concurso pÚblico – edital 02/2011 respostas aos … · prefeitura municipal de morro agudo - sp...

4

Click here to load reader

Upload: vokhue

Post on 28-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 02/2011 RESPOSTAS AOS … · Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011 PEB II – ARTES QUESTÃO 02 – O recurso

Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011

CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 02/2011 RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS EM FACE DO GABARITO PRELIMINAR DAS PROVAS

APLICADAS

A Prefeitura Municipal de Morro Agudo, Estado de São Paulo, através do seu Prefeito Municipal, nos termos da legislação vigente, torna público as respostas aos recursos impetrados em face do gabarito preliminar, conforme segue abaixo:

PEB II – CIÊNCIAS QUESTÃO 02 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO.

QUESTÃO 21 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 28 – A questão não contém alternativa correta. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 35 – A questão não contém alternativa correta. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO.

QUESTÃO 36 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “A”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 40 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “A”. RECURSO DEFERIDO.

PEB II – HISTÓRIA

QUESTÃO 03 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 35 – O patrimonialismo (falta de clareza entre o bem público e o bem privado) é apontado por vários “analistas internacionais”, especialmente os membros da ONU (Organizações das Nações Unidas), como um dos principais fatores geradores da corrupção no Brasil. A questão em si baseia-se nos relatórios desses analistas e não, estritamente, nos argumentos de pensadores brasileiros que se debruçaram sobre o tema (especialmente Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro). A burocratização desenvolvida no Brasil é apontada por instituições como ONU, FMI (Fundo Monetário Internacional) e Banco Mundial como fonte para a morosidade dos processos governamentais. Lembrando que Burocracia, especialmente nos países de formação germânica e anglo-saxã, é vista de forma positiva e necessária para o bom desenvolvimento e funcionamento do mundo contemporâneo. RECURSO INDEFERIDO.

PEB II – INGLÊS QUESTÃO 02 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 22 – O recurso pede que alteração da alternativa “C” para alternativa “D”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 31 – A alternativa “C” não poderia ser correta porque hers é um Pronome Possessivo Substantivo (Possessive Pronouns). RECURSO INDEFERIDO.

QUESTÃO 35 – A questão pedia que o candidato assinalasse qual era a alternativa incorreta. RECURSO INDEFERIDO.

QUESTÃO 38 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “A”. RECURSO DEFERIDO.

Page 2: CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 02/2011 RESPOSTAS AOS … · Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011 PEB II – ARTES QUESTÃO 02 – O recurso

Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011

PEB II – ARTES

QUESTÃO 02 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 10 – No programa de Provas consta “Verbo”, que abrange a “regência verbal. RECURSO INDEFERIDO.

PEB II – LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 03 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 11 – O recurso não oferece nenhum fundamento para anulação da questão ou alteração do gabarito. Mantém-se como correta a alternativa “A”. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 18 – O recurso alega que não há alternativa correta. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 27 – O recurso pede alteração do gabarito, da alternativa “C” para alternativa “B”, afirmando que o autor serviu-se do discurso indireto livre. Resta razão ao candidato, e a alternativa será alterada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 28 – O recurso aponta que a questão contém duas alternativas corretas (A e D). Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 29 – O item III apresenta um erro de digitação e não de ortografia como alega o candidato. Como dito, não se trata de um erro ortográfico, mas sim, de uma inadequação no tocante à digitação visto que “vivi” e “vive” existem em termos de pessoa e tempo. Nesse sentido, considerando-se que o enunciado solicita a(s) afirmativa(s) correta(s) e, não em termos ortográficos, a banca não vê a necessidade de anular a questão, pois, considera que, de acordo com o enunciado, não há como prejudicar nenhum candidato. As demais alegações não possuem respaldo teórico, considerando-se, portanto, extremamente subjetiva. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 30 – O enunciado é claro quando diz “predominante”. Dessa forma é a assonância que predomina não procedendo, portanto, a solicitação do candidato. Assonância: Figura de estilo – repetição de sons vocálicos. Aliteração: figura de linguagem que consiste na repetição de sons consonantais idênticos - “Acho que a chuva ajuda a gente se

ver”. RECURSO INDEFERIDO.

