correio 84

24
Edição 84 - 11 de agosto de 2012 1 Ano ii - Edição 84 - Itapema, 11 de agosto de 2012 www.correiodomunicipio.com.br >> Pág 11 BALNEÁRIO CAMBORIÚ REVELADA Foto de Hildo Neto é uma das vencedoras do concurso de fotografia >> Pág 08 >> Pág 15 >> Pág 15 1º SEMESTRE LEITOR CIDADÃO 566 VAGAS Câmara de Itapema apresenta balanço de atividades no período Leitora traz fotos questionando má conservação da vegetação no calçadão TRE catarinense abre vagas para contratar técnico de urnas nas eleições 2012 TRE/SC decide o futuro do PT de Itapema >> Pág 04

Upload: alexandre-motta

Post on 30-Mar-2016

263 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ed. 84 do Jornal Correio do Municipio

TRANSCRIPT

Page 1: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

1

Ano ii - Edição 84 - Itapema, 11 de agosto de 2012www.correiodomunicipio.com.br

>> Pág 11

BALNEÁRIO CAMBORIÚREVELADAFoto de Hildo Neto é uma das vencedoras do concurso de fotografia

>> Pág 08 >> Pág 15>> Pág 15

1º SEMESTRE LEITOR CIDADÃO566 VAGAS

Câmara de Itapemaapresenta balançode atividades no período

Leitora traz fotos questionando má conservação da vegetação no calçadão

TRE catarinense abre vagas para contratar técnico de urnas nas eleições 2012

TRE/SC decide o futuro do PT de Itapema >> Pág 04

Page 2: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

2

Fone: (47) 3268 6886Av. Gov. Celso Ramos, número 215

sala 102 - Centro - ItapemaCep 88220-000

o toco do rabo, olhos estalando de tão acessos, meio que se babando, esperando um pedaço de carne pra matar a fome.

E quando todos se recolhiam para o quarto, o cachorrinho, como membro da família, dormia em cima de um pelego, ao lado da cama do seu dono; antenado, protetor, parecendo um soldado zeloso, cuidando do seu tesouro.

Mas um dia chegou o inverno. E como sempre nestas terras, chuvoso, frio e ventoso. Um vento tão gelado que cortava o ar, como se fosse uma navalha afiada.

Se foram embaixo de chuva para o campo, o Argemiro e o Caiubí, atrás de uma ponta de gado que ficou ilhada nos matos, lá no fundo do campo, nas beiradas do rio Irapuá, que transbordou campo afora.

O homem encolhido embaixo da capa gaúcha, e o chapéu com as abas largas viradas para baixo, derramando água pra fora dos seus ombros; o cavalo no tranco, sabendo por onde andava, e o cusquinho pitoco os seguindo, as vezes nadando de boca aberta e língua de fora, meio de lado, como os outros, pra se proteger do aguaceiro açoitante que caia.

Derrepente, relâmpagos, trovões estrondosos e mais relâmpagos que cortavam o céu que entardecia com uns riscos perigosos vindos de uma luz nascida de uma medonha eletricidade.

Um raio, um mandado, matou o Argemiro e o Duque, o seu cavalo. O seu outro fiel companheiro.

Durou uma semana aquele aguaceiro torrencial, aquele dilúvio que alagou tudo, branqueando os campos de água. Nunca, ninguém viu tanta chuva, que grossa e incessante; inclemente, veio pra devastar o que tinha pela frente, como se fogo fosse. Dias e noites, ninguém podia sair de casa.

Pela falta que deram, depois, quando estiou, de madrugada, saíram uns parentes e uns vizinhos, pra ver o que tinha ocorrido. Só ficou em casa, a Corina, rezando, debulhando com as pontas dos dedos, as contas do rosário.

Andaram e viram, pelas várzeas alagadas, muito bicho morto: zorrilhos,

OPINIÃO

O CÃOZINHO CAIUBÍ

Coluna do Juquita

Geral:Fabiano E. Soares

Comercial:Naby Bufren

Marketing:Olavo Carvalho

Administração/Finanças:J. Anselmo Vieira

Vendas:Hylton Rogério Alves

Editor-chefe:Fabiano E. [email protected]

Para anunciar [email protected] 47 3268 6886 e 9698-9095

Contato: [email protected]

O conteúdo publi-citário veiculado neste jornal é de inteira res-ponsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de res-ponsabilidade de seus autores, não represen-tando necessariamente a opinião deste jornal.

[email protected]

Assim como, eventualmente nasce uma pessoa especial, necessária para o bem da humanidade, da mesma forma ocorre com os animais, que raros, mas quando ocorrem, são equipados por um instintivo sentimento superior. Ultrapassam a irracionalidade da sua espécie, beirando a sensibilidade humana, se tornando nobres, e portanto, também, inesquecíveis para aqueles que os conheceram.

Caiubí foi um cachorrinho desta linhagem. Uma mistura de Fox com outras raças desconhecidas. Pelo branco rente ao couro, com desenhos pretos e marrons espalhados pelo corpo. Tamanho de médio pra pequeno, pernas curtas; faceiro, esperto; companheiro e deveras leal com o Argemiro. O tanto que lhe faltava de apuro no sangue, tinha de sobra, digamos, na índole.

Acompanhava o seu dono nas lidas com o gado e com as ovelhas espalhadas pelo campo. Parceiro nas caçadas de lebres e mulitas. Tomavam banho juntos nos açudes da fazenda. E brincava de correr atrás do Argemiro, como uma criança convidando a outra para brincar. Até pareciam pai e filho, de tanto prazer que sentiam em estarem juntos um com o outro.

Nas horas de descanso, o Caiubí deitava bem ao lado do Argemiro e ali permanecia orgulhoso e contente, por possuir tão humana companhia.

E o Argemiro sentia-se amoroso por ter aquele animalzinho que sempre o acompanhava fiel, alegre e amigo.

Onde ia o Argemiro, lá estava junto o Caiubí. Desde os passeios, carreiradas, compras no bolicho, bailes e enterros. Todos conheciam o Caiubí, naquelas lonjuras, e o adulavam e lhe davam petiscos, e o chamavam pelo seu nome. Parecia que os outros também queriam se aconchegar naquele amor; do entendimento tão incomum de se ver entre um animal pelo seu dono, que na mesma medida era compreendido e retribuído, naquele sentimento nobre, do Argemiro pelo seu bichinho de estimação.

Quando caia a noite, na cozinha do rancho, ao pé do fogão a lenha, onde a Corina, mulher de Argemiro preparava o jantar, lá ficava o Caiubí, sentado, de orelha em pé, sacudindo

[email protected]

cobras, preás, lagartos, ovelhas, terneiros e mais outros. Só escapou quem sabia voar. E depois de andarem mais um trecho longo, sobre uma pequena ondulação de terra, viram o Argemiro e o Duque deitados, um por cima do outro, apodrecendo, sendo cuidados pelo Cauibí, que espantava os urubus famintos, que vinham em bandos arrancar os olhos, as tripas e as carnes amolecidas dos que tinham morrido.

Enternecidos, os que saíram à campo, presenciaram aquela cena inesquecível, que nunca se vê: o cãozinho, com fome e frio, guardando, aquele que sempre foi o seu companheiro.

Mandaram trazer uma carreta com três juntas de bois, para levar o corpo para ser enterrado.

Atrás, andando com as orelhas caídas e a cabeça baixa, tristonho, parecendo que chorava, passinho por passinho, lento como o andar da carreta, seguia o coitadinho do Caibuí, entendendo o que tinha acontecido.

Na hora do enterro, antes de atirarem a primeira pá de terra, o Caiubuí, se atirou pra dentro da cova, e grunhindo forte, como que chorando, desesperado, latia e raspava com as unhas das quatro patas, a tampa do improvisado e rústico caixão.

E ninguém conseguia tirar o Caiubí lá de dentro.

E os homens que ali estavam respeitaram o luto do bichinho, e só encheram a sepultura com terra, quando já anoitecendo, o Caiubí pulou pra fora do buraco. E ali permaneceu junto com as pessoas. Elas choravam,e o cãozinho também grunhia, soluçando o seu pranto; se despedindo do seu dono.

Ninguém sentiu mais que o Caiubí, aquela morte!

E todos os dias, durante muito tempo, alguém ia até o túmulo do Argemiro buscar o Caiubí, que também, em vão, buscava de volta o Argemiro; (...) que jamais compreenderia, o pobre do animalzinho, que a vida é como uma ave migratória, que, inesperadamente, sem avisar ninguém, desaparece, voando pra dentro da morte, para de lá, nunca mais retornar.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

DIREÇÃO:

[email protected]

Jornalismo/Redação:Francine Gemoski (DRT/SC 03135 JP)

Diagramação e Projeto gráfico:Marina Bertolli (DRT/SC 2509 JP)

Circulação semanal:Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

REDAÇÃO:

Até a próxima e um abraço a todos!

