concurso pÚblico - barbacena.ifsudestemg.edu.brbarbacena.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com...

23
NÃO ABRA ESTE CADERNO ANTES DA ORDEM DO FISCAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CARREIRA DOS SERVIDORES DOCENTES DA EAF BARBACENA 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BARBACENA - MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PROVA ELABORADA PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Upload: vuongthu

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

NÃO ABRA ESTE CADERNO ANTES DA ORDEM DO FISCAL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOSNA CARREIRA DOS SERVIDORES DOCENTES DA EAF

BARBACENA2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BARBACENA - MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO

PROVA ELABORADA PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

Page 2: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

2/22

Concurso Público • 2008

INSTRUÇÕES

1. Não abra este caderno de questões antes da ordem do fiscal.

2. A prova terá 4 horas de duração, improrrogáveis, incluindo o tempo necessário para marcar aresposta de cada questão das provas de Língua Portuguesa e de Conhecimentos da ÁreaEspecífica de Atuação.

3. Este caderno contém 40 questões objetivas, apresentando 4 opções cada uma, assim distribuídas:Prova de Língua Portuguesa, 10 questões, numeradas de 01 a 10.Prova de Conhecimentos Específicos, 30 questões, numeradas de 11 a 40.

4. Somente a última folha (gabarito) poderá ser destacada durante a realização desta prova.

5. Leia, atentamente, cada questão antes de responder a ela.

6. Não perca tempo com questão cuja resposta lhe pareça difícil; volte a ela, quando lhe sobrartempo.

7. Marque a folha de respostas, preenchendo, atentamente, a opção correta, apresentada em umadas letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

8. O número de respostas deverá coincidir com o número de questões.

9. O candidato devolverá este caderno de questões e a folha de respostas identificada com o nomee o número de inscrição.

10. O gabarito e a relação dos candidatos aprovados estarão disponíveis na Escola (Guarita) e/ouna internet (www.eafb.org.br).

Page 3: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

3/22

Concurso Público • 2008

LÍNGUA PORTUGUESA

As questões de (01) a (03) referem-se ao texto 1.

Texto 1

O Homem; As viagens

Carlos Drummond de Andrade

O homem, bicho da Terra tão pequenochateia-se na Terralugar de muita miséria e pouca diversão.Faz um foguete, uma cápsula, um módulotoca para a Luadesce cauteloso na LuaPisa na Luaplanta bandeirola na Luaexperimenta a Luaciviliza a Luahumaniza a Lua.Lua humanizada: tão igual à Terra.O homem chateia-se na Lua.Vamos para Marte - ordena a suas máquinas.Elas obedecem, o homem desce em MartePisa em MarteExperimentaColoniza CivilizaHumaniza Marte com engenho e arte.Marte humanizado, que lugar quadrado.Vamos a outra parte?Claro - diz o engenhosofisticado e dócil.Vamos a Vênus.O homem põe o pé em Vênusvê o visto - é isto?idemidemidem

O homem funde a cuca se não for a JúpiterProclamar justiça junto com injustiçaRepetir a fossaRepetir o inquietoRepetitório.Outros planetas restam para outras colônias.O espaço todo vira terra-a-terra.O homem chega ao Sol ou dá uma voltasó pra tever?Não-vê que ele inventaroupa insiderável de viver no Sol.Põe o pé e:mas que chato é o Sol, falso touroespanhol domado.Restam outros sistemas forado solar a col-onizar.Ao acabarem todossó resta ao homem (estará equipado?)a dificílima dangerosíssima viagemde si a si mesmo:pôr o pé no chãodo seu coraçãoExperimentarColonizarHumanizarO homemdescobrindo em suas próprias inexploradasentranhasa perene, insuspeitada alegriade con-viver.

(Extraído de As impurezas do branco, José Olympio Editora, 1973)

Page 4: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

4/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 01

Algumas expressões denotam a grande ambição de exploração do homem. Aquela que a expressacom maior intensidade é:

a) humaniza a Lua.

b) humaniza Marte com Engenho e Arte.

c) mas que chato é o Sol, falso touro espanhol domado.

d) pôr o pé / no chão de seu coração.

QUESTÃO 02

As constantes e inconstantes viagens do homem revelam um ser:

a) que não conhece a si mesmo plenamente.

b) forte, mas incapaz de amar.

c) fraco.

d) revoltado.

QUESTÃO 03

A ausência de crase em “Vamos para Marte – ordena a suas máquinas” se dá pela mesma razão quena alternativa:

a) O rapaz disse a sua mãe que voltaria logo.

b) Refiro-me a pessoas que gostam de seu trabalho.

c) O professor se referia a todos os alunos.

d) A carta foi escrita a máquina.

Page 5: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

5/22

Concurso Público • 2008

As questões de (04) a (07) referem-se ao texto 2.

Texto 2

Viajar expande os horizontes?

Aqui vai um pouco de alívio para qualquer turista que não esteja planejando navegar de canoapelo Rio Amazonas, ou que não esteja disposto a enfrentar uma longa viagem pela Sibéria – Con -trário a tudo que se diz por aí, viajar não abre os horizontes.

Os Vitorianos é que eram realmente obcecados por viagens. Eles viveram num tempo em queviajar realmente fortalecia o corpo e aprimorava o espírito. Somente uma pessoa muito intrépida seatreveria a desbravar pântanos infestados de Malária, munido apenas de um capacete, depois queos habitantes locais haviam bebido todo o seu uísque, roubado-lhe as provisões alimentícias edesaparecido, levando junto sua bússola.

Desde então, alguns turistas modernos também se vêem como se fossem nobres vitorianos,olhando com desprezo aqueles turistas que se hospedam em hotéis confortáveis, viajando em ônibuscom ar-condicionado. Para eles, é uma questão de orgulho que o verdadeiro turista sofra o máximopossível: eles sentem um júbilo masoquista em ficar de cócoras por um dia inteiro, apreciando umsórdido terreno pantanoso.

Paul Theroux, um escritor best-seller, especializado em turismo, também foi seduzido pelo mito:“A coisa mais próxima que se pode comparar a escrever um romance é viajar por um paísdesconhecido”. Viajar, ele diz, é um ato criativo. Pode ser divertido. Pode ser interessante, masmuitos turistas não conseguem enxergar mais a fundo o sentido de suas viagens.

O turista pode aprender muito sobre compras (bom em Singapura, ruim na China); aprendetambém como evitar os jovens que o seguem a todos os lugares, pedindo esmolas (olhe para elescom um sorriso condescendente). Ele sabe como encontrar uma pensión na Espanha ou que tipode comida mexicana deve experimentar. Assim sendo, o turista, na verdade, sabe muito pouco sobreos orientais, os espanhóis ou os mexicanos. Um conhecimento sobre os horários dos trens da Índiae o preço dos hotéis não é o mesmo que compreender a cultura indiana.

O turista pode adquirir certas habilidades inúteis, por exemplo, como começar um papo trivialcom novos contatos – discutir câmeras ou marcas de carro é uma maneira certeira de dar início adiscussões longas e aborrecidas.

Muitas pessoas usam a viagem como uma forma imbecil de escapismo. Os graduados dauniversidade de Oxford, por exemplo, não teriam o menor interesse em conhecer a classe operáriabritânica dos condados; mas acham que seria uma experiência enriquecedora conhecer os pobresdo Terceiro Mundo.

Os piores turistas são os que viajam por longos períodos de tempo. Freqüentemente, são pessoasque, na verdade, estão muito mais interessadas em evitar voltar pra casa do que, necessariamente,em ver o mundo. De um modo geral, as pessoas que viajam por mais de um ano são os simplórios,os desajustados sociais ou os neozelandeses.

Viajar pode, às vezes, fechar a mente por completo. Certa vez, peguei carona com aborígines emuma caminhonete. Ali já se encontrava um outro caroneiro que vinha viajando pelo mundo por quatroanos. Ele não tinha um lar fixo, nem trabalho, nem se preocupava quanto a seu próximo destino.

Desesperado por encontrar algo sobre o qual falar, contei a meu companheiro de viagem que euestava indo para um famoso ponto turístico em Queensland. Ele o conhecia? “Ah, claro!”, ele disse,“Acho que tem um bom hotel ali próximo”.

(Jack Shamash, In: Proficiency Masterclass, p. 32; Editora Oxford. Texto adaptado.)

Page 6: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

6/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 04

De acordo com o texto, aquele que não se enquadra no perfil do turista vitoriano ou moderno deveriase sentir:

a) culpado.

b) reconfortado.

c) orgulhoso.

d) ressentido.

QUESTÃO 05

Os turistas modernos se vêem como:

a) mártires.

b) bodes espiatórios.

c) vítimas.

d) obsoletos.

QUESTÃO 06

A elegância da redação de um texto se traduz, também, entre outros elementos, pela concisão. Umadas marcas gramaticais da concisão é a não-repetição de um termo já citado.

Nos enunciados abaixo, o símbolo Ø indica que um determinado termo foi omitido.

