considerações sobre 1 samuel 24 - davi x saul

4
Depois que Saul voltou de sua batalha contra os filisteus, disseram a ele que Davi tinha ido para o deserto de En- Gedi; 2 então Saul reuniu três mil dos melhores soldados de todo o Israel, e foi à procura de Da vi entre as Rochas das Cabras Selvagens.59 3 No lugar onde a estrada passava por alguns currais de ovelhas, Saul entrou numa caverna para fazer as suas necessidades; acontece que Davi e seus homens estavam escondidos na caverna! 4 “Agora chegou a sua vez!”, os homens de Davi lhe disseram em voz baixa. “Este é o dia a respeito do qual o SENHOR falou quando disse: ‘Certamente vou entregar o seu inimigo nas suas mãos; faça com ele o que você bem entender!’” Então Davi foi com todo o cuidado e, com toda a calma, cortou a barra do manto de Saul! A tentação nos vem nos momentos mais difíceis, os homens de Davi usaram uma palavra do próprio Deus para sugerir que ele matasse a Saul, porém Davi escolheu não matá-lo mas somente cortar lhe uma parte do manto, porém até mesmo isso o entristeceu porque era o manto sagrado de um rei ungido por Deus e foi pedir perdão à Saul, pois ninguém poderia sequer tocar em seu manto sem sua autorização. A palavra do Senhor para Davi declarava que Ele entregaria Saul em suas mãos “para fazer o que bem entendesse” com ele. Deus deixou a decisão nas suas mãos, isso acontece conosco, a palavra de Deus nos orienta como agirmos mas a decisão do que fazer é nossa, Ele nos prova naquilo que depende das nossas escolhas. Quando satanás tentou à Jesus no deserto ele usou a necessidade física da grande fome que o Senhor sentia após 40 dias de fome, mas Jesus reprovou lhe pela Palavra, porém o astuto adversário o tentou também pela Palavra: E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces

Upload: bruno-barroso

Post on 01-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Comentários e considerações sobre 1 Sam 24, Davi x Saul

TRANSCRIPT

Page 1: Considerações Sobre 1 Samuel 24 - Davi x Saul

Depois que Saul voltou de sua batalha contra os filisteus, disseram a ele que Davi tinha ido para o deserto de En-Gedi; 2 então Saul reuniu três mil dos melhores soldados de todo o Israel, e foi à procura de Da vi entre as Rochas das Cabras Selvagens.593 No lugar onde a estrada passava por alguns currais de ovelhas, Saul entrou numa caverna para fazer as suas necessidades; acontece que Davi e seus homens estavam escondidos na caverna!

4 “Agora chegou a sua vez!”, os homens de Davi lhe disseram em voz baixa. “Este é o dia a respeito do qual o SENHOR falou quando disse: ‘Certamente vou entregar o seu inimigo nas suas mãos; faça com ele o que você bem entender!’” Então Davi foi com todo o cuidado e, com toda a calma, cortou a barra do manto de Saul!

A tentação nos vem nos momentos mais difíceis, os homens de Davi usaram uma palavra do próprio Deus para sugerir que ele matasse a Saul, porém Davi escolheu não matá-lo mas somente cortar lhe uma parte do manto, porém até mesmo isso o entristeceu porque era o manto sagrado de um rei ungido por Deus e foi pedir perdão à Saul, pois ninguém poderia sequer tocar em seu manto sem sua autorização.A palavra do Senhor para Davi declarava que Ele entregaria Saul em suas mãos “para fazer o que bem entendesse” com ele. Deus deixou a decisão nas suas mãos, isso acontece conosco, a palavra de Deus nos orienta como agirmos mas a decisão do que fazer é nossa, Ele nos prova naquilo que depende das nossas escolhas.Quando satanás tentou à Jesus no deserto ele usou a necessidade física da grande fome que o Senhor sentia após 40 dias de fome, mas Jesus reprovou lhe pela Palavra, porém o astuto adversário o tentou também pela Palavra:

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.Mateus 4:2-7

A tentação sempre vai contra a fé, quando Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Ele declarava que sua vida era pela fé na Palavra de Deus, nesse versículo está explícito que se vivermos pela fé na Sua Palavra todas as coisas nos serão acrescentadas, pois Deus é fiel e por saber que a Sua Palavra sempre será cumprida Ele exige que tenhamos fé, como está escrito: “sem fé é impossível agradar à Deus” e “o meu justo

Page 2: Considerações Sobre 1 Samuel 24 - Davi x Saul

viverá pela fé”. Pensando nessa passagem da fé também seria correto dizer que: “quanto mais fé mais agradamos à Deus”. Assim como devemos “viver de toda a Palavra de Deus”, na sua palavra também diz que Ele é bom e a Sua misericórdia dura para sempre, e também diz “misericórdia quero não sacrifícios”, bem como declara que “Deus é amor” e que devemos “amar uns aos outros como Ele nos amou”. Na Sua Palavra também diz que “Deus é santo” e nos diz “sede santos como também é santo Aquele que vos chamou” e outra vez ”segui a fé com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá à Deus”.Dessa forma Deus quer que sejamos como Ele é, se a sua Palavra é fiel, devemos ter fé; Ele é misericordioso, devemos ter misericórdia; Ele é amor, devemos, portanto, amar; Ele é santo, devemos também ser santos.

Seu caráter e Sua vida deve existir em nós!

O Senhor Jesus certamente era guardado pelos anjos de Deus, mas por sua fé e obediência ao Pai e à Sua Palavra, o Senhor não ousou tentá-Lo Ele não precisava provar nada para ninguém, se Davi quisesse provar alguma coisa aos seus homens ele teria ferido o ungido de Deus, os soldados de Saul e o povo de Israel certamente o seguiriam como rei, mas os seus homens que tinham um caráter violento (como demonstrado quando sugeriram que Davi matasse à Saul e pelo histórico deles) teriam estabelecido um início rebelde e violento para o seu reinado, o que lhe traria muitos problemas e revoltas no decorrer de sua vida como rei. Assim como aconteceu quando pecou com Bateseba e assassinou seu marido para toma-la como mulher: gerou estupro, morte e rebeldia em sua família.

Mas como Davi decidiu por não matar o rei que fora ungido por Deus para tal posto, isso serviu como ensinamento de paz e honra para seus homens e como um manto de defesa para sua vida, porque se ele tivesse matado o rei de Israel teria aberto precedente para que também fosse assassinado.

5 Mas depois a sua consciência começou a atormentá-lo por ter cortado a barra do manto deSaul. 6 “Eu não deveria ter feito isso”, disse ele aos seus homens. “Que o SENHOR me guardede fazer tal coisa ao meu senhor, de estender a minha mão contra o ungido do SENHOR”.60 7Essas palavras de Davi contiveram seus homens, e ele não permitiu que matassem Saul.Depois que Saul deixou a caverna e continuou o seu caminho, 8 Davi saiu da caverna e gritoupara ele, dizendo: “Ó rei, meu senhor!” E quando Saul olhou em redor, Davi se curvou diante25

Page 3: Considerações Sobre 1 Samuel 24 - Davi x Saul

dele, com o rosto no chão, 9 e depois disse a Saul: “Por que o rei dá atenção às pessoas quedizem que eu procuro fazer mal ao rei? 10 Hoje mesmo o rei pode ver com os seus própriosolhos que isso não é verdade. O SENHOR colocou o rei nas minhas mãos, lá na caverna. Algunsdos meus homens me disseram para matá-lo, no entanto eu o poupei, pois disse: ‘Nunca fareimal ao meu senhor, porque ele é o ungido do SENHOR’.61 11 Vê isto, meu pai, que tenho namão? É um pedaço da barra do seu manto! Cortei o seu manto, mas não o matei! Isso não oconvence de que não procuro fazer-lhe mal, nem rebelar-me contra o senhor, e que não pequeicontra a pessoa do rei, muito embora esteja me perseguindo para tirar-me a vida?12 “O SENHOR julgue entre nós dois. Talvez ele o castigue62 pelo mal que o senhor procurafazer-me, porém eu nunca farei mal ao rei. 13 Como diz o antigo provérbio: ‘O perverso agecomo perverso’; mas eu não lhe farei nenhum mal.14 “A quem o rei de Israel procura apanhar? A quem está perseguindo? Deve ele gastar o seutempo caçando um cão morto ou uma pulga? 15 Que o SENHOR seja o juiz e julgue qual de nósestá certo. Que ele seja o meu advogado e meu defensor, e me livre das suas mãos!”16 Tendo Davi falado todas estas palavras, Saul perguntou: “Realmente é você, meu filhoDavi?” E começou a chorar em alta voz. 17 Então Saul disse a Davi: “Você é um homemmelhor63 do que eu, pois você me pagou com o bem o mal que eu lhe fiz. 18 Sim, você hoje foimuito bom para comigo, pois quando o SENHOR me entregou em suas mãos, você não mematou. 19 Que outra pessoa no mundo deixaria seu inimigo escapar, quando o tinha em suasmãos? Que o SENHOR lhe dê uma boa recompensa pela bondade com que me tratou hoje. 20Agora reconheço certamente que você será rei, e que Israel será o seu reino. 21 Jure-me peloSENHOR que, quando isso acontecer, você não matará a minha família, nem fará desaparecer omeu nome da família de meu pai!”22 Então Davi prometeu64 que assim seria. Saul voltou para sua casa, mas Davi e seushomens foram para a fortaleza.