comunicando com maria-jul 2012

8
Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de São José Dos Campos Ano 7 - nº 73- Julho de 2012 Catequese na Diversidade 2 anos Página 6 Festa Junina Página 8

Upload: cristina-costa

Post on 16-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-JUL 2012

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaDiocese de São José Dos Campos Ano 7 - nº 73- Julho de 2012

Catequese na Diversidade 2 anos Página 6

Festa Junina Página 8

Page 2: Comunicando com Maria-JUL 2012

2

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição Gratuita - www.pnsenhoradefatima.org.br - www.facebook.com/pnsenhoradefatimaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Equipe PASCOM: Bianca, Cristina, Cremildo, Daniel, Gabriel, Geruza, Isaias, Janete, Johnny, Jorge, Luizinho, Mário, Pollyana, Quitéria, Rafaela e Rogéria - Fotos: Equipe PASCOM Jornalista Responsável: Ana Cristina da Costa Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da Costa Silveira Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Agende-se

Pe. Thiago DiasPároco

Festa de Sant’Ana - JaguariTríduo: 19 a 20 de julho Hora: 19hFesta: 22 de julho – Hora: 10h

Encontro de NoivosData: 21 e 22 de julho - Hora: 12h30 (sábado) 7h30 (domingo)Local: Centro Pastoral Pe. Wagner

Encontro de BatismoData: 4 de agosto Hora: 16h30Local: Centro Pastoral Pe. Wagner

Semana da FamíliaData: 13 a 18 de agosto Hora: 19hLocal: Matriz

Chegamos ao mês de julho e o Comunicando com Maria traz para os leitores os últimos acon-

tecimentos de nossa paróquia.Tivemos o Encontro Despertar III,

a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a ordenação de três diáconos transitórios. Todos publicados na pá-gina 3.

Entre os assuntos abordados nas páginas centrais estão o 2º Chá bingo dos Vicentinos, o encontro anual dos missionários da Mãe Rainha e a Jorna-da de Valorização da Vida.

Na seção destinada a Jornada Mun-dial da Juventude, página 6, noticia-mos a visita de três colombianos que estiverem conhecendo a cidade com a finalidade de participarem da Semana Missionária da Diocese em 2013, antes de seguirem para o Rio na JMJ2013.

Mas lembramos a todos que no dia 30 de julho de 2006, em missa presidi-da por Dom Moacir Silva, às 16h30, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. De lá pra cá muita coisa mu-dou, a Paróquia cresceu não apenas em estrutura física, mas hoje somos uma comunidade muito ativa e espiri-tualmente forte. Por isso no final deste mês vamos celebrar o 6º ano com mui-to entusiasmo e gratidão a todos que fazem dessa paróquia, a cada dia, uma comunidade melhor.

Parabéns a todos os paroquianos!

Comunidade AtivaBote Fé na Vida

Ao findarmos o 1° semestre de 2012 muita coisa aconteceu, na vida, na história e em nossa pa-

róquia, até nos dá a impressão de que na correria do cotidiano esquecemos de parar, de discernir, de repensar e até de autoavaliar. Entrarmos na cor-reria frenética e esquecemos muitas vezes de botar fé na vida, de acredi-tar, de pensar nos sonhos e projetos e colocá-los em prática. Por isso convido você a fazer um discernimento e fazer memória daquilo que já viveu e expe-rimentou neste ano.

Fazer memória não como sau-dosismo, mas verificar aquilo que foi bom para aperfeiçoar e melhorar aquilo que não foi tão bom.

Então já fazemos memória com Deus na História da Vida: primeiro Ele criou a luz (dia), o firmamento (céu), a terra, o mar, o Sol, a Lua e as estrelas. Vendo que tudo isso, mesmo sendo maravilhoso, não era suficiente, criou então a VIDA, primeiro a vida vegetal

(ervas, sementes, árvores, frutos) e depois criou a vida animal (pássaros, baleias, peixes, animais domésticos, répteis e feras). Coroando Seu traba-lho, criou então o homem e a mulher, tendo soprado sobre eles um sopro de vida, os tornando seres viventes. (Gênesis, 1)

Dentro dessa concepção, sugiro também que você bote fé na vida e reze pela vida que está ao seu redor: pela vida de todos aqueles que tra-balham e daqueles que buscam em-prego, dos felizes e dos que faltam à felicidade, dos injustiçados, dos pro-fissionais e daqueles que buscam um profissionalismo, dos estudantes, dos políticos, dos religiosos, pobres e dos ricos, dos que sofrem, com torturas, ou são marginalizados, pobres sem condição de vida, doentes, dentre outros, mas também para exaltar o que Jesus nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham com abundância.”(Jo 10-10).

