comunicando com maria-mai 2012

8
Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de São José Dos Campos Romaria ao Santuário da Mãe Rainha Página 5 Formação da Liturgia Página 8 Ano 7 - nº 71- Maio de 2012

Upload: cristina-costa

Post on 30-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-MAI 2012

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaDiocese de São José Dos Campos

Romaria ao Santuárioda Mãe RainhaPágina 5

Formação da LiturgiaPágina 8

Ano 7 - nº 71- Maio de 2012

Page 2: Comunicando com Maria-MAI 2012

2

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição GratuitaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Equipe PASCOM: Bianca, Cristina, Cremildo, Daniel, Gabriel, Janete, Isaias, Geruza, Jorge, Luizinho, Mário, Pollyana e Quitéria - Fotos: Equipe PASCOM - Jornalista Responsável: Ana Cristina da C. Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira - Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Pe. Thiago DiasPároco

Ao adentramos o mês de Maio a Igreja nos convida a olharmos para a face materna de Maria.

Maria mãe de muitos títulos, mãe com muitos filhos. Sua face resplandece a ternura de Deus. Neste mês também dedicado as mães, muitas vezes fal-tam-nos palavras para traduzir o seu significado. Mãe é sinônimo de ternu-ra, de afeto, de carinho, correção, de vida. Mas o autor Mario Quintana nos ajuda a traduzir dizendo: que “a pa-lavra MÃE tem três letras, a palavra CÉU também tem três letras, ambas as palavras cabem o INFINITO”

Uma parte da finitude de Nossa Senhora esta associada à hospitalida-de. Aquele que hospeda, que recebe, que acolhe traz consigo a alegria na face. Maria recebeu a visita do anjo, foi hospedeira, pois recebeu a graça com alegria e por isso com o sorriso na face disse: “eis aqui a serva do Se-nhor” (Lc 1, 38). Maria foi hospedada na casa de sua prima Isabel e também com o sorriso na face agradeceu pela acolhida que se fez serviço, “apressa-damente entrou na casa de Zacarias

Maria Mãe da Hospitalidadee após a saudação o menino em seu ventre vibrou de alegria” (cf Lc 1,44).

Receber ou seu recebido é tra-zer na face o sorriso de Deus. Quan-do hospedamos dizemos com alegria: “seja bem-vindo”, quando somos re-cebidos agradecemos ao final da es-tadia também com um sorriso: “mui-to obrigado”.

Este mês, portanto, é a grande oportunidade para dizermos a nossa mãe Maria, e aquelas aos quais somos convidados a reconhecer como mãe a dizer com um sorriso: “Seja bem-vinda” e também: “Muito Obrigado”! São palavras esquecidas em nosso vocabulário cotidiano. Se a alegria é o cartão de visita da hospedagem, penso que a gratidão é a resposta imediata da hospitalidade. Sejamos hóspedes e hospedeiros da graça de Deus com um belo sorriso e uma forte gratidão.

No próximo dia 20 de maio, do-mingo da Ascensão do Senhor, a Igreja comemora também o 46º

Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em sua mensagem para este dia, com o tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”, o Papa Bento XVI nos diz que “quando as mensagens e a in-formação são abundantes, torna-se es-sencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou aces-sório”. Que estas palavras nos ajudem a exercitar mais o silêncio durante as celebrações da Festa de Maria para que possamos, como fez a Mãe de Deus que permaneceu na maioria das vezes em si-lêncio, escutar mais e acolher em nossos corações os ensinamentos de Cristo.

Quando este exemplar chegar às mãos do leitor, muitas mães estarão re-cebendo o carinho dos filhos, daqueles que sabem reconhecer o valor de uma mãe. O Comunicando com Maria ho-menageia as mães colocando em suas páginas fotos de algumas paroquianas com seus filhos numa demonstração de valorização e reconhecimento da impor-tância das mães. Um Feliz Dia as todas as mães da Paróquia!

Silenciar para escutar o que é essencial

“Amar ao pequeno até que cresça; ao enfermo, até que se cure; ao ausente, até que volte; só a mãe pode amar assim.”

Page 3: Comunicando com Maria-MAI 2012

3

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

O Diácono Entre Nós

“O SenhOr é O meu PaStOr; nada me faltará”

Diácono Caio N. Santana Ribeiro

Salmos 23:1

Certa vez, em determinado even-to, um famoso ator foi convida-do de improviso a declamar algo

para os convidados. Um velho pastor, ali presente, sugeriu que recitasse o Salmo 23. Com grande habilidade de oratória, o ator leu o Salmo, e de tão eloquente e expressivo, a sua per-formance “despoletou” os aplausos do público que prolongadamente o aplaudiu de pé. Em seguida, o ator pe-diu ao velho pastor que lesse também o mesmo Salmo. Com voz rouca e trêmula, o bondoso homem articulou os mesmos versos com simplicidade. As palavras não eram tão eloquentes, nem o timbre de voz tão sonante. No entanto, cada frase saía do mais ínti-mo do seu ser, qual testemunho vivo de uma relação pessoal e profunda com Deus. Quando terminou, não se ouviu aplausos, apenas o silêncio. Por toda a platéia viam-se pessoas a en-xugar as lágrimas. O ator levantou-se

e disse: “Senhoras e senhores, eu co-muniquei com os vossos ouvidos e os vossos olhos. Eu conheço as palavras do Salmo 23. Porém, este meu amigo aqui comunicou com os vossos cora-ções. Ele conhece o Pastor”.

A nossa vida cristã, seja no traba-lho, em casa ou em qualquer lugar, deve ser feito com espírito, de fé e louvor ao Deus criador, redentor e santificador, vivendo e oferecendo ocasião de viver às virtudes cristãs, que são a justiça, a caridade, a paciên-cia e a ajuda mútua. O importante não é correr, mas acertar. Pode-se correr muito, mas em direção errada. O im-portante é discernir as ambiguidades do mundo, onde se mistura mal e bem, erro e verdade. É preciso parar, pedir luz a Deus para sermos seus servos no meio das dificuldades e seguir a vida da verdade cristã segundo a Fé católica e a caridade universal.

Grupo de Apoio Vocacional

Padre Thiago foi o celebrante no dia 13 de abril, na Catedral de São Dimas, da missa de abertura

da novena do padroeiro daquela pa-róquia. Ele refletiu sobre o tema do dia: “Maria mestra e companheira de fé”. Os Diáconos da nossa paróquia e muitos paroquianos participaram da novena. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi conduzida pelos homens

de nossa paróquia para lá e permaneceu no presbitério durante toda a celebração.

Paroquianos participam da Novena de São Dimas

Na manhã de 21 de abril, no centro Pastoral Pe. Wagner foi realizado o Grupo de

Apoio Vocacional (GAV), um en-contro reflexivo com animação e dinâmicas para os jovens que estão na etapa do Despertar. De acordo com Alice Ferreira, coordenado-ra da Pastoral Vocacional, o GAV é mais uma oportunidade para os jo-vens compartilharem a vida, não é um compromisso a mais e sim uma responsabilidade de todos. Padre Thiago falou da proposta que Deus tem para cada um de nós. O semi-narista Ricardo contou sua experi-ência de vida, o caminho percorri-do até encontrar sua vocação. E o seminarista Eduardo falou sobre perseverança e que nas dificul-dades nunca devemos desistir de Deus. O encontro vai se repetir em outras ocasiões, ainda neste ano.

Page 4: Comunicando com Maria-MAI 2012

4

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

No dia 22 de abril, a comunidade Petybon realizou a festa de San-

to Expedito com procissão e missa. O tríduo preparatório à festa do padro-eiro ocorreu nas noites de 19 a 21 de abril.

Festa de Santo Expedito

Com o tema “Para tudo há um tempo, para cada coisa há

um momento, debaixo dos céus” (Ecl3,1) casais de namorados parti-ciparam de uma manhã de reflexão sobre o namoro baseado em princí-pios cristãos. No dia 22 de abril, no Centro Pastoral Padre Wagner.

Encontro de Namorados Foram muitas as iniciativas da Pa-róquia para arrecadar recursos para a obra, entre as quais: as campanhas da vaquinha, do porquinho e da porquinha (para as crianças), dos carnês, além dos bingos, das quermesses, dos festivais e de rifas de bezerros.

