conexão urbana edição 00

12
ATENÇÃO MOTORISTAS O QUE ESPERAR DO PAPA FRANCISCO? INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO E POLÍTICA CIRCULAÇÃO REGIONAL ABRIL 2013 EDIÇÃO 0 NÃO TEM PREÇO www.conexaourbana.net No Facebook: conectadocomvoce No Twitter: @conectadocomvc ATÉ QUANDO? Professora quase fica cega após ser agredida por aluno em escola no Lago Azul; ABRIL É MÊS PARA LICENCIAR CARROS COM PLACA FINAL 1 Pág. 02 Pág. 07 aluno agressor poderá ser suspendo ou mesmo transferido de escola Pág. 06 OS IMPACTOS DA NOVA LEI DO IMPOSTO NA NOTA ESPAÇO MULHER Agora as mulheres tem um espaço sobre dicas e informações sobre o mundo feminino Pág.10 FCO. DA ROCHA: VEREADORES TORCEM PARA QUE SECRETÁRIO DE SAÚDE DÊ JEITO NO SETOR NOS PRÓXIMOS 90 DIAS CAIEIRAS: JARDIM VERA TEREZA RECEBE UNIDADE DE POLICLÍNICA Pág. 11 Pág. 10 Pág. 06 Foto: Antonio Souza - AIPMC Pedido o desarquivamento de projeto prevendo construção de novo ginásio em Franco da Rocha - PÁG. 05 Subprefeitura de Perus ainda não recuperou solapamento que atingiu a avenida Fiorelli Peccicacco - PÁG. 09 Vereador Nelsinho da Periferia se diz animado e disposto para transformar realidade moratense - PÁG. 11 AINDA NESTA EDIÇÃO: URBANA conexão GRANDE NORTE

Upload: conexao-urbana

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de lançamento do Conexão Urbana. O novo jornal da região de Perus, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato.

TRANSCRIPT

Page 1: Conexão Urbana Edição 00

ATENÇÃO MOTORISTAS O QUE ESPERAR DO PAPA FRANCISCO?

INFORMAÇÃO, ENTRETENIMENTO E POLÍTICA CIRCULAÇÃO REGIONAL ABRIL 2013 EDIÇÃO 0 NÃO TEM PREÇO

www.conexaourbana.netNo Facebook: conectadocomvoce

No Twitter: @conectadocomvc

ATÉ QUANDO?Professora quase fica cega após ser agredida por aluno em escola no Lago Azul;

ABRIL É MÊS PARA LICENCIAR CARROS COM PLACA FINAL 1

Pág. 02

Pág. 07aluno agressor poderá ser suspendo ou mesmo transferido de escola

Pág. 06

OS IMPACTOS DA NOVA LEIDO IMPOSTO NA NOTA

ESPAÇO MULHERAgora as mulheres tem um e s p a ç o s o b r e d i c a s e informações sobre o mundo feminino Pág.10

FCO. DA ROCHA: VEREADORES TORCEM PARA QUE SECRETÁRIO DE SAÚDE DÊ JEITO NO SETOR NOS PRÓXIMOS 90 DIAS

CAIEIRAS: JARDIM VERATEREZA RECEBE UNIDADEDE POLICLÍNICA

Pág. 11

Pág. 10

Pág. 06

Foto: Antonio Souza - AIPMC

Pedido o desarquivamento de projeto prevendo construção de novo ginásio em Franco da Rocha - PÁG. 05

Subprefeitura de Perus ainda não recuperou solapamento que atingiu a avenida Fiorelli Peccicacco - PÁG. 09

Vereador Nelsinho da Periferia se diz animado e disposto para transformar realidade moratense - PÁG. 11

AINDA NESTA EDIÇÃO:

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 2: Conexão Urbana Edição 00

>[email protected]

Ajude-nos a escrever esta coluna. Critique, denuncie, proponha e debata temas de relevância regional enviando sua opinião para:

ABRIL 2013 | PÁG. 02

NOVOS HORÁRIOSEm Caieiras, coleta de lixo obedecem novos horários. No centro, jardins Esperança, Nova Era e Novos Rumos, moradores devem ficar atentos, já que a coleta na área central se dá, das 5h às 9h, enquanto que nos demais bairros, o caminhão da limpeza pública percorrerá as ruas das 9h às 15h, de segunda a sábado. Fica a dica. E a espera pela coletiva seletiva, item que figurou no ‘Plano de Governo’ do atual prefeito reeleito.

PRECISA MELHORARSai governo, entra governo e a situação do transporte de massa sempre aquém das expectativas. Populares reclamando dos horários que dificilmente são obedecidos pela empresa que explora o serviço. Além disso, oferta insuficiente de coletivos e aos finais de semana, a crise piora demais, especialmente quando das linhas mais distantes em relação ao centro de Franco da Rocha. Preço de passagem elevado, oferta de serviço ruim. Um tema que os governantes precisam se manter atentos, afinal, tem muito a melhorar.

ÁGUA NO CHOPPDurante encontro de prefeitos da região, ocorrido em Mairiporã, há dias, que contou com a presença da presidente da Sabesp, Dilma Pena, o administrador local, Marcio Pampuri, deitou água no chopp, acusando a companhia de lançar no canal o produto decantado saturado da ETE. Disparou também contra o fato do distrito de Terra Preta abrigar 22 mil pessoas e não dispor de esgoto tratado. “Não faço de conta, mas sim, faço a conta”, disse.

NO SHAPECirculam informações que o município caieirense deverá construir, brevemente, uma pista para a prática do skate - esporte radical que surgiu nos EUA na década de 60 a partir de uma adaptação feita por surfistas que queriam continuar a prática esportiva em locais em que não existiam ondas. O esporte se desenvolveu, adquiriu regras e características próprias e se difundiu pelo mundo, tendo importante papel nas políticas públicas

voltadas para a juventude e inclusão social. Onde seria hein?

GESTÃO PÚBLICAEncontro envolvendo o prefeito de Francisco Morato, Marcelo Cecchettini e o deputado Davi Zaia, atual secretário de Gestão Pública, poderá resultar em grandes ganhos ao município. Trataram de programas específicos, como ‘Acessa São Paulo’ e ‘Poupa Tempo’. Em relação ao primeiro programa, as chances de novos postos são maiores em relação ao segundo, que exige uma avaliação mais criteriosa para ser viabilizada. Fica a expectativa.

PLANOS DIRETORESCidades e em especial os seus cidadãos, devem se atentar para a necessidade de efetuar a revisão dos respectivos Planos Diretores, que em suma podem ser definidos como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. Estaremos atentos às necessár ias audiênc ias públ icas, discussões e debates que nortearão essas deliberações. É o futuro das cidades em jogo.

INDÚSTRIA DA MULTA?Certo que o trânsito requer organização, controle e disciplina. Mas alguns agentes que trabalham em Franco da Rocha depõem contra tudo aquilo que pregava o prefeito eleito Kiko, transformando-se em operários da multa. Mais que autuar, o bom senso faz parte e o equilíbrio cabe em qualquer relação. O diretor, Renelis Pedroso, certamente não coaduna com atitudes arbitrárias que infelizmente resistem em meio a alguns. Olhos neles!

PARLAMENTARESQuesito importante no desempenho da função do vereador são seus atos fiscalizatórios e a produção de leis que facilitem a vida do povo que representa perante a Câmara de sua cidade. Convidamos que o cidadão se atente para a c o m p a n h a r m a i s e m e l h o r a produtividade de seu representante. A região padece por falta de projetos inovadores que sirvam para fazer a diferença. Também no legislativo, é chegada a hora da qualidade total.

ABRIL 2013 | PÁG. 03

Contato:Site: www.conexaourbana.netEmail: [email protected]: @conectadocomvcFacebook: facebook.com/conectadocomvoce

Jornalista ResponsávelMTB:43.282/SP

Fotos:Conexão Urbana // Agências

Contato [email protected]

POPULAÇÃO DE DIVERSOS BAIRROS COBRA TONINHO LOPES ACERCA DE OBRAS (CANALIZAÇÕES E MUROS) PLANILHADAS QUE DEVERIAM COMEÇAR EM JANEIRO

Nos atendimentos que presta aos munícipes que comparecem ao seu gabinete, o vereador Toninho Lopes (PSD), vem reg is t rando d iversas cobranças acerca de obras plani lhadas que deveriam começar no mês de janeiro e que até agora não saíram do papel. Os serviços se restringem à canalização e urbanização de córregos, além de implantações de vários muros de arrimos.Tido como o “mais difícil” na relação, o dinheiro para o custeio dos serviços já está na conta da Prefeitura. O valor são R$ 10 milhões, resultantes do convênio celebrado entre o município, Arsesp e Sabesp. A Lei Municipal 851/2012, previa que os serviços iniciassem tão logo o depósito fosse feito no caixa municipal – media que já aconteceu.Ouvindo a tentamente os reclamos, o vereador assegura que cobrará o prefeito acerca da situação, “já que fizemos um esforço enorme, participamos de várias reuniões, cedemos um pouco, a companhia também cedeu, chagamos a um acordo e quando tudo ficou resolvido, assinamos o compromisso no Palácio do Governo e ficamos à

espera do início da obra”.A t e n t o , To n i n h o L o p e s salientou que a primeira etapa (são três) concorreuconfo r me o c ronog rama traçado, onde dezenas e dezenas de ruas e avenidasreceberam pavimentação e a maioria recapeamento asfáltico. “Foram tantas ruas que até mesmo no início do atual mandato, serviços continuaram sendo feitos, haja vista terem sido contratados na gestão passada”, lembrou o vereador, autor de diversos pedidos de m e l h o r i a s a o s b a i r r o s , conforme se constata na relação que se segue.

Locais onde deverão ser feitas as canalizações de córregos:

Jardim dos Reis (córrego da rua Francisco José), vila Lanfranchi, jardim União (córrego que permeia a avenida Jaci – início e

final),Pouso Alegre (córregoentre as ruas 1º de Maio x Imgard Draeger, obra de contenção de encostas nas margens do ribeirão Eusébio, e construção de galerias na rua Guarasaí x Av. Arco-Íris (Lago Azul).

Locais onde deverão ser construídos os muros de arrimo:

Ruas Delfina Mendes Faria (vila Humbelina – jardim Cruzeiro), Alexandre Herculano (parque Lanel), Elvira Vicente Gaborim (jardim Alice), Pitangueiras (jardim Jaboticabeiras), Alberta e Vitória (parque Montreal), L á z a r o Va z d e G ó e s e Domingos Antonio Lopes (jardim Luciana), Hércules (vila Josefina), Orquídeas (parque Santa Del fa ) e Inda léc io Gumercindo da Cunha (vila Zanela x Pouso Alegre).

“A REGIÃO PRECISA DE UM REPRESENTANTE COMO VOCÊ ”, SUSTENTA GUILHERME CAMPOS, AO RECEBER TONINHO LOPES

A ida à Brasília, em meados do mês passado, acabou surpreendendo o vereador e presidente do PSD municipal em Franco da Rocha, Toninho Lopes. Recebido pelo deputado federal e um dos líderes da sigla no Estado, Guilherme Campos, foi surpreendido com uma afirmação enfática assim que adentrou à sala: “Toninho Lopes, seja bem vindo! Você é o nome do PSD na cidade e saiba que a região precisa de um r e p r e s en t a n t e co m o vo cê n a Assembléia Legislativa”, declarou, de pronto, o parlamentar federal. Assim que se recompôs, Toninho bem que tentou iniciar a conversa acerca da pauta que apresentou, solicitando ajudas ao município de Franco da Rocha, mas Campos prosseguiu: “Nessa etapa de estruturação do partido e será a primeira eleição que disputaremos desde a criação da sigla, precisamos de líderes, de pessoas que sejam e estejam compromissadas com as bases onde vivem, militam e atuam politicamente. Não preciso falar acerca de você, visto que o seu trabalho ultrapassa os limites municipais”, completou o deputado. Toninho agradeceu as palavras e se dispôs a amadurecer a ideia. “Claro que o PSD é um partido comprometido com o que há de melhor para o povo. Nossos quadros reúnem pessoas gabaritadas em todo o Brasil. Soldado que sou, farei a minha parte e se necessário for, nada impede que lance a minha candidatura à Assembléia Legislativa. Já disputei uma vez, fiquei na suplência do PRONA e agora, sendo bom e interessante para o partido e às p e s s o a s q u e r e p r e s e n t o n o parlamento, não vejo quaisquer Dificuldades”, admitiu.

Deputado Guilherme Campos conversa com Toninho Lopes

FRANCO DA ROCHA

Prazerosamente chegamos à mais uma região do extenso estado de São Paulo, cravada no chamado “Grande Norte”, especialmente alcançando cidades congregadas no Cimbaju – Consórcio Intermunicipal da Bacia do rio Juqueri, a saber, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. Uma macro-região, potencialmente viável sob vários focos. E desejamos cooperar para a estruturação social do m e i o , e v i d e n c i a n d o f a t o s e repercutindo ocorrências que sirvam para nortear o bem comum. No in tu i to de ag r eg a r conhecimentos aos leitores do periódico, não estamos única e tão somente aventurando na tarefa de brincar com a informação. Longe disso. Implícita e explicitamente se observa um alto grau denominado responsabilidade social. Isso não significa fechar olhos à realidade ou tapar os ouvidos perante o clamor popular. Apenas e tão somente evidenciar o fato, obedecendo sempre o sag rado d i re i to ao

contraditório. Também não se busca fazer do instrumento impresso uma plataforma política simples e descaradamente tendenciosa. O caminho a ser percorrido é mais longo. Promete e oferece chances do melhor. Cabe ao leitor apropriar-se das linhas que escrevemos ao longo de nossa exis tências n’outras localidades, o que permitiu-nos solidificar o trabalho, adquirir respeito e oferecer credibilidade aos que nela se inspiram para acontecer. Que possamos unir forças, somar intentos e contribuir, cada qual, respeitados os papéis, para o engrandecimento da cidade de Franco da Rocha que tão gentilmente nos hospeda na qualidade de sede, e das demais que nos darão o prazer de t r a z ê - l a s à t o n a , m e d i a n t e reportagens fundamentadas no crivo da verdade e passíveis perfeitamente do sentimento de discórdia. O contraditório, a exemplo do respeito, sempre nos será bem vindo. Desbravemos, pois!