Que Maria com seu amor de mãe, nos ajude a aprender a amar uns aos outros incondicionalmente e que emanados pelo amor de Cristo seja-mos capazes de nos doar para garantir a vida plena a todos, sem distinção de cor, raça, credo e/ou espécie de vida.

Page 3: Comunicando com Maria-JUL 2012

3

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

O Diácono Entre Nós

Diácono Valdair Donizeti Adriano

Quem é o PadreMês Vocacional (4 de Agosto)

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma fa-

mília, para ser o continuador da obra sal-vadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.

Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus (o bispo e o presbítero agem “in persona Christi Capitis” (na pes-soa de Cristo Cabeça) (LG10):, ele recon-cilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.

É aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eu-carística, ele trás Jesus para as comuni-dades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. Alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.

É o modelo por excelência de Jesus Cris-to, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor atencioso ao seu rebanho.

Deve guiar por bons caminhos, orientan-do nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos es-clarecidos e dos ladrões que atacam, con-fundem e dispersam o único rebanho do Senhor.

Padre é o homem de Deus que deve es-tar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e margi-nalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

Onde nascem as vocações?Na família que reza unida; Nos grupos de

catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos; Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;

Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentiva-dor das vocações...

Eis a nossa mensagem para que tenha-mos mais padres, rezando sempre pelas vocações;

Façamos de tudo para incentivar os jo-vens e adolescentes para que sigam essa vocação;

Vamos falar bem da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens...

Vamos implantar em nossa comunidade o trabalho vocacional, instituindo um ca-sal ou uma equipe que se interesse pelas vocações, que promova, incentive e orien-te os adolescentes e jovens a participarem dos encontros vocacionais;

Façamos de tudo para criar na comuni-dade um clima favorável ao surgimento das vocações. Este é um trabalho con-junto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas, pelas famílias, demais movimentos, pelos que animam a liturgia e grupos de reflexão. Somos responsá-veis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II nos ensina: “Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar”. Devemos chamar sem-pre. Que tal fazermos algo concreto pelas vocações em nossa comunidade? O que po-deremos fazer?

No dia 15 de junho, a Igreja realizou a So-lenidade do Sagrado Coração de Jesus. O

dia foi dedicado à oração pela santificação dos Sacerdotes. Em nossa paróquia houve Terço e adoração ao Santíssimo Sacramento às 17h seguido da missa, na Matriz.

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Encontro Despertar III

Com o lema: “Eu estou no meio de vós, como Aquele que serve!” (Lc 22,27), os seminaristas Messias

Rochinski, Francisco José da Silva e Benedito Paulo de Carvalho foram or-denados diáconos transitórios pela im-posição das mãos do Bispo Dom Moacir Silva, no dia 29 de junho, na Paróquia Espírito Santo, Jardim Satélite.

Ordenação Diaconal

Quatro paroquianos participaram do encontro vocacional Despertar

III, no dia 17 de julho, na paróquia Nos-sa Senhora do Bonsucesso (Monteiro Lobato). O encontro, que reuniu os jovens vocacionados da Região Pasto-ral II, teve início com a missa presidida pelo padre Djalma, pároco local. Na homilia, o sacerdote abordou o tema do amor de Deus na perspectiva da vo-cação. Em seguida o seminarista Ricar-do falou sobre a Virgem Maria, como vocacionada do Pai. As irmãs da Con-gregação das Filhas do Imaculado Co-ração de Maria (irmãs cordimarianas) conduziram a adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando o encontro. O próximo passo vocacional desses jo-vens será o encontro vocacional Des-pertar IV, quando será iniciada a fase diocesana da caminhada vocacional.

