Conceitos - Vitaminas e Sais Minerais

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Prof Beatriz Petri S. de Oliveira

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VITAMINAS O termo vitamina surgiu em 1911 e deve-se ao bioqumico Kazimierz Funk, tendo resultado da juno da palavra latina vita (vida) com o sufixo amina Elas no so produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas atravs da ingesto de alimentos (frutas, verduras, legumes e carnes). A falta de vitaminas pode acarretar diversas doenas (avitaminoses). Podem ser de dois tipos: hidrossolveis (solveis em gua e absorvidas pelo intestino) e lipossolveis (solveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fgado). Avitaminose: falta total de vitaminas. Hipovitaminose:falta de vitaminas pode ser parcial Tanto nas avitaminoses como nas hipovitaminoses podem surgir manifestaes classificadas como doenas carenciais. Hipervitaminose: excesso de vitaminas que pode ser a conseqncia da ingesto ou da administrao exagerada de vitaminas.

VITAMINAS LIPOSSOLVEIS APS ABSORVIDAS PELO INTESTINO, A e D SO ARMAZENADAS NO FGADO, E NOS TECIDOS GORDUROSOS E K NO SO ARAMAZENADAS VITAMINA A (Retinol) Fonte: acerola, vegetais verdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batatadoce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fgado e outras vsceras, sardinha. Funo: importante para o crescimento e formao dos ossos, indispensvel para a qualidade da viso, da pele e do cabelo. Avitaminose: xeroftalmia (secura dos olhos). Sinais e Sintomas: cegueira noturna, fotofobia hemorragia ocular, cegueira (casos mais graves), alterao do paladar, desidratao da pele (com hiperqueratose e atrofia das glndulas sebceas), desidratao das mucosas (com infeces frequentes). VITAMINA D (Calciferol Colecalciferol e Ergocalciferol) Fonte: fgado, ovo, peixes de gua salgada, sol (favorece a produo de calciferol pelo organismo). Necessidades dirias: cerca de 10 mg ou 400 UI. Funo: importante para o crescimento, facilita a fixao de clcio nos ossos e dentes. Avitaminose: raquitismo. 1

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Sinais e Sintomas: atraso no crescimento, amolecimento do crnio, deformaes sseas, protruso esternal, curvatura acentuada dos membros inferiores, malformao e envelhecimento precoce dos dentes, osteomalcia, raquitismo. VITAMINA E (Tocoferol) Fonte: abacate, avel, aveia, batata doce, brcolos, cereais integrais, noz e trigo. Necessidades dirias: cerca de 10 mg. Funo: importante para a atividade muscular, formao de clulas sexuais e sanguneas, ao antioxidante (estabilizadora das estruturas celulares). Avitaminose: esterilidade. Sinais e Sintomas: distrofia muscular e fraqueza, eritema papular, descamao cutnea, anemia, catarata, derrames, disfuno neurolgica (sistema nervoso, olhos e msculos); os sinais e sintomas so inespecficos. Pensa-se que esta avitaminose favorece o aparecimento de certo tipo de neoplasias malignas VITAMINA K (Filoquinona Naftoquinona) Fonte: arroz integral, ervilha, tomate, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), leos vegetais, carne, fgado, leite, microflora intestinal (fornece cerca de 50% das necessidades dirias). Necessidades dirias: 2 mg por quilo de peso. Funo: importante na coagulao do sangue. Avitaminose: hemorragias. Sinais e Sintomas: aparecimento fcil de hematomas, epistaxis, hemoptises, hematria e outros problemas hemorrgicos (sem causa aparente)

Vitaminas

Fontes

Doenas provocadas pela carncia (avitaminoses)

Funes no organismo

A

D E

K

Problemas de viso, secura da pele, Combate radicais livres, formao Fgado de aves, diminuio de dos ossos, pele; funes da animais e cenoura glbulos vermelhos, retina formao de clculos renais leo de peixe, Raquitismo e Regulao do clcio do sangue e fgado, gema de osteoporose dos ossos ovos Dificuldades visuais Verduras, azeite e e alteraes Anti-oxidante vegetais neurolgicas Desnutrio, m funo heptica e Atua na coagulao do sangue, Fgado e verduras problemas previne osteoporose intestinais

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VITAMINAS HIDROSSOLVEIS Como a designao sugere, so vitaminas solveis em gua. So absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatrio para os tecidos onde so utilizadas. O grau de solubilidade varivel e tem influncia no seu trajeto atravs do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada e a sua excreo efetua-se atravs da urina. As vitaminas hidrossolveis mais importantes para o homem so: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP. Vitamina B1(Aneurina Tiamina Vitamina F) Fonte: arroz integral, brcolos, ervilha, espargo, feijo, noz, po integral, fgado, rim, carne de porco, peixe, ovo (gema). Necessidades dirias: entre 1 mg (crianas e mulheres) e 1,4 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo celular, sistema nervoso e msculos. Avitaminose: beribri(atrofia muscular, polineuropatia, cianose, taquicardia, hipertenso sistlica, hipotenso diastlica, distenso das veias cervicais) e encefalopatia de Wernicke-Korsakoff (apatia, desorientao, amnsia, ataxia, nistagmo) Sinais e Sintomas: alterao do tato, anorexia, depresso, dispnia, dor abdominal e torcica, fadiga, irritao fcil e nervosismo, palidez, palpitaes, perda de peso, parestesias (sensao de picadas no corpo), sensao de calor nos ps (sensao de queimadura) e vmitos; Vitamina B2 (Riboflavina Vitamina G) Fonte: cereais em gro, levedura de cerveja, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), vegetais amarelos, leite, queijo, carnes de boi, porco e aves, fgado e rim (vaca), ovo. Necessidades dirias: entre 1,5 mg (mulheres) e 1,7 mg (homens). Funo: importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos. Avitaminose: neuropatia. Sinais e Sintomas: ardor e prurido ocular, fotofobia, aumento da vascularizao da crnea, desidratao da pele, estomatite, glossite, depresso e letargia. Vitamina B3 (cido nicotnico Niacina Nicotinamida Vitamina PP) Fonte: amendoim, cereais em gro, noz, ervilha, fava, feijo, legumes, leite, queijo, carne de aves, fgado. Necessidades dirias: cerca de 18 mg. Funo: importante para as funes dos sistemas nervoso e digestivo, fgado e pele, ao reguladora da colesterolemia. Avitaminose: pelagra. Sinais e Sintomas: cefalias, fadiga, insnia, irritabilidade fcil, dermatite (sobretudo na regio cervical anterior) com descamao, edema e hiperpigmentao cutneas, 3

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diarria, gengivite, estomatite, demncia e outras alteraes cerebrais (alucinao, ansiedade, depresso, psicose, estupor). Vitamina B5 (cido pantotnico) Fonte: cereais em gro, cogumelos, legumes, milho, abacate, leite, carne de aves, fgado, ovo. Necessidades dirias: cerca de 6 mg. Funo: importante para a produo de anticorpos e hormnios supra-renais (esterides e cortisona), importante para o metabolismo das protenas, lipdeos e carboidratos), ao facilitadora no controlo do estresse. Elemento essencial da coenzima A. Sinais e Sintomas: cibras, dores e clicas abdominais, fadiga, insnia, mal-estar geral, reduo na produo de anticorpos. Vitamina B6 (Adermina Piridoxina) Fonte: arroz integral, aveia, batata, cereais em gro, trigo, leguminosas, banana, atum, carne de porco, vsceras Necessidades dirias: cerca de 2 mg Sinais de carncia: anemia, dermatite, gengivite, glossite, nuseas e nervosismo. Vitamina B9 (cido flico Vitamina Bc Vitamina M) Fonte: vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), levedura de cerveja, fgado. Necessidades dirias: cerca de 200 g. Funo: ajuda a formar o cido tetrahidroflico, que atua como uma coenzima no metabolismo dos aminocidos, na formao dos cidos nuclicos, das hemcias e do tecido nervoso. Avitaminose: anemia (megalobstica). Sinais e Sintomas: fadiga, lassido, palpitaes, cefalias, dispnia, irritabilidade, perda de peso, diarria, esteatorria, estomatite, glossite,anemia, taquicardia e palidez (quadro clnico inespecfico). Vitamina B12 (Cianocobalamina Cobalamina Cobiona) Fonte: leite, carnes vermelhas, ovo. Necessidades dirias: cerca de 1 g. Funo: necessria eritropoiese e importante para o metabolismo dos aminocidos e cidos nuclicos. Avitaminose: disfunes neurolgicas e hematolgicas (anemia).

