conceitos - vitaminas e sais minerais

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Prof Beatriz Petri S. de Oliveira

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VITAMINAS O termo vitamina surgiu em 1911 e deve-se ao bioqumico Kazimierz Funk, tendo resultado da juno da palavra latina vita (vida) com o sufixo amina Elas no so produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas atravs da ingesto de alimentos (frutas, verduras, legumes e carnes). A falta de vitaminas pode acarretar diversas doenas (avitaminoses). Podem ser de dois tipos: hidrossolveis (solveis em gua e absorvidas pelo intestino) e lipossolveis (solveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fgado). Avitaminose: falta total de vitaminas. Hipovitaminose:falta de vitaminas pode ser parcial Tanto nas avitaminoses como nas hipovitaminoses podem surgir manifestaes classificadas como doenas carenciais. Hipervitaminose: excesso de vitaminas que pode ser a conseqncia da ingesto ou da administrao exagerada de vitaminas.

VITAMINAS LIPOSSOLVEIS APS ABSORVIDAS PELO INTESTINO, A e D SO ARMAZENADAS NO FGADO, E NOS TECIDOS GORDUROSOS E K NO SO ARAMAZENADAS VITAMINA A (Retinol) Fonte: acerola, vegetais verdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batatadoce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fgado e outras vsceras, sardinha. Funo: importante para o crescimento e formao dos ossos, indispensvel para a qualidade da viso, da pele e do cabelo. Avitaminose: xeroftalmia (secura dos olhos). Sinais e Sintomas: cegueira noturna, fotofobia hemorragia ocular, cegueira (casos mais graves), alterao do paladar, desidratao da pele (com hiperqueratose e atrofia das glndulas sebceas), desidratao das mucosas (com infeces frequentes). VITAMINA D (Calciferol Colecalciferol e Ergocalciferol) Fonte: fgado, ovo, peixes de gua salgada, sol (favorece a produo de calciferol pelo organismo). Necessidades dirias: cerca de 10 mg ou 400 UI. Funo: importante para o crescimento, facilita a fixao de clcio nos ossos e dentes. Avitaminose: raquitismo. 1

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Sinais e Sintomas: atraso no crescimento, amolecimento do crnio, deformaes sseas, protruso esternal, curvatura acentuada dos membros inferiores, malformao e envelhecimento precoce dos dentes, osteomalcia, raquitismo. VITAMINA E (Tocoferol) Fonte: abacate, avel, aveia, batata doce, brcolos, cereais integrais, noz e trigo. Necessidades dirias: cerca de 10 mg. Funo: importante para a atividade muscular, formao de clulas sexuais e sanguneas, ao antioxidante (estabilizadora das estruturas celulares). Avitaminose: esterilidade. Sinais e Sintomas: distrofia muscular e fraqueza, eritema papular, descamao cutnea, anemia, catarata, derrames, disfuno neurolgica (sistema nervoso, olhos e msculos); os sinais e sintomas so inespecficos. Pensa-se que esta avitaminose favorece o aparecimento de certo tipo de neoplasias malignas VITAMINA K (Filoquinona Naftoquinona) Fonte: arroz integral, ervilha, tomate, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), leos vegetais, carne, fgado, leite, microflora intestinal (fornece cerca de 50% das necessidades dirias). Necessidades dirias: 2 mg por quilo de peso. Funo: importante na coagulao do sangue. Avitaminose: hemorragias. Sinais e Sintomas: aparecimento fcil de hematomas, epistaxis, hemoptises, hematria e outros problemas hemorrgicos (sem causa aparente)

Vitaminas

Fontes

Doenas provocadas pela carncia (avitaminoses)

Funes no organismo

A

D E

K

Problemas de viso, secura da pele, Combate radicais livres, formao Fgado de aves, diminuio de dos ossos, pele; funes da animais e cenoura glbulos vermelhos, retina formao de clculos renais leo de peixe, Raquitismo e Regulao do clcio do sangue e fgado, gema de osteoporose dos ossos ovos Dificuldades visuais Verduras, azeite e e alteraes Anti-oxidante vegetais neurolgicas Desnutrio, m funo heptica e Atua na coagulao do sangue, Fgado e verduras problemas previne osteoporose intestinais