Page 4: Comunicando com Maria-JUL 2012

4

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Cerca de 150 pessoas partici-param do 2º Chá bingo de São Vicente, no dia 17 de junho,

na sede dos Vicentinos, na Vila Si-nhá. No evento houve muita descon-tração, música e um intervalo para que todos pudessem saborear um chazinho, bolachas e torradinhas. “A participação foi surpreendente, pois achávamos que não teria muita gen-

2º Chá Bingo de São Vicente

te. Além de junho ter várias festas, ainda teve festa de Santo Antonio na Vila Sinhá (próximo a sede). Foi uma

amostra do que será nossa festa de São Vicente de Paulo em se-tembro que terá mais atrações”, afirma o coordenador do movi-mento, Ernane Marcondes, que “cantou” o Bingo. Em setembro os vicentinos celebram seu pa-droeiro com tríduo, missa fes-tiva, almoço e bingo. Em breve estarão divulgando o evento.

Encontro Anual dos Missionários da Mãe Rainha

Coordenadores e missionários das regiões pastorais I e II reuniram-se no dia 17 de junho, no salão

João Paulo II, na Paróquia de Sant’Ana, para o encontro anual dos Missionários da Mãe Rainha.

Com o tema “O tesouro está em nossas mãos”, o encontro foi conduzido pela Irmã Sumaia e contou com a pre-sença dos coordenadores diocesanos do movimento, Luiza e Agnaldo.

Os missionários viveram um dia fes-

tivo, com cantos e oração e puderam aprofundar-se sobre a espiritualidade do movimento, refletindo-se sobre as cinco pistas para se chegar ao Tesouro: vida de oração, estudo dos módulos, vinculação ao Santuário, Aliança de Amor e partici-pação ativa nas reuniões. Os participan-tes conheceram um pouco mais da vida de João Luiz Pozzobon, missionário que iniciou no Brasil a Campanha da Mãe Pe-regrina, e também já se preparam para a Festa do Centenário da Campanha da Mãe Peregrina em 2014.

Campanha para as crianças

Vamos comemorar 6 anos da Paróquia

A Pastoral da Comunicação (Pascom) e a Catequese iniciaram, no

dia 24 de junho, a campanha “Eu vou à missa todo domingo” dirigida às crianças que participam da missa das 9h, na Ma-triz, aos domingos.

O objetivo da campanha é incentivar a participação de mais crianças na missa. Por isso, o brinde só é entregue à criança presente no momento do sorteio.

O Centro Pastoral Padre Wagner, con-cluído em 2007, os bancos da matriz adquiridos em abril de 2010 e o Centro Pastoral Três Pastorinhos, em fase de acaba-mento, são exemplos de conquistas materiais da paróquia nestes 6 anos de existência.

Page 5: Comunicando com Maria-JUL 2012

5

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

Um túnel mostrando, através de imagens e reportagens, as eta-pas da dependência química

foi montado pela Pastoral da Sobrie-dade, na Matriz, no período de 20 a 24 de junho, durante a Jornada de Valo-rização da Vida. A Jornada é uma ini-

Catequistas da Paróquia estive-ram reunidos na manhã do dia 1º de julho, no Centro Pastoral

Padre Wagner, refletindo sobre como fazer uma catequese ainda melhor.

Jornada de Valorização da Vida

Como fazer uma Catequese ainda melhor

Campanha para as crianças

Maria Cecília e Yasmin: as ganhadoras no dia 24 de junho

Este encontro tam-bém foi preparatório à Assembleia da Ca-tequese na Região Pastoral 2 que acon-tecerá no dia 2 de setembro e contará com a presença de ca-tequistas das 6 paró-quias da região. Cada região da diocese fará

sua assembleia, em datas diferentes, que servirá para conhecer e avaliar a realidade da catequese, os desafios e as perspectivas.

ciativa da Pastoral em prol do combate ao uso indevido de drogas.

Na programação da Jornada cons-tou ainda a participação do agente da Pastoral da Sobriedade da Paró-quia Coração Eucarístico de Jesus, do Novo Horizonte, Waldir Gaioso, que refletiu o tema “Alegrai-vos no Senhor fora das drogas” no dia 20 de junho, com os participantes do grupo de ora-ção Nova Voz, na Matriz. Na missa de

quinta-feira, no Telepark, foram exibi-dos um vídeo sobre a vida e uma carta “não podemos ficar alheio a situação das drogas”. E na tarde de sábado os agentes da Pastoral falaram com jo-vens crismandos sobre “o barato das drogas”.