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Sinais e Sintomas: anemia (megaloblstica), palidez, fraqueza muscular e astenia, perda de peso, dispnia, cefalias, palpitaes, ataxia e diminuio ou exacerbao dos reflexos, depresso, parania, amnsia, demncia.

Vitamina C (cido ascrbico) Fonte: acerola, anans, laranja, limo, mamo, manga, melo, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, couve galega, espinafre, repolho), pimento. A acerola o fruto mais rico em vitaminas A e C (a quantidade de vitamina C cerca de trinta vezes superior da laranja). Necessidades dirias: cerca de 60 mg. Funo: importante para vrias reaes bioqumicas celulares. A principal funo a hidroxilao do colgeno, uma protena que aumenta a resistncia de ossos, dentes, tendes e paredes dos vasos sanguneos. Tem efeito antioxidante e usada na sntese de hormnios e neurotransmissores (catecolaminas). Aumenta a absoro de ferro pelo intestino. Manifestaes de excesso: formao de clculos renais. Note-se que a dose diria recomendada de 60 mg/dia. Alguns produtos comerciais contm at 2000 mg por comprimido, o que significa a ingesto de 35 ou mais vezes da dose diria recomendada O efeito preventivo ou curador de doenas virais, como gripe, a preveno de cncer, reduo do risco de doena cardaca e catarata, o aumento das defesas orgnicas, tudo isso no est comprovado como sendo um efeito teraputico til da vitamina C. Avitaminose: escorbuto. Sinais e Sintomas: cicatrizao difcil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopecia, dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, leses escorbticas (folculos hiperqueratsicos com halos hemorrgicos, nos membros e tronco). Vitamina H (Biotina Vitamina B8) Fonte: fgado, ovos e vegetais. Funo: importante para o metabolismo dos lipdeos. Sinais e Sintomas: problemas cutneos.

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TABELA DE VITAMINAS HIDROSSOLVEIS

Vitaminas

Fontes cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja leites, carnes, verduras

Doenas provocadas pela carncia (avitaminoses) beribri inflamaes na lngua, anemias, seborria

Funes no organismo

B1

atua no metabolismo energtico dos acares atua no metabolismo de enzimas, proteo no sistema nervoso.

B2

fgado, cogumelos, milho, abacate, fadigas, cibras metabolismo de protenas, B5 ovos, leite, musculares, insnia gorduras e acares vegetais crescimento, proteo seborria, anemia, carnes, frutas, celular, metabolismo de B6 distrbios de verduras e cereais gorduras e protenas, crescimento produo de hormnios formao de hemcias e B12 fgado, carnes anemia perniciosa multiplicao celular laranja, limo, atua no fortalecimento de abacaxi, kiwi, sistema imunolgico, C acerola, morango, escorbuto combate radicais livres e brcolis, melo, aumenta a absoro do manga ferro pelo intestino. noz, amndoa, castanha, lvedo eczemas, exausto, H de cerveja, leite, dores musculares, metabolismo de gorduras, gema de ovo, dermatite arroz integral anemia metabolismo dos cogumelos, megaloblstica, aminocidos, formao das M ou B9 hortalias verdes doenas do tubo hemcias e tecidos neural nervosos manuteno da pele, ervilha, amendoim, insnia, dor de proteo do fgado, regula PP ou B3 fava, peixe, feijo, cabea, dermatite, a taxa de colesterol no fgado diarria, depresso sangue

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SAIS MINERAIS So substncias que podem ser encontradas sob a forma no solvel, como constituintes estruturais de certas partes do corpo (ossos) ou sob a forma solvel em gua, sendo, dissociados. Na forma dissociada, os sais minerais, participam de numerosas atividades celulares, tais como: permeabilidade, contrao muscular, constituintes dos ossos, equilbrio osmtico e manuteno do pH.

Disponibilidade o Dissolvido nos lquidos corporais;

o Cristalizado em estruturas esquelticas; o Associado molculas orgnicas; Classificao o Macrominerais mais de 100 mg/dia o Microminerais menos de 100 mg/dia

Finalidade dos minerais junto atividade fsica

Fazem parte de todas as clulas e desempenham funes estruturais, funcionais e reguladoras. Alguns minerais (sdio e potssio) so excretados atravs do suor, portanto, aps exerccios fsicos, principalmente em ambientes quentes, o atleta pode perder quantidades razoveis desses minerais comprometendo a sua performance. Por isso recomendado que atletas consumam bebidas isotnicas, que apresentam quantidades adequadas desses minerais, visando repor tais perdas. Alm disso, a presena de mineras nessas bebidas auxilia na reposio da gua perdida durante o exerccio, minimizando o risco de desidratao

Sal mineralClcio

Funo

Sua falta provoca

FontesQueijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicria, feijo, lentilha, amendoim, castanha de caju Est contido na vitamina B12 e no tomate

Cobalto

Atua na formao de Deformaes sseas; tecidos, ossos e dentes; enfraquecimento dos age na coagulao do dentes sangue e na oxigenao dos tecidos; combate as infeces e mantm o equilbrio de ferro no organismo Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afeces cutneas

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Fsforo

Ferro

Atua na formao de ossos e dentes; indispensvel para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o clcio e a vitamina D, combate o raquitismo Indispensvel na formao do sangue; atua como veiculador do oxignio para todo o organismo Faz funcionar a glndula tireide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os msculos armazenem oxignio e evita que a gordura se deposite nos tecidos Constitui os sucos gstricos e pancreticos

Maior probabilidade de ocorrncia de fraturas; msculos atrofiados; alteraes nervosas; raquitismo

Carnes, midos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais

Anemia

Iodo

Bcio; obesidade, cansao

Fgado, rim, corao, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona Agrio, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais

Cloro

Potssio

Magnsio

Mangans

Silcio

difcil haver carncia e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destri a vitamina E e reduz a produo de iodo Atua associado ao sdio, Diminuio da Azeitona verde, regularizando as batidas atividade muscular, ameixa seca, do corao e o sistema inclusive a do corao ervilha, figo, lentilha, muscular; contribui para a espinafre, banana, formao as clulas laranja, tomate, carnes, vinagre de ma, arroz integral Atua na formao dos Provoca extrema Frutas ctricas, tecidos, ossos e dentes; sensibilidade ao frio e leguminosas, gema ajuda a metabolizar os ao calor de ovo, salsinha, carboidratos; controla a agrio, espinafre, excitabilidade cebola, tomate, mel neuromuscular Importante para o Cereais integrais, crescimento; intervm no amendoim, nozes, aproveitamento do clcio, feijo, arroz integral, fsforo e vitamina B1 banana, alface, beterraba, milho Age na formao dos Amora, aveia, vasos e artrias e escarola, alface, responsvel pela sua abbora, azeitona, elasticidade; atua na cebola formao da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenas da pele e o raquitismo 8

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Flor

Forma ossos e dentes; previne dilatao das veias, clculos da vescula e paralisia

A necessidade de flor muito pequena; ele recomendado apenas para gestantes para crianas durante a formao da segunda dentio

Agrio, alho, aveia, brcolis, beterraba, cebola, couve-flor, ma, trigo integral

Cobre

Age na formao da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)

Sdio

Enxofre

Impede o endurecimento do clcio e do magnsio, o que pode formar clculos biliares ou nefrticos; previne a coagulao sangnea Facilita a digesto; desinfetante e participa do metabolismo das protenas Atua no controle cerebral dos msculos; ajuda na respirao dos tecidos; participa no metabolismo das protenas e carboidratos

Zinco

Centeio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre Cibras e Todos os vegetais retardamento na (principalmente cicatrizao de feridas salso, cenoura, agrio e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia Nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrio, laranja, abacaxi Diminui a produo Carnes, fgado, de hormnios peixe, ovo, masculinos e favorece leguminosas, nozes o diabete

Fonte: Enciclopdia Conhecer 2000, Nova Cultural, 1995

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