concurso de bolsa - cocflorianopolis.com.br · verifiquese sua prova contém falhas, folhas em...

20
CONCURSO DE BOLSA Ensino Médio 2ª Série INSTRUÇÕES Preencha o cartão resposta de acordo com as orientações do fiscal de sala. Verifique se sua prova contém falhas, folhas em branco, má impressão, páginas trocadas etc.; nesse caso, peça a um fiscal que troque sua prova. Use os espaços e/ou páginas em branco de sua prova para rascunho. Não destaque folhas do caderno de prova. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Preencha as bolhas do cartão resposta com caneta esferográfica azul ou preta. Procure responder a todas as questões. Para cada questão, marque apenas uma resposta na folha de resposta. As bolhas só podem ser preenchidas da seguinte forma: As questões em branco ou com duas respostas assinaladas serão anuladas. Na folha de resposta, examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, comunique imediatamente ao fiscal. Não dobre, não suje, não rasure e não utilize corretores na folha de resposta, pois a leitura óptica será prejudicada. Não haverá substituição da folha de resposta por erro de preenchimento, ou qualquer dano causado pelo candidato. Durante a prova não será permitido: comunicação entre candidatos, empréstimos, uso de meios ilícitos ou atos contra as normas e a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desreipeito aos fiscais são faltas que eliminam o candidato Não será permitido, sob pena de eliminação, portar relógios, acessórios de chapelaria (boné, chapéu, gorro, lenço ou similares), uso de óculos escuros e/ou qualquer equipamento eletrônico (telefone celular, calculadora, MP3, MP4, MP5-player, iPod, tablets ou similares), mesmo desligado. Bem como qualquer tipo de consulta (livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, anotações, réguas de cálculo, etc). Os candidatos só poderão entregar o material de prova e retirar-se definitivamente da sala a partir das 16h. Os últimos 3 (três) candidatos deverão retirar-se da sala ao mesmo tempo. O tempo de resolução das questões, incluindo o tempo de transcrição para a folha de resposta é de 3 horas. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova e a folha de resposta. O candidato deve pedir autorização ao fiscal em sala quando quiser ir ao banheiro. Ao deixar seu local de prova, o caderno deve ser fechado com esta capa virada para cima. 24 de setembro de 2016 das 14h às 17h Código de prova: 0002

Upload: lamnguyet

Post on 15-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONCURSODE BOLSAEnsino Médio

2ª Série

INSTRUÇÕES■Preencha o cartão resposta de acordo com as

orientações do fiscal de sala.

■ Verifique se sua prova contém falhas, folhas embranco,máimpressão,páginastrocadasetc.;nessecaso,peçaaumfiscalquetroquesuaprova.

■Use os espaços e/ou páginas em branco de suaprova para rascunho. Não destaque folhas docadernodeprova.

■ Ainterpretaçãodasquestõeséparteintegrantedaprova,nãosendopermitidasperguntasaosfiscais.

■ Preencha as bolhas do cartão resposta com caneta esferográfica azul ou preta. Procure respondera todas as questões. Para cada questão,marqueapenasumarespostanafolhaderesposta.

■ As bolhas só podemserpreenchidasdaseguinteforma:

■As questões em branco ou com duas respostasassinaladasserãoanuladas.

■Na folha de resposta, examine se há marcaçõesindevidasno campodestinadoàs suas respostas.Sehouver,comuniqueimediatamenteaofiscal.

■ Não dobre, não suje, não rasure e não utilizecorretoresnafolhaderesposta,poisaleituraópticaseráprejudicada.Nãohaverásubstituiçãodafolhaderespostaporerrodepreenchimento,ouqualquerdanocausadopelocandidato.

■Duranteaprovanãoserápermitido: comunicaçãoentrecandidatos,empréstimos,usodemeiosilícitosouatoscontraasnormaseadisciplina.Afraude,aindisciplinaeodesreipeitoaosfiscaissãofaltasqueeliminam o candidato

■Nãoserápermitido,sobpenadeeliminação,portarrelógios, acessórios de chapelaria (boné, chapéu,gorro, lenço ou similares), uso de óculos escurose/ou qualquer equipamento eletrônico (telefonecelular, calculadora,MP3,MP4,MP5-player, iPod,tabletsousimilares),mesmodesligado.Bemcomoqualquertipodeconsulta(livros,revistas,apostilas,resumos,dicionários,cadernos,anotações,réguasdecálculo,etc).

■Os candidatos só poderão entregar omaterial deprova e retirar-se definitivamente da sala a partirdas 16h. Os últimos 3 (três) candidatos deverãoretirar-sedasalaaomesmotempo.

■O tempo de resolução das questões, incluindo otempo de transcrição para a folha de resposta é de 3horas.

■ Aoterminaraprova,entregueaofiscalocadernodeprovaeafolhaderesposta.

■ Ocandidatodevepedirautorizaçãoaofiscalemsalaquandoquiseriraobanheiro.Aodeixarseulocaldeprova,ocadernodeveserfechadocomestacapaviradaparacima.

24 de setembro de 2016das14hàs17h

Código de prova: 0002

3

PORTUGUÊS

O jeitinho que virou little way

O [jornal britânico] FinancialTimes [...] quis explicarapalavra“jeitinho”.Deuatéversãoinglesaàcoisa,“littleway”. Mas a explicação, nessas horas, nem sempre encaixa o alvo.

O jornal classifica “jeitinho” como o nocivo hábitode driblar regras e convenções de forma criativa (e atéilegal),com o que o brasileiro resolve de problemasprosaicosatéapolíticamonetária[...].

[...]ParaFernandaCarlosBorges,emAfilosofiadojeito[...],o“jeitinho”é[...]apredisposiçãoemsercooperativoemambienteinstável,sobreoqualnãohásegurançadequeseobtenhamresultadosapenasseguindoaaplicaçãofriaderegrasespartanas.

“Jeitinho” não se confundiria, portanto, comfavorecimentoouprivilégio,corrupçãoouacordoderabopreso.Nadadissoésinônimonecessáriode“jeitinho”,aconstantecultural.[...]