O dia dos pais é uma data muito importante para todos. Os filhos ficam ansiosos para dar aquele presentinho confeccionado na escola ou comprado no comércio. A esposa fica orgulhosa pela iniciativa dos

filhos e pelo carinho do Pai que recebe aquele mimo e fica mais perto dos filhos. Podemos dizer que até os comerciantes ficam contentes com o Dia dos Pais. Mas o que importa mesmo é a presença deles. É o afeto, o olhar, o comprometimento para com a família e o amor que é contagiante. Sentir o carinho do Pai é prazeroso. Abraçar aquele que amamos é infinitamente um gesto importantíssimo que devemos praticar todos os dias. Sorte daqueles que tem um Pai presente e podem contar com seus conselhos, sua orientação e principalmente, amor e apoio. A figura paterna é indispensável para os filhos, para um crescimento saudável e harmônico. Os ensinamentos para a vida que o Pai transmite ao filho é de fundamental importância para a formação do caráter. É o Pai o principal responsável pela formação da personalidade do filho. A educação que se recebe em casa serve de aprendizado para toda a vida, portanto, é muito importante a presença dele e seus conselhos. Se o filho soubesse o quanto um Pai se preocupa com o seu bem estar, valorizaria mais os conselhos transmitidos. Reparem na nossa foto da página 03, onde uma criança está brincando no parquinho de uma escola municipal. Como um Pai se sente vendo o seu filho escorregando e caindo direto na lama? Certamente desconfortável e com receio de deixar seu filho numa escola nestas condições. O Pai tem que se preocupar com tudo, até com o local que o filho frequenta e passa a mior parte do seu tempo. Hoje vivemos com receio, com medo e preocupados com a segurança de nossos filhos. Se o filho sai de bicicleta para passear, há preocupação com o trânsito e com os assaltos e furtos que vem ocorrendo na nossa cidade. Realmente ser Pai é uma tarefa difícil, portanto, neste Domingo 12, façam uma festa bem grande para o Papai, com muitos beijos e abraços. Agradeça por tudo que ele tem feito por você e lembre que a vida passa muito rápida e a presença do Pai nem sempre é constante e eterna. Para aqueles cujo Pai já se foi, recordem os momentos felizes que tiveram juntos e todos aqueles conselhos que agora você dá importância, para que sua vida seja melhor e marcada pela sabedoria daquele que amou você acima de qualquer outra pessoa. O amor de um Pai pelo filho é totalmente diferente de qualquer outro tipo de amor. Só sabe disso quem é Pai. Para os nossos Pais leitores, deixamos a seguinte mensagem: Ame intensamente seus filhos. Desejamos que neste dia 12 tenham todos um domingo marcado pela paz e felicidade, em família. Aproveitem nosso tabloide e tenham uma boa semana. Acessem nosso site e curtam nossa página na internet: www.correiodomunicipio.com.br.

www.correiodomunicipio.com.br [email protected]

:: Palanque ::

Page 3: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

3

Próximo mês acontece mais uma edição da Cavalgada dos Amigos do Sertão.

Final de semana é de festas para os papais, parabéns a todos aqueles que são verdadeiramente pais de seus filhos, porque tem uma galera aí que só coloca no mundo.

Depois de uns dias de muita chuva, finalmente teremos um final de semana com o sol dando o ar da sua graça.

:: Guga ::

:: Olimpíadas ::

:: Escola Joaquim ::

:: Queda de Braço ::

................................................................................................................ Gotas e Pingos

‘ ‘ ‘ Situação do Figueira está cada vez mais difícil, meu amigo Marinho de Porto Belo está apavorado.

‘Comitê fechando na hora do almoço é brincadeira…‘

[email protected]

Marcão

O tenista Gustavo Kuerten esteve nessa sexta participando de uma ação social no Shopping Atlântico em Balneário Camboriú. Mostrando uma simpatia sem igual, Guga mostrou porque é um dos maiores ídolos que o esporte desse país já conheceu. Que sirva de exemplo pra algumas “estrelas” que não ganharam nada e quando aparecem em público são de uma mala sem tamanho.

As Olimpíadas de Londres está sendo marcada por uma participação vergonhosa do nosso país. Esperávamos muito mais dos nossos atletas, alguns inclusive receberam tudo que seus técnicos pediram ao Comitê Olímpico Brasileiro e olha que teve atleta recebendo muito. Chegou o momento do governo rever seus parâmetros que definem o valor que cada um vai receber. Não posso aceitar a atitude da Fabiana Murer, grande esperança de medalha para o Brasil. A atleta ganhou tudo o que pediu nos últimos quatro anos, viajou pelo mundo todo, manteve uma equipe particular de treinamento e na hora da prova chegou a desistir de tentar o último salto. Enquanto isso, tem gente que nem o tênis para treinar recebe, e está lá, lutando até o fim, mostrando pelo menos dignidade.

As obras da nova escola do bairro Taboleiro estão seguindo conforme o cronograma previsto e deve ser entregue até o fim do ano. Resta saber qual o destino que darão ao prédio antigo.

O Prof. Vieira lutou muito e conseguiu finalmente ser o candidato oficial do PT nas eleições majoritárias de Itapema. Mesmo traído pelo Prefeito Sabino ele continuou determinado nas suas ambições.. O PT não conseguiu se articular no poder, aliás, o Partido dos Trabalhadores tem mostrado em alguns lugares que não consegue lidar muito bem com essa coisa do poder. A militância que sempre foi o ponto forte nas campanhas está perdida e dividida e o que vai acontecer com o partido depois das eleições é uma incógnita. Façam suas apostas.

:: Sertão do Trombudo :: :: Bolinha ::

:: Rodoviária :::: Terceira Via ::

A região do Sertão do Trombudo em Itapema é muito bonita e nunca teve por parte dos governantes que passaram por aqui o devido reconhecimento. Espero que o próximo prefeito desenvolva projetos turísticos naquela bela região. Antes de mais nada, é preciso que pavimentem a estrada principal do bairro, facilitando o acesso daqueles que desejam aproveitar um pouco do que a natureza pode oferecer.

Candidato Bolinha (PSDB) tem mostrado muita maturidade nessa campanha. Alguns adversários tem procurado ligar o candidato aos problemas do passado, o que obviamente não tem fundamento, haja visto que ele nunca participou de nenhuma administração, sempre fazendo parte do legislativo. A larga vantagem nas pesquisas de intenção de votos estão ajudando a manter a serenidade do candidato.

É vergonhoso o estado de conservação da Rodoviária de Itapema. O responsável (Caseca) não mostra nenhum interesse na manutenção, já que conforme contrato, está próximo de toda a estrutura passar definitivamente para o controle da prefeitura. Independente de qualquer coisa, não podemos aceitar que um lugar onde é porta de entrada para vários turistas que chegam a região esteja naquela situação.

A coligação que tem o João Emmel (PR) e Ivanor (PRB) como candidatos em Itapema sempre procurou deixar claro nas reuniões que seria uma nova alternativa para o eleitorado de Itapema, como eles próprios determinaram, seriam uma terceira via. Não foi isso o que acabou acontecendo, pois com o apoio do Prefeito Sabino a coligação se coloca agora como os representantes do executivo.

[email protected]

:: Palanque :: Edição 84 - 11 de agosto de 2012 3

[email protected]

Fotos: Marcão

Fica muito difícil para o Prefeito Sabino falar sobre investimentos na Educação, e mais difícil ainda será para o seu candidato explicar a situação de algumas escolas do município. Fotos mostram o estado em que se encontram alguns brinquedos numa determinada escola de Itapema. Os brinquedos se encontram em péssimo estado trazendo inclusive perigos para a segurança das crianças.

:: Educação ::

Page 4: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

4

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores – PT, através da Delegada Nacional do PT, Stella Bruna Santo,

fracassou na última tentativa junto ao Juízo Eleitoral de Itapema. O objetivo era consertar a confusão feita recentemente pela Comissão Executiva Nacional – CEN, cujo resultado foi à anulação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários – DRAP, da coligação “Continuar Avançando” (PT/PRTB). A anulação do DRAP ocasionou o afastamento da disputa eleitoral de 2012 do candidato petista Luiz Carlos Vieira para a majoritária, bem como de todos os candidatos a vereador na proporcional. Por conta disso, não há qualquer material publicitário da campanha do PT/PRTB

circulando pela cidade de Itapema. A tentativa da CEN foi no sentido de declarar nula a decisão de 16/07/2012 (que validou a Convenção Municipal que deliberou pela Coligação PT/PRB), reconhecendo a validade da Convenção Municipal que deliberou pelo apoio à Coligação “Continuar Avançando – PT/PRTB” (cujo candidato a prefeito é Luiz Carlos Vieira – PT, e vice-prefeito Davi Brandes Leite – PRTB). O pedido de reconsideração da decisão foi recebido pela Juíza em exercício da 91ª Zona Eleitoral de Itapema, Sônia Eunice Odwazny, que após ouvir o representante do Ministério Público Eleitoral, João Alexandre Massulini Acosta, decidiu por indeferi-lo e determinar a imediata remessa dos autos ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina para apreciação do Recurso da coligação.

Sônia Eunice Odwazny, em sua decisão menciona que a “prestação jurisdicional de primeiro grau se encerrou com a prolação da decisão”. “De plano, antevejo que as questões preliminares (intempestividade, ilegitimidade e a incorreição na indicação dos candidatos) já foram dirimidas por meio da decisão de fls. 139-40 (imutável, porque não recorrida), a qual, desde logo, mantenho por seus próprios e

FABIANO SOARES

[email protected]

Pedido de reconsideração fracassa

Capa

jurídicos fundamentos”, sentenciou a juíza. Diante desta situação inusitada, os principais prejudicados são os candidatos a vereador da coligação “Continuar Avançando – PT/PRTB” que se obrigam a ficarem estagnados aguardando um posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC, para então lançar ou não a campanha publicitária na rua.

XColigação “Continuar Avançando PT/PRTB”

não avança na corrida eleitoral de

2012 em Itapema

Roberto Ruiz (esq) e Luiz Carlos Vieira (dir): uma disputa que não deu certo

Page 5: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

5Geral 5

Candidato a vereador em Itajaí não consegue afastamento de multa

Justiça recolhe jornal em Camboriú

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu por unanimidade, manter a sentença do juízo da 97ª Zona Eleitoral que aplicou multa de R$ 5 mil ao candidato a vereador em Itajaí José Alvercino Ferreira (PP). Da decisão do Pleno, disponível no Acórdão nº 26.738, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ferreira foi condenado em 1º grau por usar as redes sociais Facebook e Twitter desde abril deste ano com a denominação de “ZeFerreira11” e uma foto em que se identificava como político. Além disso, anunciou sua página no Facebook por meio de um link patrocinado.

No recurso ao TRESC, o candidato alegou que o “11” foi colocado após o nome porque é o seu número da sorte e era necessário diferenciá-lo de diversos homônimos, não havendo, portanto, menção às eleições.

O juiz-relator do caso, Julio Schattschneider, votou, porém, pela manutenção da sentença, já que “é evidente o intuito do recorrente, especialmente em face da vinculação do número do Partido Progressista, do característico layout dos perfis no Twitter e no Facebook e da sua qualificação como político ‘ligado na área de segurança e trânsito’”.

Jovem é encontrada morta dentro de vala

Uma jovem de 23 anos foi encontrada morta na quarta-feira (08/08), dentro de uma vala localizada na Estrada Geral do Sertão de Santa Luzia. A vítima foi reconhecida por familiares à tarde, como sendo Chaiane Nazario, moradora de Tijucas.

