conselho regional de química -...

11
INFORMATIVO Edição 16 - Agosto, Setembro e Outubro 2019 Páginas: 9 Inscrições abertas para o XVIII Concurso de Monografias Página: 11 Atividades Câmaras Técnicas Página: 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria NO LONGO PRAZO, COLOCANDO EM PRÁTICA TUDO QUE PLANEJAMOS, VAMOS FAZER DO SISTEMA REFERÊNCIA PARA O PAÍS E FORA DELE NO QUE DIZ RESPEITO À CIÊNCIA E A QUÍMICA. Presidente do CFQ José de Ribamar Páginas 05,06 e 07

Upload: others

Post on 27-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

INFORMATIVOEdição 16 - Agosto, Setembro e Outubro 2019

Páginas: 9

Inscrições abertas para o XVIII Concurso de Monografias

Página: 11

Atividades Câmaras Técnicas

Página: 3

CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

NO LONGO PRAZO, COLOCANDO EM PRÁTICA TUDO QUE PLANEJAMOS,

VAMOS FAZER DO SISTEMA REFERÊNCIA PARA O PAÍS E FORA DELE NO QUE DIZ

RESPEITO À CIÊNCIA E A QUÍMICA. 

“Presidente do CFQ

José de RibamarPáginas 05,06 e 07

Page 2: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

2

Rafael Barreto AlmadaPresidente

Marcio Franklin OliveiraAndré Lourenço da Silveira

Eliana Mossé AlhadeffAntonio Carlos M. da RochaAdemário Iris da Silva Junior

André Silva PimentelHarley Moraes Martins

Daniel PomeroyDavid Tabak

Valéria Gonçalves CostaCarlos Eduardo da S. CortesDébora Michele M. D’aiuto

Luís Fernando de O. GutmanGandhi Giordano

Carla Calado da SilvaLuiz Alberto F. da Silva

Mariana Guilherme PereiraLuiz Carlos da Silva

Conselheiros

David TabakVice-Presidente

Márcio Franklin de OliveiraDiretor Tesoureiro

Harley Moraes MartinsDiretor Secretário

Escritório - MacaéRua Dr. Luiz Belegard, nº68, sala 203

Centro - Macaé, RJ CEP 27900-000

Telefone: (22) [email protected]

Escritório - CamposPça. Santíssimo Salvador, nº41, sala

405 Centro - Campos dos Goytacazes, RJ

CEP 28010-000 Telefone: (22) 2733-4551

[email protected]

Escritório - Volta RedondaRua Lúcio Bittencourt, nº109, salas 213

e 214 Vila Santa Cecília Volta Redonda, RJ

CEP 27260-110 Telefone: (24) 3340-4252

[email protected]

EXPEDIENTE

Sede - Rio de JaneiroRua Alcindo Guanabara, 24 – 13º andar

Centro – Rio de Janeiro, RJCEP 20031-130

Telefone: (21) [email protected]

www.crq3.org.br

O ano de 2019 tem sido realmente um ano bem movimentado no CRQ-III, com atividades diversas, marcando e refor-çando nossa atuação junto ao setor da Química no estado do Rio de Janeiro.

Com um novo Edital, lançado no final do último ano, formamos novas Câma-ras Técnicas: a de Alimentos e Bebidas (CTAB); de Petróleo e Gás (CTPG) e de Cosméticos, Fármacos e Saneantes (CTCFS), além da de Meio Ambiente (CTMA) e a de Tecnologia, Inovação e Competitividade (CTTIC), formadas em 2018. E em 2019 a CTMA já ofereceu uma palestra sobre “Gestão de Resídu-os Sólidos”, a CTPG trouxe uma discus-são importante sobre a Petrobras, por ocasião do aniversário da empresa, a CTTIC está preparando novo evento e as outras CTs já realizaram suas primei-ras reuniões, de onde sairão seus cro-nogramas.

O Plenário do CRQ-III também teve presenças ilustres, quando recebemos uma comitiva do Conselho Federal de Química (CFQ), ocasião em que um presidente do CFQ, pela primeira vez, participou de uma reunião Plenária nesta casa, e nos concedeu uma entre-vista, que vocês poderão também con-ferir aqui.

Nosso Plenário, aliás, também reno-vou um terço dos conselheiros. E esta renovação reforça a oxigenação que o CRQ-III precisa para se manter atuante em favor da profissão e da sociedade, além de contarmos com a expertise de profissionais de diferentes áreas de atuação.

Queremos usar nossos canais de co-municação, onde além de buscarmos

sempre oportunidades para os profis-sionais e estudantes da Química, para divulgar iniciativas que merecem ser conhecidas e aplaudidas, como a Ta-bela Periódica gigante montada por es-tudantes do Colégio Pedro II, o prêmio internacional recebido por pesquisado-res da Universidade Federal Fluminen-se, o prêmio Nobel da Química, entre outros destaques.

Mas principalmente, devemos desta-car nossa atuação institucional, com a participação do Sistema CFQ/CRQs no cenário nacional. Duas iniciativas merecem maior destaque: a criação do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Conse-lho Federal de Química, do qual tive a honra de ser escolhido coordenador, e a articulação deste Comitê com a Fren-te Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais da Câmara dos Deputa-dos, lançada recentemente.

Estas atividades são parte da luta cru-cial contra a PEC 108/2019, que, resu-midamente, propõe transformar os conselhos em entidades privadas e aca-bar com a obrigatoriedade do recolhi-mento de anuidades junto a empresas e profissionais, inviabilizando suas ati-vidades e expondo a sociedade a riscos inestimáveis a sua segurança, saúde e bem-estar.

Mas falta ainda um convite a todos: lançamos recentemente o Edital para o XVIII Concurso de Monografias 2019 – 2020, que, além dos R$ 24 mil em prêmios, é uma ferramenta para o in-centivo à pesquisa e ao conhecimento científico. Estamos aguardando sua ins-crição e espero que aproveitem todas estas notícias.

Page 3: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

3

CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a DiretoriaO Conselho Regional de Química – Terceira Região empossou, no dia 30 de julho, os conselheiros eleitos no processo eleitoral rea-lizado em abril de 2019, quando há a renovação de um terço dos conselheiros, em obediência à Lei nº 2.800/56 e ao Regimento Inter-no do CRQ-III, em atendimento ao resultado homologado em assem-bleias de Delegados Eleitores e va-lidado pelo Plenário do Conselho Federal de Química (CFQ).

Com o pleito, quatro dos novos conselheiros empossados ocupam as vagas de representantes de As-sociações de Classe e Sindicatos e dois representam Instituições de Ensino, com mandatos entre

01/08/2019 a 31/07/2022.

Os conselheiros representantes de Associações de Classe e Sindi-catos são o Químico Industrial Da-vid Tabak, como efetivo, e a tam-bém Química Industrial Valéria Gonçalves Costa, como suplente; os Engenheiros Químicos Harley Moraes Martins, como efetivo, e Daniel Pomeroy, como suplente. Representantes de Instituições de Ensino empossados foram os Quí-micos Industriais Ademário Iris da Silva Júnior, como efetivo, e André Silva Pimentel, como suplente.

Para André Silva Pimentel, que nunca foi conselheiro, o desafio inspira.

“Estou muito empolgado para começar o trabalho como conse-lheiro, aprender com os demais e contribuir com minha experiência para o trabalho do CRQ-III, que é relevante para a profissão”, afir-mou o novo conselheiro.

O presidente do CRQ-III, Rafael Al-mada, destacou a importância dos conselheiros para as atividades do Conselho.

“É muito importante ter um novo conselheiro em nosso plenário. A renovação, aliada à experiência dos demais, reforça a oxigenação que o CRQ-III precisa para se man-ter atuante em favor da profissão e da sociedade, além de contar-mos com a expertise de profissio-nais de diferentes áreas de atua-ção.”, disse Almada.

Na cerimônia, além dos conse-lheiros, a Diretoria do CRQ-III foi empossada para o mandato que vai de 01/08/2019 a 31/07/2020, com a seguinte composição: David Tabak, como vice-presidente; Har-ley Moraes Martins, como Diretor Secretário, e Marcio Franklin Oli-veira, como Diretor Tesoureiro.

Page 4: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

4

Sistema CFQ/CRQs marca posição na defesa dos conselhos profissionaisO Comitê de Relações Institucio-nais e Governamentais (CRIG) do Conselho Federal de Química, criado recentemente, teve sua pri-meira reunião na manhã do dia 28 de agosto, em Brasília. O CRIG foi formalizado por meio da portaria nº 48/2019, tem o presidente do CRQ-III, Rafael Barreto Almada, como coordenador, e como de-mais membros Alexandre Vaz Cas-tro, presidente do CRQ da 21ª Re-gião; José Ribamar Cabral Lopes, presidente do CRQ 11ª Região, e os conselheiros Suplentes do CFQ Suely Abrahão Schuh; Wagner Aparecido Contrera Lopes e New-ton Mário Battastini.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destacou a representati-vidade da movimentação do Siste-ma CFQ/CRQs.

“Estamos mobilizados e confian-

tes de que debatendo com o Le-gislativo e com outros Conselhos, vamos prosperar em nossa missão de defender a sociedade. É impe-rativo alertar o perigo, os riscos e potenciais danos a que estaremos expostos sem a fiscalização, pois é fiscalizando que os Conselhos garantem à sociedade produtos e serviços de qualidade”, frisou Al-mada.

A primeira atividade do Comitê foi a participação no lançamento da Frente Parlamentar de Defesa dos Conselhos Profissionais, que ocor-reu na Câmara dos Deputados, no mesmo dia. As ações fazem parte da mobilização do Sistema CFQ/CRQ contra a PEC 108/2019, que, se aprovada, fragiliza os conselhos e põe a sociedade sob risco de po-tenciais danos.

A cerimônia de lançamento da

Frente aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos De-putados, em Brasília. A iniciativa é resultado do esforço coletivo dos conselhos profissionais, entre eles o Conselho Federal de Química, que esteve presente ao evento em comitiva liderada pelo presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Durante a cerimônia de lançamen-to da Frente, vários deputados cri-ticaram a proposta do governo e fizeram a defesa dos conselhos. Na prática, a proposta, que já se encontra na Comissão de Consti-tuição, Justiça e Cidadania (CCJC), inviabiliza os conselhos, responsá-veis pela fiscalização e regulamen-tação de diversas atividades pro-fissionais, expondo a sociedade a danos e perigos desnecessários.

No dia 29 de agosto, o Conselho Regional de Química – Terceira Região recebeu representantes do Conselho Federal de Química (CFQ). A visita ao Regional fez par-te da agenda institucional do pre-sidente José de Ribamar Oliveira Filho no Rio de Janeiro.

Além de conhecer a sede do CRQ--III, o presidente Ribamar partici-pou da Reunião Plenária do Con-selho, onde falou aos conselheiros sobre as mudanças já implemen-tadas no Sistema CFQ/CRQs e dos planos para as próximas ações do Federal, deixando clara a impor-

tância dos Regionais para as me-lhorias que o Sistema precisa con-cretizar.

O presidente do CRQ-III, Rafael Al-mada, agradeceu a visita e o apoio que o CFQ tem oferecido aos Con-selhos Regionais.

“É significativa e importante a proximidade e a intensidade da relação do CFQ com os Regio-nais. Temos trabalhado juntos em agendas estratégicas para o Siste-ma, como a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais e o Comitê de Relações Institucio-

nais e Governamentais (CRIG) do Conselho Federal de Química, com os quais vamos defender os Con-selhos e, consequentemente, os profissionais da Química do Bra-sil”, destacou Almada.

Acompanharam o presidente José de Ribamar o chefe de Gabinete do CFQ, Henrique Martins Farias; o gerente Executivo Renato Melo e o chefe da Assessoria de Comu-nicação, Delorgel Kaiser.

Equipe do Conselho Federal de Química visita o CRQ-III

Page 5: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

Primeiramente, gostaria de dizer que é uma grande honra presidir o CFQ. Gosto sempre de repetir que a minha chegada a essa posição não é uma conquista individual, e sim o resultado de um sentimento coletivo de um Conselho que aspirava modernização e profissionalização. Acredito que o CFQ ficou isolado em Brasília por tempo demais e que é chegada a hora de abrirmos frentes de diálogo para que a comunidade da Química

no Brasil se fortaleça e se integre.

O senhor assumiu a presidência do CFQ, mas sua trajetória é bem mais longa. O que o sr. considera fundamental para ter chegado a esta função?

No curto prazo viemos implementando medidas de gestão importantíssimas, de revisão dos nossos processos. A palavra de ordem desde que assumi é planejamento. Por mais que seja angustiante conduzir processos de planejamento longos e trabalhosos, entendemos que só se pode avançar tendo clareza de onde queremos chegar. O CFQ se cercou de pessoas competentes em todas as áreas para fazermos isso. Quando a equipe foi montada, passei a eles a determinação de que cheguemos à digitalização completa, quero um conselho digital. Queremos

O senhor sempre trabalhou por mudanças que beneficiassem o setor e os profissionais. O que acha que pode ser otimizado no Sistema CFQ/CRQs em curto prazo? E a longo prazo?

que, em breve, possamos dispor de dados em tempo real, alcançando de forma eficiente os profissionais e a sociedade em todo o país. Avançamos nesse sentido, mas ainda há um caminho a percorrer. No longo prazo, colocando em prática tudo que planejamos, vamos fazer do Sistema referência para o país e fora dele no que diz

respeito à Ciência e a Química.

Sim, muitos. A fortaleza do Sistema não está em Brasília, está na nossa capilaridade, na nossa capacidade de prestar um bom serviço aos brasileiros nos 26 Estados e no Distrito Federal. Ao trabalharmos integrados, o CFQ e os CRQs, temos ganhos enormes em práticas padronizadas e principalmente através da grande escala do Sistema, com seus mais de 230 mil profissionais registrados em todo Brasil. Cito um exemplo: assinamos um protocolo de intenções com a Caixa Federal e o Banco do Brasil para padronizarmos as taxas bancárias aplicadas sobre o Sistema. Conseguimos uma redução de custos da ordem de 52% com serviços de banco, uma economia de R$ 2,5 milhões para o Sistema como um todo. E esse é só um exemplo. Construímos ainda o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), uma obra coletiva e que envolveu de forma integrada todos

os CRQs.

Desde o início de sua gestão, vemos o CFQ mais próximo dos Regionais. Acredita que esta proximidade já trouxe ganhos para o Sistema?

O Sistema CFQ/CRQs nas palavras do presidente José de Ribamar

O presidente do Conselho Federal de Quí-mica, José de Ribamar Oliveira Filho, partici-pou de reunião Plenária do CRQ-III, quando falou sobre as ações e planejamentos, bem como os rumos que sua gestão pretende dar ao Sistema CFQ/CRQs, com a participação efetiva dos Regionais. Confira a entrevista:

Page 6: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

Temos certeza disso. A nova postura que adotamos vai ser percebida adequadamente pelos profissionais da Química e pela população. Aos profissionais, entendemos que ficará mais claro que somos fiadores da qualidade do serviço que prestam, garantindo que atuem em todo lugar em que a lei assim o exige, com qualidade, eficiência e ética. Quanto à sociedade, é ainda mais importante porque não há uma compreensão de que a Química é uma atividade presente nos aspectos mais inimagináveis da nossa vida moderna e que sem o Sistema CFQ/CRQ ela estaria exposta a riscos de dimensões insondáveis. Fiscalizamos e conscientizamos, em última análise, para proteger os brasileiros desses perigos. Trabalhamos para que a Química seja ética do ponto de vista ambiental. Precisamos não apenas produzir, mas também cuidar do meio ambiente. Isso significa dar atenção a todos os aspectos da cadeia produtiva e ter especial foco na gestão dos resíduos, garantindo às futuras gerações um planeta

sustentável e acolhedor.

O senhor acredita que estas mudanças vão em breve beneficiar os profissionais e a sociedade?

Veja, é como eu dizia na resposta anterior. Temos consciência de que há um desconhecimento geral sobre o Sistema. E eu considero isso natural tendo em vista que passamos décadas sem ter um canal de diálogo com a sociedade. Mas, neste ano, começamos a mudar essa realidade através de iniciativas de grande visibilidade. Cito as comemorações do Dia Nacional do Químico, quando lançamos um

O senhor acha que o Sistema é conhecido pela sociedade? E os profissionais e empresas, acredita que eles têm em mente a real importância dos Conselhos Regionais de Química?

Sempre fizemos um trabalho de excelência. Nosso plenário e a diretoria do Conselho Federal são compostos por pessoas de alto grau de qualificação. O que nos faltou ao longo do tempo foi fazer com que a sociedade soubesse disso. Nossa estratégia é romper com esse ciclo e passar um recado à sociedade: você pode não ter consciência disso, mas tudo que você consome, todo serviço relacionado à Química que você contrata, passa pelo nosso olhar atento. E é claro que isso pode ser feito de diversas maneiras. Optamos por apresentar o Sistema e a Química às pessoas de uma forma envolvente e interessante como no cubo de LED da Avenida Paulista. Essa iniciativa é uma amostra de como queremos

ser vistos a partir de agora.CRQ-III – O senhor, como professor, acha que os cursos de formação de Químicos atendem às necessidades de alunos e do mercado de

trabalho?Oliveira Filho – Acredito que as universidades e os cursos de formação de químicos brasileiros sofrem um fenômeno semelhante ao Sistema e não são adequadamente vistos pela sociedade. Fazemos

O CFQ tem planos específicos para melhorar a imagem do Sistema junto à sociedade?

cubo gigante na Avenida Paulista, coração de São Paulo. Essa iniciativa, o Espaço Q, atraiu mais de 20 mil pessoas presencialmente e chegou a milhões por meio da TV e da mídia. Tivemos ainda o Momento Q, um ciclo de palestras que atingiu mais de uma dezena de capitais em parceria com os CRQs, incluindo o CRQ-III, do Rio de Janeiro. Os profissionais e empresas, igualmente, considero não terem a devida clareza da importância do Sistema. Mas isso virá, na medida em que houver compreensão de que vivemos um

novo momento.

Page 7: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

e ensinamos Química no Brasil que nada deve às melhores ilhas de excelência do mundo. Há estudantes brilhantes em todos os níveis de ensino como verificado no Programa Nacional Olimpíadas de Química, ou mesmo no Prêmio CRQ IV de Química, que presenciei há alguns meses: trabalhos de grande qualidade reconhecidos pelo CRQ de São Paulo na rede de ensino de lá. Quanto ao mercado de trabalho, sabemos que ele está em constante transformação e que os alunos estão conscientes disso. A formação precisa ser cada vez mais horizontalizada, com profissionais que dominam cada vez mais diferentes tipos de conhecimento que se inter-relacionam. Mas a base do profissional de Química é

a própria Química.

Veja, eu pessoalmente acredito que podemos e devemos melhorar muito. A interlocução entre o Sistema CFQ/CRQ e as universidades ainda é falha. Acredito que o Conselho, até pela expertise que possui, deveria estar inserido no debate universitário especialmente em temas como as mudanças na base curricular dos cursos de Química e correlatos. Temos a dimensão clara do que é importante tanto para os futuros químicos quanto para o mercado. Ao atualizar os currículos de seus cursos, não raro se retiram disciplinas básicas e que se provarão úteis mais tarde, no exercício profissional. Podemos contribuir para construir um equilíbrio entre modernização e

base de conhecimentos.

Existe alguma iniciativa do CFQ para melhorar (ainda mais) este cenário?

Por mais que a tecnologia evolua e que haja progressos assombrosos na automação das atividades industriais, não consigo vislumbrar riscos à profissão de Químico. Toda máquina, toda tecnologia é um ferramental para que o profissional, sempre ele, humano e bem formado, desenvolva seu trabalho.

A tecnologia é uma aliada de muitas áreas científicas. Mas também ameaça algumas profissões. Como o senhor enxerga esta transformação?

Page 8: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

8

A professora Mariza Magalhães acaba de lançar a segunda edição, revisada e alterada, de mais um livro: “Datas festivas? Comemore com Química!”, que traz dicas para educadores da área. E você vai ter uma surpresa, em breve, acompa-nhando as redes sociais do CRQ-III.

Este livro aponta estratégias sim-ples para atividades escolares que passam pelo conhecimento quími-co básico. Elas foram realizadas, com êxito, ao longo de vários anos de magistério sendo que, nos últi-mos dez anos, em escolas da rede pública estadual da cidade do Rio de Janeiro.

A profundidade do conteúdo quí-mico a ser empregada em cada

uma delas ficará a critério do pro-fessor, em face das características de sua clientela. A cada mês foi colocado um trabalho já desenvol-vido além de tabela indicando o dia, a data comemorativa e suges-tão de tema para que o educador possa criar à sua vontade e dentro da realidade escolar em que tra-balha.

Os recursos eletrônicos são suge-ridos como fontes de pesquisa e de elaboração/apresentação de trabalhos escolares. Tenta-se as-sim abranger a variedade de situ-ações sociais e econômicas vividas pelo povo brasileiro, ainda bem heterogênea, pois enquanto al-guns dispõem de uma tecnologia moderna, outros pouco têm. Além do mais, prioriza-se criatividade inata dos brasileiros, com base no que se tem à disposição, mesmo sendo um quase nada. Bem mais importante é aplicar na realidade

em que o estudante vive o que se aprende na escola, mesmo que se trate de um conteúdo modes-to ou, aparentemente, superficial. Valorosa também é a interação saudável entre educandos e edu-cadores em torno de um objetivo comum e que culmine, na maior parte das vezes, em um clima de festa e alegria.

O Conselho Regional de Química – Terceira Região oferece, men-salmente, desde abril de 2019, um curso gratuito de atualização para o exercício da função de Res-ponsável Técnico. Com duração máxima de duas horas, o módulo atualiza o profissional das obriga-ções, direitos e responsabilidades para o correto exercício da função. A validade é de cinco anos e será anotada na carteira de Químico e no cadastro digital do profissional junto ao CRQ-III.

O curso passou a ser oferecido após a publicação de nova Delibe-ração nº 005 do CRQ-III, que esta-beleceu critérios para aprovação da Responsabilidade Técnica, para que as empresas possam indicar

com maior assertividade os pro-fissionais aptos para assumir tal supervisão. Desta forma, nem em-presa ou profissionais perderão tempo ou correrão riscos.

Além da matriz de competências requeridas para a aprovação do Responsável Técnico, o CRQ-III di-vulga, também, a tabela de piso salarial da categoria, que trará ao profissional a garantia do cumpri-mento da legislação. Vale lembrar que, em relação ao piso salarial, existem responsabilidades de am-bos os lados. Ao profissional será imputada falta ética caso aceite pagamento abaixo do mínimo es-tabelecido por lei.

Os requisitos para o processo de avaliação e julgamento das in-dicações de profissionais para a função de Responsável Técnico também foram estabelecidos por

meio da nova Deliberação e estão disponíveis no site do Conselho, como forma de agilizar e tornar o processo mais transparente.

A Responsabilidade Técnica con-fere ao profissional a supervisão técnica pelas atividades fabris e/ou comerciais de uma empresa na área da Química. Isto influencia no dia a dia dos colaboradores, nos resultados corporativos e no pro-duto final que chega aos consumi-dores.

A fim de tornar a exigência conhe-cida pelos profissionais registra-dos, o CRQ-III vem fazendo comu-nicados a este público, antes de tornar obrigatório o curso para a renovação do Certificado. Até ago-ra, foram sete oportunidades, com um total de 297 profissionais ins-critos e, destes, 177 participaram das exposições.

Curso sobre Responsabilidade Técnica no CRQ-III

A Química em livros

Page 9: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

Inscrições abertas para o XVIII Concurso de Monografias

Histórico

O Conselho Regional de Quími-ca – Terceira Região lançou novo Edital de convocação para o XVIII Concurso de Monografias, com oportunidade de apresentação de trabalhos de duas categorias: Es-tudantil e Profissional.

A competição, que é uma ferra-menta para o incentivo à pesqui-sa e ao conhecimento científico e tem prêmios no valor total de R$ 24 mil, permite que os estudantes, a indústria e os profissionais que

não estão nas universidades par-ticipem também na produção de pesquisa e conhecimento. Desta forma, o CRQ-III objetiva abrir o diálogo com empresários e em-pregadores do setor químico, com resultados diretos na geração de empregos e renda no setor.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destaca o papel do Con-selho como incentivador do setor, por exemplo, com esta iniciativa.

“Este concurso reafirma um CRQ que dialoga com os profissionais e com as empresas, a fim de promo-ver e profissionalizar a geração de conteúdo para o setor”, afirmou o presidente.

Neste ano, o tema proposto para a Categoria Estudantil é “Empreen-dedorismo e Inovação: Novos Pa-radigmas para o Desenvolvimento Sustentável”, e para a Categoria Profissional é “O Papel do CRQ como Protetor da Sociedade”.

Em 2018, o CRQ-III retomou o concurso, que esteve parado des-de 2009. Na última edição, a ca-tegoria Profissional foi premiada durante o V Fórum Regional de Química, com o Engenheiro Quí-mico Paulo Antonio de Souza Cha-con em segundo lugar e o Quími-co Industrial Robson Pafume em primeiro, que receberam prêmios, respectivamente, de R$ 3 mil e R$ 5 mil.

Em 1994, aconteceu a 1ª edição do concurso, com o tema “Pers-pectivas atuais para a atuação do

profissional da Química”. O objeti-vo foi levantar a visão da área es-tudantil em relação ao seu próprio futuro profissional e fomentar uma atuação mais consciente. Os trabalhos premiados foram publi-cados em livro, a fim de dar visibi-lidade e gerar oportunidades para os participantes.

O sucesso da iniciativa resultou em mais dezesseis edições e trou-xe temas relevantes, como “A importância da Química na reci-clagem de materiais”, “A Química e os recursos hídricos”, “A contri-

buição da Química para solucionar problemas gerados pelas grandes catástrofes”, entre outros.

A XVIII Edição do Concurso de Mo-nografias receberá inscrições até 18 de fevereiro de 2020 e a pre-miação ocorrerá nas solenidades de comemoração do Dia do Quí-mico.

Clique aqui e conheça o Edital e o Regulamento do Concurso. Esta-mos esperando seu trabalho!

Page 10: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

10

Prêmio CFQ de Talentos é entregue na sede do CRQ-IIIO Conselho Regional de Química – Terceira Região recebeu a enge-nheira Química Letícia Maria Sea-bra Monteiro Lázaro, para fazer a entrega do Prêmio CFQ de Talen-tos a sua mãe, a também enge-nheira Química Fernanda Maria Seabra Monteiro Lázaro.

A premiação fez parte das come-morações do Dia do Químico em 2019 e o Conselho Federal de Quí-mica escolheu um profissional de cada Regional para receber a ho-menagem pela vida dedicada à Química. A cerimônia de entrega aconteceu em junho deste ano, em Brasília, e como D. Fernanda

não pôde comparecer, o presi-dente do CRQ-III, Rafael Almada, convidou sua filha para receber a honraria na sede do Conselho.

“Pessoas como sua mãe nos en-chem de orgulho e certeza de que o amor pela profissão é funda-mental para sermos felizes”, disse Almada.

Letícia, por sua vez, ressaltou a importância da profissão para a mãe e o pai, ambos Engenheiros Químicos.

“A maioria dos colegas de minha mãe deram baixa em seus regis-

tros, mas ela diz que será Enge-nheira Química enquanto viver. Me emociona saber que foi home-nageada por isso”, afirmou Letícia.

O Prêmio CFQ de Talentos foi uma iniciativa do CFQ para homenage-ar os Químicos escolhidos pelos Conselhos Regionais, por toda a contribuição que deram ao país, por meio da profissão que esco-lheram e à qual dedicaram suas vidas. E além dos 21 profissionais selecionados pelos regionais, a organização também reservou espaço para prestigiar o trabalho dos coordenadores regionais das Olimpíadas Brasileiras de Química.

Page 11: Conselho Regional de Química - INFORMATIVOcrq3.org.br/wp-content/uploads/2019/11/informativo-ago... · 2019-11-07 · 3 CRQ-III empossa novo terço de conselheiros e a Diretoria

O auditório do Conselho Regional de Química – Terceira Região ficou lotado com uma palestra gratuita com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, promovida pela Câmara Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-III. A recepção e boas vin-das ao público presente ficou a cargo do vice-presidente do CR-Q-III, David Tabak, que destacou as atividades desenvolvidas pelo Conselho.

A palestra foi proferida pelo pro-fessor Geraldo Fontoura, profes-sor Adjunto do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Geren-te de QHSE da Bayer S.A, que, ao final da apresentação, respondeu a uma série de perguntas e sau-dou a iniciativa do CRQ-III.

“Foi um prazer estar aqui no CR-

Q-III, compartilhar experiências com os colegas e poder chamar atenção para a gestão de resíduos, principalmente na indústria quí-mica, para um melhor desempe-nho ambiental”, disse Geraldo.

CTMA promove palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos

CTPG debate a importância da Petrobras para o Desenvolvimento Nacional O Conselho Regional de Química – Terceira Região, por iniciativa da Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTPG) sediou, no dia 16 de outu-bro, um debate sobre a situação da Petrobras, em alusão ao 66º aniversário da empresa, comemo-rado no último dia 03 de outubro.

O debate, intitulado “A importân-cia da Petrobras para o Desenvol-vimento Nacional”, contou com a participação de Guilherme Es-trella, ex-diretor de E&P da Petro-bras, onde trabalhou por mais de 40 anos, em cargos técnicos e ge-renciais; José Maria Ferreira Ran-gel, Coordenador Geral da Fede-ração Única dos Petroleiros (FUP)

pelo segundo mandato, e Felipe Coutinho, presidente da Associa-ção dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) desde 2015.

O encontro, que teve o objetivo de compartilhar com profissionais da área a situação atual da Petrobras, discutindo e formulando possíveis alternativas para o futuro da em-presa, foi conduzido com a media-ção do coordenador da CTPG, Luis Fernando Gutman, também ex--funcionário da petroleira. Os con-ferencistas expuseram a história da estatal, desde seu lançamento, passando pelas crises e ataques sofridos ao longo de sua história, além de esclarecerem sobre os

potenciais da empresa, uma das maiores do mundo no setor, pre-miada internacionalmente como detentora da tecnologia de explo-ração e produção de petróleo em águas profundas.

Reuniões definem próximas atividades das Câmaras TécnicasA Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas e a Câmara Técnica de Cosméticos, Fármacos e Sanean-tes realizaram suas primeiras reu-niões e os próximos passos serão divulgados em breve. Já a CT de

Tecnologia, Inovação e Competiti-vidade participou do evento “Ca-minhos da Química: a diversidade das áreas de atuação profissional”, promovido pelo IFRJ – Campus Maracanã. Na oportunidade, os

membros da CTTIC explicaram a missão e o funcionamento do CR-Q-III, os desafios do setor nos dias atuais, suas trajetórias profissio-nais e o papel da Câmara em prol do desenvolvimento da Química.