correio carambeiense

8
CARAMBEÍ | sÁBADO 19 DE Julho 2014| EDIÇÃO 76| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ Vamos reciclar a informação. Ao ler este impresso, não jogue nas vias públicas, passe para outro ler. POLÍCIA FALSO SEQUESTRO FAZ VÍTIMAS EM CARAMBEÍ Apesar de muito conhecido, o golpe do falso sequestro ainda faz muitas víti- mas. Geralmente, os criminosos em presídios ligam para a casa da vítima, ou via celular se passam por parentes, ameaçam as vítimas e obrigam o pagamento de resgate e a entrega de bens para os criminosos, dando a ideia de um pos- sível sequestro. Em Carambeí, os números de registros de crimes dessa natureza chamam a atenção das autoridades policiais. Somente em 2014, foram cinco casos de extorsão, geralmente, realizadas via telefone celular. Há pelo menos dez dias, as obras do calçamento poliédrico na região de Pilatos estão estagnadas. Ao CORREIO, a assessoria da Prefeitura informou que o atraso se deu em função da falta de uma empresa habilitada, através de licitação, que pudesse fornecer o material que está sendo utilizado para refor- çar a base da estrada que já começou a receber o calçamento poliédrico. O problema é que a obra inacabada deixou o trafego parcialmente interditado causando transtornos à população que teme por acidentes. OBRAS DE CALÇAMENTO ESTÃO PARADAS BLUM PODE ‘RACHAR’ APOIO A PELO MENOS QUATRO CANDIDATOS Apesar de toda indefinição do cenário político atu- al, alguns encontros e mobilizações nos bastidores podem revelar os principais candidatos ao cargo de deputado estadual e seus apoiadores na atual con- jectura política local. Pelos acordos que estão pres- tes a se firmar, teremos ao menos quatro candidatos, com apoio pré-definidos, que disputarão os aproxi- madamente 14 mil votos carambeienses para as va- gas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Upload: correio-carambeiense

Post on 01-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 76

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | sÁBADO 19 DE Julho 2014| EDIÇÃO 76| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR : GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO * DIREÇÃO COMERCIAL: GISELE POVAZ

Vamos reciclar a informação. Ao

ler este impresso, não jogue nas vias

públicas, passe para outro ler.

POLÍCIA FALSO SEQUESTRO FAZ VÍTIMAS EM CARAMBEÍ Apesar de muito conhecido, o golpe do falso sequestro ainda faz muitas víti-

mas. Geralmente, os criminosos em presídios ligam para a casa da vítima, ou via celular se passam por parentes, ameaçam as vítimas e obrigam o pagamento de resgate e a entrega de bens para os criminosos, dando a ideia de um pos-sível sequestro. Em Carambeí, os números de registros de crimes dessa natureza chamam a atenção das autoridades policiais. Somente em 2014, foram cinco casos de extorsão, geralmente, realizadas via telefone celular.

Há pelo menos dez dias, as obras do calçamento poliédrico na região de Pilatos estão estagnadas. Ao CORREIO, a assessoria da Prefeitura informou que o atraso se deu em função da falta de uma empresa habilitada, através de licitação, que pudesse fornecer o material que está sendo utilizado para refor-çar a base da estrada que já começou a receber o calçamento poliédrico. O problema é que a obra inacabada deixou o trafego parcialmente interditado causando transtornos à população que teme por acidentes.

OBRAS DE CALÇAMENTO ESTÃO PARADAS

BLUM PODE ‘RACHAR’ APOIO A PELO MENOS QUATRO CANDIDATOS Apesar de toda indefi nição do cenário político atu-

al, alguns encontros e mobilizações nos bastidores podem revelar os principais candidatos ao cargo de deputado estadual e seus apoiadores na atual con-jectura política local. Pelos acordos que estão pres-tes a se fi rmar, teremos ao menos quatro candidatos, com apoio pré-defi nidos, que disputarão os aproxi-madamente 14 mil votos carambeienses para as va-gas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Page 2: Correio Carambeiense

