conexão agosto/setembro 2010/media/files/a/anglo-american-br… · de projetos e obras de...

12
MINéRIO DE FERRO BRASIL - Nº 07 AGOSTO/SETEMBRO 2010 CONEXãO PUBLICAçãO INTERNA SOMOS ANGLO AMERICAN Entenda a nossa nova estratégia de marca SAP O novo sistema de gestão está em fase de teste Página 2 VALORES Conheça a nova Política de Integridade nos Negócios Página 10 TAMBéM NESTA EDIçãO:

Upload: others

Post on 08-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

Minério de Ferro Brasil - nº 07

agosto/seteMBro 2010conexãoPublicação interna

soMos anglo aMerican

entenda a nossa nova estratégia de marca

saPO novo sistema de gestão está em fase de testePágina 2

ValoresConheça a nova Política de Integridade nos NegóciosPágina 10

taMBéM nestaedição:

Page 2: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 2

Em 30 de julho, nossa presidente global anunciou oficialmente o novo posicionamento de marca da Anglo American. Depois de tornarmos a empresa mais integrada, ágil e competitiva, com o movimento One Anglo American e a reformulação de nossa estrutura organizacional, chegou a hora de investirmos de modo mais consciente e dirigido em nossa imagem, buscando mais visibilidade e diferenciação.

Estamos comunicando mais clara e objetivamente os nossos diferenciais, que não são poucos e passam sem dúvida alguma por nossas pessoas. Não se trata, portanto, de uma mudança de rumo. Nossos valores são um importante referencial corporativo e permanecem os mesmos. Na verdade, ganham ainda mais força com o novo posicionamento: “Mineração e pessoas que fazem a diferença”. Tornamos público e extraímos mais força de uma crença real e sólida em nossa equipe e em nosso modo de fazer as coisas e buscar a liderança global do setor de mineração.

O novo posicionamento de marca é o tema de nossa matéria de capa, ao qual dedicamos quatro páginas do Conexão, que também apresenta seu novo layout, em sintonia com as diretrizes da nova identidade visual da Anglo American.

Nesta edição, falaremos ainda sobre nossa Política de Integridade nos Negócios – um instrumento para orientar nosso relacionamento com os mais diversos públicos – e sobre o SAP, o novo sistema de gestão que está em fase de testes e trará mais qualidade, agilidade e organização aos nossos processos. Confira também as dicas turísticas de nossos colaboradores na sessão Família. Para recarregar a bateria, nada melhor do que um passeio seguro e tranquilo com nossos familiares.

A todos, uma boa leitura!

Stephen Weber,

Presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil

editorial

soMos anglo aMerican

>> exPediente

empresa associada à

coordenação >> luciana teixeira (rJ) - dePartamento de comunicação emPresarial

contribuição >> alexandra de luca (aP), diogo costa (aP), kelly Paulino (aP),luciana macêdo (aP), astrid Hoffmann (mg), cristina Ho (mg), fernanda Zebral (mg), Priscila souZa (mg), bianca goulart (rJ), fernanda nascimento (rJ), flávia rêgo (rJ) e comitês de comunicação emPresarial

realiZação e edição >> ventana ProJetos em comunicação

índicePrazer eM conheceroperação e manutenção garantem a produtividade da mina >> 04

Valores eMPresariaisconheça nossa Política de integridade nos negócios >> 10

VidaÉ fácil ter uma horta em casa >> 11

eu sou anglo aMericanvencendo e aprendendo com o tênis >> 11

FaMíliatrês bons passeios para o final de semana >> 12

arte e ProJeto gráfico >> Híbrida

Jornalista resPonsável >> gustavo de oliveira (mtb rJ 18.876)

revisão ortográfica >> ana cristina sá

fotos >> ronaldo guimarães (bH), luciana macêdo (aP) e fabiano meneses (aP)

foto de caPa >> arquivo anglo american

dúvidas/sugestões >> [email protected]

imPressão >> stamPPa

tiragem >> 1505

Proibida a reProdução total ou Parcial do conteúdo desta Publicação sem autoriZação PrÉvia da unidade de negócio minÉrio de ferro brasil.

Jornal imPresso em PaPel certificado.

Page 3: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 3

Minas-rio testa o enaBlon: noVo sisteMa de ssd

Mineroduto eM ritMo de oBras

Os colaboradores do Projeto Minas-Rio já estão em contato com o Enablon - novo sistema de gerenciamento para a área de Segurança e Desenvolvimento Sustentável (Safety & Sustainable Development – SSD). Trata-se de uma plataforma mundial para levantar dados, elaborar relatórios e gerenciar informações, usando como base um modelo de sinergia e integração em SSD. “O objetivo é evitar duplicação de registros, reduzir os erros e melhorar a eficácia das operações”, explica Luiz Humberto, gerente geral Corporativo de Segurança e Saúde Ocupacional.

A implementação do Enablon começa na Anglo American através de um piloto chamado Projeto Brazil, lançado em maio. A construção do protótipo conta com o apoio das equipes das áreas de Exploração e Níquel, além da coordenação das áreas de Desempenho e de Integração em SSD do Grupo, com o suporte da empresa francesa Enablon – dona do sistema. Caso seja bem-sucedido, o software será adotado como plataforma integrada para o gerenciamento de SSD em todo o Grupo Anglo American.

