contact julho 2010

39
Índice Palavra do Provincial Anunciar o Evangelho de modo sempre novo......................................5 Capa Regional MS: Confrades Valorizam a Vida Apostólica...........................6 Depoimentos Pe. Dirson Gonçalves, CSsR...................................................................8 Pe. Roque Gabriel, CSsR........................................................................8 Entrevista do mês Pe. Sérgio Reis ......................................................................................9 Pe. Francisco.........................................................................................11 Noticias Provinciais Milhares de Fiéis na festa da Unidade em T. Borba.............................12 Visita do Ícone do Perpétuo Socorro...................................................15 Jubileu de Ouro da realização da novena em Curitiba........................16 XV Congresso de Marketing Católico..................................................20 Papa nomeia Padre J. Tobin................................................................26 Motivando as Vocações da Província..................................................27 Refletindo a Vocação Redentorista.....................................................29 JUMIRE Celebra primeiro Aniversário..................................................31 Espiritualidade O Sentido da Cruz em nossa Vida........................................................32 Mensagem do XXIV Capítulo Geral.....................................................36 Celebrações..................................................................................................40 Aniversários.................................................................................................41

Upload: leutherio

Post on 07-Nov-2014

1.285 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Contact julho 2010

Índice Palavra do Provincial

Anunciar o Evangelho de modo sempre novo......................................5

Capa

Regional MS: Confrades Valorizam a Vida Apostólica...........................6

Depoimentos Pe. Dirson Gonçalves, CSsR...................................................................8 Pe. Roque Gabriel, CSsR........................................................................8

Entrevista do mês Pe. Sérgio Reis ......................................................................................9 Pe. Francisco.........................................................................................11 Noticias Provinciais Milhares de Fiéis na festa da Unidade em T. Borba.............................12 Visita do Ícone do Perpétuo Socorro...................................................15 Jubileu de Ouro da realização da novena em Curitiba........................16 XV Congresso de Marketing Católico..................................................20 Papa nomeia Padre J. Tobin................................................................26 Motivando as Vocações da Província..................................................27 Refletindo a Vocação Redentorista.....................................................29 JUMIRE Celebra primeiro Aniversário..................................................31 Espiritualidade O Sentido da Cruz em nossa Vida........................................................32 Mensagem do XXIV Capítulo Geral.....................................................36

Celebrações..................................................................................................40 Aniversários.................................................................................................41

Page 2: Contact julho 2010

4

Palavra do Provincial

ANUNCIAR O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO

Renovando esperança, corações e estruturas para

missão

Neste primeiro semestre a Província vivenciou importantes momentos de fraternidade, como exemplos: o retiro anual, os encontros regionais, as formações nas comunidades e muita

entrega dos confrades na vida apostólica. Percebe-se aí um sincero desejo de vivenciar o que pediu o XXIV Capítulo Geral, que é ‘Anunciar o Evangelho de modo sempre novo (S. Clemente) com renovada esperança, com corações convertidos, tudo em vista da missão’.

Embora ‘o mundo tenta desacreditar à Igreja e sua missão

evangelizadora’, os Redentoristas ‘seguem o exemplo do Salvador proclamando a Boa Nova aos abandonados’ (Const. 1), sendo ‘fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração’ (Const. 20). Os Redentoristas são chamados na Igreja a ser este ‘sinal profético’ ao mundo. Mesmo diante da ‘desesperança’ proclamar o Evangelho de modo sempre novo, como fez São Clemente, Santo Afonso... pois para os Redentoristas é essencial o seguimento do Cristo, que passou por Cruz e Ressurreição.

Cada confrade, e também cada comunidade da Província, é

convidado a refletir e aprofundar como está adesão ao tema deste sexênio. Temos que nos colocar no processo de conversão (Const. 11, 40, 41 e 42) e crescermos neste anúncio de modo sempre novo. É necessário renovar a nossa esperança, corações e estruturas. Em síntese, é necessário um ato de fé no Deus da Redenção!

Pe. Joaquim Parron, CSsR

Superior Provincial

Page 3: Contact julho 2010

5

Regional MS: Confrades Valorizam a Vida Apostólica

Encontro motiva a partilha e o entusiasmo pelo apostolado

Momento de partilha...

Com um espírito fraterno e marcado pela partilha, os confrades que residem e atuam no Mato Grosso do Sul se encontraram para o Regional do MS, nos dias 7 e 8 de junho, em Campo Grande, com participação da maioria dos confrades. Além de aprofundarem as várias dimensões da Vida Missionária Redentorista, os confrades partilharam as realizações apostólicas nas Comunidades do MS: missões, paróquias e santuário e também falaram de seus anseios.

Num primeiro momento Pe. Parron CSsR trabalhou o texto do confrade Lourenço Kearns CSsR sobre o ‘valor da amizade na Vida Religiosa para perseverar na fidelidade’. Na seqüência os confrades partilharam suas experiências e suas buscas. Também partilharam a necessidade de fortalecer a comunhão entre os confrades nas comunidades e a necessidade, em um ou outro contexto, dos superiores serem mais pastores (e não apenas administradores).

Page 4: Contact julho 2010

6

As Comunidades que pastoreiam as Paróquias: São José, em Ponta Porá, Nossa Senhora da Guia, em Campo Grande, Imaculada Conceição, em Aquiadauna e a Comunidade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande e também a Comunidade itinerante das Missões apresentaram uma síntese da ação pastoral. É maravilhoso perceber tantas realizações com tanto amor e generosidade dos confrades nas diversas realidades pastorais! Estas partilhas trouxeram ânimo às comunidades.

Pose para a foto oficial...

O promotor vocacional, Pe. Marcos Vinicius CSsR e o formador, Pe. Mello, apresentaram as realizações do processo formativo provincial. Na linha da partilha, Pe. Primo, ecônomo, apresentou os avanços da Província na área administrativa, mostrando aos co-irmãos que hoje a Província, graças a Deus e apoio dos confrades, consegue pagar todas as contas com recursos próprios ganhos no Brasil e está passo a passo aumentando o seu patrimônio.

Pe. Mello e Pe. Henrique, do Conselho Ordinário, iluminaram o encontro com reflexões sobre a Vida Religiosa e Vida Missionária. Pe. Mello apresentou motivações para um maior aprofundamento da Vida Consagrada entre os confrades e Pe. Henrique elencou elementos que estão fortalecendo a vitalidade missionária na Província.

O encontro foi abençoado com a celebração da Santa Missa onde os confrades puderam experimentar o mais profundo do seguimento de Jesus, viver em comunidade e partilhar a fé no espírito missionário: ‘sendo discípulos missionários’ proclamando o Evangelho de modo sempre novo (S. Clemente). No final Pe. Álvaro e Pe. Jorge Rocha serviram um delicioso

Page 5: Contact julho 2010

7

churrasco para todos os participantes. Agradecemos os confrades que ajudaram na organização deste encontro e todos que participaram deste momento tão importante!

Pe. Joaquim Parron, CSsR Missionário Redentorista

Depoimentos

“O Regional MS fortaleceu a fraternidade”

“Percebi e senti que o REGIONAL foi muito agradável, tranqüilo, fraterno... Nota-se também uma busca sincera de perdoar e reconhecer os dons e talentos do outro. Há um NOVO CLIMA na província, graças a Deus. Valeu a pena a insistência na área da formação humana,

comunitária, durante esses últimos tempos. Percebe-se, agora, os resultados. Sabendo perdoar, valorizando o outro e buscando o encontro com o Senhor a vida torna-se mais fraterna. Obrigado por este Regional!”

Pe. Dirson Gonçalves, CSsR Paróquia Nossa Senhora da Guia

“No Regional a fé partilhada dos irmãos nos revigora”

“O Regional no MS foi um momento forte de encontro e fortalecimento da nossa caminhada. Gosto sempre de participar desses encontros porque a gente se reanima, olhando o exemplo do outro, a presença amiga, a fé do irmão nos revigora. Gostei principalmente, porque houve partilha do que fazemos em nosso trabalho apostólico,

quanta riqueza temos, e percebi entre nós crescimento humano e respeito pelo confrade. Agradecemos pela oportunidade que tivemos. Deus continue abençoando a Congregação, para sermos fiéis a missão!”

Pe. Roque Gabriel, CSsR Equipe Missionária

Page 6: Contact julho 2010

8

Entrevistas do Mês Nesta edição do CONTACT escolhemos o Pe Sérgio Reis da equipe missionária de Campo Grande e Pe. Francisco de Aquidauana, como os entrevistados deste mês.

Segue o resultado da conversa.

Contact: Sérgio, você é o “caçula” padre de nossa

província. Tem cinco meses de ordenação. Como está sendo sua experiência como sacerdote redentorista?

Pe. Sérgio: Agradeço o convite para estar

partilhando minha experiência ministerial na equipe missionária itinerante, dirigindo algumas

palavras aos confrades através desse informativo da província. Tem sido uma experiência formidável, de grande aprendizado poder exercer o meu ministério sacerdotal durante cinco meses em lugares diferentes.

Contact: A Equipe Missionária está sendo sua primeira experiência dentre

os trabalhos da província de Campo Grande. Como você se sente como missionário itinerante, membro de uma equipe de missão?

Pe. Sérgio: Acolhido pelos meus confrades. Acredito é fundamental ter um

bom relacionamento com os confrades, para poder desenvolver um bom apostolado. É essencial a promoção humana. Procuro caminhar na fé, me apoiando numa esperança cristã, luminosa – Divino, renovando cada dia minha opção diante dos novos desafios, re-elaborando e re-significando a vida.

Page 7: Contact julho 2010

9

Contact: O que mais te motiva a ser um Missionário Redentorista?

Pe. Sérgio: Ouvir o Mestre Jesus, a partir de um silêncio discipular, para

captar os sinais dos tempos: Reino de Deus, revelado no grito dos crucificados e abandonados para comunicar uma esperança cristã ancorada na “Palavra” que anuncia “um Homem Deus”. É por esse Reino de Deus, que iremos passar os nossos dias como o jardineiro que pacientemente prepara jardins e não se cansa de cultivar a terra prometida – nem sempre onde corre leite e mel – mas de espinhos e flores.

Contact: Deixe uma mensagem final:

Pe. Sérgio: Peço a intercessão do nosso Venerável Pai, Santo Afonso Maria

de Ligório, para que Deus abençoe todos os confrades da província, e que todos nós tenhamos como referência para nossa vida apostólica, Jesus - Mestre, “Mestre em humanidade” e “no acolhimento das pessoas”, especialmente as mais simples e abandonadas e às levem a busca da Páscoa.

Um fraterno abraço.

Page 8: Contact julho 2010

10

Contact: Como se sente neste momento de sua

vida?

Pe. Chico: Realizado: "Combati o bom combate"

até o momento, embora com o peso da idade e

problema de saúde, nos últimos anos, tenho caído

no desânimo por não poder fazer mais do que ainda

poderia fazer pela missão redentorista e vida

comunitária.

Contact: Que conselho o senhor daria aos jovens que desejam ser

redentoristas?

Pe. Chico: "O Espírito sopra onde quer", portanto, os que se sentem

chamados, devem apenas seguir seu sonho de um dia se tornarem

redentoristas com a graça de Deus e, como futuros filhos de Santo Afonso,

alimentar sempre o desejo de um dia poderem trabalhar pelo reino de Deus

como um verdadeiro missionário redentorista.

Contact: Fale um pouco sobre seu trabalho pastoral em Aquidauana...

Pe. Chico: Na medida do possível ajudo meus jovens padres, companheiros

de vida e de trabalho. Minhas responsabilidades maiores são de cuidar das

aldéias, asilo, lar dos idosos e legião de Maria.

Contact: Deixe uma mensagem para todos os leitores de CONTACT.

Pe. Chico: Aos leitores do CONTACT o meu carinho especial, pois todos são

redentoristas de coração e cada um deles, homem ou mulher, criança, jovem

ou adulto, naquilo que é ou que faz na vida, realiza a obra redentora na

família, escola, sociedade, política e, acima de tudo, em sua comunidade.

Page 9: Contact julho 2010

11

Notícias Provinciais

Milhares de Fiéis na Festa da Unidade em Telêmaco Borba

Festa da Padroeira motiva a participação dos leigos nas

Comunidades

Confrades concelebrando a Santa Missa...

Os Missionários Redentoristas de Telêmaco Borba, juntamente com o povo das Comunidades, realizaram a Festa da Padroeira 2010, no mês de maio, com enfoque na ‘Unidade das Comunidades’. Foi surpreendente o número de pessoas participando todos os dias nas novenas na igreja Matriz, pregada esta pelo Redentorista Marcos Vinicius CSsR. Além da pregação missionária, o confrade Marcos Serrart, animou as liturgias com melodias que contagiaram muitas pessoas. A participação, segundo os leigos, foi a maior na história desta paróquia.

Page 10: Contact julho 2010

12

Com cânticos, preces, coreografias e encenações, foi descortinando o sentimento religioso,carregado de amor a Virgem Maria, sentimento que veio à tona na alma de todos. Tudo culminando com a pregação missionária e, sobretudo com a celebração da Eucaristia em cada noite do Novenário. Temos a memória dos mais de sessenta anos da presença redentorista, de centenas e centenas de confrades missionários, que falaram de Nossa Senhora. De centenas e centenas de confrades que divulgaram a devoção a Nossa Senhora por todos esses anos. Que a memória deles ecoe nas vozes de tantas ave-marias, de tantas melodias, que a Virgem recebeu!

Que o entusiasmo missionário deles, impulsione o nosso entusiasmo. Deixe os nossos corações se abrasarem de amor como o deles se abrasou, pela glória de coisas nobres, de coisas santas, que abrasou o coração de nosso irmão maior, Santo Afonso Maria de Ligorio! Que o silencio sagrado da Consagração, de cada missa do Novenário de nossas vidas, mostre a eloqüência do Espírito. Eloqüência do Espírito que mostrará sua forca e eficácia, no discipulado missionário do nosso dia a dia , quer ele aconteça nas nossas Missões Populares, quer ele aconteça na rotina de nossas paróquias, ou no canteiro de cada casa de formação.

Igreja lotada para a Santa Missa...

Page 11: Contact julho 2010

13

Por sua vez, a Festa Social foi também um sucesso. As comunidades participaram com barracas, cartelas do show de prêmios e outras promoções e levaram em torno de 90% do lucro líquido. As lideranças ficaram irradiantes e agradeceram a oportunidade de levantar fundos para investir nas comunidades locais.

No final do novenário, centenas de rosas a ela oferecidas digam-lhe o quanto o povo a ama e quanto seus filhos prediletos, os missionários redentoristas, a querem sempre , cobrindo com seu manto, nossos projetos, nossos sonhos e nossa vida redentorista. Enfim, é uma paróquia que cresce na organização pastoral e na participação do povo.

Pe. Henrique Lima CSsR e Pe. Adriano Franzoi CSsR Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Page 12: Contact julho 2010

14

Visita do Ícone do Perpétuo Socorro no Paraná

Dezenas de paróquias receberam o ícone peregrino da Mãe do Perpétuo Socorro

Ir. Jorge Tarachuque e Pe. Celso Cruz numa das visitas

A Comunidade Redentorista do Santuário do Perpétuo Socorro, em

Curitiba, no primeiro semestre de 2010, visitou dezenas de paróquias com o ícone da Mãe do Perpétuo Socorro, propagando a devoção em diversas cidades do Paraná e também em duas cidades de São Paulo.

De fato, foi um trabalho pastoral árduo, com apoio de vários leigos,

cumprindo o pedido do Papa Pio IX: “Fazei-a conhecida no mundo inteiro!”. Parabéns aos Redentoristas e leigos envolvidos neste importante apostolado!

Page 13: Contact julho 2010

15

Jubileu de Ouro da realização da novena do Perpétuo Socorro

em Curitiba

Dimensão histórica

Neste ano

de 2010,

completamos 50

anos da realização

das novenas em

Curitiba. Uma data

a ser muito bem

lembrada. Nesse

meio século, muitas

realizações

aconteceram.

Fruto das Missões Populares Redentoristas, realizadas em Curitiba no

ano de 1959, tal obra de devoção e amor a Deus através de nossa Senhora,

completa meio século. Uma missão urbana e permanente de atendimento,

evangelização, devoção e graças.

De tantas coisas acontecidas em todos esses anos, lembremos da

ocorrência às novenas. De oito pessoas, hoje são média de 40 mil toda

semana. De uma pequena capela, hoje é um santuário, ricamente arquitetado

e com uma beleza invejável. De um pequeno livrinho de orações trazido dos

Estados Unidos, hoje são milhares.

Das poucas cartas de agradecimento, hoje são dezenas todas as

semanas. Das orações feitas numa pequena capela, possivelmente apenas

Page 14: Contact julho 2010

16

com a força da voz e sem instrumentos de som, hoje há transmissão pela TV,

rádios e internet. Não se pode negar que essa devoção tem mexido com a

história da população curitibana e dos arredores dessa capital.

Entre tempo de chuva, frio, sol ou calor, as novenas foram

acontecendo. No primeiro ano eram apenas duas novenas, uma às 7h30 e

outra às 19h30. Um ano mais tarde foram acrescentados mais três horários:

15h 16h e 17h. No dia 30 de setembro de 1964 foram acrescentados mais

dois horários; em 1980 já eram onze. Quando o tempo estava bom tudo era

mais fácil, mas quando chovia as coisas se complicavam.

Os missionários começaram a ser conhecidos como a “salvação da

cidade”, pois todos sabiam que às quartas-feiras era possível confessar a

qualquer hora do dia naquele refúgio Perpétuo de Socorro. A Mãe do

Perpétuo Socorro, com seu Ícone que inspira a teologia da redenção,

certamente escolheu os redentoristas para ajudar a redimir a cidade de

Curitiba e as pessoas de todas as regiões que para aqui acorrem.

Dimensão social

Pela Doutrina Social da Igreja toda empresa, instituição e organização

é chamada a prestar uma contribuição à sociedade, assumindo a chamada

responsabilidade social.

Entende-se,

eclesialmente, que a

dimensão social, mais do

que modismo é uma

convergência para o

Evangelho e a

evangelização. Com isso,

vem a necessidade de

ações concretas em prol

da vida.

Page 15: Contact julho 2010

17

Nos últimos tempos, o agravamento das desigualdades sociais tem

levado a sociedade a repensar sua estrutura e seus valores em todos os

sentidos. Isso é tão forte, que o que antes era considerado pelos governos

como despesa, hoje é negócio.

A dimensão social integrada à saúde, educação, cultura, lazer,

entretenimento, entre outros, demonstra ser um fator de transformação do

ser humano. Quando se fala em social, não se pode ficar somente preso ao

assistencialismo, é preciso olhar mais longe e entende-la como necessidade

vital, global e evangelizadora.

Neste novenário, trabalhou-se bastante essa dimensão, em especial

na proposta de um gesto concreto para aumentar as doações de medula

óssea. Com a consciência de que muitas vidas podem ser salvas e

transformadas por esse gesto.

Pastorais do santuário se uniram e viveram esse gesto,

conscientizando e trazendo doadores, mostrando que a fé defende a vida e

que a vida e fé estão intimamente aliadas. Quase mil potenciais doadores

foram cadastrados.

Dimensão Religiosa

Deu-se

continuidade à

dinâmica da

construção do

mistério do terço

(Você Constrói),

como já havíamos

feito o ano

passado. Todo o

novenário foi

orientado para a

Page 16: Contact julho 2010

18

celebração do jubileu de ouro da realização das novenas, buscando não ficar

somente presos ao santuário, mas levando a devoção para mais longe, com

as visitas do Ícone à dezenas de paróquias da região de Curitiba e de outras

cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Equipes de divulgação foram montadas para convidar as mais de 130

paróquias da Arquidiocese de Curitiba e também de outras dioceses

circunvizinhas, para a celebração desses 50 anos. Uma verdadeira multidão

de voluntários que se colocaram como missionários do Perpétuo Socorro.

Todos os dias do novenário, aconteceram missas e em cada missa a novena,

que contribuiu para a excelente participação em cada evento.

Veio de Roma a réplica do Ícone original, trazido pelo padre Enrique

Lopez, que abrilhantou a festa.

Foi produzido todo um documentário desses 50 anos, mostrando um

pouco da história, importância da fé e devoção a Nossa Senhora do Perpétuo

Socorro em Curitiba.

Um grande evento religioso aconteceu no dia 27 de junho, coroando

essa festa na realização da Novena de Ouro, uma grande procissão, missa e

um evento musical com a presença do padre Zezinho, reunindo cerca de 20

mil pessoas, que coroou toda a programação e encheu o estádio Couto

Pereira de fé e emoção.

Como disse o padre Lourenço, num dos pensamentos sobre o

cinqüentenário: “Não temos ouro para dar a Nossa Senhora, mas temos um

coração de ouro”. Certamente que tal jubileu irá repercutir no coração, na

história e na vida de muitas pessoas que freqüentam este Santuário e buscam

de Deus, através de Nossa Senhora, consolo, graças e santidade.

Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R

Page 17: Contact julho 2010

19

xv Congresso de Marketing Católico RIO DE JANEIRO, 07 a 10 de Junho de 2010.

Em muitas ocasiões refletimos sobre o papel do líder, sobretudo em nossas comunidades. Vimos que o superior de comunidade, acima de tudo, deve ser um pastor, alguém que dialoga, que delega poderes, que ama e respeita outro. Neste Congresso de Marketing, mais uma vez, um dos assuntos bem debatidos foi o papel do líder do ambiente empresarial e no ambiente religioso. Ative-me mais no que refere à Vida Religiosa. Neste ano vocacional, com certeza, refletimos ou estamos

refletindo sobre nossa vocação. “Deus não chama os capacitados, mas capacita aqueles a quem Ele chama para que exerça bem seu ministério”. Quem pode ser um líder? Onde estão os bons líderes? Como se evidencia hoje em dia a falta de uma liderança a nível mundial? No país? Em nossa comunidade? Na Igreja?

Algumas qualidades do bom líder: Falou-se que existe um teste muito simples para discernir se alguém é um líder ou não: “Olha para trás para ver se alguém te segue!” Talvez exista muita verdade nesta definição. Sem dúvida, a pergunta é: O que é ou quem é um bom líder? Com certeza, Moisés é um dos líderes mais respeitados da história. Segundo Hb 11,24-28, podemos perguntar: A que se devia sua grandeza? Que qualidades de liderança se pode identificar em sua vida?

Page 18: Contact julho 2010

20

- Demonstrava fé, disciplina e humildade - Identificou-se com seu povo, negando-se a seguir o caminho fácil. Era um homem íntegro. - Mantinha uma perspectiva eterna, postergando o prazer. Foi motivado por valores espirituais. - Não temia o que o outro lhe podia fazer. Perseverava. Tinha visão. - obedecia a Deus.

As quatro áreas necessárias para um líder: bom caráter, dependência em Deus, capacidade, tarefa definida.

Caráter

“de boa

reputação”

Dependência de

de Deus

“cheios do Espírito”

Tarefa

“para encarreguar-lhes

esta responsabilidade”

Capacidade

Page 19: Contact julho 2010

21

.Disciplina pessoal: é um homem de fé

.Honestidade: é fiel na oração e Palavra

.Compromisso: escuta a “voz” do Espírito

.Sabe escutar: Identificar o que se há de fazer

.Sabe se comunicar: Perseverar até que se cumpra

.Sabe delegar

.Sabe trabalhar

.Sabe fixar-se e estabelecer metas

Existem diferentes formas de assumir a liderança. Há diferentes tipos de lideranças, depende de como se assuma. Nem todos os líderes têm o mesmo resultado ou a mesma influência. Alguns assumem uma liderança porque lhes agrada ou porque os ajuda.

A única forma de exercer uma liderança com autoridade, como chamado de Deus, é ser desinteressado por coisas materiais; é um chamado que se assume em vista do outro, um chamado de compromisso e sem condições.

Estes ministérios não darão um fruto por um momento nem por uns anos. Estes ministérios sobreviverão aos flagelos que se apresentam; sobrevivem às tormentas familiares e críticas do mundo. Estes líderes são para sempre e transcendem na história.

Um líder é uma pessoa que guia a outros para uma meta comum, mostrando o caminho pelo exemplo e criando um ambiente no qual os outros membros se sintam ativamente parte do processo. Um líder não é o chefe da equipe, mas a pessoa que está comprometida a levar adiante a missão do projeto.

Infelizmente, na Igreja e, principalmente na Vida Religiosa, muitos confundem liderança com status, poder. É influência, é a habilidade de

Page 20: Contact julho 2010

22

influenciar as pessoas a fazer o trabalho que não querem, mas que o fazem com gosto.

A liderança começa pela oportunidade que damos aos demais. O líder

vai na frente, assim como o pastor vai na frente de suas ovelhas. Por isso, todos, o seguem. Jesus mesmo disse que as ovelhas ouvem a voz do pastor e o seguem. Se ninguém o segue, ele deve perguntar: por que não? Algumas diferenças entre líderes e seguidores:

- os líderes são verdadeiros pastores; o outros o seguem. - os líderes respeitam; os seguidores o amam. - os líderes também são seguidores, vão atrás das ovelhas desgarradas, motivando-as. - os líderes criam um clima; os seguidores desfrutam do clima. - os líderes compartilham a visão; os seguidores se mantém em igualdade. - os líderes ajudam os outros; os seguidores se ajudam entre si.

Quando falamos de líderes cristãos, algumas perguntas básicas nos vem à mente: Que é um líder? Que faz um líder? Onde encontramos um líder? Por que se necessita de um líder? Por que alguém deseja converter-se em um líder? Por que a gente segue a um líder? Se cada cristão pode e deve ser líder, como ele responde a estas perguntas?

Na Bíblia encontramos muitos líderes: Noé, Abraão, Moisés, José, Neemias, Daniel, Paulo, etc. Devo me perguntar: Que requer Deus de mim como seu líder cristão? Que é necessário para ser um ministro efetivo? Além das qualidades acima mencionadas, podemos elencar alguns princípios primários de liderança, que também são qualidades necessárias para quem quer servir.

