comunicando com maria-nov 2011

8
Ano 7 - nº 66 - novembro de 2011 Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de São José Dos Campos Disco Dance Fest 3 Páginas 4 e 5 Fesval da Esfiha Página 8

Upload: cristina-costa

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-NOV 2011

Ano 7 - nº 66 - novembro de 2011

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Diocese de São José Dos Campos

Disco Dance Fest 3 Páginas 4 e 5

Festival da EsfihaPágina 8

Page 2: Comunicando com Maria-NOV 2011

2

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição GratuitaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 - Equipe PASCOM: Alessandra, Ana Paula, Cristina, Janete, Jorge, Mário, Pollyana, Rafaela, Renan e Rogéria - Revisão, Edição e Fotos: Equipe PASCOM - Jornalista Responsável: Ana Cristina da C. Silveira MTB(PA): 1.317 - Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira - Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Agende-se

Mais do que um convite, este mandato “partilhar” evoca a possibilidade de colocarmos nossos dons e talentos,

bens e serviços, a disposição para que ou-tros se beneficiem. Assim queremos verificar que esta é a “graça atual” pedida e suplica-da para este Mês do Dízimo. Mais do que a questão financeira queremos refletir que a Igreja cresce em qualidade e número quan-do todos colocam as mãos a disposição, quando todos se sentem pertencentes, logo a unidade é verificada.

Construir o Reino de mãos unidas é construir a civilização do amor. Por isso “a Igreja não nasce ‘de baixo’, da convergência de interesses puramente mundanos ou do ímpeto de qualquer coração generoso: não é simplesmente um fruto da terra; como o seu Senhor, a Igreja é ‘oriens exalto’, fonte do alto, de junto de Deus, posta no tempo pela admirável iniciativa do amor Trinitário” (Bru-no Forte em “A Trindade como história”).

Tal amor será experimentado por aque-les que vão aderindo esta realização trinitária que é a Igreja. Como espaço da graça, esta possibilita fazer a experiência da comunhão daqueles que crêem em Jesus Cristo, ou seja, a Igreja é essencialmente comunhão de fé, esperança e amor. “É precisamente a tangilidade, o lugar, a garantia, a expressão histórica de que Deus nos ama”

Formada a comunidade dos fiéis, unida pelo Espírito Santo, configurada pelo Filho e

chamada com toda a criação para o reino de Deus Pai, a Igreja é o próprio sacramento da comunhão (communio-Koinonia) com Deus.

É preciso pensar sempre na “unidade” enquanto sacramento de Comunhão. A par-tir do momento que é rompida a unidade originante corre-se o risco de anunciar a si próprio, a ideias pessoais, a ideologias, uma verdade falseada. Para isso é preciso res-tabelecer a comunhão, esta “significa uma fusão de duas existências, da mesma forma que ao se alimentar, o corpo assimila ma-téria estranha que lhe permite viver, assim também meu eu se assimila ao eu de Jesus, faz-se semelhante a ele, num intercâmbio que rompe cada vez mais as linhas divisó-rias” (RATIZINGER, Compreender a Igreja hoje). Este unir-se a Ele e Ele a nós é tarefa primeira da Igreja que somos todos nós.

Para que haja aproximação é preci-so romper os muros da inimizade, precisa abertura das partes, quebra de paradigmas, “conversão do coração e santidade de vida”. Desejo que este mês seja momento propício de comunhão, unidade e partilha.

Pe. ThiagoPároco

Novembro é o mês dedicado à conscientização do Dízimo em todas as paróquias da Diocese

de São José dos Campos. O dízimo tem como finalidade concreta a sustentação das comunidades. Ele existe para possi-bilitar à comunidade a oração comum (dimensão religiosa), a assistência e a promoção com os empobrecidos (di-mensão social) e a formação dos evan-gelizadores (dimensão missionária). Somos todos responsáveis, tanto pelas despesas como pelos investimentos que se fazem necessários, tendo sempre em vista a nossa missão fundamental: a evangelização (cf. Mt 28, 16-20).