A implementação deste sistema na empresa compreende 2 fases. A primeira consiste na implantação dos módulos de gerenciamento de ações e de incidentes, duas ferramentas essenciais para o sucesso do negócio Anglo American. “Por meio deles, é possível registrar incidentes de qualquer tipo: segurança, saúde, meio ambiente ou social. Além disso, é possível registrar as causas e ações corretivas, bem como gerenciar planos de melhoria nas áreas de segurança e desenvolvimento sustentável”, conta Luiz Humberto.

A segunda fase, que já está sendo desenvolvida, contempla os módulos de gerenciamento de riscos e de saúde, incluindo um aplicativo para gestão de higiene ocupacional. “A ideia é concluir os módulos até outubro, para que os 6 primeiros módulos do Enablon estejam operando ainda neste ano”, completa. L

A construção do mineroduto do Projeto Minas-Rio está a pleno vapor! No dia 17 de junho aconteceu o primeiro abaixamento dos tubos de aço que formarão o duto de 525 km, ligando a mina em Conceição de Mato Dentro, Minas Gerais, ao Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. O fato foi considerado um marco na história das obras do Sistema Minas-Rio. “O primeiro abaixamento foi importante porque marcou o momento em que o mineroduto entrou efetivamente em construção”, conta Clério Dutra, coordenador de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos de poliuretano a 75 centímetros do nível do solo. O primeiro duto foi implantado no quilômetro 469 – próximo a cidade de Campos - RJ. Desde que este processo foi iniciado, são instalados 300 metros de tubo por dia. E o mineroduto está com 40km de comprimento já abaixados. “Temos sempre que ter em média quatro quilômetros de tubos soldados à frente para mantermos o ritmo do trabalho”, explica Dutra. L

carVão térMico x Metalúrgico Mundoanglo aMerican

notas

O carvão é a fonte mais abundante de energia de combustíveis fósseis no mundo, ultrapassando consideravelmente as reservas conhecidas de petróleo e gás. O carvão térmico é o tipo mais produzido no planeta, utilizado para geração de energia e também fornecido como combustível para outras fábricas, como as de cimento, por exemplo. O carvão metalúrgico é a matéria-prima essencial para 70% da indústria mundial do aço. É produzido em poucos países – na maioria das vezes para consumo interno – sob duas formas principais: carvão de coque e PCI (injeção de carvão pulverizado).

A Unidade de Negócio Carvão Térmico e a Unidade de Negócio Carvão Metalúrgico representam o Grupo Anglo American no setor e, juntas, formam a sexta maior produtora de carvão do planeta. A primeira tem atuação na África do Sul – país onde há a maior produção de carvão térmico do Grupo, com cerca de 57 milhões de toneladas por ano –, na América do Sul – com produção na Colômbia e na Venezuela - e na Austrália.

Neste mesmo país da Oceania também é produzida a maior parte do carvão metalúrgico do Grupo Anglo American. O material vem de cinco minas localizadas no estado de Queensland. Ao contrário da tendência mundial, tudo o que é produzido no local é exportado. L

Page 4: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 4

hoMens, Máquinas, ação!

A Operação e a Manutenção de

equipamentos de mina garantem

a alimentação de minério na

planta de beneficiamento

Prazer eM conhecer

Perfeita interação entre operação e manutenção garante a produtividade da mina

Depois de percorrermos todas as etapas, da identificação de uma nova reserva de minério à estruturação da operação de lavra, nesta edição apresentamos as atividades que são desenvolvidas em uma mina em pleno funcionamento: Operação e Manutenção, responsáveis por lavrar o minério e garantir a produtividade da mina.

“São a Operação e a Manutenção de equipamentos de mina, por meio do planejamento de lavra, que garantem a alimentação de minério na planta de beneficiamento e, assim, o fluxo de produção”, explica Thiago Diniz, engenheiro do Departamento de Operação de Mina do Projeto Minas-Rio. Os equipamentos envolvidos na Operação são ativos de grande porte – caminhões, escavadeiras, carregadeiras, tratores, perfuratrizes etc.

A Operação de Mina é desenvolvida a partir do plano de lavra, concebido pela área de Planejamento de Lavra. É o plano que define onde e quando os equipamentos devem trabalhar e os volumes de materiais – minério de ferro e estéril – a movimentar. Mais ou menos como o roteiro de um filme, que estabelece o enredo, a movimentação, as falas e a interação entre os personagens. Um desempenho perfeito, nesse caso, se traduz em um nível ideal de produção.

As principais etapas de operação de uma mina são a perfuração e o desmonte de rochas, carregamento e transporte. Paralelamente, acontecem outras atividades de apoio, como a abertura e manutenção de pistas, acessos e praças de carregamento; acabamento de taludes e rebaixamento de lençol freático. Por trás disso tudo há ainda toda uma estrutura de suporte.

“Cada mina tem sua particularidade operacional, que pode tanto acrescentar outras fases, como não necessitar de alguma delas”, explica Cleber Mota, supervisor de mina do Sistema Amapá. “Além disso, o método de lavra é determinado por

várias outras circunstâncias, como a característica das rochas, finalidade de utilização do bem explorado e recursos econômicos” diz.

O papel da Manutenção é garantir que esses ativos estejam disponíveis pelo maior tempo possível, a um custo compatível e com o retorno previsto para os investimentos feitos. O foco é a prevenção de falhas e, nesse sentido, emprega-se uma tecnologia parecida com a usada pelas equipes de Fórmula 1, a telemetria: enquanto os equipamentos estão sendo operados, é feita uma série de monitoramentos online de seu funcionamento e condições.

“Tanto a área de Planejamento de Lavra quanto a de Operação de Mina interagem continuamente com a Manutenção para estabelecerem quando e por quanto tempo os equipamentos estarão disponíveis para produzir e quando deverão parar, para que sejam feitas as manutenções necessárias. A Manutenção cuida da ‘saúde’ desses ativos, maximizando sua produtividade”, explica Eduardo Fiche, especialista de Controles Operacionais do departamento de Manutenção de Mina do Sistema Minas Rio.

Além de um time formado por gerente, coordenadores, engenheiros, analistas e supervisores, as atividades de Operação e Manutenção envolvem outros profissionais com formação técnica específica, como operadores, auxiliares e técnicos – caso da Operação – e programadores, controladores, mecânicos, soldadores e eletricistas – na Manutenção. No Sistema Minas Rio, parte desse pessoal será capacitado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, por meio de uma parceria firmada com a Anglo American. Um acordo semelhante, também com o SENAI, foi responsável pela formação de uma equipe de operadores de equipamentos no Sistema Amapá. L

Page 5: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 5

caPa

soMosanglo aMerican

quando as Pessoas lerem ou ouvirem o nome anglo american, queremos que elas Pensem nessas três Palavras:

• MINERAÇÃO: somos uma emPresa de mineração real, Pura e simPles.

• PESSOAS: as nossas Pessoas são reconHecidas Por sua exPeriência e têm orgulHo em trabalHar Para uma emPresa de mineração.

• DIFERENÇA: faZemos uma diferença sustentável nos Países e comunidades onde oPeramos.

Para tornar-se a empresa líder global em mineração, a Anglo American estabeleceu uma estratégia de negócios clara e objetiva que vem sendo posta em prática de modo acelerado nos últimos anos, período em que passou por uma série de mudanças. Uma das mais importantes delas foi o lançamento do movimento One Anglo American, em 2008 – um convite para os empregados do grupo, em 45 países e seis continentes, para o trabalho verdadeiramente em equipe, criando uma só Anglo American, mais integrada e globalmente competitiva. Em 2009, a empresa deu mais um passo importante ao redesenhar sua estrutura organizacional, concentrando suas atividades em sete unidades de negócio, o que tornou a empresa ainda mais ágil e focada.

A partir de agora, a empresa voltará sua energia para trabalhar de modo mais efetivo dois elementos essenciais para a obtenção da liderança: visibilidade e diferenciação. Em outras palavras, a empresa fará um esforço dirigido para fortalecer sua imagem. Todos devem participar deste importante processo que teve início com o anúncio publico do novo posicionamento de marca da Anglo American, feito pela presidente global Cynthia Carroll em julho deste ano.

“A maneira como nos apresentamos ao mundo é vital para garantir que nossos investidores, parceiros e empregados entendam porque e como somos diferentes de nossos concorrentes”, explicou a presidente global na ocasião. “Nosso sucesso futuro depende da articulação e da promoção desta diferença.”

MensageM clara e iMediataTodos conhecemos as melhores marcas do mundo. Elas são reconhecíveis imediatamente, e transmitem uma mensagem muito clara sobre o que representam. Este é o nosso desafio a partir de agora: criar esta associação direta com a essência do nosso negócio.

O que nossa empresa faz? Como ela opera? Quais são nossos valores? O que nos diferencia? Por que nossos investidores e parceiros devem nos escolher em vez de nossos concorrentes? Uma marca e um posicionamento fortes são fundamentais para fornecermos essas respostas.

“Queremos que as pessoas façam uma conexão mental imediata com o mundo da mineração moderna e responsável quando ouvirem o nome Anglo American. Queremos que compreendam a realidade do nosso negócio, nossa experiência técnica, o fato de que nossas pessoas fazem a diferença diariamente e que, como uma empresa, nós fazemos uma diferença sustentável e positiva nas comunidades e países onde operamos”, diz Anik Michaud, diretora de Comunicação Corporativa e de Marca do Grupo.

É importante lembrar que já vivemos e representamos os valores que baseiam o posicionamento de nossa marca. Portanto, não se trata de uma mudança de direção. Estes valores já são compartilhados por todo o negócio e estão incorporados na maneira como fazemos as coisas, lembra a presidente global. “Com o lançamento da nova marca, temos uma ótima oportunidade para fazer com que a Anglo American seja a primeira escolha das nossas partes envolvidas. Não acredito que haja outra empresa como a nossa”. E

com o lançamento de sua nova estratégia de marca, a anglo american aposta em dois elementos essenciais para obter a liderança: visibilidade e diferenciação

conexão >> agosto / seteMBro >> 5

Page 6: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 6

caPa

Quando decidimos criar a nova marca da Anglo American, falamos com as pessoas e prestamos atenção ao que elas tinham a dizer sobre nós. Em maio de 2008 o Grupo Anglo American iniciou um grande trabalho de pesquisa concebido para ajudar a compreender como somos vistos por todas as nossas partes envolvidas.

Realizamos uma pesquisa meticulosa, incluindo mais de 400 entrevistas abrangentes com partes envolvidas internas e externas, e uma pesquisa à qual alguns colaboradores responderam, com a meta de articular quem somos e o que nos diferencia de empresas similares à nossa.

o que descoBriMosAs nossas pessoas são conhecidas por ter um conjunto específico de pontos fortes, e alcançamos o nosso melhor quando utilizamos estes pontos fortes diariamente.

Coragem das nossas convicções: temos coragem em nossas convicções. Sabemos que o nosso capital intelectual e a força moral que empregamos em nosso trabalho diário definem um padrão no setor. Sempre nos empenhamos para operar de um modo informado, com um compromisso decidido de fazer o que é certo para todas as nossas partes envolvidas, em vez de apressar o serviço para atender apenas os interesses de alguns.

Ideias e inovação: somos definidos por nossas ideias e nossa capacidade de inovar. Temos um histórico de atividade pioneira e liderança de pensamento. Com as melhores mentes no negócio, realizamos melhorias diárias de ‘bom senso’, bem como as grandes mudanças que fazem o mundo da mineração avançar.

Pessoas e parcerias: somos caracterizados pela maneira como nos envolvemos com o mundo ao nosso redor e trabalhamos em parceria com as pessoas. Solucionamos problemas e criamos valor por meio da colaboração. Quando conectamos pessoas com conhecimentos, disciplinas, experiência e expertise diferentes, nós solucionamos problemas maiores e criamos ainda mais valor.

estaBelecendo o PosicionaMento da nossa Marca

conexão >> agosto / seteMBro >> 6

construíMos nossa estratégia de Marca soBre estes três Pilares.

RESUMIDAMENTE, SOMOS:

‘Pessoas que fazem diferença em uma empresa que faz a diferença.’

Esta realidade será expressa externamente usando uma identidade corporativa renovada e coerente, e representada pela seguinte ‘assinatura’:

O escritório do Rio de Janeiro foi o primeiro do Grupo a

ser estruturado com base no novo conceito de branding.

Além de moderno, seu projeto arquitetônico estimula a

integração entre as áreas e oferece salas de convivência.

As salas de reunião foram batizadas com os nomes das

Unidades de Negócio e com os Valores da empresa.

Page 7: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 7

caPa

Por que PrecisaMos nos diFerenciar?Operamos em um mundo altamente competitivo. Diariamente, investidores, governos, comunidades, fornecedores, clientes e outras partes envolvidas enfrentam a escolha de com quem trabalhar. Precisamos ajudar nossas partes envolvidas a compreender por que devem nos escolher, em vez de nossos concorrentes.

PARA NOS AJUDAR A FAzER ISTO, PRECISAMOS DE UMA POSIçãO ClARA DE MARCA, QUE:

>> diga quem somos, o que representamos e como conduzimos nossos negócios.

>> faça com que nossa empresa sobressaia nas mentes de investidores, parceiros e empregados.

>> proporcione todos os motivos para nos escolher.

TER UMA POSIçãO ClARA E DIFERENCIADA DE MARCA É VITAl, PORQUE NOS AJUDA A:

>> garantir e manter nossa licença para operar em territórios novos e existentes.

>> reter o suporte de nossos acionistas existentes e atrair novos.

>> atrair, motivar e reter as melhores pessoas.

Uma marca bem articulada, contando uma história consistente, deixará evidente a todas as nossas partes envolvidas por que somos diferentes – desenvolvendo uma reputação positiva que garantirá que sejamos o investimento, o parceiro e o empregador preferido por todos.

nosso PosicionaMentoUma marca Anglo American renovada, aplicada em todos os nossos negócios, apresenta uma face unificada e um conjunto de valores para todas as nossas partes envolvidas, maximizando a vantagem da nossa reputação e presença global.

nossa aMBição: “ser líder gloBal eM Mineração”Acreditamos que a nossa meta primária, proporcionar aos nossos acionistas lucros sustentáveis acima dos lucros de nossos concorrentes diretos, é melhor alcançada a longo prazo, ganhando a confiança e o compromisso de nossos parceiros – governos, comunidades e fornecedores com quem trabalhamos – e nossos empregados e potenciais novatos.

Desta forma, para nós, ‘líder’ significa ser o investimento, o parceiro e o empregador por escolha de todos. Temos uma estratégia clara para alcançar isto.

conexão >> agosto / seteMBro >> 7

Page 8: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 8

caPa

Comunicar o posicionamento da nossa marca, “pessoas que fazem diferença em uma empresa que faz a diferença”, é apenas o começo. “A grande mudança está em como cada um de nós pode transformar esta ideia em realidade, influenciando positivamente a percepção do mercado, de nossos mais diversos públicos e da sociedade de modo geral”, explica a gerente de Comunicação Empresarial, Luciana Teixeira. “A partir de agora somos ‘embaixadores’ deste novo posicionamento da Anglo American. Nossas atitudes determinarão a força de nossa marca com o passar do tempo, o que confere ainda mais importância à nossas ações e posicionamentos. Nosso comportamento deve ser coerente com nossos valores e com tudo aquilo que nossa marca pretende comunicar se quisermos realmente fazer a diferença.”

“a grande mudança está em como cada um de nós pode transformar esta ideia em realidade, influenciando positivamente a percepção do mercado, de nossos mais diversos públicos e da sociedade de modo geral”luciana teixeira

Com o novo branding, os veículos de comunicação

da Anglo American tiveram o seu layout modernizado

e padronizado. Além disso, foi elaborada uma campanha

publicitária para apoiar a novo posicionamento da marca

tornando a Marca eM realidade

Minério de Ferro Brasil - nº 07

agosto/seteMBro 2010conexãoPublicação interna

soMos anglo aMerican

entenda a nossa nova estratégia de marca

saPO novo sistema de gestão está em fase de testePágina 2

tspqw sakPsoq kdaso jksoq ks qriwekaso qpow ir pasodw ldasPágina 3

taMBéM nestaedição:

guia de Bolso

conexão >> agosto / seteMBro >> 8

SE VOCÊ É CAPAZ DE COLOCAR A RESPONSABILIDADE ACIMA DOS RISCOS E O RESPEITO ACIMA DO RETORNO FINANCEIRO. SE VOCÊ É CAPAZ DE PENSAR NO FUTURO APRENDENDO COM O PASSADO E ACREDITA QUE TER CONFIANÇA É TÃO IMPORTANTE QUANTO O LUCRO. SE VOCÊ É CAPAZ DE ADMIRAR OS ALICERCES TANTO QUANTO O QUE ESTÁ À VISTA. SE VOCÊ BUSCA O TODO COM ATENÇÃO AOS DETALHES. SE VOCÊ É CAPAZ DE PENSAR GRANDE MANTENDO A HUMILDADE. SE VOCÊ TEM CORAGEM PARA QUESTIONAR O QUE NÃO ACHA CERTO E LUTAR PELO QUE É CERTO. ENTÃO VOCÊ ENTENDE O QUE É PRECISO PARA TRABALHAR NA ANGLO AMERICAN.

ERIVELTON PAIXÃOMinas-Rio, Brasil

29094 AngloAmerican_Jose Centeno_Brazil_297x210.

Client: Anglo American

Description: Press

Artwork Size: 297x210mm Trim +3mm Bleed

Publication: Jose Centeno – Brazil

Traffic: Marion Cooper

Artworker: Proof: DATE:Chris 3 12.10.10Chris 2 05.10.10RJ 1 28.09.10

Page 1

FONTS: DINColour correction

V1Operator

File Formatclient/campaign

000/000

TA G @ O G I LV Y

j o b #000000

VERY IMPORTANT FOR REPRO: Please check A/W files for correct trapping. This is your responsibility.

Em qualquEr árEa ondE opEramos,

nós sabEmos quE é importantE

não sErmos prEdadorEs das

fontEs naturais dE água. não é

fácil; Às VEZEs, rEquEr um

inVEstimEnto considEráVEl E,

sEmprE, pEssoas intEligEntEs.

pEssoas como o hidrogEólogo

José cEntEno quE, no proJEto

minas-rio, Explorou toda a árEa da

bacia hidrográfica do rio santo

antÔnio para podEr dEsEnVolVEr

formas inoVadoras dE rEduZir o

consumo E rEutiliZar as águas da

mina. por todo o mundo, idéias

como as dElE pErmitEm quE a

gEntE consiga atEndEr Às nossas

nEcEssidadEs E, também,

bEnEficiar as comunidadEs À

nossa Volta.

é uma quEstão dE combinar uma

boa minEração com a capacidadE

dE sEr um ViZinho atEncioso.

saiba mais no

historiacomplEta.com.br

boa minEração, boa água,

boas manEiras

José cEntEnominas-rio, brasil

29094 AngloAmerican_Silvia Almeida_Brazil_297x210

Client: Anglo American

Description: Press

Artwork Size: 297x210mm Trim +3mm Bleed

Publication: Silvia Almeida – Brazil

Traffic: Marion Cooper

Artworker: Proof: DATE:

Chris 3 12.10.10

Chris 2 05.10.10

RJ 1

28.09.10

Page 1

FONTS: DIN

Colour correction

V1Operator

File Format

client/campaign

000/000

TA G @ O G I LV Y

j o b #000000

VERY IMPORTANT FOR REPRO: Please check A/W files for correct trapping. This is your responsibility.

Nós acreditamos que, ao apoiar

uNs aos outros em tudo o que

fazemos, podemos superar

qualquer obstáculo.

É por isso que o Grupo aNGlo

americaN tem o maior proGrama de

tratameNto para empreGados

portadores de HiV/aids do muNdo,

HoJe, o proGrama tambÉm oferece

tratameNto Gratuito a todos os

depeNdeNtes de Nossos empreGados

portadores de HiV/aids. No brasil,

pessoas como silVia tÊm sido uma

iNspiração para todos, usaNdo

sua ViVÊNcia para aJudar a

implemeNtar Nossos proGramas

pelo país.

ela represeNta um dos mais

importaNtes obJetiVos que

estabelecemos para Nós mesmos:

liderar seNdo um exemplo iNcríVel.

saiba mais No

Historiacompleta.com.br

silVia almeida

são paulo, brasil

silVia É um exemplo do

espírito e coraGem que as

pessoas mostram Nas miNas

todos os dias. ela É

portadora do Vírus HiV

Page 9: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 9

correta e transParente

Valores eMPresariais

Os valores do Grupo Anglo American ajudam na condução de seus negócios e no relacionamento com suas partes interessadas. Para que essa filosofia ficasse ainda mais clara, os Princípios Empresariais de Boa Cidadania foram criados, em 2002, e atualizados neste ano de 2010, após uma avaliação de cada item: Integridade Corporativa; Segurança e Desenvolvimento Sustentável; Emprego e Direitos Trabalhistas e Desenvolvimento da Comunidade e Direitos Humanos. No decorrer desse processo, foi criada também a Política de Integridade nos Negócios que está em fase de implantação a nível global.

A Política de Integridade nos Negócios – e respectivas Normas de Desempenho – foi desenvolvida devido a mudanças na legislação internacional sobre corrupção e suborno, a qual a Anglo American se submete como empresa cotada na Bolsa de Londres. Também é condizente com a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativistas (EITI na sigla em inglês), programa global apoiado pelo Grupo destinado a fortalecer a governança, melhorando a transparência e a prestação de contas no setor extrativista. “A Política tem uma função

Política anticorrupção direciona a atuação em todas as unidades de negócio

muito importante, não só de nos orientar, mas também de proteger os colaboradores diante de potenciais situações de risco que possam encontrar no exercício de suas funções”, explica Adriana Guerra, gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Entre os exemplos de situações delicadas citados pela gerente estão o contato com funcionários do governo, o recebimento de presentes de valores desproporcionais por parte de fornecedores, exposição a possíveis situações de conflitos de interesse, entre outros. “As Normas de Desempenho nos orientam como agir nestes casos”, completa ela.

Para que a política fosse implementada de modo eficiente, o comitê de Disciplina de Assuntos Governamentais da Anglo American conduziu workshops explicativos com gestores em todas as unidades de negócio. Durante o treinamento os grupos foram convidados a explorar questões de ética e conflitos em situações hipotéticas, que poderiam ser enfrentadas no dia-a-dia. “Os gestores têm um papel muito importante neste processo, que é o de orientar suas equipes e multiplicar o conhecimento”, conta Adriana.

A partir do lançamento da política, as unidades estão se estruturando para criar procedimentos próprios para que os colaboradores possam fazer consultas, declarações e aprovações em situações potenciais e de risco. Na Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, esta tarefa coube à equipe de Controles Internos, liderada por Stuart Lund. O grupo atuou em conjunto com a área de Recursos Humanos para desenvolver os limites e procedimentos locais de apoio à política global. “Como a Anglo American tem atuação mundial, pequenas diferenças podem ocorrer entre os países”, explica Stuart. “Um exemplo disso é o valor de presentes e de entretenimento que podem ser oferecidos ou aceitos. Na nossa unidade adotamos R$ 50,00 como valor máximo. Acima disso, os gerentes de departamentos serão obrigados a manter um registro e os presentes serão reunidos e utilizados para doação’, completa ele.

Para Stuart, a implantação da política é um desafio e uma oportunidade ao mesmo tempo. “A Anglo American aproveita para incentivar os seus colaboradores a assumirem o papel de liderança perante seus parceiros e instituições governamentais”, afirma. L

A política tem a função de

orientar os colaboradores em

situações de risco

Page 10: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 10

inFraestrutura

Processos eM sintoniasistema saP será implantado na unidade de negócio minério de ferro brasil

Com o objetivo de estabelecer processos padronizados que atendam adequadamente os requerimentos da empresa para suas operações e garantir a confiabilidade das informações, nossa unidade de negócio está desenvolvendo o projeto SAP. Um dos sistemas de gestão de negócios mais utilizados mundialmente, o SAP viabiliza um único ponto de entrada das informações, processando de forma integrada os dados lançados por usuários de diversas áreas da empresa e fazendo atualizações automáticas. “Essa soma de características permite que a empresa trabalhe de maneira eficiente, evitando repetição de atividades e poupando tempo”, analisa Rebecca Charlton, controller da divisão de Finanças da Unidade Minério de Ferro Brasil.

“O Projeto SAP é uma excelente oportunidade para darmos um salto significativo na qualidade, agilidade e organização dos nossos processos. A implementação do SAP é fundamental para o sucesso dos nossos negócios, pois ele viabilizará o suporte para o Sistema Amapá e a operação do Sistema Minas-Rio” Stephan Weber, presidente da Unidade de Negócios Minério de Ferro Brasil.

Para garantir que o sistema desenvolvido seja aderente às especificidades de cada operação, o projeto formou uma equipe multidisciplinar composta por colaboradores do Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais com alto conhecimento sobre os processos que serão implantados (Manutenção, Finanças & Controladoria, Vendas & Logística, Projetos e Suprimentos) e consultores externos. Os fluxos de processos desenhados foram aprovados pelos “donos” do processo locais e globais, o que permitirá que o projeto sirva de base para as futuras implantações da solução, globalmente.

“O SAP não solucionará todos os problemas da empresa, mas marcará um novo patamar de tecnologia para a Anglo American, com um sistema de informação completo que, além de garantir a integração entre as diversas áreas da organização, permite que o foco do negócio seja nos processos”, conta Fábio Werneck, gerente do Projeto SAP.

Duas fases de implantação do sistema já foram realizadas, a preparação e mobilização da equipe e o desenho dos processos a serem adotados. A fase de construção está agora em andamento e em seguida virão mais três fases: preparação final, início da operação (Go-Live) e suporte aos usuários após a implantação (pós Go-Live).

Durante a preparação final, os usuários participarão de treinamentos e serão fortemente envolvidos nas atividades. Além disso, durante todo o projeto, serão realizadas reuniões sobre o tema com os agentes de mudança e os líderes de processos. A previsão é que o SAP entre em operação em março de 2011, substituindo o Microsiga. L

saPFique Por dentro

• ANtES DE IMPlANtAR O saP, os usuários serão treinados Para o novo sistema

• OS líDERES DOS Processos serão envolvidos e serão caPacitados agentes da mudança Para auxiliar as áreas nesta transição

• ANtES DA IMPlANtAÇÃO do sistema saP, ele será testado Para garantir a integração e confiabilidade dos dados

• ExIStE uMA lIStA de Perguntas mais frequentes sobre o ProJeto na área Pública da rede, no seguinte caminHo: W:\anglo inform@\faq_ProJeto saP.Pdf.

• DúvIDAS E SugEStõES Podem ser enviadas ao ProJeto saP Pelo e-mail [email protected].

Page 11: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 11

amanda sanches

alMa de atleta

qualidade de Vida

eu sou anglo aMerican

“o tênis Me ensinou a ser coMPetitiVa, tudo é PossíVel desde que Você se eMPenhe”

Foi aos oito anos que Amanda Sanches, analista de Negócios do Sistema Minas-Rio, se apaixonou pelo tênis. Ao ver os pais praticando o esporte, ela também quis aprender a jogar. Foi quando começou a ter aulas particulares e, em pouco tempo, passou a participar de competições oficiais. “Eu era federada pelo Vasco da Gama e jogava torneios estaduais, nacionais, e internacionais”, conta Amanda.

A carioca chegou rapidamente ao lugar mais alto do pódio. Dos 12 aos 18 anos, sempre ficou entre as top 5 e, por dois anos, chegou a ocupar a primeira posição no ranking brasileiro. Entre suas maiores vitórias, estão as conquistas de torneios brasileiros e alguns internacionais, como o Pascuas Bowl no Paraguai, Tangerine Bowl em Orlando, além de figurar no ranking profissional da WTA (Women’s Tennis Association).

Apesar do amor pelo esporte, Amanda nunca pensou em seguir carreira profissional, mesmo tendo recebido ofertas dos EUA e da Austrália. “Minha meta era ganhar uma bolsa para estudar no exterior”, explica. Foi assim que ela conseguiu ser aceita na California State University of Sacramento (CSUS), onde estudou finanças, competindo pela universidade.

Depois de se formar, Amanda trabalhou naquele país por cinco anos. Em 2009, enquanto passava férias no Brasil, surgiu a oportunidade de trabalhar na Anglo American. Atualmente, ela traz muito da experiência do esporte para o trabalho. “O tênis me mostrou que tudo é possível, desde que você se empenhe”, analisa.

E quem pensa que ela abandonou o esporte, está enganado. Agora, Amanda busca um novo desafio. “Voltei a jogar no Rio a três meses e estou disputando o ranking da categoria masculina”, conta. Entre 300 competidores do clube carioca Piraquê, Amanda já ocupa a 11ª posição. E é claro que seu objetivo é estar novamente no topo! L

Plantando saúde

Ter uma horta própria não é apenas uma questão de comodidade. Pesquisadores do Organic Center Institute, dos Estados Unidos, afirmam que frutas, verduras e legumes orgânicos têm mais vitaminas, minerais e antioxidantes do que os produzidos por grandes agricultores, que usam produtos químicos, como agrotóxicos, no cultivo da lavoura.

Hoje sabemos que é possível ter a mão alimentos e temperos como alecrim e manjericão, colhidos na hora, morando em casas pequenas ou apartamentos. A horta pode ficar em uma varanda, terraço ou mesmo na área de serviço. É necessário apenas um pouco de criatividade para encontrar um bom local e alguns cuidados de manutenção. Jarilon Santos – integrante da área de Relacionamento com a Comunidade da Anglo American no Amapá - cuida da horta da casa de sua sogra e dá dicas de manutenção. Confira o passo a passo a seguir e desfrute dos benefícios dos alimentos orgânicos sem sair de casa.

• Faça pequenos furos no fundo da jardineira (há modelos que já vêm com orifícios). Coloque uma camada de argila expandida, cobrindo o fundo do vaso e, em seguida, cubra com uma camada de areia.

• Misture a terra adubada com o húmus de minhoca e despeje a mistura no recipiente, tomando cuidado para não deixá-lo muito cheio. Disponha as mudas ainda nos vasos sobre a jardineira para calcular o espaço que elas vão preencher. Cave um buraco na camada de terra para cada muda ou semente a ser plantada.

• Retire as mudas dos vasos com a ajuda do arrancador de inço. Faça o plantio e ajeite as cascas de pinus sobre a terra. Depois regue a horta com água, repetindo o procedimento três vezes ao dia até que a semente germine ou a muda se desenvolva.

• “Para evitar pragas, deixe pedaços de fumo de rolo absorverem uma boa quantidade de álcool, coloque um pouco de álcool diluído em água, deixe descansar por 48 horas, coe e borrife nas folhas”, orienta Jarilon. L

Fonte: site “Como tudo funciona”

Material• uma Jardineira com 20 cm de Profundidade • cascas de arroZ e Pinus • regador • terra orgânica • adubo natural • Húmus de minHoca • areia • argila exPandida • Pá, rastelo e arrancador de inço • mudas e sementes orgânicas de sua Preferência

Page 12: conexão agosto/seteMBro 2010/media/Files/A/Anglo-American-Br… · de Projetos e Obras de Engenharia do Sistema Minas-Rio. O processo consiste em enterrar os tubos de aço revestidos

conexão >> agosto / seteMBro >> 12

uM reFúgio na serra dica de ricardo ferreira, marido de daniele silveira, rio de JaneiroQuem pensa que a única coisa boa que se tem para fazer no Rio de Janeiro é ir à praia está enganado! Os cariocas também apreciam o friozinho e o ar puro da Região Serrana Fluminense. Ricardo Ferreira e Daniele Silveira, analista de Recursos Humanos do escritório Corporativo do Rio de Janeiro, são bons exemplos disso. Para fugir da rotina, o casal vai a uma região chamada Pedro do Rio, a dez minutos de Itaipava, em Petrópolis, onde fica a Pousada Paraíso. “É um espaço charmoso, cercado pela natureza. Como os donos são arquitetos, os quartos foram decorados com requinte. A pousada conta com uma piscina natural e, ao lado, há uma pedra alta, onde é possível descer de rapel. Os donos também promovem caminhadas nas trilhas da região e passeios diferenciados. À noite tem fondue, vinho e até um concurso gastronômico. Tudo para que os hóspedes se integrem! É o nosso refúgio preferido! Não há sinal de celular na região. É ideal para quem quer fugir do estresse diário e ter bons momentos a dois”, conta Ricardo Ferreira, marido de Daniele.

Banho de rio e carnaVal Fora de éPocadica de shirlene valente, Jurídico, amapáSempre que pode Shirlene Valente vai com o marido e a filha de dois anos para Ferreira Gomes, município que fica a 140 quilômetros de Macapá. ”É um lugar muito bonito com boa estrutura para atender aos turistas com pousadas e restaurantes, quase todos às margens do Rio Araguari – onde as pessoas vão para se refrescar. Do balneário, pode-se ver a ponte Tancredo Neves, construída sobre o rio, uma das grandes obras do estado. Dentro do município se situa a hidrelétrica Coaracy Nunes, onde, no Rio Araguari, ocorre o fenômeno da pororoca. E há ainda outras atrações turísticas como a Cidade das Pedras, composta por várias rochas e a Ilha do Amor, localizada em frente à cidade. Ferreira Gomes oferece ainda um dos melhores carnavais fora de época do Amapá: o Carnaguari, que acontece em agosto. É uma ótima opção para relaxar e se divertir”, descreve analista Administrativa do Jurídico do Sistema Amapá.

ecoturisMo no quintal de casadica de astrid Hoffmann, comunicação, minas geraisConceição de Mato Dentro é uma cidade voltada para o ecoturismo. Quando pretende quebrar a rotina, Astrid Hoffmann, assistente de Comunicação do Sistema Minas-Rio, vai com o filho Arthur, de sete anos e toda a família para o Parque Municipal Ribeirão do Campo, onde está localizada a Cachoeira do Tabuleiro - a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. A queda d’água fica a 18 quilômetros do município. “Para chegar é preciso fazer uma caminhada de 1h 30, mas o esforço vale a pena”, conta Astrid. Na parte alta existem quedas e lagos e, embaixo, há uma grande piscina natural. “No vilarejo do Tabuleiro, há um restaurante que serve o tradicional pastel de angu”, conta. Para o fim do passeio, Astrid indica ver o pôr do sol no Parque Municipal Salão das Pedras, que fica a apenas três quilômetros da cidade. A área é composta por formações rochosas esculpidas pela erosão e, por isso, é muito famosa entre os praticantes de escalada na modalidade boulder. “O local também é perfeito para visitantes que querem apenas contemplar uma bela vista”, lembra.

em meio ao estresse da rotina diária É semPre bom buscar um refúgio Para relaxar, aquele lugar tranquilo e aconcHegante onde renovamos as energias e Passamos bons momentos. gostou da ideia? então aProveite as dicas de colaboradores e familiares de nossa unidade de negócio e PrePare suas malas!

o Paraíso de cada uM

FaMília