comunicare ta 133

9
Obra de Leminski volta às livrarias Ex-reitores recebem homenagem na UFABC Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra o HPV Documentos devem seguir Manual de Padronização Servidores assistem à oficina sobre relacionamento e conduta nas mídias sociais Centros definem listas dos indicados a diretor e vice- diretor UAB oferece cursos para professores da UFABC Informativo Interno nº 133 - outubro de 2013

Upload: universidade-federal-do-abc

Post on 19-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Comunicare Servidores 133

TRANSCRIPT

Obra de Leminski volta às livrarias

Ex-reitores recebem homenagem na UFABC

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra o HPV

Documentos devem seguir Manual de Padronização

Servidores assistem à oficina sobre relacionamento e conduta nas mídias sociais

Centros definem listas dos indicados a diretor e vice-diretor

UAB oferece cursos para professores da UFABC

Informativo Interno nº 133 - outubro de 2013

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

NÃO ERA BRAVATA O próximo dia 31 de outubro é o primeiro dos últimos

cem dias da gestão atual da Reitoria. É hora de refletir sobre o momento atual, fazer um balanço do passado, ponderar o futuro. Para nós da Reitoria, é hora de prestar contas. Por isso, estamos preparando um balanço da ges-tão, que será apresentado à comunidade nos próximos dias.

Como todo balanço, ele mostrará números. Arredon-dados, eles nos dizem, por exemplo, que dobramos as matrículas na graduação, triplicamos na pós-graduação, e teremos mais que sextuplicado, até o final de 2013, a área disponibilizada. Assim, triplicou a área disponibilizada por aluno. Por mais que impressionem, porém, os números são sempre muito frios. Eles nada dizem, por exemplo, sobre a excepcional repercussão das avaliações positi-vas recebidas pela nossa Universidade. Quem quer que acompanhe os indicadores de produtividade acadêmica em registro internacional, já percebeu que a UFABC está se destacando rapidamente, tanto em volume de publica-ções como no fator de impacto, atualmente o mais alto entre as universidades brasileiras. No registro nacional, o ranking RUF, da Folha, já reconhece a UFABC como a mais internacionalizada das universidades brasileiras. E a classificação de 2.136 IES brasileiras pelo IGC, do MEC, nos coloca entre as 27 que receberam a nota máxima em 2012, primeiro ano em que fizemos o ENADE e fomos

avaliados. Através do Programa Ciência sem Fronteiras, já en-

viamos mais que 400 alunos ao Exterior, com excelen-tes retornos. Se esse programa continuar além de 2015, como esperamos, a UFABC poderá explorar muito mais a compatibilidade do nosso modelo pedagógico com as tendências mundiais, e liderar o esforço brasileiro de in-ternacionalização.

Avançamos em todas as frentes: na excelência acadêmi-ca, na inclusão social, na inovação pedagógica, no prota-gonismo nacional. Recusamos qualquer tipo de “escolha” entre esses compromissos, pois percebemos que, nas condições objetivas em que estamos inseridos, qualquer falha num deles compromete os demais. Graças à capa-cidade de aglutinação e mobilização gerada por essa po-lítica, já figuramos hoje entre as melhores universidades brasileiras.

Lá no começo da UFABC, o Presidente Lula disse es-perar que, em vinte anos, ela figurasse entre as cem mais importantes do mundo. Naquela ocasião, até os amigos acharam que era bravata. Mas não era: os resultados al-cançados nesses primeiros sete anos mostram que o so-nho de Lula é factível, desde que tenhamos o apoio con-tinuado do MEC e continuemos o bom trabalho, com as eventuais correções de rumo que se fizerem necessárias. Justamente por integrarmos uma sociedade emergente, abertos a estratos sociais emergentes, num país emer-gente, num mundo emergente, é que temos chance de chegar lá.