Os anglo-saxões matutam, mas não atingem acomplexidade de termos como “jeitinho” [...]. Umavirtude tão rara para a cultura cartesiana da minúciae do planejamento é por vezes vista por eles comoexcepcionalidadesedutora[...]

PEREIRAJÚNIOR,LuizCosta.Ojeitinhoqueviroulittle way. Disponívelem:<http://revistalingua.uol.com.br/textos/89/o-jeitinho-

quevirou-little-way-279056-1.asp>.Fragmento.

Vocabulário:Prosaico: comum,vulgarEspartano: caracterizadoporautodisciplina,severidade

1. O“jeitinho”brasileiro,deacordocomotexto:

a) é uma das qualidades brasileiras elogiadas peloFinancial Times.b) temsuaorigemnaculturabritânica.c) é interpretado como costume prejudicial pelo jornalbritânico.d) éimitadopelosbritânicos,poisquerempossuirmaiorflexibilidadecultural.e) é compreendido em todos os seus aspectos pelosbritânicos.

2. Lembrando-se de que clichês são expressõesidiomáticas populares utilizadas de maneira repetitivae abusiva, que acabaram por se desgastar, assinale, aseguir,otrechodotextoemqueaparececlichê.

a) “Osanglo-saxõesmatutam[...]”b) “[...]apredisposiçãoemsercooperativoemambienteinstável[...]”c) “[...]driblarregraseconvençõesdeformacriativa(eatéilegal)[...]”d) “[...]corrupçãoouacordoderabopreso[...]”e) “[...] vista por eles como excepcionalidade sedutora[...]”

3. No trecho “Mas a explicação, nessas horas, nem

sempre encaixa o alvo”, o vocábulo em destaque podesersubstituído,semalteraçãodesentido,por:

a) porconseguinte.b) logo.c) pois.d) portanto.e) entretanto.

4. Notrecho“‘Jeitinho’nãoseconfundiria,portanto,comfavorecimentoouprivilégio[...]”,aformaverbalexprime:

a) suposição.b) certeza.c) verdade.d) continuidade.e) simultaneidade.

5. SãoPaulogigante,torrãoadoradoEstou abraçado com meu violãoFeito de pinheiro da mata selvagemQue enfeita a paisagem lá do meu sertão

TonicoeTinoco,São Paulo Gigante.

Nosversosda cançãodospaulistasTonicoeTinoco, otermo“sertão”devesercompreendidocomo:

a) descritivo da paisagem e da vegetação típicas dosertãoexistentenaregiãoNordestedopaís.b) contraposição ao litoral, na concepção dada peloscaiçaras, que identificam o sertão com a presença dospinheiros .c) analogiaàpaisagempredominantenoCentro-Oestebrasileiro,talcomofoiencontradapelosbandeirantesnoséculoXVII.d) metáfora da cidade-metrópole, referindo-se à aridezdoconcretoedasconstruções.e) generalizaçãodoambienterural,independentementedascaracterísticasdesuavegetação.

6.

AconhecidapinturadePedroAmérico(1840-1905)remeteaumfatohistóricorelacionadoàseguinteescolaliteráriabrasileira:

a) Romantismo.b) Barroco.c) Naturalismo.d) Realismo.e) Arcadismo.

4

7. LeiaopoemadeFranciscoOtaviano:

Ilusões da Vida

Quempassoupelavidaembrancanuvem,Eemplácidorepousoadormeceu;Quemnãosentiuofriodadesgraça,Quempassoupelavidaenãosofreu;Foiespectrodehomem,nãofoihomem,Sópassoupelavida,nãoviveu.

(SECCHIN,AntonioCarlos.Roteiro da poesia brasileira – Romantismo. SãoPaulo:Global,2007.)

Essepoemapertenceàestéticaromânticaporque:

a) sugere que o leitor, para ser feliz, viva alienado edistante da realidade.b) são explícitas as referências a alguns cânones doCatolicismo.c) expõeosproblemassociaisqueafetavamasociedadeda época.d) nele se percebe a vassalagem amorosa, isto é, asubmissãodohomememrelaçãoàmulher.e) sugere que é importante viver, de forma intensa eprofunda,asexperiênciasdaexistênciahumana.

8.

No rush, carro está tão veloz quanto galinhaVelocidademédianopicodatardeemSPpassoude

18km/hpara15km/hemumano,segundorelatóriodaCETconcluídoemfevereiro.Nopicodamanhã,velocidadetambémcaiu;principalexplicaçãoéaexpansãodafrota-em2009,SPganhoumaisde335milveículos.

(Folha de São Paulo,05/03/2010)

Arespeitodotítulo“Norush,carroestátãovelozquantogalinha”,écorretoafirmarqueele:

a) cria, por meio da polissemia da palavra “rush”, opressupostodequealentidãodotráfegopaulistanoéalgopremeditado.b) apresenta uma variante coloquial de linguagem,incompatível com a seriedade exigida por esse gênerotextual.c) recorre ao grau superlativo analítico com o intuitodeproduzirumefeitoderealceaumgraveproblemadacapitalpaulista.d) emprega o grau comparativo de igualdade comorecursoirônico,jáque,emgeral,oadjetivo“veloz”nãoseaplicaà“galinha”.e) utilizaacomparaçãoparacriticaroaumentodafrotapaulistana,principalagentepoluidordacidade.

MATEMÁTICA

9. O volume de água de uma piscina varia como tempo, de acordo com a função definida por V(t)=30-|2-2t|-|2t-8|,comt∈ R+.

Sabendoqueo volumeémedido emm³, após t horas,contadasapartirdas7horasdamanhã(t=0),analiseasseguintesproposições:

I. Ovolumede águana piscina permanece constanteentre8horase11horasdamanhã.II. Ovolumeconstanteéde24m³deágua.III. OvolumedapiscinatambémpodeserrepresentadopelafunçãoV(t)=40-4t,set>0.IV. Às12horasapiscinaseencontracom20m³deágua.

Dasproposiçõesacima,tem-seexatamente:

a) 1 correta.b) 2 corretas.c) 3corretas.d) 4corretas.e) nenhumacorreta.

10. Nofinaldoprimeirosemestredesteano,40acadêmicosparticiparam de uma pesquisa que objetivou analisara frequência com que estes utilizaram o atendimentoextraclasse do professor e/ou do monitor de umadeterminada disciplina. Obteve-se o seguinte resultado:20% dos acadêmicos procuraram atendimento tantodo professor quanto do monitor; 30% dos acadêmicosprocuraramsomenteoatendimentodomonitor;15%dosacadêmicosnãoopinarame4acadêmicosnãoprocuraramatendimento do professor nem do monitor. Então o número deacadêmicosqueprocurouoatendimentosomentedoprofessoréiguala:

a) 24b) 18c) 8d) 10e) 20

11. Os alunos de uma turma vão alugar um ônibuspara um passeio. O valor do aluguel do ônibus é fixo,isto é, não depende do número de passageiros queserão transportados.O custo do ônibus é deR$ 30,00por pessoa considerando toda a turma, mas 8 alunosdesistiramdopasseioeocustoporpessoapassouparaR$37,50.Quantossãoosalunosdaturma?

a) 25b) 40c) 32d) 30e) 44

5

12. Parafazerumainstalaçãoelétricaemsuaresidência,Otáviocontactoudoiseletricistas.OSr.Luiz,quecobrauma parte fixa pelo orçamento mais uma parte quedependedaquantidadedemetrosdefio requeridapeloserviço.

O valor total do seu serviço está descrito no seguintegráfico:

Já o Sr. José cobra, apenas, R$ 4,50 pormetro de fioutilizadoenãocobraapartefixapeloorçamento.

Comrelaçãoàsinformaçõesacima,éCORRETOafirmarque:

a) seforemgastos20mdefionãohaverádiferençadevalortotalcobradoentreoseletricistas.b) o Sr. Luiz cobra mais de R$ 2,50 por metro de fioinstalado.c) sempreserámaisvantajosocontrataroserviçodoSr.José.d) ovalordapartefixacobradapeloSr.LuizémaiordoqueR$60,00.e) oSr.JosécobraR$30,00por6mdefioinstalado.

13. Dos animais de uma fazenda, 40% são bois, 30%vacas,eosdemaissãocaprinos.Seodonodafazendavende30%dosboise70%dasvacas,ototaldeanimaisdafazendasereduzem:

a) 30%b) 60%c) 45%d) 33%e) 66%

14. Doisdescontossucessivosde3%nopreçodeumamercadoriaequivalemaumúnicodescontode:

a) menos de 6%b) 6%c) entre6%e9%d) 9%e) maisde9%

15. Umafábricaproduzcasacosdedeterminadomodelo.OpreçodevendadeumdessescasacosédeR$200,00,quandosãovendidos200casacos.Ogerentedafábrica,apartirdeumapesquisa,verificouque, para cadadescontodeR$2,00nopreçode cadacasaco,onúmerodecasacosvendidosaumentade5.

Amaiorarrecadaçãopossívelcomavendadoscasacosaconteceráseafábricavendercadacasacoporumvalor,emreais,pertencenteaointervalo:

a) [105,125[b) [125,145[c) [145,165[d) [165,185[e) [185,205[

16. Considereemumconjuntouniverso,com7elementos,os subconjuntos A, B e C, com 3, 5 e 7 elementos,respectivamente.É CORRETOafirmarque:

a) (A∩B)∩Ctemnomáximo2elementos.b) (A∩B)∩Ctemnomínimo1elemento.c) B∩Ctem3elementos.d) A∩Ctemnomínimo2elementos.e) A∩Bpodeservazio.

6

BIOLOGIA

17. A nomenclatura científica, formalizada por Carl vonLinné(séculoXVIII),éfundamentalparaauniversalizaçãoda classificação taxonômica das espécies. Quandoescrevemos o nome de uma espécie, utilizamosnormalmentedoistermos:ogêneroeoepítetoespecífico.Algumasvezes,noentanto,observamosanomenclaturatrinomial,comoéocasodaave:Haematopus ostralegus occidentalis.Nessecaso,otemosumexemplode:

a) subgênero.b) subreino.c) subfilo.d) subclasse.e) subespécie.

18. O desenvolvimento embrionário dos cordados écaracterizado por estágios semelhantes nos diversosgrupos.Sobreestasetapas,assinaleaalternativaemqueas todas as correlações estão CORRETAS.

I. BlastômerosII. MórulaIII. GástrulaIV. BlástulaV. SegmentaçãoVI. Neurulação

A. Estágio caraterizado por mitoses sucessivas que, apartirdozigoto,originamcélulasidênticas.

B. Estágio embrionário em que se diferenciamendoderma,ectodermaemesoderma.

C. Estágioembrionáriopluricelular,compactoedeformaaproximadamenteesférica.

D. Células resultantes das primeiras divisões mitóticasdozigoto.

E. Estágiodaorganogêneseembrionáriaquetemcomoresultado principal o início da formação do sistemanervoso.

F. Estágio embrionário em que uma fina camada deblastômerosenvolveumapequenacavidadecentral,a blastocele.

a) I-A,II-D,III-B,IV-C,V-F,VI-E.b) I-D,II-A,III-E,IV-F,V-C,VI-B.c) I-C,II-A,III-F,IV-E,V-D,VI-B.d) I-D,II-C,III-B,IV-F,V-A,VI-E.e) I-D,II-C,III-B,IV-A,V-F,VI-E.

19. Analiseasproposiçõesabaixo,emrelaçãoàcirculaçãodosvertebradosedosinvertebrados.

I. Ocoraçãodospeixespossuiduasdilataçõesprincipais:um átrio e um ventrículo. A circulação é chamada desimplesevenosa,pois,alémdepassarapenasumavezpelocoração,osanguequeporelecirculaéricoemgáscarbônico.II. Os anfíbios possuem uma circulação fechada ecompleta,quepassaporumcoraçãocomduascavidades(umátrioeumventrículo).III. Nos anelídeos e nos moluscos cefalópodes acirculaçãoéfechada.Osanguetemumfluxodecirculaçãoqueocorrenointeriordosvasossanguíneos.

