construtora - seap.ma.gov.br · construtora reputa-se,portanto, totalmentecontrário...

8
# Construtora Ilustríssimo Senhor Doutor Presidente da Comissão Setorial de Licitação" da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão - Dr. WELLINGTON DE JESUS FONSECA COELHO FILHO Ref.: Processo Administrativo 853/2016 - SEAP Concorrência 007/2017 - CSL/MA DB lT* ""^ ^ T T% O Em,, AdmMsfratiw ac« ,- \0 PROTOCO/SEÂP RECEBIDO Às Vgí; 7Yhs Em Ass engetech construtora ltda., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n°. 11.109.254/0001 -69, com sede nessa cidade, na Rua do Aririzal, n°. 08, Quadra 01, Jardim Eldorado, por seu representante legal ao final assinado, vem, respeitosamente, perante este digníssimo Presidente da CSL, nos termos do item 13.1 do instrumento convocatório e art. 109,1, alínea "a" da Lei 8.666/93, tempestivamente, interpor RECURSO ADMINISTRATIVO em face da decisão administrativa que inabilitou a licitante no certame acima identificado, objetivando que seja reexaminado este ato, pelas razões que passará a expor, requerendo o seu conhecimento e provimento, ou em caso negativo, a remessa à autoridade superior, para apreciação, julgamento e provimento. II Das Razões Que Ensejam a Inabilitação da Recorrente Conforme será demonstrado abaixo, a Recorrente preencheu todos os requisitos editalícios necessários para ser habilitada no certame. A despeito disso, o d. Pregoeiro e a equipe técnica do órgão entenderam por inabilitá-la sumariamente. Nesse passo, a d. Comissão Setorial de Licitação entendeu equivocadamente, data vênia, inabilitar a Recorrente por dois motivos, Rua do Aririzal, Qd. 01, W 8 - Jd. Eldorado ,-' ,. Sâo Luís-MA-Fone: (98) 2106.7574 [email protected] www.engetechcoristrtitora.com.br CNPJ: 11,109,254/0001-69 insc. Estadual: 12.320.246-9

Upload: tranminh

Post on 02-Dec-2018

244 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

# Construtora

Ilustríssimo Senhor Doutor Presidente da Comissão Setorial de Licitação"

da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado doMaranhão - Dr. WELLINGTON DE JESUS FONSECA COELHO FILHO

Ref.: Processo Administrativo n° 853/2016 - SEAP

Concorrência n° 007/2017 - CSL/MA

D B lT* ""^ ^ T T% O

Em,,AdmMsfratiw ac« ,-

\0

PROTOCO/SEÂPRECEBIDO

Às Vgí; 7YhsEm

Ass

engetech construtora ltda., pessoa jurídica de direitoprivado, inscrita no CNPJ sob o n°. 11.109.254/0001 -69, com sede nessa cidade,na Rua do Aririzal, n°. 08, Quadra 01, Jardim Eldorado, por seu representantelegal ao final assinado, vem, respeitosamente, perante este digníssimoPresidente da CSL, nos termos do item 13.1 do instrumento convocatório e art.109,1, alínea "a" da Lei 8.666/93, tempestivamente, interpor

RECURSO ADMINISTRATIVO

em face da decisão administrativa que inabilitou a licitante no certame acimaidentificado, objetivando que seja reexaminado este ato, pelas razões quepassará a expor, requerendo o seu conhecimento e provimento, ou em casonegativo, a remessa à autoridade superior, para apreciação, julgamento eprovimento.

II

Das Razões Que Ensejam a Inabilitação da Recorrente

Conforme será demonstrado abaixo, a Recorrente preencheu todosos requisitos editalícios necessários para ser habilitada no certame. A despeitodisso, o d. Pregoeiro e a equipe técnica do órgão entenderam por inabilitá-lasumariamente.

