concurso público para - questões de concursos · pdf fileconcurso público...

17
Professor Áreas Comuns aos Cursos História TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE DE ALBERT EINSTEIN PARA EXAME GRAFOTÉCNICO “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” BOA PROV A! www.funcab.org VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASO CONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS. ATENÇÃO DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas. ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO E REDAÇÃO. CONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO EDITAL Nº 001/2015 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI Somente faltando 1 (uma) hora para o término da prova, o candidato poderá retirar-se levando o seu Caderno de Questões; O candidato que optar por se retirar sem levar o seu Caderno de Questões não poderá copiar suas respostas por qualquer meio. O descumprimento dessa determinação será registrado em ata e acarretará a eliminação do candidato; e Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Cartão de Respostas assinado e a Folha de Resposta da Prova de Redação. Não se esqueça dos seus pertences. Por motivo de segurança: O candidato só poderá retirar-se definitivamente da sala após 1 (uma) hora do início efetivo da prova; Ao terminar a prova, o candidato deverá se retirar imediatamente do local, não sendo possível nem mesmo a utilização dos banheiros e/ou bebedouros. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o Cartão de Respostas e a Folha de Resposta da Prova de Redação. O fiscal de sala não está autorizado a alterar quaisquer dessas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local. O preenchimento da Folha de Resposta da Prova de Redação será de sua inteira responsabilidade. LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material enquanto aguarda o horário de início da prova. Siga, atentamente, a forma correta de preenchimento do Cartão de Respostas, conforme estabelecido no próprio. Não haverá substituição do Cartão de Respostas e/ou da Folha de Resposta da Prova de Redação por erro do candidato. Disciplinas Quantidade de questões Valor de cada questão Língua Portuguesa 15 2 Informática Básica 10 2 Conhecimentos Específicos 25 2 A Prova de Redação deverá ser desenvolvida na Folha de Resposta personalizada e desidentificada pelo candidato, que deverá destacar o canhoto que contém seus dados cadastrais e entregar ao fiscal da sala. A Folha de Resposta da Prova de Redação é o único documento válido para a correção.

Upload: dinhminh

Post on 24-Mar-2018

220 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

Professor Áreas Comuns aos Cursos–

História

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,A FRASE DE ALBERT EINSTEIN PARA EXAME GRAFOTÉCNICO

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.”

BOA PROVA!www.funcab.org

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASOCONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAISPARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

ATENÇÃO

DURAÇÃO DA PROVA: 4 horas.

ESTE CADERNO CONTÉM 50 (CINQUENTA) QUESTÕESDE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DERESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO

E REDAÇÃO.

CONCURSO PÚBLICO para TD22

TARDE

CÓDIGO

EDITAL Nº 001/2015

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES FACELI–

Somente faltando 1 (uma) hora para o término da prova,o candidato poderá retirar-se levando o seu Caderno deQuestões;

O candidato que optar por se retirar sem levar o seuCaderno de Questões não poderá copiar suasrespostas por qualquer meio. O descumprimentodessa determinação será registrado em ata eacarretará a eliminação do candidato; e

Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregarao fiscal o Cartão de Respostas assinado e a Folha deResposta da Prova de Redação. Não se esqueçados seus pertences.

Por motivo de segurança:

O candidato só poderá retirar-se definitivamente dasala após 1 (uma) hora do início efetivo da prova;

Ao terminar a prova, o candidato deverá se retirarimediatamente do local, não sendo possível nemmesmo a utilização dos banheiros e/ou bebedouros.

Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala atéque o último candidato entregue o Cartão de Respostas e aFolha de Resposta da Prova de Redação.

O fiscal de sala não está autorizado a alterar quaisquerdessas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presençado coordenador local.

O preenchimento da Folha de Resposta da Prova de Redaçãoserá de sua inteira responsabilidade.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO

Após identificado e instalado na sala, você não poderáconsultar qualquer material enquanto aguarda o horário deinício da prova.

Siga, atentamente, a forma correta de preenchimento doCartão de Respostas, conforme estabelecido no próprio.

Não haverá substituição do Cartão de Respostas e/ou daFolha de Resposta da Prova de Redação por erro docandidato.

DisciplinasQuantidade de

questões

Valor de cada

questão

Língua Portuguesa 15 2

Informática Básica 10 2

Conhecimentos Específicos 25 2

A Prova de Redação deverá ser desenvolvida na Folha deResposta personalizada e desidentificada pelo candidato,que deverá destacar o canhoto que contém seus dadoscadastrais e entregar ao fiscal da sala. A Folha de Respostada Prova de Redação é o único documento válido para acorreção.

Page 2: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

02FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para responder às questões de 01 a 15.

A morte conhece tudo a nosso respeito, etalvez por isso seja triste. Se é certo que nunca sorri, ésó porque lhe faltam os lábios, e esta lição anatômicanos diz que, ao contrário do que os vivos julgam, osorriso não é uma questão de dentes. Há quem diga,com humor menos macabro que de mau gosto, queela leva afivelada uma espécie de sorrisopermanente, mas isso não é verdade, o que ela traz àvista é um esgar de sofrimento, porque a recordaçãodo tempo em que tinha boca, e a boca língua, e alíngua saliva, a persegue continuamente. Com umbreve suspiro, puxou para si uma folha de papel ecomeçou a escrever a primeira carta deste dia, Carasenhora, lamento comunicar-lhe que a sua vidaterminará no prazo irrevogável e improrrogável deuma semana, desejo-lhe que aproveite o melhor quepuder o tempo que lhe resta, sua atenta servidora,morte. Duzentas e noventa e oito folhas, duzentos enoventa e oito sobrescritos, duzentas e noventa e oitodescargas na lista, não se poderá dizer que umtrabalho destes seja de matar, mas a verdade é que amorte chegou ao fim exausta. Com o gesto da mãodireita que já lhe conhecemos fez desaparecer asduzentas e noventa e oito cartas, depois, cruzandosobre a mesa os magros braços, deixou descair acabeça sobre eles, não para dormir, porque mortenão dorme, mas para descansar. Quando meia horamais tarde, já refeita da fadiga, a levantou, a carta quehavia sido devolvida à procedência e outra vezenviada, estava novamente ali, diante das suasórbitas atônitas.

Se a morte havia sonhado com a esperançade alguma surpresa que a viesse distrair dosaborrecimentos da rotina, estava servida. [...] Entre ire vir, a carta não havia demorado mais que meia hora,provavelmente muito menos, dado que já seencontrava em cima da mesa quando a mortelevantou a cabeça do duro amparo dos antebraços,isto é, do cúbito e do rádio, que para isso mesmo éque são entrelaçados. Uma força alheia, misteriosa,incompreensível, parecia opor-se à morte da pessoa,apesar de a data da sua defunção estar fixada, comopara toda a gente, desde o próprio dia do nascimento.É impossível, disse a morte à gadanha silenciosa,ninguém no mundo ou fora dele teve alguma vez maispoder do que eu. eu sou a morte, o resto é nada.

As intermitências da morte(Fragmento)

SARAMAGO, José. . São Paulo:Companhia das Letras, 2005. p. 139-40.

As intermitências da morte

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. A dissolução do pretérito no texto torna-seinteressante pela utilização de vírgulas entre apresença do narrador e a fala do personagemque passa ideia de presente.

II. O pretérito do narrador e o presente dopersonagem fictício se identificam porque aexperiência relatada transcorre no aqui e agora,estabelecendo o presente fictício.

III. A devolução da carta intriga a morte e demonstrao desejo humano de vencê-la.

Está correto o que se afirma em:

A) I, apenas.B) I e II, apenas.C) I e III, apenas.D) II e III, apenas.E) I, II e III.

Questão 01

As palavras destacadas em “a sua vida terminará noprazo IRREVOGÁVEL e IMPRORROGÁVEL de umasemana” podem ser substituídas, sem alteração dosentido assumido no contexto, respectivamente, por:

A) incontestável e inadiável.B) indispensável e inexpugnável.C) irrelevante e urgente.D) imutável e impreterível.E) anulável e protelável.

Questão 02

Page 3: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

03FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“Há quem diga, com humor menos macabro que demau gosto, que ela leva afivelada uma espécie desorriso permanente, mas isso não é verdade”

Com relação aos componentes destacados dotrecho, é correto afirmar que:

A) MAS inicia uma oração subordinada concessiva.B) ISSO é um pronome adjetivo demonstrativo.C) a palavra QUE, em todas as ocorrências, é uma

conjunção integrante.D) PERMANENTE é um adjetivo.E) a palavra VERDADE é, sintaticamente, advérbio.

Questão 06

Sobre os elementos destacados do fragmento “Se amorte havia sonhado com a esperança de algumasurpresa que a viesse distrair dos aborrecimentos darotina, estava servida.”, leia as afirmativas.

I. O verbo “haver” como auxiliar da expressãoHAVIA SONHADO fica no plural se o sujeitoestiver no plural.

II. “DE ALGUMA SURPRESA” é objeto indireto daprimeira oração.

III. QUE é uma conjunção integrante.

Está correto o que se afirma em:

A) I, apenas.B) II, apenas.C) I e II, apenas.D) I, II e III.E) I e III, apenas.

Questão 03

“A morte conhece tudo a nosso respeito, e talvez porISSO seja triste.”

O uso da forma destacada do demonstrativo, nocontexto, se justifica porque:

A) retoma elementos, que estão fora do texto, emsituação de proximidade.

B) faz referência a elementos contextuais, externosao texto.

C) é um elemento remissivo que faz referênciaanafórica a ideias já introduzidas no texto.

D) consiste na repetição da mesma palavra naprogressão narrativa.

E) antec ipa a ide ia a ser apresentadaposteriormente.

Questão 04

No período “Entre ir e vir, a carta não havia demoradomais que meia hora, PROVAVELMENTE muitomenos”, o termo em destaque só teria prejuízo para osentido original do texto, se fosse substituído por:

A) certamente.B) seguramente.C) supostamente.D) possivelmente.E) talvez.

Questão 05

Considerando o contexto em que se produziu acolocação do pronome oblíquo destacado “aproveiteo melhor que puder o tempo que LHE resta”, pode-seafirmar, corretamente, que foi assim realizadaporque:

A) a gramática normativa recomenda o uso dapróclise na presença de atratores, como é o casodo substantivo tempo, que atrai o pronomeoblíquo.

B) o pronome deve ser colocado antes do verbo,quando iniciam orações subordinadas adjetivas.

C) o verbo, em orações subordinadas, impõe o usoda próclise.

D) quando há no período elementos com ideiacomparativa, deve-se usar a ênclise.

E) a gramática normativa impõe o uso da próclise napresença de atratores dos pronomes pessoaisoblíquos, como é o caso do pronome relativo.

Questão 07

Page 4: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

04FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“já refeita da fadiga, a levantou, a carta que havia sidodevolvida à procedência e outra vez enviada,”A respeito do trecho acima, quanto aos aspectosgramatical, sintático e semântico, analise asafirmativas a seguir.

I. A colocação pronominal, na segunda oração,A LEVANTOU, foi realizada de formainadequada.

II. O uso do acento indicativo da crase em“À PROCEDÊNCIA” não se apoia na gramáticanormativa.

III. QUE, dentro da oração a que pertence, assumepapel de sujeito.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

A) I.B) II.C) I e III.D) I e II.E) II e III.

Questão 08

Em “CARA SENHORA, lamento comunicar-lhe que asua vida terminará no prazo irrevogável eimprorrogável de uma semana.” os termosdestacados compõem a função de:

A) vocativo.B) aposto.C) sujeito.D) adjunto adnominal.E) complemento nominal.

Questão 09

Em qual alternativa produz-se evidente equívoco deleitura, quando se afirma que o fragmento transcritodo texto foi usado em sentido conotativo?

A) “ela leva afivelada uma espécie de sorrisopermanente”

B) “puxou para si uma folha de papel e começou aescrever a primeira carta deste dia.”

C) “o que ela traz à vista é um esgar de sofrimento”D) “É impossível, disse a morte à gadanha

silenciosa”E) “não se poderá dizer que um trabalho destes seja

de matar, mas a verdade é que a morte chegou aofim exausta.”

A opção a seguir cuja forma destacada, na formaçãodas palavras, contraria o valor semântico indicado é:

A) irrevogáVEL- pertinência.B) recordaÇÃO - resultado da ação.C) servidORA- agente.D) misteriOSA- cheia de.E) entrelaçADOS - têm o caráter de.

De acordo com os estudos de regência verbal e com opadrão culto da língua, o verbo destacado em“DESEJO-lhe que aproveite o melhor que puder otempo que lhe resta, sua atenta servidora, morte.” é:

A) intransitivo.B) transitivo indireto.C) transitivo direto.D) de ligação.E) transitivo direto e indireto.

A figura de linguagem predominante em “ninguém nomundo ou fora dele teve alguma vez mais poder doque eu” é:

A) pleonasmo.B) eufemismo.C) sinestesia.D) comparação.E) metonímia.

Questão 10

Questão 11

Questão 12

Questão 13

Na evolução do texto, notam-se alguns problemas noemprego normativo da língua que podem interferir nacompreensão segura do que se pretende comunicar.Um dos problemas encontrados é:

A) uso ineficiente do sinal indicativo da crase.B) falta de concordância adequada.C) uso inadequado de minúscula e maiúscula.D) seleção de vocábulo inadequado.E) mau emprego das formas verbais.

Questão 14

Page 5: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“Com o gesto da mão direita que já lhe conhecemosfez desaparecer as duzentas e noventa e oito cartas,depois, CRUZANDO SOBRE A MESA OS MAGROSBRAÇOS, deixou descair a cabeça sobre eles”

O segmento destacado mostra formas reduzidas; aforma reduzida do verbo “cruzar” poderia seradequadamente substituída, mantendo o sentido dotexto, por:

A) mas cruza sobre a mesa os magros braços.B) quando cruzou sobre a mesa os magros braços.C) caso cruze sobre a mesa os magros braços.D) se cruzasse sobre a mesa os magros braços.E) embora cruzasse sobre a mesa os magros

braços.

Questão 15

Em algumas versões do MS Windows 7, o Bitlocker éum recurso que serve para:

A) criptografar o disco rígido por meio de inserçãode uma senha, de modo que se evite o acessonão autorizado ao dispositivo.

B) gravação de arquivos e pastas com um tipo deextensão, proprietária do sistema operacional,visando à compactação dos mesmos.

C) implementar uma barra de ferramentas comopções de acesso direto aos diversos aplicativospresentes na área de trabalho do computador.

D) inserir uma proteção online contra fraudes eacesso indevidos via rede, usando algumasfacilidades oferecidas pelo sistema operacional.

E) proporcionar a interface gráfica um aspecto 3D,com transparências entre as janelas que estãoativas na área de trabalho.

Questão 16

Um software, já embutido nas diversas versões doWindows 8, que permite que se tenha uma proteçãocontra spywares é o:

A) Aero Lite.B) Command Prompt.C) Mobility Center.D) Reiser Disks.E) Windows Defender.

Questão 17

INFORMÁTICA BÁSICA

Um usuário do MS Excel 2010, em português, quedeseje usar em uma planilha uma função que retorneuma referência indicada por um valor de texto deveadicionar a função:

A) ENDEREÇOB) CORRESPC) ÍNDICED) INDIRETOE) TRANSPOR

Questão 18

Um usuário do MS Excel 2010, em português, inseriuvalores e fórmulas em células de uma planilhaconforme visto a seguir:

Na célula F34 foi inserida a fórmula:=MÁXIMO(E27:E30)-SOMA(E27;E29)

Aexecução dessa fórmula resultou em qual valor?

A) -25B) -1C) 0D) 1E) 25

Quando um usuário do MS Excel 2010, emportuguês, ao trabalhar em uma planilha, clica no

ícone ele acessa a(s) funcionalidade(s) para:

A) apresentar a lista de funções que foram inseridasmais recentemente no Excel.

B) destacar as células que contém fórmulas queresultem em valores numéricos.

C) criar, editar, excluir e localizar todos os nomesusados na pasta de trabalho atual.

D) monitorar os valores de determinadas células àmedida que são feitas alterações.

E) mostrar, por meios de setas, quais células sãoafetadas por outras células.

Questão 19

Questão 20

Linha\Coluna D E26 Nome Idade27 João 2328 Maria 2529 José =MÉDIA(E27:E28)30 Miriam =SOMASE(D27:D29;"J*";E27:E29)

Page 6: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

As funcionalidades acessadas, quando se clica noícone do MS Word 2010, em português, são

aquelas que tratam do:

A) compartilhamento.B) controle de versões.C) controle de permissões.D) fechamento de arquivos.E) modo de compatibilidade.

Questão 21

Um usuário do MS Word 2010, em português, desejaalternar entre maiúsculas/minúsculas um trechoselecionado de um texto usando o teclado. Para isso,ele deve utilizar as teclas de atalho:

A) Ctrl + Shift +AB) Ctrl + Shift + UC) Ctrl + Shift + KD) Ctrl + PageUpE) Shift + F7

Questão 22

Quando um usuário do Mozila Firefox Versão 38.0clica no ícone , ele tem acesso ao mesmo tipo

de função caso digitasse qual(ais) a(s) tecla(s) deatalho?

A) F1B) F11C) Ctrl + HD) Ctrl + SE) Ctrl + Shift +A

No Google Chrome, em português, versão 43.0, paraque um usuário possa abrir a página de downloads,utilizando o teclado, quais teclas de atalho ele vaiusar?

A) Alt + EB) Alt + TC) Ctrl + JD) Ctrl + PE) Ctrl + Shift + B

Questão 24

Questão 23

Uma ferramenta de software, utilizada para tratar dearmazenamento em nuvem, é o:

A) Acrobat Reader.B) Dropbox.C) PKZIP.D) Packet Tracer.E) Outlook.

Leia o texto a seguir, sobre metodologia do ensino dehistória.

“Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo queparticipou do ideário iluminista, mas endereçou suascríticas ao projeto iluminista, rechaçando confiançaexcessiva na razão humana e oferecendo lugar deimportância às emoções. Nascido em Genebra naSuíça foi um dos fundadores do romantismo. Na áreada educação, o filósofo é autêntico e muito relevantepara os interessados em conhecer umafundamentação filosófica perspicaz na suarecolocação do lugar da criança. Os pesquisadoresda área parecem concordar que as pesquisas deRousseau são um marco na pedagogia moderna.Não é de estranhar que esse filósofo sejaconsiderado um revolucionário, tanto por modificar oeixo da educação como por valorizar a infância em simesma”.

De acordo com o exposto no texto e com os seusconhecimentos de metodologia de ensino, marque aúnica afirmativa correta.

A) A filosofia de Rousseau não se identifica com oestudo da história, partindo-se do pressuposto decontinuidade temporal que a história trabalha.

B) De acordo com Rousseau, o ensino de históriapode ser tomado como ponto de partida parauma formação tecnicista da criança.

C) Rousseau dá importância capital à infância,recolocando a criança como protagonista noprocesso criativo.

D) De acordo com Rousseau, o ensino de históriadissocia-se do fator temporal, e deve levar emconta apenas a formação do cidadão em seutempo atual.Rousseau entende que educar remete a impedire a obstruir os caminhos que as instituiçõessociais imprimem ao ser humano.

NOGUEIRA JR, Renato., 2009.

Aprendendo a ensinar: uma introduçãoaos fundamentos filosóficos da educação

E)

Questão 25

Questão 26

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Page 7: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“[...] Anísio Teixeira é um dos principais responsáveispela introdução de elementos no Brasil. [...] AnísioTeixeira endossa que educar é uma atividade política.E o filósofo brasileiro procura na sugestão e naprodução de experiências a fonte para que valores econhecimentos possam ser trabalhados comestudantes dentro de uma instituição de ensino.Cabe, portanto, ao educador contribuir para oaprimoramento da vida [...]”.

De acordo com o texto, o ensino de história:

A) deve açambarcar-se de outras disciplinas econhecimentos, para produzir sujeitos comdomínios exclusivos de conhecimentos.

B) produz conhecimentos e práticas sociais queproduzam um ser humano socialmentedesenvolvido e aprimorado para a vida.

C) relaciona-se com outras disciplinas para produzirum ser humano tecnicista.

D) como ciência de práticas sociais, pode engendrardomínios com outras disciplinas, mas osresultados serão conhecimentos superados parao seu tempo.

E) quando combinado com outras disciplinasproduzirá um sujeito com limitados domínios deconhecimentos.

NOGUEIRA JR, Renato., 2009.

Aprendendo a ensinar: uma introduçãoaos fundamentos filosóficos da educação

“Teoricamente, cada geração copia e reproduz suapredecessora até onde seja possível, e se consideraem falta para com ela na medida em que falha nesseintento. Claro que uma dominação total do passadoexcluiria todas as mudanças e inovações legítimas, eé improvável que exista alguma sociedade humanaque não reconheça nenhuma delas”.

Com base no texto, é correto afirmar que o ensino dehistória:

A) faz uma leitura filosófica do passado com oobjetivo claro e determinado de se entender osproblemas do futuro.

B) estabelece uma leitura correta, precisa e factualdos fatos do presente, com bases em seuscorrelatos no passado.

C) é uma análise do passado para umacompreensão e correção de problemas políticosdo presente.

D) conclui que passado e presente não interagem,porém, cada fato do passado estabelece umarelação com o presente.

E) estuda o passado e o relaciona ao presente comofator histórico, tendo a consciência dapossibilidade de falhas na compreensão ereprodução dos acontecimentos.

HOBSBAWN, Eric. , 2011.Sobre História

Questão 27 Questão 28

“A postura que adotamos com respeito ao passado,quais as relações entre passado, presente e futuronão são apenas questões de interesse vital paratodos: são indispensáveis. É inevitável fazercomparações entre o presente e o passado: essa é afinalidade dos álbuns de fotos de famílias ou filmesdomésticos. Não podemos deixar de aprender comisso, pois é o que a experiência significa. Podemosaprender coisas erradas – e, positivamente, é o quefazemos com frequência -, mas se não aprendermos,ou não temos nenhuma oportunidade de aprender, ounos recusamos a aprender de algum passado algoque é relevante ao nosso propósito, somos, no limite,mentalmente anormais [...]”.

Para o historiador Eric Hobsbawn:

A) o passado constitui a história.B) a história dissocia-se do passado.C) o passado é a única forma de se estudar a

história.D) a história estabelece as características do

passado.E) ao estudar o passado, o futuro será estabelecido.

HOBSBAWN, Eric. , 2011.Sobre História

Questão 29

Page 8: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“Para deixar claro: o objetivo de se traçar a evoluçãohistórica da humanidade não é antever o queacontecerá no futuro, ainda que o conhecimento e oentendimento históricos sejam essenciais a todoaquele que deseja basear suas ações e projetos emalgo melhor que a clarividência, a astrologia ou ofranco voluntarismo [...]”.

De acordo com o texto:

A) a função do historiador confunde-se com omisticismo de adivinhações da antiguidade.

B) a evolução da humanidade é uma linhaascensional previsível através da história.

C) o conhecimento histórico permite projetar umasociedade futuristicamente igualitária.

D) a história não produz conhecimento com base emprevisões futurísticas.

E) tanto as ciências como a astrologia sãofundamentais à história.

HOBSBAWN, Eric. , 2011.Sobre História

Questão 30

Leia os fragmentos a seguir relacionados a debatehistórico sobre a questão da formação cultural doBrasil.

“[...] Em um de seus livros mais conhecidos, Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre abordou questõesrelativas às interações entre europeus, africanos eíndios desde os primórdios da colonização,destacando as condições de reconhecimento socialdos mestiços no mundo criado pelos portugueses e asuposta tolerância racial que marcaria o caráter danação [...]”.

“Nas décadas de 1950 e 1960, diversos estudossociológicos sobre o tema das relações raciaisafastaram-se da imagem de harmonia inicialmentevalorizada por Gilberto Freyre, explicitando asdesigualdades entre brancos e negros na sociedadebrasileira [...]”.

“[...] Debates propostos por Otávio Ianni e FernandoHenrique Cardoso, entre outros autores,argumentavam que a noção de classe social era maisimportante que a ideia de raça na definição dasrelações sociais, encaminhando assim uma reflexãosistemática sobre o preconceito como sobrevivênciado passado escravista [...]”.

O tema central dos fragmentos acima pode serencontrado em uma das opções a seguir. Marque-a.

A) Memória e histórias da aboliçãoB) Mito da democracia racial brasileiraC) História memorialista da escravidãoD) Participação política de ex-escravosE) Cultura histórica dos descendentes de africanos

no Brasil

VIANA, Larissa. . In:Cultura política e leituras do passado, 2007.

Mestiçagem e cultura histórica: debates

Questão 31

Page 9: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Sobre a questão indígena, no século XVIII, na históriado Brasil leia, o texto a seguir.

“No Rio de Janeiro, a transformação das aldeias emvilas e lugares portugueses não impediu quecontinuassem sendo identificadas como aldeiasindígenas, inclusive pela documentação oficial. Ascâmaras municipais e os moradores incentivadospela legislação intensificavam as investidas sobre asterras das aldeias, enquanto os índios procuravampreservá-las com base nos direitos adquiridos pelacondição de índios aliados à Coroa, para a qual aindaprestavam serviços. Aldeia de São Francisco Xavier,por exemplo, chegou a ser extinta, mas foi restauradapor pressão dos índios [...]”.

De acordo com o texto, e com seus conhecimentossobre a questão indígena no Brasil, é correto afirmarque:

A) a recente luta dos indígenas demonstra umadesigualdade social, que marca apenas os diasatuais.

B) o desenrolar da luta dos indígenas sugere umasolução favorável a eles, proposta pelo Estado.

C) vinda de longa data, a disputa por terras marca ahistória da questão indígena no Brasil.

D) o Estado português, anteriormente, e o Estadobrasileiro, na atualidade, se comportam de formaigual na questão indígena.

E) a conquista dos índios pelo reconhecimento deseu direito à terra, já se tornou uma realidadeefetiva no Brasil atual.

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de.

. In: Cultura política e leituras do passado, 2007.

Comunidades indígenas eEstado nacional: histórias, memórias e identidades emconstrução

Questão 32

No livro “O Queijo e os Vermes”, Carlo Ginzburganalisa a história do moleiro Menocchio diante daInquisição, sob a acusação de subverter os preceitosreligiosos da Igreja Católica em sua comunidade.

Leia o fragmento a seguir de “O Queijo e os Vermes”para responder à questão.

“Nos discursos de Menocchio, portanto vemosemergir, como que por uma fenda no terreno, umestrato cultural profundo, tão pouco comum que setorna quase incompreensível. Esse caso,diferentemente dos outros examinados até aqui,envolve não só uma reação filtrada pela páginaescrita [...]”.

Diante do exposto no fragmento e de seusconhecimentos sobre a História Social, leia asafirmativas a seguir.

I. A análise de Ginzburg sobre o “caso Menocchio”,levou em consideração, do ponto de vista daHistória Social, o extrato da cultura oral paracompreensão da cosmologia que o moleirodefendeu diante da Inquisição.

II. Ginzburg fez uma análise das questõesapresentadas por Menocchio, partindo dospressupostos da História Quantitativa.

III. Ao entender que Menocchio desenvolveu umacosmologia pessoal e popular, Ginzburg fez umacompreensão dos fatos part indo dospressupostos da demográfica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I, apenas.B) II, apenas.C) III, apenas.D) I e II, apenas.E) I, II e III.

GINZBURG, Carlo.. 2006.

O Queijo e os Vermes: cotidiano e as ideiasde um moleiro perseguido pela Inquisição

Questão 33

Page 10: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Leia o texto a seguir.

“As estatísticas populacionais confirmam claramentea falta de mulheres entre a população escravabrasileira, uma causa óbvia e importante daincapacidade da população para crescer oupermanecer estável. [...]

Uma das justificativas para a preponderânciamasculina na escravaria brasileira foi:

A) a fragilidade feminina na viagem de travessia doAtlântico.

B) a maior oferta de mulheres em território africanonas áreas de comércio escravocrata.

C) a pouca oferta de mão de obra masculina naÁfrica.

D) a preferência dos traficantes por escravas, naregião de melhor oferta de escravos na África.

E) uma maior demanda por homens nas plantagensamericanas.

CONRAD, Robert Edgar. Tumbeiros: o tráfico de escravospara o Brasil.

Questão 34

Culturamix.com

Navio Negreiro também é o nome de um dos poemasmais famosos do escritor brasileiro Castro Alves. Opoema feito por ele retrata com expressões terríveis asituação dos africanos na época da escravidão.

Uma das mazelas produzidas na escravidãomoderna foi a forma como eram transportados osescravizados. Com relação a este assunto leia asafirmativas a seguir.

I. O número exato de escravos introduzidos noBrasil, durante o período de mais de três séculos,jamais será conhecido com exatidão.

II. O número total de africanos traficados para oBrasil tende a aumentar muito, se foremconsiderados os que morreram durante aviagem.

III. Com relação ao século XVIII, o tráfico escravistapara o Brasil foi maior que nos períodosprecedentes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I, apenas.B) II, apenas.C) III, apenas.D) I e II, apenas.E) I, II e III.

Questão 35

Page 11: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

11FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Leia os fragmentos a seguir.

“Em 1807 o Parlamento Britânico, após longo eacrimonioso debate, proscreveu a participação desúditos britânicos no tráfico internacional, e quase aomesmo tempo iniciou uma campanha, tantodiplomática quanto naval, no sentido de forçar outrospaíses europeus e americanos a juntarem-se nessadecisão importante”.“Portugal, por outro lado, com suas colônias africanase brasileira, e seu vasto tráfico atlântico, estavadespreparado para aderir ao novo humanitarismo, e,aos anos que se seguiram a 1807, censurou aspretensões britânicas sempre que pôde [...]”.

Com relação aos fatos históricos apresentados nosfragmentos, é correto afirmar que:

A) destacam a participação das colôniasamericanas nos parlamentos europeus.

B) dizem respeito, especificamente, à questão dotráfico de escravos para as colônias inglesas naAmérica.

C) demonstram claramente a preocupação doParlamento Inglês, com a integridade física dosafricanos.

D) referem-se ao período que o tráfico de escravosda África foi declarado ilegal.

E) colocam em discussão as animosidades entrePortugal e a Inglaterra no século XVII.

CONRAD, Robert Edgar. Tumbeiros: o tráfico de escravospara o Brasil.

Os movimentos armados de 1935 foram as últimasmanifestações de rebeldia tenentista. Este “ciclo” derebeldia, iniciado em 1922, teve como episódioinicial a:

A) eleição de Getúlio Vargas.B) instauração de uma ditadura no Brasil.C) revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana.D) criação do Partido Comunista Brasileiro.E) tomada do poder de forma ditatorial por Getúlio

Vargas.

“[...] Nessa madrugada – 29 de outubro de 1924 –Prestes deu início, com o levante BatalhãoFerroviário de Santo Ângelo, ao movimento que iriase transformar na marcha da coluna que levou seunome. Antes de sublevar-se, o capitão escreveu umacarta pedindo demissão do Exército”.

Com relação à Coluna Prestes é correto afirmar que:

A) buscava estabelecer no Brasil a implantação deum regime com base nos princípios marxistas.

B) requeria a defesa do voto secreto, da verdadeeleitoral e da moralidade pública.

C) declarava resistência ao imperialismo inglês doponto de vista da dominância britânica naAmérica do Sul.

D) representava os interesses da classetrabalhadora, principalmente os imigrantesestabelecidos no Brasil.

E) questionava o governo republicano quanto a sualegitimidade, já que estes não representavam osinteresses da população nordestina.

VIANNA, Marly de Almeida Gomes.. 2007.

Revolucionário de 1935 –sonho e realidade

Questão 36

Questão 38

Questão 37

Page 12: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

12FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“No céu do século XIX, brilhou uma estrela: a doadultério. A história de amantes prolonga, semdúvida, um movimento que existia há séculos [...].Entre os membros da família real, Carlota JoaquinaTeresa Caetana de Bourbon y Bourbon já vinha malfalada por viver na Quinta Ramalhão, palácio distantedo marido, d. João [...]”.

O período da história do Brasil que está relacionadoao texto é marcado por um episódio importante naconstrução política do país. Tal episódio foi a(o):

A) chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro.B) retorno de d. João a Portugal.C) ocupação de Portugal por Napoleão Bonaparte.D) declaração da loucura da rainha portuguesa,

estabelecendo-se d. João com regente.E) elevação do Rio de Janeiro à condição e capital

do Império Português.

PRIORE, Mary Del.. 2011.

Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo naHistória do Brasil

Questão 39

Leia o texto a seguir.

“Até o século XIX, a Igreja tinha certa tolerância emrelação ao aborto. Acreditando que a alma sópassava a existir no feto masculino após quarentadias da concepção, e, no feminino, depois de oitenta,o que acontecesse antes da 'entrada da alma' não eraconsiderado crime nem pecado. Tudo se complicava,porém, se pairassem dúvidas sobre o aborto serresultado de uma ligação extraconjugal.

De acordo com o disposto no texto, com base nahistória de gênero no Brasil e seus conhecimentossobre o assunto, é correto afirmar que:

A) os preceitos religiosos descritos no texto, nãoremetem à ideia de preconceito de gênero.

B) o conceito da existência de um histórico derepressão a mulheres no Brasil é renunciado notexto.

C) a tolerância com o aborto, no século XIX, pelaIgreja, conforme o descrito no texto, é uma provacabal da inexistência de preconceitos de gênerona história brasileira.

D) a mudança de atitude, na concepção fora dasrelações conjugais, denota um caráterdemocrático nas relações pessoais por parte daIgreja.

E) a postura da Igreja descrita no texto se identificacom histórico de preconceitos de gêneroexistentes na história brasileira.

PRIORE, Mary Del.. 2011.

Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo naHistória do Brasil

Questão 40

Veja a imagem produzida pelo pintor Paul Harro-Harring, sobre a presença de escravos na RuaDireita, no Rio de Janeiro, em 1840.

Diante de seus conhecimentos sobre ascaracterísticas da escravidão no Império, e de acordocom a imagem produzida pelo artista leia asafirmações.

I. Existiam escravos envolvidos em tarefasdiferenciadas em centros urbanos como o Rio deJaneiro, por exemplo.

II. No Rio de Janeiro, capital do império brasileiro,existia uma quantidade maior de atividadesdestinadas aos escravos.

III. Tanto nos centros urbanos quanto nas zonasrurais, a escravidão tinha as mesmascaracterísticas trabalhistas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I, apenas.B) II, apenas.C) III, apenas.D) I e II, apenas.E) I, II e III.

Questão 41

Page 13: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

13FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Entre 15 de novembro de 1889 e 15 de novembro de1898, quando Manuel Ferraz de Campos Salesassume a Presidência, a República brasileiraenfrentou anos tumultuados. Tais tumultos podem seridentificados pelo fato de:

A) os presidentes dos anos iniciais da Repúblicamais se identificarem com o modelo escravistaque com as instituições democráticasrepublicanas.

B) os representantes do extinto Império desejarem oretorno daquele modelo governamental.

C) o s p r i m e i r o s a n o s r e p u b l i c a n o s s ecaracterizarem pelo vazio representado pelasupressão dos mecanismos institucionais doImpério.

D) as instituições republicanas promoverem aintrodução de instituições democráticas, napolítica brasileira.

E) o governo republicano atender aos interessesoperários em detrimento dos interesses da elitebrasileira.

Questão 42

O Rio de Janeiro, do início do século XX, viveumanifestações populares, questionadoras do regimerepublicano e manifestadoras das insatisfações comas mudanças estruturais e arquitetônicas queocorriam na cidade. Dentre tais manifestações pode-se destacar a(o):

A) Greve Geral dos Operários, em 1910.B) Revolta da Vacina, em 1904.C) Revolta das Carnes Verdes, em 1906.D) Quebra-Quebra no “Cabeça de Porco”, em 1900.E) Revolta dos Marinheiros, em 1903.

Questão 43

O “Movimento Tenentista” de 1922 teve como um deseus líderes Luiz Carlos Prestes. As ideias iniciais,propostas pelos tenentes, nem sempre se tornaramuma realidade. Um dos ideais do movimento foi:

A) derrubar o presidente e colocar Prestes nogoverno.

B) apoiar a candidatura deArtur Bernardes.C) derrubar Epitácio Pessoa e impedir a candidatura

deArtur Bernardes.D) arquitetar uma revolução socialista, nos moldes

da Revolução Russa.E) implementar uma ditadura militar, com o apoio

das oligarquias cafeeiras.

Questão 44

Até meados do século XVII, existia no Brasil umarelativa autonomia política dos colonos, em grandeparte devido à presença insignificante do governoportuguês na colônia.Depois da Restauração de 1640, a crise econômicaportuguesa forçou uma centralização do poderpolítico na colônia e o aumento da exploraçãocolonial, cuja administração do Marquês de Pombal éo momento mais emblemático.Os colonos mudaram sua visão e suas atitudes emface da dominação portuguesa. Passaram a sentir-secomo colonos explorados e empobrecidos pelaCoroa. Começaram a revoltar-se contra a novapolítica colonial.

O conjunto de revoltas que foram originadas deacordo com o texto acima foi:

A) classificado como nativista, devido ao fato de nãobuscarem a emancipação da Colônia, e teremcaráter localistas.

B) direcionado à busca de um rompimento definitivocom a metrópole portuguesa, podendo sec l a s s i f i c a r e s s a s r e v o l t a s c o m oemancipacionistas.

C) construído com base nos princípios iluministasque já tinham livre circulação na Colônia.

D) arquitetado com o caráter emancipacionista,tendo em seus postulados a discussão sobre ofinal da escravidão na Colônia.

E) definido a partir dos interesses da elite colonial,porém defendeu as camadas mais pobres dasociedade colonial, inclusive os interesses dosescravos.

Questão 45

Page 14: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

14FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

A historiografia tradicional brasileira, elitista eheróica, foi usada quase sempre como instrumentopara desfigurar a verdade histórica.Deliberadamente ou não, foi comum aoshistoriadores do passado escrever a História doBrasil, segundo a ótica do colonizador, ou seja, daelite dominante, aquilo que se chama de “História dosVencedores”. Daí as incorreções metodológicas; daíos falseamentos ideológicos e históricos.Dentre as inúmeras ideias falsas sobre a história doBrasil, pode ser citada a da “passividade” do negro,isto é, a afirmação preconceituosa e racista de que onegro aceitou a escravidão passivamente. Falso. Sea historiografia tradicional pretende ressaltar a“benevolência” branca e a “passividade” negra, suaatitude não passa de uma tentativa de mascarar arealidade.

Diante do exposto pode-se afirmar corretamente que:

A) a rigor, a luta do negro por liberdade no Brasil estárestrita ao período colonial.

B) os movimentos coletivos de resistência deescravos ao regime escravista foi uniforme evitorioso somente durante o período republicano.

C) a falta de diferença étnicas entre os escravosfacilitou a organização do movimento deresistência à escravidão.

D) a fuga de escravos e a formação de quilombos noBrasil, como resistência à escravidão, só iráocorrer no final do século XVIII.

E) o quilombo é, por definição, uma comunidadenegra formada e organizada para realizar a lutapela liberdade e contra a escravidão.

Questão 46

“As vivências das populações negras no Brasil após aLei Áurea instigaram revisões pela memória e pelahistória da efeméride 13 de maio, que deixou de serfestejada de modo quase unânime. Partes das novasgerações passou a encarar a lei apenas como umaconquista jurídica, já que a população negrapermaneceu em uma situação desprivilegiada e como encargo de lutar contra o preconceito racial”.

As circunstâncias em que a Lei Áurea foi decretadaestão presentes em:

A) oposição do movimento republicano àmonarquia, fortalecimento do Império, e apoio daelite cafeeira ao abolicionismo.

B) monarqu ia fo r ta lec ida po l i t i camente ,possibilidade real de um “terceiro reinado”, eapoio do movimento abolicionista à causarepublicana.

C) monarquia politicamente enfraquecida, oposiçãodo movimento republicano à monarquia, epossibilidade real de continuidade do Império noBrasil.

D) oposição do movimento republicano àmonarquia, fortalecimento do movimentoabolicionista, e enfraquecimento político damonarquia.

E) ascensão do movimento republicano, oposiçãoda elite cafeeira à monarquia, e possibilidade realda efetivação de um “terceiro reinado” no Brasil.

LOPES, MariaAparecida de Oliveira.. 2009.

Narrativas e significados do13 de maio e o 20 de novembro para a História do Brasil

Questão 47

Fim do século XIX. Cena 1: o marechal Deodoro daFonseca, acompanhado dos militares, proclama aRepública no Brasil. Cena 2: junto com a família real,a monarquia sai de cena. Cena 3: é instaurado umregime que se denomina público e afirma que o povoé soberano. Cena 4: a população, em acordo com anovidade e com os homens no poder, segue a vida.Corta. Sobe o letreiro: “E todos foram felizes parasempre”.

A visão de que o regime republicano no Brasil chegoude forma serena e tranquila, não se confirma diantedos fatos turbulentos que marcaram a PrimeiraRepública. Entre tais fatos pode-se destacar a(o):

A) Revolta das Carnes Verdes.B) Política dos Governadores.C) Manifesto dos 13 Generais.D) Revolta da Vacina.E) Greve Geral dos Operários.

(www.revistaescola.abril.com.br).

Questão 48

Page 15: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

15FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Derrotado nas urnas e alegando que houve fraude,Getúlio Vargas comanda o movimento armado queacabaria derrubando o presidente Washington Luís eficaria conhecido como Revolução de 1930.

Em tese a concentração de poderes nas mãos deVargas representou o(a):

A) auge do movimento tenentista.B) destruição do poder das oligarquias estaduais.C) inexistência de grupos capazes de assumir o

controle político do país.D) maior participação política popular.E) final da influência do monarquistas nas decisões

do governo.

Questão 49

O populismo surgiu de uma lacuna, de um momentoem que ninguém se mostrava como a classehegemônica. Sabendo disso, Getúlio Vargas toma asrédeas do poder e, ora jogando com a vontade dopovo, ora jogando com a vontade da oligarquiacafeeira e, principalmente, com a burguesia industrialproeminente, mantém o poder em suas mãos por 15anos.

Entre as medidas populistas tomadas por GetúlioVargas para amenizar as contestações ao seugoverno ditatorial, tem-se a(o):

A) concessão aos trabalhadores de alguns direitosque há muito tempo batalhavam, como o direitoao voto secreto e universal e ao salário mínimo.

B) aliança com os líderes do movimento tenentista,dando-lhes cargos no governo.

C) reforço dos poderes locais, atribuídos àoligarquias estaduais.

D) concessão de maior autonomia aos partidospolíticos, principalmente aANLe ao PCB.

E) aproximação com o Partido Comunista Brasileiroe suas ideologias marxistas.

Questão 50

Page 16: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

16FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Motivado pela leitura dos textos seguintes, sem,contudo, copiá-los ou parafraseá-los, redija umTEXTO DISSERTATIVO com, no mínimo, 20 e, nomáximo, 25 linhas, em modalidade e limitessolicitados, em norma padrão da língua portuguesa,atribuindo-lhe um título, sobre o tema: QUAIS OSEFEITOS DA LEI DA PALMADA NA SOCIEDADEBRASILEIRA?

Texto 1

A Lei Menino Bernardo é o nome adotadopelos deputados para projeto de lei 7672/2010, daPresidência da República brasileira, proposto aoCongresso Nacional Brasileiro que visa proibir o usode castigos físicos ou tratamentos cruéis oudegradantes na educação de crianças eadolescentes. A imprensa brasileira apelidou a lei deLei da Palmada. O projeto prevê que pais quemaltratarem os filhos sejam encaminhados aprograma oficial de proteção à família e a cursos deorientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico,além de receberem advertência. A criança que sofrera agressão, por sua vez, deverá ser encaminhada atratamento especializado. A proposta prevê aindamulta de três a 20 salários mínimos para médicos,professores e agentes públicos que tiveremconhecimento de agressões a crianças eadolescentes e não denunciarem às autoridades.

Texto 2

Texto 3

As cr ianças e os ado lescentes sãoespecialmente afetados pela violência. Mesmo comos esforços do governo brasileiro e da sociedade emgeral para enfrentar o problema, as estatísticas aindaapontam um cenário desolador em relação à

Disponíve l em: <ht tp : / /www.bbc.co.uk/por tuguese/noticias/2013/11/131119_lei_palmada_brasil_dia_mundial_direitos_criancas_lgb.shtml>.Acesso em: 04 jul.2015.

Disponível em: <http://www.google.com.br>.

PROVA DE REDAÇÃO violência contra crianças e adolescentes. A cada dia,129 casos de violência psicológica e física, incluindoa sexual, e negligência contra crianças eadolescentes são reportados, em média, ao DisqueDenúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cincocasos de violência contra meninas e meninos sãoregistrados no País. Esse quadro pode ser ainda maisgrave se levarmos em consideração que muitosdesses crimes nunca chegam a ser denunciados.Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/activities.html>.Acesso em: 04 jul.2015.

Page 17: CONCURSO PÚBLICO para - Questões de Concursos · PDF fileCONCURSO PÚBLICO para T D22 TARDE CÓDIGO ... FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt LÍNGUA PORTUGUESA

RASCU

NH

O