IV. Avesemamíferospossuemumcoraçãocomquatrocavidades(doisátriosedoisventrículos).Suascirculaçõessãochamadasdeduplasecompletas.

AssinaleaalternativaCORRETA.

a) SomenteasafirmativasI,IIIeIVsãoverdadeiras.b) SomenteasafirmativasIIeIVsãoverdadeiras.c) SomenteasafirmativasI,IIeIIIsãoverdadeiras.d) SomenteasafirmativasI,IIeIVsãoverdadeiras.e) SomenteasafirmativasIIeIIIsãoverdadeiras.

20. Arespeitodosdiferentesgruposvegetais,analiseasafirmaçõesaseguir.

I. Briófitas são avasculares e precisam da água paracompletarseuciclodevida.II. Pteridófitasapresentamumsistemacondutor.III. As gimnospermas apresentam sementes protegidaspeloendocarpo,mesocarpoepericarpo.IV. Asangiospermassãodivididasemmonocotiledôneasedicotiledôneas,sendoquemonocotiledôneasapresentamfeixes liberianose lenhososorganizadose reunidosemgruponocaule.

TodasasafirmaçõesCORRETAS estão em:

a) I,IIeIV.b) I e II.c) II e III.d) III e IV.e) I e IV.

21. Durante o desenvolvimento embrionário de répteis,aves emamíferos, formam-se estruturas associadas aocorpodoembriãodenominadasanexosembrionários.

Arespeitodessesanexos,assinaleaalternativasemquetodas as correlações estão CORRETAS.

I. ÂmnioII. SacovitelínicoIII. AlantoideIV. Córion

A. Bolsa ligada ao sistema digestório do embrião,que fornece componentes nutritivos para os vasossanguíneosdesse.

B. Possibilita trocas de gases respiratórios entre osangueembrionárioeoaratmosférico.

C. Bolsacheiadelíquidoqueenvolveeprotegeoembriãodadessecaçãoedechoquesmecânicos.

D. Bolsa que armazena as excreções produzidas peloembriãoduranteseudesenvolvimento.

a) I-D,II-A,III-B,IV-C.b) I-A,II-C,III-D,IV-B.c) I-C,II-A,III-D,IV-B.d) I-B,II-A,III-C,IV-D.e) I-A,II-B,III-C,IV-D.

7

22. Uma coleção de artrópodes é formada por 36exemplares, todos eles íntegros e que somam, no totaldacoleção,113paresdepatasarticuladas.Nacoleçãonão há exemplares das classes às quais pertencem ocaranguejo,acentopeiaeopiolho-de-cobra.

Sobreessacoleção,éCORRETOdizerqueécompostaporexemplaresdasclassesInsectae:

a) Arachnida, com maior número de exemplares daclasse Arachnida.b) Diplopoda, com maior número de exemplares daclasse Diplopoda.c) Chilopoda,comigualnúmerodeexemplaresdecadaumadessasclasses.d) Arachnida, com maior número de exemplares daclasse Insecta.e) Chilopoda, com maior número de exemplares daclasseChilopoda.

HISTÓRIA

23. A Civilização Grega apresentou unidade culturale fragmentação política. Sobre o assunto, assinale aalternativaCORRETA.

a) A conquista daGrécia pelosmacedônios deu inícioaumaerade sincretismocultural, que foi impulsionadaduranteogovernodeAlexandreoGrande.b) Atenas e Esparta, as principais polis gregas foramigualmente fundadaspelosdescendentesdoseólicos,oqueexplicaseremsuaseconomias iguais,baseadasnapesca,artesanatoeintensocomércio,inclusivemarítimo.c) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dosaqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram naGréciaencontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes afixação.d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governostipicamentedemocráticosnosséculosVeIVa.C.,tendoaprimeira,contudo,mantidoaformamonárquicadegoverno.e) A agressividade das polis, ou cidades-estados deTebaseCorinto,provocouaprimeiraondacolonizadoragrega,quepovoouinclusiveasilhasdomarEgeu.

24. NaBaixa IdadeMédia (séculos X-XV), a sociedadefeudaleuropeiaassistiuamudançasemsuaestruturaçãoe dinâmica de funcionamento que foram essenciaispara a construção domundomoderno.Sendoassim, éCORRETOafirmarque,nesteperíodo:

a) aburguesiasurgenocontextosocialdos incipientescentrosurbanosfeudais.b) a igreja católica assiste a uma redução drástica doseu poder no contexto sócio-políticomais amplo comaeclosão da Reforma Protestante.c) o poder régio nasmonarquias feudais, em especialna França e Inglaterra, passa a restringir a atuação daburguesiapormeiodemedidasderepressãofiscal.d) há uma expansão do modelo agrário feudal naeconomia europeia de então, com a diminuição doscentrosurbanos.e) as cidades feudais passam a sofrer com guerraslocais ligadasaosconflitosreligiososentreoscristãoseosjudeus,emespecialnaPenínsulaIbérica.

25. A Reforma Protestante rompeu a unidade cristãexistentenaEuropaedeuorigemaumareformareligiosana Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esserespeito é INCORRETOque:

a) asideiasdeLuterocentravam-senasalvaçãopelaféenaleituradiretaeinterpretaçãopessoaldoEvangelho,alémdecontestaremousodainfluênciadospadresparaavendadeindulgênciasb) exaltando o trabalho e a poupança na condutahumana, Calvino consagrava valoresmorais e políticosdefendidospelaburguesiamercantil.c) henrique VIII impôs sobre a Inglaterra a religiãoAnglicana, diminuindo o poder da Igreja Católica efortalecendo o poder do Estado.d) ocombateaolucroeàusura,basesdavidacomercialefinanceiraquesedinamizavaaofinaldaIdadeMédia,mostravaodescompassodaIgrejaromanaemrelaçãoàstransformações ocorridas na sociedade.

