conferencia maritima rio 2011

17
Conferência Marítima 2011 Rio de Janeiro 23 de novembro Windsor Atlantica Hotel

Upload: mauro-sammarco

Post on 09-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

TRANSCRIPT

Page 1: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

Conferência

Marítima

2011

Rio de Janeiro

23 de novembro

Windsor Atlantica Hotel

Page 2: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

INTRODUÇÃOApós a realização de três bem sucedidas edições na cidade de Santos, atendidaspor centenas de participantes e que contaram com o prestígio de palestrantes derenome no cenário nacional e internacional, a CONFERÊNCIA MARITIMA – RIO2011 será realizada no dia 23 de novembro de 2011 no Windsor Atlantica Hotel.

OBJETIVORealizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento visa discutir projetos,legislação, aspectos operacionais e de meio-ambiente, prevenção de riscos emitigação dos problemas que envolvem os diversos setores ligados a navegação eas atividades offshore.

A CONFERÊNCIA MARÍTIMA - RIO 2011 irá explorar a expansão do setor de óleo egás (offshore), o crescimento da indústria naval brasileira com os ambiciososprojetos de ampliação da frota nacional e de infra-estrutura portuária, a legislaçãomarítima e as oportunidades futuras.

ORGANIZAÇÃOO evento é organizado pela BRAZIL P&I, que acumula larga experiência e tradiçãocomo Consultores Marítimos e Correspondentes de P&I Clubs no Brasil.

Page 3: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

DATA E LOCAL

23.11.2011 (quarta-feira) das 08:00 as 18:00 horas

Windsor Atlantica Hotel

Av. Atlântica, 1020

Rio de Janeiro - RJ

Page 4: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

PÚBLICO ALVO

Autoridades, armadores nacionais e estrangeiros, estaleiros, terminais, operadoresportuários, agentes marítimos, seguradoras/Clubes de P&I e corretores de seguro,advogados, peritos, empresas de salvatagem e outros intervenientes dessas áreas.

APOIO

A CONFERÊNCIA MARÍTIMA – RIO 2011 conta com o apoio do Sindicato Nacionaldos Armadores (Syndarma), do Sindicato de Agentes de Navegação Marítima doEstado do Rio de Janeiro (Sindario) e da Associação Brasileira de Direito Marítimo(ABDM).

PATROCÍNIO

A Alpina Briggs, que se dedica ao combate de derramamento de hidrocarbonetos edemais líquidos inflamáveis e perigosos, reitera o seu patrocínio a esta Conferência,assim como fez nos anos de 2009 e 2010.

Outras instituições e empresas de renome devem confirmar o apoio/patrocínio ao

evento em breve.

Page 5: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

MÓDULOS DE DEBATE

A Conferência Marítima Rio 2011 terá 6 módulos, a serem atendidos em um únicodia.

Os seguintes tópicos, apontados em pesquisa feita com a comunidade marítimacomo aqueles de maior relevância para o momento, serão debatidos:

Page 6: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

O DESENVOLVIMENTO DA NAVEGACAO MARITIMA E DE APOIO NO BRASIL

O Brasil retoma, de forma vigorosa, o crescimento de sua navegação marítima e deapoio. As oportunidades trazidas pelo pré-sal e do desenvolvimento econômico dopaís trazem oportunidades para empresas de navegação, estaleiros e empresas deserviços em geral, gerando empregos e fortalecendo esse estratégico setor.

A ANTAQ, agencia responsável por traçar as políticas do setor, está convidada aapresentar a evolução e a visão estratégica do poder público para esse importantesegmento.

Page 7: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

CENTENÁRIO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO - PLANEJANDO O FUTURO

O Porto do Rio de Janeiro, que celebra o seu centenário, possui 6,7 mil metros decais contínuo e um píer de 883 metros de perímetro. As previsões indicam que oseu movimento deve passar dos atuais 9 milhões para 25 milhões de toneladas.

O palestrante deve discorrer sobre o histórico centenário, assim como sobre arevitalização do porto, que é uma iniciativa integrada das três esferas de governo:federal, estadual e municipal, parte fundamental do caderno de obrigaçõesentregue pelo governo brasileiro ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Deve ainda dar uma visão de futuro do Porto do Rio de Janeiro, destacando osrelevantes investimentos previstos para os próximos anos, oriundos de recursosprivados e das edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I e PAC II) edos vários projetos e ampliações previstos nos mais diversos segmentos, tais comocontainers, veículos e passageiros.

Page 8: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

OFF-SHORE

As atividades do segmento off-shore no Brasil remontam ao final dos anos setenta,período em que a Petrobras iniciava as atividades de prospecção de petróleo nomar. A insipiente infra-estrutura para suportar a nova atividade daquela época, secontrasta com o seu vigor atual.

O notável crescimento desse segmento na economia nacional, inicialmente voltadoao suprimento e suporte às operações das plataformas de prospecção e exploraçãode petróleo na Bacia de Campos, foi alavancado pelas recentes descobertas einvestimentos nas áreas do pré-sal.

Essa expansão, sem precedentes na história, vem sendo acompanhado com grandeinteresse pelos players mundiais e será discutida por especialistas do setor, queindicarão as variadas demandas,, como também as tendências e oportunidades aserem exploradas.

Page 9: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

CABOTAGEM E DE NAVEGAÇAO DE LONGO CURSO

Os planos de modernização e expansão da frota da Petrobras (PROMEFs I e II),assim como os programas voltados a empresas brasileiras de navegação (EBNs I e II,que visam estimular o setor privado a construir navios passiveis de serem afretadospor 15 anos pela estatal), são os principais responsáveis pela retomada daconstrução naval no Brasil.

Por outro lado, a Vale também tem em andamento ambicioso plano de ampliaçãoda frota mediante a construção de inúmeras embarcações, dos mais variadosportes e empregos, com destaque para os supergraneleiros de 400 mil toneladas,utilizados no transporte de minério de ferro.

O aquecimento da indústria naval, impulsionado pelos recursos do Fundo deMarinha Mercante e financiamentos do BNDES, vem incentivando não só oaparecimento, como também a forte expansão das empresas do setor, cominvestimentos recordes em toda a cadeia de produção na disputa pelo crescentenumero de encomendas.

Esse cenário de forte crescimento e de oportunidades será escrutinado porprofissionais do mercado, através de avalizadas considerações e análises.

Page 10: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

DEMANDAS POR OFICIAIS DE MARINHA MERCANTE

O desafio da formação dos oficiais de marinha mercante que deverão tripular asnovas embarcações que estão sendo construídas nos estaleiros nacionais ou queserão afretadas a casco nu para atender as demandas da economia nacional e, emparticular, ao setor do off-shore, tem sido motivo de preocupação e de discussãoentre os envolvidos com essa questão.

As previsões indicam uma possível escassez desses profissionais em algunsperíodos futuros, se mantidos os atuais parâmetros de expansão da frota nacional.

A Diretoria de Portos e Costas, assim como a Petrobras, principal demandadoradesses profissionais, trabalham na solução de modo a garantir o suprimento dessamão-de-obra vital.

Uma visão da situação, enfocando as preocupações e soluções em curso, serãooferecidas aos participantes pelos que vivenciam a questão.

Page 11: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES

Análise do panorama atual, tendências e oportunidades que se abrem em diversoscampos da economia nacional, notadamente nas áreas de petróleo e gás, portos,estaleiros e atividade off-shore.

Essa combinação de atividades situam-se entre as que mais cresceram no Brasil nosúltimos anos mas que mostram-se mais desafiadoras do que nunca aos seusplayers. São áreas em que a imaginação parece não ter limites, onde vultososinvestimentos e soluções inovadoras e disruptivas dominam o cenário.

Page 12: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

AGENDA

Julho/ 1º quinzena agosto 2011: Confirmação de palestrantes, patrocinadores, apoio institucional e de mídia.

Agosto 2011: Definição da programação visual da conferência, lançamento da página do evento na internet.

Setembro 2011: Início de divulgação através de e-mail marketing e mídia (jornais e revistas)

Outubro 2011: Distribuição de convites e abertura de inscrições

Novembro 2011: Conferência

Page 13: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

CONTATO

Mauro Sammarco [email protected]

Managing Director telefone direto: +55 13 2102 1665

BRAZIL P & I Celular: +55 13 7850 1999

Eduardo Lopes [email protected]

Executive Director telefone direto: +55 13 2102 1663

BRAZIL P & I Celular:+55 13 7808 5416

Page 14: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

EDIÇÕES ANTERIORES

Conferência Marítima 2008 (Claims Seminar 2008)

Público: 176 participantes

Page 15: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

Conferência Marítima 2009

Público: 295 participantes

EDIÇÕES ANTERIORES

Page 16: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

Conferência Marítima 2010

Público: 193 participantes

EDIÇÕES ANTERIORES

Page 17: CONFERENCIA MARITIMA RIO 2011

Conferência

Marítima

2011

Rio de Janeiro

23 de novembro

Windsor Atlantica Hotel