coordenaçãogeral de tributação - página inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; ....

5

Click here to load reader

Upload: lyliem

Post on 28-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CoordenaçãoGeral de Tributação - Página Inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) corrente galvânica e corrente

Cosit Fls. 1

1

Coordenação­Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 55 ­ Cosit Data 20 de fevereiro de 2014

Processo

Interessado

CNPJ/CPF

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA ­ IRPJ LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA.

Para fins de determinação da base de cálculo presumida do IRPJ, as atividades de fisioterapia e terapia ocupacional são contempladas pelo art. 29 da Lei nº 11.727, de 2008, desde que a prestadora destes serviços esteja organizada sob a forma de sociedade empresária e atenda às normas da Anvisa.

Dispositivos Legais: Lei nº 9.249, de 1995, com alterações, art. 15, § 1º, III, “a”; Lei nº 11.727, de 2008, arts. 29 e 41, VI; Resolução ­ RDC Anvisa nº 50, de 2002.

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO ­ CSLL LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA.

Para fins de determinação da base de cálculo presumida da CSLL, as atividades de fisioterapia e terapia ocupacional são contempladas pelo art. 29 da Lei nº 11.727, de 2008, desde que a prestadora destes serviços esteja organizada sob a forma de sociedade empresária e atenda às normas da Anvisa.

Dispositivos Legais: Lei nº 9.249, de 1995, com alterações, arts. 15, § 1º, III, “a”, e 20; Lei nº 11.727, de 2008, arts. 29 e 41, VI; Resolução ­ RDC Anvisa nº 50, de 2002.

Relatório

A empresa acima qualificada, cujo principal objeto social é a prestação de serviços na área de fisioterapia, bem como pesquisa voltada para a área de esporte e condicionamento físico e atividades de ensino de esportes e condicionamento físico, formula

Page 2: CoordenaçãoGeral de Tributação - Página Inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) corrente galvânica e corrente

SSoolluuççããoo de Consulta n.º 55 Cosit Fls. 2

2

consulta acerca da interpretação de legislação tributária, nos termos que são, resumidamente, transcritos abaixo.

2. Informa que, com vistas a executar as atividades inerentes ao seu contrato social, o contribuinte não será estabelecido, prestará serviços fisioterápicos diretamente no cliente.

3. A consulente registra que, por não ser estabelecido, segundo a Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária (Covisa) não é possível ser cadastrado nestas condições, fato que impede a obtenção de licença junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária­ Anvisa.

4. Nesta linha, a consulente faz menção a Lei nº 9.249/1995, artigo 15, parágrafo 1o, Inciso III, alínea “a” e a Lei nº 11.727/2008, artigo 29, bem como a solução de consulta RFB da 4º Região nº 84/2012 ­ DOU de 28/11/2012, acrescentando que as referidas normas legais determinam que o prestador de serviços fisioterápicos poderá utilizar as alíquotas de 8% de IRPJ e 12% de CSLL desde que a prestadora destes serviços seja organizada sob a forma de sociedade empresária e atenda as normas da Anvisa.

5. Por fim a consulente, ante o exposto, formulou o seu questionamento da seguinte forma:

“Impedido de obter a licença na Anvisa, motivado pela ausência de estabelecimento, o contribuinte poderá atribuir as alíquotas citadas sobre a prestação de serviços fisioterápicos?”

6. É o relatório.

Fundamentos

7. A formalização da consulta à legislação tributária subordina­se ao disposto nos artigos 46 a 53 do Decreto nº 70.235, de 1972, nos artigos 48 a 50 da Lei nº 9.430, de 1996 e nos artigos 88 a 102 do Decreto nº 7.574, de 2011. A matéria se encontra regulamentada, no âmbito da RFB, pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de setembro de 2013, que substituiu a Instrução Normativa RFB nº 740, de 02 de maio de 2007.

8. Preliminarmente, importa observar que o instituto da consulta sobre a interpretação da legislação tributária, relativa aos tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), tem o objetivo de dirimir dúvidas concernentes a dispositivos da legislação tributária aplicável a fatos concretos e determinados, relatados pelo sujeito passivo de obrigação tributária, principal ou acessória. Convém enfatizar que o escopo único do instituto é, tão somente, fornecer ao sujeito passivo a interpretação, adotada pela RFB, acerca de determinada norma tributária, a qual discipline situações por ele enfrentadas e cujo sentido lhe pareça dúbio, obscuro ou de difícil compreensão. Ainda nesta linha, não serão objeto de análise questões relativas a dúvidas quanto aos procedimentos a serem adotados pelo contribuinte, ou mesmo com relação a correção do seu entendimento na aplicação da norma uma vez que tais questionamentos constituem matéria estranha à esfera de competência deste órgão.

9. A presente consulta versa sobre a possibilidade da interessada se beneficiar da alíquota reduzida de 8%(oito por cento) para o recolhimento do IRPJ e de 12%(doze por cento)

Page 3: CoordenaçãoGeral de Tributação - Página Inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) corrente galvânica e corrente

SSoolluuççããoo de Consulta n.º 55 Cosit Fls. 3

3

para o recolhimento da CSLL, nos termos da Lei nº 9.249/1995 (art. 15, §1º, III, “a”), com a alteração promovida pelo art. 29 da Lei nº 11.727, de 23 de junho de 2008, na ausência de estabelecimento sede e na impossibilidade de obter a licença da Anvisa.

10. Para subsidiar a presente análise cumpre reproduzir os trechos das normas retromencionadas, bem como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária nº 50, de 2002 (os grifos não constam do original):

LEI nº 9.249, de 1995 (...)

“Art. 15. A base de cálculo do imposto, em cada mês, será determinada mediante a aplicação do percentual de oito por cento sobre a receita bruta auferida mensalmente, observado o disposto nos arts. 30 a 35 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995. § 1º Nas seguintes atividades, o percentual de que trata este artigo será de: (...) III ­ trinta e dois por cento, para as atividades de: a) prestação de serviços em geral, exceto a de serviços hospitalares e de auxílio diagnóstico e terapia, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, medicina nuclear e análises e patologias clínicas, desde que a prestadora destes serviços seja organizada sob a forma de sociedade empresária e atenda às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa; (Redação dada pela Lei nº 11.727, de 2008) (...) Art. 20. A base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, devida pelas pessoas jurídicas que efetuarem o pagamento mensal a que se referem os arts. 27 e 29 a 34 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995, e pelas pessoas jurídicas desobrigadas de escrituração contábil, corresponderá a doze por cento da receita bruta, na forma definida na legislação vigente, auferida em cada mês do ano­calendário, exceto para as pessoas jurídicas que exerçam as atividades a que se refere o inciso III do § 1º do art. 15, cujo percentual corresponderá a trinta e dois por cento. (Redação dada Lei nº 10.684, de 2003)

(...)

RDC ANVISA nº 50, de 2002

(...)

4.8.1­preparar o paciente; 4.8.2­realizar procedimentos: a) por meio da fisioterapia ­ através de meios físicos: . Termoterapia (tratamento através de calor) ­forno de Bier, infravermelho, Ultravioleta, ondas curtas, ultra­som e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) ­corrente galvânica e corrente farádica; . Cinesioterapia (tratamento através de movimento) ­exercício ativo, exercício passivo

e exercício assistido (com ajuda de aparelhos);

Page 4: CoordenaçãoGeral de Tributação - Página Inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) corrente galvânica e corrente

SSoolluuççããoo de Consulta n.º 55 Cosit Fls. 4

4

. Mecanoterapia (tratamento através de aparelhos) ­tração cervical, tração lombar, bicicleta fixa, bota de Delorene, mesa de Kanavel, espelho de postura, barra de Ling, escada e rampa, roda de ombro, paralela, tatame e quadro balcânico;

. Hidroterapia (tratamento por meio de água) ­turbilhão, tanque de Hubbad e piscina; (...)

11. Conforme se pode observar, as atividades de fisioterapia incluem­se na prestação de serviços de auxílio diagnóstico e terapia prevista no art. 15, § 1º, III, “a”, da Lei nº 9.249, de 1995, com redação dada pelo art. 29 da Lei nº 11.727, de 2008. Por outro lado, os dispositivos reproduzidos ressaltam que além de ter que atender as normas da Anvisa, os serviços devem ser prestados por sociedade empresária cujo estabelecimento possua estrutura física condizente com atividade econômica organizada para a produção de serviços, ou seja, é necessário um estabelecimento sede e a correspondente licença da Anvisa. Conforme relatado pela própria consulente, a empresa não possui estabelecimento sede e por esta condição está impossibilitada de obter a licença necessária para se enquadrar nas condições exigidas pelas normas regulamentares.

Conclusão

12. Diante do exposto, proponho que a presente consulta seja solucionada de forma a esclarecer a interessada que:

­ A empresa não poderá utilizar os percentuais de 8% (oito por cento) e 12% (doze por cento) sobre a receita bruta auferida na prestação de serviços de fisioterapia, para determinação da base de cálculo trimestral do IRPJ e da CSLL, respectivamente, nos termos de art. 15, § 1º, III, “a”, da Lei nº 9.249, de 1995, com redação dada pelo art. 29 da Lei nº 11.727, de 2008, tendo em vista que não está organizada sob a forma de sociedade empresária e por não atender às normas da Anvisa.

À consideração superior.

Assinado digitalmente por Mario Jorge Rente da Silva

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Matr. 13.862

De acordo. Encaminhe­se à Coordenadora da Cotir.

Assinado Digitalmente por José Carlos Sabino Alves

Auditor­Fiscal da RFB mat. 20.241 Chefe da Divisão de Tributação/SRRF07

Page 5: CoordenaçãoGeral de Tributação - Página Inicial · ondas curtas, ultrasom e parafina; . Eletroterapia (tratamento através de corrente elétrica) corrente galvânica e corrente

SSoolluuççããoo de Consulta n.º 55 Cosit Fls. 5

5

De acordo. Ao Coordenador­Geral da Cosit para aprovação.

Assinado Digitalmente por Cláudia Lucia Pimentel Martins da Silva

Coordenadora da Cotir

Ordem de Intimação

Aprovo a Solução de Consulta (ou de Divergência). Publique­se e divulgue­se nos termos do art. 27 da IN RFB nº 1.396, de 16 de setembro de 2013. Dê­se ciência ao interessado.

FERNANDO MOMBELLI Coordenador­Geral da Cosit