condefederação nacional dosmetalúrgicos agora é que o ano ... · dará o material necessário...

4
Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, e Região www.sindimetal.org.br Contagem O Metalúrgico Condefederação Nacional dos Metalúrgicos BRASIL EDIÇÃO 98 - 11 a 16/03/2014 M uitas pessoas consideram que no Brasil, o ano só começa pra valer depois do carna- val. Isso não é de todo errado, pois o setor econômico do nosso país só passa a funcio- nar a todo vapor, de- pois das festas do “Rei Momo”. Portanto, agora que acabaram as férias e passou o carnaval de- vemos focar as forças na luta pela ampliação das nossas conquistas e por melhores condi- ções de trabalho no in- terior da fábrica. Neste primeiro se- mestre de 2014, a prioridade é a luta pela conquista de uma PLR digna e igual para to- dos. Com mobilização e unidade com o Sin- dicato, os trabalhado- res irão conquistar o atendimento de suas reivindicações, temos certeza disso. Outro desafio que nos está colocado é a instalação dos Co- mitês Sindicais (CSE) nas principais empre- sas da categoria. Esse é um passo necessário para aumentar a força da nossa luta no chão de fábrica e combater mais intensamente as arbitrariedades da che- fia, exigindo respeito e tratamento digno para os trabalhadores. Agora é que o ano começa pra valer! Além dessas lutas especificas da nos- sa categoria, exis- tem outras bandeiras que precisamos levar adiante já neste inicio de ano, pois importan- tes direitos dos traba- lhadores brasileiros estão ameaçados ou precisam ser recuperados. O caminho é unir forças com a CUT e as demais cen- trais do país para intensificar a luta contra o PL. 4.330 e pelo fim do fator previdenciário, entre outros desafios. Vamos continuar a luta com força total! Geraldo Valgas, presidente do Sindicato

Upload: nguyenxuyen

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Condefederação Nacional dosMetalúrgicos Agora é que o ano ... · dará o material necessário para seu trabalho. A CIPA é o lugar do trabalhador ativo, en-tão é o seu lugar,

Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, e Regiãowww.sindimetal.org.br

Contagem

O MetalúrgicoCondefederação Nacional dosMeta lú r g icos

BR

AS

IL

Edição 98 - 11 a 16/03/2014

Muitas pessoas c o n s i d e r a m que no Brasil,

o ano só começa pra valer depois do carna-val. Isso não é de todo errado, pois o setor econômico do nosso país só passa a funcio-nar a todo vapor, de-pois das festas do “Rei Momo”.

Portanto, agora que acabaram as férias e passou o carnaval de-vemos focar as forças

na luta pela ampliação das nossas conquistas e por melhores condi-ções de trabalho no in-terior da fábrica.

Neste primeiro se-mestre de 2014, a prioridade é a luta pela conquista de uma PLR digna e igual para to-dos. Com mobilização e unidade com o Sin-dicato, os trabalhado-res irão conquistar o atendimento de suas reivindicações, temos

certeza disso. Outro desafio que

nos está colocado é a instalação dos Co-mitês Sindicais (CSE) nas principais empre-sas da categoria. Esse é um passo necessário para aumentar a força da nossa luta no chão de fábrica e combater mais intensamente as arbitrariedades da che-fia, exigindo respeito e tratamento digno para os trabalhadores.

Agora é que o ano começa pra valer!

Além dessas lutas especificas da nos-sa categoria, exis-tem outras bandeiras que precisamos levar adiante já neste inicio de ano, pois importan-tes direitos dos traba-lhadores brasileiros estão ameaçados ou

precisam ser recuperados. O caminho é unir forças com a CUT e as demais cen-trais do país para intensificar a luta contra o PL. 4.330 e pelo fim do fator previdenciário, entre outros desafios.

Vamos continuar a luta com força total!

Geraldo Valgas, presidente do Sindicato

Page 2: Condefederação Nacional dosMetalúrgicos Agora é que o ano ... · dará o material necessário para seu trabalho. A CIPA é o lugar do trabalhador ativo, en-tão é o seu lugar,

Edição 98 Página 02

Se você é uma pessoa passi-va que vê os problemas e não

reage, está errado, pois se você foi eleito ou indicado para a CIPA (presidente ou vice) sua gestão tem tudo para dar errado!

Se você quer ser bem suce-dido nessa empreitada, só tem uma saída, adotar uma nova eta-pa comportamental em sua vida, deixe a timidez e o medo de lado e assuma a posição de liderança que lhe foi confiada!

Não tenha medo de ir além, a NR-5 lhe dá garantias. Vá com inteligência e sensatez e aos poucos, que tudo irá fluir como se deve.

Saiba conversarCIPA não gera remuneração, então saber

conversar é fundamental. Saber pedir sem exigir, saber agir com jeito e ao mesmo tem-po com a autoridade que lhe foi dada. Agir com a devida autoridade, não é ser autori-tário. Em casos extremados, o sindicato é o parceiro que tem prerrogativa, para fazer va-ler sua autoridade.

Ganhe o respeito de todosRespeito não se impõe, respeito se con-

quista, frase famosa e verdadeira. Não adianta falar grosso ou gritar, as pessoas só te respeitarão se merecer isso. Se tiver al-guma qualidade especial, sendo amigo, sen-do competente nas ações, exigente, correto, justo, etc. essas são algumas características que poderão te fazer ser respeitado e até ad-mirado em sua empresa. Se conseguir isso até a CIPA caminhará melhor.

dê feedback (retorno)Quem consegue dar respostas as pessoas

envolvidas, conseguirá extrair mais empenho e motivação das pessoas e com isso colher mais resultados positivos. Mas o contrário também é verdadeiro. Quem não responde as pessoas envolvidas, com respeito e sabe-doria, não consegue motivar e, sendo assim, não conseguirá resultados satisfatórios.

Trabalhe direito, principalmente depois de eleito

Muitos cipeiros, principalmente os eleitos que adquirem estabilidade através da CIPA ficam desinteressados depois de eleitos. Isso é uma das principais causas que fazem com que as CIPA’s fracassem e fiquem desacre-ditadas, existe verdadeiro preconceito a res-peito de CIPA atualmente. A culpa na maioria dos casos é dos cipeiros que realizam uma má gestão em seus mandatos, é uma mino-ria que suja a imagem de uma maioria, infe-lizmente.

Se você foi eleito ou indicado é por que al-guém acreditou em você, viu algo bom em você! Que tal honrar essas pessoas sendo

ainda mais apli-cado no trabalho do que antes! Faça com que te-nham orgulho por terem eleito você ou o indicaram, seja merecedor da confiança que depositaram em seu trabalho!

Esqueça a estabilidadeTrabalhe com

estabilidade ou sem estabilida-

de. Você continua sendo empregado da em-presa, contratado para exercer uma função. Lembre-se que a estabilidade não foi criada para ser um bem pessoal do cipeiro (leia: Es-tabilidade na CIPA), ela foi criada para apoiar o cipeiro e proteger contra possíveis ataques ou represálias vindas do empregador por causa de sua função na CIPA.

Mantenha a organização e faça dela um hábito diário

Atas de reunião em dia, cronograma de trabalho em ordem e bem acompanhado, reuniões realizadas na data prevista no ca-lendário de reuniões, tudo isso contribui para uma CIPA funcionar como se deve. A palavra chave é organização. A organização cabe em qualquer lugar e pode fazer toda di-ferença entre um trabalho bem sucedido ou mal sucedido, tanto no ambiente de trabalho, quanto fora de e também na CIPA.

divulgue os resultados obtidos, ainda que verbalmente

A divulgação fará com que mais pessoas saibam “O que é CIPA e para que ela serve”, assim provavelmente mais pessoas queiram participar desta experiência em uma próxima oportunidade, caso necessite, o sindicato lhe dará o material necessário para seu trabalho.

A CIPA é o lugar do trabalhador ativo, en-tão é o seu lugar, acredite nisso e seja um trabalhador de sucesso!

A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas, sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes com você e com os outros tam-bém.

Sugestões ou reclamações serão bem vindas através do telefone: 3369 0521

ou no email: [email protected]

A CipA é uma ferramenta poderosa se tiver bem afiada

A Central Única dos Trabalha-dores, desde sua fundação,

defende a livre manifestação pacífica como um direito legí-timo de uma sociedade demo-crática. No entanto, os recentes fatos que vêm ocorrendo na Ve-nezuela estão longe de ser uma manifestação democrática, por uma pauta de reivindicações

que busque melhorar a vida do povo venezuelano. O que se percebe é mais uma tentativa de golpe orquestrada pelas eli-tes com o apoio de forças ex-ternas, com o único e exclusivo intuito de demover o governo democrático-popular eleito pelo povo.

Ao longo da história da Amé-

rica Latina, essas tentativas imperialistas de golpe contra governos democrático-popula-res, de esquerda ou de centro-esquerda têm sido constantes. No caso da Venezuela, estão em cena as mesmas pessoas e instituições que tentaram de-por Hugo Chávez, sempre com o apoio da elite local e financia-

mento externo.Para a CUT, qualquer mu-

dança de regime, em qualquer país, deve ser feita por meios democráticos de disputa e não por golpe de Estado. Espera-mos que a Paz seja retomada na Venezuela e que o povo pos-sa continuar a decidir o destino do país nas urnas.

Nota da CUT sobre as manifestações na Venezuela

Escrito por: Vagner Freitas, presidente nacional da CUT, e João Felício, secretário de Internacional

Page 3: Condefederação Nacional dosMetalúrgicos Agora é que o ano ... · dará o material necessário para seu trabalho. A CIPA é o lugar do trabalhador ativo, en-tão é o seu lugar,

Edição 98 Página 03

Greve na iFN por atraso de pagamentoOs trabalhadores da

IFN revoltados com os constantes atrasos no pagamento dos salários, falta de respeito e pratica de assédio moral, entra-ram em greve por tempo indeterminado na segun-da feira (03).

No fechamento des-ta edição, a greve ainda continuava. Em reunião com o Sindicato a empre-sa se comprometeu em efetuar o pagamento até o dia 13 de março, mas

os trabalhadores rejeita-ram a proposta.

A verdade é que a dire-ção da IFN nunca valori-zou seus trabalhadores. A greve , mais do que uma resposta a esse descaso da empresa, é uma lição de moral dos trabalha-dores, que mostram com isso que querem sim o fim do atraso no pagamen-to de seus direitos, mas principalmente exigem respeito e reconhecimen-to.

O dono da empresa Ple-na difamou o Sindica-

to diante dos trabalhado-res. Só que as acusações mentirosas ditas pelo em-presário no interior da fá-brica, chegaram aos ouvi-dos dos diretores da nossa entidade que acionaram o Ministério do Trabalho para exigir que o mesmo se retratasse.

Em assembleia na em-presa e diante dos traba-lhadores (foto), o empre-sário se retratou e pediu desculpas ao Sindicato.

Que este episódio sirva de exemplo para outros patrões que agem da mes-ma forma.

Antes de conversar fiado é preciso medir muito bem as palavras.

Trabalhadores reclamam de máquina com ruído

excessivo Trabalhadores da Maxion do

setor Tratex e Almoxarifado, de-nunciaram que uma máquina de virar sucata, instalada há alguns meses, faz um barulho insupor-tável. O fato teria, inclusive, sido comprovado pela segurança do trabalho da empresa.

Os trabalhadores alegam que já reclamaram e a empresa prome-teu adotar medidas, mas nada foi feito até agora. A informação que circula no chão de fábrica é de que a máquina só será removida em 2015.

Até lá os trabalhadores já esta-rão doentes ou surdos, pois estão suportando uma carga de ruído muito alta, bem acima do permi-tido.

O Sindicato já denunciou esta situação no Ministério do Traba-lho e nos próximos dias será rea-lizada um fiscalização.

Belgo Bekaert iAlguns trabalhadores do setor

Gate entraram em contato com o Sindicato para denunciar que os encarregados da empresa estão fazendo uma pressão ab-surda em cima dos trabalhado-res por cobrança de produção, obrigando-os a rodarem duas ou até três máquinas de uma vez.

