comunicasib - dezembro 2012

8
ComunicaSIB #5 5ª edição 2012 Informativo de circulação interna DEPOIMENTOS Líderes falam sobre os desafios recebidos no ano de 2012. ACONTECEU Relembre os momentos mais marcantes desse ano. NATAL Uma matéria especial sobre o natal.

Upload: comunica-sib

Post on 09-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo de circulação interna da SIB de Camaçari

TRANSCRIPT

Page 1: ComunicaSIB - Dezembro 2012

ComunicaSIB#5 5ª edição 2012 Informativo de circulação interna

DEPOIMENTOSLíderes falam sobre os desafios

recebidos no ano de 2012.

ACONTECEURelembre os momentos mais

marcantes desse ano.

NATAlUma matéria especial sobre o

natal.

Page 2: ComunicaSIB - Dezembro 2012

DIAS DE CULTO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

01/12 Marta Geruza02/12 Gabriel Macedo02/12 Sara Barreto03/12 Laura Maria03/12 Marcos Antonio04/12 Mireli dos Santos08/12 Josenilda Santos08/12 Cenielle Costa11/12 Aurelindo da Silva11/12 Thiago Cruz13/12 Lucas Duarte17/12 Antonio Marcos17/12 Orilda Cavalcante17/12 Vamires Oliveira20/12 Amanda Castro20/12 Gésia C. Santana21/12 José Marinho21/12 Pedro Peixoto22/12 Felícia Cabral22/12 Solange Peixoto23/12 Sofia Freitas25/12 Manuel Rodrigues25/12 Natália Cristine27/12 Monalisa Santos28/12 Edson de Oliveira28/12 Selma VIllas Boas29/12 Alan Duarte31/12 Marilene da Conceição31/12 Celimar Morais

Novamente estamos envolvidos nas festas de fim de ano. Despedir de mais um ano significa deixar-se envolver por sentimentos divergentes como gratidão e decepção, alegrias e tristezas. Afinal, um ano todo não se faz só de alegrias, nem tampouco pode ser resumido em um amontoado de tristezas e decepções. Na vida cabem as duas possibilidades, mas é a gratidão, a alegria e as boas lembranças que devemos carregar como o nosso bem precioso.

Assim, o ComunicaSIB convida você para se depedir de 2012 levando em conta que esta dinâmica desafiante faz parte da vida. Por isso trazemos alguns depoimentos que relembram conquistas e alegrias e apontam para desafios futuros. Algumas fotos também nos farão lembrar de fatos e eventos que aconteceram em nossa igreja neste ano.

Falar em coisa boa você poderá apreciar a matéria sobre a Igreja em Libras de Camaçari, que a SIB tem a honra e responsabilidade de ser a Igreja-Mãe. Além disso, trazemos uma reflexão sobre o natal, bem oportuna nestes tempos de banalização do sagrado.

Este então é o último número do ComunicaSIB em 2012, cuja equipe aproveita para desejar a todos um feliz natal e um ano repleto de novos desafios.

Boa leitura!

Silas Santana.

Domingo: 09h00 - EBD (Escola Bíblica Dominical) 18h00 - Culto de Louvor e EdificaçãoTerça-feira: 19h00 - Reunião das OrganizaçõesQuarta-feira: 19h00 - Culto nos NúcleosQuinta-feira: 19h00 - Culto de OraçãoSábado: 16h00 - Ensaio Equipe de louvor

Segunda Igreja Batista em CamaçariRua Abrantes, 70 Inocoop - Camaçari-BAE-mail: sibcamaç[email protected]: Pr. José Carneiro

Equipe ComunicaSIBMarcelo Vasques Jussara VasconcelosLucas Rocha Jane Carneiro Gerberson Luiz Gésia Carneiro

ComunicaSIB DIGITAL

Veja todas as edições do nosso Boletim, acessando

http://issuu.com/dcsib

Se você deseja adquirir boletins extras, envie e-mail para

[email protected]

EDIT

ORI

AL

Page 3: ComunicaSIB - Dezembro 2012

SOBRE O CASALJosivaldo de Souza Beda e Valdelina Lima

Marques Beda são surdos, casados há 32 anos e têm um filho (Rodrigo Lima Beda; formando em Teologia). Entregaram suas vidas a Jesus em Goiânia, de onde vieram, e sentindo-se vocacionados para anunciarem Jesus Cristo aos surdos, apresentaram-se à JMN, que os preparou e enviou, primeiramente a Cuiabá-MT, depois para Morro do Chapéu-BA e, este ano, a Camaçari-BA.

SOBRE A JMNA Junta de Missões Nacionais (JMN)

da Convenção Batista Brasileira (CBB) visa evangelizar e discipular cada pessoa em solo brasileiro. Para tanto, desenvolve diversos projetos em diferentes áreas de atuação através de seus missionários espalhados pelo Brasil. Um desses é o Projeto de Plantação de Igrejas, inclusive Igrejas Bilíngues/LIBRAS – atualmente são 05 no Brasil, 7 missionários surdos e 3 missionários intérpretes.

SOBRE O PROJETO ALCANCE SURDOSComo forma de apoiar e implantar essas

Igrejas Bilíngues/LIBRAS, é desenvolvido um projeto evangelístico semelhante às Trans (Jesus Transforma), denominado de Alcance Surdos.

POR QUE CAMAÇARI?Camaçari é uma cidade da Região

Metropolitana de Salvador com um número relevante de surdos: são 6.006 segundo dados recentes do IBGE, mas a maioria desses surdos

não são devidamente amparados educacional, social, profissional e espiritualmente.

POR QUE UMA IGREJA BILÍNGUE (LIBRAS)?Ouvintes podem pensar: “Pra quê uma igreja

em LIBRAS, se já temos intérpretes?”, mas os surdos precisam de contato, precisam conhecer e aprender, interagir e participar na sua própria língua; precisam de programações e atividades pensadas e que funcionem baseadas em sua cultura, e isso nem sempre é possível através de interpretação.

QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS QUANTO À IGREJA BILÍNGUE/LIBRAS EM CAMAÇARI?

Alcançar o máximo de surdos com seus familiares, para que eles conheçam a verdade da Bíblia e se desenvolvam em suas potencialidades de forma integral.

PALAVRAS FINAISAgradecemos o apoio que a SIB em Camaçari

tem dado desde o Alcance Surdos e, agora, com a parceria com a JMN. Nosso desejo e oração é de que essa cooperação aumente e se concretize ainda mais para que os surdos tenham oportunidade de servir a Jesus dentro de sua cultura e língua e se desenvolvam de forma plena. Confira nossa agenda semanal.

Por Josivaldo e Valdelina Beda (Intérprete: Celimar Morais)

ENTREVISTA

DIA HORÁRIO ATIVIDADE

Domingo 9h - 11h3016h - 18h

Futebol com SurdosCulto Bilíngue

Terça-feira 19h - 20h Estudo bíblico em Libras

Quarta-feira 19h - 20h Curso de Libras

Quinta-feira 19h - 20h Culto de Oração em LIBRAS

Sábado 9h - 11h30 Futebol com surdos

03

Page 4: ComunicaSIB - Dezembro 2012

04

Page 5: ComunicaSIB - Dezembro 2012

05

Page 6: ComunicaSIB - Dezembro 2012

“Deus colocou Camaçari em nossas vidas e corações, tem sido muito bom o trabalho junto com a SIB. Esse ano 2012 foi e está sendo muito produtivo desde o alcance surdos e agora com a implantação da 1ª igreja em libras da Bahia. Já estamos com 18 surdos em discipulado e a meta é alcançarmos muitos outros. A SIB tem sido fundamental no apoio ao trabalho e em 2013 pretendemos, junto com os jovens, adultos, crianças e adolescentes alcançarmos toda faixa etária de idades dos surdos, com trabalhos específicos para cada grupo. Os projetos são muitos, mas sabemos que o realizar vem de Deus”. Josivaldo e Valdelina (Missionários do Projeto Alcance Surdos)

“Foi um ano de muitas superações, a igreja como um todo passou por diversas mudanças. Foi muito bom ver a juventude e adolescência despertando para trabalhos sociais, todo o envolvimento deles com os projetos. E os planos para 2013 são: investir na manutenção desse despertar, proporcionar ações, mostrar campos para trabalho. A igreja servindo além das paredes da igreja”. Kleide (Líder de Juventude)

06

“A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.” Provérbios 4:18-19 (NVI)

No fundo sabemos que é somente um dia

após o outro, mas não deixa de ser significativa essa parada para um novo recomeço. Esse refletir sobre o que passou e planejar o que virá. Um novo ano sempre se aproxima acompanhado pela esperança. Por isso, colhemos alguns depoimentos de líderes da nossa igreja. Cada um com a sua visão, mas todos pelo Reino.

O ano de 2012 ficou na história da SIB, uma vez que a reforma do templo modernizou o ambiente, a membresia cresceu com um bom número de batismos e, além disso, tive o privilégio de realizar um sonho ao colocar cerâmica no fundo e na lateral direita do templo, bem como o portão e a iluminação. No entanto, 2012 não foi só de reforma: vários projetos sociais como o Alcance Surdos, Café Cultural, Criação de Ong, almoço e jantares promoveram a comunhão e a aproximação dos irmãos mobilizando-os a servir um ao outro. Este ano proporcionou a SIB muitas alegrias, já que os pontos negativos não precisam ser citados e nem lembrados. Os planos para 2013 são: ampliar as obras sociais, criar uma classe geral na EBD, sendo um encontro trimestral com palestrantes convidados e capacitados em curso específicos na área de educação religiosa e evangelismo, realizar conferências evangelísticas. Além disso, continuar a reforma do templo, tal como colocar cerâmica na frente. Pr José Carneiro (Pastor da SIB/Camaçari)

DEP

OIM

ENTO

S

Page 7: ComunicaSIB - Dezembro 2012

07

NAT

AL

Aproxima-se o natal e com ele um misto de encantamento e decepção. Encantamento porque o fato comemorado nesta data foi tão marcante que dividiu a história em antes e depois de Cristo. Decepção pela capacidade que o mundo tem de banalizar o sagrado. Imagino o natal como uma pintura rara e valiosa que caiu em mãos estranhas. Não sendo capazes de pintar algo igual, retocaram-na ao seu bel-prazer. Desanima olhar para o quadro e perceber claramente os acréscimos grosseiros e as subtrações comprometedoras. Na verdade, gosto de imaginar que a tela sublime foi pintada com um material não perecível, portanto jamais precisaria de retoques. O que ocorreu, na verdade, foi uma espécie de sabotagem. A tela foi apropriada ao longo da história por mãos inescrupulosas, e apesar de hoje ela nos ser apresentada de maneira colorida e luminosa, trata-se, na verdade, de uma imitação grosseira do que realmente foi o primeiro natal.

Mas o quadro que retrata o verdadeiro natal não foi destruído. Por baixo da crosta grosseira existe a pintura original, pronta para ser restaurada e apreciada em toda a sua beleza. Ainda mais, o projeto da pintura encontra-se acessível a todos. Este projeto, ou seja, o relato de como foi

originalmente o primeiro natal, encontramos nos evangelhos, uma coleção de quatro livros que nos contam toda a história. Q u e tal então fazermos um passeio pelas Escrituras para descobrirmos o que ela nos fala sobre o verdadeiro natal?

De início, comecemos por considerar um dos mistérios mais profundos do Evangelho, que consiste em saber que Deus, Ele mesmo, se fez homem e habitou entre nós. Chamamos de encarnação esta boa notícia. Sem nenhuma dúvida, a Encarnação foi a mais completa aproximação dos Céus com a terra. Já o profeta Isaias proclamava um dos nomes pelo qual Jesus seria chamado: EMANUEL, palavra hebraica que significa “Deus Conosco”. Com efeito, ele não apenas veio aqui, mas viveu conosco.

Em nosso passeio pelas Escrituras poderíamos dá um pulo no ambiente onde Jesus Nasceu. Aquela seria uma noite como outra qualquer, nas ruas escuras e tranqüilas da pequena Belém. A noite, portanto, já estava alta. Nos arredores de Belém os pastores já tinham recolhido seus rebanhos. Cansados e sonolentos, preparavam-se para mais uma madrugada ao relento, como tantas outras que já tinham passado. De repente, aquela monotonia foi rompida com o aparecimento de um anjo, e a glória do Senhor lhes envolveu. As palavras do anjo foram claras e encantadoras: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Nosso passeio pode encerrar-se aqui, mas as palavras das Escrituras continuarão a fazer eco em nossos corações, na forma de um vigoroso convite.

Page 8: ComunicaSIB - Dezembro 2012

ANUNCIE AQUISe você deseja anunciar seu negócio no ComunicaSIB, envie um e-mail para [email protected] e

estaremos passando um formulário para cadastro com as informações necessários para a publicação.