OPINIÃO2 Carambeí | SÁBADO, 19 de julho de 2014

NAS REDES SOCIAIS

CENÁRIO POS-COPA

AÉCIO CONTRA O ‘MAIS MÉDICOS’?

| EDITORIAL |

Caça os votos!

| MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel Bueno

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIACONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] /FINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 3231-1929 / [email protected] /

A PEDRA E O [email protected]

O coordenador de redes sociais do PSDB-PR, Marcello Richa, vai comandar um comitê de ativismo digital na campanha pela reeleição de seu pai, o governador Beto Richa (PSDB). Ele afi rmou essa semana que as redes sociais serão decisivas nas eleições de outubro.Para o fi lho do governador, as re-des sociais permitem a comunicação como uma via de mão dupla e abrem espaço para o eleitor discutir ideias e falar di-retamente com seu candidato.“Sabemos da importância das redes sociais e queremos fazer uma campanha diferenciada, com ações inovadoras que contribuam para que possamos apresentar nossas propostas e trabalhar ideias propositivas por meio do diálogo com a população. Hoje a disseminação do uso da internet aumentou muito, especialmente devido à facilidade de acesso às novas tecnologias. Pessoas de todas as idades têm celular e se comunicam o tempo todo pelas redes sociais. Nas eleições não será diferente”, disse Marcello Richa.

Está aberta a temporada de caça aos votos. Nes-te ano, os brasileiros vão

novamente ás urnas para a es-colha de deputados estaduais e federais, senadores, gover-nadores e presidente da Repu-blica. Muito mais que dinheiro e articulação, uma pesquisa revela que os candidatos des-tas eleições terão que mostrar propostas para convencer os eleitores que merecem seus votos. A pesquisa é animado-ra, pois descortina um avan-ço do senso critico popular que exigirá dos políticos, so-bretudo, mais comprometi-mento com as causas locais.

Não podemos esquecer, nos-so eleitorado de pouco mais de 14 mil é muito importan-te para qualquer político, in-clusive, os ‘aventureiros’, que aterrissam por aqui de 4 em 4 anos somente com o intui-to de garantir seus votinhos, sem compromisso algum com a nossa população. A avaliação das promessas de campanha deve ser levada a sério, afi nal as propostas pre-cisam estar centradas na atu-alidade e realidade de nos-so município, estado e país.

Outro ponto que se deve levar em consideração pelos eleitores é a vida pregressa de cada candidato. O passa-do do candidato pode revelar muito sobre ele. Nós precisa-mos assumir o nosso poder enquanto eleitores, unirmos para tentarmos eleger pessoas comprometidas especialmente com a população de cidades de pequeno e médio porte - que possam suprir as nossas carências enquanto saúde, educação e uma vida mais digna para a nossa população. O poder e a decisão são nos-sos, não devemos ser omissos!

O diretor-presidente da Pa-raná Pesquisas, Murilo Hidal-go, aposta em estabilidade no quadro eleitoral em sonda-gem do Datafolha que deve-rá ser divulgado nas próximas horas. Na última rodada de 2 de julho, o Datafolha mos-trou que a presidente Dilma Rousseff (PT) cresceu de 34% para 38% em um mês. No mesmo intervalo, o candi-dato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 19% para 20%. Já o candidato do PSB, Eduardo

O senador mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, em sabatina realizada nes-ta quarta (16), em São Pau-lo, disse que não aceitará as regras do governo cubano para pagamento de profi s-sionais do programa Mais Médicos, instituído pelo governo federal em 2013.

Na prática, o tucano pode-rá acabar com o programa que leva médicos estrangei-ros aos locais mais remotos dos grandes centros, onde populações têm difi culdades em consultar profi ssionais

No Século 12 em um COL-LEGIO (escola com in-ternato) localizado na

região dos Alpes Italianos, um discípulo estava fazendo as ma-las para a última jornada an-tes da sua completa formação para obter o grau a que faria jus.

Quando chegavam naque-le COLLEGIO, os discípulos ga-nhavam uma pequena pedra de feldspato. Guardavam no bolso de suas vestes e, sempre que di-rigiam a palavra ao Mestre Maior, como regra, tinham de segurar a pedra de modo que esta tocas-se a palma das mãos. Era o sinal maior de respeito ao Sábio ancião.