Antes de ser partilha, o dízimo é ação de graças. Ao manifestar a sua fé na providência divina, o cristão dá um “sinal” generoso e consciente de que tudo pertence a Deus. Por isso, somos convidados a “devolver o dízimo”, e não a “pagar o dízimo”. Deus não tem nada para vender - ele é pura gratuidade – portanto não tem nada que possamos comprar Dele.

Demonstrando, através do dízimo, a nossa gratidão para com Deus, também manifestamos o nosso compromisso para com o próximo. Não é possível se-parar o amor a Deus do amor ao próxi-mo (cf. Mt 22, 34-40). O que oferecemos ao próximo é entregue a Deus. Existimos não apenas para viver, mas para “convi-ver”. Ao devolver o dízimo, demonstra-mos a nossa gratidão para com Deus e a nossa responsabilidade para com o bem comum, no caso, o da comunidade à qual pertencemos.

Assim seja!

Conscientização do Dízimo Unidade: sacramento de Comunhão e Partilha

4º Chá BingoData: 26 de novembroLocal: Matriz - Hora: 14h

Terço da Misericórdia – Pastoral FamiliarData: 2 de dezembroLocal: Matriz - Hora: 15h

Terço e adoração – Apostolado da OraçãoData: 2 de dezembro Local: Matriz - Hora:18h30

Encontro de CasaisData: 4 de dezembroLocal: Centro Pastoral Padre Wagner - Hora: 7h

Encontro de BatismoData: 10 de dezembroLocal: Centro Pastoral Padre Wagner Hora: 16h30

3ª Feira de TalentosData: 11 de dezembroLocal: Matriz - Hora: 10h

Page 3: Comunicando com Maria-NOV 2011

3

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Diácono Caio N. Santana Ribeiro

O Diácono Entre Nós

A comunidade existe porque é uma necessidade de nos comu-nicarmos uns com os outros.

Mas eu posso ou não fazer parte dessa comunidade.

É importante que nós tenhamos dentro de nós a riqueza e a impor-tância dessa comunidade. É preciso aceitar e encarar que a comunidade é importante e que eu preciso dela, para santificar outras pessoas e também me santificar.

A comunidade sou eu, o outro e toda a estrutura que a forma, onde a estrutura é consequência. O verda-deiro sacrifício é sair da teoria do que eu sei sobre comunidade e trabalhar a minha lentidão para que a comunida-de aconteça. Preciso colocar no meu coração que a comunidade é um te-souro, um bem precioso. Se eu entrei na comunidade eu acredito nela. A co-munidade é cada um de nós e nós so-mos únicos. Tenho muito a dar a Deus

O Que é Comunidade?

e ao próximo na comunidade. É neces-sário nos sentirmos comunidade.

Na comunidade é um eterno doar-se e Deus nos acompanha e nos com-pleta. Ninguém vai fazer você sentir-se comunidade, é uma decisão do nosso coração. Deus é o sentido de tudo e é Deus quem nos atrai à comunidade. O principal ingrediente para qualquer membro de uma comunidade ser atu-ante, alegre, feliz e santo, é o amor. A comunidade vai exigir muito de nós, mas isso é bom, porque nos sentire-mos úteis onde estivermos atuando.

Viver em comunidade significa: eu pensar, agir e interagir com o outro que Deus coloca na nossa caminhada. Então convido a todos os leitores a se integrar na comunidade maior que é a nossa Paróquia, através de uma comu-nidade menor, que são os movimen-tos, pastorais e organismos vivos de nossa paróquia.

Que Deus abençoe a todos!

A Peregrinação de Leigos Cristãos (PLC) promove um concurso para a cria-ção do logotipo come-morativo do Jubileu de Rubi (40 anos) do movi-

mento na diocese de São José dos Campos. O concurso é aberto a comunidade em geral. Para se inscre-ver no concurso o interessado deverá preencher o formulário que se encontra

O encontro preparatório ao Matrimônio, promovido pela

Pastoral familiar, reuniu casais que já vivem juntos ou são casados apenas no civil e querem regula-rizar a situação diante da Igreja. O encontro ocorreu no dia 30 de outubro, no Centro Pastoral Pe. Wagner, das 7h às 17h.

