console digital mixagem master mix

24
FM Consultoria em Áudio Montagem e Manutenção de Sistema de Áudio TREINAMENTO – CONSOLE DIGITAL MÓDULO 07 TÓPICO 01 – Conceitos sobre Áudio Digital Sabemos que o conceito de áudio digital é uma realidade que cada dia mais vem se consolidando no mercado, e derrubando por terra aquele velho dizer no meio do áudio profissional que áudio digital só se faria presente em estúdios de gravação e produções, e que no áudio ao vivo isso era impossível um dia ocorrer, e vemos que esse conceito ou pré-conceito caiu por terra e hoje é uma realidade no Brasil e no mundo, sabemos também que ó áudio digital tornou mais real a necessidade de estarmos cada dia mais interados com a tecnologia que é informação dia a dia, para poder sempre estar facilitando com softwares cada vez mais versáteis o desenvolvimento e aprimoramento de sua mão de obra que se torna especifica, fundamental, prioritária, e vital para que erros não sejam cometidos, ou seja, ínfimas as possibilidades de erros, pois o áudio digital é em sua essência simples e prático, mais ao mesmo tempo complexo e meticuloso para quem não se aprofundar nele com leitura, pois a facilidade na leitura de comandos traz ainda hoje à erros simples mais que pode resultar em problemas que em áudio ao vivo não se permite. No áudio digital temos algumas diferenças em relação a leitura de um sistema.Sabendo que a conversão do áudio digital se faz por meio de dados(BITS) lembramos que, quanto mais sinal temos melhor o processamento do áudio, abrimos aqui uma discursão: *Áudio digital não suporta nada acima de 0db. *A leitura de bits é feita de forma que para cada 6dbs temos 1 Bit. *O 0db do áudio digital está para o áudio analógico entre -12 e -18 dbs. *Nunca deixe que sua console digital sature o sinal, tanto de entrada como de saída, ao contrário do sistema analógico a distorção harmônica e de intermodulação é muito agressiva, pode prejudicar o seu sistema. Então lembre-se, leia, no áudio digital tudo sempre tem um comando de solicitação, seguindo esse princípio tudo sairá como planejado. Fabrício Miranda – Responsável Técnico Fmaudio.com.br Email:[email protected] Rua Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090 Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Upload: adriano-borel

Post on 03-Feb-2016

322 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Bus, Send e Mix

TRANSCRIPT

Page 1: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

TREINAMENTO – CONSOLE DIGITALMÓDULO 07

TÓPICO 01 – Conceitos sobre Áudio Digital Sabemos que o conceito de áudio digital é uma realidade que cada dia mais vem se consolidando no mercado, e derrubando por terra aquele velho dizer no meio do áudio profissional que áudio digital só se faria presente em estúdios de gravação e produções, e que no áudio ao vivo isso era impossível um dia ocorrer, e vemos que esse conceito ou pré-conceito caiu por terra e hoje é uma realidade no Brasil e no mundo, sabemos também que ó áudio digital tornou mais real a necessidade de estarmos cada dia mais interados com a tecnologia que é informação dia a dia, para poder sempre estar facilitando com softwares cada vez mais versáteis o desenvolvimento e aprimoramento de sua mão de obra que se torna especifica, fundamental, prioritária, e vital para que erros não sejam cometidos, ou seja, ínfimas as possibilidades de erros, pois o áudio digital é em sua essência simples e prático, mais ao mesmo tempo complexo e meticuloso para quem não se aprofundar nele com leitura, pois a facilidade na leitura de comandos traz ainda hoje àerros simples mais que pode resultar em problemas que em áudio ao vivo não se permite. No áudio digital temos algumas diferenças em relação a leitura de um sistema.Sabendo que a conversão do áudio digital se faz por meio de dados(BITS)lembramos que, quanto mais sinal temos melhor o processamento do áudio, abrimos aqui uma discursão:*Áudio digital não suporta nada acima de 0db.*A leitura de bits é feita de forma que para cada 6dbs temos 1 Bit.*O 0db do áudio digital está para o áudio analógico entre -12 e -18 dbs.*Nunca deixe que sua console digital sature o sinal, tanto de entrada como de saída, ao contrário do sistema analógico a distorção harmônica e de intermodulação é muito agressiva, pode prejudicar o seu sistema. Então lembre-se, leia, no áudio digital tudo sempre tem um comando de solicitação, seguindo esse princípio tudo sairá como planejado.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 2: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

TÓPICO 02 – CONSOLE DIGITAL 01V96VCM

Um Console pequeno, robusto, de fácil acesso, prático, com softwares avançados trazendo todas as ferramentas necessárias para um bom desenvolvimento no trabalho de manuseio do console. A console digital 01V96VCM possui conversores de 24 bits / 96 kHz, funções e efeitos herdados da famosa e poderosa mesa DM2000, e pode chegar a um máximo de 40 canais de entrada. Ela oferece o mesmo desempenho e confiabilidade das grandes consoles digitais da Yamaha num formato compacto e econômico que cabe facilmente em pequenos espaços (e no orçamento). A tecnologia de áudio digital percorreu um longo caminho desde os primeiros dias dos 16 bits a 44.1 kHz – (01V - O3D) formato que muitos consideravam responsável pelo som "frio" e "metálico". A indústria agora está adotando o formato de 24 bits / 96 kHz pela sua qualidade sonora significativamente superior. A 01V96 permite escolher a taxa de amostragem (44.1 kHz, 48 kHz, 88.2 kHz, ou 96 kHz), dependendo da necessidade para cada projeto, com processamento de efeitos em stereo a 96 kHz e com resolução interna de 32 bits.

16 entradas ... podendo expandir a 32!

