contexto - edição especial 2ª guerra mundial

20
CONTEXT Edição Especial 2ª GUERRA MUNDIAL Edição - Março | Aveiro - Portugal | 3 euros ELVIS PRESLEY PORTUGAL NEUTRO NA 2ª GUERRA MUNDIAL PARTICIPAÇÃO ESPECIAL A MULHER NOS “ANOS DOURADOS”

Upload: marcia-ferreira

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Participação especial do artista Elvis Presley em contexto histórico da década de 50.

TRANSCRIPT

CONTEXTEdição Especial

2ª GUERRA MUNDIAL

Ediç

ão -

Mar

ço |

Avei

ro -

Port

ugal

| 3

euro

s

ELVISPRESLEY

PORTUGAL NEUTRO NA 2ª GUERRA MUNDIAL

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

A MULHER NOS“ANOS DOURADOS”

2. a 2ª GUERRA MUNDIAL

1 DE SETEMBRO DE 1939 - 2 DESETEMBRO DE 1945.

PORTUGAL NEUTRO

CURIOSIDADES

ÍNDICE

4. OS ANOS DOURADOS

5. A CULTURA PÓS-GUERRA

DÉCADA DE 50

8. ALWAYS ON MY MIND

9. CURIOSO? ORLA LÊ...

11. ARTES NA EUROPA

14. A ECONOMIA

A ERA DO CAPITALISMO

16. A POLÍCIA

FUSÃO DAS POLÍTICAS

18. METE-TE À prova!

ATIVIDADES

edição especial - 2ª Guerra Mundial - Março - Aveiro PortugalDísponível nas bancas e online no site:

É proíbida a reprodução de qualquer conteúdo sem autorização.

Pesquisa e Redação:-Andreia Carvalho;-Genabú Djassi;-Márcia Ferreira;-Maria Castro;-Orlando Silva;

Edição de Imagem:-Márcia Ferreira;

Estruturação e Grafismo:-Márcia Ferreira;-Orlando Silva.

2

Oficialmente Portugal declarou,em 1939, a neutralidade, apesarda A l iança Luso-Br i tân ica de1373, sendo mantido o estado deneut ra l idade a té ao f ina l dashostilidades.

A 2ªGUERRAMUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em Setembrode 1939, foi a maior catástrofe provocado pelo Homemem toda a sua longa história. Envolveu setenta e duasnações e foi travada em todos os continentes, diretaou indiretamente. O número de mortos superou oscinquenta milhões havendo ainda uns vinte e oitomilhões de mutilados.

PORTUGAL NEUTRO

1 de setembro de 1939 - 2 de

setembro de 1945

CAUSAS

A Segunda Guerra Mundial foi decorrente de umconjunto de fatores de uma profunda crise económicae grandes tensões políticas e sociais em váriaspartes da Terra. Nesta conjuntura despontaramregimes totalitários, sobretudo na Alemanha, naItál ia e no Japão. A ideologia expansionistaprincipalmente destas potências levou-as a seapetrecharem militarmente. Nasceu, assim, umclima de tensão internacional que ficou marcadopor várias ações belicistas.

O Estado Português, em Março de1939 , ass i na um Tra tado deAmizade e Não Agressão com aEspanha nacionalista.

Em Agosto de 1939, a Grã-Bretanhaassina um acordo de cooperaçãomilitar com Portugal, aceitandoapoiar directamente o esforço derearmamento e modernizaçãodas forças armadas portuguesas.

Com o virar da guerra, Portugalassina um Acordo Luso-Britânico, emAgosto de 1943, concedendo àGrã-Bretanha, a base das Lajes nosAçores, e em 1944 aos EstadosUnidos.

1

2

COMO COMEçOU?

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quandoo exército alemão invadiu a Polônia. De imediato,a França e a Inglaterra declararam guerra àAlemanha. De acordo com a política de aliançasmilitares existentes na época, formaram-se doisgrupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS,França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha,Itália e Japão ).

E o fim?

Este importante e triste conflito terminou somenteno ano de 1945 com a rendição da Alemanha eItália. O Japão, último país a assinar o tratado derendição, a inda sofreu um for te ataque dosEstados Unidos, que despejou bombas atômicassobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Umaação desnecessária que provocou a morte demi lhares de c idadãos japoneses inocentes,deixando um rastro de destruição nestas cidades.

Q u a n d o f i c a v a m s e m a l i m e n t a ç ã on o s c a m p o s d e b a t a l h a , m u i t o sso ldadosa l imentavam-se de bata tacrua, re t i radas da te r ra .

D u r a n t e a S e g u n d a G u e r r a , f o r a matiradas, sobre os países envolvidos,c e r c a d e 3 , 5 m i l h õ e s d e t o n e l a d a sd e b o m b a s .

N o s ú l t i m o s m e s e s d o c o n f l i t o ,H i t l e r f o rmou exé rc i t os compos tosp o r c r i a n ç a s e a d o l e s c e n t e s , p o i sjá não hav ia mais so ldados adul tos.

P a r a e n g a n a r a s t r o p a s n a z i s t a s ,o s s o l d a d o s n o r t e - a m e r i c a n o s ,c o m a j u d a d e a r t i s t a s p l á s t i c o s ,c h e g a r a m a r e c o r r e r à c o n f e c ç ã oe u s o d e t a n q u e s d e g u e r r ai n f l á v e i s .

3

década

de 50

A década de 50, mais conhecida como “Anos Dourados” foi um período

entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959.

É considerada uma época de transição entre o período de guerras da

primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais

e tecnológicas da segunda metade.

Nesta época, Portugal e o Brasil começaram a ter acesso à televisão.

Esta época também foi considerada a "idade de ouro" do cinema e também

foi a época de importantes descobertas científ icas como o ADN (Ácido

Desoxirribonucleico, ou DNA).

O campeão da Copa do Mundo em 1950 foi, pela segunda vez, o Uruguai

e em 1954 a Alemanha Ocidental conquistou a Taça do Mundo pela primeira

vez.

Em 1958, a Se leção Bras i le i ra de Futebo l conqu is ta também o seu

primeiro título mundial.

2

A CULTURA PÓS-GUERRA

DÉCADA DE 50

2.1 CINEMA e a mulher

A atriz que mais marcou o cinema dos anos 50 foiMarilyn Monroe onde fez seu primeiro papel dedestaque em 1951, no filme “O Segredo dasViúvas”.

No ano seguinte, participou no “O Inventor daMocidade”. O seu nome começou a atrairmultidões aos cinemas.

Foi assim em “Como Agarrar um Milionário” (1953),“Os Homens Preferem as Loiras” (1953), “O PecadoMora ao Lado” (1955) e “Quanto Mais QuenteMelhor” (1959) - este, com direção de Billy Wilder,foi considerado “a melhor comédia de todos ostempos.”

Audrey Hepburn foi também uma das atrizes maismarcantes dos anos 50. Começou a sua carreiraquando foi estudar balé em Londres e, mais tarde,iniciou uma promissora carreira como modelo atéser descoberta por um produtor, quando teve umapequena participação no filme holandês "Nederlandsin Zeven Lessen", em 1948.

Antes de conseguir o estrelato com seu primeirofilme americano, "A Princesa e o Plebeu", 1953,quando arrebatou o Oscar de Melhor Atriz, Audreyparticipou de diversos filmes britânicos e franceses.

“O Segredo das Viúvas”.6

Moda

A moda pode ser considerada um espelho queapresenta reflexos da sociedade em relação aosusos e costumes do cotidiano, permitindo a reflexão,criação, participação, interação e disseminaçãodos costumes.

Depois da Segunda Guerra Mundial, para fugir damonotonia ocasionada pela guerra, a modaretornou aos ideais românticos, trazendo afeminilidade, beleza, luxo e glamour à tona.

A década de 50 trouxe sofisticação e a beleza foiprimada pelas mulheres, tendo em conta que aépoca de escassez dos produtos de cosméticaterminara.

“As mulheres exigira mnovamente os privilégiosconcedidos a elas nas velhas fantasias românticas,e na época não estavam desejosas de saber oscustos”

Surge um novo ideal feminino do pós-guerra, coma cintura bem fina, o busto realçado, as pernasvistosas e os ombros expostos.

2.2

A Moda

no cinema

No ideário de beleza, o cinema teve grandeparticipação. Dois estilos de beleza femininamarcaram os anos 50: o das ingênuas chiques,encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn,caracterizado pela naturalidade e jovialidade e oestilo sensual e fatal, do qual as atrizes são ótimosexemplos.

Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza dadécada de 50 foram Marilyn Monroe e BrigitteBardot, que eram uma mistura dos dois estilos - adevastadora combinação de ingenuidade esensualidade

7

ALWAYS ON MY MIND2.3 “ “

DIZ-TE ALGUMA COISA?

APELIDO/SURNAMEARON PRESLEY

NOME/GIVEN NAMEELVIS

SEXOSEX

M

NACIONALIDADENATIONALITY

EUA

DATA DE NASCIMENTODATE OF BIRTH

08 01 1935FALECIMENTODEATH

16 08 1977

Os “anos dourados” foram vividos com muito rock e acompanhados do estilo dançante e é aquique Elvis Presley começa a fazer sucesso. - “Always on My Mind” é um dos grandes “hits” quemarcaram a época.

Biografia

Elvis presley

Elvis foi um dos mais populares cantores de Rock’n and Roll de todos os tempos,tendo sido até considerado por muitos o “pai” deste ritmo musical.

Ainda na adolescência aprendeu a tocarguitarra e chegou a ganhar concursos dejovens talentos musicais na sua cidade.

No começo, não consegu iu gerar osrendimentos de que precisava, pelo queteve de começar a trabalhar na situaçãofinanceira da família. Após concluir o ensinosecundário foi trabalhar como camionista.

Em 1953, enquanto gravava algumas músicas para o aniversário da mãe, eleconseguiu captar a atenção de Sam Phillips - proprietário do estúdio musicale dono do selo de discos Sun Records.

Já em 1954 começava a gravar as suas primeiras músicas, iniciando a suacarreira profissional. As suas musicas começam a tocar nas rádios. O sucessofoi imediato e espalhou-se rapidamente por outras cidades.

8

8

O estilo de Elvis era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais,embora fosse condenado pelos conservadores, que o considerava um atentado aos bons costumes.Elvis dançava e abanava a sua guitarra, num estilo empolgante e revolucionário para a época.

Além da música, Elvis também fez um grande sucesso no cinema. Os seus filmes eram recheadoscom canções de sucesso e levavam milhões de pessoas às bilheteiras de cinemas no mundo todo.

Os anos 70 não foram tão bons para o ídolo do rock, embora o sucesso continuasse a todo vapor. Devido aos problemas pessoais que atravessava, passou a aparecer poucas vezes em público,permanecendo grande parte do tempo na sua propriedade. Mesmo assim, o rei do rock realizouuma quantidade de shows impressionante.

Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977, na sua propriedade, no Memphis (Tennesse) deataque cardíaco. Atribui-se aos seus problemas de saúde, inclusive a sua morte, o uso exageradode barbitúricos. A sua carreira musical durou 23 anos.

- Love me tender;- Always On My Mind;- Can't Help Falling In Love;- Suspicious Minds;- My way;- Jailhouse Rock;- Unchained Melody;- Bridge Over Troubled Water;

GRANDES SUCESSOS

9

CURIOSO?

ORA LÊ...

DROGAS

Os barbitúricos (sedativos e calmantes) eram usados por muita gentepara dormir. As anfetaminas (estimulantes do sistema nervoso) faziamsucesso entre os jovens. Reza a lenda que o ecstasy era usado empsicoterapias e até pela polícia em sessões de interrogatórios desde aSegunda Guerra Mundial. A heroína era a droga mais utilizada pormúsicos. É nesta altura que surge o LSD.

O surgimento da pílula anticoncecional marca o começo da liberdadesexual dos jovens.

SEXO

“Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King.

FRASE

10

3

ARTES

NA EUROPA

12

3.1

A arquitetura moderna surgiu na Europa devido à necessidade de solucionar os problemas quesurgiam graças às mudanças sociais e econÓmicas que a Revolução Industrial causou.

As obras deste estilo apresentavam como características formas geométricas definidas, semornamentos; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; vidros contínuos nas fachadasao invés de janelas; aproveitamento do espaço do edifício etc.

Aos poucos a Arquitetura Moderna foi ganhando destaque no cenário mundial.

ARQUITETURA MODERNA

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS

DA ESTÉTICA

Planta livre:

Elaboração de uma estrutura independente quepermita a livre distribuição das paredes, já semexercerem função estrutural.

Fachada livre:

Resulta igualmente da independência da estrutura.Ass im, a fachada pode ser pro je tada semimpedimentos.

Pilotis:

Sistema de pilares que elevam o prédio do chão,permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.

Terraço-jardim:

Recupera a á rea ocupada pe lo ed i f í c iotransfer indo-o para cima do prédio na formade um jardim.

Janelas em fita:

Possibilitadas pela fachada livre, permitem umarelação desimpedida com a paisagem.

3.2 Pop art

A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na décadade 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimentodo expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.

Crítica à cultura

Os artistas deste movimento inspiraram-se na cultura de massas para criar as suas obras de arte,aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irónica a vida cotidiana.

MATERIAIS USADOS

Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias quesurgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelosartistas plásticos deste movimento.

PRINCIPAIS ARTISTAS

hmm!Andy Warhol foi um dos maiores representantesda Pop Art. Além de pintor foi também cineasta. Peter B lake f o i o c r iador da capa do d i scoSgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dosBeatles. Wayne Thiebaud foi um pintor norte-americano quese destacou na criação de obras com teor humorísticoe nostálgico.

13

3

a eCONOMIA

ERA DE OURO DO CAPITALISMO

EXPANSÃO ECONÓMICA

A expansão económica da pós-Segunda GuerraMundial, também conhecida como o boomeconómico pós-guerra ou Era de Ouro docapitalismo, foi um período de prosperidadeeconómica em meados do século XX, que ocorreuprincipalmente em países ocidentais após o finalda Segunda Guerra Mundial, em 1945, e durouaté1970.

Esta terminou com o colapso dos acordos deBretton Woods em 1971, com a crise do petróleode 1973, e o “crash” da bolsa em 1973-1974, oque levou à recessão da década de 1970.

3.1

PÓS-GUERRA

Estritamente definido, o período iniciou em 1945-1952,com o crescimento global durando até 1971, emboraexistam alguns debates sobre a extensão doperíodo, em países diversos, alguns começandotão cedo quanto 1945, e sobrepostos a ascensãodas economias asiáticas do oriente nas décadasde 80 e 90.

Durante esse tempo, houve crescimento económicoelevado em todo o mundo - Europa Ocidental epaíses da Ásia Oriental, em particular - com umcrescimento anormalmente elevado e sustentado,juntamente com o pleno emprego.

Ao contrário das previsões iniciais, este alto crescimento também incluiu muitos países que foramdevastados pela guerra, como:

MILAGRE ECONÓMICOITALIANO

ITÁLIA FRANÇATRENTEGLORIEUSES

ALEMANHAWIRTSCHAFTSWUNDER

GRÉCIAMILAGRE ECONÓMIGOGREGO

JAPÃOMILAGRE ECONÓMIGOJAPONÊS

15

4

a POLÍTICA

FUSÃO DAS POLÍTICAS

Fusão4.1

a fusão das políticas

interna e externa

Em 6 de Fevereiro de 1952, Elizabeth II setorna rainha da Inglaterra?

Em 24 de agosto de 1954, ocorre o suicídio dopresidente do Brasil Getúlio Vargas?

Em 16 de setembro de 1955, um golpe

militar na Argentina t ira do poder opresidente Juan Perón.

sabias que...

Houve um entrelaçamento estreito das políticas externa e interna, realmente uma espécie de fusãodos dois âmbitos, como nunca antes ocorrera, abstraída a época das guerras napoleónicas, ou seja, darevolução burguesa.

Em ambos os campos principais da política internacional o objetivo é orientar e moldar as condiçõessociais, económicas e políticas de cada estado dominado, ou fortemente influenciado, no sentido do seupróprio sistema social.

É claro que a contradição real não é entre "democracia" de um lado e "ditadura" ou "totalitarismo" dooutro, como a publicidade apresenta, mas sim entre o objetivo capitalista de um lado e o socialista dooutro - o objetivo capitalista em que o estatuto social é burguês, trata-se da sua conservação e com isso,das relações das classes que têm mais poder; No socialismo houve uma transformação do estatuto, emque existiu uma ausência de poder das classes ate então dominantes.

Em ambos os casos, o papel decisivo fica por contar da violência militar e económica de forma visível einvisível.

17

18

mete-te à

prova!

1. Qual foi o país iniciou a segunda guerra mundial?

2. Qual foi o país invadido pelos alemães em 1939,sendo

o fato principal que desencadeou o conflito?

3. A bomba ___________ foi a criação científica que possibilitou

a destruição em massa de cidades japonesas em agosto de

1945?

4. Estados ___________ é o país que tem uma base militar

localizada no Oceano Pacífico, atacada pelos japoneses?

5. O ministro Chamberlain era líder político de que país?

6. Como foi chamado o extermínio dos judeus na época que

a Alemanha se viu derrotada?

7. Como foi denominado o governo autoritário implantado na

Espanha?

8. Qual foi o campo de concentração mais conhecido durante

a guerra?

9. Quem foi o líder político italiano durante o conflito?

10. Uma das cidades japonesas bombardeadas pelos Estados

Unidos em 1945?

HORIZONTAL

1.

2.

3.

4.

5.

VERTICAL

6.

7.

8.

9.

10.

ESTREIA'15“Selma - A Marcha da Liberdade”

"Selma" é a história da luta do Dr. Martin Luther King, Jr. para garantir o direito devoto para todas as pessoas - uma campanha perigosa e assustadora, que culminou

com a marcha épica de Selma a Montgomery, no Alabama, e levou a presidente Johnsona assinar a Lei dos Direitos de Voto, de 1965.

2015 | Drama, Histórico | 128 min

Com David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo

Realização Ava DuVernay

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 2015-02-05

Distribuidor Outsider Filmes

“SE TU CONHECES, TU CONFIAS”telefone: 234 146 512 | 360-344