Isso raramente acontecia, pois o Mestre quase não apare-cia. Porém cometia grave de-lito o discípulo que não obe-decesse ao referido quesito.

Desta vez o Mestre Maior ob-servava o jovem arrumando a bagagem. Quando já estava fe-chando sua bolsa, seu Mestre interrompeu o silêncio dizendo:

- Sabes para onde vais?

O jovem, de modo rápido, apa-nhou a pedra e lhe respondeu:

- Sim, Mestre... Para um destes três destinos!! – Apontou para um folheto – Pensei muito e... Ainda estou indeciso! – Disse meio ga-guejando, surpreso pela aborda-gem do Mestre que continuou:

- Posso saber que desti-nos você tem pra escolher?

- Sim, Mestre...

MINU TULEVIK, na Estônia... E AR-DHMJA IME, na Albânia... E MOJA PRIHODNOST, na Eslovênia...

-Já estiveste nestes lugares?

- Nunca, Mestre... Nem sei o que devo levar!! Quais as par-ticularidades de cada aldeia... Confesso que estou receoso.

Vendo que o jovem estava in-deciso e temeroso, o Mestre lhe

Campos variou de 7% para 9%, deixando assim a posi-ção de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%. Segundo Hidalgo, a tendência da nova sondagem do instituto é mostrar o qua-dro inalterado em relação há duas semanas.Os números que virão à tona entre hoje e amanhã, sobre a corrida presidencial, serão os primei-ros depois da Copa no Brasil.

da saúde. Ao longo dos úl-timos meses, o PSDB travou verdadeira guerra política, jurídica e ideológica con-tra a importação de médi-cos pelo governo de Dilma Rousseff (PT). A maioria dos profi ssionais é proveniente de Cuba. “Nós vamos man-ter os Mais Médicos, vamos fazer com que eles se qua-lifi quem e estabelecer novas regras para os médicos. Não vamos aceitar as regras do governo cubano”, despistou Aécio durante a sabatina. O diabo é que, se eleito, Aécio não tem como garantir que o governo cubano aceitará mudanças na contratação dos médicos daquela ilha ca-ribenha. Hoje, um profi ssional do Mais Médico ganha men-salmente R$ 10 mil, mas os cubanos fi cam com R$ 3 mil e o restante vai para o caixa social do governo de Havana.

ajudou: - Posso ver o que tens na bagagem? - Sim, Mestre!!

Depois de algum tempo verifi -cando, o velho sábio ergueu seu olhar para o jovem e, sorrindo, com voz amável, lhe disse: - Não lhe falta nada mais, meu jovem... Vivendo aqui todos esses anos, pude sentir que tens a Coragem, a Bondade, a Fé e a Caridade. Agora, mostre-me o que tens nas mãos.

O jovem prontamente lhe al-çou e, pela primeira vez diante do Mestre Maior, abriu as mãos, expondo a pequena pedra. - Ainda lhe faltam dois conselhos mais. – Disse o Mestre que abriu a porta do aposento e pediu que o jovem o seguisse até o jardim.

Chegando lá, apontou para o céu e lhe disse: - O primeiro con-selho: guarde a pedrinha como lembrança, mas nunca deixe de juntar as mãos e falar com o Grande Mestre que está no céu.

Todos esses anos fui somente um instrumento orientação para você... Mas o Grande Mestre é Deus, o Grande Criador e Redentor.

O segundo conselho: lem-bre-se sempre: você não pre-cisa escolher entre aqueles três lugares... Você é livre para ir onde você necessitar e quiser...

“Na História da sua vida, qual-quer lugar onde você quei-ra ir será um lugar que você nunca conheceu... Este lugar pode estar onde você quiser ir”.

O jovem, sem entender nada, fez gesto de dúvida, mas, antes de falar qualquer coisa, o Mestre continuou:

Se este lugar fosse na Estô-nia, seria: MINU TULEVIK. Se fosse na Albânia, seria: E AR-DHMJA IME. Se fosse na Eslovê-nia, seria MOJA PRIHODNOST.

ESTE LUGAR MISTERIOSO É NA VERDADE UM TEMPO QUE SÓ PERTENCE A VOCÊ.

VOCÊ CONHECE ESTE TEMPO PELO NOME DE “MEU FUTURO”.

PARA IR PARA LÁ, JUNTE AS MÃOS... NÃO PRECISA PEDRA NENHUMA NÃO... JUNTE AS MÃOS E DIRIJA A PALAVRA AO GRANDE MESTRE! – Disse o ve-lho sábio apontando para o céu.

O jovem o abraçou, pe-gou suas coisas e partiu!!!

Page 3: Correio Carambeiense

PODER 3Carambeí | SÁBADO, 19 de julho de 2014

TOMA LÁ, DÁ CÁ!

CAMPANHA DE BETO

REUNIÃO NA AMCG

Se há um racha com relação ao apoio a candidaturas de deputados estaduais, para o Congresso Nacional, não há: Blum vai apoiar a reeleição de Sandro Alex (PPS). Nos bas-tidores, corre a boca pequena que, em troca do apoio ao deputado, Blum teria garantido para o mando do PPS lo-cal, que em 2012, foi o partido de candidatura adver-sária, encabeçada pelo agropecuarista Sérgio Spinardi.

O ex-prefeito Osmar Rickli (PSDB) será um dos coordena-dores da campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB) em Carambeí. Em recente reunião tucana, em que o ex-prefeito participou, fi cou defi nido algumas estratégias como a prestação de contas do mandato do PSDB em Ca-rambeí, com obras e investimentos viabilizado por Richa.

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Carambeí, Osmar Blum (DEM) , começa a colocar em prática nesta sexta-feira, a sua meta em frente à entidade. Na pauta da primeira reunião comandada por ele, o secre-tário de Estado de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), Horácio Monteschio, conversa com os prefeitos e secretários mu-nicipais sobre o desenvolvi-mento industrial no Paraná e na região dos Campos Gerais. “Como propus uma descen-tralização neste processo de industrialização, acho muito importante um encontro com

Plauto Miró Guimarães (DEM).

Márcio Pauliki (PDT).

Aline Sleutjes (PSDC).

Marcos Zampieri (PSC).

Apesar de toda inde-fi nição do cenário político atual, alguns

encontros e mobilizações nos bastidores podem revelar os principais candidatos ao cargo de deputado estadual e seus apoiadores na atual conjectura política local.

Pelos acordos que estão prestes a se fi rmar, teremos ao menos quatro candida-tos, com apoio pré-defi nidos, que disputarão os aproxima-damente 14 mil votos ca-rambeienses para as vagas da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

No Governo Municipal, a ideia que se tem é um racha de apoios. Ao contrário do que se previa, o deputado es-tadual Plauto Miró Guimarães (DEM) não deve ser o único candidato apoiado pelo go-verno do prefeito Osmar Blum (DEM). Para compen-sar, Plauto tem ainda o apoio dos vereadores governistas no Legislativo Municipal: Iná-cio Povaz Filho (DEM), Joel Aparecido (DEM) e Bauke De Geus (DEM).

Numa articulação bastante ousada, a equipe de Blum, incluindo o primeiro escalão, está sendo liberada para fa-zer campanha a outros can-didatos como o empresário Marcos Zampieri (PSC), que também será apoiado pelo ex-prefeito Alci Pedroso de Oliveira, que deve coorde-nar a campanha ao lado da esposa, a vereadora Jussara Tonon (PTN).

O vereador Ilson Caninana, mesmo sendo do mesmo partido de Zampieri, o PSC, ainda não decidiu se apoiará o empresário, mas promete fazer jus a fi delidade partidá-ria e apoiar um concorrente de sua sigla. Caninana já te-ria alinhavado uma conversa com o ex-prefeito de Pal-meira Altamir Sansson (PSC). Outra possibilidade de apoio a Zampieri é o vereador An-derson Ventura (PROS), que

Da redação

BLUM PODE RACHAR

atenderia a um pedido de Blum. Mas até agora, nada certo.

