correio carambeiense

8
CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014| EDIÇÃO 68| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO Fotos: Raul Voorsluys EXPOFRÍSIA É AMPLIADA; EDIÇÃO DEVE TER PÚBLICO RECORDE LEILÃO RETORNA COM ELITE DO GADO HOLANDÊS

Upload: correio-carambeiense

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 68

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014| EDIÇÃO 68| ANO II * DISTRIBUIÇÃO SEMANAL * EDITOR: GLEYDSON CARLOS * r$ 2,50 NA REDAÇÃO

Fotos: Raul Voorsluys

EXPOFRÍSIA É AMPLIADA; EDIÇÃO DEVE TER PÚBLICO RECORDE

LEILÃO RETORNA COM ELITE DO GADO HOLANDÊS

Page 2: Correio Carambeiense

| EDITORIAL | [email protected]

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 | END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIA

| MARCAS DA HISTÓRIA | por Edi Raquel BuenoFamília Capistrano Van Uffelen Bueno

Exprofrísia e o agronegócio

OPINIÃO2

CONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] / JORNALISTA RESPONSÁVEL: Gleidson C. GreinertFINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 9926-0580 / [email protected] / | DEP. COMERCIAL/FINANCEIRO: Gisele Povaz | IMPRESSÃO: GRAFINORTE - É proibida qualquer reprodução, imagens e textos, deste impresso, sem autorização prévia.

TELEFONES ÚTEIS: Ag. do Trabalhador (42) 3231-4824 / Biblioteca (42) 3915-1059 / C.M de Saúde (42) 3231-1122 / Bombeiro 193 / POLÍCIA MILITAR 9924 - 2002 / CONSELHO TUTELAR (42) 3915-1102 / DELEGACIA (42) 3231-1738

OBITUÁRIOS: ROSANA MACHADO / 18 DE MAIO / 45 ANOS

Entre os dias 26 e 30 de maio, Carambeí será palco de mais uma Ex-

pofrísia. Anteriormente co-nhecida como ExpoCaram-beí, a feira organizada pela Cooperativa Batavo, hoje, faz referência a marca Frísia, além de uma honrosa men-ção à origem do primeiro plantel P.O. trazido pelos imi-grantes holandeses em 1947 à região.

A Expofrísia nasceu grande. Contudo, há que se destacar todo o trabalho extenuante realizado por todos aque-

Tudo começou no lon-gínquo ano de 1843, em Antwerp (Antuérpia), an-

tigamente chamada Danwer, no reino da Bélgica, Europa Oci-dental. Nascia um lindo menino, filho de Peter Joseph Van Uffelen e Thereza Braeckmans. O meni-no foi batizado com o mesmo nome de seu pai. Cresceu forte e saudável. Menino de espírito aventureiro e com grande fas-cínio pelo desconhecido. Jovem curioso. Ouviu falar de uma ter-ra distante do outro lado do mar. Terra que prometia vida promis-sora e de muito futuro. Sentiu muita vontade de conhecê-la. E foi assim que, em 1859, com apenas 16 anos, resolveu vir para o Brasil. Viajou de terceira classe, trabalhando na limpeza do navio. Uma forma de pagar sua passagem.

No dia do embarque, ao ace-nar para os seus, com certeza, sentiu que talvez estivesse dei-xando para sempre sua Pátria, sua família, seus amigos. Nos bolsos não trazia nada, mas no peito, trazia coragem, garra e muita fé. E, depois de três meses de viagem, Pedro avistou as ter-ras brasileiras e junto com elas, a esperança de uma vida farta e uma descendência promissora.Chegando em Paranaguá, con-seguiu um trabalho na constru-ção e manutenção da Estrada de Ferro que liga até hoje Curiti-ba ao Litoral.

