conversa sobre golpe de 64 cremilda moutinho, jahi amani e … · 2019-04-08 · conversa sobre...

23
Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda de Conversa aberto a comunidade de Mariana sobre o Golpe de 1964, que ocorrerá no dia 02 de abril, das 17h às 19h no Terminal turístico da cidade. A conversa terá início com as falas da professora Marta Maia do departamento de Jornalismo e dos professores Luiz Estevam de Oliveira Fernandes e Valdei Araújo do departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto. A mediação do evento será realizada pela acadêmica Lerrannya Lasmar, do CA de História "Marielle Franco". A cobertura terá enfoque na relação levantada dentro do evento, entre a comunidade acadêmica e a comunidade marianense dentro da temática. Buscando evidenciar as falas dos professores e dos demais envolvidos,traremos entrevistas com os mesmos e cobertura fotográfica. Traçaremos relatos de moradores sobre o assunto em pauta e articularemos com os demais materiais. Possíveis perguntas: Os porquês do evento ( dia, convidados, idéia do evento, etc). Qual o motivo do acontecimento do evento fora do espaço universitário? Qual a importância de se levantar esse tema neste espaço? O que a comunidade tem achado da discussão deste tema neste espaço? Fontes: Marta Maia Luiz Estevam de Oliveira Fernandes Valdei Araújo Lerrannya Lasmar O outros possíveis participantes > Multimídia: Texto e fotografia. > Matéria para editoria de UFOP e Comunidade.

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Conversa sobre golpe de 64Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander

Vamos cobrir o evento Roda de Conversa aberto a comunidade de Mariana sobre o Golpe de 1964, queocorrerá no dia 02 de abril, das 17h às 19h no Terminal turístico da cidade. A conversa terá início com asfalas da professora Marta Maia do departamento de Jornalismo e dos professores Luiz Estevam de OliveiraFernandes e Valdei Araújo do departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto. A mediaçãodo evento será realizada pela acadêmica Lerrannya Lasmar, do CA de História "Marielle Franco".

A cobertura terá enfoque na relação levantada dentro do evento, entre a comunidade acadêmica e acomunidade marianense dentro da temática. Buscando evidenciar as falas dos professores e dos demaisenvolvidos,traremos entrevistas com os mesmos e cobertura fotográfica. Traçaremos relatos de moradoressobre o assunto em pauta e articularemos com os demais materiais.

Possíveis perguntas:Os porquês do evento ( dia, convidados, idéia do evento, etc).Qual o motivo do acontecimento do evento fora do espaço universitário? Qual a importância de se levantar esse tema neste espaço?O que a comunidade tem achado da discussão deste tema neste espaço?

Fontes: Marta MaiaLuiz Estevam de Oliveira FernandesValdei AraújoLerrannya LasmarO outros possíveis participantes

> Multimídia: Texto e fotografia.

> Matéria para editoria de UFOP e Comunidade.

Page 2: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Cobrança de águaJonathan Robert e Marcela Paterlini

A notícia irá falar sobre o início da cobrança da Tarifa Básica operacional (TBO) no município de Mariana.No dia 20 de março, em uma audiência pública a população de mariana recebeu a notícia sobre o começo dacobrança da tarifa básica operacional do SAAE a partir de maio de 2019. A taxa varia conforme a categoriado imóvel, e são elas: Residencial Social (9,80), Residencial Comum (19,60), Comércio (46,90), Indústria(46,90), Público (46,90), Outros(46,90).

A SAAE informa que futuramente a tarifação vai variar conforme o consumo, para isso será necessária ainstalação de hidrômetros, que será cobrado na fatura do imóvel. Ainda não há previsão para tal cobrança,enquanto isso a taxa será fixa conforme a tarifa básica operacional. Apesar de a SAAE afirmar que a água deMariana é tratada, a população ainda se mostra insatisfeita com a qualidade da água.

A notícia irá procurar alguns moradores de Mariana e distritos para ouvir as reclamações sobre a água ereações a nova cobrança. Além disso, mostraremos os pontos mais relevantes do estudo apresentado naaudiência pública no dia 20 de março.

Possíveis perguntas à Assessoria de imprensa da SAAE:• Como funciona o tratamento de água e esgoto?• A prefeitura de Mariana faz algum repasse a SAAE? Se sim, como é aplicado?• Se segundo a SAAE a água já é tratada, a tarifa básica operacional é aplicada para quais tipos de

serviço?• Qual o critério utilizado para definição dessa taxa?• A tarifa básica operacional vale para os distritos?• A partir de quais pontos da cidade serão instalados os hidrômetros?

Fontes:Assessoria de imprensa da SAAE (contatos a procurar)Moradores de Mariana e distritosEstudo apresentado na audiência pública (à procurar)Conselho de Controle Social e Saneamento Básico de Mariana

Page 3: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Diálogo sobre inclusão Cintia Rita Soares de Freitas e Cristina de Oliveira Trindade*

Vamos falar sobre a necessidade de se ter um projeto como esse na universidade, entendendo quem são osidealizadores, quem está fazendo parte e a participação ativa do NEI (Núcleo de Educação Inclusiva UFOP).

Mostraremos também como estão os preparativos para o projeto. Apontando quais são as expectativas dosalunos, tendo em vista que o Diálogo sobre inclusão acaba se tornando um verdadeiro “manual”, pois explicae mostra como é simples e fundamental aprender à lidar com a diversidade.

O mais interessante é que serão convidados diversos especialistas ligados diretamente aos assuntosabordados, tornando assim o ambiente mais acolhedor e possibilitando maior entendimento do tema emquestão. Como sendo uma das participantes, vejo como é fundamental entender o projeto com maior clareza,tentar entender as dificuldades e conquistas de alguém é de suma importância para sairmos da universidadeprofissionais aptos para lidar com diversas situações.

Abordagem: ● Por que houve a necessidade de ter um projeto para diminuir as dificuldades de interação entre os alunos? ● Quando será realizado os eventos? ● Ocorrerá em todos os campus da universidade? ● Qual a expectativa perante o projeto? ● Como foi lidar com a necessidade de promover a “quebra de gelo” entre os alunos?

Fontes: ● Adrienne Santana (Coordenadora do NEI UFOP): 031 99393-0580

Alunos envolvidos com o projeto: ● Aline Luiza de Moura Freitas: 031 9 8587-2044 ● Cleyfane Luiza de Morais: 031 9 8870-7674

Page 4: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Bênção de Ramos e ProcissãoErnesto Coelho Neto e Renata Ruas*

Vamos acompanhar a Bênção de Ramos que ocorre no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e logoapós, iremos seguir com uma procissão até a Praça da Sé.

A Bênção de Ramos faz parte da Semana Santa, dando início aos preparativos para a Páscoa. Ela iráacontecer no dia 14 de abril (domingo), no pátio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e depois haverá aprocissão até a Praça da Sé.

Esse evento vai contar com a participação do Arcebispo Dom Airton José dos Santos e com a colaboração dapopulação marianense. A pauta entrevistará o padre da paróquia para detalhar mais sobre a importância desseevento e as suas expectativas para a Semana Santa.

Abordagem: - Qual a importância da Semana Santa para os católicos?- Qual o significado dos ramos? E qual a utilização dele?- Qual o paramento que será utilizado no Domingo de Ramos? E por que?- Qual o significado do uso das matracas durante a Semana Santa?- Qual o horário da missa e da procissão?- Nos últimos anos, a participação dos fiéis tem crescido consideravelmente? E para este ano, qual aexpectativa?- Por que as imagens dos santos ficam cobertas durante a Quaresma?- Qual a importância do Arcebispo estar presente neste evento?

Fontes:Entrevistado: Geraldo Barbosa - Padre da Paróquia Nossa Senhora do RosárioObs: A Paróquia Nossa Senhora do Rosário não possui telefone, conseguimos entrar em contato com aParóquia Sagrado Coração de Jesus que conseguiu nos informar de como iremos conseguir falar com o padreGeraldo Barbosa.

Telefone da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – (31) 3557117

Telefone - celular da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – (31) 988643562

Page 5: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Agentes comunitários em MarianaEmanuel Sillva e Joana Rosário

A notícia irá abordar a cobertura e distribuição dos agentes comunitários de saúde em Mariana. Ocorrerá nodia 06/04 (sábado) um evento sobre a conscientização da população e a importância de prevenção àproliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em aproveitamento do evento de conscientização da secretária de saúde no município de Mariana contra oAedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela) e aproveitando ogancho que de acordo com os dados da Subsecretaria de Vigilância e Promoção à Saúde, 80% dos criadourosdo mosquito estão em casas e quintais. Buscamos saber como é feito a distribuição dos agentes de vigilâncianos bairros de Mariana, visto que, a cidade possui uma população estimada em 58.233 habitantes, segundo osenso de 2014.

Angulação: Temos com intuito dessa pauta mapear a distribuição do acesso de saúde em todo territórioMarianense. Partindo do trabalho realizado pelos agentes de saúde, podendo acompanhar um dia de trabalhodesses agentes de endemias. O foco é na saúde com o gancho no trabalho desses profissionais, o ritmo, aimportância no controle, o modo de funcionamento interno, de abordagem e repartições de bairros. Aodecorrer, perguntas relacionadas ao trabalho desempenhado, funcionamento, relação de distribuição deespaços e dificuldades enfrentadas por esses trabalhadores.

Possíveis perguntas as fontes: Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro?➢ Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro? Em média, quantas casas são visitadas por semana?➢ Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro? Como é feita a abordagem nas casas?➢ Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro? Quais as dificuldades enfrentadas no serviço?➢ Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro? Qual a periodicidade das visitas domiciliares?➢ Como é feita a distribuição dos agentes para cada bairro?

Fontes: Secretaria de Saúde de Mariana. (3357 9801)

Agentes preventivos (a serem entrevistados no dia do evento)

Secretário de saúde Danilo Brito (a procurar)

Subsecretaria de Vigilância em SaúdeRua Dinamarca, 37, Fonte da Saudade.

http://www.mariana.mg.gov.br/noticia/5194/secretaria-de-saude-intensifica-acoes-de-combate-a-dengue-no-municipio

Multimídia: FotosMatéria para editoria: Saúde

Page 6: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Trabalho autônomo no Bike EnduroMateus Santos e Pâmela SiqueiraEditoria: Trabalho

Iremos cobrir nos dias 06 e 07 de abril, o XXVIII BIKE ENDURO EDIÇÃO 2019, que acontecerá emMariana, a primaz de Minas. Por ser um dos maiores eventos de ciclismo do Estado de Minas Gerais, acidade mineira atrairá centenas de pessoas e consequentemente movimentará a economia local eprincipalmente o trabalho eventual e autônomo.

Há pouco mais de três anos, o município sofreu com o rompimento da barragem do Fundão, padecendo coma situação financeira da cidade abalada, levando os moradores que perderam os empregos, buscaremalternativas diversas, para assim, incrementar ou obter uma renda. Em grandes eventos como este, surgemoportunidades, tanto para trabalhar na organização, nos dias do evento e com vendas distintas, tanto no setoralimentício como artesanatos e elementos recreativos.

Ciclistas de várias partes do Brasil e do mundo percorrem a Região dos Inconfidentes em dois dias de prova.O evento contará com uma programação especial além das provas de Mountain Bike, a programaçãocomeçará no sábado a partir das 12h00 na Arena Mariana e terminará às 20h00 com um show. Já nodomingo, terá início às 7h00 e tem previsão de encerramento às 16h00, na Praça da Sé.

Possíveis perguntas:

Para o Secretário (ou quem puder responder):● Quantas pessoas trabalharão no evento ao todo?● Quais os grupos de trabalhadores vocês contrataram? Seguranças? Auxiliares?● Como é feito o trabalho voluntário?● Onde se inscreve? Quem procurar para se inscrever?● Houve muito procura para trabalhar no evento?● Onde é divulgado a necessidade de trabalhadores eventuais?

Para os voluntários:● Como está sendo o trabalho?● Trabalharam os dois dias?● Desempregado? Se sim, há quanto tempo?● O que o voluntário acha quando a prefeitura precisa desses trabalhos temporários?● Ajuda na renda?● Você sempre procura por trabalhos eventuais?

Para a Associação de Ciclismo:● Houve muitas inscrições?● Como é feito o planejamento do trajeto e do evento em si?● O que acham dos trabalhadores que auxiliam nos dias do evento?

Para as lojas de Bicicleta e Manutenção:● São muito procurados por ciclistas em épocas de eventos como o Bike Enduro?● Com esses eventos as lojas conseguem perceber uma melhoria nas finanças?

Fontes:● Efraim Rocha, Secretário de Cultura - Rua Direita, n° 93. Centro (Centro de Atendimento ao

Turista) - Telefone: (31) 3558 - 2315 / 2314● Associação de Ciclismo de Mariana - [email protected]● Freitas Bike - Loja de Bicicleta e Manutenção - Rua do Catete - Telefone: (31) 3557 - 1278● Trabalhadores voluntários nos dias do evento

Page 7: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

● http://www.mariana.mg.gov.br/evento/875/bike-enduro-inscricoes

PROGRAMAÇÃO: Dia 6 de abril (Sábado) – Arena Mariana:12h ás 15h – Trail Run - confirmação de inscrição e entrega dos números15h30 – Largada do Trail Run16h – Show16h às 20h –Confirmação de inscrição e entrega dos números. (no ato da confirmação de inscrição o atletadeverá trazer 2Kg de alimento não perecível exceto sal e fubá (obrigatório)18h – Largada Desafio MTB19h – Premiação Trail Run e Desafio MTB20h – Show

Dia 07 de abril (Domingo) - Praça da Sé:7h às 8h15- Confirmação de inscrição e entrega dos números8h50 - Alinhamento das categorias dos percursos completo e reduzido9h - 1ª largada categorias percurso completo9h05 - 2ª largada categorias percurso reduzido10h10 - Previsão da chegada do 1º atleta percurso reduzido10h50 - Previsão da chegada do 1º atleta percurso completo11h30 – Resultado extra oficial (1º parcial)13h30 - Previsão do resultado13h45 às 14h - Tempo de recurso (previsão)14h15 - Homologação oficial (previsão)14h30 - Inicio da premiação16h - Previsão para encerramento da prova

Page 8: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Venda de ovos de páscoa artesanaisGabriela Lopes Gomes e Romilda FurtadoEditoria: Trabalho

Buscaremos falar sobre a fabricação de ovos de páscoa caseiros como fonte complementar de renda dos moradores locais da cidade de Mariana. Acreditamos que esse assunto é bastante relevante, pois é uma formade encorajar o comércio local e o trabalho autônomo nessa região.

Faremos uma entrevista com fabricantes de ovos de páscoa local, com a franquia da Cacau Show localizada na cidade de Mariana e com dois consumidores, com o objetivo de esclarecer os diferenciais de ambos os tipos de venda e o impacto gerado.

Questões a serem levantadas:1. O que leva a pessoa a investir na fabricação dos próprios ovos de páscoa?2. Quando surgiu a ideia de produzir os próprios ovos de páscoa?3. Qual o impacto das vendas na renda de quem vende?4. A produção é em pouca, média ou em larga escala?5. Como é feita a venda dos ovos? (de casa em casa, para varejos da região, por meios deredes sociais, telefone, propaganda, publicidade)6. Em paralelo a venda de ovos, a pessoa investe seu tempo com outro projeto?7. Cada vez mais pessoas optam por produzir seus próprios ovos de páscoa. Isso influi nas vendas da Cacau Show?8. Os funcionários da Cacau Show residem na cidade?9. Por que comprar ovos de páscoa artesanais e não ovos de páscoa industriais?10. Como descobriu a venda de ovos artesanais?11. Como o consumidor define o custo-benefício?

Fontes:Cacau ShowTelefone: (31) 3558-1623 Endereço: Praça Cláudio Manoel, 12 - CENTRO, Mariana

GabrielaAutônoma, fundadora da Confeitaria GABI DOCESTelefone: (31) 98255-7735

Page 9: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Procissão das AlmasCamila Chaves e Mariana CarvalhoEditoria: Turismo

Cobriremos a procissão das Almas, que é um evento religioso que ocorre anualmente durante a SemanaSanta em Mariana. Esse ano será no dia dezenove de abril durante a madrugada da sexta-feira da Paixão parao sábado de Aleluia. A mesma foi narrada pela primeira vez pelo escritor Waldemar de Moura Santos em1966, no seu livro “Lendas Marianenses”. Envolve uma lenda que nasceu na própria cidade e diversosreligiosos a mantém viva, repassando para seus descendentes.

Encaminhamento: Iremos na Casa de Cultura para nos informarmos mais sobre o acontecimento e quem é oresponsável pela organização. Ouviremos a população e descobriremos o quanto esse evento, que tem comofoco uma lenda nativa, afeta e colabora com o turismo da cidade histórica, tanto em relação a hotéis quantoao movimento dentro dela.

Questões a serem levantadas:• Em quê consiste a lenda?• Como a cidade lida com ela?• Como é o impacto desse feriado em relação ao turismo da cidade?

Page 10: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Encontros da Associação de DoulasLívia Machado Santesso e Marina Fioravante

A proposta da pauta tem como objetivo relatar relatar os encontros feitos pela Associação dasDoulas da Região dos Inconfidentes (ADOREI) e o seu trabalho com as mães grávidas na região deMariana.

O parto é um momento de muita importância na vida de uma mulher, entretanto, o Brasil é um dospaíses com maior violência obstétrica. Com o objetivo de tornar a experiências positivas no parto demuitas mulheres, houve um grande surgimento e a procura de doulas, que são mulheres semexperiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a mãe na hora do parto e nos cuidadoscom o bebê. O papel da doula neste momento é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade,suporte emocional, físico e informativo durante este período.

Na região de Mariana este surgimento de doulas também se mostra visível. Existe a Associação dasDoulas da Região dos Inconfidentes (ADOREI), que ainda é recente, porém, o grupo já trabalha emtorno de criar seu estatuto e aumentar ainda mais o número de doulas. As doulas da região deMariana realizam reuniões periodicamente todo final do mês, com intuito de compartilharem suasexperiências e ajudar as grávidas a partir de uma roda de conversa.

Angulação: O intuito da pauta é buscar através de entrevista com as doulas participantes daADOREI, como foi surgiu o grupo e relatar as reuniões periódicas que elas participam junto com ogrupo Gestar, no qual elas apoiam as grávidas com conversa e ajuda na hora do parto.

Possíveis perguntas:- Qual foi a maior motivação em ajudar as mulheres neste momento de sua vida?- Quando que surgiu o interesse em criar a associação?- Como é realizado os encontros da associação?- Como é feito o trabalho das doulas com as mães grávidas?

Fontes:Laura Muller Sagrilo, Doula e Educadora Perinatal, uma das primeiras doula da região de Mariana eparticipante da ADOREI.(31) 975950-0236

Raquel Medeiros*, Doula na região de Mariana e participante da ADOREI.(31) 97535-2367

Outras fontes:https://www.facebook.com/gestarop/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARDuiP6Gnd-f2IuhU_lHYQGTUjyrMowzsLkjskS_n4yDCBNrdtNvk24LSQJJhdtz4Jg63oDiIFSH7U6X

https://blog.casadadoula.com.br/2018/11/16/doular-e-a-minha-revolucao-como-a-luta-pela-vida-das-mulheres-me-fez-doula/?fbclid=IwAR2kKUdUHEL6Cjcu-FY6jcPmgrmzm-bxYEusNBXq-HKeHYRLnL0-WE28NiA

http://www.despertardoparto.com.br/o-que-eh-doula.html

> Multimídia: Utilizaremos fotos para a composição da notícia.

Page 11: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Festival Canta MarianaVitor Leonardo Soares e Julia Morais

A notícia abordará o festival Canta Mariana com o objetivo de apresentar o evento e sua história.

Conversaremos com os organizadores do evento além da Secretaria de Cultura de Mariana para saber comosurgiu o evento, as novidades desta edição, a quantidade de inscritos em comparação com os anos anteriorese ainda qual a movimentação esperada para o evento. Apresentaremos também o funcionamento do festival eos critérios para participar, além de conversarmos com participantes procurando saber quais as expectativasdos mesmos e qual a importância de eventos como este para artistas independentes. E por fim, falaremoscom a vencedora da edição de 2018 para saber como o festival ajudou sua carreira.

Fontes:

Organizadores do evento

Participantes

Vencedora do concurso do ano anterior

Secretaria de Cultura de Mariana

Page 12: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Inaugurado Hostel Clara Lopes e Matheus Santos

Foi inaugurado recentemente na cidade o Hostel Relicário das Minas no centro histórico de Mariana. É aúnica opção deste tipo de hospedagem na cidade, que é turística e conta apenas com outras opções de hotéise pousadas.

O Hostel é um tipo de hospedagem mais econômica bastante popular entre o público mais jovem e quepossui preço mais convidativo que as demais opções de hospedagem. É caracterizado por ter quartoscompartilhados e banheiro coletivo, além do clima de união entre as pessoas que se hospedam nesse tipo dehospedaria, já que ambientes coletivos são predominantes.

Vamos fazer uma notícia sobre a inauguração do hostel que ocorreu no dia dois de fevereiro com uma festapara vizinhos, hóspedes e convidados. Para a matéria, o ideal é conversar com as proprietárias do Hostel ehóspedes sobre a experiência desse tipo de hospedagem na cidade, o fluxo de pessoas, a exclusividade dotipo de hospedagem na cidade, o porque de investir nesse tipo de hospedagem e a recepção por parte dosturistas que decidiram conhecer Mariana e se hospedar no hostel.

Fontes: Proprietárias e HóspedesEndereço: Rua Mestre Vicente, nº 41, Centro, Mariana – MG.e-mail: [email protected]: 31 35582163

Page 13: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Cardápios da Semana Santa Lucas Barbosa e Rúbia MansanoEditoria: Turismo

Procura-se buscar a diversidade alimentícia que os restaurantes de Mariana, Minas Gerais, oferecem durante a Semana Santa, e se isso chama atenção para um novo público.