Encontro de Santificação

Concurso para escolha do logotipo de 40 anos da PLCcom os membros da PLC. Cada trabalho deverá ser apresentado em papel A4, acompanhado de texto explicativo so-bre o logotipo criado. O prazo para par-ticipar é até 26 de novembro. O prêmio para o vencedor é um celular dual chip e uma camiseta comemorativa do Ju-bileu de Rubi. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de novembro, na escola de formação e nos blogs do movimento.

A Pastoral Familiar prepara o 3º Encontro de Casais na Paróquia. O domingo, 4 de dezembro, será in-teiramente dedicado aos casais com qualquer tempo de matrimônio. O encontro vai acontecer no Centro Pastoral Pe. Wagner. A taxa de par-ticipação é vinte reais. Inscrições e mais informações com a Pastoral Fa-miliar ou na secretaria paroquial.

Vem aí o 3º Encontro de Casais

Participe do 23º Encontro Celebrati-vo da CEBs, no dia 27 de novembro, a partir das 8h, com o tema “Celebrar a festa da vida e juntos comungar a esperança”.Local: Paróquia Perpetuo Socorro - Av. Angelo B. Pintus, 320 - Campos dos AlemãesTaxa: R$2,00 – levar kit almoço

Encontro Celebrativo da CEBs

Page 4: Comunicando com Maria-NOV 2011

4

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

A Fantástica Disco Dance Fest 3

Cerca de 1600 pessoas prestigiaram a terceira edição do Disco Dance Fest, no dia 5 de novembro, no Clube de

Campo do Luso Brasileiro. A festa teve início às 22h30 e foi animada pelo DJ Marco Ferrari (Campinas) e o pelo VJ argentino Pablo Fer-rini que tocaram mais de 5 horas de música das décadas de 60,70 e 80.

O evento contou com a participação de alguns padres e seminaristas da diocese e de pessoas vindas de diversas partes de São José dos Campos e de outras cidades como São

Paroquianos recebem o Sacramento da Crisma

Cento e duas pessoas, entre jovens e adultos, receberam o sacramento da Crisma no dia 21 de outubro, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora em cerimô-nia presidida por Dom Moacir Silva. Crismados da catequese na Diversidade

O Movimento Apostólico de Scho-enstatt realizou o louvor e a coroação da Mãe Rainha no

dia 16 de outubro, na Matriz de nossa paróquia. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Thiago.

“Coroando a Mãe de Deus como Rainha da família, confiamos que ela nos ajudará a descobrir as pequenas fontes de alegria e de amor. Ela nos ensinará a viver os sacramentos como fonte de forças que ajudará cada membro a se empenhar para que rei-ne amor, alegria e paz nas famílias”, destaca Maria Aparecida Sobreira, co-

Louvor e Coroação da Mãe Rainhaordenadora do Movimento, na Região Pastoral 2.

No dia 16 de outubro, missioná-rias da Mãe Rainha, também partici-param da festa da Aliança no Santuá-rio em Atibaia.

Page 5: Comunicando com Maria-NOV 2011

5

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Av Pico das Agulhas Negras, 750 - Lj. 02 - Altos de SantanaFone: (12) 3911-5593 / 8815-7624

A Fantástica Disco Dance Fest 3

Paulo, Campinas e Belo Horizonte. “A paróquia agradece a participação

de todos. A maioria do nosso público veio a caráter, grupos inteiros combinando roupas, pessoas de todas as idades, várias religiões, tudo num mesmo lugar. Foi um evento fan-tástico, porque a principal atração brilhou muito: as pessoas. Sem elas nosso evento não aconteceria”, enfatiza Marcos Nogueira, da organização do evento.

Foram muitas as manifestações de carinho que pároco rece-beu pela passagem do seu na-

talício, no dia 6 de novembro. Nas missas daquele final de semana o aniversariante recebeu presentes e homenagens dos paroquianos. Durante a Disco Dance Fest 3, no Luso Brasileiro, à meia-noite, Padre Thiago come-morou seus 30 anos, em grande esti-lo: vestido à Elvis Presley e com 1600 vozes cantan-do “parabéns a você”.