Nesse passo, a d. Comissão Setorial de Licitação entendeuequivocadamente, data vênia, inabilitar a Recorrente por dois motivos,

Rua do Aririzal, Qd. 01, W 8 - Jd. Eldorado

, - ' ,. Sâo Luís-MA-Fone: (98) 2106.7574

[email protected]

www.engetechcoristrtitora.com.brCNPJ: 11,109,254/0001-69

insc. Estadual: 12.320.246-9

# EngetechConstrutoro

SEÃPTis. nc

Proc. n°

Rub.:

oportunidade em que se transcreve abaixo o teor das razões elencadassessão do dia 29/10/2017, veja-se:

Matr.

atáttãr

"4) Empresa ENGETECH CONSTRUTORA LTDA: detectamos odescumprimentodas exigências contidas:

a) No item 9.1.1, alínea "a", não apresentando a cédula de identidadede todos os sócios;

b) A licitante apresenta rendimento superior no que se refere àEmpresa de Pequeno Porte ou Microempresa, considerando que a certidãosimplificada exigida no item 5.1.6, alínea "a", encontra-se em desacordocom o balanço patrimonial.

Dessa forma, esta Comissão sinaliza pela INABILITA ÇA O da empresaENGETECH CONSTRUTORA LTDA."

Porém, consoante será demonstrado abaixo e, em respeito aoprincípio da ampla competitividade e da busca da proposta mais vantajosa àAdministração, ambos exarados no art. 3o, da Lei 8.666/93, tem-se que asrazões elencadas na decisão recorrida não merecem prevalecer.

m

Quanto a Alegação de Descumprimento do Item 9.1.1, alínea "q" do

Edital

Um dos motivos que levou a d. Comissão de Licitação a declararinabilitada a Recorrente foi o suposto descumprimento da regra prevista no item9.1.1, alínea "a" do edital, abaixo transcrito:

"9.1.1 HABILITAÇÃO JURÍDICA, que será comprovada mediante aapresentação da seguinte documentação:

... a) Cédula de identidade;"

Assevera a d. Comissão que a Recorrente não apresentoucédula de identidade de todos os sócios;" (grifo nosso).

a

Entretanto, de acordo com a leitura do item 9.1.1, alínea "a", doedital, tal dispositivo em nenhum momento exigiu que as licitantesapresentassem as cédulas de identidade de TODOS os sócios.

Assim, quando a r. Comissão de Licitação inabilitou a Recorrentesob o equivocado pretexto de falta de cédulas de identificação de todos os

Rua do Aririzal, Qd. 01, im- 8 - iú Eldorado

São Luís - MA - Fone: (98) 2106,7574

[email protected]

www.engetechconstrutora.com.brlCNPJ: 11.109.254/0001 69{-

IrtSC. Estadual: 12.320.246-9

# Construtora

sócios, violou frontalmente as regras editalícias, lei interna do pN^^dimente,licitatório, a qual se encontra estritamente vinculada. **"*——

Sobre o princípio da vinculação ao edital, o insigne Hely LopesMeirelles afirmou:

"a vinculação ao edital e o principio básico de toda licitação, nem secompreenderia que a Administração Pública fixasse no edital a forma e omodo de participação dos licitantes e no decorrer do procedimento ou narealização do julgamento se afastasse do estabelecido, ou admitissedocumentação e propostas em desacordo com o solicitado. O edital é a leiinterna da licitação, e, como tal, vincula aos seus termos tanto os licitantescomo a Administração que o expediu (art. 41).

Assim, estabelecidas as regras do certame, tornam-se inalteráveis paraaquela licitação, durante todo o procedimento. Se no decorrer da licitação aAdministração verificarsua in viabilidade, deverá in validá-la e reabri-la emnovos moldes, mas, enquanto vigente o edital ou convite, nãopoderá desviar-se de suas prescrições, quer quanto à tramitação, quer quanto aojulgamento. "

Nestes termos, a Lei de Licitações é contundentemente expressa:

"Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições doedital, ao qual se acha estritamente vinculada. "

Nesta senda, caso fosse a vontade da Administração exigir aapresentação dos documentos pessoais de todos os sócios das empresasparticipantes, teria redigido o texto da seguinte forma: "Cédulas deidentidade de todos os sócios da empresa licitante.".

Desta feita, não pode agora, em momento posterior ao lançamentodo edital, fase de habilitação, mudar as regras da competição, sob pena deviolação do princípio mais básico de todo procedimento licitatório, ou seja, avinculação ao edital.

Lado outro, embora a Recorrente disponha de três sócios em suacomposição, a administração da sociedade pode ser exercida isoladamente porcada um destes, conforme se observa da cláusula quinta da consolidação docontrato social:

'CLÁUSULA QUINTA - A administração da sociedade é exercida pelossócios administradores: Miguel Nicolau Duailibe Filho, Natercio Silva dosSantos e Emanuel Queiroga de Araújo, que assinam isoladamente, ficandovedado o uso da sociedade em negócios estranhos aos seus interesses sociais,

.,,"' Rua do Aririzal, Qd, 01, H" 8 - Jd. EldoradoSão LUÍS - MA - Fone: (98) 2106.7574

, " engetech@engetechcof)strutora.com.bry,,-'' www.engetechconstrutora.com.b/

CNPJ: 11,109.254/0001-69

ínsc. Estadual: 12.320.246-9

^

c

EngetechConstrutora

'Fls. nu jl_

Proc.

notadamente avais e fianças e a responsabilidade técnica sãoNatercio Silva dos Santos e Emanuel Queiroga de Araújo. "

Rub.:

Portanto, como o instrumento convocatório não exigiu as cédulasde identidade de todos os sócios, aliado ao fato de que cada sócio da Recorrentepode administrar a sociedade de forma isolada, caberia apenas juntar àhabilitação jurídica a cédula de identidade de um único sócio, o que é mais doque suficiente para atender o item 9.1.1, aliena "a".

E, conforme se extrai dos autos do processo administrativo, odocumento de identificação pessoal do sócio Natercio Silva dos Santos seencontra devidamente acostado à documentação de habilitação apresentadapela Recorrente.

De qualquer forma, a habilitação jurídica da Recorrente foiplenamente atendida através do seu contrato social e alterações (por setratar de pessoa jurídica de direito privado), do qual se verifica acapacidade desta no exercício de direitos e deveres para caso de eventualresponsabilização pelas obrigações pactuadas.

Ademais, urge destacar, que no contrato social acostado àdocumentação de habilitação se observa os dados completos de todos os sóciosda Recorrente, o que, por si só, é capaz de suprir a necessidade de trazer a tonaa cédulas de identidades dos demais sócios.

Desta feita, não houve qualquer prejuízo à aferição dahabilitação jurídica da Recorrente, uma vez que qualificação de todos ossócios desta encontrava-se expressa do contrato social apresentado à r.Comissão Setorial de Licitação

Assim sendo, não deve prevalecer o formalismo exacerbado emdetrimento da finalidade da licitação, se esta foi alcançada com a documentaçãoapresentada pela Recorrente.

Afasta-se, pois, a possibilidade de inabilitação da Recorrente poresses termos, e a inversão do julgamento é medida que se impõe.

IV

Quanto a Alegação de Desacordo entre as Informações indicadas no

Balanço Patrimonial e na Certidão Simplificada

A douta Comissão de Licitação entendeu pela inabilitação daRecorrente sob a alegação de ter encontrado inconsistência de informação entre

Ruado Aririzal Qd. 01, N" 8 - Jd, Eldorado

São LUÍS • MA - Fone: (98) 2106.7574

,.''"' ,, engetech@engetechconstrutora.com.brwmv.engetechcanstrutora.com.br

CNPJ: 11.109.254/0001-69

msc Estadual: 12.320.246-9

# Construtoro

SEAíFls. o° _,— -

proc. n° ___

o balanço patrimonial e a certidão simplificada, senão confira as\^z$çsj2aia-ytanto, verbis:

"b) A licitante apresenta rendimento superior no que se refere à Empresa dePequeno Porte ou Microempresa, considerando que a certidão simplificadaexigida no item 5.1.6, alínea "a", encontra-se em desacordo com o balançopatrimonial."

Entretanto, vale esclarecer que apesar de a certidão simplificada,expedida exclusivamente pela JUCEMA, ter registrado a Recorrente comomicroempresa ou empresa de pequeno porte, esta em nenhum momento docertame assim se declarou qualificada, ou seja, não buscou qualquerbenefício com essa informação.

Como mencionado acima, o documento em referência é emitidoexclusivamente pela JUCEMA, isto é, a Recorrente não pode ser penalizada poruma falha cometida por terceiro.

__5-

Ademais, a qualificação econômico-fmanceira foi cabalmentedemonstrada pela Recorrente através da juntada do balanço patrimonialassinado por técnico em contabilidade responsável - Sr. Leonides Vanni deBarros, inscrito no CRC sob o n° 6820/O-7 T-MA - MT, documento este que foraarquivado em 10.08.2017 na Junta Comercial do Maranhão.

Desta feita, é imperioso concluir que a r. Comissão de Licitaçãoincidiu em um erro de avaliação, motivado por um excesso injustificável deformalismo.

Com efeito, a decisão da r. Comissão de Licitação em inabilitar aRecorrente demonstra, afinal, genuíno atentado ao principio da razoabilidade,conquanto não demonstra relação de proporção para com os meios que ocertame almeja alcançar. Nesse sentido, o ensinamento do mestre Bandeira deMello:

- s

/

"Isto porque o princípio da razoabilidade, entre outras coisas, exigeproporciona/idade entre os meios de que se utiliza a Administração e osfinsque ela tem que alcançar. E essa proporcionalidade deve ser medida nãopelos critérios pessoais do administrador, mas segundo padrões comuns nasociedade em que vive; e não pode ser medida diante dos termosfrios da lei,mas diante do caso concreto. Com efeito embora a norma legal deixe umespaço livrepara decisão administrativa, segundo critérios de oportunidadee conveniência, essa liberdade às vezes se reduz no caso concreto, onde osfatos podem apontar para o administrador a melhor solução ". (Bandeira deMello, Celso Antônio apud Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. DireitoAdministrativo. - 14. ed. -São Paulo: Atlas, 2002, p. &ii)do Aririzal, od. oi. w s -jd. Eldorado

x,-" ' São LUÍS • MA - Fone: (98) 2106.7574^,.- ' engetech@e«getechconstrutora.cornos*

www.engetechconstrutora.com.br

CNPj: 11.109.254/0001-69

...••"' \ msc. Estadual: 12.320.246-9

#ei i

nQ©[©chConstrutora

Reputa-se, portanto, totalmente contrário à razoabilidade inabilitara Recorrente em vista da mencionada falha, visto que o balanço patrimonialacostado à documentação de habilitação revela a qualificação econômico-fmanceira exigida no instrumento convocatório.

E, sabidamente, a razoabilidade vem a ser instrumento hábil apropiciar ampla concorrência, vez que afasta o apego às normas formalistasdesnecessárias, que em nada contribuem para o efetivo resultado do certame.

A propósito, manifestou-se o conceituado Ives Gandra Martins:

"Licitação é um procedimento administrativo, ou seja, uma série de atossucessivos e coordenados, voltada, de um lado, a atender ao interessepúblico, pela escolha do negócio mais vantajoso para atender aAdministração Pública, e de outro, a garantir aos administrados, aoportunidade de di5putar entre si a participação em contratações que aspessoas administrativas entendam realizar com os particulares.

Os nortes,portanto, desse procedimento, previsto no art. 37 (XXI) da CF, sãoa busca de um universo de ofertas que permita escolher aquela que melhoratenda ao interesse público, e o respeito à isonomia dos concorrentes,objetivos para cuja consecução a estrita observância da probidadeadministrativa." (Questões de Direito Administrativo, Editora Obra Jurídica,Florianópolis, 1999, p. 42).

A licitação, como ensinou Ives Gandra da Silva Martins, tem comoobjetivo final o interesse público, devendo este ser preservado, respeitando-seo princípio da isonomia, e tendo como limite o da razoabilidade. Então, quandose fala em observância de regras editalícias, não significa que a Administraçãodeva apegar-se, demasiadamente, a um formalismo desnecessário, que sóserviria de entrave a uma concorrência mais ampla, que principalmente a elabeneficia, já que a Administração é quem deverá obter a proposta maisvantajosa, o que será facilitado se muitas forem as opções.