Logo pela manhã, moradores da localidade avistaram o corpo da jovem e acionaram a Polícia Militar. Chaiane apresentava sinais de violência, estava amarrada, amordaçada e apresentava pelo menos 10

perfurações de tiro.De acordo com a Polícia

Civil, o crime pode estar relacionado com o tráfico de drogas, recentemente a vítima tinha enfrentado alguns traficantes do Loteamento Jardim Progresso, em Tijucas, local que ele residia até pouco tempo. Quando Chaiane sumiu, ele tinha ido à sua antiga moradia buscar alguns pertences, mas não retornou. A polícia segue investigando o caso.

> Vítima enfrentou traficantes da cidade

PM recupera caminhonetes roubadas

A Polícia Militar de Itapema recuperou no fim de semana, duas das três caminhonetes Mitsubishi L200 que haviam sido roubadas na semana passada do interior de uma loja. Os veículos estavam em meio a um bananal na cidade de Luiz Alves.No último dia 3, o Serviço da Agência de Inteligência (SAI) da 4ª Companhia de Itapema, recebeu informações sobre o possível paradeiro de duas caminhonetes. Diante das informações recebidas, policiais militares realizaram diligências na cidade de Luiz Alves.

A Juíza Eleitoral da 103ª Zona Eleitoral determinou a apreensão de todos os exemplares da 1ª edição do jornal entitulado “Casseta Popular”. A Polícia Militar foi acionada pela juíza e esteve em vários estabelecimentos comerciais da cidade de Camboriú recolhendo exemplares. O jornal trouxe como matéria de capa o episódio do incêndio no automóvel do prefeito em exercício de Camboriú. O texto do jornal sugere o envolvimento de Vadinho, cita outros processos e faz acusações contra o político que concorre a prefeitura da cidade.

No município tiveram acesso a imagens onde alguns homens apareciam em posse das referidas caminhonetes. Segundo informações, os ocupantes dos veículos pediram referências a respeito de um morro onde havia uma igreja azul. A guarnição se deslocou até a Estrada Geral Curitibanos, onde conversou com alguns moradores do local. De acordo com relatos de testemunhas, os veículos haviam passado e não retornaram.

Diante das informações, no último sábado, 4, a PM organizou uma operação e

se deslocou até Luiz Alves. Durante as buscas efetuadas em uma extensa área rural, as duas L200 foram encontradas em meio a um bananal.

Os policiais ficaram de campana e logo depois abordaram três pessoas. Durante revista pessoal, foram encontradas as chaves. Diante das evidências, os suspeitos foram encaminhados à delegacia para o registro da ocorrência. As investigações continuam.

Na semana passada seis homens invadiram a loja, renderam os proprietários, funcionários e clientes e roubaram os veículos.

Adriano Pimentel Robson da Silva

Page 6: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

6 Geral

Acesso a medicamentos para asma aumenta 79%

Cadastur é Tema Fórum Regional deTurismo, Cultura e Esporte

> Em dois meses, mais de 10,7 mil pessoas retiraramos medicamentos antiasmáticos, disponíveis, gratui-tamente, nas farmá-cias populares do estado

O número de pessoas beneficiadas em Santa Catarina com remédios para asma cresceu em 79% desde o dia 4 de junho, quando foram incluídos três novos medicamentos no Saúde Não tem Preço, ação integrante do programa Farmácia Popular. A comparação é com os 60 dias que antecedem a gratuidade destes antiasmáticos. Em dois meses, o número de pacientes atendidos no

O Cadastur foi uma das principais palestras no setor Turístico no Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte que aconteceu na Univali. No

evento foram expostas todas as diretrizes e os benefícios que o cadastro proporciona para os turistas.

O cadastro dos prestadores de serviços turísticos do Brasil (Cadastur), que é aplicado pelo Ministério do Turismo(MTur) em parceria com órgãos oficiais de turismo dos estados, é obrigatório há quatro anos, mas a adesão das empresas e pessoas físicas ainda é pequena. Para ter uma ideia, atualmente em Balneário Camboriú apenas 21 meios de hospedagem estão cadastrados. Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) promoveu em 31 de agosto, uma reunião de esclarecimento

estado passou de seis mil para 10,7 mil. Em todo o país, mais de 141 mil pessoas tiveram acesso aos medicamentos, um aumento de 94% se comparado ao mesmo período antes da iniciativa.

O Ministério da Saúde decidiu incluir os medicamentos para asma no programa por constatar que, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, a venda dos antiasmáticos foi a que mais cresceu nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento em um ano. Com intuito de aumentar o acesso e diminuir o número de internações pela doença, a partir de junho, o governo assumiu a contrapartida que era paga pelo cidadão e começou a oferecer de graça três antiasmáticos em 10 apresentações: brometo de

com representantes do trade local, com o incentivo da SDR de Itajaí.

De acordo com a gerente Regional de Cultura,Turismo e Esporte de Itajaí, Cristina Bitencourt, o cadastro tem todo o apoio da SDR de Itajaí, “O Cadastur é um serviço muito bem estruturado e de acordo com todas as normas do cadastro. Nós incentivamos nossos parceiros e amigos autilizarem esta ferramenta de serviço e mão de obra qualificados dentro doTurismo de toda a região. A gerente também acrescentou que o Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte que aconteceu no final do mês de julho na UNIVALI, teve uma palestra totalmente dedicada”, acrescenta a gerente Cristina.

O objetivo principal é promover a formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos. Com ele, o turista tem garantias de que a

empresa está legalmente constituída e se encontra em operação. O cadastro tornou-se obrigatório e contempla os prestadores de serviços turísticos constituídos na forma de empresário individual, as sociedades empresariais, sociedades simples e os serviços sociais autônomos que prestem serviços turísticos remunerados e que exerçam atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo. O programa oferece diversos serviços em benefício dos turistas e é totalmente gratuito e ainda é a condição para que o ramo de hospedagem solicite a nova classificação por estrelas.

O cadastramento é condicionado para todos os tipos de hospedagens, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. De forma

opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

O registro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

O cadastro é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro e a primeira etapa pode ser realizada diretamente no portal da internet: http://www.cadastur.turismo.gov.br/.

ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Em todo o país, são mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares, que distribuem os medicamentos. Em Santa Catarina, são 1.380 farmácias.

A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nesta faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) - em decorrência da doença - 77,1 mil foram crianças nesta faixa etária. Cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano em decorrência desta doença, de acordo com pesquisa Vigitel (Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Page 7: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

7

O CREA-SC sediou em Flor ianóp ol is , o 2º Encontro Estadual de Presidentes de Entidades de Classe reunindo cerca de 50 presidentes e representantes de 32 entidades de classe do estado, além de coordenadores macrorregionais do CEDEC – Colégio Estadual de Entidades de Classe.

Além de promover a integração entre as instituições o evento debateu sobre às resoluções do sistema, fiscalização do exercício profissional e convênios. Destaque para a palestra do presidente do Confea “O Sistema CONFEA/CREAs e as

Presidentes de entidades de classe debatem fiscalização e

valorização profissional

CREA/SC

Narizes eletrônicos capazes de identificar substâncias prejudiciais para o meio ambiente. Esse é o objetivo de projeto aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e que será coordenado por pesquisadores do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em cooperação com

a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Havana (UH), Cuba. “O nariz eletrônico poderia ser facilmente aplicado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) tornando a unidade proativa na detecção de odores antes mesmo de impactarem a população”, aponta Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor do Mestrado em Computação Aplicada da Univali, responsável pelo projeto. A pesquisa está em estágio inicial e a perspectiva é de que os estudos e o primeiro protótipo estejam concluídos em até quatro anos.

Pesquisadores estudam a criação de nariz eletrônico

GeralGeral 7

entidades de classe dos profissionais” e do Eng. Eletric. Ênio Padilha com o tema “Empreendedorismo nas Entidades de Classe dos Profissionais”. Durante o evento também foi lançada a proposta para a constituição do PROEN, programa que tem como meta a valorização do empreendedorismo das

entidades na organização e realização de eventos. Segundo o presidente do CREA, Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier, a proposta será aprofundada durante a realização do 9º ENEC – Encontro Estadual de Entidades de Classe, que acontecerá dias 31.10 e 1.11, cujos encontros preparatórios iniciam em 14.08.

UAB abre inscrições para Pós-Graduação em Ensino de Ciências

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas até 26 de agosto para a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, na modalidade à distância. O curso é destinado aos profissionais da educação graduados, prioritariamente a professores de ensino fundamental e médio, que ministram aulas de Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática. O Polo de

Itapema, localizado no bairro Morretes, oferece 50 vagas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no link http:// ingresso.i fsc.edu.br/portal/principal.php. O Polo Presencial de Itapema oferece apoio para a inscrição de candidatos no telecentro da Escola Municipal de Educação Básica Bento Elói Garcia, na Rua 402B, no Bairro Morretes, de segunda

a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

As aulas serão ministradas à distância, com encontros presenciais obrigatórios todas as segundas-feiras, das 19h às 21h45min, nas dependências da Escola. O curso começa em 1º de outubro e terá 18 meses de duração, sendo 12 para integralização das Unidades Curriculares e seis para desenvolvimento da monografia.

CIÊNCIA

Page 8: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

8

Vereadores divulgam balanço do 1º semestre

Vereadores de Itapema aprovam indicação em prol da Rua 900A

Na semana que marca a volta das Sessões Legislativas em Itapema, os vereadores apresentaram um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre desse ano. Ao longo de 21 sessões ordinárias e duas extraordinárias, os parlamentares de Itapema apresentaram 94 indicações endereçadas ao governo municipal. Veja ao lado o que é cada uma das principais ferramentes de trabalho do vereador.

Todo conteúdo apresentado e discutido durante as sessões legislativas, fica disponível para consultas diretamente na Secretaria da Câmara Municipal, ou no portal eletrônico do legislativo: www.camaraitapema.sc.gov.br. As Sessões Ordinárias de Itapema acontecem toda terça-feira, às 19h30 e também podem ser acompanhadas em tempo real pelo site institucional da Casa de Leis.

Política

Veja os números do período e entenda o que é cada uma das principais ferramentas do trabalho legislativo

94 INDICAÇÕES:

42 PROJETOS DE LEI:

46 REQUERIMENTOS:

As indicações tem a função de sugerir melhorias e/ou iniciativas à Prefeitura Municipal e são uma das ferramentas mais usadas pelos vereadores no dia a dia legislativo. A maioria dessas sugestões é fruto do contato direto com a população, que procura o seu vereador na tentativa de resolver problemas em seu bairro, sua rua, sua escola, etc. As indicações também demonstram os anseios do vereador sobre a gestão pública do município, servindo muitas vezes para cobrar medidas simples, mas esperadas pela população, como limpeza de ruas, melhoria no atendimento médico, entre outros.

Os vereadores de Itapema aprovaram, nesta terça-feira, 07, uma indicação pedindo ao governo municipal melhorias urgentes na Rua 900-A, localizada no Bairro Sertão do Trombudo. A Indicação 97/2012, de autoria do vereador Mauro Hercílio (PPS) solicita reparos e limpeza nos passeios públicos da via. A medida pede, ainda, que após esse serviço, a Prefeitura providencie a pavimentação da rua, pedido já formalizado também pelos moradores do local junto à administração pública. Segundo Marinho, a situação é lamentável. “Essa e outras tantas ruas de Itapema estão abandonadas, sem condições de tráfego, tanto de pessoas quanto de carros. Não tem passeio e a via está danificada”, relatou ele, durante a votação da proposta. A indicação aprovada por unanimidade foi encaminhada à Prefeitura Municipal.

O segundo recurso legislativo mais usado pelos edis de Itapema neste primeiro semestre foi o requerimento. Nesse período, os vereadores de Itapema apresentaram e aprovaram 46 deles. Diferente da indicação, que é uma forma de implementar políticas públicas sugerindo essa ou aquela ação á Prefeitura, o requerimento é usado, em sua maioria, para prestação de contas entre o Executivo e o Legislativo. Ele permite a cobrança de informações sobre serviços, contratos, andamentos, cópia de documentos, entre outros, fazendo valer um dos principais atributos do vereador: o de fiscalizar a gestão pública do município. Outra particularidade desta matéria é que o governo municipal tem por obrigação se pronunciar sobre o requerimento apresentado pelo vereador no prazo de 15 dias úteis. A omissão nessa resposta possibilita que uma medida judicial faça cumprir o requerimento em questão.

A votação de Projetos de Lei (PL) pode ser dividida em duas categorias: os de autoria do Legislativo e os de autoria do Executivo. No primeiro semestre de 2012 os vereadores votaram 13 Projetos Legislativos e 29 Projetos do Executivo. Cabe aos parlamentares aprovar ou rejeitar um PL colocado em votação no Plenário. Caso este passe pela aprovação dos vereadores, sua sanção ou veto compete ao Prefeito Municipal, sendo que este tem o prazo de 15 dias para manifestar seu parecer. Se o prefeito não se manifestar sobre a matéria, seja positiva ou negativamente, ocorre a “sanção tácita”. Ou seja, entende-se que a Lei foi sancionada, cabendo ao presidente do legislativo a sua promulgação em 48 horas. A promulgação serve para dar publicidade à nova legislação. Nesse ano, a Câmara de Itapema promulgou nove novas Leis, seguindo a Lei Orgânica Municipal. Após passar por esse trâmite, um PL pode então, entrar em vigor, se transformando em Lei Municipal.

Page 9: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

9

Senado aprova a PEC dos Jornalistas

Fecomércio conquista liminar para atuação da Anvisa nos portos de Itajaí e Navegantes

O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como a PEC dos Jornalistas. A proposta aprovada valida a obrigatoriedade do diploma de graduação de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. Agora, a matéria vai passar para a Câmara dos Deputados.

A PEC dos Jornalistas é de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). PEC tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal

A Fecomércio obteve resposta favorável a mais um mandado de segurança impetrado para impedir os prejuízos oriundos da greve dos trabalhadores da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos portos do estado. Dessa vez, a liminar foi garantida pelo juiz federal da 2ª Vara Federal de Itajaí e assegura a continuidade dos serviços de inspeção sanitária realizados pela Anvisa nos portos de Itajaí e Navegantes. A medida beneficia todos os representados pela Fecomércio de Santa Catarina e sindicatos filiados.

A liminar determina a manutenção de número mínimo de servidores e estipula prazos para que a Anvisa proceda a fiscalização dos produtos submetidos à vigilância sanitária nos portos de Itajaí e Navegantes. As medidas de liberação das mercadorias e cumprimento dos prazos legais estabelecidos beneficia todos os representados pela Fecomércio catarinense.

Na avaliação do presidente da Câmara

(STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

O senador Paulo Davim (PV-RN) foi um dos senadores que defendeu a obrigatoriedade do uso do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.

Empresarial do Comércio Exterior da Fecomércio, Charles Machado, a medida garante a manutenção dos índices de exportação de Santa Catarina e normaliza a condição de maior estado exportador de alimentos industrializados do país. “Em tempos de desaceleração econômica as perdas são incalculáveis. O não cumprimento dos contratos gera além da inutilização dos produtos perecíveis, a perda de credibilidade junto aos importadores. Entendemos e respeitamos os direitos do trabalhador, mas procuramos assegurar também o direito constitucional da continuidade desses serviços”, explicou.

A greve dos servidores da Anvisa teve início dia 16 de julho, e desde então, com a paralisação das atividades, o estado vem amargando prejuízos econômicos e o setor empresarial enfrenta dificuldades para ter atendidos serviços básicos de importação e exportação de produtos.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Eliomar Cachoeira

Contato do autor: [email protected]

SUSTENTABILIDADE

O termo sustentabilidade ou cidade sustentável está pre-sente, especialmente neste período eleitoral, em todos os discursos dos candidatos a algum cargo público. É um argumento forte que, na maioria das vezes, embasa as teses daqueles que desejam que as coisas permane-

çam do jeito que estão ou até regridam. Impossível discordar com argumento do tipo: ¨ precisamos ter uma cidade sustentável¨, ou então, ¨ o nosso crescimento não pode vir à custa da nossa susten-tabilidade¨. Perfeito. Como rebater um argumento desses? Mas, o que é sustentabilidade? Quantos desses, que usam esse termo nos seus discursos, sabem o verdadeiro sentido da palavra? E, se sou-berem, até que ponto é válido esse argumento para comprovar essa ou aquela tese? Comecemos pelo conceito: De acordo com a Wiki-pédia, sustentável significa apto ou passível de sustentação, susten-tado é aquilo que já tem garantida a sustentação. É defendido que “sustentado” já carrega em si um prazo de validade, no sentido de que não se imagina o que quer que seja, no domínio do universo físico, que apresente sustentação perpétua (ad aeternu), de modo que, a rigor, “sustentado” deve ser acompanhado sempre do prazo ao qual se refere, sob risco de imprecisão ou falsidade, acidental ou intencional. Tal rigor é especialmente importante nos casos das políticas ambientais ou sociais, sujeitos a vieses de interesses diver-gentes. Ôpa. Já começamos a relativizar o conceito. Não existe o ter-mo “sustentado” sem colocar, depois dele a relação temporal. Essa relação nunca é adicionada aos discursos. Fora isso, ainda existem outros conceitos correlatos a respeito do termo. Da mesma fonte citada: Crescimento sustentado: refere-se a um ciclo de crescimen-to econômico constante e duradouro, porque assentado em bases consideradas estáveis e seguras. Gestão sustentável: é a capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. Sustentabilidade comunitária: é uma aplicação do conceito de sustentabilidade no nível comunitário. Em 1798, Thomas Malthus, economista, demógrafo e estatístico, basea-do nos dados de crescimento populacional, profetizou a decadência da raça humana pela fome pois, comparando o crescimento da po-pulação com a produção de alimentos máxima possível, pela área agricultável e produtividade da época, não haveria, em alguns anos, como alimentar a todos. Pregava, com base nesses números, o con-trole urgente da natalidade. Só não contou com o avanço tecnoló-gico na agricultura que multiplicou a produtividade e tornando sua teoria um dos maiores exemplos de erro de previsão conhecidos. A pregação de estagnação econômica, por meio da restrição a cons-truções, plantações, desmatamentos, etc, apenas com base no argu-mento de manter a sustentabilidade (sem explicar o conceito), só serve de declaração de incredulidade, falta de perspectiva ou crença na ciência e na razão. O contrário também é falso. Desconsiderar a necessidade da sustentabilidade (sob qualquer conceito), na espe-rança que a humanidade, através da ciência, resolverá o problema quando este aparecer, é fé cega. Então, quando ouvir ,em algum dis-curso de candidato, esse termo, pergunte qual o sentido do termo a que se refere. E, se ele não responder, vote em outro ou entâo perdoe-o, ele não sabe o que diz.

GeralGeralGeral 9

Proposta será encaminhada à Câmara dos Deputados. PEC defen-de a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício da função.

Page 10: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

10 Geral

Tijucas recebe nova ambulância do SAMU

Mais de 6 mil crianças vacinadas contra a Pa-ralisia Infantil

SC registra aumentode veículos novos

Tijucas foi um dos municípios de Santa Catarina contemplados pelo Governo do Estado para receber uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo 30 veículos foram entregues a diversos municípios do estado. A entrega dos veículos foi feita pelo governador e pelo Secretário da Saúde no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis. Segundo informações do Governo do Estado, foram investidos R$ 3,8 milhões na compra dos veículos para atendimento a pacientes de 27 municípios. A frota conta com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA). Ainda segundo o Governo, cada ambulância custou R$ 127 mil.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite superou a meta de 100%, totalizando 6.463 crianças menores de cinco anos vacinadas. Esses são os dados divulgados pela Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica.Deste total, 1.264 doses foram em crianças menores de um ano e 5.199 entre 1 e 4 anos, um percentual de 102,76% da meta nacional. O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal das crianças na faixa etária da campanha. O vírus da paralisia infantil foi erradicado no Brasil, mas a doença ainda circula em outros países.

As vendas de veículos novos em Santa Catarina tiveram um aumento de 5,97% no comparativo do mês de julho deste ano com o mesmo período do ano passado. Em julho deste ano foram registrados 23.909 emplacamentos de veículos novos, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 22.561 unidades. No Brasil, houve um aumento de 7,69% na mesma comparação. O Planalto Serrano Catarinense se destacou neste mês, tendo aumentado em 19,13% as vendas de junho em relação ao mesmo período do ano passado, acompanhada pela Região Oeste, que teve um aumento de 12,74% nesta mesma comparação. As regiões Norte, Sul e a Grande Florianópolis também registraram aumento neste período, com exceção do Vale do Itajaí, que teve queda de - 4,27%. A região do Vale do Itajaí foi a única que teve queda em relação ao mês de julho dos dois anos. De 6.375 unidades emplacadas no ano passado, caiu para 6.103 em julho deste ano. O índice na comparação é de 4,27% negativo Com relação a julho e o mês anterior, a queda foi de - 2,27%.A frota circulante de Santa Catarina registrou em julho um total de 3.833.506 veículos, sendo que destes, 2.219.313 são automóveis e 927.262 são motocicletas.

JURÍDICO EM PAUTA GIRO SC

Vinicius Torres AntonascioAdvogado, OAB/SC 32.673 - Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - Pós-Graduando em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior.

Entenda quem são as pessoas que julgam o “mensalão”

Até algumas semanas atrás, os 11 mi-nistros que compõem o Supremo Tribunal Federal (a mais alta corte brasileira) eram, praticamente, pesso-as desconhecidas da população brasi-

leira. Tudo mudou com o início do julgamento do mais emblemático dos casos que por lá já tramitou, a Ação Penal 470 (mais conhecida como crime do mensalão).

Ao se observar os integrantes do Supremo Tri-bunal Federal, percebe-se que se trata de um cole-giado muito eclético. Dos onze, temos 3 cariocas, 1 gaúcha, 1 sergipano, 3 paulistas, 2 mineiros e 1 mato-grossense. Ainda sobre eles, vislumbram-se duas correntes de pensamento que quase sempre aparecem nos seus julgamentos: os mais técnicos (extremamente fiéis ao texto da lei) e os que levam em consideração a repercussão social de suas deci-sões (sempre preocupados em mudar os destinos do país).

O presidente do tribunal (STF), Carlos Ayres Brito, tornou-se ministro através de indicação do ex-presidente Lula no primeiro semestre de 2003. É apelidado pela imprensa de “poeta”, devido à forma sensível como expõe seu ponto de vista e da forma como interage com seus colegas de trabalho.

Como relator do processo do mensalão (respon-sável pela análise inicial da ação no tribunal), está Joaquim Barbosa. Sua indicação, feita também pelo ex-presidente Lula, teve um forte componente: foi o primeiro negro a se tornar membro do STF no Brasil. Devido a problemas crônicos na coluna, par-ticipa das sessões de julgamento sempre em pé.

Conhecido como a “voz da experiência” pelo fato de estar no STF há 23 anos, o ministro Celso de Mello representa a “tradição” em nossa suprema corte. Foi nomeado pelo ex-presidente José Sarney e é uma pessoa muito respeitada por seus colegas (é um ministro muito entusiasmado e articulado).

Extremamente produtivo e eficiente, Ricardo Lewandowski é o ministro que mais sente o peso do julgamento do mensalão. Isto acontece devido

ao fato de ser o revisor (responsável por identifi-car e corrigir qualquer erro no julgamento). Em entrevista recente, afirmou que tem a sensação de como se “uma faca estivesse no seu pescoço”.

A ministra Cármen Lúcia é a pessoa que mais pode ser identificada na corte como a verdadeira “mulher do século XXI”. Ela é firme, decidida e profissional, mas, não deixa de ostentar a prin-cipal qualidade das mulheres: pureza de coração.

Com 44 anos de carreira como juiz, o minis-tro Cezar Peluzo é o mais rigoroso e apegado às formalidades dos 11 ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal. Aposenta-se este ano.

José Dias Toffoli é a figura mais controversa neste julgamento. Isto porque, antes de se tornar um membro da corte, foi advogado do PT e as-sessor de um dos réus. Entendem os especialistas que ele não poderia ser parte neste julgamento.

O ministro mais divertido e irreverente do STF é, sem dúvida, Marco Aurélio Mello. Gosta de apontar incoerências nas ideias dos colegas e quando todos votam a favor de algo, ele vota so-zinho contra todos.

Luiz Fux é apelidado pela imprensa de “minis-tro incógnita”. Foi indicado pela presidente Dil-ma em 2011, porém, não se preocupa em votar de modo a agradar a sua “madrinha”. É impossível prever a forma como ele enxerga uma questão em julgamento.

Com apenas 8 meses no cargo de ministra do STF, a “novata” Rosa Weber já se mostrou uma profissional de pensamento “Che Guevara”: hay que endurecerse pero sin perder la ternura. É dura e ao mesmo tempo sensível.

Os 11 magistrados que irão decidir o futuro dos 38 réus do mensalão percorreram os mais di-ferentes caminhos para chegar à cúpula do nosso Poder Judiciário. Assim, espera-se deles um jul-gamento justo e imparcial. Dependendo do re-sultado, o Brasil se dividirá em antes e depois do “processo do mensalão”.

Page 11: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

11GeralGeral 11Cultura

A casa se esforça em cumprimentos.

Mimética, esconde fissuras e a parede

desbotada do passado; reafirma cores

inexistentes, ilude; ouve as pessoas

dizerem da vida lá fora e lembra sua construção: a edificação exige equilíbrio e graça na modificação

dos materiais, na sobreposiçãodas lajes, no colocar tijolos e no

cobrir o corpo em telhado; a casa conhece

cada pedaço do seu todo: as junções

vitais dos encanamentose a energia

referida ao uso das utilidades.

http://pedrodubois.blogspot.com.br

Pedro du Bois

A CONCRETUDE DA CASA

POEMA

/ Juntos // Sua presença / preenche claros medos...”

A educação foi um desafio para o meu pai e, cada vez mais, ele buscou construir e desenvolver em mim as singularidades na diversidade, para que eu conseguisse lidar com o mundo em constante transformação. Também, mostrou-me o amor que sentia e, através do diálogo, os desafios do dia a dia, sempre atendendo as minhas necessidades na infância, na adolescência e até hoje, o que faz do nosso lar algo mágico. Segundo Lima Coelho, “Ser Pai // ...É saber utilizar com maestria as ferramentas de precisão, aferindo oportunidade e valores para as lições que o conduzirão na vida...”

Assim, a nossa vida – pai e filho – tem se transformado em palco de encenações onde juntos montamos shows para a família e os amigos. Tornamo-nos personagens que interpretam em vida e sonhamos sermos “livros” de aventuras, onde aprendemos o sentido da verdadeira

Como filho, aprendi com meu pai que, quando se fica muito tempo fora de casa, é preciso arrumar uma maneira para passar algum tempo livre com os filhos. Meu

pai acredita que os problemas se resolvem apenas vivendo num mundo mágico, que é quando ele tem tempo para acompanhar o filho em suas atividades e brincadeiras.

Nesse mundo mágico, o pai não tem medo da sua responsabilidade e, com o passar dos anos, sente-se mais participativo e seguro para ajudá-lo a se tornar responsável, autônomo, autoconfiante e afetivo, com o objetivo de enfrentar o mundo real. . Nas palavras de Pedro Du Bois, “Pai presente... // Lembrança do tempo / Em que estivemos

amizade e cumplicidade. como em Miguel Cadaval, “...Nos mais bonitos dos gestos / Quero me parecer contigo / E nos teus braços meu pai / Que encontro meu abrigo / Vou gritar que o mundo ouça / Meu pai meu melhor amigo.”

Hoje, ele me perguntou: Que tipo de pai é você?

Eu respondi que graças a ele sou do tipo participativo e que mantenho ótimo relacionamento com a minha filha. Mostro que ela tem o direito de realizar os seus sonhos e fazer as suas escolhas, percebendo os diversos sentimentos, de acordo com os contextos que se apresentam. Sempre repito isto, para que ela preserve a originalidade de suas ideias e busque a felicidade.

Sinto até hoje viver uma grande aventura. Adoro brincar, aprender e contar histórias, deste mundo que é mágico, para a minha filha. Encontro em Salete Aguiar, “Na cadeira de meu pai estou sentado, / mas filhos não querem colo, / querem asas”.

Tânia Du Bois

“Sabeis por que acho na velhice encanto? Porque é velhinho o pai que sei amar, E em cujo peito vou esconder o meu pranto”.(Dez/1924 Ziza de Araújo Trein)

Literatura

Que tipo de PAI é você?

As fotos de Marcelo Vernuncio Pontes e Hildo Rocha Neto foram as duas mais votadas, respectivamente, no concurso fotográfico Balneário Camboriú Revelada, promovido pelo Balneário Camboriú Shopping em parceria com a Editora Photos.

Ao todo, foram inscritas 87 imagens, que resultou nas duas mais votadas pelo público do empreendimento. Na primeira etapa do concurso, o juri técnico avaliou critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, qualidade técnica e ineditismo.

As 10 imagens selecionadas pelo juri - que

Público escolhe as 2 fotosvencedoras do BalneárioCamboriú Revelada

buscavam um novo olhar sobre a cidade - fizeram parte de uma exposição fotográfica na Praça de Eventos do shopping, que também podiam ser votadas através do facebook do empreendimento.

O primeiro colocado, Marcelo Vernuncio Pontes, retratou uma panorâmica da Praia Central de Balneário Camboriú e ganhou um workshop de iluminação. Já a foto de Hildo Rocha Neto, que registrou o nascer do sol por detrás da Ilha das Cabras, garantiu a segunda colocação e um curso básico de fotografia com os fotógrafos RivoBiehl e Deise Cristófoli.

Foto de Hildo Neto

Foto de Marcelo Pontes

Page 12: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

12

Conversa com a Presidente

Coluna Semanal Dilma Roussef

Moro em um bairro da pe-riferia do DF,

onde vejo muitos jovens ociosos. O que o gover-no pode fazer

para mudar essa situação? Tem

previsão de criar cursos profissio-

nalizantes?

Presidenta, como eu faço para saber se

os recursos federais que são enviados

para minha cidade estão sendo aplica-dos corretamente?