A vereadora castrense, Ali-ne Sleutjes (PSDC) é uma das candidatas que poderá, mesmo de forma indireta, ser apoiada pelo grupo de Blum. Fazem parte do governo, os correligionários de Aline, os diretores de Trânsito e Segu-rança Pública, Antônio Joel Coza e Orlei Ventura, de Re-cursos Humanos.

Já o empresário Márcio Pau-liki (PDT) pode ser o candi-

dato com maior número de apoiadores. Na Prefeitura, ele contará com o apoio da atual secretária de Assistência Social, Lourdes Ferreira (PDT). Na Câmara Municipal, o pre-sidente da Casa, vereador Je-verson Gomes da Silva (PDT) deve puxar apoios para Pauli-ki. O pedetista poderá contar ainda com um possível apoio dos vereadores Elisangela Pe-droso (PRP), Henrique Harms (PP) e Juraci Ribeiro (PP), o ‘Neguinho’. O vereador Élio Ratinho (PT) deve apoiar a reeleição do deputado esta-dual Enio Verri (PT).

APOIO A CANDIDATOS

o secretário. Pois ele poderá esclarecer questões e cola-borar para que os gestores da região atuem de maneira correta para conseguir rece-ber novos investimentos”, ex-plica o presidente da AMCG.

Page 4: Correio Carambeiense

CONVENIÊNCIA4 Carambeí |SÁBADO, 19 de julho de 2014

Page 5: Correio Carambeiense

CONVENIÊNCIA 5Carambeí |SÁBADO, 19 de julho de 2014

Page 6: Correio Carambeiense

COTIDIANO6 Carambeí | SÁBADO, 19 de julho de 2014

Apesar de muito co-nhecido, o golpe do falso sequestro ainda

faz muitas vítimas. Geralmen-te, os criminosos em presí-dios ligam para a casa da vítima, ou via celular se pas-sam por parentes, ameaçam as vítimas e obrigam o paga-mento de resgate e a entrega de bens para os criminosos, dando a ideia de um possível sequestro.

Em Carambeí, os números de registros de crimes dessa natureza chamam a atenção das autoridades policiais. So-mente em 2014, foram cinco casos de extorsão, geralmen-te, realizadas via telefone celular. A nossa reportagem acompanhou essa semana, mais um caso, onde a Polícia Militar orientou uma senhora que chegou ao destacamen-to afi rmando que sua fi lha es-tava sob o poder de seques-tradores.

Numa ação rápida, os po-liciais evitaram que a mulher depositasse uma grande quantia em dinheiro numa conta repassada pelos ban-didos, como forma de um resgate. “Nós acalmamos ela e fi zemos contato com o tra-balho da fi lha onde a locali-zamos. Ela estava desespe-rada, pois ouviu ao fundo da ligação uma pessoa gritando por socorro, se passando por sua fi lha”, contou o soldado Brandão.

O coordenador do Destaca-mento Militar de Carambeí, sargento Aniceto Marques Portes orienta a população com relação ao golpe. Ele explica que os criminosos uti-lizam do desespero das víti-mas para a extorsão, fazendo com que elas paguem altas quantias em dinheiro. “As escolhas dos bandidos são aleatórias, fazendo com que não haja condição fi nanceira ou social e muito menos grau de instrução das vítimas. Ge-ralmente de prefi xos 81 e 89”, diz. “Eles se utilizam da sen-sibilidade das pessoas para aplicar o golpe”.

Segundo Portes, nesse caso

POLÍCIA ALERTA SOBRE Da redação

Coordenador do Destaca-mento Militar, sargento Portes. | Foto: Arquivo.

GOLPE DO FALSO SEQUESTROé preciso cautela. Uma das ultimas coisas é realizar um depósito ou transferência de dinheiro. “Antes de tudo é importante fazer conta-to, de outro telefone, com a pessoa que supostamente foi sequestrada, e ver se ela está em segurança”, alerta. “Em caso de dúvida, procure a polícia que vamos orientar a vítima sobre a situação”.

Com relação a outro golpe bastante popular é o da pro-moção, onde os bandidos se passam por representantes de empresas que fazem pro-moções e oferecem prêmios. “Eles fazem acreditar que a vítima ganhou algum tipo de prêmio em alguma promo-ção, mas que para receber será necessário depositar um valor em dinheiro numa con-ta ou também solicitam que o ‘ganhador’ insira créditos de celular. Esses golpes servem exclusivamente para alimen-tar esse tipo de crime”, avalia o sargento.

Portes destaca ainda que esse tipo de crime é motiva-do pela ganância das vítimas. “Se você não participou de nenhuma promoção, como pode ganhar algo? E, se eles querem que você deposite um valor para poder receber, sugira que eles descontem do premio. É uma forma de acabar com a farsa”, disse.

• Não receba ligações a cobrar. Se o interlocutor for desconhecido, desligue. Policiais e bombeiros não telefonam para informar sobre acidentes (a tarefa cabe aos hos-pitais) nem, muito menos, ligam a cobrar. • Não ajude o bandido dando-lhe informações– Sua fi lha sofreu um acidente.– A Fernanda? O que aconteceu com a Fernanda?O nervosismo faz com que muita gente, sem perceber, acabe pas-sando aos bandidos informações que serão usadas para pressioná-las. Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconheci-dos ao telefone. • Tire os adesivos do carroAdesivos com o nome da acade-mia de ginástica ou da faculdade, assim como placas que reprodu-zem o apelido dos motoristas (BIA, LEO etc.) e páginas no Facebook são preciosas fontes de informa-ção para os bandidos. Evite e peça aos seus fi lhos para evitar. • Oriente também os idososTanto ou mais do que crianças e empregadas, são as pessoas ido-sas da família as mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Muitas vezes, por se sentirem sozinhas, elas podem prolongar conversas com desconhecidos e acabar por municiar criminosos. • Pare para raciocinarO pânico diante da possibilidade de um parente estar acidentado ou seqüestrado faz com que muitas pessoas deixem de tomar atitudes óbvias, como checar se a infor-mação é verdadeira. Segundo a polícia, freqüentemente as vítimas deixam de ligar para o suposto se-qüestrado não porque são impedi-das de fazê-lo, mas porque a idéia não lhes ocorre. • Desobedeça ao bandidoLigue para o suposto sequestrado ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. A hipó-tese de um seqüestrador real fazer essa ameaça é remota – bandidos não vão matar a vítima, e perder seu trunfo, só porque o celular dela tocou• Desconfi e de ligações longasSegundo estatísticas da polícia, 90% dos primeiros contatos tele-fônicos feitos por seqüestradores reais duram menos de um minuto. Por temerem ser rastreados, eles nunca fazem ligações longas. • Duvide do choro das vítimasApelos chorosos de supostos seqüestrados têm sido usados com freqüência pelos golpistas. A po-lícia sabe que raramente seqües-tradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima. Sabem que podem ser rastreados e ter o cativeiro descoberto. • Dê queixa na políciaSe você cair no golpe, não deixe de prestar queixa na polícia. De posse de informações como o nú-mero de origem da chamada cri-minosa ou o número da conta em que o “resgate” foi depositado, a polícia pode identifi car o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas dele.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE

acabar com a farsa”, disse.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí - RFCCC vem se fi rmando em nosso Município enquanto uma organização não governamental, sem fi ns lucrativos, com as seguintes fi nalidades:

I- Desenvolver e incentivar programas, projetos e campanhas de combate ao câncer;

II- Difundir conhecimentos gerais sobre o câncer, vi-sando principalmente a prevenção;

III- Coordenar atividades voluntárias de combate ao câncer;

IV- Incentivar a colaboração de voluntários para a re-cuperação e bem-estar do portador de câncer.

No dia 03 de julho as voluntárias da Rede estiveram reu-nidas nas dependências da Câmara Municipal de Caram-beí para realização de Assembleia Geral Ordinária a qual teve como pauta entre outros assuntos a formação da nova Diretoria para o biênio 2014-2016. A Diretoria fi cou com-posta da seguinte forma: Presidente - Marli Menarim, Vice Presidente - Agueda Guimarães, Primeira Tesoureira - Ze-nir da Silva Machado, Segunda Tesoureira - Lenise Loureiro da Cunha, Primeira Secretária - Juliana Mydlo e Segunda Secretária - Jane Mara Nava Pires. Compondo o Conselho Fiscal estão Edi Raquel Bueno, Neide Teixeira e Vera Lúcia de Oliveira Carneiro.

As reuniões da Rede ocorrem a cada 15 dias, sempre nas quintas-feiras, às 19:00 h na sala de reuniões do anexo da Câmara Municipal. Toda população pode participar, sendo muito bem vinda para somar ao grupo.

REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE CARAMBEÍ

Rua Flamboyant, 200 – Jardim Eldorado, 200 - CEP - 84145-000 - Carambeí – PR

Page 7: Correio Carambeiense

GERAL 7Carambeí | SÁBADO, 19 de julho de 2014

Quem passou nos úl-timos dias pela re-gião de Pilatos, no

prolongamento da Avenida dos Pioneiros, notou a pre-sença de placas que indicam obras na estrada. No entan-to, elas estão paradas, há pelo menos dez dias pela fal-ta, segundo a Prefeitura, de cascalho. O problema é que a obra inacabada deixou o trafego parcialmente interdi-tado causando transtornos à população que teme por aci-dentes.

Além disso, um atraso nas obras pode prejudicar os moradores das outras duas localidades que devem ser benefi ciadas com o calça-mento poliédrico: Catandu-vas e Areião. O cronograma das obras seguem com o calçamento da estrada do Catanduva e após para o Areião.

Ao CORREIO, a assessoria da Prefeitura informou que o

OBRAS DE CALÇAMENTO Da Redação

Das Assessorias

Blum lembrou que Carambeí é um dos primeiros municípios paranaenses a possuir esse documento. | Foto: Divulgação.

ESTÃO PARADAS NO PILATOS

Escolas Municipais recebem kits de jogos pedagógicos

atraso se deu em função da falta de empresa habilitada, através de licitação, que pu-desse fornecer o material que está sendo utilizado para re-forçar a base da estrada que já começou a receber o cal-çamento poliédrico.

Ainda conforme a Prefeitu-ra, a homologação da em-presa vencedora do processo licitatório foi publicada nesta

quarta-feira no Diário Ofi cial do Município. As obras de-vem retornar até o começo da próxima semana.

No total serão seis quilôme-tros de calçamentos divididos em três localidades. Todas as vias receberão a base com-pacta com pedra brita e pe-dra rachão, sendo realizada também a drenagem.

A secretaria municipal de Educação e Cultura entre-gou na segunda feira, jogos e materiais pedagógicos em todas as unidades municipais de ensino. São 28 diferentes jogos que foram entregues em formato de kits que irão compor o aprendizado dos alunos.

Os jogos de dominós, que-bra-cabeças, loto leitura,loto numérica,memória educati-va, soletrando , entre outros, são recursos didáticos que garantem resultados efi cazes na educação, sendo também um meio de desenvolver ati-vidades divertidas que ensi-nam o aluno a discernir valo-res éticos e morais.

Os kits foram entregues pela coordenadora educacional e pela psicóloga da secretaria Municipal de Educação e Cul-tura, respectivamente Maria Esser e Veronica Crist

Page 8: Correio Carambeiense

SOCIAL8 Nicinha [email protected]

Carambeí | SÁBADO, 19 de juLho de 2014

SUAS FOTOS E VÍDEOS VIRAM NOTÍCIAS!

Mande um WhatsApp (42) 9937 9077

Feliz aniversário para Leko An-drusko.

Bela Fernanda Vasco, que co-memora aniver-sário no dia 21. Camila Alves faz

aniversário dia 20.

Empresária Neia Vicenzi comemo-ra idade nova. Na foto, com maridão Marcos.

Parabéns ao garotão Bryan Gomes Baby que comemorou seus 4 anos .

Fadile Mattar co-memorou idade nova essa semana. Esposa do amigo Samir Chuery, as-sessor da Prefeitura de Carambeí.