construindo um futuro com a nova...

2
Informe Ano 2 - nº 9 - junho de 2015 C om apoio da Construtora Quei- roz Galvão teve início no dia 25 de maio, o curso Aprendizagem - Edificador Predial. Voltado para jovens entre 16 e 22 anos de ida- de, o curso - do Programa Jovem Aprendiz - acontece no Centro de Educação Profissional Senai de Construção Civil, no Bairro An- chieta, em Porto Alegre, todos os dias pela manhã. Os inscritos pela área de Assis- tência Social da CQG são filhos de colaboradores da empresa, mora- dores das áreas impactadas pelas obras da nova ponte do Guaíba na Capital como as Ilhas, no Bairro Arquipélago, e as comunidades Tio Zeca e Areia, no Humaitá, e de Canoas na Região Metropoli- tana. As aulas estão divididas em seis módulos de aprendizagem, totalizando 18 meses de duração. Os 25 participantes vão apren- der as funções de carpintaria, técnicas de alvenaria, instala- ção hidráulica, concretagem, re- vestimento e elétrica. O curso Edificador Predial atende a Lei Construindo um futuro com a nova ponte O envolvimento da empresa vai além do atendimento a um requisito legal e passa por uma ação social importante para com as comunidades impactadas pelas obras da nova Ponte do Guaíba. Desta forma, podemos contribuir para a formação destes jovens que passarão por mudanças após o processo de reassentamento e quem sabe tê-los como trabalhadores na construção deste empreendimento. Va- mos manter o acompanhamento deste grupo de 25 jovens e integrá-los às nossas atividades, através de visitas na obra e palestras com nossos colaboradores, possibilitando assim uma maior aproximação e fazendo com que eles tenham contato com as práticas construtivas e a operacionalidade em uma grande obra, com a certeza de que isso irá auxiliar no processo de capacitação dos mesmos. Michel C. Rossi - Diretor do Contrato CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAI DE CONSTRUÇÃO CIVIL 10097/2000, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um nú- mero de aprendizes equivalente a um mínimo de 5%, a partir de sete funcionários, e um máximo de 15% do seu quadro de funcio- nários cujas funções demandem formação profissional. O incentivo ao desempenho indi- vidual e à disciplina foram refor- çados pelo coordenador do curso, Carlos Winkler, na primeira aula. Uma visita às instalações foi con- duzida pelo instrutor Ademar Flor da Silva que cobrou empenho e resultados de cada aluno para o aprimoramento em cada módulo. Ao final das aulas, estes jovens já estarão aptos para ingressar no mercado de trabalho. Para a Jovem Aprendiz Jeniffer de Car- valho Padilha, de 21 anos, con- cluir esta qualificação represen- tará valorização no futuro. “Acho que será um reforço para meu currículo, podendo até trabalhar como autônoma futuramente” , projetou.

Upload: vuongtuyen

Post on 12-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

InformeAno 2 - nº 9 - junho de 2015

Com apoio da Construtora Quei-roz Galvão teve início no dia 25

de maio, o curso Aprendizagem - Edificador Predial. Voltado para jovens entre 16 e 22 anos de ida-de, o curso - do Programa Jovem Aprendiz - acontece no Centro de Educação Profissional Senai de Construção Civil, no Bairro An-chieta, em Porto Alegre, todos os dias pela manhã. Os inscritos pela área de Assis-tência Social da CQG são filhos de colaboradores da empresa, mora-dores das áreas impactadas pelas obras da nova ponte do Guaíba na Capital como as Ilhas, no Bairro Arquipélago, e as comunidades Tio Zeca e Areia, no Humaitá, e de Canoas na Região Metropoli-tana. As aulas estão divididas em seis módulos de aprendizagem, totalizando 18 meses de duração. Os 25 participantes vão apren-der as funções de carpintaria, técnicas de alvenaria, instala-ção hidráulica, concretagem, re-vestimento e elétrica. O curso Edificador Predial atende a Lei

Construindo um futuro com a nova ponte

O envolvimento da empresa vai além do atendimento a um requisito legal e passa por uma ação social importante para com as comunidades impactadas pelas obras da nova Ponte do Guaíba. Desta forma, podemos contribuir para a formação destes jovens que passarão por mudanças após o processo de reassentamento e quem sabe tê-los como trabalhadores na construção deste empreendimento. Va-mos manter o acompanhamento deste grupo de 25 jovens e integrá-los às nossas atividades, através de visitas na obra e palestras com nossos colaboradores, possibilitando assim uma maior aproximação e fazendo com que eles tenham contato com as práticas construtivas e a operacionalidade em uma grande obra, com a certeza de que isso irá auxiliar no processo de capacitação dos mesmos.

Michel C. Rossi - Diretor do Contrato

CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL SENAI DE

CONSTRUÇÃO CIVIL

“10097/2000, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um nú-mero de aprendizes equivalente a um mínimo de 5%, a partir de sete funcionários, e um máximo de 15% do seu quadro de funcio-nários cujas funções demandem formação profissional. O incentivo ao desempenho indi-vidual e à disciplina foram refor-çados pelo coordenador do curso, Carlos Winkler, na primeira aula. Uma visita às instalações foi con-duzida pelo instrutor Ademar Flor da Silva que cobrou empenho e resultados de cada aluno para o aprimoramento em cada módulo. Ao final das aulas, estes jovens já estarão aptos para ingressar no mercado de trabalho. Para a Jovem Aprendiz Jeniffer de Car-valho Padilha, de 21 anos, con-cluir esta qualificação represen-tará valorização no futuro. “Acho que será um reforço para meu currículo, podendo até trabalhar como autônoma futuramente”, projetou.

Informe

Ano 2 - número 9 - junho de 2015

Boletim Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação Consórcio Ponte do Guaíba - Gestão Ambiental e SGI

www.pontedoguaiba.com.br

No dia 21 de maio engenhei-

ros do Consórcio Ponte do

Guaíba (CPG) e representantes

do DNIT/RS apresentaram de-

talhes das obras para o gover-

nador José Ivo Sartori. Durante

a reunião, na sede do governo,

o Palácio Piratini, o diretor de

Contrato do CPG, Michel Cle-

ber Rossi, destacou que os

trabalhos estão adiantando e

que é uma realidade entregar o

empreendimento no segundo

semestre de 2017.

O governador Sartori propôs

a criação de uma força-tarefa

para manter em dia o calendá-

rio da obra da segunda ponte

sobre o Rio Guaíba. A iniciativa

foi acolhida e o grupo será inte-

grado pelo governo, prefeitura,

DNIT/RS e consórcio. Confor-

Foto

s: K

arin

e Vi

ana/

Palá

cio

Pira

tini

Diretor de Contrato CQG, Michel C. Rossi apresenta o projeto da ponte ao governador

Superintendente DNIT/RS, Pedro Luzardo Gomes, detalha obras no Estado e nova ponte

Canteiro Industrial 1 | Canoas-RS

A gestão de resíduos avança no empreendimento, em es-pecial, nas áreas industriais onde é necessária a instala-ção de lixeiras e estruturas adequadas para a adoção da coleta seletiva pelos colabo-radores. No canteiro industrial 1, foram criados pontos com baterias de lixeiras para que as equipes possam exercer a coleta se-letiva corretamente em suas áreas. O Consórcio Ponte do Guaíba (CPG) adota a Reso-lução Conama 275/2001 na confecção das estruturas que estão pintadas e identificadas a partir desta legislação, o que facilita e contribui na se-paração dos resíduos gerados pe¬las frentes de trabalho.

PROJETO

A adoção deste tipo de ges-tão está de acordo com as diretrizes do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos, que indi-ca a adoção do esquema de cores e a identificação das lixeiras. Para a melhoria da estrutura e, visando a segre-gação dos resíduos, a equipe de Gestão Ambiental do CPG formada pelo engenheiro, Leonardo Guimarães, pelo técnico de Meio Ambiente, Clébis Pinheiro e pelo auxiliar de Meio Ambiente, Cosme da Hora atua por meio dos Diálogos Diários de Gestão Integrada (DDGI), que reú-ne as equipes para orientar quanto à prática correta da coleta seletiva.

Gestão de resíduos avança nos canteiros industriais

E mp r e en dimen t o é ap r e s en t ado ao go v e r n ado rme Sartori, o papel da força será

o de conhecimento da realidade

de cada área envolvida, como

meio ambiente, transportes, pla-

nejamento e mobilidade.

O superintendente do DNIT/RS,

Pedro Luzardo Gomes, salientou

que este apoio será fundamen-

tal para o avanço dos trabalhos,

especialmente na liberação das

licenças ambientais pela FEPAM

para implantação dos loteamen-

tos do reassentamento popula-

cional de quase mil famílias.

Com investimento de R$ 649,6

milhões a nova ponte já está em

obras e em 2016 ganhará maior

visibilidade. Estiveram no encon-

tro também o vice-governador

José Paulo Cairoli e o diretor da

Construtora Queiroz Galvão, José

Henrique de Ávila.