Fontes:

- Restaurante Quintal, Av. Nossa Sra. do Carmo, 735, Vila do Carmo, Mariana-MG. Telefone: (31)98835-2884. - Restaurante Lua Cheia, Rua Dom Viçoso, 58, Centro, Mariana, Minas Gerais. Telefone: (31)35573232.- Restaurante Rancho, Rua Barão de Camargos, 102, Centro, Mariana-MG. Telefone: (31)3558-1060.

Page 14: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Projeto Anti-bullyingKaio Moreira e Sabrina RozaEditoria: Educação

O Colégio Flecha está com um projeto anti-bullying que envolve oficinas mensais com as turmas dos 5° e 8°anos e faz parte do projeto “Universidade das Crianças”, trabalhado pelos alunos do curso de medicina daUFOP e desenvolvido pela professora Luciana Hoffert.

O projeto visa buscar trabalhar o tema a partir dos relatos e experiências dos próprios alunos. Assim, érealizada a propagação de informações com o propósito de identificar e prevenir as práticas de bullying nomeio escolar, que podem ser muito prejudiciais para os alunos.

Seriam realizadas entrevistas presenciais com a diretoria do colégio a respeito da importância e impacto detais ações antibullying e com a professora Luciana Hoffert, responsável pelo projeto Universidade dasCrianças. Além disso, a proposta seria acompanhar uma das oficinas realizada pelos alunos do curso demedicina para um melhor detalhamento da ação no processo de escrita da redação.

Quanto às imagens, é necessário verificar como funcionam as normas de uso de imagem dos estudantes porserem menores de idade, e caso não seja autorizado, utilizar alternativas para que as imagens não apresentemo rosto de nenhuma criança.

Fontes:Colégio Flecha: (31) 3557-1079 / [email protected]

Luciana Hoffert (professora que desenvolveu o projeto Universidade das Crianças)[email protected]

Page 15: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Uso da imagem de menoresLaís Limonta Gonçalves e Marina da Silva Costa

Vamos falar sobre o pedido de autorização do uso da imagem das crianças aos seus responsáveis, que estápresente no contrato de matrícula em algumas escolas em Mariana.

Algumas escolas marianenses com ideais modernos já são referências na cidade devido à sua intensapublicidade por meio das redes sociais e de outdoors. Isso é realizado pelo uso da imagem dos estudantes, noqual é autorizado durante o ato da matrícula, por meio de uma cláusula no contrato. Esse ocorrido é novidadena região marianense, visto que em cidades maiores ou com sistemas de ensino mais conhecidos isso já écomum há alguns anos.

Dessa forma, vamos abordar o tema em diferentes visões: pelo viés institucional e pelo lado dos responsáveispelos menores. Em relação ao primeiro, essa permissão é essencial por questão publicitárias e como forma deassegurar aos pais sobre as atividades realizadas entre professores e alunos. Quanto ao segundo, buscaremosentender qual o sentimento dos pais ao concederem permissão e terem acesso à essas imagens: negativo oupositivo.

Fontes:

1) Colégio Arte do SaberUnidade 1: (31) 3558-6885Unidade 2: (31) 3557-3161(31) 98693-0638

2) Colégio Flecha(31) 3557-1079

3) Karina Gomes [email protected]

Page 16: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Seletiva de voleibol da AMVRodrigo F. Nassif e André Neves

A pauta visa acompanhar a seletiva de voleibol feminino da Associação Marianense de Vôlei(AMV) que ocorreu no último dia 2 e que acontecerá também, na próxima terça, dia 9. A que parecea evento busca selecionar novas atletas para integrar o time e fortalecer a equipe para os próximosjogos do ano. Iremos cobrir o segundo dia da seleção, e conversar com organizadores, atletas queparticiparem e espectadores.

Possíveis dúvidas: Qual o critério para a seleção?; Como será a rotina das atletas selecionadas?;Quais e quando serão os próximos jogos e/ou campeonatos que o time disputaria?;

Fontes: Atletas amadoresEspectadoresOrganizadores

Outras fontes : Secretaria de Esportes de Mariana - 31 35572128;

Publicação na página do facebook da AMV -https://www.facebook.com/voleimariana/photos/a.1556432014680356/2300148420308708/?type=3&theater

Page 17: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Produção do “UAI Festival”

Luis Felipe Campioto

A notícia visa abranger o modo de realização do evento, a importância do evento para divulgação de bandasindependentes regionais, as dificuldades de compôr um evento com gêneros musicais tão discrepantes compúblicos-alvo igualmente diferentes além de indagar sobre quão envolvida está a prefeitura de Mariana noevento.

Fontes:

Entrevista com algum organizador do evento para adquirir a resposta para as indagações

Entrevista com alguma banda que se apresentará no festival.

Email de contato do evento: [email protected]

Page 18: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Maus tratos a animaisAnthony Christian Pires Fernandes e Enrico Bertoni CorrêaEditoria: Política

O vereador Juliano Duarte (PPS) colocou em discussão o projeto de lei substitutivo número 07/2019, naúltima reunião da Câmara dos Vereadores, que ocorreu no dia primeiro de abril. Ela prevê aplicação demultas para maus tratos e abandono de animais, e terá fiscalização da patrulha da guarda ambiental.

O número de animais nas ruas de Mariana e distritos aumentou nos últimos anos, sendo este um dos fatoresda elaboração do projeto. Também é frisado que a situação de abandono não é apenas ligado a maus tratos,visto que a questão abrange a saúde pública. A votação para aprovação definitiva acontecerá na próximareunião ordinária da Câmara.

Fontes:

● Vereadores Juliano Duarte e Cristiano Vilas Boas● ONGs ligadas com maus tratos e proteção de animais (IDDA e AOPA)● População de Mariana

Page 19: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

3o Torneio de basquete 3x3 Mariana Helena Ferreira e Samuel Carlos

A proposta da pauta é abordar a terceira edição do torneio de basquete 3x3 que acontecerá na cidade deMariana- MG nos dias 13 e 14 de Abril e que será realizado na área externa da arena Mariana. Junto comevento ocorrerá disputa de rap e grafite.

As inscrições já estão abertas, e segundo os torneios que ocorreram nos anos anteriores espera-se que cidadespróximas participem, como Ouro Preto e Itabirito, sendo que cada cidade pode entrar com mais de umaequipe, a taxa cobrada para inscrição é de R$:30,00 Para membros da ABM, e R$:40,00 para não membros.O evento é realizado pela parceria entre a Secretaria de Educação e Desportos e a Secretaria deDesenvolvimento Social e Cidadania com as Associação de Basquete de Mariana (ABM).

Perguntas para as fontes: • O que essa modalidade traz de benefícios para a sociedade principalmente para os jovens? • Como essa nova modalidade pode atrair mais os jovens para a prática do esporte na região? • Qual a maior dificuldade em organizar um torneio como esse?

No dia do evento iremos conversar com os atletas participantes.

Perguntas planejadas: • Como se interessou pelo basquete, mais precisamente por essa nova modalidade 3x3? • Concorda com as taxas de inscrições? Durante o torneio é visível o uso delas para tornar o evento melhorpara os atletas? • Como você atleta julga a divulgação do torneio? Espera-se ainda, conversar com a equipe vencedora e fotografar todo o campeonato.

Fontes:

• Secretário de Cultura, Patrimônio histórico, Turismo, Esporte e Lazer: Efraim Leopoldo Rocha. Telefone para contato: (31) 3558 2315 / 2314

• Presidente da Associação de Basquete de Mariana: Acauã Telefone: (31) 98321-9660

• Fundadora e apoiadora da Associação de Basquete de Mariana: Priscila Telefone: (31) 98346-3945

Page 20: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

BE Trail RunAlisson Douglas e Maria Alice Pereira

Iremos cobrir o evento conhecido como Ben Trail Run que acontecerá pela primeira vez no próximo fim desemana na cidade de Mariana, o evento faz parte do Bike Enduro que já é conhecido pela população.

A corrida ja conta com160 inscrições de atletas de diversas cidades que puderam escolher disputar os 5km ou12km. A prefeitura informou que o 1º colocado de cada categoria será premiado com troféu e medalha para o2º e 3º lugar. Além disso, haverá um sorteio de duas inscrições para o Iron Runner Brasil 2019, uma das maisdesafiadoras prova de trail run do país, que acontece em Inhotim.

Segundo a International Trail running Association, trail running é uma corrida modalidade de corrida queacontece a pé, aberta à todos, em trilhas, montanhas, florestas, planícies e até em locais cobertos por neve,com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas. O percurso da corrida deve ser balizado, por fitas,reflexivos, bandeirolas, placas de sinalização e staffs (pessoas ao longo do percurso indicando à direção aseguir), de forma a permitir que o competidor complete a prova sem necessitar saber previamente o percurso.No Brasil o Trail Running já é reconhecido, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), como umamodalidade da categoria.

Fontes:Secretário de cultura, patrimônio histórico, turismo, esporte e lazer.(31)3558-2315/ 2314

Prefeitura de Mariana(31) 3557-9000

http://www.suacasaeomundo.com.br/trail-running-o-que-e-isso/

Page 21: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Capacitação de merendeirasFlúvia Barbosa e Leiriane Santana

A nossa pauta tem como objetivo fazer uma relação entre a capacitação das merendeiras da rede públicaescolar do município de Mariana com uso de vegetais produzidos através da agricultura familiar. Paracomeçar a falar do tema, vamos pesquisar sobre o impacto que uma boa alimentação tem na vida dos alunoscom base no artigo do professor Raul Enrique Cuore Cuore que relata o quanto isso pode interferir nopossível rendimento dos alunos no ambiente escolar.

Em seguida, falaremos da capacitação das merendeiras que ocorreu no dia 18 de março de 2019 na EscolaMunicipal Cônego Paulo Diláscio, localizada no bairro Morro do Santana. Conversaremos com asmerendeiras afim de saber como ocorreu o curso, se foi realmente eficiente e se foi tratada a educaçãoalimentar desses alunos.

Entraremos em contato também com a possível responsável pelo evento Aline Oliveira, secretária daeducação de Mariana. As possíveis questões que abordaremos serão o motivo do qual aconteceu o curso,qual foram os temas abordados durante as palestras e se a agricultura familiar é algo recorrente nas escolasde Mariana.

Ademais, falaremos sobre a agricultura familiar, as possíveis formas de como ela funciona nas escolas, seusbenefícios, como ela é de fato produzida e se realmente as escolas que afirmam fazer, fazem. Conversaremos com as crianças que comem diariamente a merenda da escola para saber se notaram adiferença após a capacitação, se os alimentos estão chegando melhores.

Fontes:Escola Municipal Cônego Diláscio: (31) 3558-5445 Aline Oliveira (Secretária da de Educação): (31) 35581183

Escola Estadual da Educação de Mariana: (31) 35571366

Page 22: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Calourada Unificada DCELeonardo Miranda e Júlia Viana

A Calourada Unificada DCE UFOP acontecerá sábado, dia 13, na Concha Acústica localizada no CampusMorro do Cruzeiro. O evento contará com apresentações de diversos artistas e a intenção é ocupar o espaçopúblico da universidade com cultura e arte.

Entraremos em contato com o DCE através da Secretária Geral, Marcela, para apurar informações sobre areunião que ocorreu na última terça feira (2), assim como acerca das atrações já confirmadas. No dia doevento estaremos presentes para colher material (fotos, entrevistas, público presente).

Fontes:

Marcela da secretaria geral: (31) 9.9117-3882

Page 23: Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e … · 2019-04-08 · Conversa sobre golpe de 64 Cremilda Moutinho, Jahi Amani e Alex Sander Vamos cobrir o evento Roda

Calamidade financeira / estagiáriosJoyce Soares e Maria Eduarda

A nossa ideia é compreender em que o decreto e logo em breve, a revogação do decreto de estado decalamidade financeira por parte do prefeito Duarte Júnior causou no exercício das atividades dos estagiáriosda prefeitura, bem como a situação dos contratos.

Histórico: No dia 25 de março de 2019 o prefeito Duarte Júnior decretou estado de calamidade públicafinanceira alegando que a cidade não pode sobreviver sem a mineração. Após o rompimento da barragem deFundão no subdistrito de Mariana, Bento Rodrigues a mineradora SAMARCO da Vale, foi paralisando minasaté a última, Mina da Alegria. Segundo o chefe executivo, a cidade não pode se manter sem a atividademineradora que arrecada mensalmente cerca de 30 milhões a/m.

Foi comunicado o desligamento de cerca de 700 funcionários. Porém, na terça-feira, dia 2, o decreto foirevogado. A decisão do prefeito foi tomada em conjunto com a Vale que garantiu contribuição financeiratemporária para manter o pagamento dos servidores. Durante uma semana de muitos serviço suspensos, aexecução de tais atividades foram retornando.

Possíveis perguntas: - Estagiários foram dispensados? Foram contratados novamente? Como ficou o contrato?- Qual impacto que a revogação tem nos estagiários, na folha de pagamento, etc?- Quais as condições dos estagiários diante do contrato? - O aporte que a Vale dá, garante as mesmas condições de contrato de quando o prefeito não havia decretadoestado de calamidade pública?

Fontes: - Danillo (24) 9 8100-9293 (estagiário)- Marcelo (31) 98503-8936 (estagiário)- Prefeitura Municipal de Mariana |Praça Juscelino Kubitschek, s/n. Tel: (31) 3557-9000- Assessoria de Imprensa: [email protected] Tel: (31) 3557 9006