conhe_a a cnae-fiscal.doc

14
A Comissão Nacional de Classificação – CONCLA é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento e Orçamento, instituída pelo Decreto 1.246, de 10 de outubro de 1994, e restabelecida, após reforma ministerial, pelo Decreto 3.500, de 9 de junho de 2000, com a finalidade de definir e normatizar o uso de classificações padronizadas por sistema estatístico e por registros e cadastros da administração pública.

Upload: pietrofarias

Post on 05-Dec-2014

58 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

A Comissão Nacional de Classificação – CONCLA é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento e Orçamento, instituída pelo Decreto 1.246, de 10 de outubro de 1994, e restabelecida, após reforma ministerial, pelo Decreto 3.500, de 9 de junho de 2000, com a finalidade de definir e normatizar o uso de classificações padronizadas por sistema estatístico e por registros e cadastros da administração pública.

Page 2: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

O que é CNAE?

É um instrumento padrão de classificação para identificação das unidades produtivas do Brasil, sob o enfoque das atividades econômicas existentes.

A sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela desenvolvida sob a coordenação do IBGE, de forma compatível com a International Standard Industrial Classification – ISIC, terceira revisão aprovada pela Comissão de Estatística das Nações Unidas em 1989 e recomendada como instrumento de harmonização das informações econômicas em âmbito internacional.

Qual a origem da CNAE-Fiscal ? A CNAE – Fiscal surgiu da necessidade de imprimir qualidade ao intercâmbio de informações entre órgãos das três esferas de governo, mediante a padronização das tabelas de atividades econômicas utilizadas.

O que é CNAE-Fiscal? É um detalhamento da CNAE, mantendo sua estrutura hierárquica. As subclasses CNAE-Fiscal são subdivisões das classes de atividades CNAE; portanto, o nível mais desagregado da estrutura de classificação.

Page 3: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Quais órgãos devem adotar a CNAE / CNAE-Fiscal?

Para que o objetivo de padronização nacional seja alcançado, todos os órgãos ou instituições produtoras ou usuárias de informações econômicas deverão adotar a linguagem nacional – CNAE-Fiscal em seus sistemas, como referência única daorganização econômica do país.

Qual o objetivo a ser alcançado com a CNAE-Fiscal ?

Uma referência padrão para as informações econômicas do País.A CNAE-Fiscal - identidade econômica das unidades produtivas estabelecidas no País - imprime consistência às informações que subsidiam as decisões da administração pública e às políticas

Governamentais, econômico-tributárias, de desenvolvimento setorial e de gastos - sob o enfoque da responsabilidade fiscal.

Sim, a estrutura de códigos CNAE-Fiscal contempla as atividades de todos os agentes econômicos engajados na produção de bens e serviços do País, compreendendo atividades de estabelecimentos empresariais e agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e trabalhadores autônomos.

Todas as atividades econômicas existentes no País estão contempladas na CNAE-Fiscal ?

Page 4: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Quais órgãos já adotam a CNAE-Fiscal ?

No âmbito federal, o IBGE e vários órgãos ministeriais (MTE, INSS, Banco Central) utilizam a codificação em “classes” CNAE (até o 5º dígito do código); outros utilizam as “subclasses” CNAE-Fiscal (nível mais detalhado, com 7 dígitos) - MF/Receita Federal, CEF(FGTS), DNRC.

No âmbito estadual – as Juntas Comerciais e os órgãos fazendários de todos os Estados, ao final de 2001 – por força do Ajuste SINIEF 02/99 (CONFAZ), estarão utilizando a codificação em CNAE-Fiscal. Em agosto/2001, a implantação da nova codificação foi finalizada no AC, AL, AP, BA, ES, PR, MT, RS, SP, PA e RR.

No âmbito municipal – A Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais – ABRASF – recomenda e apóia a adoção da CNAE nos cadastros municipais. Vinte e dois municípios de capitais estaduais participam dos trabalhos de padronização, em diferentes fases de implantação da codificação em suas jurisdições. Os órgãos fazendários de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife e Salvador já concluíram a adoção da CNAE-Fiscal (ago/2001). Municípios não – capitais: Goiás, Rio Verde (CNAE-Fiscal já implantada); Santa Catarina, Joinville; Minas Gerais, Betim; São Paulo, Franca, S.José do Rio Preto, Piracicaba; Rio de Janeiro, Niterói e municípios da Região dos Lagos têm demandado treinamento para implantação da CNAE-Fiscal e se integrado aos trabalhos da Subcomissão.

Page 5: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Quais os benefícios com a adoção da CNAE-Fiscal ?

Simplificação do cumprimento de obrigações por parte do cidadão junto à administração pública

Padronização nacional e internacional da codificação de atividades econômicas, garantindo comparabilidade e articulação entre as distintas fontes de informações econômicas

Melhoria na qualidade da identificação dos agentes produtivos e da abrangência do setor formal da economia e, conseqüentemente, do sistema de informações econômico-tributárias do país, condição indispensável para tomadas de decisões consistentes no sentido do ajuste fiscal

Ampliação da percepção quanto às principais bases de incidências e renúncias tributárias para monitoramento de regimes e outras especificidades da legislação tributária, devido à visibilidade de todas as atividades exercidas pelos estabelecimentos empresariais

Page 6: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Quais as principais características da CNAE-Fiscal ?

A classificação de atividades econômicas é o instrumento operacional utilizado para o ordenamento das unidades de produção existentes no País, de forma a possibilitar a visibilidade da organização econômica sobre a qual atua a administração pública.

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO REAL A CNAE-Fiscal contempla todas as

atividades econômicas existentes no País – a cada código está relacionado um conjunto de descrições de atividades.

A CNAE-Fiscal é compatível com a tabela da ONU, possibilitando comparações entre Brasil e outros países.

PADRONIZAÇÃO E COMPATIBILIDADE INTERNACIONAL A tabela de códigos CNAE-Fiscal

está organizada hierarquicamente, permitindo diferentes níveis de agregação das informações.

ABRANGÊNCIA

ESTRUTURA HIERÁRQUICA

Estabilidade - a necessidade de garantir a comparabilidade entre as informações dos diferentes órgãos exige estabilidade da estrutura de códigos. As atualizações são estudadas e aprovadas de forma participativa e seguem um cronograma pré-estabelecido.

Dinamismo – o conjunto de descrições de atividades relacio- nado a cada código CNAE-Fiscal é atualizado permanentemente.

Balanceamento entre ESTABILIDADE e DINAMISMO da classificação

Page 7: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Qual a base legal para adoção da CNAE-Fiscal ? A base legal para a adoção da CNAE-Fiscal são os atos publicados pela Comissão Nacional de Classificação – CONCLA que aprovam e divulgam a tabela de códigos e denominações e os instrumentos de apoio à codificação, em publicação no Diário Oficial da União. No âmbito local, o órgão interessado deverá editar e publicar ato que recepcione a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE e estabeleça a utilização em seus sistemas corporativos dos códigos CNAE-Fiscal.

Acessando o site da CONCLA (www.ibge.gov.br/concla) - Subcomissões Técnicas - CNAE-Fiscal – Experiências de implantação.

Como conhecer as Experiências de Implantação dos órgãos que já adotaram a CNAE-Fiscal ?

A Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal é composta por representantes da União, dos Estados e dos Municípios sob a coordenação da Secretaria da Receita Federal – SRF e a orientação técnica do IBGE (art. 2º do Regimento Interno – Resolução IBGE/CONCLA 01/99).

Qual a composição da Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal ?

Page 8: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Qual a área de competência da Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal? À Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal compete (art. 3º da Resolução IBGE/CONCLA 01/99):

Art. 3º. Compete à Subcomissão:I - Divulgar e promover a CNAE-Fiscal, assim como os princípios e critérios gerais de

padronização das classificações utilizadas no Brasil e trabalhadas no âmbito da CONCLA;II - Orientar os órgãos das esferas federal, estadual e municipal na adoção da CNAE-Fiscal;III - Manter atualizada a CNAE-Fiscal, promovendo revisões periódicas, tendo em vista a

necessidade da administração pública de acompanhar o dinamismo da economia;IV - Estudar e propor critérios para a classificação das atividades econômicas, adequados à

administração tributária, compatibilizando-os e harmonizando-os com os interesses dos diferentes usuários da CNAE-Fiscal;

V - Disponibilizar programas de treinamentos para os usuários da CNAE-Fiscal, que contribuam para a homogeneidade da atribuição dos códigos em todo o território nacional;

VI - Definir, aprimorar e disponibilizar aplicativos automatizados, implementados pelo IBGE, para apoiar e agilizar a identificação do código da CNAE-Fiscal.

Page 9: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

O que compete aos órgãos da administração pública, quando integrantes da Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal? Cabe aos órgãos integrantes da Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal (art. 6º da Resolução IBGE/CONCLA 01/99):

Art. 6° Cabe aos órgãos que tenham representantes na Subcomissão da CNAE-Fiscal:I - Garantir a presença do seu representante nas reuniões da Subcomissão;II - Promover a adoção da CNAE-Fiscal e apoiar a padronização das classificações em geral;III - Priorizar, internamente, a realização das tarefas decorrentes dos trabalhos do seu

representante junto à Subcomissão;IV - Apoiar as atividades da Subcomissão Técnica, em seu âmbito de atuação.

Qual a estrutura da tabela de códigos CNAE-Fiscal ? A CNAE-Fiscal é organizada em cinco níveis hierárquicos e a codificação no nível mais detalhado – “subclasses”, corresponde ao código com sete dígitos numéricos.

Partições Quant. Codificação Seções.................. 17 (letras maiúsculas – de “A” a “Q”)Divisões................ 59 (dois dígitos numéricos – de “1” a “99”)Grupos................. 218 (+ um terceiro dígito numérico, após cada divisão)Classes................. 564 (+ um quarto dígito numérico e o dígito verificador)Subclasses............ 1.147 (+ dois dígitos numéricos após o dígito verificador)

Page 10: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

NÍVEIS HIERÁRQUICOS NO CÓDIGO CNAE-Fiscal

A 0 1 1 1-2 / 0 1

CLASSE (quatro dígitos numéricos + o dígito verificador)

GRUPO (três dígitos numéricos) DIVISÃO (dois dígitos numéricos) SUBCLASSE (quatro dígitos numéricos + o dígito verificador + dois dígitos numéricos)

SEÇÃO

Exemplo da estruturação dos cinco níveis hierárquicos: primeiro nível, letra “A”, é a “seção”;segundo nível - dois primeiros dígitos numéricos, no exemplo “01”, é a “divisão”;terceiro nível – três primeiros dígitos numéricos, no exemplo “011”, é o “grupo”;quarto nível – quatro dígitos numéricos mais um dígito verificador, no exemplo “0111-2”,

é a “classe” CNAE;quinto nível, mais detalhado – acrescenta dois dígitos numéricos após o dígito verificador,

é a subclasse CNAE-Fiscal (sete dígitos, no exemplo “0111-2/01”).

Page 11: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Existem regras definidas para a aplicação da classificação em CNAE-Fiscal ?

Sim, as regras, os conceitos e as convenções referentes à classificação de atividades econômicas estão disponíveis nos instrumentos reunidos no “Assistente de codificação em CNAE-Fiscal ”.

Utilizados todos os instrumentos de apoio à codificação, se ainda restarem dúvidas, adotar qual procedimento?

Após o uso do “Assistente CNAE-Fiscal”, das “Notas Explicativas” e do aplicativo “Pesquisa CNAE-Fiscal”, caso restem dúvidas, deverá ser enviada consulta à Central de Dúvidas e Sugestões via e-mail: [email protected]

Quais os instrumentos que auxiliam a atribuição do código CNAE-Fiscal ?

Os principais instrumentos para a codificação são 1. Nota Explicativa – explica de forma precisa a abrangência de cada código CNAE-Fiscal; 2. Arquivo de descrições CNAE-Fiscal – lista exaustiva das descrições para as atividades econômicas; 3. Aplicativo Informático “Pesquisa CNAE-Fiscal” – facilita a leitura e o arquivo de descrições, permitindo a busca do código adequado, mediante palavras-chave da descrição da atividade; 4. Assistente de Codificação em CNAE-Fiscal - aplicativo informatizado contendo o Roteiro de Codificação, acessando, também, por meio de links, as informações contidas no Manual de Orientação; 5. Central de Dúvidas e Sugestões [email protected] - para dirimir dúvidas e garantir a aplicação homogênea da CNAE-Fiscal.

Todos estão disponíveis nos sites www.ibge.gov.br/concla/ e www.receita.fazenda.gov.br

Page 12: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Uma unidade produtiva pode ser enquadrada em mais de um código da CNAE-Fiscal ?

A identidade econômica da unidade produtiva é o código CNAE-Fiscal correspondente à principal atividade exercida, observadas as convenções e as regras para codificação reunidas no “Assistente CNAE-Fiscal”.

Um único código CNAE-Fiscal identifica a atividade principal desenvolvida por cada unidade produtiva (estabelecimento empresarial, de modo geral, no caso das pessoas jurídicas). Entretanto, devido à complexidade atual do mundo dos negócios, muitas unidades produtivas exercem outras atividades econômicas além daquelas que usualmente complementam a principal.

A abrangência da tabela prevê a codificação de todas as atividades (principais e secundárias) exercidas ou registradas, ficando a utilização desses códigos a critério de cada órgão, conforme seu papel institucional.

Devem ser codificadas todas as atividades econômicas pelo estabelecimento ?

Page 13: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Como é feita a atualização da CNAE-Fiscal ? O trabalho de atualização é feito com a participação dos órgãos usuários da CNAE-Fiscal, observando critérios de importância econômica – nacional, regional e local, determinações legais – atividades regulamentadas por órgão oficial - e, também, as necessidades institucionais de acompanhamento setorial específico, no interesse da administração pública em geral.

De maneira geral, ocorrem dois tipos da atualização correspondentes ao balanceamento técnico entre Dinamismo e Estabilidade da classificação:

• Atualização permanente do aplicativo de busca do código “Pesquisa CNAE-Fiscal”: utiliza sugestões e novas descrições de atividades enviadas à “Central de Dúvidas e Sugestões;

• Revisões periódicas na estrutura da tabela de códigos e denominações: observam cronograma plurianual pré-estabelecido; podem resultar na extinção de códigos, na criação de novas subclasses e nas alterações de denominações dos códigos. A metodologia interativa foi sistematizada no âmbito da Subcomissão Técnica mediante desenvolvimento de “formulário de atualização” automatizado para a recepção de solicitações fundamentadas por parte dos órgãos usuários.

Versão atualEm 18.05.2001 foi publicada a versão 1.0 da CNAE-Fiscal, resultante de uma revisão

de ajustes na estrutura de códigos, elaborada de forma participativa pelos órgãos das três esferas de governo que integram a Subcomissão Técnica da CNAE-Fiscal (Resolução IBGE/CONCLA 03/2001).

Page 14: Conhe_a a CNAE-Fiscal.doc

Como saber mais sobre a CNAE-Fiscal ?

Visite o site CONCLA

www.ibge.gov.br/concla