Francisco Chagas, 47 anos, comercian-te da Estrutural (DF)

Janice de Oliveira, 40 anos, contadora de

Dourados (MS)

Presidenta Dilma - Francisco, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, foi criado para ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. São 8 milhões de vagas até 2014, gratuitas, em cursos de mais de 400 áreas do conhecimento. Estes cursos são oferecidos principalmente nas 403 unidades das escolas técnicas federais, nas escolas do Sistema S e nas escolas técnicas estaduais. Criamos também o Pronatec Copa, pensando no crescimento do turismo, com 240 mil vagas gratuitas em 29 opções de cursos até 2014, além de 32 mil vagas para o aprendizado

Presidenta Dilma - Janice, você pode utilizar o Portal da Transparência (www.transparencia.gov.br) para acompanhar as transferências de recursos da União para estados, municípios, instituições privadas e para os cidadãos que recebem benefícios, como o Bolsa Família e o Seguro-Defeso. Pode ainda acompanhar os gastos diretos do Governo Federal com obras, compras governamentais, cartão de pagamento e diárias pagas a servidores, entre outros. Quando a pessoa sabe o valor transferido e a que se destina, ela pode ajudar a fiscalizar a aplicação desse recurso no seu município. Ao consultar o Portal, você verá, por exemplo, que em 2012 já foram transferidos R$ 36

de inglês, espanhol e libras. Os interessados nos cursos técnicos do Pronatec, Francisco, devem procurar a secretaria de educação do seu estado. Para curso de qualificação profissional, o trabalhador deve procurar o posto do Sine, o Sistema Nacional de Emprego, ou usar o site http://maisemprego.mte.gov.br/portal. Mais informações sobre o Pronatec Copa estão em http://www.pronateccopa.turismo.gov.br. Em Brasília, Francisco, o Instituto Federal de Brasília - IFB (http://www.ifb.edu.br) oferece cursos técnicos e de qualificação profissional do Pronatec em 10 campus, e um deles é na Estrutural.

GERAL

milhões para seu município. Além disso, Janice, qualquer pessoa pode pedir para ser informada, automaticamente, por e-mail, sempre que seu município receber novos repasses de recursos federais. Basta preencher o formulário eletrônico disponível no site. Mais de 40 mil cidadãos já usam esse serviço. Há, também, um espaço para denúncias. Além do portal, Janice, o governo fiscaliza a aplicação desses recursos por meio do Programa de Fiscalização, criado em 2003, que já fiscalizou mais de dois mil municípios selecionados por sorteios públicos, feitos pela Controladoria Geral da União, a CGU. Seu município foi sorteado em julho e a fiscalização está prevista para agora, em agosto.

Obentropp

PAPO CABEÇA.

Pela manhã no café, eleição municipal risível e escalafobética com “pode e não pode”;

águas de cachoeira goiana no almoço com o craque Neto “pra falar a verdade”, enquanto no jantar a televisão dá conta do recado com “El Gran Circo Mensalau del Pizza”, e às quarta feiras e finais de semana (sábado ou domingo) com o glorioso Clube de Regatas Flamengo fazendo cálculos para chegar aos 45 pontos (faltam 26) prá não ter que visitar a segunda divisão. Jamais! Clube grande não cai! Assim nesse torpor, nada melhor que levar ao bom leitor um assunto alvissareiro e dignificante por ser oportuno. Trata de quem engrandece nossa santa e bela Catarina, sendo a figura em pauta merecedora do mais profundo respeito e admiração.

Na pia batismal recebeu o nome de Genésio e por ocasião do registro civil foi-lhe incorporado Darcy. Nasceu em Concórdia, no ano de 1.938 tendo sido em vida um dos raros filhos daquele rincão (quase RS) que não enveredou pela vida ligada a frangos e suínos. Nem deles jamais se utilizou em sua profissão de fé, qual seja a de católico apostólico romano, mais precisamente sacerdote franciscano, ordenado padre no mesmo ano em que os militares brasileiros de coturnos à mostra, numa revolução de primeiro de abril impediram gerações de florescer e se manifestar política, cultural e economicamente por força da força.

E por ser cristão da corrente romana, tinha no Papa sua autoridade maior a quem prestar contas de seus atos. Vendo a diligência passar, passou a pensar um pouco além da conta, tendo partido para uma linha própria resultante

de seus estudos, leituras e meditações, principalmente ao tempo em que fazia os estudos superiores na Europa.

Lá pelas tantas, o Vaticano que é a sede do Sumo Pontífice e onde pulula um séquito de servidores, adoradores e puxa sacos outros, através de um seu Orgão canônico sob comando de Joseph Ratzinger (atual Papa) proibiu o frade brasileiro de manifestar seus questionamentos a respeito da hierarquia da Igreja conforme consta de seu livro “Igreja, Carisma e Poder”. Mais tarde, pela mesma foi condenado a um ano de “silêncio obsequioso”; no ano seguinte (1.992), maduro para assuntos tanto existenciais como espirituais simplesmente pediu o boné e a dispensa do sacerdócio. Foi-lhe negado pela santa madre Igreja o segundo pedido e não pensou três vezes: foi ser franco atirador sem pôr a igreja de lado. Perdeu o Vaticano um seu brilhante soldado, perdeu a igreja conservadora um catequista diferenciado, oposto do alegre pregador de academias, e ganham conterrâneos e contemporâneos pela alegria de tê-lo em vida escrevendo e vivendo com sua companheira divorciada e mãe de seis filhos. Não deixou a Igreja! Permanece atuante fazendo teologia como antes, sem mais exercer as funções de padre dentro da Igreja. Prova disso é seu livro “A Águia e a Galinha”, uma leitura obrigatória pra enriquecer o espírito.

Lá na frente será reverenciado pelo que pensou e fez. Não como Genésio Darcy e sim Leonardo, o da Teologia da Libertação, ambos a mesma pessoa de sobrenome Boff, autor de dezenas de livros ao passo que o nome Leonardo, muito provavelmente oriundo da ordenação sacerdotal. Valeu Léo!

Page 13: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

13POLÍTICA

A calça queridinha da vez é a cropped, aquela que vai até a altura do tornozelo, as antigas capri, lem-bram? Só que agora elas estão com um corte mais moderno e reto, e podem vir com a barra dobrada. A

cropped pants dominou os desfiles de inverno e foi a aposta da vez também nos de verão. Então, podem investir sem medo girls, porque ela continua em alta para o verão 2013.

A calça é bastante democrática, mas al-guns cuidados devem ser levados em consi-deração para arrasar no look. Mulheres mais baixas devem combinar as calças com sapa-tos da mesma cor, com isso não irão achatar a silhueta. Coordene a parte debaixo com a de cima, em tons próximos, não havendo as-sim o corte da silhueta. Quer parecer mais longilínea? Aposte em um look monocromá-tico - todo da mesma cor-. É mais baixa? In-vista no salto! A cropped pants vem nos mais variados modelos e cores, do jeans, cetim à alfaiataria. Use e abuse dos modelos estam-pados – super tendência para essa e próxima estação.

Dicas anotadas?! Agora vamos nos inspi-rar em alguns looks com a cropped pants.

Para quem ainda não tem a sua, vale do-brar a barra da calça jeans! Vão apostar?

Moda Jornalista . Consultora de ModaAcesse: www.bubbleupstyle.com

Manoella Deschamps

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Beijos

Trend Alert: cropped pants!

Page 14: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

14 Geral

A gestão escolar do Sistema Municipal de Educação de Lages foi citada como exemplo na revista de circulação nacional Nova Escola, da editora Abril, considerada uma das melhores revistas sobre Educação no Brasil. A referência ao município, que apareceu como destaque juntamente com cidades como João Pessoa, PB e Vitória, ES, se deu em uma reportagem sobre o difícil equilíbrio das contas, principalmente com a implantação da Lei do Piso. Através da reportagem, foi possível conhecer os desafios que essas três redes de ensino enfrentam para ampliar os investimentos e garantir mais salário e tempo para a formação em serviço. Um dos grandes feitos da Secretaria Municipal de Educação de Lages, citado na revista, foi equilibrar o orçamento com o número de equipes, jornada de trabalho e salário dos professores, que teve um aumento significativo este ano. Além de tudo isso, ainda garantindo que seja cumprida a norma que diz respeito à jornada, que deve ter pelo menos 33% das horas trabalhadas destinados a momentos de estudos, planejamento e avaliações; as chamadas horas-atividades.

Previdência

Adriano Nogueira

Auxílio-doençaBenefício concedido ao segurado(a) impedido de trabalhar por doença

ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Em ambos os casos, deverá ter ocorrido o requerimento do benefício.

Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapa-cidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.

Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição, isto é, isenção de carência, o segurado que tenha qualidade de segurado e for acometido das doenças a seguir relacionadas considera-das graves por Lei: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doen-ça de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), síndrome da imuno-deficiência adquirida (AIDS), contaminação por radiação (comprovada em laudo médico) ou hepatopatia grave.

Não tem direito ao auxílio-doença quem, ao se filiar à Previdência So-cial, já tiver incapacidade ou lesão que geraria o benefício, a não ser quan-do a incapacidade resulta do agravamento da enfermidade. O trabalhador que recebe auxílio-doença é obrigado a realizar exame médico periódico e, se constatado que não poderá retornar para sua atividade habitual, deverá participar do programa de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade, prescrito e custeado pela Previdência Social, sob pena de ter o be-nefício suspenso.

Quando o trabalhador perder a qualidade de segurado, as contribuições anteriores só serão consideradas para concessão de novo auxílio-doença se, após nova filiação à Previdência Social, houver pago pelo menos quatro con-tribuições que, somadas às anteriores, totalizem, no mínimo, a carência exi-gida (12 meses).

O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capaci-dade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposen-tadoria por invalidez.

Educação em Lages é apontadaem revista de circulação nacional

Page 15: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

15

Passeando a noite pela ciclovia, entre as ruas 229 e 231, quase em frente a Siframar, me deparei com esse matagal! De um lado restinga (preservação ambiental). Do outro puro matagal! A saída para o acesso da praia era puro mato. Será que a área é cuidada só no verão, para os turistas?”

“por Sônia Lopes

Pleno desaprova contas do DEM

TRESC abre 566vagas para técnico das Eleições 2012 > Partido terá que devolver quase R$ 6 mil

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu na semana passada, por unanimidade, desaprovar

as contas do exercício financeiro de 2008 do diretório estadual do Democratas (DEM) e determinou o recolhimento de R$ 1.970,46 ao erário e de R$ 3.625,00 ao Fundo Partidário, além da suspensão do repasse de novas cotas à legenda pelo período de nove meses. Da decisão, disponível no Acórdão nº 26.697, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O juiz-relator do caso, Luiz Henrique Martins Portelinha, votou pela desaprovação das contas devido a irregularidades como a ausência de extratos bancários e a falta das assinaturas do presidente e do tesoureiro do partido no demonstrativo retificado de receitas e despesas, além

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina está com as inscrições abertas para a contratação de técnicos de urnas para trabalharem nas eleições deste ano. O serviço será contratado pelo Consórcio ESF, que é integrado pelas empresas E N G E T E C , S M A R T M AT I C e FIXTI, firmado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os interessados devem se cadastrar no site da ENGETEC e, se forem selecionados, atuarão na preparação e no suporte técnico das urnas eletrônicas.

Segundo o coordenador de Educação e Desenvolvimento (CED) do TRESC, Luciano Rodrigues de Oliveira, “serão

do uso irregular de recursos do Fundo Partidário.

Em relação à devolução de valores, o relator destacou que R$ 3.600,00 se referem a contribuições que foram feitas por Antônio Marcos Gavazzoni, então secretário estadual da Fazenda, e Murilo Flores, presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), e são consideradas oriundas de fonte vedada, pois eles exerciam função de chefia ou direção na época das doações, o que é vedado pela Resolução TSE nº 21.841/2004 (artigo 28, inciso II). Outra quantia, de R$ 1.970,46, é relativa ao uso irregular de cotas partidárias no pagamento de multas eleitorais aplicadas ao partido, enquanto o valor restante de R$ 25,00 se trata de um depósito de origem não identificada, proveniente de Treze Tílias.

contratados 566 técnicos, que receberão treinamento nas zonas eleitorais, logo após a admissão. Os serviços serão prestados entre meados de agosto e outubro deste ano”. Os contratados deverão cumprir um total de 40 horas semanais e receberão um salário bruto de R$ 972,04, mais benefícios.

GeralGeralGeral 15

[email protected] sua sugestão ou crítica para nosso jornal. Esse é seu espaço para protestar, denunciar, elogiar e cobrar as autoridades

Page 16: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

16

Como seu próprio nome diz, é uma loja que contém tudo do bom e do melhor, marcando elegância em quem utiliza seus produtos. É um segmento novo na cidade de Itapema, onde os aromas te deixam sem saber o que escolher. O endereço é Av. Nereu Ramos nº 3400 sala 07 Meia Praia – frente ao Rest. Cabral.

O Presidente do PPS - Partido Popular Socialista -esteve em Itapema, dando apoio ao candidato Ricardo Rosa. Roberto Freire é um polí-tico admirado por todos, pela sua integridade, simpatia e conheci-mento. Já foi Senador por Pernambuco e atualmente é Dep. Federal por São Paulo.

Mais uma vez fui ao encontro do pessoal da Seicho – No – Ie para participar de um delicioso café da tarde e receber um

quinhão de ensinamentos, que lá é distribuído com muito amor. Os adeptos, certamente encontram paz, espiritualida-

de, maior entendimento e aceitação de um Deus único.

Roberto Freire em Itapema

> Sucesso! > Feijoada do Odir chegando...

Um agradecimento especial ao Arlindo, pela atenção que sempre nos dedica quando vamos ao Rest. Cabral. Aliás, todos são super atenciosos. Ao lado, Maiara Soares.

A padaria do Kaká, no Morretes, está de vento em popa. As iguarias e lanches na chapa estão agradando à todos. Parabéns aos pro-prietários.

O tradicional encontro do meu amigo colunista, Odir Machado, já tem data marcada: será no dia 16 de setembro, no Restaurante Indaiá.

Arlindo!

Ellegance - Perfumes eCosméticos Importados

Seicho–No–Ie

A Dep. Federal, Carmen Zanotto, oacompanhava nesta trajetória política.

por Marcia [email protected]

Page 17: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

17

Ellegance - Perfumes eCosméticos Importados

A rádio educativa Univali FM, mantida pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali), estreia, no sábado, 11, às 9 horas, o programa “Sonzinho”, dirigido ao público infantil. A produção, que terá duração de 30 minutos, reunirá o que há de mais qualificado em matéria de músicas para crianças.

“Destacaremos o trabalho dos maiores da música brasileira e internacional que sempre mostraram sua categoria e a afeição pelos pequenos compondo obras-primas que

Depois de investir no varejo on-line brasileiro com a Dafiti, loja virtual de calçados, a alemã Rocket Internet descobriu um filão pouco explorado no imenso mercado virtual: o comércio de móveis. Os alemães resolveram então apostar na Mobly, criada há nove meses, e que tem hoje, segundo o sócio-fundador Victor Noda, potencial para ser o principal foco de investimento do grupo, posição até então ocupada pela Dafiti.

Nos três primeiros meses, o site vendeu 100 mil produtos. O portfólio da Mobly começou com 2 mil itens, hoje tem 30 mil e espera

Estão abertas até 01 de novembro as inscrições para o 1º Prêmio Fenabrave – SC de Jornalismo, que tem por objetivo disseminar informação, promover a conscientização da sociedade e reconhecer e valorizar o papel da mídia do estado. O concurso visa premiar os melhores trabalhos da imprensa, incluindo jornal, revista, TV, rádio e web, que tratem de temas relacionados a cuidados e segurança no trânsito. As matérias devem ter sido veiculadas na imprensa durante o período de 1º de novembro de 2011 a 01 de novembro de 2012.

Com o tema “Por um trânsito mais consciente”, o principal critério de avaliação do concurso será a função social de conscientização que a reportagem deve trazer em seu conteúdo. Serão convidados para fazer parte da banca avaliadora

Univali FM lança programa para os pequenos ouvintes

Loja de móveis on-line é aposta de investidores alemães no Brasil

Abertas inscrições parao 1º Prêmio Fenabravede Jornalismoembalaram gerações. Caymmi, Chico Buarque,

Vinicios, Toquinho e The Beatles escreveram especialmente para seus filhos e os filhos de todos nós. É esse trabalho que queremos trazer”, explica Roberto Vieira, produtor do programa.

Na mesma linha a produção trará, ainda, artistas como Arnaldo Antunes, Pato Fu e Palavra Cantada, que também escrevem para esse público. O programa poderá ser acompanhado pela frequência de 94.9 MHz ou no site www.univali.br/radio.

terminar o ano com 60 mil. “É o negócio que cresceu mais rapidamente”, diz. A loja começou com o básico – mesas, cadeiras, sofás e poltronas – mas está ampliando o leque de opções, na perspectiva de se transformar numa solução completa para a casa. A empresa tem 500 funcionários e ocupa um galpão de 6 mil metros quadrados em Jundiaí, interior de São Paulo. A Rocket chegou ao Brasil no final de 2010 com a Dafiti e está presente hoje em 18 países. Atualmente, tem 23 start-ups no Brasil. Com informações do Valor Econômico (coluna Blue Chip).

jornalistas influentes do estado e profissionais ligados à indústria automotiva. Nesta primeira edição, a Fenabrave – SC irá premiar os vencedores de acordo com a categoria de inscrição, podendo o jornalista ganhar um Fiat Uno 0 km, uma moto Honda fan 150 ESDI ou uma bicicleta Caloi Terra (confira as categorias abaixo). A cerimônia de premiação será no V Congresso Estadual Fenabrave-SC, em São José, Grande Florianópolis, no dia 22 de novembro de 2012.

Os interessados podem fazer sua inscrição através do site da Fenabrave-SC www.fenabravesc.com.br/premio ou enviar seu trabalho para a sede da instituição, no endereço: Rua: José Ferreira da Silva, 43. Térreo, Centro, Itajaí SC. CEP 88301-335. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Geral

Page 18: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

18

SÉRIE A SÉRIE B

CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

Enquanto segue atrás de reforços — o meia Camilo deve ser apresentado na próxima segunda-feira —, o Avaí trata de manter o embalo na Série B do Brasileiro. Nas últimas quatro rodadas, o Leão somou 10 pontos e renovou as esperanças do torcedor.Dentro de campo, o time parece ter en-contrado o equilíbrio necessário para entrar na disputa pelo acesso. Após um início cambaleante, com vitórias importantes alternadas com derrotas inesperadas, o Avaí cresceu no mo-mento certo e, para confirmar isso, tem de ganhar o duelo contra o Guarani, terça-feira, em Campinas.Neste jogo, o técnico Hemerson Maria não poderá contar com o atacante Diogo Acosta, um dos jogadores que se destacou bastante nas últimas partidas,

O técnico do Figueirense, Hélio dos Anjos, definiu os 19 jogadores relacionados que enfrentam o Sport no sábado, às 18h30min, na Ilha do Retiro. O comandante alvinegro não poderá contar com o atacante Loco Abreu, que está com a seleção do Uruguai. Outros desfalques são: o meia Ronny, que deixou o jogo com o Flamengo com dores no púbis, o zagueiro Fred, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, também no confronto com o Rubro-negro, e Anderson Conceição, suspenso. O recém-contratado Diogo, também não estará em campo pois pertence ao Sport. O goleiro Ricardo e o volante Túlio seguem no departamento médico.

por motivo de suspensão. Felipe Alves, autor de três gols em dois jogos — um sobre o Bragantino e dois diante do ABC — tem boas chances de iniciar entre os titulares. Neste caso, o time não terá um atacante de referência na área.Mas como a equipe deverá jogar na espera e explorando o contra-ataque, as chances de Felipe aumentam. Quem está confirmado no ataque e come-morando o bom momento é Laércio. Revelado nas categorias de base do Leão, Laércio entrou na equipe há quatro rodadas e, desde então, o Avaí não perdeu mais.— Estou vivendo um momento bom, me sinto bem a vontade, com a cabeça boa e motivado para ajudar a equipe — disse Laércio.

Atacante Laércio está em boa fase e vem ajudando o Leão no Campeonato

Loco Abreu disputa amistoso com a seleção do Uruguai, contra a França

Marcelo Becker

De volta ao Criciúma após cumprir um jogo de suspensão, o atacante Lucca afirma que a mo-vimentação será a grande arma do Tigre para o jogo de amanhã contra o São Caetano, em São Caetano do Sul (SP). O Azulão já é o quarto colocado na Série B e está invicto há 13 jogos. Na visão do atacante do Tigre o time precisa se movimentar e evitar a pressão do São Caetano.- Se ficarmos mais na defensiva o jogo pode ficar perigoso. É preciso fazer com que eles corram atrás de nós também – observa o jogador.O Criciúma inicia a viagem a São Caetano com uma dúvida de última hora. O zagueiro Ozeia continua com dores no joelho direito e deve mesmo ser cortado da relação de jogadores. Se essa situação se confirmar Rogério, que já ficou no banco na partida contra o Joinville, vai estrear com a camisa do Tigre.