Vamos comemorar 6 anos da Paróquia

No próximo dia 30 de julho, a Paróquia Nossa Senho-ra de Fátima completa 6

anos de instalação. Para celebrar a ocasião, além de missa de ação de graças a ser celebrada no dia 29 de julho, a Paróquia realiza o Bailão da Padroeira no dia 21 deste mês, no Luso Brasileiro.

Para a paroquiana, Berna-dete Nunes, da Catequese com Adultos, a comunidade tem mui-to a comemorar neste seis anos de existência da paróquia. “Te-mos a comemorar o crescimento da Paróquia na parte material, mas também espiritual. É uma Paróquia nova com paroquia-nos entusiasmados. Este tempo de crescimento também foi de amadurecimento. O caminho é longo, mas estamos dispostos a percorrê-lo. Parabéns Paróquia! Eu também faço parte!”.

Page 6: Comunicando com Maria-JUL 2012

6

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

Anunciante do Mês

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de Junho/2012

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 06 pessoasAtendimento social 13 pessoasAtendimento Jurídico 13 pessoasMassoterapia 09 pessoasPsicóloga 27 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 15 pessoasDoação (alimentos em geral) 10 pessoasDoação (pagamento de contas: água, luz e gás) 01 pessoaDocação (psicóloga) 05 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 01 pessoaDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

Adriana Reis de Paula Silva e Sérgio Silva, proprietários da oficina Serginho Auto-Elétrica, são colaboradores do Comunicando com Maria há mais de 6 anos. Para eles é importante divulgar a oficina, mas é muito gratificante cola-borar com as ações da Paróquia.

Há 17 anos, a oficina Serginho Auto-Elétrica oferece serviços de auto-elétri-ca em geral.

Disponível: Reflexologia Podel, Cromoterapia, Aculputura, Corio, Estética, Massagem Terapêutica e Quiromassagem. Mais informações: 3942-7118 / 8130-0728 (Bete).

Comunicado da Obra Social

No dia 26 de junho, a Cateque-se na Diversidade completou dois anos de implantação na

paróquia. O projeto trabalha a valori-zação da pessoa com deficiência, res-peitando as suas limitações, além de estimular os familiares ao convívio em comunidade, favorecendo a troca de experiências, informações e suporte entre eles.

Com os objetivos de chamar aten-ção dos fiéis e despertar o interesse em mais pessoas para participar do projeto, os catequistas fizeram uma apresentação, na missa com as crian-ças no dia 24 de junho, mostrando

Catequese na Diversidade completa 2 anos na Paróquia

para a comunidade a importância da inclusão da pessoa com necessidades especiais na comunidade. Coragem, fé, santidade, amor e inclusão foram as palavras usadas na dramatização.Os Encontros - Cinco catequistas de-senvolvem o trabalho com os partici-pantes nos encontros que acontecem aos sábados, das 10 às 11h, no Centro Pastoral Padre Wagner, no Telespark. Os pais desses catequizandos, parale-lamente, recebem formação de uma psicóloga e de voluntários do projeto.

As inscrições podem ser feitas aos sábados com os próprios catequistas, a partir de agosto.

Colombianos visitam São José dos Campos

Padre Carlos Iván Martínez Urrea, Idalba Giraldo e Liza Johana Lopez, colombianos da Arquidiocese de Bo-

gotá, estiveram em São José dos Campos nos dias 3 e 4 de julho, interessados em ficar na cidade durante a Semana Missio-nária, em 2013. Eles são da Pastoral Uni-versitária da Arquidiocese e responsáveis pela organização de um grupo de 600 pe-regrinos de quatro países latino-america-nos (Colômbia, Venezuela, Panamá, Nica-raguá) e da Espanha.

O grupo, que ficou hospedado na casa paroquial de nossa paróquia, foi recep-

cionado pelo padre Thiago Dias, responsável pela orga-nização da Semana Missio-nária na Diocese. O sacer-dote colombiano escolheu nossa Diocese através de uma pesquisa na internet. “Procurei uma diocese no eixo Rio-São Paulo, e ao

entrar no site de vocês, me deparei com uma Igreja viva, dinâmica, com uma pas-toral ativa e organizada e realmente estou vendo que é uma bela diocese”, comentou ele. Mas a primeira resposta dada pelo padre Carlos foi que o “Espírito Santo os guiou”, pois rezou muito para Deus auxiliar na escolha. “Esta é a única diocese que ire-mos visitar”, contou ele.