Aniversário do Padre Thiago

Este ano, a congregação das Pe-quenas Missionárias de Maria Imaculada está comemorando

75 anos da primeira aprovação (em 8 de novembro de 1936) da Congrega-ção pela Santa Igreja. Além do Brasil, a congregação é atuante na Itália, Portugal e Moçambique e está presen-te em 16 cidades paulistas e em mais 4 estados brasileiros e no Distrito Fe-deral. A obra missionária da Congre-gação consta de hospitais, abrigos para idosos, creches e escolas, pen-sionatos, centro de formação humana e religiosa, casas de assistência aos sacerdotes, administração de residên-cias Episcopais, atuação em pastorais e em missão humanitária.

No Jaguari, a Congregação pos-sui a Obra de Assistência e Promoção

Pequenas Missionárias completam 75 anosRural Cura D’Ars que foi fundada em 15 de fevereiro de 1959. Inicialmen-te com a finalidade de produzir horti-granjeiros e leite para as comunidades locais e Casa de repouso para Sacer-dotes. Hoje também presta assistência integral ao homem do campo: saúde, educação (educação infantil e ensino fundamental de 1° a 4° séries), lazer, formação moral e religiosa, catequese, além de ser Casa de Retiros.

Agentes da Pastoral Familiar es-tiveram reunidos com o Diácono

Caio em duas formações. No dia 8 de outubro, o Diácono falou sobre encontro de casais, como fazer uma visita para recém-casados e como fazer uma visita de conquista para casos especiais.

No dia 24 de outubro, ele falou sobre o Diretório da Pastoral Fami-liar. Este formação teve início com uma motivação do Maria Bernadete: “Gente que eu gosto”.

Formação na Pastoral Familiar

Page 6: Comunicando com Maria-NOV 2011

6

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do Mês de outubro/2011

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 16 pessoasAtendimento Jurídico 18 pessoasVisita Domiciliar 01 pessoaMassoterapia 07 pessoasPsicóloga 28 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 24 pessoasDoação (alimentos em geral) 15 pessoasDoação (pagamento de contas: água, luz e gás) 01 pessoaDocação (psicóloga) 05 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 01 pessoaDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

Despesa Valor (R$)Compra de gás de cozinha 33,00Total das despesas 33,00

Se você deseja fazer uma pergunta ao Comunicando com Maria envia-a para

Rua Serra Dourada, 180 – Altos de Santana. Você também pode mandar

por e-mail para:[email protected]

Perguntas que o povo faz

Palavra do Vigário

Pe. Padoan

Na Campanha realizada em conjunto com a Associação de Moradores e Ótica e Relojoaria Golden Mix, no dia 29 de outubro, das 9h às 15h, foram atendidas 36 pessoas, sendo: 18 crianças, 10 adul-tos e 8 idosos.

Para muitos, é expressão de fé, para outros, é sinal de gratidão a Deus e aos irmãos. É manifestação segura

de solidariedade; para uns, é gesto concre-to de amor, para outros, é sinal visível de fraternidade. Para alguns, é presença incon-fundível de responsabilidade e consciência, em relação à Igreja e o projeto de salvação e amoroso de Deus; para outros tantos, é aquela ajuda mensal que se presta à Igreja, para atender às suas mais variadas neces-sidades.

No entanto, a maior motivação que podemos ter ou o maior desejo para ser dizimista deve ser o amor. Por tudo o que Deus nos proporciona, dia e noite, material e espiritualmente, deve brotar no fundo do coração uma inabalável gratidão, nos cons-cientizando de que devemos compartilhar com nossos semelhantes, tantos e tão ma-ravilhosos dons, provindos de Deus.

Essa simples doação, por amor, possi-bilita a Igreja, enquanto instituição fundada

Qual deve ser motivação para pagar o dizimo? E a finalidade do dízimo?

por Cristo e que, por vocação é missionária e evangelizadora, cumprir esse papel. Para tanto, o dizimo é dividido em três dimensões: religiosa, social e missionária.

A dimensão religiosa é a ajuda neces-sária aos ministros ordenados, os salários daqueles por direito, matérias quer litúrgicas ou não e outros gastos para a manutenção da Igreja. A dimensão social é uma parcela do dízimo que é direcionada para socorrer enfermos ou para aqueles mais necessita-dos. E por fim a dimensão missionária, ou seja, a ajuda a manutenção de seminários, colégios, universidades, hospitais, etc. e aplicações dos recursos às missões, no pró-prio território diocesano ou fora dele.

O Catolicismo e as Doutrinas Protestantes – Parte I

Agora o atendimento jurídico (Pre-videnciário e Trabalhista) é toda terça-feira. Os interessados devem marcar horário na Obra Social.

Atendimento JurídicoAlteração do dia de atendimento

Campanha de Saúde Visual na Obra

Com o objetivo de esclarecer os católicos sobre as discordâncias das outras doutrinas cristãs

que utilizam a Bíblia, mas negam parte dela, de-fendem Jesus Cristo, mas não aceitam totalmente a Sua palavra, publicaremos alguns textos que ex-plicam tais divergências.

Partes das Bíblia que foram tiradas pelas Teste-munhas de Jeová:

Mateus 17,21 e 23,14; Marcos 7,16; 9,44 e 9,46 e 11,26; Lucas 17,36; João 8,1-11 (foi posto no ro-dapé da folha); João 7,53; Atos 8,37; 15,34; 24,7 e 28,29; Romanos 16,24.

Partes das Bíblia que não são aceitas pelos Crentes, Protestantes e Testemunhas de Jeová [de-nominados neste texto por “protestantes”]:

1) Lucas 1,48 “Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. (Nós, católicos, so-mos a geração que sempre teve e tem a devoção a Maria e os protestantes a rejeitam).

2) Lucas 1,28a “Salve Agraciada” (salve em la-tim é ‘ave’ e agraciada significa ‘cheia de graça’); o nome da virgem era Maria (Lucas 1,27); portanto, “Ave Maria cheia de graça! O Senhor é contigo; ben-dita és tu entre as mulheres (Lucas 1,28b) – parte da “Ave-Maria” que os protestantes não aceitam, como não aceitam que seja “agraciada” ou “cheia de graça” e também não aceitam que ela seja “bendita entre as mulheres”, pois dizem que ela é uma mu-lher como as outras, inclusive “pecadora”. Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do ventre” (Lucas 1,42), os crentes todos rejeitam esta parte

da Bíblia.3) Lucas 1,49 “Porque me fez grandes coisas,

o poderoso”. Os protestantes rejeitam esta parte da Bíblia porque não acreditam que Deus, o Poderoso, tenha dado privilégio especiais a Maria, ou seja, “fei-to grandes coisas” nela.

4) João 20,23 “Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem os retiverdes lhes são retidos”. (Os protestantes não aceitam esta parte da Bíblia. Rejeitam o que Je-sus disse e fez; deu a seus discípulos (apóstolos) o poder de perdoar ou não perdoar os pecados; deu, portanto, a homens, seres humanos, o poder de perdoar pecados. Este versículo, na prática, vem associado a outro – Tiago 5,16.

5) Tiago 5,16; “Confessai vossa Culpas uns aos outros”. (Os crentes rejeitam esta parte da Bíblia por-que têm a mania de confessar-se diretamente com Deus; a prática deles é mais cômoda, mas não é a maneira que a Bíblia ensina). O sacerdote Católico ouve a pessoa em confissão, dá-lhe ou não a absol-vição dos pecados (João 20,23); como sucessores dos apóstolos receberam o Espírito Santo do próprio Jesus (João 20,22).

Continua na próxima edição

Page 7: Comunicando com Maria-NOV 2011

7

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Espaço da Sobriedade

Eu fui a uma festa, mãe. Eu lem-brei o que você disse. Você disse para eu não beber e eu não bebi.

Eu me senti orgulhosa de mim, como você disse que eu me sentiria.

Antes de dirigir, eu não bebi, mãe, embora alguns amigos insistissem para que eu bebesse. Eu agi certo, mãe. E sei que você sempre esteve certa.

A festa foi acabando, mãe. E os amigos foram saindo. Quando eu en-trei no carro, eu acreditei que logo chegaria em casa e inteira! Isso por causa do jeito responsável e doce que você me criou.

Eu dei partida, mãe, e assim que entrei na avenida outro carro não me viu, bateu forte e eu fui lançada para fora.

Aqui no solo da avenida, enquan-to o socorro, não vinha, eu escutei um policial dizer que o outro motorista estava bêbado, mãe. E agora sou eu que pago por isso. Eu estou morrendo, aqui mãe. Eu gostaria que você che-gasse logo. Como isso pode me acon-tecer, mãe? Minha vida simplesmente se queimar como um balão?

Há sangue por toda parte mãe, e a maior parte é o meu sangue. Eu agora escuto o médico dizer que morrerei em poucos minutos. Eu só queria lhe dizer, mãe, jurar que eu não bebi! Os outros sim, mãe. Eles não pensaram. Aquele que me atingiu, provavelmen-te estava na mesma festa. A diferença, mãe é que ele bebeu e eu é que vou morrer. Porque há gente assim, mãe?

Autores do Texto: Kamilla Mansur e HudsonColaboração: Turma da Sorria.com.br

Para refletir:

Morte de um inocente

Eles não percebem que podem ar-ruinar a própria vida?

Eu estou sentindo dores agudas, mãe. O cara que me atingiu esta an-dando e eu não consigo achar isso jus-to. Eu morrendo e tudo que ele faz é ficar parado me olhando.

Diga ao meu irmão para não chorar e para o papai não ficar bravo comigo. E quando eu partir, mãe, ponha flores do campo no meu sepulcro. Alguém deveria ter avisado esse cara para não beber antes de dirigir. Se ele não tives-se bebido, eu ainda poderia continuar viva!

Minha respiração esta enfraque-cendo, mãe, eu estou ficando com medo. Por favor, não chore por mim, mãe. Sempre que precisei, você não falhou. Eu só tenho uma ultima per-gunta, mãe, antes de me despedir. Eu não bebi antes de dirigir, então porque sou eu a morrer?

Este é o fim, mãe. Eu gostaria de poder olhar nos seus olhos para dizer estas palavras finais:

Eu te amo...e...adeus...

Page 8: Comunicando com Maria-NOV 2011

8

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 66Novembro de 2011

Evangelizar é a missão de todo o cristão, seja em casa, na esco-la, no trabalho ou em qualquer

forma de convívio social. Os meios de comunicação católicos têm como prin-cipal objetivo também levar a evange-lização, com reportagens, artigos de acordo com suas características.

Na internet, não pode ser dife-rente, a Igreja precisa estar presente de modo ativo, ainda mais porque ela permite uma interação quase ime-diata com as pessoas. Neste sentido, nossa paróquia agora está nas redes sociais para evangelizar também por este meio de comunicação.

Inicialmente, estamos presentes

Paróquia nas redes sociais

no Facebook e no Twitter. Com ima-gens, reflexões e fatos mais importan-tes de nossa paróquia, queremos que todos vivenciem a comunidade diaria-mente.

Curta-nos em facebook.com/PN-SenhoraDeFatima e siga-nos em twit-ter.com/PNSdeFatima

A Paróquia agradece a dedicação e o es-forço dos agentes de pastorais e movi-mentos e a colaboração da comunidade para a realização de mais esta iniciativa paroquial.

Festival da EsfihaNos dias 22 e 23 de outubro foram vendi-das 5.894 es-fihas.

Paróquia ganhará nova Secretaria Paroquial

A nova secretaria paroquial, construída no térreo do Cen-tro Pastoral Três Pastorinhos,

será inaugurada no dia 13 de de-zembro. Além de instalações novas e adequadas, o novo espaço tem a

vantagem do acesso fácil aos idosos e pessoas com necessidades espe-ciais que precisam do atendimento na secretaria. A construção das três salas, do auditório e dos banheiros do piso superior do Centro Pastoral também já está em andamento.

Texto: Luis Daniel