A 01V96VCM possui 16 canais de entrada analógicos - 12 deles com préamps de microfone de alta qualidade (DM2000) - e mais 8 canais de entrada digitais, através de interface ADAT. Os primeiros 12 canais analógicos aceitam sinal de microfone ou sinal de linha (balanceado ou não-balanceado), e os outros quatro canais (13 ao 16) podem ser usados tanto individualmente com sinal de linha (balanceado ou não-balanceado), como também em dois canais stereo. Pode-se mixar sem dificuldade as entradas analógicas e digitais, e se forem necessários mais canais de entrada, a Yamaha dispõe de uma variedade de interfaces de expansão que podem ser instaladas na 01V96 para expandir sua capacidade de entradas e saídas, em formatos diferentes (analógicos, ADAT digital, AES/EBU digital, TDIF digital). O total de canais de saída (Aux / Bus / Master’s) chega a 24: o estéreo principal (Máster), oito individuais (Aux), quatro omni out, dois monitor out, e mais oito Subgrupos (Bus). Isso permite uma enorme variedade de opções de roteamento dos sinais, para adaptar-se a praticamente qualquer necessidade. Caso sejam necessários ainda mais canais, sobretudo em aplicações de sonorização, existe o recurso de "Cascade Link", que permite encadear duas 01V96, num total de até 64

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 3: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

canais de mixagem. Todas as entradas, saídas, efeitos e inserts podem ser direcionados a qualquer dos canais de entrada e saída através do sistema de rotemanto digital. Por exemplo: qualquer um dos processadores de efeitos pode ser direcionado a um bus auxiliar para operação do tipo "send", ou inserido diretamente num canal de entrada. A função de Direct Out também possibilita que qualquer dos canais de entrada possa ser direcionado diretamente a qualquer saída analógica ou digital. Os oito bus auxiliares também podem ser direcionados a qualquer parte do sistema. O controle centralizado evita que se precise procurar e reconfigurar fisicamente os cabos sempre que for necessário reconfigurar o sistema. As configurações mais usadas podem ser memorizadas na "patch library", para serem restauradas imediatamente, pois a 01V96 possui 99 memórias de cenas. Além disso, podem-se restaurar as cenas tanto pelos botões no painel quanto por comando remoto via MIDI, possibilitando uma total automação.

Processamento de efeitos em 96 kHz

Embora você possa acoplar processadores externos à 01V96VCM, provavelmente você não precisará deles, pois a console já dispõe de processadores internos operando em 24 bits / 96 kHz. Pode-se usar dois efeitos simultaneamente a 88.2 kHz ou 96 kHz, ou até quatro efeitos em taxas de amostragem mais baixas. Todos os canais de entrada possuem processamento independente de dinâmica (compressor, gate), e equalização paramétrica de 4 bandas (todas ajustáveis de 20 Hz a 20 kHz). Pode-se aplicar atrasos nos canais até um máximo de 452 milissegundos (no modo 96 kHz). E a saída stereo, os oito bus de mixagem e os oito auxiliares também possuem compressor e EQ individuais. Para facilitar o processo de ajuste de EQ, compressão e outros parâmetros, a Yamaha pré-programou a 01V96VCM com uma coletânea de configurações que podem ser rapidamente selecionadas e editadas para uso específico. São oferecidas configurações básicas de efeitos, compressão, gate, EQ, roteamento de entradas e saídas, e configurações de canais. Obviamente, o usuário pode também criar e adicionar suas próprias configurações. Como o surround vem se tornando cada vez mais comum nas produções, a 01V96 oferece recursos para mixagem em 6.1, 5.1 e 3.1, possibilitando assim a criação de mixagem em surround sem comprometer o desempenho de outros recursos.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 4: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Controle integrado de sistemas de gravação

A 01V96VCM foi projetada para se integrar perfeitamente com os principais softwares e sistemas de gravação digital, permitindo um ambiente completo de mixagem e produção. Ela oferece suporte para o sistema Pro Tools® (Digidesign) e o software Nuendo® (Steinberg), com total controle de parâmetros de mixagem e processamento, e também comandos de transporte, acionamento de trilhas de gravação, funções de edição, etc. Tudo pode ser efetuado a partir da 01V96. Outros softwares e sistemas também podem ser devidamente controlados a partir do modo "General DAW", que permite compatibilizar a 01V96 a requisitos específicos.

Além disso, a 01V96 já vem com o software Studio Manager, da Yamaha (em versões para Mac e Windows), que permite acesso pelo computador a todos os parâmetros de controle da console. A interface visual desse software facilita a operação e permite configurar e memorizar uma enorme quantidade de dados de mixagem.

Operação otimizada

A interface do usuário com a 01V96 evoluiu a partir da console 01V, com a adição de recursos das consoles maiores - 02R96 e DM2000 - em termos de layout e operacionalidade. No geral, a 01V96 possibilita uma operação manual no estilo das mesas analógicas convencionais, o que permite uma operação rápida e eficiente. Existem oito botões que o usuário pode configurar para serem usados nas funções que desejar.

A tela de LCD possui resolução de 320 x 240 pontos, o que permite fácil acesso visual a todas as funções e parâmetros. Muitos dos parâmetros podem ser visualizados graficamente, o que facilita ainda mais a operação, tais como curvas de equalização e parâmetros de compressão.

Os 16 módulos de controle no painel da 01V96, com faders e botões, permitem acessar as operações mais essenciais dos canais a que eles estejam a locados. Esses módulos podem ser configurados para atuar sobre os canais de entrada 1 a 16 e 17 a 32, ou os oito AUX Sends e os oito buses ("Master Layer"). Além disso, os faders podem operar de acordo com a configuração escolhida na seção FADER MODE. Além dos faders motorizados de 100 mm, cada módulo possui um botão ON/OFF uma, um botão de SOLO, e um botão SEL, que seleciona o módulo para operação. Os ajustes de PAN e EQ do canal selecionado podem ser efetuados no grupo de controles da seção SELECTED CHANNEL. O fader master STEREO também é de 100 mm e motorizado, e também possui botões de ON/OFF e SEL.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 5: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Conexões

A maioria dos conectores de entrada ficam localizados na parte superior da 01V96, o que permite acesso fácil em qualquer aplicação. As entradas 1 a 12 possuem pré-amplificadores de alta qualidade para microfones, enviando um sinal limpo para os conversores de 24 bits / 96 kHz. Essas entradas oferecem alimentação "phantom" de 48V para microfones condenser, que é ligada/desligada por grupos de 4 canais. Os controles de ajuste de ganho e as chaves de atenuação facilitam na adequação do nível de sinal, e as conexões de Insert permitem a inclusão de processadores externos dentro do caminho do sinal, antes do conversor A/D. As entradas 13 a 16 aceitam sinais de linha individualmente (cada entrada possui seu próprio ajuste de ganho) ou em pares, para entrada stereo.

No painel traseiro estão às saídas analógicas balanceadas de stereo (XLR) e monitor (TRS), assim como as quatro saídas "omni", também balanceadas.