DESBRAVANDO NOVOS HORIZONTES

O QUE PODEMOS ESPERAR DO NOVO PAPA? O mundo foi surpreendido por uma noticia inédita, neste inicio de ano, A Renuncia do Papa Bento XVI, a última vez que um Papa renunciou foi há mais de 600 anos. Portanto há sinais evidente de uma crise no governo da Igreja. No meio deste “turbilhão” que o Conclave (reunião de Cardeais trancado a chaves), após quatro votações, elege o Arcebispo de Buenos Aires, o Cardeal Mario Jorge Bergoglio, como o 266º Papa, que escolhe o nome de Francisco. A escolha do nome Francisco, vem acompanhado de muita determinação e esperança, porque como no tempo de Francisco de Assis, a Igreja também estava precisando de Reconstrução. E o Papa Francisco, vem com esta missão e já demonstrou na sua primeira aparição em publico, dispensando paramentos que simbolizam o poder e se curva diante da multidão num gesto de humildade. Que bom seria se os que exercem o Poder Publico também tivessem essa atitude e não fizessem o Povo de Massa de Manobra. A Reconstrução ou Reforma da Igreja, precisa da mão de todos, por isso que o Papa Francisco desce do trono do poder e vem para o meio do Povo, lugar onde a Igreja acontece. Haverá muitos desafios e enfrentamentos, o primeiro será a Reforma da Cúria Romana, outro será fazer presente na Igreja o Espírito que soprou no Concilio Vaticano II, que abriu as portas e janelas da Igreja para o mundo, que este mundo possa ver o Papa e a Igreja, não como conservador ou progressista, mas como protagonistas do seu Carisma que é o Serviço e Amor ao Próximo. Que o Papa Francisco reedite Leão XIII, João XXIII, Paulo VI, mas que o mundo possa sentir a presença de Deus de Jesus Cristo na Igreja.

>Toninho Lopes é cobrado por moradores

sobre obras que já deveriam ter sido iniciadas

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Conexão Urbana é uma publicação mensal de Conexão Urbana LTDA com circulação nas cidades de Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha e no bairro de Perus/SP.

Page 3: Conexão Urbana Edição 00

>[email protected]

Ajude-nos a escrever esta coluna. Critique, denuncie, proponha e debata temas de relevância regional enviando sua opinião para:

ABRIL 2013 | PÁG. 02

NOVOS HORÁRIOSEm Caieiras, coleta de lixo obedecem novos horários. No centro, jardins Esperança, Nova Era e Novos Rumos, moradores devem ficar atentos, já que a coleta na área central se dá, das 5h às 9h, enquanto que nos demais bairros, o caminhão da limpeza pública percorrerá as ruas das 9h às 15h, de segunda a sábado. Fica a dica. E a espera pela coletiva seletiva, item que figurou no ‘Plano de Governo’ do atual prefeito reeleito.

PRECISA MELHORARSai governo, entra governo e a situação do transporte de massa sempre aquém das expectativas. Populares reclamando dos horários que dificilmente são obedecidos pela empresa que explora o serviço. Além disso, oferta insuficiente de coletivos e aos finais de semana, a crise piora demais, especialmente quando das linhas mais distantes em relação ao centro de Franco da Rocha. Preço de passagem elevado, oferta de serviço ruim. Um tema que os governantes precisam se manter atentos, afinal, tem muito a melhorar.

ÁGUA NO CHOPPDurante encontro de prefeitos da região, ocorrido em Mairiporã, há dias, que contou com a presença da presidente da Sabesp, Dilma Pena, o administrador local, Marcio Pampuri, deitou água no chopp, acusando a companhia de lançar no canal o produto decantado saturado da ETE. Disparou também contra o fato do distrito de Terra Preta abrigar 22 mil pessoas e não dispor de esgoto tratado. “Não faço de conta, mas sim, faço a conta”, disse.

NO SHAPECirculam informações que o município caieirense deverá construir, brevemente, uma pista para a prática do skate - esporte radical que surgiu nos EUA na década de 60 a partir de uma adaptação feita por surfistas que queriam continuar a prática esportiva em locais em que não existiam ondas. O esporte se desenvolveu, adquiriu regras e características próprias e se difundiu pelo mundo, tendo importante papel nas políticas públicas

voltadas para a juventude e inclusão social. Onde seria hein?

GESTÃO PÚBLICAEncontro envolvendo o prefeito de Francisco Morato, Marcelo Cecchettini e o deputado Davi Zaia, atual secretário de Gestão Pública, poderá resultar em grandes ganhos ao município. Trataram de programas específicos, como ‘Acessa São Paulo’ e ‘Poupa Tempo’. Em relação ao primeiro programa, as chances de novos postos são maiores em relação ao segundo, que exige uma avaliação mais criteriosa para ser viabilizada. Fica a expectativa.

PLANOS DIRETORESCidades e em especial os seus cidadãos, devem se atentar para a necessidade de efetuar a revisão dos respectivos Planos Diretores, que em suma podem ser definidos como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. Estaremos atentos às necessár ias audiênc ias públ icas, discussões e debates que nortearão essas deliberações. É o futuro das cidades em jogo.

INDÚSTRIA DA MULTA?Certo que o trânsito requer organização, controle e disciplina. Mas alguns agentes que trabalham em Franco da Rocha depõem contra tudo aquilo que pregava o prefeito eleito Kiko, transformando-se em operários da multa. Mais que autuar, o bom senso faz parte e o equilíbrio cabe em qualquer relação. O diretor, Renelis Pedroso, certamente não coaduna com atitudes arbitrárias que infelizmente resistem em meio a alguns. Olhos neles!

PARLAMENTARESQuesito importante no desempenho da função do vereador são seus atos fiscalizatórios e a produção de leis que facilitem a vida do povo que representa perante a Câmara de sua cidade. Convidamos que o cidadão se atente para a c o m p a n h a r m a i s e m e l h o r a produtividade de seu representante. A região padece por falta de projetos inovadores que sirvam para fazer a diferença. Também no legislativo, é chegada a hora da qualidade total.

ABRIL 2013 | PÁG. 03

Contato:Site: www.conexaourbana.netEmail: [email protected]: @conectadocomvcFacebook: facebook.com/conectadocomvoce

Jornalista ResponsávelMTB:43.282/SP

Fotos:Conexão Urbana // Agências

Contato [email protected]

POPULAÇÃO DE DIVERSOS BAIRROS COBRA TONINHO LOPES ACERCA DE OBRAS (CANALIZAÇÕES E MUROS) PLANILHADAS QUE DEVERIAM COMEÇAR EM JANEIRO

Nos atendimentos que presta aos munícipes que comparecem ao seu gabinete, o vereador Toninho Lopes (PSD), vem reg is t rando d iversas cobranças acerca de obras plani lhadas que deveriam começar no mês de janeiro e que até agora não saíram do papel. Os serviços se restringem à canalização e urbanização de córregos, além de implantações de vários muros de arrimos.Tido como o “mais difícil” na relação, o dinheiro para o custeio dos serviços já está na conta da Prefeitura. O valor são R$ 10 milhões, resultantes do convênio celebrado entre o município, Arsesp e Sabesp. A Lei Municipal 851/2012, previa que os serviços iniciassem tão logo o depósito fosse feito no caixa municipal – media que já aconteceu.Ouvindo a tentamente os reclamos, o vereador assegura que cobrará o prefeito acerca da situação, “já que fizemos um esforço enorme, participamos de várias reuniões, cedemos um pouco, a companhia também cedeu, chagamos a um acordo e quando tudo ficou resolvido, assinamos o compromisso no Palácio do Governo e ficamos à

espera do início da obra”.A t e n t o , To n i n h o L o p e s salientou que a primeira etapa (são três) concorreuconfo r me o c ronog rama traçado, onde dezenas e dezenas de ruas e avenidasreceberam pavimentação e a maioria recapeamento asfáltico. “Foram tantas ruas que até mesmo no início do atual mandato, serviços continuaram sendo feitos, haja vista terem sido contratados na gestão passada”, lembrou o vereador, autor de diversos pedidos de m e l h o r i a s a o s b a i r r o s , conforme se constata na relação que se segue.

Locais onde deverão ser feitas as canalizações de córregos:

Jardim dos Reis (córrego da rua Francisco José), vila Lanfranchi, jardim União (córrego que permeia a avenida Jaci – início e

final),Pouso Alegre (córregoentre as ruas 1º de Maio x Imgard Draeger, obra de contenção de encostas nas margens do ribeirão Eusébio, e construção de galerias na rua Guarasaí x Av. Arco-Íris (Lago Azul).

Locais onde deverão ser construídos os muros de arrimo:

Ruas Delfina Mendes Faria (vila Humbelina – jardim Cruzeiro), Alexandre Herculano (parque Lanel), Elvira Vicente Gaborim (jardim Alice), Pitangueiras (jardim Jaboticabeiras), Alberta e Vitória (parque Montreal), L á z a r o Va z d e G ó e s e Domingos Antonio Lopes (jardim Luciana), Hércules (vila Josefina), Orquídeas (parque Santa Del fa ) e Inda léc io Gumercindo da Cunha (vila Zanela x Pouso Alegre).

“A REGIÃO PRECISA DE UM REPRESENTANTE COMO VOCÊ ”, SUSTENTA GUILHERME CAMPOS, AO RECEBER TONINHO LOPES

A ida à Brasília, em meados do mês passado, acabou surpreendendo o vereador e presidente do PSD municipal em Franco da Rocha, Toninho Lopes. Recebido pelo deputado federal e um dos líderes da sigla no Estado, Guilherme Campos, foi surpreendido com uma afirmação enfática assim que adentrou à sala: “Toninho Lopes, seja bem vindo! Você é o nome do PSD na cidade e saiba que a região precisa de um r e p r e s en t a n t e co m o vo cê n a Assembléia Legislativa”, declarou, de pronto, o parlamentar federal. Assim que se recompôs, Toninho bem que tentou iniciar a conversa acerca da pauta que apresentou, solicitando ajudas ao município de Franco da Rocha, mas Campos prosseguiu: “Nessa etapa de estruturação do partido e será a primeira eleição que disputaremos desde a criação da sigla, precisamos de líderes, de pessoas que sejam e estejam compromissadas com as bases onde vivem, militam e atuam politicamente. Não preciso falar acerca de você, visto que o seu trabalho ultrapassa os limites municipais”, completou o deputado. Toninho agradeceu as palavras e se dispôs a amadurecer a ideia. “Claro que o PSD é um partido comprometido com o que há de melhor para o povo. Nossos quadros reúnem pessoas gabaritadas em todo o Brasil. Soldado que sou, farei a minha parte e se necessário for, nada impede que lance a minha candidatura à Assembléia Legislativa. Já disputei uma vez, fiquei na suplência do PRONA e agora, sendo bom e interessante para o partido e às p e s s o a s q u e r e p r e s e n t o n o parlamento, não vejo quaisquer Dificuldades”, admitiu.

Deputado Guilherme Campos conversa com Toninho Lopes

FRANCO DA ROCHA

Prazerosamente chegamos à mais uma região do extenso estado de São Paulo, cravada no chamado “Grande Norte”, especialmente alcançando cidades congregadas no Cimbaju – Consórcio Intermunicipal da Bacia do rio Juqueri, a saber, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. Uma macro-região, potencialmente viável sob vários focos. E desejamos cooperar para a estruturação social do m e i o , e v i d e n c i a n d o f a t o s e repercutindo ocorrências que sirvam para nortear o bem comum. No in tu i to de ag r eg a r conhecimentos aos leitores do periódico, não estamos única e tão somente aventurando na tarefa de brincar com a informação. Longe disso. Implícita e explicitamente se observa um alto grau denominado responsabilidade social. Isso não significa fechar olhos à realidade ou tapar os ouvidos perante o clamor popular. Apenas e tão somente evidenciar o fato, obedecendo sempre o sag rado d i re i to ao

contraditório. Também não se busca fazer do instrumento impresso uma plataforma política simples e descaradamente tendenciosa. O caminho a ser percorrido é mais longo. Promete e oferece chances do melhor. Cabe ao leitor apropriar-se das linhas que escrevemos ao longo de nossa exis tências n’outras localidades, o que permitiu-nos solidificar o trabalho, adquirir respeito e oferecer credibilidade aos que nela se inspiram para acontecer. Que possamos unir forças, somar intentos e contribuir, cada qual, respeitados os papéis, para o engrandecimento da cidade de Franco da Rocha que tão gentilmente nos hospeda na qualidade de sede, e das demais que nos darão o prazer de t r a z ê - l a s à t o n a , m e d i a n t e reportagens fundamentadas no crivo da verdade e passíveis perfeitamente do sentimento de discórdia. O contraditório, a exemplo do respeito, sempre nos será bem vindo. Desbravemos, pois!