8

e) a Contrarreforma significou a tentativa da IgrejaCatólicadereorganizar-secombaseemprincípiosliberais:abrandamento da hierarquia clerical e da autoridadepapal, tolerância quanto aos hereges e abandono daspráticasdecensura.

26. GuilhermedeOrangefoiproclamadoreicomonomedeGuilhermeIII,depoisdeterassinadooBillofRights,comaslimitaçõesimpostaspeloParlamentoàmonarquia.Sobre essas limitações é CORRETOdizerque:

a) instituíam um ministério composto pela nobrezalatifundiáriaeaburguesiaurbana.b) instituíam o anglicanismo como religião oficial daInglaterra e a tolerância a todos os cultos, o que foiconfirmadopelorei,apesardeelecatólicoextremado.c) combatiam a liberdade de imprensa, a liberdadeindividualeapropriedadeprivada.d) dispensavam a aprovação das Câmaras para oaumentodosimpostos.e) configuraramumconjuntodemedidasqueacabouportornaroreiorepresentantedoEstadomasnãoolíderdegoverno.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

27. A Sociologia surgiu num ambiente de intensastransformações sociais. Nesse sentido,marque a únicaalternativaquerepresentataistransformações.

a) RevoluçãoIndustrialeRevoluçãoAmericana.b) IndependênciaHaitianaeRevoluçãoFrancesa.c) RevoluçãoIndustrialeRevoluçãoFrancesa.d) RevoluçãoFrancesaeRevoluçãoRussa.e) RevoluçãoRussaeRevoluçãoChinesa.

28. Omododevestir determinaa identidadedegrupossociais, simboliza o poder e comunica o status dosindivíduos. Seu caráter institucional assume grandeimportância à medida que inclui ou exclui indivíduosde categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bemaquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudodos sociólogos: uma representação coletiva que alémde ser válida para todosos indivíduosque fazempartedeumdeterminadogrupo,expressaaexterioridadeeacoercitividade.Assinalenasopçõesaseguiraquelaqueapresenta o objeto de estudo da Sociologia segundoDurkheim.

a) Fatossociais.b) Expressõesculturais.c) Ações sociais. d) Estruturaspolíticas.e) Relações sociais.

29. Desiguaisnafisionomia,nacorenaraça,oquelhesasseguraidentidadepeculiar,sãoiguaisenquantofrentedetrabalho.Numdoscantos,aschaminésdasindústriasse alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro,rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide quetendeaseprolongarinfinitamente,comomercadoriaqueseacumula,peloquadroafora.

(NádiaGotlib.“TarsiladoAmaral,amodernista”)

(TarsiladoAmaral,Operários)

OtextoapontanoquadrodeTarsiladoAmaralumtemaquetambémseencontranosversostranscritosem:

a) “Somosmuitosseverinos/iguaisemtudoenasina:/adeabrandarestaspedras/suando-semuitoemcima.”(JoãoCabraldeMeloNeto)

9

b) “Pensemnasmeninas/Cegasinexatas/Pensemnasmulheres/Rotasalteradas.”(ViníciusdeMoraes)c) “Os inocentesdoLeblon /Não viramonavioentrar(...) / Os inocentes, definitivamente inocentes tudo /ignoravam,mas a areia é quente, e há um óleo suave/ que eles passam pelas costas, e aquecem.”(CarlosDrummonddeAndrade)d) “Ofuncionáriopúblico/nãocabenopoema/comseusaláriodefome/suavidafechadaemarquivos.”(FerreiraGullar)e) “Nãosounada./Nuncasereinada./Nãopossoquerersernada./Àparteisso,tenhoemmimtodosossonhosdomundo.”(FernandoPessoa)

30.

A figura mostra Atenas na atualidade. Observam-se as ruínas da Acrópolis – onde ficavam os templos como o Parthenon –, o Teatro de Dionísio e a Asthy – com a Ágora (Mercado/Praça Pública) e as casas dos moradores.

SobrearelaçãoentreaorganizaçãodacidadedeAtenas,a ideiadepóliseoaparecimentodafilosofianaGréciaClássica,considereasafirmativasaseguir.

I. Afilosofiasurgiusimultaneamenteàcidade--Estado,ambiente em que predominava o discurso públicobaseadona trocadeopiniõesenodesenvolvimentodaargumentação.II. A filosofia afastava-se das preocupações imediatasdaaparênciasensívelevoltava-separaasquestõesdoespírito.III. O discurso proferido pelo filósofo era dirigido apequenosgrupos,oqueodistanciavadavidapública.IV. Odiscursodafilosofianocontextodapólisrestringia-seaomesmotipodediscursodosguerreirosedospolíticosaodesejarconvenceremvezdeproferiraverdade.

AssinaleaalternativaCORRETA.

a) SomenteasafirmativasIeIIsãocorretas.b) SomenteasafirmativasIIIeIVsãocorretas.c) SomenteasafirmativasII,IIIeIVsãocorretas.d) SomenteasafirmativasI,IIeIIIsãocorretas.e) SomenteasafirmativasIeIVsãocorretas.

31. Leia o trecho a seguir e, de acordo com seusconhecimentos, assinale a qual corrente filosóficapertence.“Aquelequealcançouaataraxiaetornou-sedonodeseusatosnãotemmedodamorte,quenãopassadaausênciadesensações.Osátomosqueumavezcompuseramumcorpohumanoapenas sedesagregam.Ohomemnadasente.[...]“Quemcompreendeuquenadahádetemívelnofatodeestarmortoanadatemeránavida”.

(Históriadafilosofia.ColeçãoOsPensadores.SãoPaulo:NovaCultural,1999.p.74)

a) Cateterismo.b) Epicurismo.c) Existencialismo.d) Platonismo.e) Iluminismo.

32. “Perguntar e buscar é precisamente a raiz de todaa atividade do homem: o compreender, decidir e fazerhumanossupõemafunçãopréviadoperguntar,istoé,têmaestruturaderespostaaumaquestão(teóricaouprática).Ohomem torna tudoquestionável:oseuperguntarnãopodeterminarnemseesgotar.”

(ALFARO,J.Oprazerdepensar.In:ARANHA,M.L.A.;MARTINS,M.H.P.Temasdefilosofia.3.ªed.Rev.SãoPaulo:Moderna,2005,p.18).

Sobreo textoea interrogaçãofilosófica,assinaleoquefor CORRETO.

Escolherumaresposta.

a) Umainterrogaçãoéfundamentadanaprática.b) Ainterrogaçãoesgota-secomotempo.c) Afunçãodafilosofiaéinterrogar.d) Afilosofianãotemutilidadeprática.e) Afilosofiadizrespeitoaoseesgotar.

10

GEOGRAFIA

33. No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, umaatividade de observação de sombras é realizada poralunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso,utiliza-seumavaretade30cmfincadanochãonaposiçãovertical.Paramarcarotamanhoeaposiçãodasombra,ochãoéforradocomumafolhadecartolina,comomostraafigura:

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombrasprojetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmoinstante,aomeio-dia.AlinhapontilhadaindicaadireçãoNorte-Sul.

Pelos resultados da experiência, num mesmo instante,emRecifeasombraseprojetaàdireitaenasoutrasduascidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. Érazoável, então, afirmar que existe uma localidade emque a sombra deverá estar bemmais próxima da linhapontilhada,emviasdepassardeum ladoparaooutro.Emquelocalidade,dentreaslistadasabaixo,seriamaisprovávelqueissoocorresse?

a) Natal.b) Manaus.c) Cuiabá.d) BoaVista.e) Brasília.

34.

No mapa a seguir a distância, em linha reta, entre ascidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5 cm. Narealidade,estadistânciaédeaproximadamente:

a) 150km.b) 167km.c) 188km.d) 250km.e) 375km.

35. Oestudodosclimascompõeumimportantecapituloda ciência, e seu conhecimento é de suma importânciapara a organização e desenvolvimento das sociedadeshumanas.OsclimasdaTerraexpressam,devidoàssuasdiferenças, aspectos geográficos particulares. Nessesentido,éCORRETOafirmar:

a) Os elementos do clima (temperatura, umidadee pressão atmosférica) apresentam diferenciaçõesespaciais devido à influência dos fatores geográficos(latitude,longitude,altitudeemaritimidade).b) Os climas da Terra são definidos tanto por fatoresastronômicos quanto por fatores estáticos, comoas mudanças climáticas globais, dentro das quaissobressaem-seeventoscatastróficos,comoastsunamis.c) A circulação atmosférica da Terra é definida pelaatuaçãodasmassasdear,cujadinâmicaécontroladapelaatuaçãodoElNiñoedoLaNiña,eventosqueresultam,respectivamente,domenoredomaiorfluxodecalornaságuasdoOceanoPacífico.d) A diferenciação geográfica dos climas da Terradecorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos.Asmudanças climáticas globais indicamalterações nosclimasdoplaneta,emescalasecular(temporal)eglobal(geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriaisqueosefeitosdasatividadeshumanassobreoclimasejammaisperceptíveis.e) Os climas doBrasil apresentam, em sua totalidade,aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos naselevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais,notadamente na porção mais ao norte do país. Nessaregião–DomínioAmazônico–,naqual são registradosos mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos doterritórionacional,aexuberânciadaflorestaeoexpressivocaudaldosriosatestamessacaracterísticaclimática.

11

36. A Teoria da Deriva dos Continentes foi enunciadapelo cientista alemãoAlfred LotharWegener, em 1912.SegundoesteautoraTerrateriasidoformadainicialmentepor um único e enorme supercontinente que foi sefragmentando e se deslocando continuamente desde operíodoMesozoico,comosefosseumaespéciedenataflutuandosobreummagmasemilíquidoepasseandoemdiferentes direções.

Assinaleaalternativaquecontémonomecomoqualfoibatizadoestesupercontinenteinicial.

a) Gaia.b) PlacasTectônicas.c) FolhelhosdeWegener.d) Riftis.e) Pangéia.

37. O movimento migratório no Brasil é significativo,principalmente em função do volume de pessoas quesaemdeuma região comdestinoaoutras regiões.Umdessesmovimentos ficou famoso nos anos 80, quandomuitos nordestinos deixaram a região Nordeste emdireção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados doIBGE de 2000, este processo continuou crescente noperíodo seguinte, os anos 90, com um acréscimo de7,6%nasmigraçõesdestemesmofluxo.APesquisadePadrãodeVida, feitapelo IBGE,em1996,apontaque,entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6%exercemtrabalhosmanuaisnãoqualificados,18,5%sãotrabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%,emboranãosejamtrabalhadoresmanuais,seencontramemáreasquenãoexigemformaçãoprofissional.Omesmoestudoindicatambémqueessesmigrantespossuem,emmédia,condiçãodevidaeníveleducacionalacimadosdeseusconterrâneoseabaixodosdecidadãosestáveisdoSudeste.Disponívelem:http://www.ibge.gov.br.Acessoem:30jul.2009(adaptado).

Combasenasinformaçõescontidasnotexto,depreende-seque:

a) oprocessodemigraçãoparaoSudestecontribuiparaofenômenoconhecidocomoinchaçourbano.b) oprocessomigratóriofoidesencadeadoporaçõesdegovernoparaviabilizaraproduçãoindustrialnoSudeste.c) os governos estaduais do Sudeste priorizaram aqualificaçãodamão-de-obramigrante.d) as migrações para o sudeste desencadearam avalorizaçãodotrabalhomanual,sobretudonadécadade80.e) a falta de especialização dos migrantes é positivaparaosempregadores,poissignificamaiorversatilidadeprofissional.

38. Leiaotexto:

Fome de ar, água e comida

Os donos do mundo e seus sábios reunidos emCopenhague ainda não se entenderam sobre comosalvar o planeta. A COP15 já funcionou, porém comoumamarteladanacabeçados líderesalertando-osparaa superpopulação da Terra e a dramática escassez derecursosnaturais.

RevistaVeja,nº50,16dedezembrode2009,p.132.

A ideia contida no texto é de um cenário desafiadorpara a espécie humana: a superpopulação da Terra.Relacionando-a com as teorias demográficas, é corretoafirmar:

I. Desde que Malthus apresentou sua teoriademográfica, são comuns os discursos que relacionam,deformasimplista,aocorrênciadafomenoplanetacomocrescimentopopulacional.II. A teoria neomalthusiana, defendida por setores dapopulação e por governos de países desenvolvidos,busca explicar a ocorrência do atraso nos paísessubdesenvolvidos, tomando como base umaargumentaçãodemográfica.III. Diferentemente da ideia do texto, a teoria reformistaenfatiza que as elevadas taxas de natalidade não sãocausa,masconsequênciadosubdesenvolvimento.

Está(ão)CORRETA(S).

a) apenas I.b) apenas II.c) apenas I e II.d) apenas III.e) I,IIeIII.

12

FÍSICA

39. PedroePaulodiariamenteusambicicletasparairaocolégio.Ográficoabaixomostracomoambospercorreramasdistânciasatéocolégio,emfunçãodotempo,emcertodia.

Combasenográfico,considereasseguintesafirmações.

I. AvelocidademédiadesenvolvidaporPedrofoimaiordoqueadesenvolvidaporPaulo.II. AmáximavelocidadefoidesenvolvidaporPaulo.III. Ambos estiveram parados pelomesmo intervalo detempo,duranteseuspercursos.

Qual(is)está(ão)CORRETA(S)?

a) Apenas I.b) Apenas II.c) Apenas III.d) Apenas II e III.e) I,IIeIII.

40. Um projétil é lançado obliquamente, a partir de umsoloplanoehorizontal, comumavelocidadeque formacomahorizontalumânguloαeatingeaalturamáximade8,45m.

Sabendoque,nopontomaisaltodatrajetória,avelocidadeescalardoprojétilé9,0m/s,pode-seafirmarqueoalcancehorizontaldolançamentoé:

Dados: • g=10m/s2.•desprezearesistênciadoar.

a) 11,7m.b) 17,5m.c) 19,4m.d) 23,4m.e) 30,4m.

41. Uma determinada caixa é transportada em umcaminhão que percorre, com velocidade escalarconstante, uma estrada plana e horizontal. Em umdeterminado instante, o caminhão entra em umacurva circular de raio igual a 512 m, mantendo amesma velocidade escalar. Sabendo-se que oscoeficientes de atrito cinético e estático entre a caixae o assoalho horizontal são, respectivamente, 0,4 e0,5 e considerando que as dimensões do caminhão,emrelaçãoaoraiodacurva,sãodesprezíveisequeacaixaestejaapoiadaapenasnoassoalhodacarroceria,pode-se afirmar que a máxima velocidade, em m/s que o caminhão poderá desenvolver, sem que acaixaescorregueé:

a) 14,3b) 16,0c) 18,0d) 21,5e) 30,0

42.

O sistema representado na figura acima correspondea um corpo 1, com massa 20 kg apoiado sobre umasuperfícieplanahorizontal,eumcorpo2,commassade6kg,oqualestáapoiadoemumplanoinclinadoquefaz60ºcomahorizontal.Ocoeficientedeatritocinéticoentrecadaumdoscorposeasuperfíciedeapoioé0,1.UmaforçaFde200N,aplicadasobreocorpo1,movimentaosistema,eumsistemaquenãoaparecenafigurafazcomqueadireçãodaforçaFsejamantidaconstantee iguala 30º em relação à horizontal. Uma corda inextensíveledemassadesprezíveluneosdoiscorpospormeiodeumapolia.Considerequeamassaetodasasformasdeatritonapoliasãodesprezíveis.Tambémconsidere,paraestaquestão,aaceleraçãogravitacionalcomosendode 10 m/s2 e o cos 30º igual a 0,87. Com base nessasinformações, assinale a alternativa que apresenta atensãonacordaqueuneosdoiscorpos.

a) 12,4N.b) 48,4N.c) 62,5N.d) 80,3N.e) 120,6N.

13

43. AnecessidadedeabastecimentodeágualevouosromanosaconstruíremamaiorredehídricadaAntiguidade.Eles conheciam o sistema de transporte por canalização subterrânea e o de aquedutos por arcos suspensos.Aágua,provenientedelocaismaiselevados,eraconduzidaporcanaisligeiramenteinclinadosequeterminavamemreservatóriosdeondeeradistribuídaparaoconsumo.

Afigurarepresentaumaquedutoqueligavaoníveldolagodeondeeraretiradaaáguaatéoreservatóriodeumacidade.

Admitaqueodesnívelentreaentradadaáguanoaquedutoesuasaídanoreservatórioerade20metros.

Considerequeentraram100kgdaáguadolagonoaqueduto.Apósessamassadeáguaterpercorridooaqueduto,aenergiacinéticacomqueelachegouaoreservatóriofoi,emjoules,de:

Dados:-LembrequeaenergiapotencialgravitacionaldeumcorpoécalculadapelaexpressãoEP=m.g.h,emqueEP é aenergiapotencialgravitacional(J);méamassadocorpo(kg);géaaceleraçãodagravidade,devalor10m/s2,ehéamedidadodesnível(m).-Paraasituaçãodescrita,suponhaqueháconservaçãodaenergiamecânica.

a) 100b) 200c) 1 000d) 2 000e) 20 000

44. Opesodeumcorpodependebasicamentedasuamassaedaaceleraçãodagravidadeemumlocal.AtirinhaaseguirmostraqueoGarfieldestátentandoutilizarseusconhecimentosdeFísicaparaenganaroseuamigo.

DeacordocomosprincípiosdaMecânica,seGarfieldforparaesseplaneta:

a) ficarámaismagro,poisamassadependedaaceleraçãodagravidade.b) ficarácomumpesomaior.c) nãoficarámaismagro,poissuamassanãovariadeumlocalparaoutro.d) ficarácomomesmopeso.e) nãosofreránenhumaalteraçãonoseupesoenasuamassa.

14

QUÍMICA

45. Considereasespéciesde(I)a(IV)eoarcabouçodaTabelaPeriódicarepresentadosaseguir.Sabendoque“p”representaonúmerodeprótonse“é”onúmerodeelétronsanaliseasafirmativasaseguir:

I. Aespécie(I)éumametalquetembaixaeletronegatividade.II. Asespécies(I)e(III)sãoíonschamadosdecátions.III. Acamadadevalênciadaespécie(II)podeserrepresentadapor:ns2 np5.IV. Aespécie(IV)éumgásnobrequetemomaiorpotencialdeionizaçãodosegundoperíodo. V. Aespécie(III)éummetalqueseencontranafamíliadosmetaisalcalinosterrosos.

São CORRETAS:

a) I,IIeIII.b) IV e V.c) I,II,IVeV.d) I,IIIeIV.e) III e V.

46. Durantequalqueratividadefísicaouesportiva,devemostomaráguaparareporoqueperdemosnatranspiração.Poressemotivo,émuitoimportanteaqualidadedaáguaconsumida.

Pensandonisso,observeoesquemadeumaestaçãodetratamentodeágua.

Sobreosprocessosusadosnotratamentodeágua,assinaleaafirmaçãoCORRETA.

a) Afluoretaçãoénecessáriaparatermoságuapotável.b) Nadecantação,temosagitaçãodosistemaparafacilitarafiltração.c) Oprocessodefiltraçãoserveparaeliminarosgermespatogênicos.d) Afloculaçãofacilitaoprocessodedecantação.e) Apósotratamentodaágua,temosnoreservatórioumasubstânciapura.

15

47. Dadasasequações:I. CuCℓ2 + H2SO4 → CuSO4 + 2 HCℓ II. CuSO4 + 2 NaOH → Cu(OH)2 + Na2SO4 III. Cu(OH)2

∆→ CuO + H2O

Aclassificaçãodareaçãoequacionadaeafunçãoquímicadocompostoassinaladoemnegritosão:

a) emII,simplestrocaebase.b) emIII,sínteseeóxido.c) emI,duplatrocaeácido.d) emII,duplatrocaebase.e) emIII,análiseesal.

48. Observe o remédio a seguir e sua composição erespondaoquesepede:

VIAORALUSOPEDIÁTRICOEADULTOCOMPOSIÇÃO:

Cada1mL dasuspensãooral,contém:1º. Fosfatodecálcio............................. 15mg/mL2º. Glicerofosfatodecálcio................... 16mg/mL3º. Cianocobalamina(vitaminaB12)..... 0,001mg/mL4º. Calciferol(vitaminaD)..................... 0,025mg/mL5º. Fluoretodesódio............................ 0,01mg/mL

Googleimagens.Disponívelem:<http://www.drogariaprimus.com.br/calcitran-b12-150ml-p94362>Acessoem:20abr.2015(Com

adaptações).

Qual é a quantidade de matéria (em mol),aproximadamente,defluoretodesódio “NaF”queseráingeridaseumadultoconsumiroconteúdoderemédiocorrespondenteaumfrascoaolongodeummês?

a) 55.10-3b) 75.10-2c) 35.10-6d) 55.10-5e) 24.10-8

49. A elaboração de modelos permite correlacionar as estruturaseletrônicaseaspropriedadesdassubstâncias.

Nessesentido,analiseasafirmaçõesaseguir.

I. Gás cloro: substância molecular; ponto de ebuliçãobaixo;formadaporligaçãocovalenteapolar.II. Cloretodesódio:substânciametálica;pontodefusãoalto;formadaporligaçãometálica.III. Dióxidode carbono: substânciamolecular; ponto deebuliçãoalto;formadaporligaçãocovalentepolar.IV. Magnésio metálico: substância metálica; ponto defusãoalto;formadaporligaçãometálica.V. Brometo de magnésio: substância iônica; ponto defusãoalto;formadaporligaçãoiônica.VI. Ácidoclorídrico:substânciamolecular;pontodefusãobaixo;formadaporligaçãoiônicapolar.

São CORRETAS:

a) I,IIeIII.b) I,IVeV.c) II,IIIeVI.d) III,IVeV.e) I,VeVI.

50. OcientistaWimLNoorduin,daEscoladeEngenhariae Ciências Aplicadas (SEAS, na sigla em inglês) emHarvard, nos EUA, aprendeu a manipular gradientesquímicosparacriarestruturasmicroscópicassemelhantesa flores. Nas suas experiências, Noorduin aprendeu acontrolarminúsculoscristais,emplacasdevidroelâminasde metal, para criar estruturas específicas. Noorduin ea sua equipe dissolveram cloreto de bário e silicato de sódio numa solução de água.O dióxido de carbono do arnaturalmentedissolve-senaágua,dandoinícioaumareação que deriva em cristais de carbonato de bário. Oprocessoquímico tambémbaixaopHdasoluçãoaoredordoscristais,osquais,porsuavez,reagemcomosilicatodesódiodissolvido.ComopHácidoéadicionadaumacamadadesílicaàsestruturas,usandooácidodasolução,permitindoacontinuidadedaformaçãodecristaisdecarbonatodebário.“Aolongodepelomenos200anos,as pessoas têm questionado como formas complexasconseguemevoluirnanatureza”,declaraNoorduin.“Estetrabalho ajuda a demonstrar o que é possível (fazer)apenascommudançasquímicaseambientais.”

A respeito das substâncias inorgânicas sublinhadas notexto, pode-seafirmarquesuas fórmulasquímicas são,respectivamente:

a) 2 2 3 2 3BaC , Na SiO , CO e BaCO .

b) 2 3 2 3BaC , Na SiO , CO e BaCO .

c) 2 2 2 2 3BaC , Na SiO, CO e Ba CO .

d) 2 2 3BaC , Na SiO, CO e Ba CO .

e) 2 3 2 3BaC , Na SiO , CO e Ba CO .

SOMENTE ESTA PARTE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50