Indique a alternativa em que o termo omitido NÃO está corretamente indicado nos parênteses:

a) “Ø aprende também como evitar os jovens que o seguem (...)” (Ø = o turista)

b) “mas Ø acham que seria uma experiência enriquecedora conhecer os pobres do terceiro mundo!”(Ø = os graduados da universidade de Oxford)

c) “Ø nem se preocupava quanto a seu próximo destino.” (Ø = outro caroneiro)

d) “Ø pode ser divertido.” (Ø = viajar)

QUESTÃO 07

A relação de sentido implícita no uso dos dois-pontos, em “Para eles, é uma questão de orgulho queo verdadeiro turista sofra o máximo possível: eles sentem um júbilo masoquista...”, é a mesma queocorre entre os períodos da alternativa:

a) Choveu: porque o chão está molhado.

b) Quero dizer-lhe uma coisa: nada disso me interessa.

c) Os olhos dela estão vermelhos: porque ela chorou.

d) Seus elogios são sinceros: posto que sejam de mãe.

Page 7: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

7/22

Concurso Público • 2008

As questões de (08) a (10) referem-se ao texto 3.

Texto 3

O Grand Tour

Literalmente falando, grand tour significa “grande jornada”, uma expressão francesa. Na últimametade do século XVIII, todas as pessoas letradas falavam francês (e, se fossem homens, tinhamconhecimento de latim e de grego). Para os jovens nascidos em berço de ouro, partindo em suagrande jornada, esse era realmente um grandioso evento que os levaria por toda a Europa, dando-lhes a oportunidade de aprender sobre a importância e sobre o sentido de suas raízes culturais. Erauma busca cultural, no seu sentido mais amplo. Acreditava-se que esses jovens seriam, em umaépoca inocente a respeito da democracia, os futuros líderes de seus países, sendo, portanto,imperativo que eles compreendessem sua herança o mais plenamente possível.

Mas esses jovens não se aventuravam sozinhos: eram acompanhados por um séqüito, dentre osquais se destacava o tutor, um clérigo erudito cuja tarefa era estabelecer as finalidades educativasda jornada. O grand tour poderia durar – e durava – muitos anos, envolvendo permanênciasprolongadas em lugares de importância especial. Atenas ficava no topo desta lista, como tambémRoma e outras cidades importantes da Itália, das quais grande parte de nossa civilização é oriunda.O grand tour deveria ser um sério processo de aprendizagem, uma versão secular das peregrinaçõesdo passado religioso e, se falhava neste sentido, poder-se-ia dizer o mesmo sobre as própriasperegrinações: religiosos da Idade Média sempre denunciaram peregrinos que estavam muito maisinteressados nos prazeres das viagens do que na busca pela graça divina. Para os mais iluminados,os dois fins provavelmente não pareciam excludentes.

(Irmã Wendy Beckett, In: Syster Wendy’s Grand Tour, Proficiency Masterclass; Ed. Oxford; p.59. Texto adaptado.)

QUESTÃO 08

Considere as seguintes afirmativas:

I. O principal motivo de se enviar um jovem para o grand tour era mantê-lo longe de casa por umlongo período.

II. A autora diz que muitos dos jovens que partiam em um grand tour eram criticados por com -portamento inadequado.

III. Quando afirma que o Grand Tour era uma “busca cultural, em seu sentido mais amplo”, a autoraestá sendo sincera.

IV. Tanto os nobres como os peregrinos não estavam verdadeiramente interessados na finalidadepre cípua das viagens.

As afirmativas:

a) I, III e IV estão corretas.

b) II, III e IV estão corretas.

c) I, II e III estão incorretas.

d) I, II e IV estão incorretas.

Page 8: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

8/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 09

Assinale a palavra que, no contexto, poderia sugerir uma sutil crítica (os trechos foram extraídos doúltimo parágrafo):

a) erudito (em clérigo erudito)

b) sério (em processo sério de aprendizagem)

c) religioso (em passado religioso)

d) iluminados (em para os mais iluminados...)

QUESTÃO 10

Nos períodos abaixo, há uma relação semântica implícita, visto que não se empregou uma con -junção. Reescrevemos os períodos, explicitando essa relação por meio de uma conjunção.

Assinale a alternativa em que a conjunção introduzida NÃO está de acordo com o sentido sugeridono texto:

a) “Para os jovens nascidos em berço de ouro, partindo em sua grande jornada” = “que partiam emsua grande jornada...”

b) “Mas esses jovens não se aventuravam sozinhos: eram acompanhados por um séqüito” =“porquanto eram acompanhados por um séqüito...”

c) “... poder-se-ia dizer o mesmo sobre as próprias peregrinações: religiosos da Idade Média sempredenunciaram peregrinos...” = “embora muitos religiosos da Idade Média tenham denunciadoperegrinos...”

d) “... do que na busca pela graça divina. Para os mais iluminados, os dois fins provavelmente nãopareciam excludentes.” = “Todavia, para os mais iluminados...”