Nesse sentido também é o entendimento de Marcai Justen Filho:

"Não é cabível excluir propostas vantajosas ou potencialmente satisfatóriasapenas por apresentarem defeitos irrelevantes ou porque o princípio daisonomia importaria tratamento de extremo rigor. A isonomia não obrigaadoção de formalismo irracional. Atende-se ao princípio da isonomiaquando se assegura que todos os licitantes poderão ser beneficiados poridêntico tratamento menos severo. Não se infringe a isonomia quando sepermite a todos os licitantes, em igualdade de condições, a correção dedefeitos em suas propostas. " (Comentários à Lei de Licitações e Contratos

Rua do Aririzal, Qd. 01, N" 8 - Jd Eldorado

São Luís • MA • Fone: (98) 2106.7574

[email protected]

www. engetechconstru tora. com. br

CNPj: 11,109.254/0001-69

IrlSC, Estadual: 12.320.246-9

^ Construtora[f\s.

píOC-

ÇUÍ3-'Administrativos, 5aedição, Ed. Dialética, São Paulo, 1998, p.se]

. ~*v

57^^grrfbu^/

Não resta dúvida, portanto, que a Recorrente atendeu àfinalidade da norma editalícia, inexistindo nos autos prova de qualquer atode má-fé de sua parte nem de prejuízo para os demais licitantes, de modoque não pode sofrer limitação no seu direito de participar do certame.

Tal entendimento encontra respaldo, também, em decisão dosTribunais pátrios:

"LICITAÇÃO. REQUISITOS PARA AHABILITAÇÃO SÃO NO ART. 27DALEIN 8. 666/93. INADMISSÍVEL CONSIDERAR INABILITADA EMPRESA

QUE OS PREENCHE E CUJA PROPOSTA CONTÉM MERAIRREGULARIDADE SANÁVEL AQUALQUER TEMPO. Preenchidos todosos requisitos necessários para apurar a idoneidade e a capacitação de umconcorrente, não há que considerar-se inabilitado aquele que não cumprirdeterminação de ordem meramenteformal e a qual não acarreta qualquerprejuízo à Administração ou aos demais concorrentes. " (TJ/SC - MS98.015032-9, Dês. Silveira Lenzi, 09/08/1998) [grifou-se]

No caso presente, verifica-se que a comissão de licitação julgouinabilitada a Recorrente por meio de argumentos dotados de formalismoexcessivo, que em nada contribuem para a Administração Pública e para oresultado final do certame.

Por certo visa a licitação o interesse público de ter o maior númerode concorrentes e assim poder escolher dentre todas a melhor proposta,garantindo-se a observância do princípio constitucional da isonomia e a seleçãoda proposta mais vantajosa para a Administração.

Por tais razões, a inabilitação da empresa ora Recorrente em nadacontribui para o atendimento dos interesses públicos, muito pelo contrário,afasta do certame um concorrente em potencial, que certamente ofereceriaopção a mais no leque de alternativas à disposição da Administração Pública.

• Dos Pedidos

Aduzidas as razões que balizaram e fundamentaram o presenterecurso administrativo, com supedâneo na legislação vigente, requer-se o seurecebimento, análise e acolhimento a fim de que seja reformada a decisãorecorrida, com vista a declarar habilitada a empresa Recorrente.

Rua do Aririzal, Qd. 01, isr 8 - Jd Eldorado

Sáo Luís - MA - Fone: (98) 21067574

engetech@engetechconstrutora .com. brwww.engetechconstrirtora.com.br

CNPj: 11.109.254/0001-69

irisc. Estadual: 12,320.246-9

# Construtora

Outrossim, não sendo acolhido o pleito acima lançadc\Oi^üe-se^7admite apenas para efeito de argumentação, requer-se a remessa doslautcrs^a'*autoridade superior, para conhecimento e acolhimento do presente apelo, tendoem vista todo o exposto.

Por derradeiro, caso permaneça a negativa, tais ilegalidadescertamente não prosperarão perante o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas.

Nestes Termos,Pede Deferimento.

.

São Luís (MA), 16 de outubro de 2017.

,,.-"

CH'

1

CPFn. 961.837.053-49

"

DA.

\

Rua do Arínzal, Qd 01, H" S - Jd, Eldorado

Sâo Luís • MA • Fone: £98) 2106.7574

[email protected]

www. engetechconst rutora .com, br

CNPi: 11.109.254/0001-69

irtsc Estadual: 12.320.246-9