Belgo Bekaert iiOs trabalhadores também ma-

nifestaram sua revolta com a atitude adotada pela direção da Belgo Bekaert durante os dias de carnaval. Ela deu folga para os encarregados e o pessoal do escritório e para os trabalhado-res da produção não. Segundo os denunciantes, nem hora extra a empresa quis pagar.

diA iNTERNACioNAL dA MULHERCresce presença de mulheres no mercado de trabalhoNos três primeiros anos

do governo Dilma (2011 a 2013), mais da metade dos 4,5 milhões de novos postos de trabalho foram ocupados por mulheres. A informação é da presidenta Dilma Rousseff no programa de rádio do go-verno Café com a Presidenta, da última segunda (3), dedi-cado ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). “Foram 2,4 milhões que tiveram suas carteiras assinadas”, informou Dilma.

A fim de ressaltar as políticas públicas voltadas às brasilei-ras, Dilma destacou ações do

governo. Em sua fala ao pro-grama, ela afirmou que 72% das propriedades da reforma agrária e 93% dos cartões do programa Bolsa Família estão em nome das mulheres. No Minha Casa, Minha Vida, do total de 1,5 milhão de casas entregues até janeiro deste ano, 52% também estão no nome de mulheres.

A presidente declarou que as mulheres são maioria no acesso às bolsas do ProUni e nos cursos de qualificação profissional do Pronatec.

Escrito por: Agências de Notícia

Retratação do dono da plena

iochpe - Maxion

Page 4: Condefederação Nacional dosMetalúrgicos Agora é que o ano ... · dará o material necessário para seu trabalho. A CIPA é o lugar do trabalhador ativo, en-tão é o seu lugar,

Edição 98 Página 04

Sindicato dos Metalúrgicos de Contagem, Belo Horizonte, ibirité, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos e Rio Acima - Sede: R. Camilo Flamarion, 55 - J. Industrial - Contagem (MG) Tel.: 3369.0510 - Fax: 3369.0518 - Subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH - Tel.: 3222.7776 - e-mail: [email protected] - www.sindimetal.org.br - Presidente: Geraldo Valgas

Secretário de imprensa: Aguinaldo Barbosa - Redação: Cesar Dauzacker (MG 07687JP) - diagramação: Isa Patto (MG12994JP) |Tiragem: 12.000 - impressão: Fumarc

SiNDiCALiZE-SE

Ligue 3369.0519 - 224.1669

Convênio odontológico - Clínica SorridenteCENTRO BHClidel CentralR. Espirito Santo, 437 (Esq c/Av. Amazonas) - Tel: 3214.2117

Clidel BHR. dos Caetés, 604 - 1º andar Tel: 3272.0099

Clinica dentária São PauloR. São Paulo, 302 - 1º andar Tel.: 3272.7877

CONTAGEMSó sorrisoAv. João Cesar de Oliveira, 2840/1ºandar - Eldorado Tel: 3391.5569

BARREiRO

ClidelR. Desembargador Ribeiro da Luz, 206 - Barreiro Tel.: 3384.0976

desconto de 10% para sócios do Sindicato e seus dependentes

EDITAL DE GREVEO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚS-TRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATE-RIAIS ELÉTRICOS DE BELO HORIZONTE E CON-TAGEM, entidade sindical de primeiro grau, com base territorial nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sarzedo, com sede na ci-dade de Contagem à Rua Camilo Flamarion, 55,Jardim Industrial-Contagem,/MG, COMUNICAM as empresas HIDRAUMAM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, locali-zado na Av.Severino Ballesteros Rodrigues, 2865 Res-saca Contagem/MG 32110-005 CNPJ 71.290.522/0001-13 tendo em vista que não houve entendimento entre as partes. Os trabalhadores da mesma decidiram em assembleia realizada em 28/02/2014 as 08h00min na portaria da empresa, DELIBERARAM pela DEFLAGRA-ÇÃO do movimento GREVISTA pelos seguintes motivos; atraso de salário, atraso de recolhimento do INSS, atra-so do recolhimento do FGTS, descumprimento de CCT, descumprimento CLT e outros, obedecendo ao prazo mínimo de 48hs (QUARENTA E OITO HORAS), poden-do ser, após este prazo, interrompida as atividades em qualquer momento por prazo indeterminado. O Sindicato juntamente com os trabalhadores por ele representados cumpriram rigorosamente todos os requisitos previstos na Lei 7.783/89 e nos seus Estatutos Sociais. Coloca-se, também, o Sindicato, à disposição da empresa inte-ressada, para negociação da necessidade, ou não, de manutenção de equipes de trabalhadores onde existir atividade essencial, nos termos dos artigos 9º e 10º da referida Lei.

Economia brasileira cresce 2,3% em 2013 e totaliza R$ 4,84 trilhõesEntre países que já

divulgaram PIB de 2013, Brasil só fica atrás de China e Coréia. País fica à frente de economias desenvolvidas, como Es-tados Unidos, Reino Uni-do, Alemanha e Japão.

A economia brasileira cresceu 2,3% em 2013, segundo dados divulga-dos pelo Instituto Brasilei-ro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). A soma das riquezas produzidas no ano passado alcançou a cifra de R$ 4,84 trilhões. O produto Interno Bruto (PIB) per capita ficou em R$ 24.065, apresentando

uma alta de 1,4% em rela-ção a 2012.

No quarto trimestre, o crescimento da economia brasileira foi de 0,7% em relação ao trimestre an-terior, puxado pelo setor de serviços, que regis-trou alta de 0,7%. Em re-lação ao mesmo período de 2012, o crescimento foi de 1,9%. Registraram crescimento a agropecuá-ria (2,4%), o setor de ser-viços (1,8%) e a indústria (1,5%).

A despesa de consu-mo das famílias cresceu 2,3%, sendo este o 10º ano consecutivo de cres-

cimento. Tal comporta-mento foi favorecido pela elevação da massa sala-rial e pelo acréscimo do saldo de operações de crédito do sistema finan-ceiro com recursos livres para as pessoas físicas. A despesa do consumo da administração pública au-mentou 1,9%.

A taxa de investimen-to no ano de 2013 foi de 18,4% do PIB, ligeiramen-te acima do observado no ano anterior (18,2%). A taxa de poupança foi de 13,9% em 2013 (ante 14,6% no ano anterior).

De uma lista selecionada pelo IBGE de 13 países que já di-

vulgaram os resultados do Produ-to Interno Bruto (PIB) em 2013, além da zona do euro, o Brasil perde apenas para a China e a Coréia do Sul.

Mas se mostra abaixo da proje-ção de 3% para a média mundial, de acordo com o Fundo Monetá-rio Internacional (FMI).

O PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2013, resultado melhor do que o ano anterior (1%) e abaixo de 2011 (2,7%). No ano passado, a economia chinesa, sempre um caso à parte, teve expansão de 7,7%, enquanto a sul-coreana su-biu 2,8%.

O resultado deixa o Brasil aci-ma de economias desenvolvidas como Estados Unidos (1,9%), Ale-manha (0,4%), França (0,3%), Ja-pão (1,6%) e Reino Unido (1,9%). Entre os parceiros dos Brics, o país também supera a África do Sul (1,9%). O IBGE informa que Rússia e Índia ainda não divulga-ram os seus resultados.

Outros resultados mostram

queda de 1,2% na Espanha, de 1,9% na Itália e de 0,4% na zona do euro. Na América Latina, a economia cresceu 1,1%. Veja na ilustração abaixo, um raio-X mun-dial elaborado pelo Ministério da Fazenda, a partir de estudo do Fundo Monetário Internacional.

Vendas no setor automotivo crescem 6,69% no primeiro bi-mestre do ano

As vendas no setor automotivo cresceram 6,69% no primeiro bi-mestre deste ano, aponta levan-tamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Auto-motores (Fenabrave).

A entidade contabilizou os em-placamentos de automóveis, co-merciais leves, caminhões, ôni-bus, motocicletas e implementos rodoviários, o que revelou um sal-to na comparação com o mesmo período de 2013. Foram comer-cializadas 853.087 unidades nos dois primeiros meses deste ano ante 799.566 em janeiro e feve-reiro de 2013.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: CNM/CUT

Terceiro maior crescimento mundial