controladoria estratégica balanço patrimonial retificado 3

14
Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial apresenta a situação patrimonial e financeira de uma entidade de forma estática, em determinado momento. É como se tirássemos uma foto da situação financeira e patrimonial da empresa em determinado momento. Por isso é tido como o ponto de partida no processo de análise de demonstrações contábeis. O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. O quadro abaixo apresenta os grupos componentes do Balanço Patrimonial. BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante Disponível Contas a Recber Passivo Não Circulante Estoques Ativos Especiais e Despesas Antecipadas PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital Social Ativo Não Circulante Reservas de Capital Ativo Realizável a Longo Prazo Ajustes de Avaliação Patrimonial Investimentos Reservas de Lucros Imobilizado Ações em Tesouraria Intangível Lucros/Prejuízos Acumulados

Upload: matussalem-filho

Post on 15-Apr-2016

6 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

controladoria estrategica balanço patrimonial

TRANSCRIPT

Page 1: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial apresenta a situação patrimonial e financeira de uma entidade de forma estática, em determinado momento. É como se tirássemos uma foto da situação financeira e patrimonial da empresa em determinado momento. Por isso é tido como o ponto de partida no processo de análise de demonstrações contábeis.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

O quadro abaixo apresenta os grupos componentes do Balanço Patrimonial.

BALANÇO PATRIMONIALATIVO PASSIVOAtivo Circulante Passivo CirculanteDisponível Contas a Recber Passivo Não CirculanteEstoques Ativos Especiais e Despesas Antecipadas PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital SocialAtivo Não Circulante Reservas de CapitalAtivo Realizável a Longo Prazo Ajustes de Avaliação PatrimonialInvestimentos Reservas de LucrosImobilizado Ações em TesourariaIntangível Lucros/Prejuízos Acumulados

O Balanço Patrimonial deverá conter: o nome completo da empresa título da demonstração (Balanço Patrimonial), data de encerramento. Segundo a Lei das S.A. as demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim o Balanço Patrimonial, bem como todas as Demonstrações Financeiras, serão apresentados em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação os usuários das demonstrações contábeis poderão observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparação entre os dois exercícios ajudando muito no processo de tomada de decisão.

Page 2: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa), a falta de planejamento prévio e gestão deficiente dos negócios estão entre os principais motivos de mortalidade das empresas, ou seja, a falta de controle dos negócios aliada à falta de informação resultam na falta de planejamento e gestão deficiente. Como conseqüência surgem dois “ingredientes” que podem motivar o empresário a encerrar seu negócio.

Isso explica nas grandes empresas a existência de departamento contábil ou controladoria, responsável pela geração e lapidação das informações de uso gerencial, que visam a fornecer fontes precisas aos gestores das organizações para a tomada de suas decisões, estratégias ou até mesmo a desistência de uma atividade ou produto.

Porém, sem a escrituração contábil, torna-se inviável a obtenção dessas informações gerenciais.

Outro aspecto que podemos observar diz respeito aos usuários do Balanço Contábil ou Demonstrações Contábeis, os quais podem ser internos ou externos:

– Os usuários internos representam os gestores da empresa;

– Os usuários externos representam os bancos, fornecedores, órgãos públicos, cujo benefício pode ser convertido em alguns casos, como exemplo, obtenção de crédito, captura de investidores, avaliação da saúde financeira da empresa etc.

Portanto, o Balanço Patrimonial é uma ferramenta muito importante e indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação. O Balanço Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período contribuindo para o processo de tomada de decisão.

Procedimentos para elaboração do balanço

Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão. No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos. As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimônio, naquela data, nem as variações patrimoniais do exercício, porque os registros contábeis não acompanham a dinâmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve. Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variações, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exercício, não correspondem realmente aos ingressos e ao custo do período. Daí a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balanço, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimônio nessa data, bem como suas variações no exercício.

Page 3: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Conciliações dos saldos contábeis

A conciliação consiste, basicamente, na comparação do saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise. As fontes de informações mais usuais para verificação dos registros contábeis são os livros fiscais, os extratos bancários, as posições de financiamentos e carteiras de cobranças, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc.

Ajustes e reclassificações patrimoniais

Para elaboração do balanço devem ser efetuados vários ajustes e reclassificações nas contas patrimoniais, como estoques, empréstimos, etc. Calcula-se também a provisão para o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, de acordo com as normas tributárias vigentes, fazendo-se a respectiva contabilização.

Lançamentos de encerramento do exercício

Para apuração do resultado do exercício, faz-se os lançamentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitória, chamada de “apuração do resultado do exercício”. O inverso é efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta “Apuração do Resultado do Exercício” e creditando-se as contas de custos ou despesas. O saldo da conta “Apuração do Resultado do Exercício” será então transferido para a conta de “Resultados a Destinar”, sendo esta distribuída para outras contas patrimoniais, conforme proposta da administração.

Em seguida é possível ver o balanço patrimonial consolidado da empresa LATAM AIRLINES GROUP S.A.

