conselho federal de psicologia -...

25
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Atuação dos Psicólogos nos Serviços Hospitalares do Sistema Único de Saúde-SUS Relatório de atividades da Pesquisa

Upload: hamien

Post on 03-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Atuação dos Psicólogos nos Serviços Hospitalares do Sistema Único de Saúde-SUS

Relatório de atividades da Pesquisa

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

2

Brasília, abril de 2010.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHOS REGIONAIS DE PSICOLOGIA

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA

E POLÍTICAS PÚBLICAS- CREPOP

Coordenação Nacional CREPOP/CFP

Conselheiras responsáveis Ana Maria Pereira Lopes

Maria da Graça M. Gonçalves

Coord. Técn. Nacional

Olmar Klich

Assessoria Técnica

Mateus de Castro Castelluccio Natasha R. Reis da Fonseca

Unidades Regionais

CREPOP/CRP 01 – DF/AC/AM/RO/RR Conselheiro: Leovane Gregório Técnica: Renata Leporace Farret CREPOP/CRP 02 - PE Conselheira: Rejane Pinto de Medeiros Técnica: Thelma Torres CREPOP/CRP 03 – BA/SE Conselheira: Valter da Matta Técnicas: Giselle Lopes CREPOP/CRP04 - MG Conselheiro: Alexandre Rocha Araújo Técnica: Mônica Soares da Fonseca Beato e Leiliana Sousa CREPOP/CRP 05 - RJ Conselheiros: Lindomar Expedito Silva Darós e Janaína Barros Fernandes

Técnica: Beatriz Adura CREPOP/CRP 06 - SP Conselheira: Marilene Proença R. de Souza Técnicos: Marcelo Saber Bitar e Ana Maria Gonzatto CREPOP/CRP 07 - RS Conselheira: Ivarlete Guimarães de França Técnica: Silvia Giugliani CREPOP/CRP 08 - PR Conselheira: Maria Sezineide C. de Melo Técnica: Carmen Regina Ribeiro

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

3

CREPOP/CRP 09 – GO/TO Conselheiro: Sebastião Benício C. Neto Técnica: Simone CREPOP/CRP 10 – PA/AP Conselheiro: Rodolfo Valentim C. Nascimento Técnica: Letícia Palheta CREPOP/CRP 11 – CE/PI/MA Conselheira: Adriana Alencar Pinheiro Técnico: Renata Alves CREPOP/CRP 12 – SC Conselheira: Catarina Antunes A. Scaranto Técnico: Luciana Cristina Assini CREPOP/CRP 13 – PB Conselheira: Julianna Toscano T. Martins

Técnica: Katiúska Araújo Duarte CREPOP/CRP 14 – MS/MT Conselheira: Marisa Helena A. Batista Técnico: Mário Rosa da Silva CREPOP/CRP 15 - AL Conselheiro: Izolda de Araújo Dias Técnico: Eduardo Augusto de Almeida CREPOP/CRP 16 - ES Conselheira: Mônica Nogueira S. Vilas Boas Técnica: Mariana Passos Costa e Silva CREPOP/CRP 17 - RN Conselheiro: Alysson Zenildo Costa Alves Técnica: Bianca Tavares Rangel

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

4

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ....................................................................................................... 5 Resumo da Atividade de Pesquisa .............................................................................. 6

1. Levantamento dos Marcos lógicos legais ......................................................... 6 2. Coleta de Dados – Pesquisa on-line................................................................. 6 3. Tratamento dos Dados Quantitativos ............................................................... 6 4. Síntese ............................................................................................................. 7 5. Coleta de Dados Qualitativos ........................................................................... 8 6. Próximas Ações ................................................. Erro! Indicador não definido.

Redação do documento de referência .................. Erro! Indicador não definido. Consulta Pública ................................................... Erro! Indicador não definido.

7. ANEXOS ............................................................ Erro! Indicador não definido.

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

5

APRESENTAÇÃO

Este Relatório tem como objetivo central Apresentar o Conjunto de atividades que o Crepop junto ao CPF tem realizado a respeito da atuação de psicólogos em Serviços Hospitalares do SUS, e ainda sobre a investigação dos aspectos da prática profissional na Psicologia Hospitalar.

Deve-se apontar que a pesquisa do Crepop não é a única ação do Sistema Conselhos para esta área da Psicologia, e sim a primeira etapa de um conjunto de ações que incluem a pesquisa sobre a prática profissional.

É pertinente informar que a pesquisa conta uma metodologia constituída em três etapas, sendo que a primeira consiste basicamente no levantamento de Marcos Lógicos e Legais que embasam toda a política do SUS.

Já a segunda etapa corresponde a pesquisa on-line que produz resultados quantitativos, na qual os psicólogos1 responderam um questionário disponível no site do Crepop. A terceira etapa desta pesquisa é composta de duas reuniões realizadas nos 17 CRPs, somando ao todo 34 reuniões em todo Brasil. Estas utilizam uma metodologia qualitativa de investigação com grupos, sendo uma delas exclusiva para psicólogos e outra aberta para demais trabalhadores e gestores da política em investigação.

Esta terceira etapa será consolidada a partir de um relatório de caráter qualitativo, que reunirá em seu conteúdo a sistematização das respostas abertas do questionário on-line bem como a sistematização das reuniões regionais. Este segundo relatório, juntamente com o Relatório descritivo formam um conjunto de informações completas ao agregar dados qualitativos e quantitativos, que contribuirão para a formulação das referências técnicas para aquela prática profissional.

Deve-se apontar que este é o primeiro relatório que congrega as atividades já realizadas na pesquisa sobre a atuação de psicólogos em Serviços Hospitalares do SUS.

1 Sempre que utilizado o termo “psicólogo(s)” deve-se entender psicóloga(s) e psicólogo(s).

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

6

Resumo da Atividade de Pesquisa

1. Levantamento dos Marcos lógicos legais

Este levantamento contou com a identificação de 55 marcos dentre leis, portarias, resoluções e todo o tipo de declarações nacionais e internacionais vinculadas a Saúde e a Psicologia Hospitalar (ver Anexo I)

2. Coleta de Dados – Pesquisa on-line

Esta etapa se implementa a partir do instrumento de coleta, a que trata o anexo II deste relatório, foi dirigido a psicólogos(as) que atuam em Políticas Públicas de Saúde, especificamente nos Serviços Hospitalares do SUS. O questionário esteve disponível nos sites do CFP e do CREPOP (http://www.pol.org.br e http://crepop.pol.org.br), no período de 01 de fevereiro a 03 de abril deste ano, e contou com a participação 472 psicólogos hospitalares.

O questionário foi construído com cerca de 50 questões, em ferramentas de HTML (para possibilitar seu preenchimento por psicólogos atuantes em todos os estados do país), e foi organizado em seis seções, que abordavam os seguintes pontos:

I. Dados pessoais; II. Formação específica; III. Caracterização do trabalho; IV. Modos de atuação profissional; V. Ensino/pesquisa; VI. Avaliação de atuação profissional;(ver anexo II).

3. Tratamento dos Dados Quantitativos

Durante o período de destaque da pesquisa, todas as respostas foram armazenadas em um banco de dados (SQL Server) e posteriormente tratadas por meio do software Sphinx. Este software permite agregar os dados e representá-los quantitativamente a partir gráficos e tabelas.

A apresentação dos resultados é feita com recursos de relatório do Sphinx, em figuras que conjugam gráficos e tabelas. O relatório segue uma linha descritiva em que são apresentados a distribuição de freqüência das respostas para cada uma das perguntas.

A representatividade estatística dessas informações não permite generalizações, uma vez que o universo correspondente é desconhecido e a pesquisa parte de uma amostra voluntária. Ainda assim, o produto desta etapa da pesquisa se consolida em relatório que oferece um importante número de informações sobre psicólogos nos Serviços Hospitalares do SUS como se pode observar na síntese dos dados na próxima seção, ou pata acessa todos os dados quantitativos ver anexo III.

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

7

4. Síntese

88,4% dos respondentes são do sexo feminino;

34,9% são adultos entre 24 e 31 anos enquanto que, as demais faixas etárias acima de 32 anos, somadas representam 60,4,8%

77,9% se autodeclararam de cor branca e apenas 1,7% como de cor preta;

68,3% trabalham como psicólogos há mais de 5 anos como psicólogos;

72,7% possuem Pós-graduação sendo que destes, 77,2% destes são especialistas. Porém só 20% especialista em Psicologia Hospitalar.

O maior número de respondentes atua na Região Sudeste (46,5%), Os estados com maior número de respondentes foram São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Goiás.

26,5% atuam no SUS há mais de 5 anos;

76,6% dos respondentes trabalham em organizações Públicas;e 18,%

em ONGs/instituições filantrópicas .

45,3% têm remuneração de R$ 1.501,00 até R$ 2.500,00;

As áreas estratégicas de atuação conjunta desta política são respectivamente, Pediatria (30,1%) e Traumato-ortopedia (19,9%);

As áreas de operacionalização para a atuação conjunta desta política são respectivamente, Humanização 55,5% e Cirurgias com 44,5%.

As atividades mais desenvolvidas estão voltadas para Prevenção (66,3%) e Gestão e formulação de políticas públicas (44,5%);

67,6% não trabalham com indicadores de acompanhamento/avaliação de sua intervenção;

Apenas 28,8% dos respondentes desenvolvem atividades docentes;

47,4% dos serviços não possuem supervisão;

73% dos serviços possuem leitos psiquiátricos;

53,2% não possuem clareza e 18,1% não consideram que as ações municipais dos serviços hospitalares estejam ligadas à Política Nacional de Saúde;

Dentre os marcos lógicos e legais o Humaniza SUS foi considerado o mais importante para a atuação.

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

8

5. Coleta de Dados Qualitativos

Atualmente a pesquisa encontra-se em sua terceira etapa na qual já foram agendas 34 reuniões e realizadas aproximadamente 20 em todo o país, que mobilizaram gestores e psicólogos atuantes nos hospitais do SUS em todo o território nacional.

As reuniões restantes serão realizadas e registradas até o fim de maio, quando esses relatos serão consolidados em um relatório qualitativo, em parceria com o Centro de Estudos em Administração Pública Gestão da Fundação Getúlio Vargas CEAPG/FGV para subsidiar a elaboração do documento de referência técnica para atuação dos Psicólogos em Serviços Hospitalares do SUS.

Relatório Quantitativo da Pesquisa sobre atuação Profissional de Psicólogos em serviços hospitalares do SUS

I - DADOS PESSOAIS

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

9

II - FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

10

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

11

III - CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

12

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

13

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

14

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

15

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

16

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

17

V - ENSINO/PESQUISA

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

18

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

19

VI - AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

20

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

21

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

22

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

23

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

24

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP

25

6.