Estando já na beira da compulsória, não poderei pros-seguir à frente desta caminhada. Mas ficarei na torcida, à disposição para ajudar no que puder, se necessário. Fe-lizmente, a UFABC tem sido uma verdadeira escola de gestão para os nossos dirigentes. Por isso, já podemos contar com jovens lideranças, capazes de assumir a Rei-toria e a Vice-Reitoria com galhardia. Até o próximo dia 4, as inscrições permanecem abertas na Secretaria Geral.

HELIO WALDMANReitor

Editorial

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

O Plano de Desenvolvimento Ins-titucional da UFABC (PDI) aborda o tema Gestão sob as perspectivas da autonomia universitária, ética, pla-nejamento, desburocratização e de-senvolvimento de recursos huma-nos. Entre as questões apresentadas estão as formas de financiamento e gerenciamento institucional, os me-canismos de sustentação de uma cultura ética e iniciativas para con-solidação de políticas internas de planejamento e de racionalização do controle de processos. O documen-to também destaca a necessidade de aprimoramento das competên-cias dos servidores e de aspectos relacionados com saúde, ambiente de trabalho e lazer da comunidade universitária.

O PDI lembra que a autonomia universitária, apesar de assegurada em seu aspecto formal pela Constitui-ção, desafia interdições de caráter político e intrincados processos sociais. Essa discussão ocorre dentro da pers-pectiva da disponibilidade de fontes de financiamento institucional, considerando tanto aspectos conceituais quanto operacionais. Sobre a natureza e as caracterís-ticas da gestão universitária, o Plano não é conclusivo quanto ao contraponto entre as formas eleição direta ou controlada para a escolha de dirigentes, mas enfatiza que essa questão precisa estar urgentemente na agenda universitária.

A Ética aparece no PDI como uma dimensão que vai além da análise jurídica das ações de servidores, refor-çando o princípio de que as pessoas exigem que o Es-tado seja de Direito e que o comportamento dos agen-tes públicos seja ético. Na busca da promoção de uma cultura ética, conclui-se que a atual Comissão de Ética e o canal Fale Conosco integram um todo ao qual, no futuro, devem se integrar uma ouvidoria e uma corre-gedoria.

Sobre a própria conduta de planejamento, o Plano afirma que a Universidade conseguiu avanços com o de-senvolvimento de projetos, cujas diretrizes se desdobra-rão nos próximos dez anos. Há citações sobre a criação do grupo de agentes de planejamento, mapeamento de competências e mapeamento de processos. O objetivo é chegar a uma estrutura gerencial que associe o per-curso burocrático a eficiência administrativa, eliminando atividades desnecessárias, criando fluxos mais racionais e informatizando atividades.

As ações indicadas no PDI para o desenvolvimento de Recursos Humanos devem se estender a todas as cate-gorias da comunidade acadêmica, inclusive aos terceiri-zados, buscando a sinergia entre técnicos administrativos e docentes e criando condições para o constante apri-moramento de competências profissionais e técnicas. Na área de Saúde, física e mental, a expectativa é atuar pre-ventivamente por meio de práticas que ofereçam aten-dimento humanizado, estímulo à prática de atividades esportivas e culturais, além da preocupação em oferecer ambiente de trabalho agradável e seguro ao desempe-nho de atividades profissionais e educacionais.

PDI define perspectivas para gestão institucional2013 2022UFABC

Para entender o PDI

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

Manual padroniza elaboração de documentos da UFABC

Os documentos ofi-ciais deverão a partir de agora seguir as orientações do Manu-al de Padronização de Documentos da UFABC, publicado

no site da Universida-de na última semana. O

manual orienta a elabo-ração dos documentos quanto à

formatação e estrutura . O objetivo da padronização é atender às ex-

pectativas dos usuários sem, no entanto, sujei-tá-los a rotinas monótonas e normas rígidas. O manual dá orientações referentes à concepção de atas, atos decisórios, comunicações inter-nas, despachos, editais, ofícios, portarias e re-soluções.

De acordo com texto publicado no site da UFABC, “com a padronização da estrutura dos documentos oficiais, objetiva-se apresentar e fixar a identidade visual da UFABC, tanto no âmbito interno, como – e principalmente – no externo, de forma que todos que tiverem acesso a algum documento da Instituição pos-sam identificar, de imediato, tratar-se da Uni-versidade Federal do ABC”.

UAB oferece cursos a distância para docentes da UFABC

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá no próximo quadrimestre três cursos a distância para do-centes da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os professores poderão optar entre os cursos de Me-todologia para Desenvolvimento de Objetos de Apren-dizagem, Criação de Videoaulas e Novas Tecnologias e Metodologias para Educação.

Para participar, os docentes devem dedicar em média cinco horas semanais ao longo de doze semanas. Por ser um curso a distância, há a possibilidade de escolher os melhores dias e horários para estudar os ma-teriais, realizar atividades e inte-ragir com tuto-res e colegas de turma.

As inscrições terminam no dia 29 de outubro e podem ser reali-zadas pelo site: http://uab.ufabc.edu.br/

Desenho realistapor Steve Mills

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

Ex-reitores são homenageados na UFABC

Os ex-reitores da UFABC Hermano Tavares, Luiz Be-vilacqua e Adalberto Fazzio foram homenageados, no último dia 15, em cerimônia na Universidade. Eles en-traram para a recém-criada galeria de ex-reitores. Cada um deles terá a partir de agora um retrato com moldura em exibição permanente na sala de reunião dos conse-lhos.

Para os discursos em homenagem aos antigos man-datários foram convidados professores que ocuparam postos-chave nas administrações anteriores. Silvio Ro-berto Salinas falou sobre a gestão de Hermano Tavares,

Adelaide Faljoni-Alario homenageou Luiz Bevilacqua e Sidney Jard abordou o período em que Adalberto Fazzio esteve à frente da Reitoria.

Os homenageados foram convidados a discursar após a fala dos professores. Os ex-reitores relembraram fa-tos relacionados aos antigos colegas, falaram sobre a importância da área de educação para o futuro do país e trataram dos desafios da implantação de uma universi-dade. “É preciso coragem. Coragem para seguir adian-te”, afirmou Bevilacqua, que além de reitor foi presiden-te da Comissão de Implantação da Universidade.

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

Centros definem indicações de novos gestores

Os três centros da UFABC realizaram, no final de se-tembro, consultas à comunidade para escolha dos no-mes que integrarão as listas dos indicados aos cargos de diretores e vice-diretores da próxima gestão - os man-datos atuais se encerram em 30 de novembro, exceto o do vice-diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas que termina em julho de

Outras informações sobre o processo de escolha de diretores e vice-diretores de centro estão disponíveis na Resolução do ConsUni nº117, disponível no site da UFABC.

2015. Alunos e servidores docentes e técnicos adminis-trativos lotados nas respectivas unidades tiveram direi-to a voto. Os Colégios Eleitorais de cada centro, base-ados nos resultados das consultas, elaboraram as listas tríplices e as encaminharam ao reitor que, por sua vez, escolherá os novos gestores. Os mandatos têm duração de quatro anos.

Lista de diretores e vice-diretores em ordem de indicação

Centro de Ciências Naturais e Humanas

1º - Ronei Miotto/ Paula Homem de Mello2º - Eduardo de Moraes Gregores/ Fernando Costa Mattos3º - José Carlos Rodrigues Silva/ Márcio de Souza Werneck

Centro de Matemática, Computação e Cognição

1º - Edson Pimentel/ Marcelo Reyes2º - Itana Stiubiener e Maria das Graças Bruno Marietto3º - Valdecir Marvulle e Guiou Kobayashi

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

1º - Annibal Hetem Júnior2º - Marcelo Modesto da Silva3º - Jorge Tomioka

Sul de Manhattan, Nova Iorque

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

UFABC promove oficina sobre relacionamento e conduta nas mídias sociais

Os servidores da UFABC acompanharam nos dias 07, 08, 09 e 10 de outubro, o curso de capacitação “Oficina de Mídias Sociais nas Instituições Públicas de Ensino”. O evento, que ocorreu no Câmpus Santo André, apresen-tou formas eficazes de gerenciamento de perfis institu-cionais nas redes sociais.

As palestras foram ministradas pelos professores Nel-son Leoni (coordenador de redes sociais da agência Cli-ck Isobar), Nino Carvalho e Rodrigo Chagas (consulto-res em planejamento estratégico de marketing digital). O curso foi dividido em dois módulos. O primeiro abor-dou a “Gestão Estratégica de Mídias Sociais para Ins-tituições Públicas de Ensino”, mostrando quais são as

principais mídias sociais, os riscos e as oportunidades da internet, o perfil e o comportamento dos cidadãos na era digital, entre outros temas.

O segundo trouxe detalhes sobre o “Desenvolvimen-to de Diretrizes e Manuais”, apresentando uma visão geral sobre internet e comunicação e como deve ser a conduta das instituições e dos profissionais nas mídias sociais.

O curso de capacitação “Oficina de Mídias Sociais nas Instituições Públicas de Ensino” foi dedicado para os futuros administradores de perfis da UFABC nas redes sociais e visa normatizar as políticas de comunicação di-gital da universidade.

O poeta vive

O coração do poeta parou de bater há quase 25 anos. Em 1989, Paulo Leminski capitulou diante de uma cirrose que o acompanhava havia muitos anos. Mas, de algum modo, o coração do poeta segue batendo. Ele palpita nas páginas de “Toda Poesia”, fe-nômeno editorial que já vendeu assombrosos 30 mil exemplares em um país que parece viver de costas para os seus poetas.

O livro reúne, segundo palavras de Alice Ruiz S, viúva e musa do po-eta, o extrato máximo da produção de Leminski. São 630 poemas que havia muito tempo estavam fora de catálogo. Na capa em laranja fosfo-rescente há um desenho do bigode característico do bardo curitibano.

Mas a obra do poeta que baseou a

força de seus versos na poesia marginal setentista vai muito além da poesia. Além dos 19 li-vros de poemas, ele também publicou nove traduções, dois livros para crian-ça e quatro biografias, que também foram reunidas em livro pela Com-panhia das Letras em “Vida”. Nele Leminski esmiúça as vidas de Cruz e Sousa, Bashô, Jesus e Trótski.

Leminski também teve uma pro-lífica carreira de compositor, che-gando a ter músicas gravadas por Caetano Veloso e Moraes Moreira. A poesia, evidentemente, este-ve na dianteira de sua obra. Mas em músicas como “Escafandro” e “Verdura” é possível observar toda a força lírica do poeta.

Paulo Leminski ressurge na prateleira das livrarias em prosa e verso

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

Em setembro deste ano, o Ministério da Saúde am-pliou a faixa etária para vacinação contra o vírus do pa-piloma humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. A partir de 2014, meninas entre 11 e 13 anos receberão as duas primeiras doses da imuniza-ção. Já em 2015, será a vez de pré-adolescentes entre 09 e 11 anos.

A medida foi tomada após o Ministério da Saúde com-provar a eficácia que o novo procedimento pode trazer no combate a doença. A estratégia é recomendada pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), e utili-zada em países como Canadá, Chile, Colômbia, México e Suíça.

A vacina, que será aplicada a partir de março, é a qua-drivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Após seis meses, as adolescentes receberão uma segunda dose. A terceira vacina deverá ser aplicada cinco anos após a primeira, servindo como reforço.

A vacinação irá ocorrer em unidades de saúde e es-

colas públicas e privadas, com autorização dos pais ou responsáveis.

O HPV é capaz de infectar pele e mucosas. O vírus possui mais de 100 tipos, sendo 13 deles capazes de provocar o câncer, dentre eles, o 16 e o 18, responsá-veis por 70% dos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 5.160 mu-lheres morreram em 2011, em decorrência de câncer do colo de útero. De acordo com o órgão, o uso de preservativo durante as relações sexuais e o exame preventivo Papanicolau a cada três anos, para mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos, são essenciais no combate à doença.

Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/13360/162/ministerio-da-saude-amplia-faixa-etaria-da-vacina-contra-hpv.html

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/09/ministerio-da-saude-muda-faixa-etaria-e-esquema-de-vacina-contra-hpv.html

Ampliada a faixa etária de imunização contra o HPV

Auditorito

UFABC

Atenção aos controles internos!

Olá Pessoal,

Nesta edição mostraremos a diferença entre controle interno e au-ditoria interna. Apesar da afinidade, os conceitos não se confundem.

Os controles internos são as ações tomadas pela administração para que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. A Alta Admi-nistração e os gestores devem planejar, organizar, dirigir e controlar o

desempenho de maneira a ter uma razoável garantia de realização. Calma, vou explicar melhor!

O controle interno compreende o plano de organização, métodos, rotinas, medidas e coordenadas adotadas. Por isso, é importante que todos os colaboradores tenham acesso ao concei-to, objetivos e reconheçam a sua necessidade para a instituição. Afinal, o propósito do controle não é engessar e nem impedir o trabalho do gestor, e sim ampliar a visão e conhecimento sobre a sua área e organização!

Quanto à Auditoria Interna, cabe-lhe a função de avaliar se o sistema de controle interno está funcio-nando como o planejado, no sentido de auxiliar o gestor com informações e elementos técnicos para a tomada de decisões e, caso contrário, recomendar a melhoria de sua qualidade. Se inexistir controles, proporá sua criação à área, sempre visando ao fortalecimento da gestão.

Curtiram o assunto? Falando em curtir, não deixem de conferir a minha página no Facebook.

Até mais pessoal!

Auditoria Interna

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 133 – outubro de 2013

Envie suas sugestões para [email protected]

ProduçãoAssessoria de Comunicação e Imprensa

Edição, Redação e RevisãoAlessandra de Castilho, Denilson R. de Oliveira - MTb: 54421, Maria Eunice R. do Nascimento, Marcela dos Santos, Mariella Mian, Gabriela do Prado, Vanessa do Carmo, Renato Vitorino, Bruno de Carvalho Souza

EditoraçãoEdna Atsué Watanabe, Isabel B L Franca, Rodrigo Müller, Sandra Felix Santos

Expediente

Fique por dentro dos próximos eventos que acontecem na UFABC

Seminários em Álgebra Terças-feiras (29/10 e 05/11) Câmpus Santo André – 306 Bloco B Seminários em Cognição Quartas-feiras (30/10 e 06/11) Câmpus Santo André – 301-2 Mostra de Cinema – A alegria e a tristeza dos musicais Quinta-feira (31/10), às 16h Câmpus Santo André – Auditório 212-0 Bloco A Semana da Ciência e Tecnologia De segunda (04/11) a sexta-feira (08/11) Câmpus Santo André e São Bernardo do Campo

VI Escola de Física da UFABC Segunda (04/11), terça (05/11) e quarta-feira (06/11), das 13h às 19h Câmpus Santo André - Auditório 112 (a confirmar) I Encontro dos Usuários da Central Experimental Multiusuário De segunda (04/11) a quinta-feira (07/11) Câmpus Santo André - Auditório 112-0 I Simpósio da Pós-Graduação da UFABC De segunda (04/11) a quinta-feira (07/11), das 8h às 18h Câmpus Santo André - Sala 214 III Simpósio do PIBID Terça (05/11) e quarta-feira (06/11), das 8h30 às 18h Câmpus Santo André

A UFABC recebe entre os meses de outubro e novembro diversos eventos com enfoque em alunos e docentes. Entre os destaques está a Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 04 e 08 de novembro. Confira a agenda completa: