configuração do samba

11
Manual Compartilhamento e Servidor Samba Linux Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Configuração do Samba

Upload: lecong

Post on 07-Jan-2017

239 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Configuração do SAMBA

Manual

Compartilhamento e ServidorSamba Linux

Produzido por:Sergio GraçasDesenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre

Configuração do

Samba

Page 2: Configuração do SAMBA

Sergio GraçasDesenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivreMembro do Grupo Sul Fluminense de usuários de Software LivreMembro da Comunidade de desenvol-vimento do Linux EducacionalAdministrador do Portal IAESMEVRTécnico de Informática [email protected]@iaesmevr.orghttp://www.iaesmevr.orgUsuário Linux nº 456767Usuário Ubuntu nº 25471Cel.: (24) 92426788

“Software Livre Separados somos fracos, unidos com certeza seremos fortes.”

Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Unported

Manual

Compartilhamento e ServidorSamba Linux

Configuração do

SambaProduzido por:

Giany AbreuDesenvolvedora do Projeto GNU/Linux VRlivreMembro do Grupo Sul Fluminense de usuários de Software LivreImplementadora de Informática da SMEVRAdministrador do Portal IAESMEVRMultiplicadora do NTEVRwww.iaesmevr.orgwww.ntevrrj07.orggianyabreu.sme@[email protected]@yahoo.com.brUsuário Linux nº 479794Usuário Ubuntu nº 25472Cel.: (24) 9266 6618

é permitido copiar, distribuir, exibir e executar a esta obra, sendo vedada a Criação de Obras De-rivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

Page 3: Configuração do SAMBA

ÍNDICE

04 O que é o Samba?

04 Instalando o Samba

06 Usando o Samba para compartilhar pastas em sua rede

09 Acessando o compartilhamento

Page 4: Configuração do SAMBA

4 Configuração do Samba

O que é o Samba?

O Samba é um “software servidor” para Linux (e outros sistemas baseado em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes for-madas por computadores com o Windows e Linux. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse ser-vidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003).

Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar im-pressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior efici-ência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacional utilizado é o Linux.

O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux, é claro. Todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas que usam o Samba como solução para conflitos existentes entre diferentes versões do Windows.

Instalando o Samba

O Samba é um software livre que está disponível sob a licença GNU (GNU’s not Unix). Muitas distribuições Linux já o incluem, mas caso queira instalá-lo, usuários do Debian, Ubuntu ou Linux Educacional... podem usar o seguinte comando num terminal, usando o root:

aptitude install samba samba-common smbclient smbfs + enterNo “Centro de controle” do KDE temos as configurações padrão do Samba

(smb.conf). (Clique Iniciar, Sistema, Centro de Controle.)

Page 5: Configuração do SAMBA

5Configuração do Samba

O “Centro de controle” do KDE.

Clique no sinal de “+” no item “Internet & Rede” e depois em “Samba”

Para liberar os controles você vai precisar acionar o Modo Administrador, para isso basta dar um clique no botão “Modo Administrador”.

Agora podemos navegar pelas abas e verificar algu-mas configurações existentes. Vamos inicialmente deixar nossa configuração como a da próxima tela.

Page 6: Configuração do SAMBA

6 Configuração do Samba

Como pode ser visto acima, mudamos o apenas 2 itens:“Grupo de trabalho” que era “WORKGROUP” para “mec”“Descrição do servidor” que era “%h server (SambaUbuntu)”

para “%h server (Samba %v)”.Agora podemos apertar “aplicar” e depois “Ok” para confirmar,

já podemos fechar o Centro de controle do KDE.

Usando o Samba para compartilhar pastas em sua rede

Podemos usar o samba de várias formas, dentre elas compartilhar arquivos entre as máquinas que estão dentro da nossa rede, inclusive com máquinas que tenham o Sistema Operacional Windows. A seguir veremos uma forma fácil de compartilhar a pasta “Documentos”

Clique no menu “Iniciar” e de-pois em “Configurações do Sistema”.

Page 7: Configuração do SAMBA

7Configuração do Samba

Abra o ítem “Compartilhamento”...

Clique no botão Modo Administrador (par-te inferior da janela).

Digite a senha administrativa e clique em ok.

Clique em “Adicionar” em seguida localize a pasta para compartilhar

Page 8: Configuração do SAMBA

8 Configuração do Samba

Após encontrar a pasta “Docu-mentos”, confira o endereço e depois clique em “Ok”

Você pode clicar em “Mais Opções Samba” e modificar outras coisas referentes ao Samba.

Depois que terminar clique em “Ok”

Page 9: Configuração do SAMBA

9Configuração do Samba

Veja que a pasta “Do-cumentos” já aparece na listagem abaixo.

Veja o resultado, clique em “fechar” e “aplicar” se for necessário.

Acessando o compartilhamento

Agora que você ja realizou os compartilhamentos, vá em uma máquina qualquer da sua rede e clique no ícone “Pastas de Rede”

Agora clique em “Compartilhamentos do Samba”

Page 10: Configuração do SAMBA

10 Configuração do Samba

Como podemos ver acima (destaque em vermelho) o grupo de trabalho “Mec” que cria-mos lá atrás no “Centro de controle do KDE”, já se mostra disponível na rede. Dê 2 cliques para expan-dir os computadores que pertencem a este grupo.

Agora já podemos ver o com-putador que compartilhamos a pasta, que em nosso exemplo é o circulado de vermelho. Dê um duplo clique sobre o ícone .

Pronto agora já encontramos a pasta que compartilha-mos na rede. Desta forma podemos compartilhar arquivos entre di-versas máquinas independente de serem Linux ou Windows. Vamos conseguir enxergar os arquivos e dependendo das configurações que você fizer, poderemos até permitir que estes arquivos sejam modifi-cados pelos usuários da rede. Por este motivo tenha muito cuidado com seus arquivos e mais como você compartilha estes arquivos na rede.

Page 11: Configuração do SAMBA

11Configuração do Samba