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VITAMINAS HIDROSSOLVEIS Como a designao sugere, so vitaminas solveis em gua. So absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatrio para os tecidos onde so utilizadas. O grau de solubilidade varivel e tem influncia no seu trajeto atravs do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada e a sua excreo efetua-se atravs da urina. As vitaminas hidrossolveis mais importantes para o homem so: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP. Vitamina B1(Aneurina Tiamina Vitamina F) Fonte: arroz integral, brcolos, ervilha, espargo, feijo, noz, po integral, fgado, rim, carne de porco, peixe, ovo (gema). Necessidades dirias: entre 1 mg (crianas e mulheres) e 1,4 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo celular, sistema nervoso e msculos. Avitaminose: beribri(atrofia muscular, polineuropatia, cianose, taquicardia, hipertenso sistlica, hipotenso diastlica, distenso das veias cervicais) e encefalopatia de Wernicke-Korsakoff (apatia, desorientao, amnsia, ataxia, nistagmo) Sinais e Sintomas: alterao do tato, anorexia, depresso, dispnia, dor abdominal e torcica, fadiga, irritao fcil e nervosismo, palidez, palpitaes, perda de peso, parestesias (sensao de picadas no corpo), sensao de calor nos ps (sensao de queimadura) e vmitos; Vitamina B2 (Riboflavina Vitamina G) Fonte: cereais em gro, levedura de cerveja, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), vegetais amarelos, leite, queijo, carnes de boi, porco e aves, fgado e rim (vaca), ovo. Necessidades dirias: entre 1,5 mg (mulheres) e 1,7 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos. Avitaminose: neuropatia. Sinais e Sintomas: ardor e prurido ocular, fotofobia, aumento da vascularizao da crnea, desidratao da pele, estomatite, glossite, depresso e letargia. Vitamina B3 (cido nicotnico Niacina Nicotinamida Vitamina PP) Fonte: amendoim, cereais em gro, noz, ervilha, fava, feijo, legumes, leite, queijo, carne de aves, fgado. Necessidades dirias: cerca de 18 mg. Funo: importante para as funes dos sistemas nervoso e digestivo, fgado e pele, ao reguladora da colesterolemia. Avitaminose: pelagra. Sinais e Sintomas: cefalias, fadiga, insnia, irritabilidade fcil, dermatite (sobretudo na regio cervical anterior) com descamao, edema e hiperpigmentao cutneas, 3

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diarria, gengivite, estomatite, demncia e outras alteraes cerebrais (alucinao, ansiedade, depresso, psicose, estupor). Vitamina B5 (cido pantotnico) Fonte: cereais em gro, cogumelos, legumes, milho, abacate, leite, carne de aves, fgado, ovo. Necessidades dirias: cerca de 6 mg. Funo: importante para a produo de anticorpos e hormnios supra-renais (esterides e cortisona), importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos), ao facilitadora no controlo do estresse. Elemento essencial da coenzima A. Sinais e Sintomas: cibras, dores e clicas abdominais, fadiga, insnia, mal-estar geral, reduo na produo de anticorpos. Vitamina B6 (Adermina Piridoxina) Fonte: arroz integral, aveia, batata, cereais em gro, trigo, leguminosas, banana, atum, carne de porco, vsceras Necessidades dirias: cerca de 2 mg Sinais de carncia: anemia, dermatite, gengivite, glossite, nuseas e nervosismo. Vitamina B9 (cido flico Vitamina Bc Vitamina M) Fonte: vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), levedura de cerveja, fgado. Necessidades dirias: cerca de 200 g. Funo: ajuda a formar o cido tetrahidroflico, que atua como uma coenzima no metabolismo dos aminocidos, na formao dos cidos nuclicos, das hemcias e do tecido nervoso. Avitaminose: anemia (megalobstica). Sinais e Sintomas: fadiga, lassido, palpitaes, cefalias, dispnia, irritabilidade, perda de peso, diarria, esteatorria, estomatite, glossite,anemia, taquicardia e palidez (quadro clnico inespecfico). Vitamina B12 (Cianocobalamina Cobalamina Cobiona) Fonte: leite, carnes vermelhas, ovo. Necessidades dirias: cerca de 1 g. Funo: necessria eritropoiese e importante para o metabolismo dos aminocidos e cidos nuclicos. Avitaminose: disfunes neurolgicas e hematolgicas (anemia).

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Sinais e Sintomas: anemia (megaloblstica), palidez, fraqueza muscular e astenia, perda de peso, dispnia, cefalias, palpitaes, ataxia e diminuio ou exacerbao dos reflexos, depresso, parania, amnsia, demncia.

Vitamina C (cido ascrbico) Fonte: acerola, anans, laranja, limo, mamo, manga, melo, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, couve galega, espinafre, repolho), pimento. A acerola o fruto mais rico em vitaminas A e C (a quantidade de vitamina C cerca de trinta vezes superior da laranja). Necessidades dirias: cerca de 60 mg. Funo: importante para vrias reaes bioqumicas celulares. A principal funo a hidroxilao do colgeno, uma protena que aumenta a resistncia de ossos, dentes, tendes e paredes dos vasos sanguneos. Tem efeito antioxidante e usada na sntese de hormnios e neurotransmissores (catecolaminas). Aumenta a absoro de ferro pelo intestino. Manifestaes de excesso: formao de clculos renais. Note-se que a dose diria recomendada de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contm at 2000 mg por comprimido, o que significa a ingesto de 35 ou mais vezes da dose diria recomendada O efeito preventivo ou curador de doenas virais, como gripe, a preveno de cncer, reduo do risco de doena cardaca e catarata, o aumento das defesas orgnicas, tudo isso no est comprovado como sendo um efeito teraputico til da vitamina C. Avitaminose: escorbuto. Sinais e Sintomas: cicatrizao difcil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopecia, dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, leses escorbticas (folculos hiperqueratsicos com halos hemorrgicos, nos membros e tronco). Vitamina H (Biotina Vitamina B8) Fonte: fgado, ovos e vegetais. Funo: imp