Esporte Fonte: Clic RBS

Page 19: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

19

Arte Culinária da Vovó Ofélia

Horóscopo da semana

Bolo Nutritivo Integral de Micro-ondas

Leg: 14:00, 16:20, 19:00, 21:40Classifica-ção - 12 anos Legendado

Amigo Holly queria muito adotar um filho, mas seu marido Nate não tem a menor ideia do que é ser pai e, no fundo, não se sente nem pronto para isso. Pressionado para mudar essa realidade, ele acaba indo parar num grupo de novos pais, lide-rados por Vic, um cara que se amarra em tirar sarro com a cara dos outros.

A Era do Gelo 4 13:10, 13:20, 17:20

Katy Perry - Part of Me - 3D 15:30, 17:30, 19:40, 21:50

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge 14:30, 15:10, 18:00, 18:20 21:10, 21:30

CINEMA - sábado e domingoGNC BALN. CAMBORIÚ SHOPPING

O que espe-rar quando você esta esperando

Ingredientes:

Bolo1 colher (sopa) de margarina em temperatura ambiente02 colheres (sopa) de farelo de trigo02 colheres (sopa) de açúcar01 ovo01 colher (sopa) de creme de leite de caixinha01 banana cortada em fatias finas1 colher (chá) de passas2 castanhas-do-pará picadasaçúcar e canela a gostoFONDANT01 colher (sopa) de suco de limão (ou suco de laranja)01 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro1 colher (café) de margarina

Modo de fazer: Misture num recipiente 1 colher de margarina em temperatura ambiente, 2 colheres de açúcar, o farelo de trigo e o fermento. Adicione o ovo e o creme de leite, misture bem e reserve. Forre todo o fundo de um recipiente próprio para microondas com açúcar, polvilhe canela a gosto e distribua a banana fatiada. Despeje a massa até um pouco abaixo do meio do recipiente (procure um adequado à quantidade de massa que você fez), salpique com as passas e a castanha do pará. Leve ao forno micro-ondas na potência alta por 4 minutos (ou até endurecer). Sirva em seguida com o fondant, chantilly ou sorvete de creme.Dica: O bolinho estará pronto quando desgrudar da lateral da xícara.Modo de preparo do Fondant: Numa tigela coloque 1 colher (sopa) de suco de limão (ou suco de laranja), 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1 colher (café) de margarina misture e leve ao micro-ondas por 10 segundos. Retire do micro-ondas e sirva em seguida sobre o bolo.

Roteiro cultural:

:: 11/08 - Mentawai Bar ::**Show Nacional Tribo de Jah** Atrações: Tribo de Jah Local: Mentawai Bar Rua Ametista, 138 - Mariscal - Bombinhas/SCInformações: 47 3393 4480 47 9995 8363 www.mentawailounge.com.br

:: 11/08 - 2ME ::**Projeto MA2HUP** Atrações: San Schwartz / Ber Schwanka / Bernardo Novaes Local: Enjoy Club Av. Atlântica, 5200 - Barra SulBalneário Camboriú/SC Informações e reservas: 47 3360 8097 / 9903 4303

:: 15/08 - Wood´s Bar ::Atrações: Marcus e Adriano / Michelle Reich Local: Wood’s Bar Av. Atlântica, 4450 - Balneário Camboriú/SC Informações e reservas: 47 3367 7739 /47 7812 3475 www.woodsbar.com.br

:: Festival Cultural da Univali recebe inscrições ::

Estão abertas, até o dia 6 de setembro, as inscrições para o 8º Festival Cultural da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento, que será realizado entre os dias 17 e 21 de setembro, no Campus Itajaí, reúne todos os tipos de manifestações culturais promovidas pela comunidade acadêmica. Na ocasião ocorrerá, paralela-mente, o 3º Concurso de Talentos Musi-cais, com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados em duas cate-gorias: Composição e Interpretação. Os regulamentos do festival e do concurso, assim como as fichas de inscrição, estão disponíveis pelo www.univali.br/even-tos - link: 8º Festival Cultural Univali. O evento marca os 48 anos da Univali e tem em sua programação espetáculos, exposi-ções, festival de dança e diversas ativida-des artísticas, que podem ser apreciadas gratuitamente.

Eventos

SÉRIE B

VariedadesGeralGeralGeralGeral 19Fonte: Clic RBS

Page 20: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

20

ALUGASala comercial na

rua 270, frente para Segunda Avenida, ao lado do Restaurante

Dom Andradre. Tratar: 9618- 0249

VENDE-SE CAMINHÃO

FORD CARGO TRU-CADO NO BAÚ. ANO 1987 TRATAR: (47)

9644.1404 9199.3699

CONTRATA-SECorreio do Município contrata:

vendedor de publicidade para região de Porto Belo e Bombinhas. (47)

9947 3206

[email protected]: 3268-6886

Gráfica admite para

inícioimediato:

Encartadores/Interca-ladores / Oferecemos: Registro em carteira

e Treinamento. Idade de 18 a 35 anos. (SEXO

MASCULINO)Período noturno. Em Itapema. Comparecer

à Rua 288 – nº 615 (em frente à Fabro

Bebidas) – Meia Praia – SOMENTE APÓS 20 hs. Falar com Viviane

- 8896-9238 (Tim)

(Cod. 270) ALTO SÃO BENTO- Ótima oportunidade!!!Terreno com 88 m² e com benfeitorias. R$50.000,00(Cod. 183) ALTO SÃO BENTO - Vende-se casa com 02 dorms + dependências + Vaga para garagem. R$130.000,00, aceita-se financiamento.

(Cod. 090) ALTO SÃO BEN-TO – Casa com 02 dorms + dependências + Vaga para Garagem. R$135.000.00, aceita-se financiamento.

(Com. 230) ALTO SÃO BENTO – Casa com 02 dorms e de-mais dependências, terreno com área total de 385,00m² e amplo espaço nos fundos.

VENDA

IGREJA LUZ E VIDACOMUNIDADE EVANGÉLICA

Um lugar de paz e esperança!

Rua 418, esq. rua 412 A, Morretes . Fone: (47) 9161 8649

Ministério Pastor Carlos e Pastora NeuzaCultos a partir das 19h30 Terças, Quintas, Sábados e Domingos

e nas Quartas, após às 18h.

Bem aventurado o homem cuja força está no Senhor - Sl. 84:5

Aceita financiamento bancá-rio. R$180.000,00.

(Cod. 91) VÁRZEA – Casa com 02 dorms ( sendo uma suíte), demais dependências e Vaga para Garagem. Acei-ta financiamento bancário. R$165.000,00 .

(Cod.267)MEIA PRAIA- APTO DE 01 DORM + 01 SUÌTE+ Dependências e vaga para garagem.Ótima localização.R$215.000,00

(Cod. 254) MEIA PRAIA – APTO DE 01 DORM + 01 SU-ÍTE + Dependências + Gara-gem Privativa, com excelente localização. R$ 285.000,00 valor á vista.

(Cod. 259) MEIA PRAIA - APTO 02 DORMS + 01 SUÍTE + Dependências + Garagem Privativa. R$ 315.000,00 aceita-se Financiamento.

(Cod. 272) MEIA PRAIA - APTO DE 02 DORMS + 01SU-ÍTE + Dependências +Garagem Privativa. R$370.000,00 aceita-se Fi-nanciamento.

(Cod. 261) PEREQUÊ - Casa com 04 dorms (sendo02 suí-tes), demais dependências e vaga para garagem, terreno com área total de 300m², contendo espaço nos fun-dos. Rua pavimentada. R$ 260.000,00

CONSULTE CRÉDITOS DE FINANCIAMENTOS

Rua 246, no 297 – sala 3 – Meia Praia – Itapema/SC (47)3268-1047 / 3368-2639Visite nosso site: www.corretoraribeiroimoveis.com.br

ANUNCIE AQUI!CLASSICorreio

ÁREA 5.200M2 LOCAL: SERTÃO DO TROMBUDO

Rua: Antônio OliveiraÁrea de terra arborizada e com vista para o mar

TRATAR: FONE (47) 9947.3206

Logus 94 segundo dono. 1.8 CLi, gasolina, dir hidr. cinza. Pequenos

retoques na lataria. R$ 3000,00 Con-tato: 47 99047970 Itapema/SC.

VENDO TERRENO

VENDO!!!

Fone: (47) 3368 0185Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praia

email: [email protected]

LivrosPapelariaRevistasJornaisFotocópia

Page 21: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

21

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

479

Suspensão especial . Autoelétrica . Som & Acessórios

(47) 3368 9768 . [email protected]

Rua 408, n 535 . Morretes . Itapema . SC

TUBOS, FLANGES E CONEXÕES EM FERRO FUNDI-

DO E MATERIAIS DIVERSOS PARA SANEAMENTO

BÁSICO. SERVIÇOS DE TORNO, FRESA E USINA-

GEM EM GERAL. CONFECÇÃO DE COMPORTAS

GUARDA-CORPO E CORRIMÃO EM DIVEROS TIPOS

Page 22: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

22

(47) 9652 - 6889Avenida Nereu Ramos, 2861 Sala: 03 e 04

ALESSANDRA TERESA GOMESOAB SC 29.577 . [email protected]

CLASSICorreio

MARMORARIA CUKI

Mármores - Granitos - EscadariasSoleiras de Janelas - Pias de

Mármores e Granitos

Page 23: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

23

Rolamentos e RetentoresAv. Nereu Ramos, nº 505 – Centro - Itapema

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

ANUNCIE AQUI!

CLASSICorreio

ANUNCIE AQUI!CLASSICorreio

Ligue: 3268 6886

Page 24: Correio 84

Edição 84 - 11 de agosto de 2012

24CINEMA

Veja a crônica exclusiva da Coluna do Juquista, sobre o

“cãozinho Caiubí”

Confira a estreia do filme “O que espe-rar quando você está esperando”, com Rodrigo Santoro no elenco

>> Pág 19

Pág 02 >> OPINIÃO

CN

PJ

DA

CO

LIG

ÃO

: 15.

931.

252/

0001

-01

/ CN

PJ

DO

VE

ÍCU

LO: 1

1.51

0.97

0/00

01-5

3 /V

ALO

R D

O A

NC

IO: R

$ 71

0,00