Page 4: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3
Page 5: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3
Page 6: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Análise de Balanço Patrimonial

Partindo-se da hipótese de que parte do elenco de informações que as empresas utilizam para tomar decisões está nas demonstrações contábeis, especialmente no suplemento de análise destas demonstrações, há que se afirmar que a importância em se proceder à análise financeira e de balanços é de um grau de relevância extremamente alto.

Vantagens da análise Financeira de Balanços

· Se bem manuseada, pode se constituir num excelente e poderoso "painel de controle" da administração;

· Se não for feita a partir de uma contabilidade "manipuladora" ou "normatizante", pode trazer resultados bastante precisos;

· É uma poderosa ferramenta à disposição das pessoas que se relacionam ou pretendem relacionar-se com a empresa, ou seja, os usuários da informação contábil ou financeira, sejam eles internos ou externos;

· Permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos críticos e permitindo apresentar um esboço das prioridades para a solução dos problemas;

· Permite uma visão estratégica dos planos da empresa, bem como estima o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.

Método para análise de Balanço Patrimonial

Por meio das análises horizontal e vertical, é possível avaliar cada uma das contas ou grupo de contas das demonstrações contábeis de maneira rápida e simples, comparando as contas entrei si e entre diferentes períodos. Isso é feito utilizando simplesmente o conceito matemático da regra de três simples. Essa técnica permite que se possa chegar a um nível de detalhes que outros instrumentos não permitem, pois é possível avaliar cada conta isoladamente.

Page 7: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Análise Horizontal

Análise horizontal é um processo de análise temporal que permite verificar a evolução das contas individuais e também dos grupos de contas por meio de números-índices. Inicialmente é necessário estabelecer uma data-base, normalmente à demonstração mais antiga, que terá o valor índice 100. Para encontrar os valores dos próximos anos, efetuamos a regra de três para cada ano, relacionado com a data-base.

Análise Vertical

Os índices da análise vertical são calculados de forma semelhante aos índices da análise horizontal. Ambos são calculados por meio de regra de três. A diferença é que na análise horizontal o foco é a variação temporal ocorrida em uma mesma conta. Já na análise vertical analisa-se a variação de uma conta em relação à outra conta (base) do mesmo período.

A análise vertical é realizada mediante a extração de relacionamentos percentuais entre itens pertencentes à demonstração financeira de um mesmo período. Os percentuais obtidos podem ser comparados entre diferentes empresas. O objetivo é dar uma idéia da representatividade de cada item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base.

Em seguida é possível ver a análise horizontal e vertical da empresa LATAM AIRLINES GROUP S.A.

Análise de Balanço Patrimonial Consolidado – Ativos.

Page 8: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Análise de Balanço Patrimonial Consolidado – Passivo e Patrimônio Líquido.

Page 9: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Após os cálculos verifica-se que:

Page 10: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

A partir dos cálculos e valores encontrados acima se percebe que, a empresa LATAM obteve um acréscimo de seu valor patrimonial que pode ser considerável ou não, dependendo dos valores das outras empresas que atuam no mesmo ramo.

A capacidade de pagamento no curto prazo obteve uma queda que se analisada individualmente em cada elemento do ativo circulante, observa-se que caixa e equivalentes caíram bem significativamente (43%) o que pode demonstrar que a empresa estaria quitando suas dívidas existentes.

Já no longo prazo a capacidade da empresa demonstra-se maior que no ano anterior com crescimento considerável de ativos financeiros e não financeiros.

Houve um pequeno crescimento no passivo circulante e não circulante da LATAM oriundo em sua maior parte de impostos a pagar, o que pode significar um aumento nas vendas da empresa o que acabou por ocasionar tal aumento ou mudanças na regulação tributária referente ao negócio da entidade.

Em relação ao passivo não circulante nota-se um crescimento de alta escala na conta de outros passivos não financeiros não circulantes, que ao ler a nota explicativa n°21 entende-se que são receitas diferidas não prestadas a programas para clientes da companhia, além de também ter um crescimento na conta de provisões, apesar de proporções diferentes.

Houve queda considerável nos lucros acumulados, o que pode ser compreensível dependendo da situação econômica do país e do setor atuante da empresa.

Apesar de apresentar aumento no capital social, a parte referente ao patrimônio dos acionistas controladores obteve queda e o referente aos não controladores obteve acréscimo.

No geral, sem comparar com as outras empresas do setor, a LATAM apresenta uma boa situação patrimonial no ano de 2014.

Referencial Bibliográfico

Page 11: Controladoria Estratégica Balanço Patrimonial Retificado 3

Livro: Análise didática das demonstrações contábeisAutores: Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves DinizSão Paulo Editora Atlas S.A - 2014.

Balanço Patrimonial Conceito e Importância,Autor: Alessandro Silva Disponível em:http://www.contabeis.com.br/artigos/716/balanco-patrimonial-conceito-e-importancia/

A importância da Análise financeira de Balanços,Autor: Reinaldo Luiz LunelliDisponível em:http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analisefinanceirabalancos.htm

A importância da Contabilidade e do Balanço Patrimonial nas Empresas,Autor: Celio Sales DiasDisponível em:http://www.gestaofitness.com.br/contabilidade-balanco-patrimonial/

Balanço Patrimonial,Autor: Equipe Portal de ContabilidadeDisponível em:http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm