construindo e habitando a sucÁ - seminariorabinico.org · a construção da sucá e seus...

6
Seminario Rabínico Latinoamericano Marshall T. Meyer Assé Lechá Rav CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ A Mishná nos dá o seguinte conselho: Asé Lejá Rav. A interpretação tradicional desta máxima é: “faça-te de um mestre”. É nosso dever buscar um mestre e um guia que nos ajude a ser melhores a cada dia. Outra das interpretações possíveis para esta máxima, dependendo de onde se coloque uma vírgula é: “torna-te, a ti mesmo, um mestre”. Não somente devemos buscar a sabedoria fora de nós, mas também nós mesmos devemos nos tornar sábios, cada um de nós deve transformar-se também um mestre. Nesta série de edições buscamos que cada um possa converter-se em um mestre em seu próprio lar. Em uma linguagem simples e moderna o leitor encontrará o necessário para entender e poder realizar junto a sua família ou a seus amigos algum ritual do calendário judaico ou o ciclo de vida do nosso povo. Nesta oportunidade apresentamos “Construindo e habitando a Sucá”, onde encontrará todas as respostas sobre como se deve construir a Sucá e o que se deve fazer nela durante os dias de festividade. Ufros Aleinu Sucat Shlomecha - Estende sobre nós tua Sucá de paz”

Upload: ngoduong

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

Assé Lechá Rav

CONSTRUINDO E HABITANDOA SUCÁ

A Mishná nos dá o seguinte conselho: Asé Lejá Rav. A interpretação tradicional desta máxima é: “faça-te de um mestre”.É nosso dever buscar um mestre e um guia que nos ajude a ser melhores a cada dia. Outra das interpretações possíveis para esta máxima, dependendo de onde se coloque uma vírgula é: “torna-te, a ti mesmo, um mestre”. Não somente devemos buscar a sabedoria fora de nós, mas também nós mesmos devemos nos tornar sábios, cada um de nós deve transformar-se também um mestre. Nesta série de edições buscamos que cada um possa converter-se em um mestre em seu próprio lar. Em uma linguagem simples e moderna o leitor encontrará o necessário para entender e poder realizar junto a sua família ou a seus amigos algum ritual do calendário judaico ou o ciclo de vida do nosso povo. Nesta oportunidade apresentamos

“Construindo e habitando a Sucá”, onde encontrará todas as respostas sobre como se deve construir a Sucá e

o que se deve fazer nela durante os dias de festividade.

“Ufros Aleinu Sucat Shlomecha - Estende sobre nós tua Sucá de paz”

Page 2: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

Ping-pong de perguntas e respostas sobre a construção da Sucá e seus significados.

Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos nossas casas e muitas das comidas em nossos lares são fabricadas por grandes empresas. Construir nossa própria Sucá, como cozinhar nossa própria comida, nos dá a satisfação de poder desfrutar de algo realizado com nossas próprias mãos. Em família ou com amigos, construir nossa própria Sucá em nosso pátio, varanda ou terraço nos dará uma sensação que nos encherá de alegria e satisfação. Construir a Sucá é um dos principais mandamentos desta festividade. Conjuntamente com os Arvaat HaMinim (as quatros espécies), habitar a Sucá nos convida cada ano a nos reencontrarmos com a natureza e com nossa própria humanidade. Agora sim, mãos à obra!

Introdução

Quem pode/deve construir a Sucá?

Devemos tomar o “judaísmo com nossas próprias mãos” e nos dispomos a criar, nós mesmos, nosso lar transitório. Cada judeu que tem a obrigação de habitar a Sucá tem a obrigação de construir sua Sucá. Ainda que possamos pedir ajuda de outros – inclusive de não judeus – é muito importante participar na construção de nossas próprias Sucot. A única parte que somente um judeu maior de idade deve fazer – e não outra pessoa – é colocar o Schach, o teto da Sucá.

QQQQue

1

Page 3: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

Deve-se pronunciar alguma benção antes de começar a construir a Sucá?

Não. Não há nenhuma benção para este momento. Deve-se somente pronunciar uma benção quando nos sentamos à Sucá durante a festividade.

DDDDeve

2

Quando devo construir a Sucá?

Tradicionalmente após da elevação espiritual do IomKipur devemos “descer à terra”, por isso, o primeiro mandamento depois da finalização daquele dia é começar a construir a Sucá. Já que Sucot começa 5 dias depois de Kipur, o 15 de Tishrei (neste ano, o domingo 27 de setembro à noite), você tem poucos dias para construí-la. Não se esqueça: no Shabat não construímos.

