conforto ambiental michelle

5
1 ILUMINAÇÃO NATURAL - CONTINUAÇÃO ILUMINAÇÃO ZENITAL CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IX Profª Michele Sedrez CARACTERÍSTICAS CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IX Profª Michele Sedrez As principais características dos sistemas de iluminação natural do tipo zenital são: •maior uniformidade de distribuição da luz, se compararmos à iluminação lateral. Isso deve-se ao fato de que em geral as aberturas ficam uniformemente distribuídas sobre a cobertura; •obtenção de maiores índices de iluminância, se compararmos novamente com as aberturas laterais, o que relaciona-se à posição das aberturas em relação ao plano de trabalho e ao fato da iluminação zenital apresentar, em geral, maiores áreas de exposição à abóboda celeste; •sua manutenção é mais complexa e mais necessária, para que a sujeira não passe a barrar a entrada da iluminação (ou seja, deve-se evitar quando as condições de manutenção são precárias e deve-se detalhar o acesso a essas aberturas para realizar a manutenção).

Upload: joel-filho-filho

Post on 29-Dec-2015

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conforto Ambiental Michelle

1

ILUMINAÇÃO NATURAL - CONTINUAÇÃO

ILUMINAÇÃO ZENITAL

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

CARACTERÍSTICAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

As principais características dos sistemas de iluminação natural do tipo zenital são:

•maior uniformidade de distr ibuição da luz, se compararmos à iluminação lateral. Isso deve-se ao fato de que em geral as aberturas ficam uniformemente distribuídas sobre a cobertura;

•obtenção de maiores índ ices de iluminância, se compararmos novamente com as aberturas laterais, o que relaciona-se à posição das aberturas em relação ao plano de trabalho e ao fato da iluminação zenital apresentar, em geral, maiores áreas de exposição à abóbodaceleste;

•sua manutenção é mais complexa e mais necessária, para que a sujeira não passe a barrar a entrada da iluminação (ou seja, deve-se evitar quando as condições de manutenção são precárias e deve-se detalhar o acesso a essas aberturas para realizar a manutenção).

Page 2: Conforto Ambiental Michelle

2

CARACTERÍSTICAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

As principais características dos sistemas de iluminação natural do tipo zenital são:

•apresenta a limitação de se relacionar ao pavimento que tem contato direto com a cobertura;

•em geral necessita de um investimento inicial maior;

•é bastante eficiente em edificações com grande profundidade em relação à fachada que apresenta as aberturas;

•a enorme carga térmica existente sobre a cobertura do edifício, nas regiões tropicais e subtropicais deve ser levada em consideração no projeto de iluminação zenital, pois é necessário limitar a superfície iluminante a valores que não comprometam o desempenho térmico do ambiente.

UTILIZAÇÃO

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

Históricamente, a i luminação zenital foi mais ut i l izada em duas situaçãoes:

•em edificações industriais, devido às grandes exigências em termos de iluminâncias;

•em grandes espaços, como estações de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo) e em átrios (de edificações residenciais, comerciais, institucionais), como uma estratégia de valorização do espaço.

Sheds em uma instalação industrial Cúpula do Centro Cultural Banco do Brasil - RJ

Page 3: Conforto Ambiental Michelle

3

TIPOLOGIAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

SHEDSOs sheds podem apresentar superfícies verticais ou inclinadas. Sua principal característica é utilizar a superfície inclinada que o compõe para refletir a luminosidade para o interior do ambiente.

É uma tipologia de iluminação zenital utilizada, ao longo da história da arquitetura, principalmente em instalações industriais.

Nas latitudes compreendidas entre 24° e 32°, quando orientado para Sul, apresenta uma grande vantagem que é propiciar a iluminação difusa na maior parte do ano (com exceção da época próxima ao solstício de verão), com isso os ganhos térmicos nessa situação são pequenos.

Para latitudes inferiores a 24° o shed, mesmo orientado para Sul deixará entrar a luz direta e por isso deve ser combinado a elementos de sombreamento.

TIPOLOGIAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

SHEDS

diferentes tipos de sheds

Cabe salientar que os sheds com superfícies translúcidas verticais são menos suscetíveis à sujeira do que os inclinados, portanto necessitam de uma menor manutenção.

Interior de uma fábrica iluminada por sheds

Page 4: Conforto Ambiental Michelle

4

TIPOLOGIAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

LANTERNINSCaracterizam-se por duas faces opostas e iluminantes. São muito utilizados em instalações fabris, residências, escolas...

Em regiões de clima quente, como o Brasil, a orientação Norte/Sul é a mais adequada.

A face orientada a Norte, bem como àquelas orientadas a Leste e Oeste devem receber elementos para sombreamento (brises-soleil).

diferentes tipos de lanternis

TIPOLOGIAS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

TETOS DE DUPLA INCLINAÇÃO E CLARABÓIAS

clarabóias e tetos de dupla inclinação

Os tetos de dupla inclinação e as clarabóias apresentam praticamente o mesmo desempenho.Proporcionam maiores níveis de iluminância nos planos de trabalho, mas, por outro lado geram ganhos térmicos consideráveis. Por isso, devem ser utilizados em conjunto com elementos de sombreamento.O tipo de superfície desses elementos fazem com que apresentem anecessidade de grande manutenção pois a tendência é de que a sujeira se acumule.

Page 5: Conforto Ambiental Michelle

5

ATRIOS

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

utilização de átrios

São espaços do interior da edificação que combinam sistemas laterais e zenitais de captação da luz natural. A avaliação do seu desempenho depende do tamanho da abertura, forma do átrio e características das superfícies internas.As áreas superiores do átrio, que recebem ao luminosidade são responsáveis pela reflexão para as áreas mais baixas.

DUTOS DE LUZ

CONFORTO AMBIENTAL II – CONTEÚDO IXProfª Michele Sedrez

utilização de dutos de luz

Os dutos de luz fazem a coleta da luz do sol através de espelhos ou lentes e através de reflexões conduzem essa luminosidade , através de dutos, até áreas de pavimentos inferiores, onde o acesso à iluminação por meio da fachada ou da cobertura é inexistente.