Centro Pastoral Três Pastorinhos já está na fase de acabamento

O Centro Pastoral Três Pastorinhos já está quase pronto. A obra, que é fruto do trabalho e da genero-

sidade dos paroquianos, teve início em agosto de 2009. Em 22 de outubro de 2010, a cozinha e os banheiros do tér-reo foram entregues à comunidade. Em dezembro de 2011 foi inaugurada a se-cretaria paroquial. E agora as três salas, auditório e os banheiros do pavimento superior estão sendo concluídos. A pre-visão para a inauguração é 29 de julho, nas comemorações do 6º aniversário da Paróquia.

Linha do tempo

As Campanhas

Durante a missa festiva, as crianças da catequese fizeram a representa-ção do Evangelho do dia.

Almoço tropeiro e a rifa do bezerro em 2010. A comuni-dade sempre prestigiou os eventos da Paróquia.

Derrubada da antiga cozinha em agosto e o início das obras em setembro de 2009.

Lançamento da campanha da porquinha em março de 2010

Feira de talentos em 2011

A inauguração da cozinha em outubro de 2010 e o andamento das obras em agosto de 2011

Page 5: Comunicando com Maria-MAI 2012

5

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

Centro Pastoral Três Pastorinhos já está na fase de acabamentoMais de 3 mil pessoas participaram do bingão,

na tarde de 6 de maio, na Matriz. A renda do evento será revertida para as obras do Centro Pastoral. A ganhadora da moto foi Elizabete Car-los Martins. Os demais sortudos foram: Sabrina da Silva (TV LCD 32”); Sebastião Dutra (tablet); Kátia R. O. Siqueira (câmera fotográfica) e José Apare-cido Filho (geladeira). Mais fotos e os nomes do ganhadores das rodadas extras no www.facebook.com/PNSenhoradeFatima.

Bingão da Festa de Maria

O Movimento Apostólico de Sho-enstatt da Região Pastoral II (RPII) participou de uma roma-

ria ao Santuário da Mãe Rainha em Ati-baia, no dia 29 de abril.

“Nossa peregrinação foi uma ver-dadeira romaria a um lugar sa-grado, onde nossa Mãe e Rainha espera por cada um de nós pesso-almente. Ela é a Mãe solícita que vela por cada membro da nossa família.Vivenciamos estas gra-ças, e fomos testemunhas vivas do atuar da Mãe de Deus naquele

Romaria ao Santuário da Mãe Rainhalugar, pois lá se encontra uma fonte de graças que pode saciar a nossa sede espiritual, e dar-nos força para con-tinuar a nossa peregrinação em busca do Santuário eterno”, conta Aparecida Sobreira, coordenadora da RPII.

A inauguração da cozinha em outubro de 2010 e o andamento das obras em agosto de 2011

No dia 1º de maio, na missa do trabalhador, Padre Thiago fez o lançamento da campanha do carnê visando arrecadar recursos para custear o acabamento, a compra de móveis e de equipa-mentos de áudio e vídeo para as salas do novo centro pastoral.

Quem adquirir um carnê ganha uma vela e todo dia 13 concorre a um eletroeletrônico no sorteio após a missa de louvor a Maria. Os carnês estão sendo entregues na secretaria pa-roquial e nos plantões do dízimo, nas missas de final de semana, no Telespark e na Matriz.

“Ser mãe é um dom divino, ser filho é uma dádiva.” (Luis Alves)

Page 6: Comunicando com Maria-MAI 2012

6

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

Na missa do domingo, 22 de abril, as crianças do centro catequético do Telespark apre-

Anunciante do Mês

Teatro das Crianças sentaram a história da colméia que estava triste porque tinha perdido

sua abelha-rainha. Situação vivi-da pelos discípulos quando Jesus morreu. Depois a abelha-rainha apareceu para as abelhinhas que ficaram muito felizes com a sua volta, tal como os discípulos que ficaram alegres com a ressurrei-ção de Jesus. Ao final da apre-sentação, as crianças deixaram como mensagem que as pessoas devem ser como as abelhas e

distribuir o mel do amor assim como o Cristo, que fez tudo com amor e por amor.

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de Abril/2012

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 18 pessoasAtendimento Jurídico 08 pessoasMassoterapia 07 pessoasPsicóloga 33 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 10 pessoasDoação (alimentos em geral) 05 pessoasDoação (pagamento de contas: água, luz e gás) 01 pessoaDocação (psicóloga) 05 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 01 pessoaDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

Os paroquianos José Eustaquio e Rosangela Araujo são mineiros,

ele de Ibiá e ela de Machado. O casal é proprietário das Lojas Frejam que há 17 anos vende material escolar, brin-quedos, presentes, embalagens e arti-gos para festas e há mais de 6 anos é um dos colaboradores do Comunican-do com Maria. “O informativo paro-quial é um veículo com credibilidade e de boa circulação na nossa comunida-de e que atinge o nosso público-alvo. Começamos a anunciar desde o seu inicio (em 2005)”, conta Eustaquio.

Paróquia na JMJ 2013

De 23 a 28 de 2013 acontece no Rio de Janeiro a Jornada Mun-dial da Juventude e os prepa-

rativos já começaram. No dia 28 de abril, nosso Bispo Diocesano constitui o comitê diocesano que irá organi-zar os eventos, as celebrações, a di-vulgação, bem como a hospedagem dos 2000 peregrinos que estarão em nossa diocese. Nossa paróquia esta representada pelo Padre Thiago (pre-sidente do comitê) e pela ministra Re-gina (secretária do Comitê). A equipe também possui os setores: linguísti-co, transporte e acolhida, financeiro, saúde e seguro, jurídico e voluntaria-do. A JMJ começou com uma convo-

Já começaram os preparativos

cação do Papa João Paulo II em 1984 em Roma e de lá para cá, cresceu em quantidade de jovens e foi realizado em diversos países, no Brasil será a 27º edição. Nossa paróquia se prepara para este grande evento e já temos 22 famílias que se colocaram a dispo-sição em receber os peregrinos. Em julho teremos o 1º Fórum Paroquial de Juventude quando iremos escolher o jovem representante para os traba-lhos diocesanos e articular os estudos em preparação para a JMJ. Acompa-nhem em nosso site (www.pnsenho-radefatima.org.br) e facebook (PNSe-nhoradeFatima) as informações deste grande evento.

“Nenhuma língua é capaz de expressar a beleza e a força de uma mãe.”

Page 7: Comunicando com Maria-MAI 2012

7

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

Espaço da SobriedadeFonte: Coop Revista - Capa: sem limite - março 2008.

Maior fiscalização na venda de be-bida alcoólica a menores de 18 anos e campanhas preventivas

junto aos estudantes são medidas que poderiam, de acordo com especialistas, inibir o consumo. São ações que depen-dem de iniciativa do poder publico, mas há muita coisa que os pais podem fazer dentro de casa para que os filhos não se-jam novas vítimas do álcool. Leia alguns conselhos dos especialistas:

A prevenção deve começar cedo, no sentido de adiar ao máximo o primeiro contato com bebidas alcoólicas. Portanto, nada de colocar es-puminha de cerveja na boca do bebê ou oferecer ao filho de cinco anos uma bi-cadinha de caipiri-nha. Bebida alcoóli-ca deve ser mantida longe das crianças.

Sempre que puder, aborde numa conversa clara os malefícios que as bebi-das acarretam ao organismo e à vida do adolescente. Aproveite algum noticiário da televisão ou mesmo uma propagan-da sobre bebida para tocar no assunto e alertar sobre os riscos.

Só esclarecimentos não bastam. A criança leva muito em conta o compor-tamento dos pais. Se você, cansado e es-tressado por um dia intenso de trabalho, costuma chegar em casa e relaxar com um copo de uísque ou cerveja, reveja seu comportamento. Indiretamente po-derá passar para a criança a mensagem de que o álcool é a solução química para todos os problemas.

Seu filho(a) chegou em casa de pi-leque, não encare isso como um rito de

Afasta de Mim Esse Cálice

passagem ou algo transitório e comum da adolescência. Sermão de nada adian-ta. Aguarde o porre passar e tenha longa conversa com ele(a), sugerindo regras e limites para que o fato não volte a acontecer. Caso o acordo não seja cum-prido, posturas mais incisivas devem ser tomadas. Pais que não sabem lidar com a situação devem procurar ajuda pro-fissional, segundo o psiquiatra Marcelo Niel.

A influência do meio também é de-terminante. Por mais que você confie no seu filho(a), olhos sempre atentos , um estudo do Cebrid, realizado com15.503 estudan-tes dos ensinos fun-damental e médio em dez capitais, revelou que 23.81% dos estu-dantes beberam pela primeira vez devido à

pressão do grupo de amigos. Portanto, os pais devem conhecer os colegas do filho(a) e os pais deles. Ao buscar seu adolescente na balada ou festa de ani-versário, analise o comportamento da turma e veja se algum deles apresenta sinais de que bebeu. Caso confirme o consumo, volte a conversar com ele(a) sobre o assunto.

Alguns sinais que indicam o consu-mo regular de bebida alcoólica: baixo rendimento escolar, pileques frequen-tes, rompimento de amizades e namoro, preferência por amigos(as) que bebem, envolvimentos em brigas e consumo mesmo sem estar com a turma.

Um em cada três adolescentes bra-sileiros prova álcool pela primeira vez em casa, quase sempre oferecido pelos pais.

Page 8: Comunicando com Maria-MAI 2012

8

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 71Maio de 2012

Catequistas da Paróquia par-ticiparam de uma formação no dia 6 de maio no auditó-

rio do Centro Pastoral Pe. Wagner, das 08h30 as 11h30 com o tema “A Espiritualidade do Catequista”. Esta formação foi ministrada pela Irmã Fabiana Cândido, do Sanató-rio Maria Imaculada.

O segundo chá bingo de São Vi-cente será realizado no dia 17 de junho, às 14h na sede dos vi-

centinos, Rua Othon Mercadantes, 52, na Vila Sinhá. Os vicentinos estão ven-dendo a cartela do bingo por R$1,99

Vem aí o 2º Chá Bingo dos Vicentinosque dá direito também ao chá, bola-cha e torrada. No local será vendido bolinho caipira, pastel e refrigerante. Para adquirir as cartelas e conhecer o trabalho dos vicentinos, visite uma das 11 conferências na paróquia.

Cerca de 170 agentes, entre eles os responsáveis pelas celebra-ções litúrgicas, cerimoniários,

leitores e cantores das 5 paróquias (N. Senhora de Fátima, Sant’Ana, São Be-nedito, São José Operário e São Fran-cisco Xavier) que compõem a Região Pastoral 2, participaram de uma for-mação, no dia 28 de abril, na Matriz.

Formação sobre Liturgia e Canto

Os palestrantes: Neusa Maria dos Santos e Leandro, da comissão dioce-sana para a liturgia; Rosana e Valde-lino Cintra, do Canto e da Liturgia da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e João Benjamin, do Canto e da Liturgia da Paróquia São Bento, refletiram com os participantes sobre o tema: “Equipe de Celebração e Canto Litúrgico”.

No domingo do Bom Pastor, 29 de abril, Santa Catarina de Sena recebeu homena-

gens das comunidades Vila Uni-dos e Jardim Minas Gerais. Devido à ameaça de chuva, este ano não houve missa campal na Praça Olga Ueb, a celebração festiva foi reali-zada na residência de dona Geralda dos Santos, na rua João Grill, 46.

Nos três dias que antecederam a festa, a celebração da palavra pre-parou os moradores para este mo-mento festivo.

Festa de SantaCatarina de Sena Início do curso de Desenho Mangá,

favor marcar horário na Obra Social.Disponível: Reflexologia Podel,

Cromoterapia, Aculputura, Corio, Estética, Massagem Terapêutica e Quiromassagem. Mais informações: 3942-7118 / 8130-0728 (Bete).

Comunicado da Obra Social

O gesto concreto da festa de Corpus Christi deste ano será a arrecadação de roupas de bebê (novas), meias e cachecol. A Paróquia recebera as do-ações no período de 4 a 6 de junho, durante o tríduo, na Matriz.

Solidariedade no CorpuS ChriSti

Formação da Catequese