Padre Carlos já participou de seis jor-nadas. Segundo ele, 70% dos jovens que virão têm entre 15 e 22 anos e aproxima-damente 50% são homens e 50% são mu-lheres.

Fonte: www.diocesesjc.org.br

Paróquia na JMJ 2013

Page 7: Comunicando com Maria-JUL 2012

7

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

Espaço da Sobriedade

Fonte: cartilha Álcool, Drogas e Adolescência.Compromisso de todos e responsabilidade de cada um. Programa municipal Antidrogas SJC

Quanto mais informação me-lhor. Porém, o principal é sa-ber onde e como pedir ajuda

e apoio. Ter uma boa comunicação com seu filho favorece que ele ad-quira informações a partir da relação com os pais, familiares e educadores. A informação nos livros, internet e outros meios nem sempre atraem os jovens. Porém, a informação dada de forma viva, através da confiança na re-lação, partir do interesse e procura do adolescente torna essas informações muito mais relevantes. Eventualmente materiais podem ajudar, porém, para o adolescente, contar com pessoas que estejam informadas e preparadas pode mudar sua relação com as dro-gas.

Qual o papel da escola e da Fa-mília na Prevenção?

Tanto a escola quanto a família tem um papel fundamental na prevenção, são responsáveis pela formação da criança e do adolescente em diversos aspectos: a educação formal, moral, a segurança emocional, identitária, vín-culos significativos e a construção de espaços prazerosos de lazer e cultura. Quanto mais vínculos afetivos signifi-cativos, inserção em atividades cultu-rais e de lazer, mais protegido estará o adolescente. Isso se dá por diversos motivos bastantes profundos relacio-nados ao desenvolvimento emocional e psicológico. Além disso, a exposição da criança, desde idades iniciais, e a

O que seu filho precisa saber para evitar problemas com álcool e drogas?

estimulação de formas diversas e cons-trutivas de obter prazer com a vida, as relações e as produções humanas de forma geral, favorece o repertório do adolescente e coloca a droga como apenas uma das opções da vida. Para aqueles que não têm a oportunidade de se desenvolver e se formar dessa maneira, as drogas podem parecer um caminho muito mais atraente. Portan-to, a parceria da família com a escola torna a prevenção ao uso de drogas muito mais eficaz. Nesse sentido, a escola pode propiciar, por exemplo, Palestra e grupos de discussão sobre o tema. Ao perceber que um aluno vem usando droga, deve também informar aos pais, dividindo assim a responsabi-lidade e propiciando a uma ajuda mú-tua com objetivo de analisar a situação e propor a melhor forma de favorecer auxílio ao jovem. É muito importante que os pais acompanhem o desenvol-vimento escolar de seus filhos. O reco-nhecimento e a valorização dos jovens contribuem para o aumento da auto-estima e da autoconfiança, que por sua vez são fatores fundamentais de proteção para uso de drogas.

Page 8: Comunicando com Maria-JUL 2012

8

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 73Julho de 2012

A Renovação Carismática Católica de nossa Paróquia realizou de 2 a 8 de julho, o Seminário de Vida. Uma oportunidade para os participantes conhecerem ou aprofundarem o rela-cionamento com Cristo. Os encontros diários aconteceram às 19h, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Tele-park, com oração, pregação, louvor, teatro e partilha fraterna.

Seminário de Vida

Festa Junina da Paróquia

A bênção do mastro de Santo Antônio, São João e São Pedro deu início à festa junina na paróquia, no dia 30 de junho.

O Trio Damas de Ouro, a quadrilha infantil da paróquia, o bumba meu boi e a quadrilha de Luiz Gongaza, de Paraíbuna, foram as atrações do sábado. No domingo, 1º de julho, teve o forró caipira do grupo Cabelo de Milho e as apresentações das quadrilhas da Juventude e Paroquial.

Na missa do dia 12 de junho, Pe. Thia-go concedeu a bênção aos casais de namorados presentes na celebração.

Bênção dos Namorados