conversão de valores mobiliários ao portador em … · • os valores mobiliários ao portador...

2
CHEGOU A HORA DE CONVERTER OS VALORES MOBILIÁRIOS AO PORTADOR Em Maio de 2017, foi aprovado a Lei nº 15/2017 que determinou o fim da emissão de valores mobiliários ao portador e a obrigação de converter os existentes. Estas alterações introduzidas por este diploma legislavo consubstanciam mais uma medida de combate ao branqueamento de capitais. Mais recentemente, foi aprovado o Decreto-lei nº123/2017, de 25 de Setembro, que estabelece as disposições necessárias à execução da Lei nº15/2017, de 3 de Maio, e ainda altera algumas disposições do Código das Sociedades Comerciais e do Código dos Valores Mobiliários. Deste modo, evidenciamos as principais alterações a ter em conta: A conversão dos valores mobiliários ao portador opera por: Anotação na conta de registo individualizado dos valores mobiliários escriturais ao portador ou dos valores mobiliários tulados ao portador integrados em sistema centralizado; ou, Por substuição dos tulos ou por alteração das menções deles constantes, realizadas pelo emitente. As endades emitentes de Valores mobiliários ao portador devem promover o processo de conversão destes em nominavos. WWW.CAIADOGUERREIRO.COM

Upload: lethu

Post on 05-Oct-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conversão de Valores Mobiliários ao Portador em … · • Os valores mobiliários ao portador integrados em sistema centralizado que não tenham sido convertidos por iniciativa

CHEGOU A HORA DE CONVERTER OS VALORES MOBILIÁRIOS AO PORTADOR

Em Maio de 2017, foi aprovado a Lei nº 15/2017 que determinou o fim da emissão de valores

mobiliários ao portador e a obrigação de converter os existentes. Estas alterações introduzidas por

este diploma legislativo consubstanciam mais uma medida de combate ao branqueamento de

capitais.

Mais recentemente, foi aprovado o Decreto-lei nº123/2017, de 25 de Setembro, que estabelece as

disposições necessárias à execução da Lei nº15/2017, de 3 de Maio, e ainda altera algumas

disposições do Código das Sociedades Comerciais e do Código dos Valores Mobiliários.

Deste modo, evidenciamos as principais alterações a ter em conta:

• A conversão dos valores mobiliários ao portador opera por:

• Anotação na conta de registo individualizado dos valores mobiliários escriturais ao portador

ou dos valores mobiliários titulados ao portador integrados em sistema centralizado; ou,

• Por substituição dos títulos ou por alteração das menções deles constantes, realizadas pelo

emitente.

• As entidades emitentes de Valores mobiliários ao portador devem promover o processo de

conversão destes em nominativos.

WWW.CAIADOGUERREIRO.COM

Page 2: Conversão de Valores Mobiliários ao Portador em … · • Os valores mobiliários ao portador integrados em sistema centralizado que não tenham sido convertidos por iniciativa

• Os valores mobiliários ao portador integrados em sistema centralizado que não tenham sido convertidos por iniciativa do emitente, poderão ser convertidos pela entidade gestora do sistema centralizado.

• As entidades emitentes e os detentores de valores mobiliários ao portador têm um prazo de seis meses para efetuar a conversão, contado desde a publicação da Lei 15/2017, ou seja, a conversão deverá ser feita até 4 de novembro de 2017.

• Esgotado o prazo para a conversão, os detentores das ações ao portador mantêm o direito de as converter em títulos nominativos, mas estarão impedidos de receber dividendos ou outros rendimentos até que a conversão seja feita.

• As alterações ao contrato de sociedade e demais documentos relativos as condições de emissão de valores mobiliários, necessárias para efetuar a conversão destes valores podem ser deliberadas pelo Conselho de Administração, sem depender de aprovação prévia da Assembleia Geral.

• Os atos de registo comercial praticados ao abrigo dos procedimentos previstos neste diploma encontram-se isentos do pagamento de emolumentos.

Note ainda que a conversão dos títulos ao portador em títulos nominativos será de publicitação obrigatória nos sites das empresas e no Portal da Justiça.

Ricardo Rodrigues [email protected]

Henrique Sousa [email protected]

O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido.

Aconselhamento especí�co deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma

dúvida sobre uma questão de direito Português, não hesite em contactar-nos.

WWW.CAIADOGUERREIRO.COM