comunicando com maria-jun 2013

8
Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Altos de Santana - Diocese de São José Dos Campos Ano 8 - nº 82 - Junho de 2013 Romaria Paroquial página 8 Festa de Corpus Chris Página 8

Upload: cristina-costa

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-jun 2013

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaAltos de Santana - Diocese de São José Dos Campos

Ano 8 - nº 82 - Junho de 2013

Romaria Paroquialpágina 8

Festa de Corpus ChristiPágina 8

Page 2: Comunicando com Maria-jun 2013

2

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

Palavra do PárocoEditorial

Pe. Thiago Dias

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição Gratuita Publicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Jornalista Responsável: Ana Cristina da Costa Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da Costa Silveira Colaboram nesta edição: Mário Santos, Rogéria Machado e Luizinho. Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

A hora da Juventude

Agende-seFesta de Nossa Senhora dos Mon-tes ClarosData: 23 de junho - Hora: 11h Local: Comunidade Montes Claros

Jornada de Valorização da VidaData: 23 a 26 de junhoHora: 19h30Local: Matriz

Festa JuninaData: 29 e 30 de junho – à noiteLocal: Matriz

Festa de Sant’Ana - JaguariTríduo: 4 a 6 de julho - Hora: 19hFesta: 7 de julho - Hora: 11h

Semana Missionária JMJData: 15 a 20 de julho

Mais uma vez a Festa de Maria aconteceu. Nos perguntamos o que ficou?

Penso que ficaram graças, vida, uma fé mais madura e comprometida. Atravessamos a Porta e adentramos no “Coração Eucarístico de Jesus”. Coração este que emana vida e es-perança.

E para aprofundar nossa fé con-to-lhes uma história: “Um homem havia pintado um lindo quadro. No dia da apresentação ao público, con-vidou várias pessoa para vê-lo. Com-pareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, enfim, uma multidão. Afinal, o pintor além de um grande artista era também muito famoso. Chegado o momento, tirou-se o pano que velava o qua-dro. Houve caloroso aplau-so. Era uma impressionante figura de JESUS batendo su-avemente à porta de uma casa. Com o ouvido junto à porta, ELE parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia. Houve discursos e elogios. Todos admiravam aquela obra de arte. Po-rém, um curioso observador, achou

uma falha no quadro. A porta não tinha fechadura. E intrigado, foi per-guntar ao artista...

- Sua porta não tem fechadura? - Como se fará para abri-la? Respondeu-lhe o artista: - É assim mesmo. - Esta é a porta do coração huma-

no, só se abre pelo lado de dentro.

Queridos amigos, muitas vezes o que mais precisamos, está bem den-tro de nós mesmos. Pare um pou-

quinho... Preste atenção. Ouça o que seu Espírito tem a dizer. E escute não com os ouvidos, mas sim com o coração. A partir desta escuta iremos nos comprometer com o que Deus realmente quer de nós.

Agradecemos mais uma vez a todos que se

empenharam, participaram da Festa a Maria, pois foi através de Nossa Se-nhora que abrimos a porta do Cora-ção de Jesus.

A porta do coração A coroação da imagem de Nossa

Senhora, no dia 26 de maio, na igreja Nossa Senhora Auxiliado-

ra foi um momento de muita emoção. “Devido a Campanha da Fraternidade tratar o tema da Juventude e também a JMJ RIO 2013, então a ideia foi mos-trar o rosto jovem da paróquia e dizer aos pais e mães que ainda há esperan-ça, que a juventude não esta perdida, que temos que acreditar e investir no jovem. Fazer com que jovens de va-rias realidade sociais, afetivas e nacio-nalidades participassem da coroação da Mãe de Deus, unindo tudo isso às apresentações nas novenas, dos anjos levando até Maria as realidades que precisam de sua intercessão”. Explica o seminarista Ricardo Leite que orga-nizou as coroações da Festa de Maria deste ano. A festa de Nossa Senhora Auxiliadora é o destaque desta edição, nas páginas 4 e 5.

Noticiamos também, na página 8, a Festa de Corpus Christi e a Romaria Paroquial a Aparecida.

Estamos a um mês da Jornada Mun-dial da Juventude no Rio, a expectativa é grande para os inscritos. Mas uma semana antes da partida para o Rio de Janeiro, nossa diocese receberá cerca de 2 mil jovens de diferentes naciona-lidades, que viverão dias inesquecíveis com uma programação que envolverá momentos de espiritualidade, cultura e experiência missionária. Será a Semana Missionária que acontecerá de 15 a 20 de julho. Então vamos nos preparar-mos para acolhê-los bem.

Page 3: Comunicando com Maria-jun 2013

MariaComunicandocom

3

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

O Diácono Entre Nós

“O reino de Deus está próximo”

Nós nos enganamos, quando pensamos que é impossível ser feliz, vivendo num mundo tão

cheio de turbulências. Quando pensa-mos assim, é sinal de que estamos de-positando a nossa confiança somente no potencial humano, esquecendo de que ao nosso alcance, existe uma força maior que ultrapassa toda potencia-lidade humana, a força que nos vem do alto. Somos seres terrenos que só se realizam plenamente se ligados ao Divino.

Do encontro entre humano e Di-vino, abrem-se novas perspectivas, amplia-se a visão humana, passamos a enxergar possibilidades que antes não víamos.

É Jesus que vem possibilitar este encontro transformador entre humano e Divino, é Ele que vem nos mostrar o rosto do Pai. Portanto, a felicidade que tanto almejamos é possível sim, e está ao nosso alcance, basta estarmos em sintonia com o Pai, na pessoa de Jesus.

O nosso encontro com Jesus nos transforma por inteiros, assim como transformou a vida dos seus primeiros discípulos, homens simples que deixa-ram tudo para segui-lo.

Quando Jesus dizia: “O reino de Deus está próximo” Ele falava de si mesmo, pois a sua pessoa é a própria presença do Reino Deus. Jesus conti-nua a nos falar deste Reino de amor e de justiça.

Quando acolhemos a sua mensa-gem, ocorre uma mudança radical em

(Lc 10,9)

Diácono João Mateus de Oliveira

nós, ficamos parecidos com Ele, passa-mos a olhar o irmão com o olhar Dele, a fazer o que Ele fazia.

As ações de Jesus em favor do ou-tro passam através de nós, é de den-tro do nosso coração que Jesus chega ao irmão que sofre e são muitos, os irmãos necessitados das mãos Jesus em nossas mãos, das Suas palavras na nossa boca.

Jesus nos convida à desafiante mis-são de ser no mundo uma presença viva do seu amor. É urgente a necessidade de operários corajosos, dispostos a lan-çar as redes em águas mais profundas, a plantar a semente da esperança nos corações abatidos pelo desânimo.

A nossa missão, deve desenvolver-se em clima de gratuidade, de humil-dade e de desprendimento e a nossa recompensa será a alegria de poder servir. É a certeza da presença de Jesus que nos motiva a confiar e a assumir com mais empenho e alegria o anuncio de todas as propostas do Reino.

A todo instante, somos chamados a sermos discípulos e missionários do Senhor. Todos são chamados, Jesus não faz restrições de pessoas. Para ser um anunciador da Boa Nova de Jesus, não é preciso possuir cursos acadêmi-cos, basta anunciá-La no silêncio do nosso testemunho de vida. A caminha-da do discípulo que se faz missionário é árdua, mas gratificante, pois é regida o tempo todo pela lei do amor.

Se quisermos ser felizes, deixemos que Jesus seja tudo em nós.

QuermesseClic na

Page 4: Comunicando com Maria-jun 2013

4

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Celebrações e homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora“Feliz Aquela que Acreditou” (lc 1,45)

Na manhã do dia 26, uma carreata percorreu as principais ruas de nossa paróquia.

A novena de Nossa Senhora Auxiliadora, no Telespark, começou no dia 17 de maio e seguiu até o dia 25. No dia 26, a festa da padroeira da comunidade teve início às 16h com missa celebrada pelos padres da Paróquia, seguida da procissão pelas ruas do bairro e da coroação da imagem de Nossa Senhora

No dia 19 de maio, na Solenidade de Pentecostes, que aconteceu dentro da novena, padre Thiago fez um momen-to de oração com os jovens que irão participar da JMJ RIO, antes de apagar o círio pascal.

Pentecostes

Alguns dos pedidos de intercessão a Nossa Senhora levados pelos anjos que participaram todos os dias da novena

O oratório de Nossa Senhora Auxiliadora que visitou as famílias noveneiras e a homenagem das Marias à Mãe de Deus

A coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora contou com a participação de diversos jovens engajados no serviço pastoral da paróquia

Page 5: Comunicando com Maria-jun 2013

MariaComunicandocom

5

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

Celebrações e homenagens a Nossa Senhora AuxiliadoraA novena de Nossa Senhora Auxiliadora, no Telespark, começou no dia 17 de maio e seguiu até o dia 25. No dia 26, a festa da padroeira da comunidade teve início às 16h com missa celebrada pelos padres da Paróquia, seguida da procissão pelas ruas do bairro e da coroação da imagem de Nossa Senhora

A igreja lotada no encerramento da festa

Alguns dos pedidos de intercessão a Nossa Senhora levados pelos anjos que participaram todos os dias da novena

A procissão após a missa festiva e o momento inicial da coroação: o anjo dá uma mensagem de esperança às mães

A coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora contou com a participação de diversos jovens engajados no serviço pastoral da paróquia

Page 6: Comunicando com Maria-jun 2013

66

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de Maio/2013

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 10 pessoasMassoterapia 09 pessoasPsicóloga 28 pessoasIoga 04 pessoasAula de Violão 06 pessoasDoação (alimentos em geral) 08 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 02 pessoas

Vagas em aberto:•Massagem terapêutica e Acupuntura•Yoga•Pintura em tecido•PsicólogaMais informações pelo telefone 3942 7118 das 13h às 17h30.

Comunicado da Obra Social

QuermesseClic na+

Caminhar, eis a oportunidade que é concedida aos jovens em Julho no Rio de Janeiro,

onde se espera reunir cerca de 2 milhões de peregrinos provindo de inúmeros países. Nossa paróquia se prepara com um grupo de 54 pesso-as.

Mas o que significa caminhada? É sair do lugar e ir em direção a algo, caminhar é locomover-se. Nós já nos deslocamos como, por exemplo: Ca-minhamos nos estudos para ser um profissional, caminhamos no traba-lho para conquistar nossos bens, ca-minhamos com a Igreja para intensi-ficar nossa fé. Caminhamos rumo a JMJ, momento de encontramos com outros jovens e partilhar sonhos, de-safios, fragilidades, esperanças.

Pensemos em nossa caminha-da... O que mais trazemos? O que

Mochila de um Peregrino

história e memória (trago comigo minha família e os valores atribuí-dos por aqueles que nos precedem, por isso trago fatos e fotos) e a fé (a Bíblia, os sacramentos, minhas ora-ções, meu catecismo e meu diálogo com Deus. E neste tempo forte de caminhada em preparação para ca-minhar rumo ao Rio nos movemos à linguagem do amor.

Agradecemos a todos os paro-quianos que tem nos ajudado a co-locar em nossa mochila esperança e vida. Que sejamos jovens que façam a diferença.

colocamos em nossa bagagem? Penso que na mochila do peregrino devem ir: gratuidade na juventude (realizan-do de maneira espontânea e solidária nossas ações), esperan-ça (queremos ser jovens que acredita, busca e alcança), de-terminação (com meu esforço sou convidado a fa-zer a diferença)

Paróquia na JMJ 2013

Page 7: Comunicando com Maria-jun 2013

7

MariaComunicandocom

7

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

Espaço da Sobriedade

A maior parte das suas dores acontece porque você esconde alguns sentimentos. Quando

você sente medo, seja lá do que for, os outros podem saber, sim. Não é vergo-nhoso sentir medo: ele é só um sinal de autoproteção.

Quando você sente raiva, expres-se-a! Ela é um sentimento tão natural quanto a afeição. Se você pode dizer a alguém que o quer bem, por que não pode dizer-lhe que sente raiva tam-bém?

Se no seu coração existem mágo-as, lave-o! Fale sobre elas com quem magoou você. Não deixe que elas cor-roam sua alma e seu espírito. Muitas vezes a pessoa nem sabe o quanto ma-goou e, se você lhe disser, talvez vo-cês tenham a chance de, em conjunto, esclarecer algo pequeno que pareceu tão grande.

Se é ressentimento o que sente, por que esconde-lo?

O ressentimento, depois de ex-pressado, fica mais leve para quem o sente e, um dia, desaparece. Quando menos esperar você notará que veio o perdão em seu lugar.

Se há depressão, há outros cami-

Mostre-se

nhos diferentes da opção pelo isola-mento. Escolha ouvidos amigos, fale e abra-se para ouvir as respostas, sejam elas quais forem. Mesmo que venham palavras pouco agradáveis de ouvir, elas podem ser o gancho para trazer-lhe de volta a alegria de viver, a capaci-dade para enxergar que nem tudo são trevas.

Amigo não é só aquele que lhe empresta o ombro para chorar:

Muito mais amigo é aquele que traz o tapa que desperta, que o faz acordar para a Vida. Não há ninguém neste mundo que nunca foi ferido, ma-goado, machucado. E também não há quem não conheça a alegria de retor-nar ao porto da felicidade. Você será entendido e compreendido.

Esteja você como estiver, não se esconda! Mostre-se! Todo sentimen-to tem seu próprio e real valor. Ponha a boca no mundo! Não há barreiras que possam impedi-lo de encontrar AMOR!

Page 8: Comunicando com Maria-jun 2013

8888

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 82Junho de 2013

Christi

A Solenidade de Cor-pus Christi, no dia 30 de maio, teve início na

Matriz, às 15h, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16h, o padre Chicão conduziu o ostensório, acompanhado por centenas de paroquianos em procissão pelas ruas do bairro Altos de Santana.

O trajeto da procissão foi enfeitado por tapetes, confeccionados por agen-tes de pastorais, movimentos e repre-sentantes de setores, com desenhos religiosos feitos de serragens coloridas, flores, tampinhas de garrafas, entre outros objetos.

Após a procissão a missa foi cele-brada na Matriz, com uma expressiva participação dos fiéis.

9ª Romaria Paroquial

Corpus

Diversos paroquianos visitaram o Santu-ário Nacional de Aparecida na 9ª edição da romaria paroquial, no dia 9 de junho.

Na Basílica os devotos participaram da missa das 8h, juntamente com o Padre Chicão.