conecte! 23

8
Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br JOVENS CIDADÃOS Desenvolver ações que ajudem crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes é mais do que uma missão para o Movimento Bandeirante, organização pouco conhecida, mas com atuação mundial. Aqui, eles atendem pelo nome de Federação de Bandeirantes e possuem núcleos espalhados em 15 estados brasileiros, incluindo o Pará. MAR 2013 Foto: Bruno Carachesti Páginas∆4∆e∆5

Upload: conecte-faci

Post on 18-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da Faculdade Ideal

TRANSCRIPT

Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

jovens cidadãosdesenvolver ações que ajudem crianças e adolescentes a se tornaremcidadãos responsáveis e conscientes é mais do que uma missão para oMovimento Bandeirante, organização pouco conhecida, mas comatuação mundial. aqui, eles atendem pelo nome de Federação deBandeirantes e possuem núcleos espalhados em 15 estadosbrasileiros, incluindo o Pará.

mar 2013

Foto: Bruno Carachesti

∆∆ Páginas∆4∆e∆5

descubra

Produção:

distribuição/comercialização

• Informativo da Faculdade Ideal | @faculdadeideal | /FaculdadeIdeal • diretor-geral: Profo João Messias dos S. Filho • vice-diretor: Profo Antonio Carlos T. de Moraes • diretor financeiro: Profo Manoel Leite Carneiro • Diretor executivo: Nelson Beckman Nery • diretora acadêmica: Profa Melissa Moraes • superintendente educacional: Manoel Leite Junior • Gerente de marketing: Helder dos Anjos • assessora de imprensa: Yorranna Oliveira • Textos: Paloma Miranda • Diagramação: Márcio Alvarenga • Revisão: Carol MagnoTravessa Tupinambás, 461 • Batista Campos - Belém-PA. CEP 66.033-815 • (91) 3323-6000

Ajude a fazer a conecte! Mande sugestões, opiniões e dicas para [email protected]* Os conteúdos das seções “Eu indico” e “Opinião” são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da instituição.

O glamour da Belle Épo-que nunca esteve tão vivo. Em meio a fotografias, esculturas, músicas e artes em diferentes formatos, encontramos a his-tória da capital – sinônimo de beleza e prosperidade na era da borracha – refletida em um único espaço: o atelier Corredor Polonês.

Localizado no bairro da Campina, o lugar abrigou um bordel durante as décadas de 40 e 50, hoje se transfor-mou em um espaço destinado à produção de arte experi-mental com o caráter under-ground, que foge de qual-quer padrão comercial. Atu-almente, o espaço não possui programações fixas e só fica aberto ao público quando há exposições itinerantes, mos-tras de curtas ou apresenta-ções musicais.

De acordo com Rômulo Queiroz, um dos donos do

do atelier para as ruas

Rua∆General∆Gurjão,nº∆253,∆entreFerreira∆Cantão∆ePadre∆Prudêncio.Horário∆defuncionamento:a∆partir∆das∆18h.Informações:[email protected].

local, as programações cultu-rais deixaram de ser realiza-das com frequência no espaço para ganhar as ruas de Belém, com o auxílio de equipamento móvel denominado de “Popó-vel”. “Com ele levamos para as ruas de Belém uma programa-ção cultural que inclui cinema, arte e música”, explica.

Além de levar a arte para a população, o “Popóvel” tam-bém é utilizado para arreca-dar recursos e fazer propa-ganda do atelier. “Quando saí-mos pelas ruas, tentamos fazer com que as pessoas conheçam o nosso trabalho e participem das programações”, ressalta o proprietário.

No dia 7 de abril acontece a abertura da exposição “Rosá-rios da Campina”, que retrata o dia a dia do bairro a partir do olhar de cinco fotógrafos. A exposição será realizada em praças da Campina.

Foto

s: Br

uno C

arac

hest

i

O∆“Popóvel”∆auxiliana∆divulgação∆e∆narealização∆de∆açõesdo∆atelier pelas∆ruasda∆cidade

Foto

s: Br

uno C

arac

hest

i

2

CO

NE

CTE

!

expressas

Desde março, o Núcleo de Direito e Cinema da Faci retomou as atividades com a exibição de fil-mes, seguida de bate-papos conduzidos por pro-fessores do curso, tendo como gancho as práti-cas jurídicas presentes nas produções. As exibi-ções ocorrem no auditório da Faci IV e para par-ticipar é preciso se inscrever gratuitamente na coordenação do curso, no segundo andar da Faci IV. Informações: 3323-6092.

Confira a programação deste semestre:

FILME Data/HORa DOCENtE∆RESPONSÁVEL

Entre anjos e demônios 26/3, às 15h Ms. Rosa Maria Bahia

Documentário Justiça 05/4, às 16h Dr. Sérgio Rocha

Erin Brockovich 10/4, às 15h Dr. Henrique Mouta

Tropa de Elite 2 25/4, às 15h Dr. Otavio Cascaes

Você não conhece o Jack 02/5, às 15h Dr. Ivanilson Rayol

Nas terras do Bem-Virá 08/5, às 14h Ms. Luly Fischer

Tráfico Humano 15/5, às 15h Ms. Leane Fiúza

O Lenhador 22/5, às 15h Dr. Alexandre Manuel

Programação

Os alunos devem ficar aten-tos para as novidades do curso de Direito. Os trabalhos de con-clusão de curso começam a ser elaborados no oitavo perí-odo e finalizados no semestre seguinte. Já a disciplina Direito da Criança e do Adolescente passou a fazer parte do décimo período do curso, para aumen-tar ao rendimento dos alunos. Outra mudança é a realização de estudo de caso interdisciplinar que deverá ser feita a partir do segundo período até o final do curso. Este projeto irá compor a segunda avaliação bimestral.

corpo docente reforçadoOutra novidade para os acadê-

micos de Direito da Faci é a contra-tação de mais professores. O time agora conta com mais seis profissio-nais de diferentes áreas. São eles: Luís André Ferreira da Cunha (Direito Penal); Lia Raquel Baptista (Introdu-ção ao Estudo do Direito e Direito Processual Civil); Milene Moreira (Ciência Política com Teoria Geral do Estado e Prática Simulada II); Paulo André Nassar (Direito Constitucional e Metodologia da Pesquisa), Saulo Mota (Direito Processual do Traba-lho) e Victor Cardoso (Direito Tri-butário e Direito Financeiro). Além disso, os professores Ivanilson Raiol, Miguel Baia e Rosa Bahia estão de volta ao corpo docente do curso.

Mudanças no curso de direito

3

CO

NE

CTE

!

Bandeirantesem ação

“Somos uma das sete maio-res organizações voluntárias do mundo voltadas para a juven-tude”, declara Jóice Denne Damasceno, 26 anos, coorde-nadora voluntária de um dos núcleos paraenses. Ela lembra que o movimento chegou a capi-tal paraense por volta de 1934 e desde então realiza ações que priorizam a formação de cidadãos conscientes, capazes de lutar pelos direitos básicos, a exemplo do saneamento e segurança.

O Pará foi um dos primeiros estados a receber o movimento. Atuante há quase 80 anos, a organização possui núcleos espalhados por três bairros da

capital – Terra-firme, Guamá e Tapanã – e tem planos de expansão. “Vamos fundar este ano um grupo de Bandeirantes no bairro da Pedreira para aten-der ao público de 5 a 9 anos de idade. Também temos notícias sobre expansão para o interior, pois já foi aprovada a funda-ção de um núcleo Bandeirante no município de São Miguel do Guamá”, conta.

As atividades sempre tra-balham em prol da educação e da cidadania e a proposta edu-cativa começa com os próprios voluntários da organização. Eles devem passar por treinamen-tos para desenvolver o princípio

básico dos Bandeirantes: a cida-dania. “Os Bandeirantes acabam em um sistema de convivên-cia dinâmica, discussões e har-monia que os mantêm com voz para serem ouvidos pelo próprio grupo”, explica Jóice.

Fazer parte de uma organi-zação como essa é motivo de orgulho para o Paulo Henrique, de 12 anos. Ele é Bandeirante desde os 5 anos de idade e foi incentivado pela própria família a entrar no movimento. “Minha mãe e minha tia foram Bandei-rantes então desde pequeno eu já conheci esse trabalho. Poder ajudar os outros é algo que me faz muito feliz.”

capa

4

CO

NE

CTE

!

O movimento Bandeirante surgiu na Inglaterra, no ano de 1909 e tem como principal repre-sentante Robert Baden-Powell (foto ao lado) – o fundador do escotismo, um movimento mun-dial de caráter voluntário e edu-cativo. No Brasil, o movimento nasceu no mesmo ano com o

nome de Girl Guides – Meninas guias, em inglês – sendo for-mado inicialmente por mulhe-res, pois sua intenção era contri-buir com a formação de meninas e moças. Este movimento foi um dos principais responsáveis pela ampliação e participação femi-nina na sociedade da época.

a história

Serviço∆End.:∆travessa∆trêsde∆Maio,∆nº1601.∆Entre∆av.∆GentilBittencourt∆e∆av.Magalhães∆Barata.Horário∆de∆funcionamento:sempre∆às∆terças∆equintas-feiras,∆das19h30∆às∆22h.Contatos:∆(91)8109-0766∆/∆3249-2316.

sempre a serviço da comunidadeAs ações bandeirantes não

se limitam apenas à forma-ção cidadã de seus integran-tes. Pelo contrário, elas são rea-lizadas a favor da população e se concentram em pequenas comunidades, sendo a maio-ria localizada nos bairros em que se encontram os núcleos. “O trabalho voluntário acaba sendo exercido também para uma população colocada à mar-gem da informação, do entrete-nimento saudável em áreas de lazer de seus próprios bairros”, detalha Jóice.

Os trabalhos são basea-dos em temas como saúde e higiene, cuidados com o meio ambiente, prevenção à doen-ças sexualmente transmissíveis e cidadania. “Trabalhamos todos esses temas durante as reuniões semanais, excursões, acampa-mentos, fóruns que acontecem não só por Belém, mas também durante as viagens para encon-tros com outros Bandeirantes”, complementa.

Mas se engana quem pensa que uma organização de tama-nha proporção conta com algum apoio financeiro. Todos os recur-sos utilizados nas ações comu-nitárias são de responsabilidade dos próprios voluntários. “Não temos patrocinadores aqui no estado, todo o trabalho é volun-tário e por isso nos esforçamos para conseguir transporte e ali-mentação durante as atividades. Essa é uma batalha constante”, finaliza a coordenadora.

cidadania

Fotos: Bruno Carachesti

Encontro∆para∆mais∆uma∆ação∆no∆bairrodo∆tapanã∆

5

CO

NE

CTE

!

agende-seConCurso públiCoO∆Serviço∆Federal∆de∆Processa-mento∆de∆Dados∆(SERPRO)∆abriu∆edital∆para∆preencher∆vagas∆de∆nível∆médio∆e∆supe-rior∆em∆Belém.∆as∆inscrições∆podem∆ser∆feitas∆até∆o∆dia∆27∆de∆março,∆no∆site∆do∆CESPE,∆sendo∆que∆a∆taxa∆é∆de∆R$∆95,00∆para∆nível∆superior∆e∆R$∆60,00∆para∆nível∆médio.∆Os∆salários∆variam∆entre∆R$∆2.601,95∆e∆R$∆5.203,90.∆Outras∆informações∆no∆edital∆com-pleto,∆disponível∆em∆www.cespe.unb.br.

inCentivo artístiCoO∆Instituto∆de∆artes∆do∆Pará∆(IaP)∆está∆com∆edital∆aberto∆para∆30∆bolsas∆de∆R$15∆mil∆dedicadas∆aos∆projetos∆inéditos∆de∆criação,∆experi-mentação∆e∆pesquisa.∆O∆edital∆completo∆está∆disponível∆no∆site∆www.iap.pa.gov.br.

bate-papo teCnológiCoCom∆temas∆inovadores,∆os∆bate-papos∆continuam∆fazendo∆sucesso∆entre∆os∆alunos∆dos∆cursos∆tecnológi-cos∆da∆Faci.∆Eles∆acontecem∆uma∆vez∆por∆mês,∆e∆discutem∆temas∆de∆interesse∆de∆alunos,∆profissionais∆e∆demais∆mem-bros∆da∆comunidade∆tecno-lógica.∆O∆próximo∆encontro∆acontece∆nos∆dias∆16∆e∆17/04,∆na∆Faci.

