contexto - masc.org.mz · a “construção da paz e coesão social” é um dos cinco pilares do...

3
CONTEXTO A Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem vindo a sofrer a uma série de ataques esporádicos, protagonizados por supostos grupos extremistas. Estes ataques têm visado, principalmente, as comunidades locais, infraestruturas públicas, privadas e civis em aldeias e áreas remotas da Província. O primeiro ataque ocorreu no dia 5 de Outubro de 2017, quando um grupo desconhecido com ligações a grupos islamitas radicais atacou uma esquadra da polícia no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado 1 . Este ataque foi um fenómeno novo no processo político moçambicano e marcou o início de um novo período de instabilidade e violência extrema em Cabo Delgado. Nos últimos 12 meses, os ataques intensificaram-se e espalharam-se para novos distritos da Província, incluindo Palma, Ibo, Mocímboa da Praia, Macomia, Meluco e Quissanga, a maioria dos quais localizados na região costeira. Embora os ataques tenham sido inicialmente restritos às aldeias e levados a cabo durante a noite, nos últimos meses evoluíram para as sedes dos distritos referenciados resultando em emboscadas diurnas a veículos, muitas vezes nas principais estradas que ligam os principais distritos do Norte. A situação instalou um clima de medo e terror dentro das comunidades e tornou as viagens extremamente inseguras 2 . Uma preocupação fundamental do Governo, da Sociedade Civil e dos parceiros que colaboram no diálogo sobre o combate a violência extrema, é como restringir a expansão deste problema antes que obtenha contornos alarmantes nos distritos central e sul da Província, ou pior ainda, começar a expandir-se para as Províncias vizinhas. MOÇAMBIQUE UNO E INDIVISÍVEL: RÁDIO MOÇAMBIQUE E FUNDAÇĀO MASC JUNTOS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EXTREMISTA! A “Construção da Paz e Coesão Social” é um dos cinco pilares do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC. Dentro deste pilar, estão a ser implementadas diferentes iniciativas que visam o reforço da Coesão Social e Resil- iência à Radicalização no Norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado em particular, onde a violência extrema deixou centenas de mortos e centenas de milhares de deslocados. Uma das principais intervenções da Fundação MASC é a promoção de narrativas alternativas e inovadoras, é neste âmbito que surge a parceria com a Rádio Moçambique denominada MOÇAMBIQUE UNO E INDIVISÍVEL. Facebook/mascmoz Twitter/mascmoz 1 https://www.hrw.org/world-report/2019/country-chapters/mozambique 2 Sheik Habibe, Forquilha, S. e Pereira J. (2019) Radicalização islâmica no norte de Moçambique: o caso de Mocimboa da Praia. Maputo: IESE www.masc.org.mz

Upload: others

Post on 16-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONTEXTO - masc.org.mz · A “Construção da Paz e Coesão Social” é um dos cinco pilares do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC. Dentro deste pilar, estão a ser

CONTEXTOA Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem vindo a sofrer a uma série de ataques esporádicos, protagonizados por supostos grupos extremistas. Estes ataques têm visado, principalmente, as comunidades locais, infraestruturas públicas, privadas e civis em aldeias e áreas remotas da Província. O primeiro ataque ocorreu no dia 5 de Outubro de 2017, quando um grupo desconhecido com ligações a grupos islamitas radicais atacou uma esquadra da polícia no distrito de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado1 . Este ataque foi um fenómeno novo no processo político moçambicano e marcou o início de um novo período de instabilidade e violência extrema em Cabo Delgado.

Nos últimos 12 meses, os ataques intensificaram-se e espalharam-se para novos distritos da Província, incluindo Palma, Ibo, Mocímboa da Praia, Macomia, Meluco e Quissanga, a maioria dos quais localizados na região costeira. Embora os ataques tenham sido inicialmente restritos às aldeias e levados a cabo durante a noite, nos últimos meses evoluíram para as sedes dos distritos referenciados resultando em emboscadas diurnas a veículos, muitas vezes nas principais estradas que ligam os principais distritos do Norte. A situação instalou um clima de medo e terror dentro das comunidades e tornou as viagens extremamente inseguras2 . Uma preocupação fundamental do Governo, da Sociedade Civil e dos parceiros que colaboram no diálogo sobre o combate a violência extrema, é como restringir a expansão deste problema antes que obtenha contornos alarmantes nos distritos central e sul da Província, ou pior ainda, começar a expandir-se para as Províncias vizinhas.

MOÇAMBIQUE UNO E INDIVISÍVEL:RÁDIO MOÇAMBIQUE E FUNDAÇĀO MASC JUNTOS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EXTREMISTA!A “Construção da Paz e Coesão Social” é um dos cinco pilares do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC. Dentro deste pilar, estão a ser implementadas diferentes iniciativas que visam o reforço da Coesão Social e Resil-iência à Radicalização no Norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado em particular, onde a violência extrema deixou centenas de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Uma das principais intervenções da Fundação MASC é a promoção de narrativas alternativas e inovadoras, é neste âmbito que surge a parceria com a Rádio Moçambique denominada MOÇAMBIQUE UNO E INDIVISÍVEL.

Facebook/mascmoz Twitter/mascmoz

1https://www.hrw.org/world-report/2019/country-chapters/mozambique 2Sheik Habibe, Forquilha, S. e Pereira J. (2019) Radicalização islâmica no norte de Moçambique: o caso de Mocimboa da Praia. Maputo: IESE

www.masc.org.mz

Page 2: CONTEXTO - masc.org.mz · A “Construção da Paz e Coesão Social” é um dos cinco pilares do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC. Dentro deste pilar, estão a ser

FACTOS RÁPIDOSDURAÇÃO: 12 MesesÀREA TEMÁTICA: Violência Extremista

OBJECTIVO PRINCIPAL ● Sensibilizar e mobilizar as populações das províncias de

Cabo Delgado, Niassa e Nampula, em especial os jovens, a travar o progresso da incursão armada do grupo terro-rista, através da informação, identificação e denúncia dos seus membros.

COM O PROJECTO “MOÇAMBIQUE UNO & INDIVISÍVEL”

ESPERA-SE:

● Difundir linhas positivas de interpretação da mensagem bíblica e do alcorão;

● Sensibilizar as populações sobre a necessidade de distan-ciamento de qualquer actividade ou membro do grupo terrorista, denunciando-o às autoridades;

● Sensibilizar os militares em actividade no palco de opera-ções a interagir mais e melhor com as comunidades, con-quistando a sua confiança e apoio.

E no final do projecto, a população, com destaque para os jovens, fique sensibilizada, distancie-se e denuncie às autoridades compe-tentes qualquer sinal de radicalismo a nível local.

O QUE JÁ FOI REALIZADO ● Assinatura de Memorando de Entendimento entre a

Fundação MASC e a Rádio Moçambique- Este Memoran-dum de Entedimento foi Assinado pelo Presidente do Conse-lho de Administração da Rádio Moçambique, Senhor Abdul Naguibo e Director Exectivo da Fundação MASC, João Perei-ra em Julho de 2020;

● Lançamento da iniciativa em Agosto de 2020 na cidade de Pemba - A cerimónia de lançamento foi dirigida pelo Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado, Sua Ex-celência Armindo Ngunga, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique, Senhor Abdul Naguibo e a representante da Fundação MASC, Aqui-lcia Manjate Joaquim.

● Formação aos profissionais de comunicação da Rádio Moçambique em matérias ligadas aos conceitos sobre radicalismo, islamismo, narrativas alternativas e como produzir conteúdos e programas relacionadas com es-tas matérias- A formação foi realizada para os locutores e produtores de programas radiofónicos, de 27 a 29 de Agos-to, na cidade de Pemba e contou com a facilitação de Sheik Saide Habibe e do Académico Paulo Wache.

● Apresentação da Iniciativa ao Governador de Cabo Delgado e Instituições Centrais como o Gabinfo.

O QUE SERÁ FEITO? ● Debates a nível das comunidades e transmissão nas Emissoras Provinciais de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

● Programas radiofónicos que debatem questões de paz, harmonia, coesão social, questões sociais, económicas e culturais.

● Spots com conteúdos sobre contra narrativas aos discursos veiculados pelos radicalistas

Page 3: CONTEXTO - masc.org.mz · A “Construção da Paz e Coesão Social” é um dos cinco pilares do Plano Estratégico 2020-2030 da Fundação MASC. Dentro deste pilar, estão a ser

Se tem interesse em fazer parte da iniciativa, por favor, contacte-nos!

CONTACTOS:(+258) 84 229 9467/ 82 304 9946

[email protected] | Av. da Marginal nº 1251 2º andar Bloco “A”Edifício Jardim Centenário | Maputo-Moçambique

US EMBASSY

Parceiros Implementadores Parceiros Financiadores

Co-funded bythe European Union

masc.org.mzFacebook/mascmoz | Twitter/masmoc

soundcloud.com/fundacao-mecanismo-de-apoio-a-sociedade-civil-fundacao-mascYoutube/Fundacao MASC

Junte-se a nós, mude vidas!