1. Testemunho. “O Senhor estava com José, que se demonstrou um homem eficiente... (Gn 39,2) E José estava com Deus. Isto caracterizou toda sua vida. Ele criou a sua família na tradição hebreia. Ele tinha uma relação com Deus muito próxima, pessoal e de companheirismo.

Page 21: Contact julho 2010

23

Quando uma pessoa busca o ministério da liderança no serviço do Senhor, o primeiro que deve analisar é sua experiência de conversão a Cristo. Seu testemunho faz com os outros se aproximem de Cristo. Cada cristão e, mais ainda, cada líder cristão deve demonstrar que é um homem ou uma mulher cheio(a) da Palavra de Deus e de oração.

Um líder cristão mostra que está próximo de Deus, através de sua oração comunitária e pessoal. As pessoas, às quais ele serve, observam sua vulnerabilidade dentro do testemunho cristão.

2. Certeza. “Mas não vos aflijais agora e não vos atormenteis por me terdes vendido para cá, pois foi Deus quem me enviou antes de vós para conservar-vos a vida. Portanto, não fostes vós que me enviastes aqui, mas Deus.

Ele me promoveu a Pai de Faraó, senhor de toda a sua casa e regente de toda a terra do Egito. Apressai-vos em subir novamente para meu pai para dizer-lhe: assim fala José, teu filho: Deus promoveu-me senhor de todo o Egito, desce a mim sem demora”. (Gn 45, 5.8-9).

Em minhas reflexões sobre liderança, me dei conta que algumas pessoas nasciam dentro numa situação de liderança (descendentes de famílias reais que herdavam as posições), alguns adquiriam liderança (por ter qualidades especiais ou por ser promovidos) e outros eram chamados a ser líderes.

José sabia que tinha um chamado, tanto de Deus como de Faraó para ser líder. Deus preparou, preservou e chamou José. Foi um chamado divino, pessoal, para servir a Deus e seus propósitos antes que um chamado humano para servir às necessidades de um grupo de pessoas. O cristão deve ter a necessidade do chamado para ser um líder de Deus.

Isto é o que dará certeza e segurança a quem é chamado para esse ministério. Esta convicção de ser um líder chamado lhe dará também a fé interior e fortaleza para servir em seu ministério de liderança sem importar com os desafios do trabalho.

Page 22: Contact julho 2010

24

3. Integridade. A integridade é a base não só para que a gente respeite o líder, mas para que confie nele e o siga. As novas congregações podem estabelecer-se de uma maneira saudável quando seus fundadores são homens de Deus, tanto em suas vidas pessoais como em comunidade.

As pessoas não seguirão um líder com inconsistências morais por muito tempo. Todas as vezes que ele compromete o caráter, compromete também a liderança. Quando ele diz que vai estar em um certo lugar e numa certa hora, mas se atrasa ou não aparece, trata-se de um problema de caráter.

Quando ele promete retornar uma ligação e não o faz, isso faz com que as pessoas se sintam desvalorizadas. Quando seus companheiros de equipe não sabem onde ele está, isso corrói a confiança.

4. Capacidade. José se transformou em um líder durante seus 80 anos de serviço. A habilidade maior de um líder cristão é sua dependência do Senhor.

5. Autoridade. “José tinha 30 anos quando se apresentou na presença de Faraó, rei do Egito. Despediu-se dele para percorrer toda a terra do Egito” (Gn 41,46). José conhecia a fonte de sua autoridade como líder. Recebeu do líder que estava acima dele. Todo líder tem um líder. Ele recebe autoridade daqueles que o seguem.

Um indivíduo não é líder se ninguém o segue. Mas José sabia seu poder vinha de Deus. Os líderes que abusam de sua autoridade sofrem as consequências de usar mal esse privilégio e poder.

Jesus nos mostra que toda autoridade está no serviço. Ele nos mostra, através da autoridade, a paciência e a misericórdia de Deus. O uso da autoridade na Igreja é exclusivamente para guiar, ajudar o outro a se encontrar consigo mesmo, com os outros e com Deus.

Pe. Antonio Carlos de Mello, CSsR

Curitiba/PR

Page 23: Contact julho 2010

25

Papa Nomeia Padre J. Tobin

Redentorista será visitador apostólico para os religiosos masculinos da Irlanda

Vaticano anunciou, neste

mês de maio, que dois sacerdotes e duas religiosas farão a visita às ordens religiosas na Irlanda, numa área de assistência que está sendo confiados a Bispos, membros do clero, religiosos e fiéis leigos da Irlanda, procurando dar uma resposta adequada à situação causada pelos casos trágicos e dificuldades que a Igreja enfrenta

neste país. Outro objetivo é contribuir para a desejada renovação espiritual e moral que já está sendo promovida pela Igreja na Irlanda.

O Pe. Joseph W. Tobin, redentorista, superior geral emérito da sua Congregação, e o padre jesuíta Gero McLoughlin, incentivador da espiritualidade inaciana entre os jesuítas da Província britânica, vão visitar as ordens religiosas masculinas.

A Irmã norte-americana Sharon Holland, pertencente à Congregação

das Servas do Coração Imaculado de Maria, ex-oficial do Vaticano, e a Irmã irlandesa Mairin McDonagh, das Religiosas de Jesus e Maria, vão fazer a visita às comunidades femininas.

Os quatro religiosos apresentarão seus relatórios à Congregação para

os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Page 24: Contact julho 2010

26

Motivando as Vocações na Província

CONVIVÊNCIA VOCACIONAL

No início de julho, nos dias 3 a 5, vários jovens estarão fazendo a primeira convivência vocacional de 2010, na Casa Santo Afonso, em Ponta Grossa. Sob a coordenação do Padre Marcos Vinicius CSsR, estes jovens irão conhecer um pouco mais sobre a Vida Redentorista e serão ajudados no discernimento vocacional.

Os formadores e

formandos estarão ajudando neste encontro. Rezemos pelas vocações Redentoristas!

ENCONTROS VOCACIONAIS

Várias paróquias-santuários da Província estarão promovendo encontros vocacionais neste final de julho e durante o mês de agosto. São encontros que motivam os jovens a fazerem o discernimento vocacional e também conhecerem um pouco mais sobre a Vida Missionária Redentorista.

Embora seja impossível o padre Marcos Vinicius CSsR estar em todos

estes encontros, é importante que os confrades promovam estes encontros nas comunidades-paróquias!

Não deixe de promover em tua comunidade estes encontros!

Page 25: Contact julho 2010

27

SAV – Serviço de Animação Vocacional O Serviço de Animação Vocacional deve estar organizado nas Paróquias e Santuários da Província. Esta é uma importante dimensão pastoral em nossas comunidades. Pedimos que cada confrade, na medida de sua estima e amor à própria vocação, promova a vocação Redentorista (Cf. Const. 79) no local de sua atuação pastoral. Fraternalmente,

Pe. Joaquim Parron, CSsR Superior Provincial

Page 26: Contact julho 2010

28

Refletindo a Vocação Redentorista

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, “O GENUÍNO

REDENTORISTA”

Na tarde do dia 09 de junho de 2010,

aconteceu na casa paroquial de Nossa Senhora

Perpetuo Socorro em Londrina, uma reflexão sobre

“O Genuíno Redentorista”, a vocação redentorista

segundo o próprio fundador da C. Ss.R.

Esteve presente nesse encontro

Pe.Joaquim Parron, Pe.Henrique, Pe.Marcelo,

Pe.Pedro, Pe.Agenor, Pe.Pedro Hélio, Fr.Aparecido,

Fr.Loacir e Fr.Marco. Foi uma tarde muito

agradável onde buscamos estar refletindo a verdadeira vocação redentorista,

seguindo os passos e exemplos da vida santa de Jesus Cristo, que viveu

desapegado e mortificado, reconciliado com os sofrimentos e desprezos. “Se

alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”

(Mt 16,24).

É necessário, pois, a quem quer pertencer à Congregação do

Santíssimo Redentor, que entre com ânimo resoluto de superar-se em tudo,

excluindo do coração todo plano e desejo que não é Deus e para Deus. Por

isso, haverá de se libertar de tudo, especialmente: I – das comodidades; II –

dos parentes; III – da própria estima; IV – da própria vontade. Tomar a

decisão de ser santo e assumir todas as dores interiores e exteriores a fim de

ser fiel a Deus e não perder sua vocação. É belo ver na Congregação homens

que se deram inteiramente a Deus, que vivem neste mundo sem compactuar

com as corrupções deste mundo. Homens que só têm o pensamento de dar

gosto a Deus.

Page 27: Contact julho 2010

29

Nesta terra seremos pobres, desprezados, tidos como loucos e

imprudentes, mas diante dele nossa sorte é outra. Confiemos sempre em

Jesus presente no Santíssimo Sacramento e em Maria Santíssima, pois os

membros deste Instituto devem professar um grande amor a Jesus

Sacramentado e a Maria Imaculada. Tenhamos bastante confiança! Jesus nos

escolheu para sermos grandes em seu Reino, como podemos concluir

evidentemente com a proteção que mostra para com nossa Congregação e

com cada um de seus membros em particular: “O Senhor é minha luz e

salvação; de quem terei medo?” (Sl 27,1).

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Afonso e todos os santos

redentoristas nos abençoem, para que sejamos causa de alegria onde

passarmos!

Fr. Loacir Resner Teologia

Page 28: Contact julho 2010

30

JUMIRE Celebra Primeiro Aniversário

Em uma missa muito

bonita, presidida pelo Pe.

Joaquim Parron e concelebrada

pelos padres Dirson e Roberto,

um bom número de pessoas

festejou o primeiro ano de vida

do JUMIRE da Paróquia Nossa

Senhora da Guia, em Campo

Grande. A missa foi no dia 20 de

Junho, às 10h30, na Comunidade

São Paulo Apóstolo. Logo em seguida, foi servido um delicioso almoço no

salão da comunidade.

Alguns aspectos

merecem destaque nesta

celebração. Primeiro a bravura

dos membros do grupo, que

perseveraram. Outro aspecto é

como eles conseguiram inserir

os pais dos jovens na

convivência e nas atividades

deles. Outro aspecto importante

que merece destaque é que o

JUMIRE tem saído da paróquia para ajudar nas Missões redentoristas. Há uma

boa integração. Isso é ótimo.Que Deus continue abençoando esses jovens

missionários, sempre pela intercessão de Nossa Senhora.

Pe. Roberto Claudiano da Silva Filho, CSsR Diretor espiritual do JUMIRE na paróquia.

Page 29: Contact julho 2010

31

Espiritualidade

O Sentido da Cruz em Nossa Vida

“É preciso que, como no passado, a cruz esteja sempre presente em nossa existência como uma clara sinalização do caminho que se há de seguir e como a luz que ilumina toda nossa vida”1. Nossa cultura ocidental cultua a moda de tudo o que é “light”, aquilo que não nos compromete. Elaboram-se e oferecem produtos ou serviços que brindam cada vez maior comodidade, diversão, prazer.

Os admiráveis avanços tecnológicos, pouco a pouco, vêm nos libertando de esforços e sacrifícios.

Tudo é mais fácil, mais cômodo. Um certo tipo de “vida feliz” se promete a quem possui essas

comodidades. Muitos homens e mulheres, influídos ou submetidos a esta mentalidade se tornam evasivos ao sacrifício pessoal, à entrega generosa, à renúncia difícil.

A cruz é desprezada. “A corrente anticristã pretende anular seu valor, negando que o homem encontre nela as raízes de sua nova vida; pensando que a cruz não pode abrir nem perspectivas nem esperanças”2. Somos milhões de cristãos batizados que estamos no mundo3 e não estamos livres dessa mentalidade. Quantos cristãos acabam sendo do mundo ao assumir essas perspectivas! Quantos filhos da Igreja, hoje reclamam uma maior compreensão com respeito a certos temas que exigem sacrifícios ou renúncias! Quantos exigem que a Igreja – por misericórdia e dom livre de Deus, portadora da voz e ensinamentos do Senhor4, se adeqüe à mentalidade

1 João Paulo II. Homilia, 10/06/99

2 João Paulo II. Ut unum sint

3 Jo 17, 11

4 Lc 10, 16

Page 30: Contact julho 2010

32

dos tempos, para oferecer-lhes um “cristianismo light”, de acordo com sua comodidade ou própria visão das coisas!. Mas... Pode haver um cristianismo sem cruz? Pode ser um discípulo de Cristo sem carregar sua própria cruz, isto é, assumir as exigências da vida cristã, sem querer viver a obediência dos ensinamentos do Senhor e da Igreja, sem querer abraçar inclusive a dor e o sofrimento para oferecê-lo como uma participação no sofrimento do Senhor?5 Ele nos diz claramente: “Aquele que não carrega a sua cruz e não vem em meu seguimento não pode ser meu discípulo”6; e disse também: “se o grão de trigo que cai em terra não morre, ele fica só; se, ao contrário, ele morrer, produzirá fruto em abundância”7. “Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”8 Não podemos esquecer que Cristo morreu crucificado. Desse modo, o cristianismo ficou para sempre associado à cruz. E, se um discípulo procura assemelhar-se a seu mestre9, se quer ser como Cristo, se quer ser de Cristo, tem que segui-Lo radicalmente. Ao tomar a cruz em seu sentido figurado, como sinal e dor, de sofrimento e de morte, podemos perguntar-nos: Quem de nós, de uma forma ou de outra, não experimenta diariamente a realidade da cruz? Ela não é algo estranho para a vida de todo homem e de toda mulher, de qualquer idade, povo e condição social. Toda pessoa, de diferentes modos, encontra a cruz em seu caminho, é tocada e, de certo modo, marcada profundamente por ela. “Se a cruz está inscrita na vida do homem, querer excluí-la é como querer ignorar a realidade da condição humana. Fomos chamados à vida e, sem dúvida, não podemos eliminar de nossa história pessoal o sofrimento e a prova”10. A experiência do mal e o sofrimento não é vontade de Deus. Entrou no mundo e em nossa vida pelo pecado de nossos primeiros pais.

5 Cl 1, 24

6 Lc 14, 27

7 Jo 12, 24

8 Mc 8, 34

9 Lc 6, 40; Mt 10, 24-25

10 João Paulo II. Discurso no Encontro com os jovens. 02/04/1998

Page 31: Contact julho 2010

33

Experimentamos a cruz na família, quando em vez da harmonia e amor mútuo, reina a incompreensão, intolerância e agressão mútua; quando recebemos palavras muito duras de nossos entes queridos; quando experimentamos a traição de quem amamos; quando somos vítimas da injustiça e das calúnias; quando o mal nos golpeia de uma ou outra forma; quando aumentam as dificuldades nos estudos; quando fracassa um projeto ou um apostolado; quando não encontramos trabalho; quando o dinheiro não é suficiente para o sustento da família; quando aparece uma enfermidade incurável; quando, repentinamente, morre uma pessoa amiga ou da família; quando nos vemos submersos na solidão e no vazio...Quantas e que variadas são as ocasiões que fazem experimentar o peso da cruz em nossa vida! Ao olharmos ao nosso redor, descobrimos que toda existência humana tem o selo do sofrimento. Não há ninguém que não sofra, que não morra. Mas vemos também como sem Cristo, todo sofrimento carece de sentido, é estéril, absurdo e afunda na amargura, endurece o coração.

O Senhor não nos tira a cruz, que carregou sobre si, fazendo dela o lugar da redenção da humanidade, unindo e reconciliando nela, por seu Sangue, o que o pecado dividiu: a Deus e ao homem11. Ele mesmo, na cruz, mudou a maldição em bênção, a morte em vida. Ressuscitando, transformou a cruz de árvore de morte em árvore de vida. O Senhor nunca nos dá uma cruz que, com sua graça e esforço nosso, não sejamos capazes de carregar.

TOME SUA CRUZ E SIGA-ME “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma sobre si a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Quem tiver a própria vida assegurada vai perdê-la, e quem perder a vida por minha causa vai achá-la”12. Neste interessante relado, Cristo põe a prova máxima.

Se você, por amar a seu pai ou sua mãe, a seu filho ou sua filha, a seu esposo ou sua esposa, deixa de amar a Deus e o põe em segundo lugar, não é

11

2 Cor 5, 19 12

Mt 10, 37-39

Page 32: Contact julho 2010

34

digno dEle. O primeiro amor, o maior e mais importante é o amor de Deus. Não há nada que possa igualá-lo. Jesus disse que o que ama sua vida, perdê-la-á e o que a perdê-la por sua causa, se salvará. Quem é que perde a vida por causa de Cristo? Aquele que se consome diariamente em servir a Cristo Jesus sendo um pai fiel, um filho respeitoso ou constituindo um matrimônio honrado.

Aquele que em sua paróquia, comunidade e grupo de oração é fiel aos compromissos ou o que assume seu papel de discípulo missionário, como leigo, sacerdote, religioso ou religiosa, para trabalhar pelo Reino e para maior glória de Deus.

Quem são os que perdem sua vida por Cristo? Aqueles que todos os dias cumprem humildemente seu compromisso de ser autênticos cristãos, deixando para trás o mal e cumprindo os mandamentos de Deus; os que são fiéis à Palavra; os que se mantém firmes na fé e que preferem deixar aquilo que parece bom, mas que não é o melhor para seguir Jesus. Isso é o que significa assumir a cruz de Cristo.

A cruz de Cristo é caminho salvífico. Quer ser de Jesus? Tome sua cruz cada dia, suba ao calvário, deixe-se pregar na cruz por amor, siga a Cristo e assim você será santo, para a maior glória de Deus. A cruz, por si só, desencarnada, é dura e cruel. A cruz de madeira, só, sem Cristo, não está completa. É uma paixão inútil. Cremos que a paixão de Jesus completa em nossa carne aquilo que não podemos superar por nossas próprias forças. Neste sentido, assim como Jesus fez sua entrega ao Pai; aquele que sofre, se entrega ao Deus da vida que, em sua bondade e misericórdia também o aceitará.

Pe. Antonio Carlos de Mello, CSsR Curitiba/PR

Page 33: Contact julho 2010

35

Mensagem do xxiv Capítulo Geral A todos os Redentoristas, às Irmãs Redentoristas, aos Leigos

associados e aos Membros dos Institutos afiliados

‘ANUNCIAR O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO’

(SÃO CLEMENTE) RENOVADA ESPERANÇA, CORAÇÕES

RENOVADOS, ESTRUTURAS RENOVADAS

PARA A MISSÃO RENOVADA ESPERANÇA PARA A MISSÃO…

Prontos a dar testemunho da esperança que existe em nós. (cfr. 1Pd 3,15; Const. 10)

1. O XXIV Capítulo Geral foi celebrado num espírito de esperança evangélica. Desde o começo, com as apresentações da vida e da missão dos confrades e dos leigos associados em todo o mundo, tivemos uma viva percepção dos desafios e das crises que hoje as pessoas enfrentam. Isto levou-nos a apreciar e afirmar decididamente a relevância da resposta afonsiana de compaixão pelos mais abandonados, especialmente os pobres. 2. Durante o Capítulo reconhecemos as realidades dramáticas do nosso mundo em rápida mudança. Atentos à voz do Espírito e aos sinais dos tempos, sentimo-nos na obrigação de responder de modo criativo às atuais urgências pastorais que encontramos em toda parte onde servimos, particularmente na África, em Madagascar e outras áreas frágeis.

O chamado a sermos testemunhas de esperança para os mais abandonados e especialmente para os pobres foi reforçado ao vermos o zelo missionário de tantos confrades e leigos associados.

Page 34: Contact julho 2010

36

3. Os anos de reflexão, discussão e preparação para este Capítulo Geral ajudaram a concentrar nossa atenção em novas formas de solidariedade, atendendo ‘de modo especial os pobres, os mais fracos e oprimidos.’

(Const. 4) 4. Um sentimento de esperança, alimentado pela vida de oração do Capítulo, permeou todas as discussões. A esperança foi essencial quando enfrentamos o discernimento de nosso futuro como apóstolos que continuam ‘o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor, pregando a palavra de Deus aos pobres’.

(Const. 1) 5. Marcos significativos de esperança foram a eleição do Pe. Michael Brehl como Superior Geral e a eleição dos Conselheiros Gerais, entre os quais, pela primeira vez em nossa história, está um Irmão, Jeffrey Rolle. 6. A esperança evangélica deu forma e motivação às decisões tomadas a respeito de nossas estruturas, para podermos continuar sendo fiéis ao nosso chamado.

A reestruturação é ao mesmo tempo dom e tarefa para a Congregação e não meramente uma nova instância burocrática. Como missionários discípulos do Redentor, enfrentamos o futuro com confiança ‘como colaboradores, companheiros e ministros de Jesus Cristo na grande obra da redenção’.

(Const. 2)

Corações Renovados Para a Missão

‘Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo.’ (Ez 36,26) ‘Toda a sua vida cotidiana deve ser

marcada pela conversão do coração e constante renovação do espírito. ’

(Const. 41)

Page 35: Contact julho 2010

37

7. Estamos certos de que a Congregação está sendo chamada a responder sempre mais generosamente e radicalmente ao seu chamado à conversão contínua. A conversão nos chama de volta ao nosso primeiro amor, (cfr. Ap 2,4) a ‘manter nosso olhar fixo em Jesus’. (Hb 12,2) A conversão é um dom não só para cada confrade, mas também para nossas comunidades e para toda a Congregação. (Const. 12) Conduz a uma nova solidariedade em Cristo e a uma nova disponibilidade para responder com generosidade ao chamado de Deus. 8. Entender a nossa vocação através das lentes da conversão nos leva a um zelo apaixonado pela missão da Congregação. A conversão envolve um ‘pleno e contínuo’ processo de renovação de todos os aspectos de nossas vidas. (Const. 11) Sentimos a necessidade de estar mais abertos à novidade do coração e do espírito, para sermos fiéis à nossa tradição.

Ficamos firmemente persuadidos da necessidade de eliminar aquilo que nos impede ou nos limita na vivência de nosso carisma e do chamado a crescermos mais intensamente em nosso compromisso com o Reino de Deus. Quanto mais radical for a nossa conversão, tanto mais radical e profética será nossa Vita apostólica. (Const. 1)

Estruturas Renovadas Para a Missão ‘Diga ao povo que se ponha a caminho.’ (cfr. Ex 14,15)

‘Anunciar o Evangelho de modo sempre novo.’ (São Clemente)

9. Participamos da missão da Igreja pela ‘evangelização propriamente dita e a opção em favor dos pobres’. (Const. 5) Queremos também ser fiéis à nossa tradição de anunciar o Evangelho de modo sempre novo.

Nesse tempo, estamos plenamente cônscios das novas situações de missão que precisam urgentemente de evangelização. Focalizamos algumas delas nas decisões de nosso Capítulo.

Precisamos de novas estruturas para anunciar hoje o Evangelho de modo novo e atender as novas áreas de urgente necessidade pastoral. 10. À luz dos sete princípios orientadores, e para dinamizar a vida e a obra missionária da Congregação, o Capítulo Geral criou estruturas novas –

Page 36: Contact julho 2010

38

Conferências, a Rede Inter-Conferências, a solidariedade em termos de pessoal e em questões financeiras. Essas decisões vão afetar todos os confrades e leigos associados.

Ao passarmos das condições rotineiras para novas e proféticas oportunidades missionárias, seguimos o exemplo do próprio Santo Afonso em seu êxodo de Nápoles para os pobres abandonados de Scala. Como aconteceu com Santo Afonso, os pobres vão nos evangelizar e nos fortalecer com a esperança. 11. Convidamos todos os Redentoristas e os que compartilham de nossa missão a ‘descobrirem com perspicácia, como pioneiros, novos caminhos, através dos quais o Evangelho seja pregado a toda criatura’. (Const. 15) É essencial que a reestruturação de nossa Congregação, de nossas comunidades e de nossas vidas pessoais seja guiada pelo Espírito Santo. Não devemos ter medo de assumir riscos por amor à missão.

Esperamos que as novas estruturas gerem maior liberdade quanto ao objetivo e aos métodos de nossas iniciativas missionárias. 12. Que Nossa Mãe do Perpétuo Socorro, Santo Afonso e todos os Santos e Beatos de nossa Congregação nos acompanhem nessa caminhada de renovação. 13. Temos renovada esperança, corações renovados e estruturas renovadas para a missão porque o próprio Redentor está no coração de nossa comunidade. (Const. 23) É Deus que renova todas as coisas. (cfr. Ap 21,5)

Capitulares do XXIV Capítulo Geral, 2009. (fonte: XXIV Capítulo Geral, Documentos finais, Curie Générale C.Ss.R., Roma,

2010).

Page 37: Contact julho 2010

39

Celebração

Padre Guilherme

Celebrou 81 anos de Idade

Com muito carinho a

Comunidade Vida Nova celebrou com um delicioso almoço, dia 5 de junho, os 81 anos do nosso querido confrade Padre Guilherme Tracy CSsR.

Cooperadores, confrades e internos participaram desta celebração. Parabéns, Guilherme! Como você mesmo costuma dizer em nossos aniversários, “obrigado por você existir!”.

Padre Egidio Celebrou 97 anos de Idade

Padre Egídio, dia 11 de junho, cortou o

bolo dos 97 anos de idade com os seus confrades. Parabéns Egídio!

Page 38: Contact julho 2010

40

Aniversariantes do Mês

Pe. Jorge Rocha Pe. Henrique 27/07 28//07

Pe. Edson Ir. Jorge Tarachuque Fr. Marco Leuterio 04/07 08/07 10/07

Pe. Pedro Aguiar Pe. Celso Cruz Pe. Pedro Hélio 11/07 12/07 16/07

Page 39: Contact julho 2010

41

João 17, 20-26

“Não rogo somente por eles, mas também

por aqueles que por sua palavra hão de crer

em mim.

Para que todos sejam um, assim como tu,

Pai, estás em mim e eu em ti, para que

também eles estejam em nós e o mundo

creia que tu me enviaste.

Dei-lhes a glória que me deste, para que

sejam um, como nós somos um:

eu neles e tu em mim, para que sejam

perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste,

como amaste a mim.

Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para

que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da

criação do mundo.

Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu

me enviaste.

Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor

com que me amaste esteja neles, e eu neles.”