Há também uma entrada e uma saída digital stereo S/PDIF (RCA), onde pode ser conectado um equipamento de CD ou DVD para ser monitorado e direcionado a um canal de entrada (graças à conversão automática de taxa de amostragem, não é necessário um clock de sincronização).

Existe ainda uma variedade de opções de controle e sincronização através das entradas e saídas de wordclock e de MIDI. A tomada USB "TO HOST" pode ser usada para se conectar a 01V96 a um computador e controlá-la pelo software Studio Monitor.

O painel traseiro também possui uma baia de expansão que aceita uma grande variedade de interfaces do padrão Yamaha mini-YGDAI, que podem adicionar até 16 canais, de diversos formatos diferentes (entradas/saídas analógicas, AES/EBU, ADAT, TASCAM, mLAN).

Para quem precisa conectar a console com outros equipamentos digitais, a 01V96 já vem de fábrica com interfaces digitais de entrada e saída padrão ADAT "Lightpipe" (óptico), que pode transferir até oito canais de áudio digital em 24 bits. E se forem necessários mais canais, pode-se instalar mais uma interface opcional. A sua Console 01V96VCM também oferece o sistema USER DEFINE KEYS,circuito de 08 teclas,com 08 programas diferentes,possibilitando 64 atalhos, pelo qual você pode memorizar e acessar rapidamente vários Presets,tais como equalizador,efeitos,canais,copy,paste e várias outras funções.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 6: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

16 canais de entrada analógicos e digitais (expansível até 32 canais) 12 pré-amps p/ microfone; alimentação "phantom" 24 bus de saída (2 Stereo bus, 8 Mixing bus, 2 monitor out, 8 Aux bus, 4 omni

out) Conversores A/D e D/A de 24 bits (44.1kHz, 48kHz, 88.2kHz ou 96kHz) Distorção harmônica total (de CH INPUT a STEREO OUT): 0.05% de 20Hz a

20kHz Resposta de freqüências (de CH INPUT a STEREO OUT): 20Hz a 40kHz (a

96kHz) Faixa dinâmica: 106 dB (AD+DA) 4 processadores de efeitos de Send Processadores de dinâmica (compressor, gate) e EQ em todos os canais de

entrada Memorização de cenas de mixagem, configurações de efeitos, EQ, etc. Interface digital óptica ADAT (24 bits) Entrada e saída stereo S/PDIF (coaxial) Interface MIDI (In, Out, Thru) Saída stereo p/ headphones Entrada e saída de sincronismo wordclock Conexão USB "To Host" Baia para placas de expansão no padrão Yamaha mini-YGDAI Compatível com MIDI Machine Control (MMC) Suporte a controle de softwares Pro Tools, Nuendo, Logic e outros Software Studio Manager (incluso) para controle da console pelo computador Consumo: 90W Dimensões: 43x15x54 cm (LxAxP) Peso: 15 kg

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 7: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

TÓPICO 03 – O QUE É VCM?

A Yamaha Musical do Brasil tem orgulho em anunciar os efeitos ADD ONS, que antigamente adquiridos em pacotes separados, são agora encontrados na 01V 96 V2. Chamada hoje de 01V 96 VCM (Virtual Circuitry Modeling).Esses extraordinários efeitos são baseados na tecnologia Virtual Circuitry Modeling, que é capaz de emular com perfeição todos os circuitos dos modelos originais. Compressor 276 (Mono e Estéreo), Compressor 260 (Mono e Estéreo), Equalizador 601, Rev X (Plate, Hall, Room). Se compararmos, é fácil notar, uma simples simulação digital não é capaz nem ao longe de reproduzir a qualidade sonora que a tecnologia VCM alcança.

Compressor 276 Compressor de rápida resposta consegue uma sonoridade dos mais requisitados pres valvulados mais procurados no mercado.Compressor 260Compressor com características de sonoridade dos anos 70, ideal para shows ao vivo.Equalizador 601Equalizador paramétrico com sonoridade impar, possível de ser editado tanto no computador como no mixer.REV - XTrês efeitos que você só encontra no SPX 2000. O algaritimo REV-X tem uma rica reverberação e uma maciez no seu decay. Baseado nos melhores processadores do mercado este pacote de reverbs vai valorizar os instrumentos do seu mixer.A atualização de software além possuir novas implementações, possibilita a compatibilidade com os plug-ins ADD-ON EFFECTS.

TÓPICO 04 – APLICABILIDADE (A quem oferecer)

A console digital 01V96VCM tem várias aplicabilidades, estúdio, igrejas, sistemas de sonorização ao vivo de médio porte, barzinhos, casas de shows, DJ's, com um bom resultado e satisfação de quem já a utiliza, trazendo também praticidade em transporte por ser um console leve e pequeno, a chamada pequena notável.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 8: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

TÓPICOS 05 – ACESSÓRIOS A SEREM OFERECIDOS

Com a console digital 01V96VCM tem praticidade em instalação de vários acessórios, e podendo assim oferecer para cada necessidade um acessório,vamos a eles:

*MY16AT

Interface para Mixers digitais Yamaha com 16 in, 16 out formato digital ADAT, interface que possibilita que você transforme sua Console 01V96 de 16 canais em um Console prático com 40 canais de entrada e 08 canais de saídas, com 02 portas ópticas de entrada e 02 portas ópticas de saída, transformando ela em um Console para todas as ocasiões e aplicações.

*ADA 8000 BEHRINGER

Conversor analógico/digital e digital/analógico de 08 entradas e 08 saídas em uma unidade de rack em um só aparelho você tem, os sinais analógicos através de uma conecção ADAT diretamente para sua Console digital 01V96. A conversão do sinal é feita com 44,1 ou 48Khz a 24bits.

O sistema AD/DA possibilita uma conversão segura, ideal e quase sem perdas e distorções dos sinais analógicos.

Trabalhando com saídas e entradas servo balanceadas eletronicamente,

possuindo também entrada desbalanceada para conector P-10, possui em seu circuito Phanton Power, alimentação fantasma de 48 volt's em suas entradas de microfone, controle por canal de ganho de sinal de entrada de +10 à +60 no sistema de microfone.

*CABO DE FIBRA ÓPTICA

Cabo óptico digital de alta qualidade que busca a excelência em som digital para que Uma construção anti-vibração suprime as "oscilações" que são a maior causa da deterioração do som, proporcionando um som de alta qualidade.

Cabo para conexões entre equipamentos AV com terminais de entrada/saída óptica digital.

Superfície esférica que acumula os sinais ópticos no centro do terminal para melhor performance.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 9: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Possibilitando a transmição de dados para sua interface.

CONSOLE YAMAHA DIGITAL LS9TÓPICO 06

Adquirir um Console Digital prático, compacto e de custo baixo é sempre uma procura neste mercado competitivo, a Console LS9 se enquadra nestes parâmetros, um Console de 32 canais de entrada expansiva a 64 canais, com 16 canais de saída (auxiliares), com 04 maquinas de efeito com canais internos não utilizando assim os canais de entrada da Console, 08 equalizadores gráficos podendo expandir a 12 equalizadores, além de gates e compressores por canal, considerando que você também pode tocar suas músicas diretamente em sua Console através de um sistema de memória em sua entrada USB, com uma leitura única (YPE) você poderá gravar o seu áudio diretamente para o seu Pen Drive, tendo o conforto de não utilizar nenhum player externo e otimizando sua logística.

A função de gravador de memória USB que permite a você gravar facilmente sinais internos em uma memória USB, ou reproduzir arquivos de áudio que estão armazenados na memória USB.

O formato de arquivo usado para gravação e o MP3 (MPEG-1 Áudio Layer-3), e para reprodução são suportados o MP3 e também o WMA (Windows Media Áudio) e o AAC (MPEG-4 AAC). O recurso de DRM (Digital Rights Management), no entanto, não é suportado.

Usando o gravador de memória USB, é possível gravar o sinal da saída do bus STEREO ou de um bus MIX, ou então reproduzir através de um canal de entrada a música ou os efeitos sonoros que estão armazenados na memória USB.

Atenção, não é possível gravar e reproduzir simultaneamente. Lembramos que todas as funções de sua Console LS9, bem com

Phanton Power, Atenuador, Compressor, Gate, Ganho, Patch’s são virtuais, sendo assim você grava sua cena e nada é alterado, e tudo fica a sua maneira.

O sinal de um canal de entrada pode sair diretamente (direct out) pelo conector OMNI OUT desejado ou por um canal de saída de um determinado slot. Por exemplo, ao mandar os sinais para um gravador digital externo através da placa de E/S digital instalada em um slot você pode fazer uma gravação ao vivo sem afetar a mixagem interna da LS9. Utilizando o sistema Studio Manager você pode ter sua Console totalmente a mão em seu computador podendo assim ter mais agilidade em seu trabalho, fazendo no conforto de sua casa sua cena e quando chegar ao local do show

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 10: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

você através de uma simples conecção USB descarregar sua cena na Console, e somente fazer ajustes no local, e o tempo estará totalmente a seu favor. Nesta Console você pode também de uma só vez selecionar todos os 32 canais, podendo controlá-los através de um só fader.

A sua Console LS9 também lhe oferece o sistema USER DEFINE KEYS, circuito de 08 teclas pelo qual você pode memorizar e acessar rapidamente vários Presets, tais como equalizador, efeitos, canais e várias outras funções. Agora imagine tudo isso podendo ser expansível a 64 canais. Não é sonho, é realidade! Usando o pré amplificador de microfone com 08 saídas analógicas Yamaha MLA-8 compatível com a placa MY8-AD96.

Conexões

Todos conectores de entrada e saída ficam localizados na trazeira da Console LS9, o que permite acesso fácil em qualquer aplicação. As entradas 1 a 32 possuem pré-amplificadores de alta qualidade para microfones, enviando um sinal limpo para os conversores de 24 bits. Essas entradas oferecem alimentação "phantom" de 48V para microfones condenser, que é ligada/desligada em seu próprio canal com memória. Os controles de ajuste de ganho e as chaves de atenuação facilitam na adequação do nível de sinal.

Existe ainda uma variedade de opções de controle e sincronização através das entradas e saídas de wordclock e de MIDI. A tomada USB "TO HOST" pode ser usada para se conectar a LS9 a um computador e controlá-la pelo software Studio Monitor (Manager).

O painel traseiro também possui duas baias de expansão que aceita uma grande variedade de interfaces do padrão Yamaha mini-YGDAI, que podem adicionar até 32 canais, de diversos formatos diferentes (entradas/saídas analógicas, AES/EBU, ADAT, TASCAM, mlan).

As conexões 2TR IN DIGITAL/2TR OUT DIGITAL da LS9 são usadas para transferir sinais de áudio digital em dois canais para/de um equipamento externo (ex: toca-discos de CD ou gravador de CD/MD).

Instalando uma placa de entrada/saída digital (vendida à parte) em um slot, você pode adicionar mais conexões de entrada e saída à LS9, ou conectar a um sistema de gravação em computador ou a um processador de PA.Para detalhes sobre os tipos de placa de entrada/saída digital que podem ser usadas, consulte o site da Yamaha para saber as informações mais recentes sobre placas de entrada/saída.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 11: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Descrição do Produto

32 canais de entrada analógicos XLR com capacidade de expansão e digital através das portas para cartões mini-YGDAI proporcionando um total de 64 canais.

- 4 canais estéreo para os efeitos e o player- Tela LCD- Uma ampla gama de funções de canal acessível através do modo

“Selected Channel” da Yamaha.- Uma versátil arquitetura de buses com uma completa capacidade de

conexão digital. 16 vias de mixagem, 8 matrix, 2 Saída master estéreo e 1 mono que permitem a configuração LCR (esquerda, centro e direita)

- Gravador/reprodutor de memória USB - Pen Drive eliminando players externos.

- Armazenamento e recuperação total da cenas da mesa (total recall) - Pronta para usar com todos os recursos (equalizadores, efeitos, Gates,

compressores e etc.) - Uma ou duas portas para cartões de expansão mini-YGDAI (Yamaha

General Digital Audio Interface)

TÓPICO 07

MLA8 PROCESSADOR PRÉ AMPLIFICADOR YAMAHA

Descrição do Produto

Um pré-amplificador de oito canais que herda a tecnologia de pré-amplificação da aclamada DM2000 para uma reprodução sonora de elevada qualidade. Tendo recebido os aplausos de engenheiros profissionais de áudio, de estúdios de produção musical e de inúmeras outras áreas, a aclamada Console de Produção Digital DM2000 da Yamaha faculta a tecnologia de pré-amplificação que é utilizada no design de circuito básico da MLA8, reproduzindo meticulosamente o som original com uma clareza arrebatadora, este pré-amplificador consegue uma fantástica qualidade áudio.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 12: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Funções verdadeiramente práticas num compacto conjunto 1U. Apesar do design de espaço de 1U, o painel frontal do MLA8 oferece, pad de 26dB, ganho de 44dB totalmente ajustável, HPF de 80Hz e comutador de alimentação fantasma (Phanton Power 48 volt's) em cada canal. Este HPF processa sinais áudio estando ainda no formato analógico; por conseqüência, em sistemas que combinam o MLA8 com mesas digitais da Yamaha.