Page 9: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

9/22

Concurso Público • 2008

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 11

São metas do Plano Nacional do Turismo 2007-2010, EXCETO:

a) promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno.

b) criar 1,7 milhão de novos empregos e ocupações.

c) fazer do Brasil o maior destino turístico mundial.

d) estruturar 65 destinos com padrão de qualidade internacional.

QUESTÃO 12

Analise o GRÁFICO 1

GRÁFICO 1: Número de passageiros transportados no período de 1999 a 2004Fonte: DAC, 2005.

O gráfico, acima, representa a evolução do número de pax transportados no tráfego aéreo inter na -cional entre os anos de 1999 a 2004. A partir das informações do gráfico, marque a alternativacorreta:

a) Os atentados terroristas às torres gêmeas, em setembro de 2001, foram o principal motivo daqueda do número de passageiros.

b) O número de passageiros foi reduzido, devido ao aumento significativo do preço do petróleo nomercado internacional, elevando o custo das tarifas aéreas.

c) O número de passageiros aumentou, devido ao grande momento da economia mundial.

d) A redução, apresentada no gráfico, tem como principal responsável a falência de companhiasaéreas e sua conseqüente redução na oferta de assentos.

Page 10: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

10/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 13

Assinale a opção INCORRETA. São paradigmas da animação cultural:

a) Interpretativo.

b) Tecnológico.

c) Erudito.

d) Dialético.

QUESTÃO 14

As operações de um restaurante incluem a linha de frente, a retaguarda e o escritório. A principalresponsabilidade da linha de frente é a

a) coordenação administrativa.

b) qualidade da refeição servida.

c) contabilização da operação.

d) satisfação do cliente.

QUESTÃO 15

Analise as seguintes afirmativas sobre o Ecoturismo e assinale com (V) as verdadeiras e (F) asfalsas

( ) Dada a simplicidade do cliente que procura esse tipo de serviço, o Ecoturismo pode prescindirde suportes como alojamento, transporte e restaurante.

( ) O autêntico Ecoturismo é regido por um conjunto de condições que superam a prática do turismocon vencional de massas.

( ) Esse tipo de turismo demanda pessoal altamente especializado, conhecedor da dinâmica dose cos sistemas.

( ) As atividades do Ecoturismo devem favorecer a integração com as comunidades locais, ofe re -cendo-lhes oportunidades de trabalho em diversos programas.

( ) O que diferencia o Ecoturismo da modalidade do turismo convencional é acontecer em áreas pro -tegidas, não necessitando de pessoal qualificado para a sua execução.

A seqüência correta é

a) (F), (V), (V), (V), (F)

b) (V), (V), (F), (V), (F)

c) (F), (V), (F), (V), (V)

d) (F), (V), (V), (F), (F)

Page 11: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

11/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 16

A atividade turística é geradora de impactos. Classifique os impactos abaixo em Positivos (P) eNegativos (N).

1. aumento da informação e da integração entre as mais diferentes culturas, promovido pelo contatosocial entre visitantes e visitados;

2. geração de empregos e distribuição de renda na comunidade receptora;

3. valorização da cultura local, fortalecendo a identidade da comunidade receptora;

4. desenvolvimento da infra-estrutura e de serviços essenciais, melhorando a qualidade de vida dapopulação residente;

5. depreciação do patrimônio material da comunidade receptora;

6. imposição dos valores culturais do visitante, como intercâmbio cultural com o destino visitado;

7. maior produção de lixo, com o consumo da oferta de serviços e de produtos turísticos;

8. valorização imobiliária no núcleo receptor, tornando-se inacessível à população residente.

A seqüência correta é:

a) (P), (P), (P), (P), (N), (N), (N), (N)

b) (P), (N), (P), (N), (P), (P), (N), (N)

c) (N), (N), (P), (N), (P), (P), (P), (N)

d) (N), (P), (N), (P), (N), (P), (N), (P)

Page 12: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

12/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 17

Observe a TABELA 1

TABELA 1Evolução do tráfego aéreo internacional 2000-2006

Fonte: ANAC / PNT 2007-2010, 2007.

A partir das informações apresentadas na tabela acima, assinale a opção correta:

a) A diminuição dos Km voados deve-se ao processo de fusão e de formação de alianças inter na -cionais, desencadeado no período por parte das maiores companhias aéreas internacionais.

b) A crise da Varig é o fator determinante na diminuição da oferta de assentos, ocasionando a dimi -nuição dos Km voados e do número de passageiros transportados em 2006.

c) A cotação do petróleo, no mercado internacional, e a desvalorização cambial determinaram aredução significativa na oferta de assentos por parte das companhias aéreas internacionais,buscando a redução de custos e a sobrevivência em um mercado muito competitivo.

d) A desregulamentação do transporte aéreo ocasionou a diminuição da oferta de assentos, devidoà maior concorrência após a entrada de companhias aéreas estrangeiras, operando no mercadobrasileiro.

QUESTÃO 18

Sobre a análise do lucro, nas operações de Serviços de Alimentação, julgue as seguintes afirmativas.

I. A estratégia mais adequada para aumentar o faturamento é manter o mesmo número de clientese aumentar os preços.

II. As duas abordagens básicas para o incremento do lucro são o aumento do faturamento e aredução dos custos.

III. A redução de custo depende de uma análise minuciosa da operação, para determinar pontos emque o desperdício possa ser reduzido, mantendo a qualidade.

Estão corretos os itens:

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) I, II e III

Tráfego/ Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Km voados 160.684.836 161.712.577 143.528.933 132.966.858 145.743.187 153.633.208 123.901.570

Cresc. % 0,64 -11,24 -7,36 9,61 5,41 -19,35

Assentos Km oferecidos 33.188.744 33.095.204 30.811.016 28.570.466 30.583.274 32.457.380 23.744.103(em milhares)

Cresc. % -0,28 -6,90 -7,27 7,05 6,13 -26,85

Passageiros Km transportados 19.924.103 22.287.921 21.658.401 21.253.260 22.904.423 24.598.291 17.318.001(em milhares)

Cresc. % 11,86 -2,82 -1,87 7,77 7,40 -29,60

Page 13: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

13/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 19

Sobre o lazer, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) o lazer é um luxo, privilégio de poucos, somente os que são mais abastados em nossa sociedade.

( ) o lazer é um direito social, garantido constitucionalmente.

( ) o lazer é tudo aquilo que traz prazer e alegria, independente de suas conseqüências.

( ) o lazer é somente um tipo de turismo, como também existe o de negócios, eventos, histórico-cul tural, religioso, gastronômico, de aventura entre outros.

Assinale a opção correta:

a) (V), (F), (V), (F)

b) (F), (V), (F), (F)

c) (F), (F), (V), (V)

d) (V), (V), (F), (F)

QUESTÃO 20

A Animação Cultural apresenta algumas afirmativas sobre os padrões de organização cultural.Marque, entre as alternativas abaixo, a que está INCORRETA.

a) A cultura tecnológica, ligada aos padrões de consumo da sociedade moderna atual.

b) A cultura erudita, ligada às tradições e às manifestações de longo alcance.

c) A cultura popular, representada pelas manifestações culturais regionais.

d) A cultura de massa, que pode ser observada facilmente nos produtos da “indústria cultural”.

QUESTÃO 21

Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas qualitativas em Turismo e assinale com (V) asverdadeiras e (F) as falsas.

( ) As técnicas de dinâmica de grupo têm como base a idéia da criatividade e o poder de encontrarsoluções para problemas comuns por meio da atividade de grupo.

( ) Uma técnica bastante utilizada nos estudos de mercado é a discussão em grupo, pois permitea obtenção de dados mais abrangentes do que a entrevista particular.

( ) Nessas dinâmicas, o papel do moderador é de fundamental importância, pois cabe a ele dire -cio nar todo o processo, evitando as discussões desnecessárias.

( ) A pesquisa de grupo também poderá ser usada na fase preliminar de uma pesquisa, quando sedeseja definir a melhor forma de planejar um estudo.

( ) Na pesquisa qualitativa, no que se refere à técnica de discussão em grupo, o melhor é que sedê preferência a gru pos heterogêneos, visando garantir a diversidade de idéias.

A seqüência correta é

a) (V), (F), (V), (F), (F)

b) (V), (V), (F), (V), (F)

c) (V), (F), (F), (V), (V)

d) (F), (V), (V), (F), (F)

Page 14: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

14/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 22

Analise o GRÁFICO 2 (IPEA, 2008, p. 15), relativo à ocupação nas Atividades Características do Tu -ris mo (ACT), no Brasil, de 2002 a 2006, e julgue as afirmativas a seguir.

GRÁFICO 2: Ocupação total por ACTFonte: IPEA, 2006, P. 15.

I. A atividade Alimentação foi fortemente influenciada pela sazonalidade do setor, que apresentapicos em julho e dezembro/janeiro.

II. A atividade Transportes foi a que mais contribuiu na composição do emprego no Turismo nesseperíodo.

III. As atividades Transportes, Alimentação, Cultura e Lazer responderam, juntas, pelo maior númerode ocupações.

Estão corretos os itens

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

QUESTÃO 23

Assinale a opção INCORRETA. São fases de um processo administrativo:

a) planejamento, desenvolvimento, controle e ação.

b) projeto, diagnóstico, justificativa e conclusão.

c) plano, prognóstico, objetivos e considerações finais.

d) programa, metas, ação e retorno.

