Conceitos - Vitaminas e Sais Minerais

Download Conceitos - Vitaminas e Sais Minerais

Post on 05-Aug-2015

550 views

Category:

Documents

4 download

TRANSCRIPT

<p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>VITAMINAS O termo vitamina surgiu em 1911 e deve-se ao bioqumico Kazimierz Funk, tendo resultado da juno da palavra latina vita (vida) com o sufixo amina Elas no so produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas atravs da ingesto de alimentos (frutas, verduras, legumes e carnes). A falta de vitaminas pode acarretar diversas doenas (avitaminoses). Podem ser de dois tipos: hidrossolveis (solveis em gua e absorvidas pelo intestino) e lipossolveis (solveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fgado). Avitaminose: falta total de vitaminas. Hipovitaminose:falta de vitaminas pode ser parcial Tanto nas avitaminoses como nas hipovitaminoses podem surgir manifestaes classificadas como doenas carenciais. Hipervitaminose: excesso de vitaminas que pode ser a conseqncia da ingesto ou da administrao exagerada de vitaminas.</p> <p>VITAMINAS LIPOSSOLVEIS APS ABSORVIDAS PELO INTESTINO, A e D SO ARMAZENADAS NO FGADO, E NOS TECIDOS GORDUROSOS E K NO SO ARAMAZENADAS VITAMINA A (Retinol) Fonte: acerola, vegetais verdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batatadoce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fgado e outras vsceras, sardinha. Funo: importante para o crescimento e formao dos ossos, indispensvel para a qualidade da viso, da pele e do cabelo. Avitaminose: xeroftalmia (secura dos olhos). Sinais e Sintomas: cegueira noturna, fotofobia hemorragia ocular, cegueira (casos mais graves), alterao do paladar, desidratao da pele (com hiperqueratose e atrofia das glndulas sebceas), desidratao das mucosas (com infeces frequentes). VITAMINA D (Calciferol Colecalciferol e Ergocalciferol) Fonte: fgado, ovo, peixes de gua salgada, sol (favorece a produo de calciferol pelo organismo). Necessidades dirias: cerca de 10 mg ou 400 UI. Funo: importante para o crescimento, facilita a fixao de clcio nos ossos e dentes. Avitaminose: raquitismo. 1</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>Sinais e Sintomas: atraso no crescimento, amolecimento do crnio, deformaes sseas, protruso esternal, curvatura acentuada dos membros inferiores, malformao e envelhecimento precoce dos dentes, osteomalcia, raquitismo. VITAMINA E (Tocoferol) Fonte: abacate, avel, aveia, batata doce, brcolos, cereais integrais, noz e trigo. Necessidades dirias: cerca de 10 mg. Funo: importante para a atividade muscular, formao de clulas sexuais e sanguneas, ao antioxidante (estabilizadora das estruturas celulares). Avitaminose: esterilidade. Sinais e Sintomas: distrofia muscular e fraqueza, eritema papular, descamao cutnea, anemia, catarata, derrames, disfuno neurolgica (sistema nervoso, olhos e msculos); os sinais e sintomas so inespecficos. Pensa-se que esta avitaminose favorece o aparecimento de certo tipo de neoplasias malignas VITAMINA K (Filoquinona Naftoquinona) Fonte: arroz integral, ervilha, tomate, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), leos vegetais, carne, fgado, leite, microflora intestinal (fornece cerca de 50% das necessidades dirias). Necessidades dirias: 2 mg por quilo de peso. Funo: importante na coagulao do sangue. Avitaminose: hemorragias. Sinais e Sintomas: aparecimento fcil de hematomas, epistaxis, hemoptises, hematria e outros problemas hemorrgicos (sem causa aparente)</p> <p>Vitaminas</p> <p>Fontes</p> <p>Doenas provocadas pela carncia (avitaminoses)</p> <p>Funes no organismo</p> <p>A</p> <p>D E</p> <p>K</p> <p>Problemas de viso, secura da pele, Combate radicais livres, formao Fgado de aves, diminuio de dos ossos, pele; funes da animais e cenoura glbulos vermelhos, retina formao de clculos renais leo de peixe, Raquitismo e Regulao do clcio do sangue e fgado, gema de osteoporose dos ossos ovos Dificuldades visuais Verduras, azeite e e alteraes Anti-oxidante vegetais neurolgicas Desnutrio, m funo heptica e Atua na coagulao do sangue, Fgado e verduras problemas previne osteoporose intestinais</p> <p>2</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>VITAMINAS HIDROSSOLVEIS Como a designao sugere, so vitaminas solveis em gua. So absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatrio para os tecidos onde so utilizadas. O grau de solubilidade varivel e tem influncia no seu trajeto atravs do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada e a sua excreo efetua-se atravs da urina. As vitaminas hidrossolveis mais importantes para o homem so: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP. Vitamina B1(Aneurina Tiamina Vitamina F) Fonte: arroz integral, brcolos, ervilha, espargo, feijo, noz, po integral, fgado, rim, carne de porco, peixe, ovo (gema). Necessidades dirias: entre 1 mg (crianas e mulheres) e 1,4 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo celular, sistema nervoso e msculos. Avitaminose: beribri(atrofia muscular, polineuropatia, cianose, taquicardia, hipertenso sistlica, hipotenso diastlica, distenso das veias cervicais) e encefalopatia de Wernicke-Korsakoff (apatia, desorientao, amnsia, ataxia, nistagmo) Sinais e Sintomas: alterao do tato, anorexia, depresso, dispnia, dor abdominal e torcica, fadiga, irritao fcil e nervosismo, palidez, palpitaes, perda de peso, parestesias (sensao de picadas no corpo), sensao de calor nos ps (sensao de queimadura) e vmitos; Vitamina B2 (Riboflavina Vitamina G) Fonte: cereais em gro, levedura de cerveja, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), vegetais amarelos, leite, queijo, carnes de boi, porco e aves, fgado e rim (vaca), ovo. Necessidades dirias: entre 1,5 mg (mulheres) e 1,7 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos. Avitaminose: neuropatia. Sinais e Sintomas: ardor e prurido ocular, fotofobia, aumento da vascularizao da crnea, desidratao da pele, estomatite, glossite, depresso e letargia. Vitamina B3 (cido nicotnico Niacina Nicotinamida Vitamina PP) Fonte: amendoim, cereais em gro, noz, ervilha, fava, feijo, legumes, leite, queijo, carne de aves, fgado. Necessidades dirias: cerca de 18 mg. Funo: importante para as funes dos sistemas nervoso e digestivo, fgado e pele, ao reguladora da colesterolemia. Avitaminose: pelagra. Sinais e Sintomas: cefalias, fadiga, insnia, irritabilidade fcil, dermatite (sobretudo na regio cervical anterior) com descamao, edema e hiperpigmentao cutneas, 3</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>diarria, gengivite, estomatite, demncia e outras alteraes cerebrais (alucinao, ansiedade, depresso, psicose, estupor). Vitamina B5 (cido pantotnico) Fonte: cereais em gro, cogumelos, legumes, milho, abacate, leite, carne de aves, fgado, ovo. Necessidades dirias: cerca de 6 mg. Funo: importante para a produo de anticorpos e hormnios supra-renais (esterides e cortisona), importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos), ao facilitadora no controlo do estresse. Elemento essencial da coenzima A. Sinais e Sintomas: cibras, dores e clicas abdominais, fadiga, insnia, mal-estar geral, reduo na produo de anticorpos. Vitamina B6 (Adermina Piridoxina) Fonte: arroz integral, aveia, batata, cereais em gro, trigo, leguminosas, banana, atum, carne de porco, vsceras Necessidades dirias: cerca de 2 mg Sinais de carncia: anemia, dermatite, gengivite, glossite, nuseas e nervosismo. Vitamina B9 (cido flico Vitamina Bc Vitamina M) Fonte: vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), levedura de cerveja, fgado. Necessidades dirias: cerca de 200 g. Funo: ajuda a formar o cido tetrahidroflico, que atua como uma coenzima no metabolismo dos aminocidos, na formao dos cidos nuclicos, das hemcias e do tecido nervoso. Avitaminose: anemia (megalobstica). Sinais e Sintomas: fadiga, lassido, palpitaes, cefalias, dispnia, irritabilidade, perda de peso, diarria, esteatorria, estomatite, glossite,anemia, taquicardia e palidez (quadro clnico inespecfico). Vitamina B12 (Cianocobalamina Cobalamina Cobiona) Fonte: leite, carnes vermelhas, ovo. Necessidades dirias: cerca de 1 g. Funo: necessria eritropoiese e importante para o metabolismo dos aminocidos e cidos nuclicos. Avitaminose: disfunes neurolgicas e hematolgicas (anemia).</p> <p>4</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>Sinais e Sintomas: anemia (megaloblstica), palidez, fraqueza muscular e astenia, perda de peso, dispnia, cefalias, palpitaes, ataxia e diminuio ou exacerbao dos reflexos, depresso, parania, amnsia, demncia.</p> <p>Vitamina C (cido ascrbico) Fonte: acerola, anans, laranja, limo, mamo, manga, melo, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, couve galega, espinafre, repolho), pimento. A acerola o fruto mais rico em vitaminas A e C (a quantidade de vitamina C cerca de trinta vezes superior da laranja). Necessidades dirias: cerca de 60 mg. Funo: importante para vrias reaes bioqumicas celulares. A principal funo a hidroxilao do colgeno, uma protena que aumenta a resistncia de ossos, dentes, tendes e paredes dos vasos sanguneos. Tem efeito antioxidante e usada na sntese de hormnios e neurotransmissores (catecolaminas). Aumenta a absoro de ferro pelo intestino. Manifestaes de excesso: formao de clculos renais. Note-se que a dose diria recomendada de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contm at 2000 mg por comprimido, o que significa a ingesto de 35 ou mais vezes da dose diria recomendada O efeito preventivo ou curador de doenas virais, como gripe, a preveno de cncer, reduo do risco de doena cardaca e catarata, o aumento das defesas orgnicas, tudo isso no est comprovado como sendo um efeito teraputico til da vitamina C. Avitaminose: escorbuto. Sinais e Sintomas: cicatrizao difcil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopecia, dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, leses escorbticas (folculos hiperqueratsicos com halos hemorrgicos, nos membros e tronco). Vitamina H (Biotina Vitamina B8) Fonte: fgado, ovos e vegetais. Funo: importante para o metabolismo dos lipdeos. Sinais e Sintomas: problemas cutneos.</p> <p>5</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>TABELA DE VITAMINAS HIDROSSOLVEIS</p> <p>Vitaminas</p> <p>Fontes cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja leites, carnes, verduras</p> <p>Doenas provocadas pela carncia (avitaminoses) beribri inflamaes na lngua, anemias, seborria</p> <p>Funes no organismo</p> <p>B1</p> <p>atua no metabolismo energtico dos acares atua no metabolismo de enzimas, proteo no sistema nervoso.</p> <p>B2</p> <p>fgado, cogumelos, milho, abacate, fadigas, cibras metabolismo de protenas, B5 ovos, leite, musculares, insnia gorduras e acares vegetais crescimento, proteo seborria, anemia, carnes, frutas, celular, metabolismo de B6 distrbios de verduras e cereais gorduras e protenas, crescimento produo de hormnios formao de hemcias e B12 fgado, carnes anemia perniciosa multiplicao celular laranja, limo, atua no fortalecimento de abacaxi, kiwi, sistema imunolgico, C acerola, morango, escorbuto combate radicais livres e brcolis, melo, aumenta a absoro do manga ferro pelo intestino. noz, amndoa, castanha, lvedo eczemas, exausto, H de cerveja, leite, dores musculares, metabolismo de gorduras, gema de ovo, dermatite arroz integral anemia metabolismo dos cogumelos, megaloblstica, aminocidos, formao das M ou B9 hortalias verdes doenas do tubo hemcias e tecidos neural nervosos manuteno da pele, ervilha, amendoim, insnia, dor de proteo do fgado, regula PP ou B3 fava, peixe, feijo, cabea, dermatite, a taxa de colesterol no fgado diarria, depresso sangue</p> <p>6</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>SAIS MINERAIS So substncias que podem ser encontradas sob a forma no solvel, como constituintes estruturais de certas partes do corpo (ossos) ou sob a forma solvel em gua, sendo, dissociados. Na forma dissociada, os sais minerais, participam de numerosas atividades celulares, tais como: permeabilidade, contrao muscular, constituintes dos ossos, equilbrio osmtico e manuteno do pH.</p> <p> Disponibilidade o Dissolvido nos lquidos corporais;</p> <p>o Cristalizado em estruturas esquelticas; o Associado molculas orgnicas; Classificao o Macrominerais mais de 100 mg/dia o Microminerais menos de 100 mg/dia</p> <p>Finalidade dos minerais junto atividade fsica </p> <p>Fazem parte de todas as clulas e desempenham funes estruturais, funcionais e reguladoras. Alguns minerais (sdio e potssio) so excretados atravs do suor, portanto, aps exerccios fsicos, principalmente em ambientes quentes, o atleta pode perder quantidades razoveis desses minerais comprometendo a sua performance. Por isso recomendado que atletas consumam bebidas isotnicas, que apresentam quantidades adequadas desses minerais, visando repor tais perdas. Alm disso, a presena de mineras nessas bebidas auxilia na reposio da gua perdida durante o exerccio, minimizando o risco de desidratao</p> <p>Sal mineralClcio</p> <p>Funo</p> <p>Sua falta provoca</p> <p>FontesQueijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicria, feijo, lentilha, amendoim, castanha de caju Est contido na vitamina B12 e no tomate</p> <p>Cobalto</p> <p>Atua na formao de Deformaes sseas; tecidos, ossos e dentes; enfraquecimento dos age na coagulao do dentes sangue e na oxigenao dos tecidos; combate as infeces e mantm o equilbrio de ferro no organismo Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afeces cutneas</p> <p>7</p> <p>Prof Beatriz Petri S. de Oliveira</p> <p>a</p> <p>Fsforo</p> <p>Ferro</p> <p>Atua na formao de ossos e dentes; indispensvel para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o clcio e a vitamina D, combate o raquitismo Indispensvel na formao do sangue; atua como veiculador do oxignio para todo o organismo Faz funcionar a glndula tireide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os msculos armazenem oxignio e evita que a gordura se deposite nos tecidos Constitui os sucos gstricos e pancreticos</p> <p>Maior probabilidade de ocorrncia de fraturas; msculos atrofiados; alteraes nervosas; raquitismo</p> <p>Carnes, midos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais</p> <p>Anemia</p> <p>Iodo</p> <p>Bcio; obesidade, cansao</p> <p>Fgado, rim, corao, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona Agrio, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais</p> <p>Cloro</p> <p>Potssio</p> <p>Magnsio</p> <p>Mangans</p> <p>Silcio</p> <p> difcil haver carncia e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destri a vitamina E e reduz a produo de iodo Atua associado ao sdio, Diminuio da Azeitona verde, regularizando as batidas atividade muscular, ameixa seca, do corao e o sistema inclusive a do corao ervilha, figo, lentilha, muscular; contribui para a espinafre, banana, formao as clulas laranja, tomate, carnes, vinagre de ma, arroz integral Atua na formao dos Provoca extrema Frutas ctricas, tecidos, ossos e dentes; sensibilidade ao frio e leguminosas, gema ajuda a metabolizar os ao calor de ovo, salsinha, carboidratos; controla a agrio, espinafre, excitabilidade cebola, tomate, mel neuromuscular Importante para o Cereais integrais, crescimento; intervm no amendoim, nozes, aproveitamento do clcio, feijo, arroz integ...</p>

Recommended

View more >