Coerentes cores funcionais para um funcionamento muito cômodo As cores funcionais das Consoles da Yamaha Analógicas são selecionadas com base num conjunto de regras comuns. Do mesmo modo, o MLA8 utiliza o verde para indicadores de sinal e HPF, o vermelho para indicadores de pico e o acinzentado para pads. Nos sistemas onde este pré-amplificador for combinado com outros produtos Yamaha, a facilidade que daí resulta identificar as funções dos componentes rapidamente ajuda a compreender um ambiente onde o funcionamento pode ser efetuado rápido, intuitivamente, e sem erro.

Conectores Euroblock e 25 pinos D-sub para um sistema de apoio totalmente adaptável. Os conectores XLR são utilizados para a entrada de áudio e o som pré- amplificado sai através de 25 pinos D-sub e um conjunto de Euroblock – o conector ideal para instalação. Os terminais 25 pinos D-sub são compatíveis com o MY8-AD96 e isto garante uma grande afinidade com as consoles digitais da Yamaha.

TÓPICO 08

A QUEM INTERRESA

Um sistema prático e funcional, tendo sua utilidade tanto para estúdio como para sistema de sonorização, sendo muito utilizada para trabalhos de monitoração de palco e P.A pela sua praticidade e sendo levada por diversas bandas pela facilidade do transporte e tamanho da Console, com suas otimizações técnicas diversas empresas estão fazendo da Console Yamaha Digital LS9 a coque luxe dos sistemas de médio porte.

Sistema que também é funcional em salas de teatros com uso de somente uma Console para P.A. como para Monitor de Bandas e Companhias de teatro.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 13: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

TREINAMENTO – M7CL-48

TÓPICO 09CONSOLE YAMAHA DIGITAL M7CL-48

A M7CL é uma console de mixagem totalmente digital dotada da mais moderna tecnologia, e que foi projetada para ser usada em sistemas fixos de sonorização ou para sistemas de reforço sonoro. Ela usa conversores AD e DAlineares de 24 bits para proporcionar até 108 dB de faixa dinâmica e uma qualidade sonora impressionante.

Como canais de entrada ela oferece 48 canais mono (INPUT), e quatro canais estéreo (ST IN).

Como canais de saída, ela oferece 16 canais MIX, oito canais MATRIX (24 Auxiliares), um canal STEREO, e um canal MONO.

Única Console no mercado a oferecer endereçamento de canais para o Matrix.

Também é possível uma saída de três canais L/C/R usando os canais STEREO/MONO.

A interface com o usuário foi completamente reprojetada para uma operação simples e intuitiva.

Há um módulo de canal dedicado, contendo fader, seleção de canais, cue e controle on/off, para todos os canais de entrada mais usados e para os canais STEREO / MONO, a este módulo damos o nome de Centralogic.

A Console pode ser operado confortavelmente mesmo por usuários ainda inexperientes com consoles digitais.

A seção SELECTED CHANNEL localizada à esquerda da tela permite que você use os botões rotativos para controlar os principais parâmetros (ganho, EQ, limiar de dinâmica, níveis de mandada de bus, etc) para umdeterminado canal em que você estiver atuando.

Esta seção pode ser operada exatamente como um módulo de canal de um mixer analógico.

Na parte superior central do painel fica a nova seção Centralogic, que permite a você controlar oito canais de uma vez. Você pode controlar fader, cue, e ajustes de on/off para os oito canais ou grupos de DCA que são chamados para esta seção pressionando-se somente uma tecla. A tela ésensível ao toque, e você pode ligar ou desligar funções ou selecionar itens

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 14: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

simplesmente tocando as imagens dos botões na tela. As configurações dos parâmetros de mixagem, inclusive ganho e

alimentação phantom dos canais de entrada do pré amplificador,podem ser memorizadas e chamadas da memória como “cenas”. Todos os faders do painel são motorizados, de forma que quando você chama uma cena da memória, as respectivas posições dos faders são reproduzidas imediatamente. A sua Console M7CL oferece o sistema USER DEFINE KEYS, circuito de 12 teclas pelo qual você pode memorizar e acessar rapidamente vários Presets, tais como equalizador, efeitos, canais, sends on fader, e várias outras funções.

Efeitos e GEQ gráfico podem ser endereçados para o caminho desinal desejado.

A console incorpora processadores multi-efeitos de alta qualidade, com até quatro deles disponíveis simultaneamente. Efeitos como reverb, delay, compressão multibandas e vários efeitos de modulação podem ser endereçados através dos buses internos ou inseridos diretamente no canal desejado. Também há o novo Flex15GEQ, um eqüalizador EQ gráfico de 31 bandas que pode ser inserido em qualquer canal ou saída. O Flex15GEQ permite ajustar o ganho de quaisquer 15 das 31 bandas.

Como podem ser montadas duas unidades GEQ no mesmo rack, podem ser usadas simultaneamente um total de até 16 unidades GEQ.

Os efeitos ou EQ gráfico são “montados” nos oito racks virtuais da tela. Os módulos que estiverem montados podem ser facilmente visualizados e você pode intuitiva acionar módulos ou alterar roteamentos de entrada e saída.

Cada canal de entrada e canal de saída da M7CL possui um EQ de 4 bandas e um processador de dinâmica.

O EQ pode ser usado em todos os canais de entrada e todos os canais de saída.

Há um atenuador imediatamente antes do EQ, possibilitando ajustar o nível do sinal de entrada. Os canais de entrada também possuem um filtro passa-alta que é independente do EQ.

Os canais de entrada possuem dois processadores de dinâmica: Dynamics 1 pode ser usado como gate, ducking, compressor ou expander, enquanto o Dynamics 2 pode ser usado como compressor hard compander, soft compander ou de-esser. Os canais de saída possuem um processador dedinâmica, que pode ser usado como compressor, expander, hard compander ou soft compander.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 15: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

GRUPOS DE DCA E MUTES

A M7CL possui oito grupos DCA e oito grupos de Mute que permitem a você controlar o nível de vários canais simultaneamente.

Os grupos DCA permitem a você endereçar canais de entrada a oito grupos, de forma que os faders 1–8 da seção Centralogic podem ser usados para controlar o nível de todos os canais de cada grupo. Um único fader DCA controlará o nível de todos os canais de entrada pertencentes ao mesmo grupo DCA enquanto mantém a diferença de nível entre os canais. Isso oferece umaforma conveniente para que microfones de bateria sejam grupados.

Os grupos de Mute permitem a você usar as teclas personalizadas [1] a [12] para desligar (mute) ou religar (unmute) vários canais numa só operação. Você pode usar isso para cortar vários canais simultaneamente. Os grupos de Mute 1–8 podem ser usados tanto com canais de entrada quanto com canais de saída. Ambos os tipos de canal podem existir num mesmo grupo.

TÓPICO 10 Vamos montar um mix seguro M7CL 48!

BARGRAFT

Como será útil o Bargraft (meter) a minha M7CL? Um produto que traz ao cliente uma segurança em estar sempre aos olhos o controle de sinal de saída de seu console, visualizando sem incomodar ao operador da banda os níveis de sinal, sem esse recurso você terá que importunar ao operador para que você visualize na tela, e é claro você não quer incomodar o operador da banda no momento da passagem de som, isso se torna um diferencial para sua empresa!

INTERFACE MY4DA

Vamos transformar sua mesa de 16 vias de monitor para 24 vias e poder oferecer maior conforto ao seu cliente (operador)! Com seu Console M7CL com 24 vias você trará conforto, suprindo assim necessidades de inúmeras bandas que se utilizam mais de 16 vias de saída, sendo a interface MY4DA Yamaha, placa de saída que transforma os matrix da M7CL em

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 16: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

vias de monitor com o conforto de instalação na própria carcaça do console, uma ferramenta fundamental para que seus clientes (donos de empresas de som) posam estar satisfeitos com a compra do console.

FONTE YAMAHA PW800W

E enfim vamos falar de segurança do console!

A M7CL é um Console de fonte de alimentação interna, trazendo assim alguns fatores de riscos como o aquecimento excessivo de seus componentes em longo tempo em uso, lembramos que a Console foi muito bem projetada para que a dissipação de calor seja sempre a melhor, mais se podemos melhorar ainda mais a segurança do console é sempre benéfico e seguro. Trazer sempre segurança para você trabalhar com uma fonte de stand by (reserva), está é a finalidade e o fator primeiro que o faz adquirir a Fonte Yamaha PW800W com Cabo Link PSL360 para ligação em sua M7CL, além de trazer tranqüilidade em estar com uma fonte externa com dupla ventilação e seleção de voltagem Bi-volt automática, não necessitando que você utilize a fonte interna da mesa trabalhando com muito mais segurança, para que o evento de seu cliente aconteça com sucesso e total segurança!

TÓPICO 11

Yamaha M7CL48ES

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Especificamente concebido para uso com stage box SB168-ES EtherSound, a M7CL-48ES substitui o 48 conectores de entrada e 16 de saída da M7CL-48 com duas portas EtherSound que fornecem conexão plug-and-play para até três unidades SB168-ES. A M7CL-48ES adiciona conectividade caixa EtherSound fase para o estado de layout de sistema de última geração e capacidade de roteamento de sinal, mantendo a eficiência M7CL superior, funcionalidade e som.

Onboard Port EtherSound e 3

Sabendo que o original tem M7CL-48 48 entradas analógicas, a M7CL-48ES tem um total de três portas EtherSound: dois para a conexão com até três

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 17: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Yamaha SB168-ES phase box EtherSound em qualquer configuração em cadeia ou anel. A porta terceira permite a conexão permanente a um computador, enquanto as caixas de fase estão ligadas no modo de tocar.

Auto-configuração de Plug-and-Play Convenience

Para criar um sistema em cadeia de base tudo o que você precisa fazer é conectar o M7CL-48ES para as stage boxSB168-ES por meio de cabos apropriados e ligar a energia. O software ESMonitor não é necessário. Tudo é configurado automaticamente, e você não tem sequer para definir ou se preocupar com a ordem dos números de identificação das unidades SB168-ES utilizada. Mudar alguns ajustes e a criação de uma rede anel é tão fácil.

Analog Inserir via OMNI I / O

Embora as 48 entradas analógicas fossem substituídas por portas EtherSound, a M7CL-48ES mantém oito entradas e oito saídas OMNI OMNI que pode ser usada para conexão analógica direta. Estes fornecem uma maneira ideal para inserir saídas para torres de delay,TV,Rádio e outros equipamentos.

Compatibilidade de dados com todas as consolas M7CL

A M7CL-48ES é compatível com dados de backup criado pelo M7CL-32 e M7CL-48 consoles, assim que o tempo e o esforço que você gastou a criação de configurações bem afinada para a M7CL-32 ou M7CL-48 não será desperdiçado.

Três slots de expansão para o sistema flexível

A M7CL-48ES mantém os três slots Mini-YGDAI expansão da M7CL-32/48, para expansão não seja reduzido de forma alguma. Os slots de expansão podem ser usados para adicionar analógico ou digital I / O, versátil Aviom sistemas de monitoramento pessoal, capacidade de gravação direta ao vivo via rede de alto desempenho Dante de mídia digital, a capacidade de uso múltiplo processamento externa plug-ins através do sistema SoundGrid Waves, e muito mais.

Segurança e inovação

A M7CL-48ES traz para a segurança de seu sistema o novo fader deslizante fechado, onde somente fica exposto o pino que se acopla ao knob,querendo desta forma, não deixar que elementos como poeira.cinza de cigarro dentre outras impurezas possam facilmente entrar para dentro da console.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 18: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Quanto a inovação a Yamaha, brinda a todos os proprietários e técnicos em sua console M7CL48-ES,com os ADD-EFFECTS que também estão disponíveis nas consoles PM5D – PM5D-RH, dando desta forma aos que ela utilizam variações de efeitos/simuladores existente nas consoles maiores e de valores bem acima. Em se falando de inovação a console traz também a possibilidade de que você possa trabalhar com plugin’s da consagrada marca WAVES,usando um processador externo para não sobrecarregar o processador da console,porém usando a tela e comandos na própria console.

Características

• Duas portas para a conexão EtherSound auto-configurado fácil como muitos como três caixas de SB168-ES fase (opcional) em daisy-chain ou a configuração do anel. Uma terceira porta para conexão permanente a um computador.

• 48 mono e 4 entradas estéreo (um total de 56 canais de mixagem), 16 buses, um bus LCR, 8 canais de matriz e 8 DCAs.

• 8 Omni designáveis inputs e outputs, e 3 slots para cartões Mini-YGDAI.

• efeito Virtual e rack EQ: até 4 processadores de efeitos simultâneos múltiplos; até 8 simultâneos 31 bandas EQs gráficos.

• Centralogic interface: central, lógica e intuitiva.

• modos Dual: usar o construída em alimentação, ou adicionar um externo PW800W unidade de alimentação (opcional) para fornecimento de dupla infalível.

Especificações

• 32 bits de processamento interno (acumulador = 58bit)

• Taxa de freqüência de amostragem

o Interno: 44.1kHz, 48kHz

o Externas: 44,1 (-10%) a 48kHz (+6%)

o 44,1 kHz (-2,5%) a 48 kHz (2,5%)

• Sinal de atraso inferior a 2,5 ms (INPUT a OMNI OUT @ 48kHz)

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 19: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

• 100 milímetros Fader motor X62 (46)

• Fader Resolução 10 de -138, - ∞ dB (1024 steps/100 mm)

• Máximo ganho de tensão OMNI 86 dB NA 08/01 a OMNI OUT 1-8

• Distorção harmônica total Ganho de entrada = Min.

o CH INPUT a OMNI OUT

o dB menos que 0,05% de 20Hz a 20kHz @ 4 em 600Ω

• Freqüência de resposta

o CH INPUT a OMNI OUT

o 0, 0,5,-1.5dB 20Hz a 20kHz @ +4 dB em 600Ω

• Dynamic Range (nível máximo de ruído de nível)

o 110dB, DA Converter (OMNI OUT)

o 108dB, AD + DA (OMNI OUT)

• Hum e nível de ruído

o -128dB, ruído de entrada equivalente (20-20kHz, R = 150ohms, Ganho de entrada = Máximo)

o ruído 84dB, Residual

• Crosstalk (1kHz) Ganho de entrada = Min

o -80dB, adjacente canais de entrada

o -80dB, entrada para a saída

• Requisitos de energia 110V-240V, 50/60Hz

• Consumo de energia 150 W

• Dimensões M7CL-48ES/-48: 1274 (W) x 286 (H) x 701 (D) mm

• Peso 46 kg

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 20: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

ROLAND V-Mixer M-400

Sistema digital de som ao vivo M-400

O M-400 é um sistema digital integrado de mixagem de som ao vivo. O sistema é formado pelo Digital Snake e o console digital de somao vivo V-Mixer. Trazendo diversas facilidades para quem trabalha com som ao vivo, começando pelos benefícios tradicionais da plataforma digital, como recall total e processamento de efeito e dinâmico em todos os canais. A mesa de som do sistema, a V-Mixer , é uma mesa digital de porte médio que tem todos estes recursos. No entanto, o grande diferencial é a integração entre o console e o sistema Digital Snake S-1608/ S-0816 / S-4000. São 16/32/40 canais digitais indo do palco para a mesa de som em 24 bits, sem as perdas normais que acontecem em multicabos analógicos. Os pré-amplificadores do sistema ficam no palco. O áudio é enviado por cabos de rede Cat5e para a mesa. Com isto, ficam eliminadas as perdas na região das altas freqüências. O processamento digital dinâmico e de efeitos da mesa também eliminam os problemas com cabos que podem acontecer nos sistemas montados em rack e insertados na mesa com cabos, além de eliminar estágios de conversão AD/DA. O split digital ainda permite envios sem perdas de sinal para monitoração, gravação ou transmissão para rádio e TV. O sistema é para sonorização ao vivo, mas tem alguns recursos que permitem também a gravação ao vivo. Com um cabo de rede é possível ligar o sistema em um computador e gravar 40 canais no sistema Sonar, além de permitir a gravação da mixagem L&R em um pen drive.

Configurações do sistema

A Roland apresenta três configurações para o sistema: a básica, a standard e a expandida. Básica, o M-400/S-1608 suporta um sistema de sonorização compatível com eventos corporativos, igrejas pequenas e médias e escolas, por exemplo, com um mínimo de entradas para microfones, linha e voltas. Nesta configuração, o sistema

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 21: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

tem 16 pré-amplificadores para microfones de linha, oito retornos por cabo Cat5e e 08 entradas e 08 saídas direto na mesa fazendo um total de 24 entradas e 16 saídas. Standard, o V-Mixing utiliza dois Digital Snake S-1608. A flexibilidade de ter duas unidades de palco permite colocar uma unidade do Digital Snake na direita e outra na esquerda do palco, cada uma delas com 16 pré-amplificadores de microfone de linha e oito voltas por cabo Cat5e, oferecendo um total de 32 entradas e 16 voltas. Segundo o Roland, esta configuração é adequada para shows ao ar livre, turnês, igrejas, teatros grandes e outras aplicações. A conexão com a house do P.A. é feita por meio de dois cabos Cat5e. As 08 entradas e saídas direto na mesa servem aí para monitoração, microfones sem fio e processamento externo. No total, são 40 entradas e 24 saídas nesta configuração. Expandido, utiliza o máximo de possibilidades de entradas e saídas. Enquanto as configurações anteriores usam apenas o Digital Snake S-1608, esta usa também o S-4000 Digital Snake (32x8). Isto faz um total de 48 entradas e 16 saídas usando o protocolo Reac em dois cabos Cat5e. Esta configuração é boa para igrejas médias e grandes, turnês e shows ao ar livre de grande porte. O uso das 08 entradas e saídas da mesa combinadas com as configurações do Digital Snake fornece 56 entradas e 24 saídas.

Demais equipamentos

O sistema V-mixer 400 ainda conta com o Digital Snake S-0816, que é configurado de 16 saídas e 08 entradas, inverso ao S-1608.

Conta também com o controle remoto do Digital Snake, possibilitando assim que você faça a calibração de ganhos externos, os ganhos dos pré-amplificadores são ajustados facilmente com o uso do controle remoto S-4000R, que pode estar tanto no palco quanto na posição da console (FOH). E você também pode usar um computador para controlar sistemas de até 160 canais com o software gratuito S-4000RCS. Do mesmo modo tem se disponível as placas de 04 entradas e 04 saídas para o Digital Snake S-4000.

Ainda falando de suporte você tem a possibilidade de também trabalhar com um conversor de AD/DA, que traz a possibilidade de trabalhar com outras consoles de outras marcas sem a necessidade de passar um multicabo analógico, no mesmo sistema agrega os cabos de inversão.

SC-A41 Chicotes para unidade S-4000H

Multicabos com 4,5 m de comprimento, conector D-Sub de 25 pinos em uma extremidade e oito conectores XLR fêmea ou macho na outra.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 22: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Cabeamento e fonte de alimentação redundantes para transmissão de áudio mais segura

O S-4000 foi projetado para ser um sistema livre de falhas, e é equipado com vários mecanismos de segurança e redundância. Em todos os equipamentos são usados conectores Neutrik de alta robustez nos cabos principal (Main) e redundante (Backup). Além disso, as conexões redundantes (cabos Main + Backup) são padrão, fornecendo segurança e continuidade automática da transferência do áudio, mesmo no caso de um dos cabos ser danificado acidentalmente. A unidade S-4000H possui uma armação que reduz o esforço mecânico no cabo. Todas as chaves e cabos de alimentação possuem coberturas para evitar que sejam desligadas e desconectadas acidentalmente. Ambas as unidades S-4000S e S-4000H podem usar a fonte de alimentação redundante opcional S-240P. Fica claro que confiabilidade e redundância foram critérios principais no projeto do sistema S-4000.

Expansão funcional do sistema Digital Snake versão 1.5

Com um sistema S-4000 atualizado, o pré-amp (XR-1) interno pode ser controlado remotamente por consoles digitais de outras marcas, sendo possível ajustar o ganho, a atenuação e a alimentação phantom do módulo de entrada analógica instalado em uma unidade S-4000S.

S-0808 Digital Snake

Novas possibilidades de áudio em um equipamento multicanal

Compacto e leve, além de contar com a possibilidade de conectar-se a uma bateria externa para alimentação, o S-0808 traz uma flexibilidade ainda maior em relação à transferência de áudio digital. O S-0808 possui mobilidade sem precedentes e apresenta fácil instalação para diversas atividades, como broadcasts, eventos corporativos e aplicações ao vivo. É possível utilizar uma bateria externa ou usar alimentação via cabo de rede com o sistema REAC Embedded Power.

• Oito entradas e oito saídas

• Compacto, leve e robusto

• Alimentação via cabo de rede com o sistema REAC Embedded Power

• Entradas TRS e Hi-ZFabrício Miranda – Responsável Técnico

Fmaudio.com.brEmail:[email protected]

Rua Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 23: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

S-4000D

O splitter REAC com distribuição de alimentação

REAC Embedded Power é uma tecnologia desenvolvida pela Roland que possibilita a transferência não somente do sinal, mas também da alimentação necessária ao dispositivo conectado. Tudo por meio de um cabo de rede. O S-4000D possui 10 portas REAC, incluindo 8 com transferência de alimentação. O equipamento pode automaticamente detectar um produto REAC distinto que não seja compatível com o "embedded power". Neste caso, a alimentação não será transmitida e o S-4000D assumirá a função de um splitter padrão quando necessário. *O S-4000D é necessário para o uso do M-48.

S-4000M Digital Snake

Junte vários dispositivos REAC e tenha um mundo de configurações:

• Reúne vários dispositivos REACs em um único cabo

• Alimentação REAC suporta dispositivos Embedded Power

• Função Auto Map, que atribui automaticamente canais de cada dispositivo REAC

S-OPT REAC Optical Converter

O conversor óptico S-OPT permite a transferência REAC em longas distâncias. O equipamento converte o sinal multicanal do REAC para um sinal óptico e possibilita transferências a longas distâncias, de até 2 km. Os conectores robustos NeutrikR OpticalCon oferecem a mais alta confiabilidade possível.

S-4000-SP Optional REAC Splitter

Splitter para a distribuição de sinais e ampliação da distância de transferência do REAC. O equipamento é dual, com cinco portas em cada seção, e oferece a mais alta confiabilidade possível, graças aos conectores NeutrikR Ethercon e à fonte de alimentação duplicada.

Outras informações

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104

Page 24: Console Digital Mixagem Master Mix

FM Consultoria em ÁudioMontagem e Manutenção de Sistema de Áudio

Indo contra a tendência atual nas mesas digitais, a V-Mixer não tem tela sensível ao toque. No processamento, a mesa tem quatro equalizadores gráficos de 31 bandas, 300 espaços para memorizar cenas, bibliotecas de efeitos, compressor e gate. Na busca pelo melhor custo-benefício, o usuário pode levar uma bela vantagem neste caso.

A geração de altíssima qualidade sonora

REAC (Roland Ethernet Audio Communication) é uma tecnologia de transferência de áudio digital original da Roland, de baixíssima latência e alta qualidade. Os produtos que utilizam a tecnologia REAC estão instalados em uma grande quantidade de projetos de áudio e em eventos ao redor do mundo que necessitam de transferência de áudio de altíssima qualidade a distâncias maiores que as convencionais atingidas com cabos analógicos.

A tecnologia REAC está baseada no protocolo Ethernet de comunicação de rede, trabalha em 24 bits/96kHz com transferência de 40x40 canais e envia digitalmente o áudio por um meio físico leve, barato e de fácil instalação (cabos de rede CAT5e e conectores padrão RJ45). A tecnologia REAC é imune à indução externa, à degradação de qualidade e a ruídos existentes tipicamente em cabos analógicos. O protocolo REAC possibilita maior liberdade de instalação, resultando em baixo custo e melhoria na qualidade sonora das instalações.

Fabrício Miranda – Responsável TécnicoFmaudio.com.br

Email:[email protected] Buganville,1358 – Sl 302 – Bairro Eldorado – Contagem – MG – Cep.:32.315-090

Telefone: (31)2557-5555 / (31)9429-6890 / (31)7818-2429 / ID:55*81*68104