Page 15: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

15/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 24

Sobre os personagens da História do Turismo, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Thomas Cook fundou a primeira Agência de Viagens e Turismo na França em 1921.

( ) George Pullman criou os vagões-leito que impulsionaram o desenvolvimento do transporte demas sa.

( ) César Ritz inovou ao criar, nos meios de hospedagem, os banheiros individuais, dentro das uni -dades habitacionais.

( ) Herman von Schullard foi um estudioso que enumerou as motivações turísticas em: fé, paisagemdi ferente, descanso/repouso, motivos políticos.

Assinale a opção correta:

a) (F), (V), (V), (V)

b) (F), (F), (V), (F)

c) (V), (V), (F), (F)

d) (V), (F), (V), (F)

QUESTÃO 25

Sobre a oferta e a demanda turística, responda:

I. A oferta turística é gerada pelo fluxo de visitantes recebidos pela localidade.

II. A demanda turística oferece aos turistas todas as opções de serviços turísticos, como alimentação,hospedagem, transportes, informação, entretenimento e lazer seguros, entre outros.

III. Demanda turística é o movimento de turistas que determinada localidade recebe, independentedo local de origem.

IV. Oferta turística é tudo aquilo que determinada localidade apresenta como serviço aos turistasnas suas mais diversas concepções.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III

b) I e IV

c) II e III

d) III e IV

Page 16: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

16/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 26

Assinale a alternativa correta. São visões do lazer:

a) compensatória: que objetiva compensar o que o trabalho não retira do indivíduo e do grupo, prin -cipalmente através do lazer.

b) utilitarista: que procura recuperar a força de trabalho do sujeito a partir do lazer, considerando to -das as outras variáveis que influem nessa recuperação.

c) funcionalista: através do lazer, busca-se afastar as pessoas das drogas lícitas e ilícitas e dos pen -samentos e das práticas consideradas perniciosas, discurso bastante difundido pelos segmentosreligiosos.

d) pessoal: as funções do lazer respondem às necessidades do indivíduo, em face das obrigaçõespri márias impostas pela sociedade.

QUESTÃO 27

As afirmativas abaixo apresentam características do Turismo Social. Assinale a opção INCORRETA:

a) Ausência de lucro.

b) Ser de âmbito massivo.

c) Subvencionado, em parte ou totalmente.

d) Busca a excelência na prestação de serviços turísticos.

QUESTÃO 28

Analise as afirmações a seguir. De acordo com a EMBRATUR:

I. Turista nacional é todo indivíduo que reside no Brasil e permanece por mais de 24 horas no destinobrasileiro, realizando pernoite, fora de sua residência permanente.

II. Turista internacional é todo estrangeiro que viaja para destinos brasileiros, independente do seulocal de residência permanente.

III. Excursionista é o indivíduo que se desloca para algum destino fora de sua residência permanentee retorna em um período inferior a 24 horas, sem realizar pernoite.

IV. Quando o tempo de permanência é inferior a um ano, caracteriza-se migrante e não turista.

É adequado dizer:

a) estão corretas as afirmativas I e II.

b) estão incorretas as afirmativas II e III.

c) estão corretas as afirmativas I e III.

d) estão incorretas as afirmativas III e IV.

Page 17: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

17/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 29

Sobre os conteúdos culturais do lazer, analise as afirmações abaixo e marque a opção correta:

I. Foram enumerados por um sociólogo francês, chamado Joffre Dumazedier.

II. São importantes a serem observados para a elaboração de uma programação de recreação.

III. São informações teóricas que nada oferecem para o desenvolvimento prático das ações re crea -tivas.

IV. São campos de interesse das pessoas, classificados como: manual, físico-esportivo, artístico,social, intelectual e turístico, sendo este último acrescentado por outro pensador, o sociólogo bra -sileiro, Luiz Octávio de Lima Camargo.

a) somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) somente as afirmativas II e IV estão corretas.

c) todas as afirmativas estão corretas.

d) todas as afirmativas estão erradas.

QUESTÃO 30

Complete a sentença abaixo:

___________________ é uma expressão utilizada para invalidar um campo de formulário, e significa

NULO. ________________ é um roteiro turístico personalizado. Os fornecedores de serviços

turísticos emitem um ________________ com as informações referentes aos serviços contratados.

Quando um hóspede pretende dar entrada no meio de hospedagem antes do horário de início da

diária, solicita-se um ________________ .

A seqüência correta é:

a) Forfait, Day-use, Overbooking, Void.b) Void, Forfait, Voucher, Early Check-in.c) Overbooking, Voucher, Late Check-out, Forfait.d) Voucher, Circular Note, Day-use, PTA.