Após a empreitada da Estrada de Ferro, em 1863, Pedro sou-be de um corte de lenha nos Campos Gerais, região de Cas-tro. Fixou residência no Bairro do Tronco onde conheceu e ca-

les produtores que foram os propulsores das exposições. Mediante uma estrutura pe-quena e improvisada, que objetivava, inicialmente, ape-nas o encontro de produtores e familiares. Porém, ao longo do tempo, com a profissio-nalização dos produtores e a evolução tecnológica apli-cada ao setor, tornou-se uma exposição de negócios, com a participação de empresas de grande porte, animais de alta qualidade e palestras que promovem a difusão de co-nhecimento técnico no meio agropecuário.

Para nós carambeienses, tanto a Expofrisia quanto à própria Cooperativa Batavo são motivos de muito orgu-lho, sobretudo, por sua in-finita contribuição histórica e cultural. Os primeiros des-bravadores de nossa região. Hoje, somos uma vitrine na-cional, somos referência; uma das cidades mais importantes para o setor agropecuário, trabalhando com uma gené-tica avançada de rebanho e da alta tecnologia, elevando a região dos Campos Gerais como uma das mais respeita-das bacias leiteira do país.

sou-se com Maria da Trindade Bueno. Em 19 de fevereiro de 1872, tiveram um filho. Deram-lhe o nome de Elias Van Uffelen Bueno. Elias casou-se com Maria Augusta Bueno em 31 de agos-to de 1895. Em 11 de junho de 1896 nasceu Capistrano van Uf-felen Bueno. Capistrano perdeu a mãe muito cedo e muito cedo começou a trabalhar.

Em 1917, já era um moço bem afeiçoado, porte elegante de fi-nos traços. Mesmo nos dias de semana, usava seu terno branco de linho, gravata e chapéu. E se portava como um perfeito ca-valheiro. Muito cobiçado pelas casadouras da época. Mas foi pela morena mais bonita do Ca-tanduvas que ele se apaixonou.

Ela era alta de pele morena, mestiça a índia. Sorriso claro e sincero, de uma alegria con-tagiante. Maria Rosa era o seu nome. Maria de “Mãe de Deus” e Rosa de “cheiro e tempero”. Deste casamento nasceram sete filhos: Oscar, José Adir, Lauro, Estela, Ondina, Álvaro e Therezi-nha de Jesus. Em 1956 comprou a Fazenda Cruzeiro, no alto do Carambeí. Logo, começou com uma pequena leiteria e se asso-ciou a Cooperativa Batavo. Co-

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

Quem continua com a mo-ral em alta é o ex-prefeito de Carambeí, Osmar Rickli. Ele foi convidado e participou, na segunda-feira, 19, do lan-çamento do livro “José Richa – Imagens e Histórias de um Político de Verdade”, que traz a trajetória política do ex-go-

O ex-prefeito de Marin-gá Silvio Barros (PHS, foto) confirmou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Paraná. Por ora, ele conta apenas com o apoio do Pros,

Engana-se quem pensar que a eleição para governa-dor do Paraná só se decidi-rá em outubro. Não, ela será decidida no dia 20 de junho, data fixada no calendário para a realização da conven-ção que definirá o rumo que o PMDB tomará. A primeira entre duas alternativas a ser adotada é: o PMDB deve ter candidato próprio a gover-

Por fim, se a opção vence-dora no PMDB for mesmo a aliança com Beto Richa, ele terá apenas um adversário de peso – a senadora Gleisi Hoffmann, do PT. Neste caso o pleito se decidirá no pri-

Marcelo Almeida mandou um recado para quem diz que ele poderá ser candidato ao Senado pelo PMDB mes-mo que o partido feche uma

PRESTIGIADO

NOME DA DISPUTA

PRÉVIA

PRÉVIA 2

NÃO, OBRIGADO!

vernador, pai do atual gover-nador Beto Richa. O evento contou com a presença de tucanos de alto coturno - se-nadores Aécio Neves (MG) e Álvaro Dias e do vice-gover-nador do Paraná, Flávio Arns, e de diversas autoridades lo-cais e nacionais.

presidido pela cunhada dele, a deputada federal Cida Bor-ghetti. Isso porque a maioria dos partidos já está apalavra-da com o governador Beto Richa (PSDB).

nador ou é preferível apoiar a reeleição de Beto Richa? Se vencer a primeira opção, que candidato lançar entre os dois pretendentes? Requião ou Pessuti? A terceira opção, que exclui as anteriores, é a defendida pelos deputados estaduais – firmar aliança com Beto Richa e nela “pen-durar” os candidatos à elei-ção proporcional.

meiro turno. Se der Requião, fatalmente haverá segundo turno, com a possibilidade de ser disputado entre Gleisi e Requião, isto é, com Beto fora do páreo.

coligação com Beto Richa (PSDB). Nesse caso, diz ele, não aceita a vaga. Ou sai em chapa pura do PMDB ou não sai candidato a nada.

meçou a entregar leite nas latas de nº119.

Também cultivava pequenas plantações de milho, feijão, abó-bora e batata. Tinha cavalos de corrida e, em seu próprio ter-reno, tinha a chamada cancha reta onde, aos finais de sema-na, apostavam e faziam os de-safios de corrida com todos os conhecidos, amigos e vizinhos. Os filhos do casal Capistrano e Maria Rosa tomaram seu rumo. Nos dias de hoje, somente duas filhas estão vivas. Toda família conta com 229 pessoas.

Nos dias 16, 17 e 18 do cor-rente, aconteceu o 4º Encontro da Família Capistrano Van Uf-felen Bueno que hoje compõe-se de 229 pessoas. Tal evento aconteceu na Estância Betânia, Campina Grande do Sul, Região metropolitana de Curitiba. Na programação houve um jantar, homenagens, apresentação de fotos antigas, recital de poesias, muita música e muitos “causos” lembrados por todos os descen-dentes do ilustre casal Capistra-no e Maria Rosa.

Em seu discurso de abertura, Gilson Zahdi, neto de Capistra-no, ressaltou a importância da continuidade destes encontros. “É neste momento que pode-mos entender o quanto temos de coisas comuns entre nós... semelhança física... hábitos... co-midas... trejeitos... palavreados que bem definem o slogan des-te 4º Encontro: COMO OS GA-LHOS DE UMA ÁRVORE, SEGUI-MOS DIREÇÕES DIVERSAS, MAS A NOSSA RAÍZ É A MESMA”.

“Eu sou dos que engrossam o [coro] de ‘Fica, Dilma’.”Fernando Collor, senador (PTB/AL), em entrevista ao

jornal Zero Hora.

Page 3: Correio Carambeiense

PODER 3

CafezinhoBastidores do poder!

Da Redação

Até as convenções partidárias de junho, nada é certo. Contu-

do, algumas movimentações políticas nos bastidores po-dem revelar, desde já, quais os rumos que tomarão os principais partidos políticos locais para as eleições de ou-tubro. Pelo Democratas, do prefeito Osmar Blum, o úni-co apoio, já definido, é para a candidatura de reeleição do deputado estadual Plau-to Miró Guimarães e, conse-quentemente do governador Beto Richa (PSDB).

A indefinição maior dentro do grupo encabeçado por Blum é com relação ao apoio à disputa de deputado fede-ral. No Democratas, quem apoiou Blum em sua trajetó-ria à Prefeitura, em 2012, foi Abelardo Lupion (DEM), mas esse anunciou no começo do ano que não disputará nova-mente ao cargo, e, sim, irá se dedicar à campanha de ree-leição do governador.

Com a flexibilidade para apoiar candidatos de outros partidos, Blum já cogita sus-tentar outras bases, mas não se pronuncia oficialmente so-bre o assunto. Ele, por varias ocasiões, se encontrou em Brasília com o deputado fe-deral, André Vargas, hoje li-cenciado do PT. Com Vargas, a conversa ficou pelo cami-nho após as denúncias contra o petista que revelaram seu envolvimento com o doleiro, Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na ‘Operação Lava Jato’. As acusações con-tra ele comprometeram não apenas a sua projeção ao Se-nado federal, mas, sobretu-do a campanha da senadora Gleisi Hoffmam (PT) ao go-verno do estado do Paraná.

Desta vez, a imagem do prefeito vem sendo associada à de Sandro Alex (PPS), que tentaria uma reeleição para o Congresso Federal. A pos-sibilidade surge a partir de outras dobradinhas que po-

Partidos políticos já traçam estratégias

Sandro Alex (PPS) esteve presente na posse do prefeito Osmar Blum (DEM) à frente da AMCG. | Foto: Divulgação.

Citando a matéria da edição anterior do Correio, sobre a denúncia de um medico plantonista sobre a falta de estrutura no Centro Muni-cipal de Saúde, o vereador Inácio Povaz Filho (DEM) apresentou essa semana uma indicação que sugere a am-pliação da sala de urgência/emergência da unidade de saúde e toda a sua reestru-turação, bem como a substi-tuição de equipamentos com

Após repercussão negativa, e o desgaste perante a classe dos servidores públicos mu-nicipais, o Executivo Munici-pal recuou e solicitou a retira-da de dois projetos de lei que tramitam na Casa de Leis, relacionados ao funcionalis-mo público. Um se trata do Programa de Demissão Vo-luntária (PDV) e outro da po-lêmica proposta de alterar o

O ex-vereador Pedro Ivo Bueno comentou essa semana que ficou sabendo pelo CORREIO que não era mais o presidente da comissão provisória do seu partido, o PSD. No entanto, ele garante que se alguém assumiu a direção do partido esque-ceu de informar tanto a Executiva Estadual da sigla em Curi-tiba, quanto o Tribunal Regional Eleitoral (TER). Bueno esteve em Curitiba na semana passada aonde se encontrou com o coordenador político da sigla, Júlio Benato. Pedro Ivo se refe-re ao anuncio feito no jornal pelo atual diretor municipal de Tributação, Eliziel Fernandes, que teria assumido a presidência da comissão provisória do PSD no município. E, agora?

Por sua vez, uma indicação da vereadora Elisangela Pedroso (PRB) quer que o Munícipio busque convênios com clínicas, outros munícipios, ou faça a contratação de empresa ter-ceirizada que ofereça o agendamento de consultas médicas com especialistas aos munícipes. Dados revelados pela parla-mentar revelam uma enorme fila de espera em Carambeí. A especialidade mais concorrida no munícipio é Oftalmologia, com uma fila de 210 pacientes. Ortopedia, esperam por uma consulta 180 pessoas; Dermatologia 110; Endocrinologia 80; 40 pacientes aguardam pelas consultas de Psiquiatria, Reu-matologia e Neurologia. Cirurgia Geral 30; Cardiopediatria 20; Cardiologia 15; Hematologia 10; Neurocirurgia 10; Cirurgia Plástica 10; e Gastro Infantil 8 pacientes aguardam consultas.

URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

PREFEITURA RECUA

E O PSD? VAI BEM, OBRIGADO!

FILA DE ESPERA

defeitos. “A criança, por muito pouco, não teve uma parada respiratória. O médico foi usar o equipamento, que não funcionou. Mesmo assim, ele ‘fez das tripas ao coração, como diz o ditado, e conse-guiu resolver o problema da criança”, disse. “Quantos ca-sos de morte de recém-nas-cidos nós vemos por dia, pela falta de estrutura que não é só em Carambeí, mas no país inteiro”.

regime jurídico da Prefeitura para servidores, passando de celetistas para estatutários. O pedido de ‘retirada’ aconte-ceu oficialmente na tarde de ontem. No entanto, o Gover-no Municipal não descartou a possibilidade de enviar já nos próximos dias os projetos substitutivos com as altera-ções solicitadas pelo Legisla-tivo. É esperar para ver!

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

derão ocorrer em outras ci-dades da região, como Ponta Grossa, por exemplo, onde o prefeito Marcelo Rangel (PPS) já acena para a união entre Plauto e Sandro Alex.

Nas eleições de 2012, o PPS fez oposição à Blum com uma candidatura de Sérgio

Spinardi à Prefeitura de Ca-rambeí. Porém, hoje, o único vereador eleito pelo partido naquela eleição foi Juraci Ri-beiro, o Neguinho da Dero-maq, que hoje faz uma frente mais independente no Legis-lativo.

O empresário ponta-gros-sense, Márcio Pauliki (PDT), veem se colocando como pré-candidato, mas ainda não definiu se pretende registrar uma candidatura à Assembleia Legislativa do Paraná ou ao Congresso Federal. A acepção pode mexer com o cenário lo-cal que coloca Pauliki e Plauto Miró, de lado opostos, pode-rão dividir os votos da maior parte dos carambeienses, no caso de um possível registro de ambas candidaturas para uma vaga de deputado esta-dual.

Para o presidente da Câmara

de Vereadores, Jeverson Go-mes da Silva, mesmo partido de Pauliki, sem as convenções não é possível afirmar o que vai acontecer, mas também aposta numa possível candida-tura estadual. “Estamos inten-sificando as conversas dentro do partido. Ele sinaliza a von-tade de concorrer a estadual, mas a executiva estadual do partido quer que ele dispute a uma vaga federal. Mas, tudo vai depender das convenções partidárias de junho e das coli-gações. Afinal, temos o Osmar Dias (PDT) que se sair para a disputa ao Congresso Federal poderá abrir outras vagas”.

Page 4: Correio Carambeiense

PUBLICIDADE4 CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

Page 5: Correio Carambeiense

PUBLICIDADE 5CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

Page 6: Correio Carambeiense

COTIDIANO6

Da Redação

A I Semana Municipal de Enfrentamento a Violência, Abuso e Ex-

ploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Carambeí iniciou no dia 12 de maio e foi encerrada na última sexta - feira (16), com a homena-gem a garota Gabrielli Apare-cida Rosa, na Praça Cívica. A adolescente foi atropelada e morta intencionalmente pelo próprio vizinho enquanto brincava em frente a sua resi-dência no Centro Cívico.

Durante o ato de homena-gens, que contou com a pre-sença de estudantes, amigos e familiares de Gabrielli, foi lida uma poesia (autor des-conhecido) pelo amigo da adolescente, o estudante do Colégio Estadual Carlos Ven-tura, André Gelinski. Alunos do Colégio Sesi, imprimiram as homenagens e apoio a fa-mília através das palavras dos alunos Sabrina Oliveira e Ma-theus Paes.

A realização da I Semana de Enfrentamento à Violên-cia, Abuso e Exploração Se-xual de Crianças e Adoles-centes de Carambeí, através da secretaria municipal de Assistência Social, mobilizou vários profissionais das po-líticas públicas intersetoriais do município e das entidades de atendimento às crianças e adolescentes, além de toda comunidade carambeiense em geral. A programação foi instituida por lei municipal de autoria do vereador Juraci Ri-beiro (PPS).

De acordo com a secretária municipal de Assistência So-cial, Maria de Fátima Povaz, o objetivo de socializar conhe-cimentos e informações, bem como, de dar visibilidade à temática abordada, sensibi-lizando profissionais da rede de atendimento socioassis-tencial, de Saúde e de Educa-ção do município de Caram-beí e sociedade civil em geral acerca da importância das denúncias, foi cumprido com êxito pela equipe organiza-

Homenagens a Gabrielli

Familiares da adolescente (foto) e autoridades políticas estiveram presentes na solenidade de homenagens. | Foto: Divulgação.

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

dora. “A avaliação geral do evento foi de grande sucesso devido à adesão e participa-ção dos profissionais e comu-nidade em geral”, apontou.

Segundo a organização fo-

ram mobilizadas aproxima-damente 500 pessoas du-rante toda a semana, com repercussão nas escolas mu-nicipais, colégios estaduais e comunidade em geral.

Não é por acaso que Ca-rambeí se mobiliza com ações de conscientização sobre o tema violência contra crian-ças e adolescentes. A cidade, infelizmente, é uma das que mais registra crimes dessa natureza. Um levantamento apresentando pelo Conselho Tutelar local revela que em 2013 foram registrados 131 casos de violência psicológica contra menores; 112 atendi-mentos por negligencia; 111 casos de violência física; 57 casos de violência sexual; e 1 caso de trabalho infantil.

Um dos casos que mais cha-ma atenção é de abuso sexu-al. No ano passado, 57 casos foram atendidos pelo órgão tutelar. Foram quatro vítimas com idades entre 0 a 5 anos; dezesseis com idades entre 6 a 11 anos; vinte e nove entre 12 a 14 anos; e oito com ida-des entre 15 a 18 anos foram vitimas de violência sexual. 46 destas vítimas são do sexo fe-minino, enquanto 11 do sexo masculino. Os dados repas-sados à reportagem apon-tam que 13 desses abusos foram cometidos pelos pró-

prios pais das vítimas; sete casos pelos responsáveis; dez por pessoas próximas (co-nhecidas) das vítimas; e que a maior parte, 27 casos de vio-lências sexuais, das violências foram cometidas por outros membros da família.

Daniella Chem, assistente social e secretária executi-va do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), expli-ca que todo o abuso sexual é delineado pela satisfação sexual do adulto, levando a criança ou adolescente a participar de tal ato de forma real ou virtual, já a exploração sexual pressupõe a oferta de valores, bens, dinheiros em troca de satisfação sexual.

“Como toda forma de vio-lência impede o desenvolvi-mento saudável da criança e do adolescente que é pessoa em desenvolvimento, produz sintomas físicos e psíquicos, podendo gerar dificuldades, desvios e distúrbios também no comportamento sexual adulto”, ressalta Chen.

Casos de abusos chamam atenção

encerrou semana

Page 7: Correio Carambeiense

GERAL 7

Acontece de 26 a 30 de maio, a EXPOFRÍ-SIA - Exposição Agro-

pecuária de Carambeí, que será realizada no Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí. A edição 2014 do evento tem o objetivo de divulgar as po-tencialidades regionais, bus-cando possibilidades de cres-cimento e desenvolvimento sustentável das atividades pecuária e agrícola, além da promoção e valorização do comércio e da prestação de serviços locais e regionais.

Para este ano, espera-se um público ainda maior que em anos anteriores, especial-mente, por englobar diversos perfis de atividades e pela ab rangênc i a

Expofrísia é vitrine doagronegócio na região

JARI já recebe recursos

Programação cultural e gastronomia

Assessorias

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

A gastronomia de Caram-beí e seu rico cenário cultural são conhecidos nacional-mente. E, para prestigiar os visitantes da Expofrísia que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer tamanha riqueza, o Parque Histórico da cidade vai ofe-recer visitação gratuita nos dias do evento, com datas e horários específicos para degustação da gastronomia

holandês-indonésio, happy hour e apresentação cultural na Vila Histórica.

Tradição - Carambeí é um município localizado na região centro sul do Paraná, na microrregião dos Campos Gerais, conhecida historica-mente pela excelente bacia leiteira onde está inserida e pela alta genética do plantel bovino holandês.

crescente de parcerias que trazem novidades e possibi-lidades de qualificação e ne-gócios aos visitantes da área.

Além do julgamento de gado da raça holandesa, que ocorre anualmente, em 2014, a exposição trará também a raça Jersey – gado que ofere-ce alta produtividade de leite e que se adapta em regiões de alta e baixa temperatura.

O evento contará também com importantes palestras técnicas para agricultores e pecuaristas.

Outra grande novidade que movimentará os negó-cios entre os produtores, é o tradicional leilão, que será realizado na sexta-feira (30), o qual marcará o encerra-mento das

Institua pelo decreto muni-cipal 035/2014, a Junta Ad-ministrativa de Recursos de Infrações (JARI), já começa a receber os recursos de noti-ficações contra penalidades aplicadas tanto pela Polícia Militar quanto pelos Agen-tes Municipais de Trânsito. O colegiado é responsável por julgar recursos anteriormen-te negados pela autoridade municipal de trânsito, que fará uma avaliação de defesa prévia.

O motorista irá receber a notificação em casa, via Cor-reio, onde haverá todas as informações de qual órgão recorrer e em que prazo ele terá para fazê-lo. “É impor-tante destacar que nem to-das as notificações aplicadas pela Polícia Militar competem ao Município julgar, assim como da mesma forma não cabe aos agentes municipais de trânsito a aplicação de al-gumas notificações de com-petência exclusiva do estado” explica o diretor municipal de Trânsito e Segurança Pública,

atividades do evento.

Expansão - Para esta edi-ção, aumentou-se a partici-pação de empresas parceiras, resultado do bom momento do setor. Serão mais de 47 empresas expondo produ-tos e serviços para a cadeia produtiva do leite, carnes (suínos) e agricultura (milho, soja, trigo, feijão, aveia, ceva-da e outros), além de peque-nas, médias e grandes em-presas, dentre elas, empresas especializadas em sementes, fornecedores de insumos, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadores de serviços, empresas de sêmen, órgãos governamen-tais, instituições de pesquisa, instituições financeiras, pu-blicações especializadas e demais órgãos.

O evento, que é realizado anualmente, possui concei-tuada conotação estadual e nacional, recebe visitantes de diversas regiões do Brasil e também de outros países, que vêem em busca das no-vidades que são oferecidas ao produtor rural e também, do diferencial e tecnolo-gia aplicada na produção leiteira.

Foto: Raul Voorsluys

Antônio Joel Coza.

Conforme Coza, apesar de funcionarem no mesmo am-biente em que o Departa-mento Municipal de Trânsito (Detransede) os membros da JARI não são subordinados ao Executivo Municipal. “Todos os recursos serão julgados de forma independente e com base nas regras do Detran”, destaca ele, ao acrescentar que na avaliação prévia a au-toridade municipal de trânsi-to utiliza-se dos mesmos cri-térios técnicos para julgar as notificações.

SERVIÇO - Os recursos po-dem ser protocolados junto ao Detransede na Rua Ouro Branco, ao lado do Hotel Ágape. Atendimento de se-gunda à sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Para isso, o proprietário do veiculo preci-sa estar munido com a noti-ficação recebida via Correio, Carteira Nacional de Habi-litação (CNH) do condutor, Comprovante de Residência e cópias do RG, CPF e docu-mentos do veículo.

Page 8: Correio Carambeiense

SOCIAL8 Nicinha [email protected]

Último sábado, José Vitor Ferreira comemorou seu aniversário em clima de Copa do Mundo.

A bela Leticia Alves completou 18 anos.

CARAMBEÍ | sexta-feira, 23 DE maio DE 2014

No último dia 18 de maio a pequena Isa-belly Mainardes com-pletou 3 aninhos. Parabéns!

A pequena Emillin Karoline Lima.

Quem também co-memorou niver esta semana foi o assessor especial da Prefeitura Marcos Moreira, o Ga-guinho.

João Cornelio Los comemorando seus 62 anos com sua família e amigos no Moinho Niemeyer. Mais um belo evento realizado por Carlinhos Los Eventos!

Esta colunista com a dupla Diego e Diogo durante comemoração do aniversário de Imbituva (PR).