QUESTÃO 39 – Não necessariamente deve ocorrer fatos em uma narrativa, basta um acontecimento para que ela se caracterize como tal. Há personagem apresentada, por exemplo, o capitão Rodrigo que pratica a ação de entrar na vida de Santa Fé. Bastam estes elementos para termos uma narrativa, pois bem, o único marcador de tempo apresentado pelo candidato já é por si só uma passagem de tempo. Não cabe, aqui, análise da obra de Érico Veríssimo, vale dizer que é um grande clássico da literatura brasileira e qualquer autor o traz como um texto narrativo. RECURSO INDEFERIDO.

PEB II – MATEMÁTICA

QUESTÃO 01 – O recurso foi impetrado alegando que o texto do quadrinho cita apenas o termo “ex”, sem indicar se é ex-namorado ou ex-marido, e com base no exposto requer ou a mudança de alternativa do gabarito para a letra “C” ou a anulação da questão. Não resta razão ao recurso, pois o elemento lingüístico “estou namorando com outro” é um elemento concreto, materializado linguisticamente no texto e não dá margem para dubiedade. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 03 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO.

Page 3: CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 02/2011 RESPOSTAS AOS … · Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011 PEB II – ARTES QUESTÃO 02 – O recurso

Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011

QUESTÃO 09 – O recurso pede que alteração da alternativa “A” para alternativa “D”, baseando-se que a frase tem tom exclamativo. Contudo, a banca decidiu anular a questão, por não conter alternativa correta. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 10 – O recurso alega que a frase “eu sou comprometido” pode ser entendida de outras formas, como “comprometimento com estudos, trabalho, família, etc”. A questão não pedia que o candidato afirmasse que “Caio” era ou não gay, como dispõe o recurso, e sim que o candidato indicasse o significado do ponto de interrogação no segundo balão, do personagem Miguel. Portanto, mantém-se como correta a alternativa “B”. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 11 – O recurso não oferece nenhum fundamento para anulação da questão ou alteração do gabarito. Mantém-se como correta a alternativa “A”. RECURSO INDEFERIDO.

QUESTÃO 18 – O recurso alega que não há alternativa correta. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 27 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “A”. RECURSO DEFERIDO.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

QUESTÃO 03 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 19 – Mantém-se como correta a alternativa “B”, conforme resolução abaixo. RECURSO INDEFERIDO. Área do Piso:

Área Valor (R$)

0,09 1,30

7,2 X

Logo, Kely gastará R$ 104,00

QUESTÃO 28 – O recurso requer anulação da questão, pois o conteúdo não consta da bibliografia do cargo. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 30 – O recurso requer anulação da questão, pois o conteúdo não consta da bibliografia do cargo. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 34 – O recurso não oferece nenhum fundamento para anulação da questão ou alteração do gabarito. Mantém-se como correta a alternativa “A”. RECURSO INDEFERIDO.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUESTÃO 02 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “C”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 06 – O recurso alega erro de digitação na questão como fundamento para anulação da questão, porém o erro não impede que o candidato responda corretamente. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 10 – O recurso pede anulação da questão, alegando que “regência verbal” não consta do Programa de Provas. Contudo, consta “Verbo”, que abrange a “regência verbal”. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 12 – O recurso pede que alteração da alternativa “B” para alternativa “D”. RECURSO DEFERIDO.

Page 4: CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 02/2011 RESPOSTAS AOS … · Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011 PEB II – ARTES QUESTÃO 02 – O recurso

Prefeitura Municipal de Morro Agudo - SP Concurso Público – Edital 02/2011

QUESTÃO 14 – O recurso pede anulação da questão, alegando que foi elaborada com matéria não constante do Programa de Provas. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 19 – O recurso alega que não foi citada a unidade de medida no enunciado da questão, o que impossibilitou a resposta correta da questão. Questão anulada. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 21 – As escolas infantis de Modena constam do livro “ZABALZA, Miguel Antonio. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998”. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 22 – As escolas infantis de Modena constam do livro “ZABALZA, Miguel Antonio. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998”. RECURSO INDEFERIDO.

QUESTÃO 26 – O psicanalista Donald Winniccott era um Pensador da Educação, e consta da Bibliografia “Pensadores da Educação”. RECURSO INDEFERIDO. QUESTÃO 33 – O recurso pede que alteração da alternativa “D” para alternativa “A”. RECURSO DEFERIDO. QUESTÃO 39 – Bryant J. Cratty é um dos pensadores da área de Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil, que consta do programa de provas. RECURSO INDEFERIDO.

Morro Agudo, 24 de fevereiro de 2012.

Gilberto César Barbeti PREFEITO MUNICIPAL DE MORRO AGUDO