Page 18: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

18/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 31

No Brasil, o desenvolvimento da atividade turística depende, muitas vezes, de iniciativas e de inter -venções de vários organismos. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associandocorretamente as atividades relacionadas ao turismo com os órgãos e com as entidades responsáveis.

A seqüência de números correta é

a) (1) (2) (3)

b) (1) (3) (2)

c) (2) (1) (3)

d) (3) (1) (2)

QUESTÃO 32

Sobre a Teoria do Turismo, assinale a afirmativa correta:

a) São três os tipos de atrativos turísticos: histórico-culturais, naturais e a gastronomia típica.

b) São serviços públicos de apoio ao Turismo: transportes, bancos, saúde, segurança, comunicaçõese comércio.

c) A oferta turística de um destino é tudo aquilo que o turista tem acesso no núcleo emissor.

d) São critérios de segmentação de mercado: montanhas, serras, edificações e infra-estrutura urba na.

COLUNA I

1. Infra – estrutura

2. Educação e Capacitação

3. Transportes

COLUNA II

( ) Ministérios da Aeronáutica, da Marinha e dos Transportes.

( ) Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, Minas eEnergia, das Comunicações, das Cidades e do Turismo.

( ) Ministérios da Educação, da Cultura, do Trabalho e Emprego, daCiência e Tecnologia.

Page 19: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

19/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 33

De acordo com o GRÁFICO 3 (IPEA, 2008, p. 16), as Atividades Características do Turismo (ACT)que mais contribuíram com os empregos formais e com as ocupações informais no período de 2002a 2006 foram, respectivamente,

GRÁFICO 3: Participação relativa das ACTFonte: IPEA, 2006, P. 16.

a) Transportes e Alimentação.

b) Alojamento e Transportes.

c) Alimentação e Alojamento.

d) Alimentação e Transportes.

QUESTÃO 34

Ainda de acordo com o mesmo gráfico, as atividades responsáveis por mais de 70% das ocupaçõesno Turismo no período foram:

a) Alimentação e Alojamento.

b) Transportes e Alimentação.

c) Transportes e Agências de Viagens.

d) Alojamento e Transportes.

Page 20: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

20/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 35

O Ministério do Turismo desempenha, em relação a quem explora a atividade turística, função fiscali -zadora. Sobre os objetivos da fiscalização das atividades e dos serviços das Agências de Turismo,é INCORRETO afirmar que:

a) protege o usuário, priorizando o atendimento e a averiguação de reclamações.

b) orienta as empresas, para o perfeito atendimento das normas que regem suas atividades.

c) verifica o cumprimento da legislação em vigor.

d) puni as empresas reincidentes em crimes financeiros e em contravenções, frente aos clientes in -di viduais, proibindo a exploração de atividades turísticas..

QUESTÃO 36

São caracteres específicos constituintes do lazer, EXCETO:

a) caráter liberatório: o lazer é liberação de obrigações institucionais e resulta de livre escolha.

b) caráter desinteressado: o lazer não está, fundamentalmente, submetido a fim algum, seja lucrativo,profissional, utilitário, ideológico, material, social, político e socioespiritual.

c) caráter hedonístico: o lazer é marcado pela busca de um estado de satisfação, tomado como umfim em si: “Isso me interessa”. Essa busca pelo prazer, felicidade, alegria ou fruição é de naturezahedonística e representa condição primeira do lazer.

d) caráter romântico: cujo entendimento sobre o lazer resguarda um saudosismo inibidor de novaspráticas a partir de uma postura conservadora e, às vezes, retrógrada.

QUESTÃO 37

27 – Sobre Turismo e Meio Ambiente, é INCORRETO afirmar:

a) Hotspot é toda área prioritária para conservação, de rica biodiversidade e ameaçada no mais altograu. Sua área deve ter perdido mais de ¾ da vegetação original e possuir pelo menos 1.500espécies de plantas.

b) Zona de amortecimento é uma área externa à unidade de conservação, onde são permitidas asmais diversas atividades humanas, sem qualquer restrição de caráter industrial, econômico,extrativista, social, ecológico, cultural e religioso.

c) Unidade de conservação da natureza de proteção integral admite apenas o uso indireto dos seusatributos naturais, como pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental e turismoecológico.

d) Unidade de conservação da natureza de uso sustentável permite a exploração e o aproveitamentoeconômico direto ou a exploração dos recursos naturais de forma planejada ou regulamentada.

Page 21: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

21/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 38

Um decreto pioneiro no Estado de São Paulo cria parâmetros de implantação, gestão e operação deestradas que cruzam Unidades de Conservação de Proteção Integral, compreendidas por parques,estações ecológicas, reservas biológicas, monumentos naturais e refúgio de vida silvestre. [...] Odecreto nº 53.146, de 20 de junho de 2008, determina as providências ambientais necessárias paraa construção, a implantação e a duplicação de trechos nessas estradas e cria regras mais rígidaspara os gestores e operadores dessas vias.

(Disponível em: <www.revistaecotur.com.br>. Acesso em: 8 ago. de 2008 com adaptações).

A reportagem apresentada mostra a necessidade de uma legislação federal que previna o impactodos roteiros turísticos em áreas de proteção integral ou de uso sustentável.

Nesse aspecto, julgue os seguintes itens.

I. Os órgãos responsáveis deverão criar alternativas que previnam ou reduzam os impactos am bien -tais que essas vias possam causar às diversas Unidades de Conservação, suprindo, dessa forma,uma lacuna na legislação vigente.

II. Uma legislação ambiental federal, nesse sentido, seria um empecilho às atividades turísticasnessas Unidades de Conservação, uma vez que dificultaria o acesso dos usuários aos locais demaior interesse paisagístico.

III. A implementação dessas medidas, em nível nacional, proporcionaria uma maior integração entreos usuários das estradas e a natureza com a construção, sempre que possível, de recuos, pontosde parada e mirantes, por exemplo.

Estão corretos os itens:

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

Page 22: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

22/22

Concurso Público • 2008

QUESTÃO 39

Estudo indica que aumento vertiginoso no fluxo de visitantes e a falta de planejamento causamimpactos sociais e ambientais capazes de ameaçar a atividade turística em Itacaré - BA.

Disponível em: <http://www.ecolnews.com.br/turismo_de_alto_impacto_ambiental_negativo.htm>. Acesso em: 08 ago. 2008.

A reportagem apresentada mostra a realidade de inúmeros municípios brasileiros, localizados nolitoral, que, por falta de um planejamento adequado da atividade turística, encontram-se nessamesma situação.

Com relação a isso, é INCORRETO afirmar:

a) É necessário estabelecer leis e políticas públicas locais que garantam a preservação e a va lo ri -za ção do patrimônio artístico, cultural, histórico e natural da região.

b) O maior fluxo de turistas nessas regiões é sazonal, o que gera um grande impacto ambiental, de -vi do ao aumento de resíduos e de efluentes não tratados.

c) Problemas como a ocupação desordenada, a especulação imobiliária, o aumento do custo de vi -da, dentre outros, dependem da forma como a atividade turística se estabelece numa região.

d) O recurso econômico, advindo da atividade turística, é suficiente para que ações sejam im ple -men tadas no sentido de corrigir as falhas de gestão.

QUESTÃO 40

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente algumas fases doprocesso de planejamento às suas características correspondentes.

A seqüência de números correta é:

a) (5) (4) (2) (3) (1) (6)

b) (5) (2) (4) (6) (1) (3)

c) (4) (2) (1) (3) (5) (6)

d) (2) (1) (3) (6) (5) (4)

COLUNA I

1. Diagnóstico

2. Projetos

3. Objetivos

4. Planos

5. Prognóstico

6. Metas

COLUNA II

( ) Consiste na construção de possíveis cenários futuros, ou seja, é aprojeção da situação atual para o futuro.

( ) Constituem as unidades menores de planejamento e é onde oprocesso se concretiza.

( ) São documentos que reúnem as orientações fundamentais quesurgem do processo de planejamento.

( ) É a mensuração em termos quantitativos dos objetivos.

( ) Compreende a análise e a avaliação da situação histórica e atual doque vai ser planejado.

( ) São os fins, os propósitos ou a situação a que se deseja chegar.

Page 23: CONCURSO PÚBLICO - barbacena.ifsudestemg.edu.brBARBACENA.pdf · das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 8. O número de respostas deverá coincidir

G A B A R I T O

01) a b c d

02) a b c d

03) a b c d

04) a b c d

05) a b c d

06) a b c d

07) a b c d

08) a b c d

09) a b c d

10) a b c d

11) a b c d

12) a b c d

13) a b c d

14) a b c d

15) a b c d

16) a b c d

17) a b c d

18) a b c d

19) a b c d

20) a b c d

21) a b c d

22) a b c d

23) a b c d

24) a b c d

25) a b c d

26) a b c d

27) a b c d

28) a b c d

29) a b c d

30) a b c d

31) a b c d

32) a b c d

33) a b c d

34) a b c d

35) a b c d

36) a b c d

37) a b c d

38) a b c d

39) a b c d

40) a b c d

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOSNA CARREIRA DOS SERVIDORES DOCENTES DA EAF

BARBACENA • 2008

PROVA ELABORADA PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS