contratos - civil iii

2
Contratos unilaterais e bilaterais – Serão unilaterais se apenas um dos contratantes tem obrigações a cumprir, ou seja: só uma das partes assume obrigações em face da outra; por ex.: doação sem encargo (o donatário tem que concordar, se não o contrato não se estabelece), comodato, mútuo, mandato, depósito etc. Os onerosos são aqueles que trazem vantagens para ambos os contratantes, que sofrem um sacrifício patrimonial correspondente a um proveito almejado; por ex.: locação Os comutativos são aqueles em que cada contraente, além de receber do outro prestação relativamente equivalente à sua, pode verificar de imediato, essa equivalência; por ex.: compra e venda. Os paritários são aqueles em que os interessados, colocados em pé de igualdade, ante o princípio da autonomia da vontade, discutem, na fase da puntuazione, os termos do ato negocial, eliminando os pontos divergentes mediante transigência mútua. Quanto à pessoa do contratante: (A-) Contratos pessoais , que são aqueles em que a pessoa do contratante é considerada

Upload: matheus-lima

Post on 09-Jul-2016

9 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Contratos - Civil III

Contratos unilaterais e bilaterais – Serão unilaterais se apenas um dos contratantes tem obrigações a cumprir, ou seja: só uma das partes assume obrigações em face da outra; por ex.: doação sem encargo (o donatário tem que concordar, se não o contrato não se estabelece), comodato, mútuo, mandato, depósito etc.

Os onerosos são aqueles que trazem vantagens para ambos os contratantes, que sofrem um sacrifício patrimonial correspondente a um proveito almejado; por ex.: locação

Os comutativos são aqueles em que cada contraente, além de receber do outro prestação relativamente equivalente à sua, pode verificar de imediato, essa equivalência; por ex.: compra e venda.

Os paritários são aqueles em que os interessados, colocados em pé de igualdade, ante o princípio da autonomia da vontade, discutem, na fase da puntuazione, os termos do ato negocial, eliminando os pontos divergentes mediante transigência mútua.

Quanto à pessoa do contratante:

(A-) Contratos pessoais, que são aqueles em que a pessoa do contratante é considerada pelo outro elemento determinante de sua conclusão.

(B-) Contratos impessoais, que são aqueles em que a pessoa do contratante é juridicamente indiferente.