressaltou.

À reportagem, o assessor jurídico da Prefeitura de Ca-rambeí, Marcelo Greskiv, afi r-mou que o município está estudando reajustar o projeto de lei que será enviado à Câ-mara de Vereadores propon-do a alteração do regime. “A

medida ‘cautelar ’ dentro do STF, que suspendeu a vigên-cia do artigo 39, e elimina a exigência do regime jurídico único, não é defi nitiva, além de estar destoante com ou-tros artigos dentro da Cons-tituição Federal”, frisou. “É questão de tempo para que haja determinação jurídica para que se adote o único regime. Queremos adiantar essa regularização. É uma disparidade jurídica que o município tenha dois regimes para os mesmos servido-res”.

Conforme Greskiv, a Prefei-tura pretende enviar ao Le-gislativo uma proposta que será melhor discutida tanto com os vereadores como com os servidores. “Os ser-vidores precisam querer dis-cutir, conhecer melhor cada ponto e participar da elabo-ração do projeto”, ressaltou. “O estatutário tem seus prós e contras, como o próprio regime celetista. Eu acredito que ao conhecerem melhor, eles [servidores] verão que o regime estatutário traz muito mais benefícios”.

É uma disparida-de jurídica que o município te-

nha dois regimes para os mesmos

servidores”.MARCELO GRESKIV, asses-sor jurídico da Prefeitura

de Carambeí

OPINIÃO

Servidora ministrou palestra sobre regime jurídico, à convite da Prefeitura. | Foto: CORREIO.

Page 4: Correio Carambeiense

CONVENIÊNCIA4 CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

Page 5: Correio Carambeiense

CONVENIÊNCIA 5CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

Page 6: Correio Carambeiense

COTIDIANO6 CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

O delegado Marcus Vinicius Sebastião (foto) começou essa

semana ouvir as vítimas do sequestro registrado numa propriedade rural na região de Santa Cruz, em Caram-beí, no último domingo (3). Segundo informações, oito pessoas fi caram sob a amea-ça de quatro homens, arma-dos, que renderam, bateram e amarraram os moradores, roubando dinheiro e obje-tos. Conforme relato das ví-timas, os bandidos estavam com roupas pretas. A polícia deu início às investigações na tentativa de identifi car os cri-minosos, mas, até agora nin-guém foi preso.

No início da semana, um homem procurou a polícia para relatar que no mesmo dia estava parado próximo a ponte sobre o Rio São João, com seu veículo WV Fox, cor vermelha, quando foi abordo por quatro homens, arma-dos com pistolas, que de-sembarcaram de uma Ford Ranger. A vítima foi rendida e colocada dentro da cami-nhonete, amarrada e com os olhos vendados. Os bandidos seguiram para uma fazenda, onde pretendiam roubar os funcionários e moradores.

Quando chegaram ao local, perceberam que havia movi-mentação de muitas pessoas. Os criminosos também des-cobriram que a fazenda era monitorada por câmeras e decidiram roubar outra pro-priedade rural, ainda com o refém dentro da caminhone-te.

Nesta segunda chácara, os homens desceram da cami-nhonete com as armas em punho e disseram ser da po-lícia. A mulher que estava na porta desconfi ou da atitude e trancou as portas. Um dos ladrões quebrou os vidros da janela para conseguir invadir a residência, enquanto o fi -lho dela pulava a janela dos fundos para tentar avisar o pai e a irmã mais nova, que estavam no viveiro. O garoto,

Bandidos se passam por policiais no Santa Cruz

Da redação

Com portal aRede

porém, foi rendido por outro criminoso, que o ameaçou de morte caso ele não pa-rasse de correr. Este mesmo bandido conseguiu render os outros membros da família.

Depois de todas as víti-mas estarem amarradas, os membros da quadrilha foram até a residência do caseiro,

Em maio de 2002, um ‘se-questro’ manteve em cárce-re por volta de quatro horas uma família sob a mira de três criminosos, armados, numa propriedade também na região rural de Carambeí. Eram por volta do meio dia de uma sexta-feira, quando a esposa, dois fi lhos, e o so-brinho do proprietário foram rendidos pelos bandidos que chegaram a pé à casa deles, no momento em que a famí-lia almoçava. Eles só foram liberados no meio da tarde após o dono da chácara re-tornar da cooperativa, onde ele era sócio, com a quantia de R$ 30 mil, entregues aos homens como resgate.

Segundo reportagem do jornal Estadão, na época, quatro pessoas foram conde-nadas pelo crime, entre elas, o sobrinho do agropecuarista – que passou por ‘vítima’ do sequestro. Apenas ele e mais uma pessoa foram presas, sendo que os outros, possi-velmente, teriam fi cado com boa parte do dinheiro arreca-

amarrado-o juntamente com a esposa e o fi lho. As vítimas contaram aos policiais que os ladrões estavam bastante nervosos e agiam com vio-lência, ameaçando as vítimas de morte a todo momento caso o dinheiro não fosse en-tregue. Uma das vítimas foi levada até uma sala isolada,

dado no crime fugiram para São Paulo; eles nunca foram localizados.

O CORREIO teve acesso a algumas informações do in-quérito policial que contém depoimentos e provas que tiveram como ponto de par-tida na investigação da polí-cia a participação do sobri-nho do agropecuarista, que depois teria admitido a par-ticipação no crime. Na fuga, ele ‘exigiram’ levar o sobrinho dirigindo a Parati de sua pro-priedade até uma churras-caria onde estavam uma ca-minhonete F-250 e um Audi preto aguardando os bandi-dos.

De lá, ele teria ido a uma delegacia em Ponta Grossa onde tentou ‘registrar ’ o cri-me, relatando a ‘falsa’ rota de fuga dos bandidos. Confor-me a investigação, o sobrinho disse à polícia que os homens seguiram sentido a Ponta Grossa, mas, na verdade, as investigações apontaram que eles partiram sentido São Paulo.

foi agredida pelos criminosos e forçada a abrir um cofre.

Como não havia muito di-nheiro, os bandidos rouba-ram vários objetos da famí-lia, principalmente armas de fogo, aparelhos eletrônicos e mantimentos foram levados pelos homens. Os criminosos ainda queriam saber onde a família guardava o caminhão. Quando descobriram que o

veículo fi cava em outra chá-cara, pegaram um membro da família como refém e fo-ram atrás do caminhão. No local, eles abandonaram as duas vítimas que foram man-tidas reféns. Um deles conse-guiu se soltar e acionou a PM para ir até a chácara, onde as outras pessoas ainda esta-riam amarradas.

Em 2002, família foi vítima de sequestro

Delegado Marcus Vinicius Sebastião. | Foto: Arquivo.

Page 7: Correio Carambeiense

GERAL CARAMBEÍ | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Rita de

Cássia, no bairro Eldorado, fi nalmente começou a fun-cionar desde o início do mês, após quase três anos desde o início das obras em 2011. O local não poderá ser inau-gurado, obedecendo à legis-lação eleitoral, mas está fun-cionando em modalidade de “adaptação”. A diretora de-signada para cuidar do CMEI é a professora Solange Ma-ria Spinardi Vieira. Sete pro-fessores foram contratados através de teste seletivo. No momento, segundo Solange, são 62 alunos até cinco anos de idade, transferidos de ou-tros CMEIS que estão em fase de adaptação com os novos professores.

A coordenadora Educa-cional do Ensino Infantil de Carambeí, professora An-dréa Podolan destacou que o CMEI “deve atender até 80 alunos, mas esta fase agora é de adaptação, muito impor-tante entre os novos profes-sores contratados e os alu-nos que estão na fase mais

Creche Santa Rita funciona

Odontologia terá atendimento aos

sábados

Da Redação

Com Assessorias

O novo prédio tem 540 metros quadrados e foi erguido com recursos do governo federal. | Foto: Divulgação.

delicada de adaptação”, disse ela.

Construção

São pouco mais de 540 me-tros quadrados onde se lo-calizam o berçário, refeitório, solário, salas de aulas e área de administração. A nova creche construída no Jardim Eldorado é fruto do progra-ma do governo federal ‘Pró Infância’, que viabiliza verbas para a construção de creches públicas, utilizando recursos do PAC 2. Sua localização fi ca em uma das regiões mais po-pulosas da cidade, que teve

uma das maiores explosões demográfi cas nos últimos anos com aumento da popu-lação.

Além da construção, os re-cursos repassados da União aos municípios destinam-se também à aquisição de equi-pamentos e mobiliário que ultrapassam os R$ 600 mil. Atualmente, o município de Carambeí possui uma ‘lista de espera’ com o nome de pouco mais de 200 crianças que aguardam uma vaga em creches.

Departamento de Odonto-logia continua com o atendi-mento de crianças nos sába-dos, período da manhã, com as profi ssionais que são es-pecialistas em odontopedia-tria, Patrícia Fanchin e Prescila Stremel. O agendamento de interessados deve ser feito no centro de odontologia, na Rua Ouro Preto, n 598, atrás da entidade ESCOLAR. A Diretora do Departamento de Odontologia Kawana Wa-ssen lembra que o serviço é oferecido para dar maior co-modidade para a população, “principalmente para as mães que não podem acompanhar seus fi lhos nos dias de sema-na por trabalharem fora”, dis-se ela.

em regime de adpatação

7

Page 8: Correio Carambeiense

SOCIAL8 SOCIALSOCIALNicinha [email protected]

CARAMBEI | SÁBADO, 9 DE AGOSTO DE 2014

Quem recente-mente estreou idade nova foi a querida Ivone Pedrollo. Parabéns!

Esta semana ocorreu a entrega do prêmio ‘Mérito Estudantil 2014’. Ao todo, foram homenageados 220 alunos, indicados pelas es-colas municipais e estadu-ais de Carambeí que ade-riram ao projeto que visa incentivar os alunos que se destacaram em sala de aula no primeiro semestre de 2014. O projeto ‘Mérito Estudantil’ é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Caram-beí (ACEC) em parceria com o Centro Brasileiro de Ensino Profi ssionalizante (CEBRAEP).

Abrilhantando a coluna desta sema-na, a bela Elisangela Teixeira.

Juliano Murilo Gasparelo

A pequena Anna Clara Santos Andrioli completou um aninho. Na foto, com os pais Etyelle e Ales-sandro.

‘Mérito Estudantil’