CiênCias ContábeisNo∆dia∆3∆de∆maio∆será∆reali-zado∆o∆Fórum∆Paraense∆de∆Perícia∆Judicial∆Contábil,∆na∆Faci.∆as∆inscrições∆devem∆ser∆feitas∆entre∆os∆dias∆1º∆e∆30∆de∆abril,∆na∆coordenação∆do∆curso∆de∆ciências∆contábeis.∆No∆ato∆de∆inscrição,∆o∆partici-pante∆deverá∆pagar∆uma∆taxa∆de∆R$10,00.∆Os∆participantes∆terão∆direito∆a∆um∆certificado∆com∆horas∆complementares.

fique ligado

Mais oportunidade para os novos profissionais

A Central de Estágio da Faci (Cefi) está completamente diferente. Agora sob uma nova coordenação, deixou de ser apenas um meio de divulgação de estágios e se tornou um espaço que promove a interação entre o aluno e as empresas interessadas em contratar.

“Estamos formando parcerias com empresas de Recur-sos Humanos para divulgar tanto vagas de estágios, quanto de emprego. O aluno poderá concorrer a vaga apenas com um clique, pois ao se candidatar a vagas, nós iremos repas-sar à empresa o currículo cadastrado pelo aluno, assim como demais dados”, explica o novo coordenador da Central, Leo-nardo Carvalho.

Com o cadastro de currículos, a possibilidade de conse-guir uma entrevista ficou ainda maior, pois o aluno será inclu-ído automaticamente no banco de talentos da faculdade. “Às vezes não temos tempo para divulgar algumas vagas, porque as empresas nos procuram com urgência. Por conta disso, selecionamos os currículos que mais se encaixam no per-fil procurado e os encaminhamos para a empresa”, explica.

Aluno Faci, não perca tempo. Cadastre seu cur-rículo no site www.faculdadeideal.com.br/central e fique por dentro das vagas disponíveis na Central. Lembre-se, para ter acesso ao serviço será necessá-rio fazer login com o número do CPF e a senha.

6

CO

NE

CTE

!

opinião

TV:Pós

de∆ grande∆ repercussão,∆ como∆a∆da∆Maconha∆e∆a∆da∆Liberdade∆que∆ aconteceram∆ na∆ cidade∆de∆ São∆ Paulo.∆ a∆ Pós∆ tV∆ pos-sui∆o∆ site∆www.postv.org.br∆e∆é∆veículo∆da∆Mídia∆do∆Fora∆do∆Eixo,∆um∆canal∆de∆transmissão∆online∆que∆produz∆conteúdo∆na∆rede,∆realizando∆o∆confronto∆de∆narrativas∆ com∆ a∆ projeção∆ de∆construir∆um∆mundo∆melhor.

Debates,∆ mesas-redon-das,∆ shows,∆ palestras,∆ mani-festos,∆ ações∆ de∆ cunho∆ polí-tico,∆ social∆ e∆ cultural.∆ Expan-dindo∆seu∆leque∆com∆variados∆temas∆ pertinentes∆ e∆ relevan-tes∆socialmente,∆em∆busca∆de∆promover∆e∆valorizar∆a∆difusão∆da∆cultura∆e∆a∆troca∆de∆sabe-res,∆reforçando∆os∆conceitos∆de∆cultura∆ digital∆ e∆ generosidade∆

intelectual;∆estimular∆a∆cultura∆do∆compartilhamento∆e∆a∆troca∆de∆ saberes.∆ Estabelecer∆ cone-xão∆entre∆cultura,∆juventude∆e∆tecnologias∆ digitais∆ para∆ pro-mover∆ a∆ construção∆ da∆ cida-dania∆ em∆ seu∆ sentido∆ mais∆amplo;∆democratizar∆e∆ampliar∆o∆ acesso∆ aos∆meios∆ de∆ infor-mação∆e∆comunicação,∆criando∆oportunidade∆ de∆ desenvolvi-mento∆da∆cultura∆sócio-digital,∆estabelecendo∆ pontes∆ entre∆as∆mais∆diversas∆organizações∆ligadas∆ao∆setor∆da∆cultura∆∆e∆juventude∆no∆Brasil.∆

a∆ autonomia∆ de∆ produ-zir∆ e∆ veicular∆ conteúdos∆ com∆recursos∆ limitados∆possibilitou∆ao∆usuário∆instrumentos∆e∆fer-ramentas∆ capazes∆ de∆ torná--lo∆ protagonista∆ do∆ processo∆midiático.∆ Um∆ cidadão∆ multi-mídia.∆ Ferramentas∆ e∆ aplicati-vos∆ da∆ tecnologia∆ digital∆ pos-sibilitaram∆novos∆espaços∆para∆apropriação,∆ fluxos∆ de∆ trocas∆de∆informações∆e∆experiências.∆Eles∆foram∆otimizados∆no∆cam-pos∆da∆formação∆livre,∆da∆arti-culação∆política,∆na∆geração∆de∆novas∆ tecnologias∆ sociais,∆ no∆desenvolvimento∆ de∆ outras∆dinâmicas∆econômicas,∆na∆res-ponsabilidade∆no∆uso∆da∆infor-mação,∆ fundamentados∆ em∆valores∆ e∆ princípios∆ de∆ cola-boração,∆ compartilhamento∆e∆ transparência∆ pela∆ qual∆ a∆sociedade∆ergue∆seu∆futuro.

Membros∆da∆Casa∆Fora∆do∆Eixo∆amazônia∆em∆uma∆das∆ações∆em∆Belém

mídia, tecnologia e liberdadePor:∆Mídia∆da∆CasaFora∆do∆Eixo∆amazônia

a∆ sociedade∆ contemporâ-nea∆ tem∆ desenvolvido∆ um∆amplo∆debate∆sobre∆a∆intro-

dução∆ de∆ plataformas,∆ ferra-mentas∆e∆aplicativos∆das∆dife-rentes∆ tecnologias∆ digitais.∆Por∆um∆determinado∆período,∆se∆ questionou∆ a∆ respeito∆ da∆mobilização∆ no∆ ambiente∆ vir-tual∆ que∆ disputa∆ transforma-ções∆no∆campo∆político,∆econô-mico∆e∆cultural∆da∆sociedade.∆Um∆tema∆em∆pauta∆é∆o∆Marco∆Civil∆ da∆ Internet∆ que∆ tramita∆no∆Congresso∆Nacional.∆O∆texto∆proposto∆ avançou∆ bastante∆ e∆constitui∆um∆série∆de∆respon-sabilidades∆e∆direitos∆ao∆usu-ário,∆ provedores∆ e∆ do∆ poder∆público∆na∆internet.∆

Dentro∆ da∆ perspectiva∆de∆ produção∆ de∆ conteúdo∆ na∆internet∆ surge∆ a∆ Pós∆ tV,∆ ini-ciada∆em∆2011,∆ após∆a∆ trans-missão∆ de∆ algumas∆ marchas∆

7

CO

NE

CTE

!

agenda Cultural

* Programação sujeita a alteração

as gatosas De 26 a 28/03, às 21hlocal: boulevard Castilho França, 522.informações pelos fones: 3224-5305/ 3224-5654.entrada franca.

exposição tecnobrega:a batida que vem do norteDe segunda a sexta-feira, até o dia 29/03. Das 10h às 17h.local: galeria César Moraes leite - vadião do Campus básico da uFpainformações: 3201-7554 ou 8066-1971entrada franca.

Filme amorCine estaçãoDe quarta a domingo até o dia 31/03. sessões às 18h e 20h30, e aos domingos, às 10h.

local: boulevard Castilhos França - Campina, belém.

entradas: r$ 8 (com meia-entrada para estudantes).