DESBRAVANDO NOVOS HORIZONTES

O QUE PODEMOS ESPERAR DO NOVO PAPA? O mundo foi surpreendido por uma noticia inédita, neste inicio de ano, A Renuncia do Papa Bento XVI, a última vez que um Papa renunciou foi há mais de 600 anos. Portanto há sinais evidente de uma crise no governo da Igreja. No meio deste “turbilhão” que o Conclave (reunião de Cardeais trancado a chaves), após quatro votações, elege o Arcebispo de Buenos Aires, o Cardeal Mario Jorge Bergoglio, como o 266º Papa, que escolhe o nome de Francisco. A escolha do nome Francisco, vem acompanhado de muita determinação e esperança, porque como no tempo de Francisco de Assis, a Igreja também estava precisando de Reconstrução. E o Papa Francisco, vem com esta missão e já demonstrou na sua primeira aparição em publico, dispensando paramentos que simbolizam o poder e se curva diante da multidão num gesto de humildade. Que bom seria se os que exercem o Poder Publico também tivessem essa atitude e não fizessem o Povo de Massa de Manobra. A Reconstrução ou Reforma da Igreja, precisa da mão de todos, por isso que o Papa Francisco desce do trono do poder e vem para o meio do Povo, lugar onde a Igreja acontece. Haverá muitos desafios e enfrentamentos, o primeiro será a Reforma da Cúria Romana, outro será fazer presente na Igreja o Espírito que soprou no Concilio Vaticano II, que abriu as portas e janelas da Igreja para o mundo, que este mundo possa ver o Papa e a Igreja, não como conservador ou progressista, mas como protagonistas do seu Carisma que é o Serviço e Amor ao Próximo. Que o Papa Francisco reedite Leão XIII, João XXIII, Paulo VI, mas que o mundo possa sentir a presença de Deus de Jesus Cristo na Igreja.

>Toninho Lopes é cobrado por moradores

sobre obras que já deveriam ter sido iniciadas

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Conexão Urbana é uma publicação mensal de Conexão Urbana LTDA com circulação nas cidades de Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha e no bairro de Perus/SP.

Page 4: Conexão Urbana Edição 00

GUINHO FIRMA PARCERIA COM O DEPUTADO VANDERLEI MACRIS, ELEITO VICE-PRESIDENTE DA CEMOTOR

VEREADOR GUINHO PARABENIZA GOVERNADOR ALCKMIN POR ANÚNCIOS DE MEDIDAS PARA SUPERAR EXTREMA POBREZA

A t u a n t e n a C â m a r a Municipal, onde tem feito um t r a b a l h o d i f e r e n c i a d o, o vereador Hugo Faria – Guinho ( P S D B ) c o n t i n u a arregimentando forças aosegundo mandato que ostenta perante o Poder Legislativo, e o encontro mant ido com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP) sacramentou essa verdade. Ambos estiveram juntos nos últimos dias, quando assuntos pertinentes à cidade foram tratados de forma simples e objetiva. “ V a m o s a j u d a r o vereador em Franco da Rocha pela pessoa que é e pelo trabalho que realiza. Estudaremos as questões de emendas, em especial, para cooperar com a população que representa. Parcerias que fazemos envolvem pessoas sérias e o Guinho é um político sério”, atestou Macris, que além de deputado federal, é vice-presidente estadual do PSDB, presidente da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas, membro das comissões de Viação e Transportes e atua nas

Participativo e envolvido nas principais ocorrências políticas da região, estado e mesmo país quando necessariamente assim exijam, o vereador Toninho Lopes (PSD), par t ic ipou do 57º Cong resso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Santos,na primeira semana do mês. Trocas de experiências, participações de fóruns de debates e construção de arcos de aliança política foram algumas atividades que o vereador desenvolveu. A s p l e n á r i a s s e desenvolveram nas dependências do M e n d e s C o nve n t i o n C e n t e r , reunindo importantes personalidades do mundo político senador de Minas Gerais, Aécio Neves, o governador de São Pau lo Gera ldo Alckmin , ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Mirian Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e companheiros de luta, radicados ao PSD, como os ex-prefeitos Gilberto

Kassab (São Paulo), Herculano Júnior (Itu), deputada estadual Rita

subcomissões de Rodovias e Transportes Rodoviários; dos aeroportos brasileiros e do Trem de Alta Velocidade. S e m p e r d e r a o p o r t u n i d a d e , G u i n h o ap rove i t ou t ambém pa r a cumprimentar o parlamentar, eleito na primeira quinzena de março como 1º vice-presidente d a “ C o m i s s ã o E s p e c i a l destinada a debater e propor modificações à Lei Nº 12.619, que regulamenta a Profissão de

Motor i s ta (Cemotor )” na Câmara dos Deputados. Guinho destacou que a C o m i s s ã o E s p e c i a l q u e regulamenta a profissão de motorista tem a finalidade de b u s c a r a l t e r n a t i va s p a r a assegurar condições dignas de trabalho a estes profissionais. “E é justamente com este intuito e compromisso que a Cemotor inicia os trabalhos”, destacou Macris.

ABRIL 2013 | PÁG. 05ABRIL 2013 | PÁG. 04FRANCO DA ROCHAFRANCO DA ROCHA

TONINHO LOPES REPRESENTA FRANCO DA ROCHA JUNTO AO 57º CONGRESSO ESTADUAL DE MUNICÍPIOS

TONINHO RETORNA À ASSEMBLÉIA E PEDE DESARQUIVAMENTO DE PROJETO QUE PREVÊ NOVO GINÁSIO À CIDADE

Passos, o prefeito de Caieiras (Roberto Hamamoto) dentre outros.Único vereador representando a cidade no evento, Toninho Lopes foi saudado pelo presidente da APM, Celso Giglio, Sebastião Misiara (presidente da União de Vereadores do Estado) e pela prefeita de Ribeirão

Preto (Darcy Vera). Em sua fala, Toninho Lopes destacou que viu no encontro, realizado de 2 a 6 de abril, “uma oportunidade ímpar” para que o ente da federação mais injustiçado até aqui passe a ter vez e voz nos cenários de decisão mais importantes do Brasil,

referindo-se ao município. “Temos notado um crescente apoio, o incentivo à nossa causa está surtindo resultados, pois os municípios pedem s o c o r r o . N o s s a l u t a continua”,completou Toninho Lopes.

Representando os vereadores de Franco da Rocha, Toninho Lopes manteve contato com líderes do PSD durante o evento

Novas tecnologias foram vistas no evento

O anúncio de um pacote de ações intitulado do governador Geraldo Alckmin anunciou durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos, um pacote de ações intitulado "Além da Renda", com vistas superar a extrema pobreza no Estado, foi recebido de uma forma altamente favorável, por conta do vereador Hugo Faria – o Guinho (PSDB). De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, os investimentos serão feitos nos 100 municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma ação conjunta entre diversas secretarias de Estado, como Desenvolvimento Social e Educação. “E isso chamou-me mais atenção, vez que a nossa região precisa receber mais recursos, investimentos e atenção da parte do Governo do Estado, Federal, de forma que possamos diminuir o passivo social a cada

instante. O PSDB tem feito uma gestão humanitária e a fala do governador é mais uma prova indiscutível disso”, avaliou o parlamentar tucano, reeleito em outubro passado. Os benefícios serão concedidos por meio do reforço em programas já existentes, como o "São Paulo Solidário", criado com a finalidade de promover a mobilidade social, tirando famílias da extrema pobreza. Na prática, o governo realizará parcerias com os municípios, que vão indicar quais as principais fragilidades destas famílias. "Cada cidade vai poder discutir a melhor maneira de promovermos famílias que estão abaixo da pobreza além da renda", disse Alckmin, informando que realizará o programa para qualificação, microcrédito, saneamento, moradia, saúde, educação e recursos para as prefeituras poderem aplicar em prestação de serviços, cursos ou ativos", completou o governador.Guinho disse estar atento para incluir Franco da Rocha dentro desses programas. “A população que represento precisa de investimentos e melhorias e isso faz parte de minha trajetória de luta perante o parlamento. Lutarei para conquistar o que for possível para a cidade que represento na Câmara”.

Vereador Guinho parabeniza Governador Alckmin

Deputado Vanderlei Macris firmou parceira com vereador Guinho

Governador quer acabar com a extrema pobreza

CULTURA: PROJETO ‘ESTAÇÃO DO SAMBA E CHORO’, DE AUTORIA DE GUINHO, COMPLETA 16 MESES Completaram-se 16 meses desde a autoria, apreciação, votação e aprovação de um projeto de lei, de autoria do vereador Hugo Faria – o Guinho (PSDB), que autoriza o uso de espaço municipal para realização do evento cultural denominado “Estação do samba e choro”.No argumento, Guinho destacou, à época, o interesse em manter vivas as raízes populares e seu apego às tradições históricas. “A boemia franco-rochense sempre foi referência regional, inclusive fazendo ecoar longe a qualidade de nossos eventos. Não podemos perder no tempo essas possibilidades de ampla manifestação cultural”, salientou. Com êxito obtido, Guinho viu o projeto se transformar em Lei Municipal (826/2011) e desde então, a gua rda que o a tua l Gove r no Municipal, através da diretoria de Cultura, dê provimento a matéria que colocada em prática, tem tudo para revitalizar o segmento na cidade. “A le i de minha autor ia disciplina ações dessa natureza. Ajustes poderão e devem ser fe i tos se necessários, porém, é um sonho que já venho amadurecendo há tempos para o bem de Franco da Rocha”, destaca Guinho.

Na primeira quinzena do mês, o vereador Toninho Lopes (PSD), foi recebido pelo deputado estadual Roquinho Barbiere (PTB), quando assuntos políticos comuns a ambos que vinham em compasso de espera foram retomados. E a

boa notícia é que a luta pela c o n s t r u ç ã o d e u m g i n á s i o esportivo na cidade, conforme sempre buscou Toninho Lopes, figura como prioridade na pauta do parlamentar paulista. "Veja, o Toninho (Lopes)

sempre foi companheiro, lutou e bata lhou para que a c idade obtivesse algum recurso. Conheço Franco da Rocha, sei que o povo é ordeiro, trabalhador, contudo c a r e n t e d e e q u i p a m e n t o s destinados à prática do lazer e entretenimento. Um ginásio novo seria algo como um prêmio ao município", avalia Barbiere. A obra quase saiu na gestão p a s s a d a , e s b a r r a n d o e m b u r o c r a c i a s q u e a c a b a r a m patrocinando a perda dos prazos para apresentações documentais. " E à s v e z e s n e m s e m p r e conseguimos vencer a burocracia. Lamentei, fiquei chateado mas

jamais desisti do compromisso de lutar por isso, mesmo porque divulguei sempre se tratar de uma prioridade de meu mandato", recordou Toninho Lopes. E s t i m a t i v a m e n t e , o deputado crê que a obra de um novo ginásio consuma perto de R$ 800.000,00. "E já agendei uma conversa com o novo secretário de E s p o r t e s , q u a n d o v a m o s desarquivar os papéis e retomar a luta. Vou lutar para permitir que através de Toninho Lopes, a cidade de Franco da Rocha ganhe um novo ginásio para as práticas desportivas", se comprometeu Roque Barbiere.

Toninho Lopes discute com Deputado Roquinho sobre a vinda de recursos para Franco da Rocha

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 5: Conexão Urbana Edição 00

GUINHO FIRMA PARCERIA COM O DEPUTADO VANDERLEI MACRIS, ELEITO VICE-PRESIDENTE DA CEMOTOR

VEREADOR GUINHO PARABENIZA GOVERNADOR ALCKMIN POR ANÚNCIOS DE MEDIDAS PARA SUPERAR EXTREMA POBREZA

A t u a n t e n a C â m a r a Municipal, onde tem feito um t r a b a l h o d i f e r e n c i a d o, o vereador Hugo Faria – Guinho ( P S D B ) c o n t i n u a arregimentando forças aosegundo mandato que ostenta perante o Poder Legislativo, e o encontro mant ido com o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB/SP) sacramentou essa verdade. Ambos estiveram juntos nos últimos dias, quando assuntos pertinentes à cidade foram tratados de forma simples e objetiva. “ V a m o s a j u d a r o vereador em Franco da Rocha pela pessoa que é e pelo trabalho que realiza. Estudaremos as questões de emendas, em especial, para cooperar com a população que representa. Parcerias que fazemos envolvem pessoas sérias e o Guinho é um político sério”, atestou Macris, que além de deputado federal, é vice-presidente estadual do PSDB, presidente da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas, membro das comissões de Viação e Transportes e atua nas

Participativo e envolvido nas principais ocorrências políticas da região, estado e mesmo país quando necessariamente assim exijam, o vereador Toninho Lopes (PSD), par t ic ipou do 57º Cong resso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Santos,na primeira semana do mês. Trocas de experiências, participações de fóruns de debates e construção de arcos de aliança política foram algumas atividades que o vereador desenvolveu. A s p l e n á r i a s s e desenvolveram nas dependências do M e n d e s C o nve n t i o n C e n t e r , reunindo importantes personalidades do mundo político senador de Minas Gerais, Aécio Neves, o governador de São Pau lo Gera ldo Alckmin , ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Mirian Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e companheiros de luta, radicados ao PSD, como os ex-prefeitos Gilberto

Kassab (São Paulo), Herculano Júnior (Itu), deputada estadual Rita

subcomissões de Rodovias e Transportes Rodoviários; dos aeroportos brasileiros e do Trem de Alta Velocidade. S e m p e r d e r a o p o r t u n i d a d e , G u i n h o ap rove i t ou t ambém pa r a cumprimentar o parlamentar, eleito na primeira quinzena de março como 1º vice-presidente d a “ C o m i s s ã o E s p e c i a l destinada a debater e propor modificações à Lei Nº 12.619, que regulamenta a Profissão de

Motor i s ta (Cemotor )” na Câmara dos Deputados. Guinho destacou que a C o m i s s ã o E s p e c i a l q u e regulamenta a profissão de motorista tem a finalidade de b u s c a r a l t e r n a t i va s p a r a assegurar condições dignas de trabalho a estes profissionais. “E é justamente com este intuito e compromisso que a Cemotor inicia os trabalhos”, destacou Macris.

ABRIL 2013 | PÁG. 05ABRIL 2013 | PÁG. 04FRANCO DA ROCHAFRANCO DA ROCHA

TONINHO LOPES REPRESENTA FRANCO DA ROCHA JUNTO AO 57º CONGRESSO ESTADUAL DE MUNICÍPIOS

TONINHO RETORNA À ASSEMBLÉIA E PEDE DESARQUIVAMENTO DE PROJETO QUE PREVÊ NOVO GINÁSIO À CIDADE

Passos, o prefeito de Caieiras (Roberto Hamamoto) dentre outros.Único vereador representando a cidade no evento, Toninho Lopes foi saudado pelo presidente da APM, Celso Giglio, Sebastião Misiara (presidente da União de Vereadores do Estado) e pela prefeita de Ribeirão

Preto (Darcy Vera). Em sua fala, Toninho Lopes destacou que viu no encontro, realizado de 2 a 6 de abril, “uma oportunidade ímpar” para que o ente da federação mais injustiçado até aqui passe a ter vez e voz nos cenários de decisão mais importantes do Brasil,

referindo-se ao município. “Temos notado um crescente apoio, o incentivo à nossa causa está surtindo resultados, pois os municípios pedem s o c o r r o . N o s s a l u t a continua”,completou Toninho Lopes.

Representando os vereadores de Franco da Rocha, Toninho Lopes manteve contato com líderes do PSD durante o evento

Novas tecnologias foram vistas no evento

O anúncio de um pacote de ações intitulado do governador Geraldo Alckmin anunciou durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos, um pacote de ações intitulado "Além da Renda", com vistas superar a extrema pobreza no Estado, foi recebido de uma forma altamente favorável, por conta do vereador Hugo Faria – o Guinho (PSDB). De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, os investimentos serão feitos nos 100 municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma ação conjunta entre diversas secretarias de Estado, como Desenvolvimento Social e Educação. “E isso chamou-me mais atenção, vez que a nossa região precisa receber mais recursos, investimentos e atenção da parte do Governo do Estado, Federal, de forma que possamos diminuir o passivo social a cada

instante. O PSDB tem feito uma gestão humanitária e a fala do governador é mais uma prova indiscutível disso”, avaliou o parlamentar tucano, reeleito em outubro passado. Os benefícios serão concedidos por meio do reforço em programas já existentes, como o "São Paulo Solidário", criado com a finalidade de promover a mobilidade social, tirando famílias da extrema pobreza. Na prática, o governo realizará parcerias com os municípios, que vão indicar quais as principais fragilidades destas famílias. "Cada cidade vai poder discutir a melhor maneira de promovermos famílias que estão abaixo da pobreza além da renda", disse Alckmin, informando que realizará o programa para qualificação, microcrédito, saneamento, moradia, saúde, educação e recursos para as prefeituras poderem aplicar em prestação de serviços, cursos ou ativos", completou o governador.Guinho disse estar atento para incluir Franco da Rocha dentro desses programas. “A população que represento precisa de investimentos e melhorias e isso faz parte de minha trajetória de luta perante o parlamento. Lutarei para conquistar o que for possível para a cidade que represento na Câmara”.

Vereador Guinho parabeniza Governador Alckmin

Deputado Vanderlei Macris firmou parceira com vereador Guinho

Governador quer acabar com a extrema pobreza

CULTURA: PROJETO ‘ESTAÇÃO DO SAMBA E CHORO’, DE AUTORIA DE GUINHO, COMPLETA 16 MESES Completaram-se 16 meses desde a autoria, apreciação, votação e aprovação de um projeto de lei, de autoria do vereador Hugo Faria – o Guinho (PSDB), que autoriza o uso de espaço municipal para realização do evento cultural denominado “Estação do samba e choro”.No argumento, Guinho destacou, à época, o interesse em manter vivas as raízes populares e seu apego às tradições históricas. “A boemia franco-rochense sempre foi referência regional, inclusive fazendo ecoar longe a qualidade de nossos eventos. Não podemos perder no tempo essas possibilidades de ampla manifestação cultural”, salientou. Com êxito obtido, Guinho viu o projeto se transformar em Lei Municipal (826/2011) e desde então, a gua rda que o a tua l Gove r no Municipal, através da diretoria de Cultura, dê provimento a matéria que colocada em prática, tem tudo para revitalizar o segmento na cidade. “A le i de minha autor ia disciplina ações dessa natureza. Ajustes poderão e devem ser fe i tos se necessários, porém, é um sonho que já venho amadurecendo há tempos para o bem de Franco da Rocha”, destaca Guinho.

Na primeira quinzena do mês, o vereador Toninho Lopes (PSD), foi recebido pelo deputado estadual Roquinho Barbiere (PTB), quando assuntos políticos comuns a ambos que vinham em compasso de espera foram retomados. E a

boa notícia é que a luta pela c o n s t r u ç ã o d e u m g i n á s i o esportivo na cidade, conforme sempre buscou Toninho Lopes, figura como prioridade na pauta do parlamentar paulista. "Veja, o Toninho (Lopes)

sempre foi companheiro, lutou e bata lhou para que a c idade obtivesse algum recurso. Conheço Franco da Rocha, sei que o povo é ordeiro, trabalhador, contudo c a r e n t e d e e q u i p a m e n t o s destinados à prática do lazer e entretenimento. Um ginásio novo seria algo como um prêmio ao município", avalia Barbiere. A obra quase saiu na gestão p a s s a d a , e s b a r r a n d o e m b u r o c r a c i a s q u e a c a b a r a m patrocinando a perda dos prazos para apresentações documentais. " E à s v e z e s n e m s e m p r e conseguimos vencer a burocracia. Lamentei, fiquei chateado mas

jamais desisti do compromisso de lutar por isso, mesmo porque divulguei sempre se tratar de uma prioridade de meu mandato", recordou Toninho Lopes. E s t i m a t i v a m e n t e , o deputado crê que a obra de um novo ginásio consuma perto de R$ 800.000,00. "E já agendei uma conversa com o novo secretário de E s p o r t e s , q u a n d o v a m o s desarquivar os papéis e retomar a luta. Vou lutar para permitir que através de Toninho Lopes, a cidade de Franco da Rocha ganhe um novo ginásio para as práticas desportivas", se comprometeu Roque Barbiere.

Toninho Lopes discute com Deputado Roquinho sobre a vinda de recursos para Franco da Rocha

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 6: Conexão Urbana Edição 00

George (PT) se manifestou favorável ao documento e destacou a necessidade da família apresentar estruturas para cooperar com as e s c o l a s , c u j o p a p e l , e m s e u entendimento, se volta única e tão somente para compartilhar o saber.

Enquanto Toprê (PSB) discursou, recordando que sofreu castigos físicos quando aluno “e nem por isso tive quaisquer problemas; antes cresci como pessoa e cidadão. Mesmo tendo uma única mão, submeti-me à palmatória e sou grato”, disse. Toninho Lopes (PSD) não economizou. Repartiu cota de responsabil idade com os pais. “Enquanto acharem que educação é ministrada nas escolas teremos de conviver com atos dessa natureza. Ano passado, essa mesma escola foi quebrada, depredada, professores e direção colocados para fora e agora convivemos com essa situação. O que está faltando mesmo é habilidade para certos pais educar melhor os seus filhos”, disparou.

PARLAMENTOO colegiado formado por vereadores também se manifestou a respeito do acontecido. A vereadora Neiva Hernandez (PV) apresentou Moção de Repúdio (15/2013) ao ato violento. “Essa professora foi duplamente violentada – como mulher e na qualidade de profissional”, observou. Todos os vereadores se colocaram a favor do documento, aprovando-o. Pablo Cunha (PTB) fez

ressalvas, entendendo ser necessário obter mais informações acerca do ocorrido para que possíveis e existentes dúvidas sejam, de vez, elucidadas.

ABRIL 2013 | PÁG. 07CAPA

ABRIL 2013 | PÁG. 06PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

PROFESSORA É AGREDIDA EM FRANCO E POR POUCO NÃO PERDE A VISTA ESQUERDAGeralmente os apagões ocorrem mediante o desligamento da chave geral, e com a escola no escuro, a g r i d e m e f u r t a m a l u n o s e professores.

Segundo o dirigente regional de ensino Celso Nicoleti , haverá punição aos envolvidos. “É inadmissível que ocorra um fato como esse dentro de uma unidade e s co l a r. Todos o s p roced imen to s re lac ionados à apuração dos fatos ocorrerão”. O dirigente sustentou ter aberto um procedimento disciplinar. Além disso, segundo Nicoleti, o colégio está convocando o conselho de escola, formado por professores, alunos, pais e funcionários para que tome providências.

REPERCUSSÃO DO CASO

ABRIL É MÊS PARA LICENCIAR CARROS COM PLACA FINAL 1

LICENCIAMENTO PODE SER FEITO PESSOALMENTE OU PELA INTERNET ATÉ 30 DE ABRIL

GUILHERME CAMPOS: IMPOSTO EM NOTA FISCAL MUDARÁ VISÃO DO CONSUMIDOR

GOVERNO DE SP NEGOCIA PARA BAIXAR TARIFAS DE PEDÁGIO EM ATÉ 20%

Vai até o dia 30 de abril o prazo para fazer o Licenciamento 2013 de veículos com placa final 1. O procedimento é obrigatório para todos os proprietários e pode ser feito pela internet (nos sites dos bancos conveniados), no caixa eletrônico ou pelo atendimento telefônico das instituições. Também é possível fazê-lo pessoalmente na Ciretran do município onde o veículo está registrado. Para fazer o licenciamento, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) do exercício 2012.A taxa é de R$ 65,86. No caso do licenciamento eletrônico, feito pelo banco, é cobrado ainda o valor de R$ 11 para envio do documento pelo correio, totalizando R$ 76,86.

REQUISITOS Para fazer o licenciamento, o veículo não pode ter débitos de multas, IPVA ou DPVAT. Também não pode ter mais de 15 multas em aberto ou restrições judiciais e bloqueios administrativos.

Ex-líder do PSD na Câmara, o deputado Guilherme Campos (SP) acredita que o detalhamento do valor d o s i m p o s t o s n a n o t a fi s c a l revolucionará a forma como o consumidor enxerga o país. A proposta, defendida pelo PSD, entrará em vigor no próximo dia 10 de junho. “A mudança vai revolucionar a mentalidade do consumidor”, destacou Campos. “A pessoa poderá ver o quanto paga de impostos nas transações mais corriqueiras, perceber que é muito e cobrar a prestação de serviço à altura do que paga”. Recém-sanc ionada pe l a presidente Dilma Rousseff, a proposta de detalhamento de tributos no cupom fiscal recebeu o apoio do PSD na tramitação no Congresso Nacional. Campos foi o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação. Apesar do caráter político, o parlamentar paulista diz que a

O Estado de São Paulo está em negociações avançadas com as principais concessionárias que administram suas rodovias para reduzir o preço das tarifas dos pedágios, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. A medida é uma promessa de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que deve anunciar em breve reduções que variam de 10% a 20% dependendo do contrato. Segundo a publicação, o acordo foi fechado nas últimas

Dirigente Regional de ensino, Celso Nicoleti

‘‘Os funcionários e alunos daescola estão com medo’’

Maria de Fátima, professora de filosofia

Segunda-feira, 25 de março, mais uma professora se tornou vítima daquilo que vem se transformando em rotina na vida dos educadores que atuam em especial na rede estadual de ensino. Há sete anos na rede, onde leciona filosofia e sociologia, Maria de Fátima foi atingida por uma lixeira arremessada por alunos no olho esquerdo, por pouco se tornando cega.De acordo com as informações, estudantes da escola estadual “Zílton Bicudo”, estabelecida à rua Peri, 441, no bairro estância Lago Azul, apagaram a luz da sala de aula e jogaram a lixeira que acertou o lado esquerdo do rosto da professora de sociologia e filosofia. Na realidade, o olho esquerdo da professora por pouco foi perfurado, levando-a à cegueira. A diretora da escola é e educadora Kátia Freitas Oliveira.

Em seu relato, Maria de Fátima ofereceu detalhes: “Quando eu estava saindo, próximo da porta já, as luzes apagaram e a lixeira veio na minha direção", disse a professora. "Na hora eu senti muita dor, não consegui enxergar nada, deu um desespero." Os olhos dela ficaram roxos, inchados e dormentes. Por pouco, a professora de filosofia não ficou cega.Bastante assustada, a professora disse ter medo, “porque nós temos famílias. Eu, por exemplo, sou casada e tenho três filhos. A primeira preocupação que vem é dos meus filhos que estavam em casa. Os funcionários e alunos da escola estão com medo” completou.O quadro de luz que foi quebrado e desligado fica no fim de um dos corredores internos. Essa não foi a p r i m e i r a ve z q u e o s a l u n o s provocaram um novo apagão.

iniciativa partiu da população. Ele lembra que o movimento De Olho no I m p o s t o , o r g a n i z a d o p e l a s associações comerciais brasileiras, colheu mais de um milhão de assinaturas cobrando o detalhamento tributário. “O projeto saiu do Senado para ter um trâmite mais rápido. Porém, a proposta é de iniciativa popular”, afirma. Campos anal isa a inda a reforma tributária que tramita no Congresso. Para o parlamentar, a d iscussão sobre o número de impostos no país não tem solução pela dificuldade de extinção de alguns tributos. “Quem vai abrir mão da sua parcela? A sociedade precisa ter essa informação e a partir dela cobrar. E os governos precisam prestar o serviço à altura”, declarou.

Produto / Serviço %

ÁGUA MINERAL 44,5556,6453,0340,8546,49

CREME DE BARBEARGASOLINA

INGRESSO CINEMABOLA DE FUTEBOL

CONFIRA O PESO DOS IMPOSTOSPor Assessoria do Deputado Federal Guilherme Campos

semanas com duas das principais empresas que gerenciam rodovias paulistas (incluindo Imigrantes, A n c h i e t a , A n h a n g u e r a , Bandeirantes e Castello Branco) e outras negociações devem ser fechadas nos próximos dias. Uma preocupação, de caráter político, é que os reajustes costumam ser fechados no final de junho de cada ano, mas o governo tenta buscar uma fórmula para evitar reduzir e depois aumentar os valores. Além do corte nas tarifas, Alckmin vem testando na região de Campinas (interior de SP) um sistema de cobrança chamado ponto a ponto -pelo qual os usuários pagam de acordo com a distância percorrida na estrada.

Vereador Toprê discursou sobre o caso em sessão

‘‘Responsabilidade também é dos pais,’’ falou Toninho

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 7: Conexão Urbana Edição 00

George (PT) se manifestou favorável ao documento e destacou a necessidade da família apresentar estruturas para cooperar com as e s c o l a s , c u j o p a p e l , e m s e u entendimento, se volta única e tão somente para compartilhar o saber.

Enquanto Toprê (PSB) discursou, recordando que sofreu castigos físicos quando aluno “e nem por isso tive quaisquer problemas; antes cresci como pessoa e cidadão. Mesmo tendo uma única mão, submeti-me à palmatória e sou grato”, disse. Toninho Lopes (PSD) não economizou. Repartiu cota de responsabil idade com os pais. “Enquanto acharem que educação é ministrada nas escolas teremos de conviver com atos dessa natureza. Ano passado, essa mesma escola foi quebrada, depredada, professores e direção colocados para fora e agora convivemos com essa situação. O que está faltando mesmo é habilidade para certos pais educar melhor os seus filhos”, disparou.

PARLAMENTOO colegiado formado por vereadores também se manifestou a respeito do acontecido. A vereadora Neiva Hernandez (PV) apresentou Moção de Repúdio (15/2013) ao ato violento. “Essa professora foi duplamente violentada – como mulher e na qualidade de profissional”, observou. Todos os vereadores se colocaram a favor do documento, aprovando-o. Pablo Cunha (PTB) fez

ressalvas, entendendo ser necessário obter mais informações acerca do ocorrido para que possíveis e existentes dúvidas sejam, de vez, elucidadas.

ABRIL 2013 | PÁG. 07CAPA

ABRIL 2013 | PÁG. 06PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

PROFESSORA É AGREDIDA EM FRANCO E POR POUCO NÃO PERDE A VISTA ESQUERDAGeralmente os apagões ocorrem mediante o desligamento da chave geral, e com a escola no escuro, a g r i d e m e f u r t a m a l u n o s e professores.

Segundo o dirigente regional de ensino Celso Nicoleti , haverá punição aos envolvidos. “É inadmissível que ocorra um fato como esse dentro de uma unidade e s co l a r. Todos o s p roced imen to s re lac ionados à apuração dos fatos ocorrerão”. O dirigente sustentou ter aberto um procedimento disciplinar. Além disso, segundo Nicoleti, o colégio está convocando o conselho de escola, formado por professores, alunos, pais e funcionários para que tome providências.

REPERCUSSÃO DO CASO

ABRIL É MÊS PARA LICENCIAR CARROS COM PLACA FINAL 1

LICENCIAMENTO PODE SER FEITO PESSOALMENTE OU PELA INTERNET ATÉ 30 DE ABRIL

GUILHERME CAMPOS: IMPOSTO EM NOTA FISCAL MUDARÁ VISÃO DO CONSUMIDOR

GOVERNO DE SP NEGOCIA PARA BAIXAR TARIFAS DE PEDÁGIO EM ATÉ 20%

Vai até o dia 30 de abril o prazo para fazer o Licenciamento 2013 de veículos com placa final 1. O procedimento é obrigatório para todos os proprietários e pode ser feito pela internet (nos sites dos bancos conveniados), no caixa eletrônico ou pelo atendimento telefônico das instituições. Também é possível fazê-lo pessoalmente na Ciretran do município onde o veículo está registrado. Para fazer o licenciamento, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou apresentar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) do exercício 2012.A taxa é de R$ 65,86. No caso do licenciamento eletrônico, feito pelo banco, é cobrado ainda o valor de R$ 11 para envio do documento pelo correio, totalizando R$ 76,86.

REQUISITOS Para fazer o licenciamento, o veículo não pode ter débitos de multas, IPVA ou DPVAT. Também não pode ter mais de 15 multas em aberto ou restrições judiciais e bloqueios administrativos.

Ex-líder do PSD na Câmara, o deputado Guilherme Campos (SP) acredita que o detalhamento do valor d o s i m p o s t o s n a n o t a fi s c a l revolucionará a forma como o consumidor enxerga o país. A proposta, defendida pelo PSD, entrará em vigor no próximo dia 10 de junho. “A mudança vai revolucionar a mentalidade do consumidor”, destacou Campos. “A pessoa poderá ver o quanto paga de impostos nas transações mais corriqueiras, perceber que é muito e cobrar a prestação de serviço à altura do que paga”. Recém-sanc ionada pe l a presidente Dilma Rousseff, a proposta de detalhamento de tributos no cupom fiscal recebeu o apoio do PSD na tramitação no Congresso Nacional. Campos foi o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação. Apesar do caráter político, o parlamentar paulista diz que a

O Estado de São Paulo está em negociações avançadas com as principais concessionárias que administram suas rodovias para reduzir o preço das tarifas dos pedágios, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. A medida é uma promessa de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que deve anunciar em breve reduções que variam de 10% a 20% dependendo do contrato. Segundo a publicação, o acordo foi fechado nas últimas

Dirigente Regional de ensino, Celso Nicoleti

‘‘Os funcionários e alunos daescola estão com medo’’

Maria de Fátima, professora de filosofia

Segunda-feira, 25 de março, mais uma professora se tornou vítima daquilo que vem se transformando em rotina na vida dos educadores que atuam em especial na rede estadual de ensino. Há sete anos na rede, onde leciona filosofia e sociologia, Maria de Fátima foi atingida por uma lixeira arremessada por alunos no olho esquerdo, por pouco se tornando cega.De acordo com as informações, estudantes da escola estadual “Zílton Bicudo”, estabelecida à rua Peri, 441, no bairro estância Lago Azul, apagaram a luz da sala de aula e jogaram a lixeira que acertou o lado esquerdo do rosto da professora de sociologia e filosofia. Na realidade, o olho esquerdo da professora por pouco foi perfurado, levando-a à cegueira. A diretora da escola é e educadora Kátia Freitas Oliveira.

Em seu relato, Maria de Fátima ofereceu detalhes: “Quando eu estava saindo, próximo da porta já, as luzes apagaram e a lixeira veio na minha direção", disse a professora. "Na hora eu senti muita dor, não consegui enxergar nada, deu um desespero." Os olhos dela ficaram roxos, inchados e dormentes. Por pouco, a professora de filosofia não ficou cega.Bastante assustada, a professora disse ter medo, “porque nós temos famílias. Eu, por exemplo, sou casada e tenho três filhos. A primeira preocupação que vem é dos meus filhos que estavam em casa. Os funcionários e alunos da escola estão com medo” completou.O quadro de luz que foi quebrado e desligado fica no fim de um dos corredores internos. Essa não foi a p r i m e i r a ve z q u e o s a l u n o s provocaram um novo apagão.

iniciativa partiu da população. Ele lembra que o movimento De Olho no I m p o s t o , o r g a n i z a d o p e l a s associações comerciais brasileiras, colheu mais de um milhão de assinaturas cobrando o detalhamento tributário. “O projeto saiu do Senado para ter um trâmite mais rápido. Porém, a proposta é de iniciativa popular”, afirma. Campos anal isa a inda a reforma tributária que tramita no Congresso. Para o parlamentar, a d iscussão sobre o número de impostos no país não tem solução pela dificuldade de extinção de alguns tributos. “Quem vai abrir mão da sua parcela? A sociedade precisa ter essa informação e a partir dela cobrar. E os governos precisam prestar o serviço à altura”, declarou.

Produto / Serviço %

ÁGUA MINERAL 44,5556,6453,0340,8546,49

CREME DE BARBEARGASOLINA

INGRESSO CINEMABOLA DE FUTEBOL

CONFIRA O PESO DOS IMPOSTOSPor Assessoria do Deputado Federal Guilherme Campos

semanas com duas das principais empresas que gerenciam rodovias paulistas (incluindo Imigrantes, A n c h i e t a , A n h a n g u e r a , Bandeirantes e Castello Branco) e outras negociações devem ser fechadas nos próximos dias. Uma preocupação, de caráter político, é que os reajustes costumam ser fechados no final de junho de cada ano, mas o governo tenta buscar uma fórmula para evitar reduzir e depois aumentar os valores. Além do corte nas tarifas, Alckmin vem testando na região de Campinas (interior de SP) um sistema de cobrança chamado ponto a ponto -pelo qual os usuários pagam de acordo com a distância percorrida na estrada.

Vereador Toprê discursou sobre o caso em sessão

‘‘Responsabilidade também é dos pais,’’ falou Toninho

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 8: Conexão Urbana Edição 00

JUNIOR DO SINDICATO REÚNE-SE COM PREFEITO E MORADORES DO LAGO AZUL

PREFEITO ATENDE PEDIDO DO VEREADOR KINHO E RUA EM VILA BELA TEM NOVO PAVIMENTO

JARDIM CRUZEIRO CONTINUA TENDO ATENÇÃO DO VEREADOR TOPRÊ

ABRIL 2013 | PÁG. 08FRANCO DA ROCHA

ABRIL 2013 | PÁG. 09

Reformada, ampliada e reestruturada, a antiga Unidade Básica de Saúde do bairro Vera Tereza, em C a i e i r a s , g a n h o u condição de policlínica. Em suas dependências, acomoda o Núcleo de F i s i o t e r a p i a e Reab i l i t a ç ão F í s i c a , sinalizando verdadeira revolução na concepção

de equipamentos que servem à saúde do cidadão. Segundo o prefeito Roberto Hamamoto (PSD), “a prefeitura não tem medido esforços para que a saúde no município seja reestruturada com reformas de UBS’s e contratações de profissionais especializados”. Agora, ele centra forças na reforma que fará no posto médico de vila dos Pinheiros, bairro vizinho.Proposta diferenciada e vista com bons olhos, próximo local a ser dotado por uma unidade policlínica será o bairro das Laranjeiras, vez que os atendimentos da UBS local foram transferidos para as dependências da nova Subprefeitura, altura do nº 400 da avenida Paulicéia. Serviços auxiliares, como fisioterapia atenderá na avenida das Laranjeiras, 180 (antigo Restaurante Triângulo) enquanto que a odontologia prestará atendimentos nas dependências da UBS sítio Aparecida. Na prática, a policlínica se trata de um complexo que atenderá toda a parte clínica, além das seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, psicologia, nefrologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, clinica geral, vascular, enfermagem, otorrinolaringologista, laboratórios e agendamento de exames.

REGIÃO

buracos em toda a extensão da via pública. Nesta sexta-feira, Kinho esteve na Rua Líbia para ver o resul tado do traba lho e para conversar com os moradores. “A execução destes serviços também é uma forma de contribuir com o bem-estar da comunidade, sobretudo porque a rua fica com mais condições de tráfego”, afirmou. “ D e s t a f o r m a , q u e r i a

ag radecer o prefe i to por te r determinado ao setor competente da Prefeitura com rapidez que atendesse ao meu pedido.” O vereador afirmou que vários outros ofícios com solicitações de melhorias nos bairros também já foram encaminhados ao prefeito Kiko. “Estou aguardando que sejam igualmente atendidos.”

As ruas do Jardim Cruzeiro estão recebendo serviços de capinação e limpeza nesta semana. Após atender a ofícios do vereador Carlos Vicente Ferreira, o Topre (PSB), o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, determinou que o departamento de Obras e Infraestrutra realizasse os serviços. Topre esteve no bairro para acompanhar o trabalho no bairro. O vereador afirmou que aos poucos os ser viços estão sendo executados. “Gostaria de agradecer o prefeito por atender um dos meus pedidos ao Jardim Cruzeiro. Meu intuito será sempre de contribuir com o bem-estar da população e pedidos assim serão constantes em meu mandato”. Ainda de acordo com Topre, há muito o que ser feito na cidade no que se refere a melhorias e obras, por isso, o trabalho é diário e constante. Estamos visitando as comunidades para ouvir os anseios das pessoas e levá-las ao conhecimento do prefeito”, informa o vereador. “Depois, cobraremos as providências.”

Na semana passada, pedidos com serviços para várias ruas do Jardim Progresso foram enviados ao prefeito da cidade, Kiko Celeguim,

VEREADOR RAFAEL PEDE REALIZAÇÕES DE MELHORIAS AO JARDIM PROGRESSO

G E S TO R E S R E G I O N A I S D E S A Ú D E D I S C U T E M IMPLANTAÇÃO DO SAMU

pelo vereador Rafael Lima (PSDB). Após percor rer as v ias públicas, o vereador encaminhou os ofícios à Prefeitura. Entre as ruas a serem contempladas com os serviços estão Machado de Assis, Luiz de Camões, 12 de Outubro e Avenida Washington Luiz. Rafael também pediu serviços de limpeza para o córrego da avenida. “A execução desses serviços,

com a maior brevidade possível, será de fundamental importância para a s e g u r a n ç a , c o m o d i d a d e e tranquilidade dos moradores dessa região”, justificou o vereador Rafael. “O bem-estar da comunidade deve vir em primeiro lugar sempre. Agora, espero providências com m a i o r r a p i d e z p o s s í v e l a o s departamentos competentes da Prefeitura.”

A Rua Líbia, na Vila Bela, recebeu nesta semana serviçosde t apa-buracos. A me lhor i a aconteceu após o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, atender ao pedido do vereador Kinho (PV). Tal solicitação foi feita por meio do ofício de Nº24/2013, protocolada na prefeitura no final no mês passado. No documento, o vereador pediu os serviços de tapa-

Atendendo a um pedido dos moradores da Avenida Arco-iris, no Lago Azul, o vereador Junior do Sindicato (PT) marcou uma reunião com o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, para que fossem tratados de assuntos referentes àquela via pública. O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 02, nogabinete do prefeito e uma comissão de moradores representou a comunidade da avenida. Na reunião, Kiko Celeguim ouviu todas as reivindicações e falou da necessidade de estudo para as reais possibilidades de atendê-las. Para tanto, Kiko Celeguim determinou que a diretora municipal de habitação, Ana Carolina Alencar Nunes, reúna-se com os moradores para que tais reivindicações sejam analisadas com cautela e detalhes. Esse encontro já tem data definida. Será no dia 18 de abril na própria Avenida Arco-íris. De acordo com Junior do Sindicato, o encontro foi muito produtivo, uma vez que as pessoas foram recebidas e ouvidas pelo prefeito. ”É também nosso dever fazer essa ponte entre o chefe do Executivo e a população. Certamente, esse encontro renderá notícias boas à comunidade.”

Prefeito Kiko, Junior do Sindicato e moradores do Lago Azul em conversa

No início do mês houve mais uma rodada de negociações, em nível regional, com vistas a possibilidade de instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em nível regional, que se implantado, atuaria em parceria com o Corpo de Bombeiros. O encontro, realizado em Franco da Rocha, foi conduzido pelo coordenador do Cimbaju, Marcelo Cypriano. A r eun i ão s e r v iu pa r a a apresentação do projeto e custos do órgão, exposição feita pelo secretário de Saúde de Cajamar, Marcio Roberto de Lúcio. Durante a apresentação dos dados e seus respectivos custos, várias discussões foram travadas a respeito da operação, projeto e custos do Samu. “A ‘Operação Delegada’ poderá ser feita mediante convênio, para os serviços de S a l v a V i d a s e M o t o r i s t a s d e Ambulância”, informou. Citados exemplos de municípios que criaram cargos de Agente de Defesa Civil para atuar junto ao órgão e sugeriu-se que a Defesa Civil trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros, da mesma forma que o futuro Samu trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros. Foi questionado se médico também poder ia fazer par te da ‘Operação Delegada’. Segundo o comandante do Posto de Bombeiros, tenente Godoi, “não há experiência neste sentido mas que os médicos que atuam no Hospital da Polícia Militar poderiam atuar nos municípios”, informou.

Na próxima reunião, cada Gestor de Saúde apresentará os salários pagos para médicos, enfermeiros, motoristas e outras funções existentes nas prefeituras para que possam utilizá-los como parâmetros na montagem dos custos do Samu. Quanto aos locais, sugeriu-se que cada prefeitura poderá ceder em eventual instalação da base de operações para o Samu. Levantamento do número de ocorrências (dados epidemiológicos) de casos que a prefeitura atendeu, mas que seriam do Samu (se houvesse a instalação, obviamente), foram outros pontos que figuraram na pauta de discussões. No próximo encontro, previsto para ocorrer na sede do Cimbaju novamente, espera-se o comparecimento de todos os diretores, secretários e superintendentes dos cinco municípios, de posse das informações para trabalhar o fechamento da planilha de custos para eventual instalação do serviço. Pa r t i c i p a r a m d a r e u n i ã o representantes da secretaria de Saúde de Cajamar (Marcio Roberto de Lúcio), Francisco Morato (Marco Antonio Pauletto de Freitas), Franco da Rocha (Luis Fernando Nogueira Tofani), Isis Bueno (Mairiporã) e o comandante do posto do Corpo de Bombeiros – Franco da Rocha, Everton Oliveira Pinheiro de Godói. Não houve comparecimento de representante da cidade de Caieiras.

PERUS: DESMORONAMENTO DE AVENIDA COMPLETA UM MÊS SEM QUAISQUER PROVIDÊNCIAS

ANTIGA UBS DO VERA TEREZA É TRANSFORMADA EM POLICLÍNICA; LARANJEIRAS SERÁ CONTEMPLADA COM O MESMO SERVIÇO

Passados os primeiros 30 dias, o que se viu como providências, por parte da Subprefeitura de Perus, diante do desmoronamento causado pelas fortes chuvas que caíram na região e bairro no final de fevereiro, resultou simplesmente na colocação de algumas madeiras para proteger o trecho, acompanhadas por pedras distribuídas no trecho. De prático nada foi feito. Na oportunidade, choveu muito em toda a região e o bairro foi vítima das enchentes. A praça Inácia Dias foi tomada por água, barro, entulhos e sujeira decorrentes do transbordamento do rio Perus. Por dias o local exala um odor fétido, típico dos que resultam das enchentes.Pior. O rio, assoreado em vários trechos, não suportou a pressão da água e subiu. Ao vencer suas margens, pressionou a mureta que margeia o canal lateral à avenida Fiorelli Peccicacco, sentido praça, corroendo o barranco que sustenta a avenida que ‘perdeu’ parte de sua extensão lateral, dificultando o pesado tráfego de veículos. Os problemas se avolumam. Pedestres que transitam tanto em direção à praça, donde partem linhas de ônibus – inclusive intermunicipais – e se permite acessar a estação ferroviária da CPTM, obrigatoriamente descem à pista e disputam, com carros e veículos maiores, como ônibus e caminhões, espaço para superar o trecho solapado. Em contatos mantidos com a redação, moradores reclamam a demora das obras de recuperação do local, a falta de informações da Subprefeitura que sequer apresentou nota, detalhando planos futuros em relação ao problema.

Secretário de Obras Gersinho, Deputado Federal Guilherme Campos e Prefeito Roberto Hamamoto durante inauguração da Policlínica

Foto: Antonio Souza - AIPMC

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 9: Conexão Urbana Edição 00

JUNIOR DO SINDICATO REÚNE-SE COM PREFEITO E MORADORES DO LAGO AZUL

PREFEITO ATENDE PEDIDO DO VEREADOR KINHO E RUA EM VILA BELA TEM NOVO PAVIMENTO

JARDIM CRUZEIRO CONTINUA TENDO ATENÇÃO DO VEREADOR TOPRÊ

ABRIL 2013 | PÁG. 08FRANCO DA ROCHA

ABRIL 2013 | PÁG. 09

Reformada, ampliada e reestruturada, a antiga Unidade Básica de Saúde do bairro Vera Tereza, em C a i e i r a s , g a n h o u condição de policlínica. Em suas dependências, acomoda o Núcleo de F i s i o t e r a p i a e Reab i l i t a ç ão F í s i c a , sinalizando verdadeira revolução na concepção

de equipamentos que servem à saúde do cidadão. Segundo o prefeito Roberto Hamamoto (PSD), “a prefeitura não tem medido esforços para que a saúde no município seja reestruturada com reformas de UBS’s e contratações de profissionais especializados”. Agora, ele centra forças na reforma que fará no posto médico de vila dos Pinheiros, bairro vizinho.Proposta diferenciada e vista com bons olhos, próximo local a ser dotado por uma unidade policlínica será o bairro das Laranjeiras, vez que os atendimentos da UBS local foram transferidos para as dependências da nova Subprefeitura, altura do nº 400 da avenida Paulicéia. Serviços auxiliares, como fisioterapia atenderá na avenida das Laranjeiras, 180 (antigo Restaurante Triângulo) enquanto que a odontologia prestará atendimentos nas dependências da UBS sítio Aparecida. Na prática, a policlínica se trata de um complexo que atenderá toda a parte clínica, além das seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, psicologia, nefrologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, clinica geral, vascular, enfermagem, otorrinolaringologista, laboratórios e agendamento de exames.

REGIÃO

buracos em toda a extensão da via pública. Nesta sexta-feira, Kinho esteve na Rua Líbia para ver o resul tado do traba lho e para conversar com os moradores. “A execução destes serviços também é uma forma de contribuir com o bem-estar da comunidade, sobretudo porque a rua fica com mais condições de tráfego”, afirmou. “ D e s t a f o r m a , q u e r i a

ag radecer o prefe i to por te r determinado ao setor competente da Prefeitura com rapidez que atendesse ao meu pedido.” O vereador afirmou que vários outros ofícios com solicitações de melhorias nos bairros também já foram encaminhados ao prefeito Kiko. “Estou aguardando que sejam igualmente atendidos.”

As ruas do Jardim Cruzeiro estão recebendo serviços de capinação e limpeza nesta semana. Após atender a ofícios do vereador Carlos Vicente Ferreira, o Topre (PSB), o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, determinou que o departamento de Obras e Infraestrutra realizasse os serviços. Topre esteve no bairro para acompanhar o trabalho no bairro. O vereador afirmou que aos poucos os ser viços estão sendo executados. “Gostaria de agradecer o prefeito por atender um dos meus pedidos ao Jardim Cruzeiro. Meu intuito será sempre de contribuir com o bem-estar da população e pedidos assim serão constantes em meu mandato”. Ainda de acordo com Topre, há muito o que ser feito na cidade no que se refere a melhorias e obras, por isso, o trabalho é diário e constante. Estamos visitando as comunidades para ouvir os anseios das pessoas e levá-las ao conhecimento do prefeito”, informa o vereador. “Depois, cobraremos as providências.”

Na semana passada, pedidos com serviços para várias ruas do Jardim Progresso foram enviados ao prefeito da cidade, Kiko Celeguim,

VEREADOR RAFAEL PEDE REALIZAÇÕES DE MELHORIAS AO JARDIM PROGRESSO

G E S TO R E S R E G I O N A I S D E S A Ú D E D I S C U T E M IMPLANTAÇÃO DO SAMU

pelo vereador Rafael Lima (PSDB). Após percor rer as v ias públicas, o vereador encaminhou os ofícios à Prefeitura. Entre as ruas a serem contempladas com os serviços estão Machado de Assis, Luiz de Camões, 12 de Outubro e Avenida Washington Luiz. Rafael também pediu serviços de limpeza para o córrego da avenida. “A execução desses serviços,

com a maior brevidade possível, será de fundamental importância para a s e g u r a n ç a , c o m o d i d a d e e tranquilidade dos moradores dessa região”, justificou o vereador Rafael. “O bem-estar da comunidade deve vir em primeiro lugar sempre. Agora, espero providências com m a i o r r a p i d e z p o s s í v e l a o s departamentos competentes da Prefeitura.”

A Rua Líbia, na Vila Bela, recebeu nesta semana serviçosde t apa-buracos. A me lhor i a aconteceu após o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, atender ao pedido do vereador Kinho (PV). Tal solicitação foi feita por meio do ofício de Nº24/2013, protocolada na prefeitura no final no mês passado. No documento, o vereador pediu os serviços de tapa-

Atendendo a um pedido dos moradores da Avenida Arco-iris, no Lago Azul, o vereador Junior do Sindicato (PT) marcou uma reunião com o prefeito da cidade, Kiko Celeguim, para que fossem tratados de assuntos referentes àquela via pública. O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 02, nogabinete do prefeito e uma comissão de moradores representou a comunidade da avenida. Na reunião, Kiko Celeguim ouviu todas as reivindicações e falou da necessidade de estudo para as reais possibilidades de atendê-las. Para tanto, Kiko Celeguim determinou que a diretora municipal de habitação, Ana Carolina Alencar Nunes, reúna-se com os moradores para que tais reivindicações sejam analisadas com cautela e detalhes. Esse encontro já tem data definida. Será no dia 18 de abril na própria Avenida Arco-íris. De acordo com Junior do Sindicato, o encontro foi muito produtivo, uma vez que as pessoas foram recebidas e ouvidas pelo prefeito. ”É também nosso dever fazer essa ponte entre o chefe do Executivo e a população. Certamente, esse encontro renderá notícias boas à comunidade.”

Prefeito Kiko, Junior do Sindicato e moradores do Lago Azul em conversa

No início do mês houve mais uma rodada de negociações, em nível regional, com vistas a possibilidade de instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em nível regional, que se implantado, atuaria em parceria com o Corpo de Bombeiros. O encontro, realizado em Franco da Rocha, foi conduzido pelo coordenador do Cimbaju, Marcelo Cypriano. A r eun i ão s e r v iu pa r a a apresentação do projeto e custos do órgão, exposição feita pelo secretário de Saúde de Cajamar, Marcio Roberto de Lúcio. Durante a apresentação dos dados e seus respectivos custos, várias discussões foram travadas a respeito da operação, projeto e custos do Samu. “A ‘Operação Delegada’ poderá ser feita mediante convênio, para os serviços de S a l v a V i d a s e M o t o r i s t a s d e Ambulância”, informou. Citados exemplos de municípios que criaram cargos de Agente de Defesa Civil para atuar junto ao órgão e sugeriu-se que a Defesa Civil trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros, da mesma forma que o futuro Samu trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros. Foi questionado se médico também poder ia fazer par te da ‘Operação Delegada’. Segundo o comandante do Posto de Bombeiros, tenente Godoi, “não há experiência neste sentido mas que os médicos que atuam no Hospital da Polícia Militar poderiam atuar nos municípios”, informou.

Na próxima reunião, cada Gestor de Saúde apresentará os salários pagos para médicos, enfermeiros, motoristas e outras funções existentes nas prefeituras para que possam utilizá-los como parâmetros na montagem dos custos do Samu. Quanto aos locais, sugeriu-se que cada prefeitura poderá ceder em eventual instalação da base de operações para o Samu. Levantamento do número de ocorrências (dados epidemiológicos) de casos que a prefeitura atendeu, mas que seriam do Samu (se houvesse a instalação, obviamente), foram outros pontos que figuraram na pauta de discussões. No próximo encontro, previsto para ocorrer na sede do Cimbaju novamente, espera-se o comparecimento de todos os diretores, secretários e superintendentes dos cinco municípios, de posse das informações para trabalhar o fechamento da planilha de custos para eventual instalação do serviço. Pa r t i c i p a r a m d a r e u n i ã o representantes da secretaria de Saúde de Cajamar (Marcio Roberto de Lúcio), Francisco Morato (Marco Antonio Pauletto de Freitas), Franco da Rocha (Luis Fernando Nogueira Tofani), Isis Bueno (Mairiporã) e o comandante do posto do Corpo de Bombeiros – Franco da Rocha, Everton Oliveira Pinheiro de Godói. Não houve comparecimento de representante da cidade de Caieiras.

PERUS: DESMORONAMENTO DE AVENIDA COMPLETA UM MÊS SEM QUAISQUER PROVIDÊNCIAS

ANTIGA UBS DO VERA TEREZA É TRANSFORMADA EM POLICLÍNICA; LARANJEIRAS SERÁ CONTEMPLADA COM O MESMO SERVIÇO

Passados os primeiros 30 dias, o que se viu como providências, por parte da Subprefeitura de Perus, diante do desmoronamento causado pelas fortes chuvas que caíram na região e bairro no final de fevereiro, resultou simplesmente na colocação de algumas madeiras para proteger o trecho, acompanhadas por pedras distribuídas no trecho. De prático nada foi feito. Na oportunidade, choveu muito em toda a região e o bairro foi vítima das enchentes. A praça Inácia Dias foi tomada por água, barro, entulhos e sujeira decorrentes do transbordamento do rio Perus. Por dias o local exala um odor fétido, típico dos que resultam das enchentes.Pior. O rio, assoreado em vários trechos, não suportou a pressão da água e subiu. Ao vencer suas margens, pressionou a mureta que margeia o canal lateral à avenida Fiorelli Peccicacco, sentido praça, corroendo o barranco que sustenta a avenida que ‘perdeu’ parte de sua extensão lateral, dificultando o pesado tráfego de veículos. Os problemas se avolumam. Pedestres que transitam tanto em direção à praça, donde partem linhas de ônibus – inclusive intermunicipais – e se permite acessar a estação ferroviária da CPTM, obrigatoriamente descem à pista e disputam, com carros e veículos maiores, como ônibus e caminhões, espaço para superar o trecho solapado. Em contatos mantidos com a redação, moradores reclamam a demora das obras de recuperação do local, a falta de informações da Subprefeitura que sequer apresentou nota, detalhando planos futuros em relação ao problema.

Secretário de Obras Gersinho, Deputado Federal Guilherme Campos e Prefeito Roberto Hamamoto durante inauguração da Policlínica

Foto: Antonio Souza - AIPMC

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 10: Conexão Urbana Edição 00

ABRIL 2013 | PÁG. 10MULHER

ABRIL 2013 | PÁG. 11REGIÃO

TOTAL MAKE UP: CONHEÇA A REDE SOCIAL SOBRE MAQUIAGEM

Olá meninas tudo bem?? Nossa primeira dica vai para quem q u e r fi c a r a n t e n a d a c o m a s tendências de maquiagem. Não sei se eu que sou '' a atrasada'' ou se é novidade mesmo. Mas pelo que andei bisbilhotando é novidade sim e saindo do forno. Já ouviu falar em Total Make Up?? Não! Eu explico: É uma rede social onde você faz o cadastro ''como qualquer outra'' e interage

com pessoas do mundo todo. Mas o diferencial dessa rede é que o assunto principal é Makeup. Nele você e diversas pessoas cadastradas p e l o m u n d o i n t e i r o f a z e m avaliações de produtos de diversas marcas. T o d a v e z q u e q u e r o comprar um produto, pesquiso

Quando se trata de compreender o sexo oposto, é difícil não sair acusando seus representantes de falta de sensibilidade para com nossas emoções e manias, como se nós não fizéssemos exatamente o mesmo com os homens. Será que você realmente entende seu parceiro? A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão.

1 – Homens não sabem ler pensamentos É natural que a mulher se feche quando está chateada com alguma coisa mas, para resolver um desentendimento, falar sobre ele é imprescindível. A famosa pergunta masculina “o que aconteceu?” efetivamente espera uma resposta diferente de “nada”. Se um homem te pergunta o que houve, é porque ele realmente não sabe o que foi, por mais óbvia que a situação pareça para você. Também é preciso deixar claras suas preferências, seus gostos e suas vontades, sem esperar que o outro adivinhe o que se passa na sua cabeça. Falar sobre o que te incomoda, chateia ou faz bem é o primeiro passo para evitar “ruídos” na comunicação do casal – e comunicar-se com o parceiro de maneira adequada é fundamental para que a relação se construa com bases sólidas.

2 – Homens são muito (mas muito) simples De verdade. Homens são tão simples que, muitas vezes, é isso que nos confunde tanto. Por exemplo, quando um homem diz que “não foi nada”, é porque não foi nada mesmo. Diferentemente de nós, mulheres, eles não costumam usar muito as entrelinhas em um diálogo, em geral preferindo a sinceridade rasgada. É por isso que, quando você pergunta se ele gostou de determinada roupa ou se ele acha que você engordou, é preciso estar preparada para ouvir a verdade. Seu namorado não fará como suas amigas, que procuram a forma mais delicada de te dizer o que pensam e, algumas vezes, preferem não dizer para não te magoar; ele simplesmente diz.

3 – Homens são desatentos Se você já namorou pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto isso é verdadeiro. A maioria dos homens é praticamente incapaz de reparar nas suas roupas ou nos seus sapatos, e menos ainda aos pequenos detalhes da sua personalidade.Por isso tantos homens reclamam por não saberem escolher presentes para suas companheiras. Para eles, é difícil gravar quais são suas preferências. Portanto, quando você afirma que gosta de determinada comida e o cara te chama justamente para o restaurante que a serve, ou – mais incrível ainda – prepara esse prato para você, além do esforço de te acompanhar no que você gosta, saiba reconhecer o esforço que ele provavelmente fez para se lembrar do que você gosta.

muito antes pra saber se serve pra minha pele, se vale o investimento, se é i s so , se é aqu i lo . MEUS PROBLEMAS ACABARAM =) posso encontrar tudo isso em um só lugar. Outra coisa que achei bem bacana é que você pode criar no seu perfil suas ''Top Wish List'' e ''Top Have List'', o que é isso? São listas de produtos favoritos e l ista de produtos que você já tem. Gente é

o máximo, estou encantada com ela e me pergunto como eu não conheci ela antes?? E não para por ai, como eu disse é uma rede social e você pode seguir as pessoas assim como nas outras redes, deixar recados, recomendações. É incrível! Beijos meninas e até a próxima!

Agora você pode conferir a opinião de várias pessoas sobre diferentes produtos

A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão

O site já possui 14 marcas cadastradas: Avon, Benefit, Contém 1g, Duda Molinos, Lancôme, MAC, MUFE, Mary Kay, Maybelline, Natura, O Boticário, Revlon, Sephora e Tracta.

TRÊS FATOS QUE AS MULHERES NÃO SABEM SOBRE OS HOMENS

FRANCISCO MORATO: NELSINHO DA PERIFERIA NÃO MEDE ESFORÇOS PARA MELHORAR INFRAESTRUTURA

CAIEIRAS: SEGUNDO SEMESTRE COM MAIOR MOBILIDADE URBANA

Constante falta de médicos, de insumos hospitalares, equipamentos que precisam ser instalados e profissionais aquém do que se exige a demanda populacional, junto à superlotação das Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e em especial à constatada na Praça da Saúde, foram motivos que fizeram com que o secretário da Pasta, Luiz Tofani, comparecesse à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos aos vereadores. No cargo desde o início do atual Governo, Tofani foi sabatinado por dez vereadores, que procuraram ouvi-lo, entenderam suas colocações e depois enumeraram um sem-número de questionamentos, exigindo várias explicações, prontamente respondidas. Diante de membros da imprensa regional e de alguns munícipes, o secretário demonstrou conhecer um pouco acerca do papel que exerce,suas funções e atribuições, contudo, também percebeu que os vereadores deixaram claro representar 130 mil habitantes, que diariamente os cobram por uma prestação de serviço de qualidade aceitável - o que ainda não aconteceu perante a saúde municipal. Várias ocorrências foram analisadas, discutidas e rebatidas pelas partes.Falta de médicos e demais técnicos que atuam na área de saúde, por exemplo, foi creditada à necessidade da realização de um concurso público de grande monta, repondo quadros, segundo o secretário, "sucateados, mal concebidos e gerenciados de maneira inadequada perante a demanda da população". Tofani também viu como necessária a prática de intervenções no setor, que aos seus olhos, além de reformas e ampliações, precisa dispor de novas unidades para melhor atender os cidadãos e por conseguinte, minar a procura incontinenti dos cidadãos pelos serviços disponíveis na Praça da Saúde.Republicanos, vereadores apresentaram inúmeras reclamações de maus tratos, indisposições de servidores atuando no setor, além, é claro, de dar ecos aos clamores populares, mediante registros patrocinados pelos próprios munícipes, os quais fazem das ferramentas virtuais,os principais meios de demonstrar indignações frente aos desafios encontrados. Outro ponto abordado foi a eterna demora para que o Governo do Estado inaugure definitivamente o Hospital de Clínicas de Franco da Rocha, hoje funcionando parcialmente, com portas fechadas, em caráter de referência. A polêmica ganhou ares de disputa entre correntes partidárias, contudo fundamentadas em longos argumentos. Sobraram críticas ao governador e ao método de gestão em vigor, para muitos, "extremamente prejudicial aos cidadãos franco-rochenses". Ao término do encontro, que acabou sendo produtivo para as partes, vereadores corroboraram com o secretário, para que ao fechar seu primeiro semestre frente ao cargo, consiga apresentar um outro relatório, sobretudo recheado de melhorias téoricas e práticas destinadas ao bem estar comum. "Todos torcemos para que o senhor tenha sucesso, afinal, seu sucesso será o sucesso do Governo Municipal, passa por esta Casa e alcança os cidadãos", entenderam, esperançosos. O encontro decorreu de uma sugestão apresentada em sessão solene, por intermédio do vereador Toninho Lopes (PSD), à presidência da Casa. Atendido, o parlamentar viu a sua propositura ganhar força quando a Comissão de Saúde, Administração e Previdência Social se manifestou em plenário, aderindo à propositura que teve especial participação no debate travado na primeira quinzena do mês. A torcida pela melhora da saúde do setor é mais que necessária - imprescindível.

Secretário Municipal de Saúde, LuisTofani

Se as previsões e estimativas se confirmarem, o segundo semestre oferecerá mobilidade urbana muito maior ao caieirense e mesmo aos que transitam pelas imediações da Praça da Emancipação, onde o Governo do Estado de São Paulo trabalha para concluir o viaduto sobre a via férrea. Essa possibilidade ficou muito mais evidente quando do comparecimento à cidade do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “Certamente entregaremos este viaduto até o final de junho”, anunciou.

Decisiva no papel de interligar “os dois lados” da cidade, a obra marcava passo por meio século. Assinalada por sucessivos atrasos e mudanças na concepção de seu projeto final e mesmo recebendo total atenção da Prefeitura, que cumpriu religiosamente exigências das mais diversas, a obra chegou a paralisação e só foi retomada após novo projeto constar das necessárias alças de acesso.

Em esclarecimentos que beiraram a mea culpa, o secretário de Transportes Metropolitanos antecipou o que está por vir: até o ano que vem, o intervalo das composições da Linha 7 (Luz – Francisco Morato) ganharão maior fluidez, já que dos atuais sete minutos em nível de intervalo, circularão espaçadamente de quatro em quatro minutos, medida que triplicaria o caos enfrentado atualmente pelos motoristas na passagem de nível que será desativada com a inauguração do viaduto.

Indiretamente, a região aguarda pela entrega do serviço. Diária e diuturnamente, motoristas se vêem impedidos de seguir viagem em ambos os sentidos, vítimas que se tornam do frenético abre-e-fecha proporcionado pelas ultrapassadas cancelas. Mais que as intermináveis filas quilométricas, ironicamente Caieiras dispõe de um hospital localizado metros à frente da cancela. Não é raro assistir ambulâncias munidas de sirene a todo som, tentando superar o embrólio em nome do barulho sem fim.

Nada que 60 dias não sejam capazes de resolver. Aguardemos.

Vereador eleito no pleito passado com expressiva votação, Nelsinho da Periferia (PSDB) vem se consagrando como uma liderança nata, agora, junto ao colegiado parlamentar.E x p e r i m e n t a d o n a s a ç õ e s comunitárias, onde sempre lutou para

patroc inar uma v ida melhor à comunidade que sempre resultou, faz do parlamento uma extensão de suas ações representativas. “Tenho compromisso com a cidade de Francisco Morato, com o seu povo e a sua gente. Me dei a legislar justamente por entender que posso fazer mais e melhor pelas pessoas. A carência em nossa cidade é algo extremamente sério, todavia, mais que debruçar sobre índices que apontam para essa realidade, sou mais de arregaçar as mangas e partir para o lado prático da coisa”, informa o vereador que alimenta grandes esperanças em relação ao novo prefeito.

VEREADORES TORCEM PARA QUE SECRETÁRIO DE SAÚDE DÊ JEITO NO SETOR NOS PRÓXIMOS 90 DIAS

Vereadores debatem problemas da Saúde com Secretário Tofani

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 11: Conexão Urbana Edição 00

ABRIL 2013 | PÁG. 10MULHER

ABRIL 2013 | PÁG. 11REGIÃO

TOTAL MAKE UP: CONHEÇA A REDE SOCIAL SOBRE MAQUIAGEM

Olá meninas tudo bem?? Nossa primeira dica vai para quem q u e r fi c a r a n t e n a d a c o m a s tendências de maquiagem. Não sei se eu que sou '' a atrasada'' ou se é novidade mesmo. Mas pelo que andei bisbilhotando é novidade sim e saindo do forno. Já ouviu falar em Total Make Up?? Não! Eu explico: É uma rede social onde você faz o cadastro ''como qualquer outra'' e interage

com pessoas do mundo todo. Mas o diferencial dessa rede é que o assunto principal é Makeup. Nele você e diversas pessoas cadastradas p e l o m u n d o i n t e i r o f a z e m avaliações de produtos de diversas marcas. T o d a v e z q u e q u e r o comprar um produto, pesquiso

Quando se trata de compreender o sexo oposto, é difícil não sair acusando seus representantes de falta de sensibilidade para com nossas emoções e manias, como se nós não fizéssemos exatamente o mesmo com os homens. Será que você realmente entende seu parceiro? A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão.

1 – Homens não sabem ler pensamentos É natural que a mulher se feche quando está chateada com alguma coisa mas, para resolver um desentendimento, falar sobre ele é imprescindível. A famosa pergunta masculina “o que aconteceu?” efetivamente espera uma resposta diferente de “nada”. Se um homem te pergunta o que houve, é porque ele realmente não sabe o que foi, por mais óbvia que a situação pareça para você. Também é preciso deixar claras suas preferências, seus gostos e suas vontades, sem esperar que o outro adivinhe o que se passa na sua cabeça. Falar sobre o que te incomoda, chateia ou faz bem é o primeiro passo para evitar “ruídos” na comunicação do casal – e comunicar-se com o parceiro de maneira adequada é fundamental para que a relação se construa com bases sólidas.

2 – Homens são muito (mas muito) simples De verdade. Homens são tão simples que, muitas vezes, é isso que nos confunde tanto. Por exemplo, quando um homem diz que “não foi nada”, é porque não foi nada mesmo. Diferentemente de nós, mulheres, eles não costumam usar muito as entrelinhas em um diálogo, em geral preferindo a sinceridade rasgada. É por isso que, quando você pergunta se ele gostou de determinada roupa ou se ele acha que você engordou, é preciso estar preparada para ouvir a verdade. Seu namorado não fará como suas amigas, que procuram a forma mais delicada de te dizer o que pensam e, algumas vezes, preferem não dizer para não te magoar; ele simplesmente diz.

3 – Homens são desatentos Se você já namorou pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto isso é verdadeiro. A maioria dos homens é praticamente incapaz de reparar nas suas roupas ou nos seus sapatos, e menos ainda aos pequenos detalhes da sua personalidade.Por isso tantos homens reclamam por não saberem escolher presentes para suas companheiras. Para eles, é difícil gravar quais são suas preferências. Portanto, quando você afirma que gosta de determinada comida e o cara te chama justamente para o restaurante que a serve, ou – mais incrível ainda – prepara esse prato para você, além do esforço de te acompanhar no que você gosta, saiba reconhecer o esforço que ele provavelmente fez para se lembrar do que você gosta.

muito antes pra saber se serve pra minha pele, se vale o investimento, se é i s so , se é aqu i lo . MEUS PROBLEMAS ACABARAM =) posso encontrar tudo isso em um só lugar. Outra coisa que achei bem bacana é que você pode criar no seu perfil suas ''Top Wish List'' e ''Top Have List'', o que é isso? São listas de produtos favoritos e l ista de produtos que você já tem. Gente é

o máximo, estou encantada com ela e me pergunto como eu não conheci ela antes?? E não para por ai, como eu disse é uma rede social e você pode seguir as pessoas assim como nas outras redes, deixar recados, recomendações. É incrível! Beijos meninas e até a próxima!

Agora você pode conferir a opinião de várias pessoas sobre diferentes produtos

A exemplo de alguns mitos sobre as mulheres nos quais os homens seguem acreditando, também não ficamos atrás no quesito compreensão

O site já possui 14 marcas cadastradas: Avon, Benefit, Contém 1g, Duda Molinos, Lancôme, MAC, MUFE, Mary Kay, Maybelline, Natura, O Boticário, Revlon, Sephora e Tracta.

TRÊS FATOS QUE AS MULHERES NÃO SABEM SOBRE OS HOMENS

FRANCISCO MORATO: NELSINHO DA PERIFERIA NÃO MEDE ESFORÇOS PARA MELHORAR INFRAESTRUTURA

CAIEIRAS: SEGUNDO SEMESTRE COM MAIOR MOBILIDADE URBANA

Constante falta de médicos, de insumos hospitalares, equipamentos que precisam ser instalados e profissionais aquém do que se exige a demanda populacional, junto à superlotação das Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e em especial à constatada na Praça da Saúde, foram motivos que fizeram com que o secretário da Pasta, Luiz Tofani, comparecesse à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos aos vereadores. No cargo desde o início do atual Governo, Tofani foi sabatinado por dez vereadores, que procuraram ouvi-lo, entenderam suas colocações e depois enumeraram um sem-número de questionamentos, exigindo várias explicações, prontamente respondidas. Diante de membros da imprensa regional e de alguns munícipes, o secretário demonstrou conhecer um pouco acerca do papel que exerce,suas funções e atribuições, contudo, também percebeu que os vereadores deixaram claro representar 130 mil habitantes, que diariamente os cobram por uma prestação de serviço de qualidade aceitável - o que ainda não aconteceu perante a saúde municipal. Várias ocorrências foram analisadas, discutidas e rebatidas pelas partes.Falta de médicos e demais técnicos que atuam na área de saúde, por exemplo, foi creditada à necessidade da realização de um concurso público de grande monta, repondo quadros, segundo o secretário, "sucateados, mal concebidos e gerenciados de maneira inadequada perante a demanda da população". Tofani também viu como necessária a prática de intervenções no setor, que aos seus olhos, além de reformas e ampliações, precisa dispor de novas unidades para melhor atender os cidadãos e por conseguinte, minar a procura incontinenti dos cidadãos pelos serviços disponíveis na Praça da Saúde.Republicanos, vereadores apresentaram inúmeras reclamações de maus tratos, indisposições de servidores atuando no setor, além, é claro, de dar ecos aos clamores populares, mediante registros patrocinados pelos próprios munícipes, os quais fazem das ferramentas virtuais,os principais meios de demonstrar indignações frente aos desafios encontrados. Outro ponto abordado foi a eterna demora para que o Governo do Estado inaugure definitivamente o Hospital de Clínicas de Franco da Rocha, hoje funcionando parcialmente, com portas fechadas, em caráter de referência. A polêmica ganhou ares de disputa entre correntes partidárias, contudo fundamentadas em longos argumentos. Sobraram críticas ao governador e ao método de gestão em vigor, para muitos, "extremamente prejudicial aos cidadãos franco-rochenses". Ao término do encontro, que acabou sendo produtivo para as partes, vereadores corroboraram com o secretário, para que ao fechar seu primeiro semestre frente ao cargo, consiga apresentar um outro relatório, sobretudo recheado de melhorias téoricas e práticas destinadas ao bem estar comum. "Todos torcemos para que o senhor tenha sucesso, afinal, seu sucesso será o sucesso do Governo Municipal, passa por esta Casa e alcança os cidadãos", entenderam, esperançosos. O encontro decorreu de uma sugestão apresentada em sessão solene, por intermédio do vereador Toninho Lopes (PSD), à presidência da Casa. Atendido, o parlamentar viu a sua propositura ganhar força quando a Comissão de Saúde, Administração e Previdência Social se manifestou em plenário, aderindo à propositura que teve especial participação no debate travado na primeira quinzena do mês. A torcida pela melhora da saúde do setor é mais que necessária - imprescindível.

Secretário Municipal de Saúde, LuisTofani

Se as previsões e estimativas se confirmarem, o segundo semestre oferecerá mobilidade urbana muito maior ao caieirense e mesmo aos que transitam pelas imediações da Praça da Emancipação, onde o Governo do Estado de São Paulo trabalha para concluir o viaduto sobre a via férrea. Essa possibilidade ficou muito mais evidente quando do comparecimento à cidade do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “Certamente entregaremos este viaduto até o final de junho”, anunciou.

Decisiva no papel de interligar “os dois lados” da cidade, a obra marcava passo por meio século. Assinalada por sucessivos atrasos e mudanças na concepção de seu projeto final e mesmo recebendo total atenção da Prefeitura, que cumpriu religiosamente exigências das mais diversas, a obra chegou a paralisação e só foi retomada após novo projeto constar das necessárias alças de acesso.

Em esclarecimentos que beiraram a mea culpa, o secretário de Transportes Metropolitanos antecipou o que está por vir: até o ano que vem, o intervalo das composições da Linha 7 (Luz – Francisco Morato) ganharão maior fluidez, já que dos atuais sete minutos em nível de intervalo, circularão espaçadamente de quatro em quatro minutos, medida que triplicaria o caos enfrentado atualmente pelos motoristas na passagem de nível que será desativada com a inauguração do viaduto.

Indiretamente, a região aguarda pela entrega do serviço. Diária e diuturnamente, motoristas se vêem impedidos de seguir viagem em ambos os sentidos, vítimas que se tornam do frenético abre-e-fecha proporcionado pelas ultrapassadas cancelas. Mais que as intermináveis filas quilométricas, ironicamente Caieiras dispõe de um hospital localizado metros à frente da cancela. Não é raro assistir ambulâncias munidas de sirene a todo som, tentando superar o embrólio em nome do barulho sem fim.

Nada que 60 dias não sejam capazes de resolver. Aguardemos.

Vereador eleito no pleito passado com expressiva votação, Nelsinho da Periferia (PSDB) vem se consagrando como uma liderança nata, agora, junto ao colegiado parlamentar.E x p e r i m e n t a d o n a s a ç õ e s comunitárias, onde sempre lutou para

patroc inar uma v ida melhor à comunidade que sempre resultou, faz do parlamento uma extensão de suas ações representativas. “Tenho compromisso com a cidade de Francisco Morato, com o seu povo e a sua gente. Me dei a legislar justamente por entender que posso fazer mais e melhor pelas pessoas. A carência em nossa cidade é algo extremamente sério, todavia, mais que debruçar sobre índices que apontam para essa realidade, sou mais de arregaçar as mangas e partir para o lado prático da coisa”, informa o vereador que alimenta grandes esperanças em relação ao novo prefeito.

VEREADORES TORCEM PARA QUE SECRETÁRIO DE SAÚDE DÊ JEITO NO SETOR NOS PRÓXIMOS 90 DIAS

Vereadores debatem problemas da Saúde com Secretário Tofani

URBANAconexão

GRANDE NORTE

URBANAconexão

GRANDE NORTE

Page 12: Conexão Urbana Edição 00

ANUNCIE NOCONEXÃO URBANA

99891 989899891 989899891 989897453 561097453 561097453 5610

[email protected]@[email protected]

As equipes de handebol de Franco da Rocha estiveram novamente em quadra no final de semana. As categorias infantil feminino (contra Hebraica), adulto feminino (Hebraica), cadete masculino (Atibaia) e adulto masculino (Caieiras) defenderam as coras do município, em torneios válidos e organizados pela Liga Paulistana de Handebol. Um dos técnicos da modalidade é Marcus Machado, o Marcão. Antes das disputas que estão em pleno andamento, os quadros realizaram diversos treinamentos e mesmo jogos amistosos, tudo preparando as equipes para a feitura de um bom certame.Modalidade pouco difundida, o handebol masculino da cidade, por

exemplo, fechou o ano passado conquistando muitas vitórias. Nos Jogos Regionais da primeira divisão, por exemplo, a equipe assegurou o terceiro lugar. Na Liga Paulista de Handebol, a equipe perdeu na semifinal para o time que levantou o título. O técnico Marcão conta ainda mais: “Fomos eliminados na segunda fase dos Jogos da Cidade de São Paulo, nos critérios de desempate. E caímos na primeira fase nos Jogos Abertos do Interior, realizando um jogo memorável contra Praia Grande, decidido no ultimo segundo da partida. Tivemos a afirmação de grandes jogadores, o ressurgimento de dois grandes nomes das histórias d o h a n d e b o l d a c i d a d e q u e terminaram o ano jogando em grande

nível, e o surgimento de outros grandes nomes que com certeza farão história brevemente em Franco da Rocha”, estima. Recapitulando, a modalidade enfrentou grandes equipes do estado, vencendo algumas, perdendo para outras, e até mesmo empatando, mas jogando em nível elevado. “Neste ano procuraremos manter o mais alto nível do handebol masculino, trazer os bons resultados de volta ao handebol feminino, iniciar as categorias sub-15 masculino e feminino, sempre com a mesma vontade nas quadras do Estado a fora. Esperamos o apoio das partes interessadas para que no conjunto da obra alcancemos o maior de nossos objetivos – os pódios em meio às competições”, complementa.

VITORIOSO, HANDEBOL FRANCO-ROCHENSE EM QUADRA MEDIANTE VÁRIAS CATEGORIAS

ESPORTEURBANAconexão

GRANDE NORTE