QQQQua

3

Onde devo construir a Sucá?

De dentro da Sucá devemos poder levantar a vista e ver as estrelas. Durante 7 dias devemos sair de nossos lares em busca de um maior contato com a natureza; por esse motivo a Sucá deve ser construída ao ar livre, sem nenhum teto ou obstáculos por cima da mesma. É muito importante que nenhuma árvore ou outro objeto bloqueie o teto da Sucá. Os melhores lugares: terraço, pátio, varanda.

OOOOnd

4

Page 4: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

Que tamanho deve ter a Sucá?

Se alguém quiser fazer uma Sucá em miniatura, o tamanho mínimo de largura e profundidade é de 60cm para cada lado (o mínimo indispensável é que alguém possa estar sentado com uma pequena mesa no interior da Sucá). No entanto, não há um máximo para sua largura ou profundidade, podendo ser feita tão grande quanto se queira. No que se refere à altura, o máximo é de uns dez metros. Isso se deve ao fato de que devemos sentir que o Schach da Sucá nos dá abrigo, mas se estiver tão alto que nem o sentimos, não é válido.

QQQQQQQQue

6

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

Como devo construir a Sucá e com que materiais?

A Sucá se compõe de duas partes essenciais: as paredes e o teto

(denominado Schach).

AS PAREDESMinimamente a Sucá deve contar com duas paredes e um pouco de uma terceira (pelo menos um Tefach, um punho, quer dizer uns dez centímetros, nada mais), embora o ideal seja que a mesma conte com quatro paredes e uma abertura para poder entrar. Para as paredes se pode utilizar qualquer material, inclusive paredes preexistentes (devem ser suficientemente resistentes para que não voem com um vento moderado).

O TETO Para o Schach pode-se utilizar somente produtos orgânicos/vegetais (juncos, folhas e galhos de diversas árvores, etc. Esses produtos, segundo a literatura rabínica, “lo mekablimTumah”, não são suscetíveis a receber impurezas). Uma condição extra para que a Sucá seja Kasher é que os mesmos devem estar desenraizados da terra (Tlushim min haaretz), por isso uma videira não pode ser utilizada como Schach. É muito importante que o Schach esteja bem repartido em toda a superfície e não amontoado, embora tenhamos que poder ver as estre-las durante a noite, durante o meio-dia, deve haver mais sombra que sol dentro da Sucá.

CCCCCom

5

Page 5: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

O que deve ter e como se deve decorar a Sucá?Até aqui comentamos as leis sobre como se deve construir a Sucá, em relação a como se deve decorar a mesma, tudo depende dos costumes e gostos pessoais. Muitos costumam decorar a Sucá com diversos frutos ou guirlandas penduradas nas paredes. O mais importante é que devemos nos sentir confortáveis já que a Sucá deve ser nosso lar temporário durante sete dias. Devemos acondicionar a Sucá com uma mesa, cadeiras, e para as refeições festivas, devemos usar nossa melhor louça.

OOOOO qu

7

Quando devo estar na Sucá?O ideal: devemos permanecer todo o tempo que nos seja possível durante os sete dias da festividade na Sucá. Alguns inclusive dormem da Sucá. Devemos tentar fazer com que todas as nossas tarefas habituais sejam realizadas ali dentro, mas as refeições são as mais importantes. Durante a festividade deve-mos ter a maior quantidade de comida debaixo do Schach de nossa Sucá. Embora, segundo a lei, só somos obrigados a comer na Sucá nas duas primeiras ceias dos dias festivos.

QQQQQQQQQQua

8

Que benção devo pronunciar na Sucá?

Cada vez que nos sentamos à Sucá para comer, primeiro devemos, estando parados, realizar a benção sobre a comida e depois devemos pronunciar a seguinte benção:

“Baruch Ata Adonai, Eloheinu Melech HaOlam, Asher Kidshanu BeMitzvotav VeTzivanu Leishev BaSucá”

“Bendito és Tu, Adonai, Deus nosso, Rei do Universo, que nos santifi-caste com teus preceitos e nos ordenaste sentarmo-nos à Sucá”

QQQQQQQQQQue

9

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

Page 6: CONSTRUINDO E HABITANDO A SUCÁ - seminariorabinico.org · a construção da Sucá e seus significados. Vivemos constantemente uma vida construída pelos outros. Geralmente não construímos

Seminario Rabínico Latinoamericano

Marshall T. Meyer

www.seminariorabinico.org

Chag Sucot Sameach!