comunicando com maria-fev 2012

8
Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de São José Dos Campos Festa de São Sebasão Página 4 Missa de Envio Páginas 4 e 5 Ano 7 - nº 68 - Fevereiro de 2012

Upload: cristina-costa

Post on 28-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-FEV 2012

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaDiocese de São José Dos Campos

Festa de São SebastiãoPágina 4

Missa de EnvioPáginas 4 e 5

Ano 7 - nº 68 - Fevereiro de 2012

Page 2: Comunicando com Maria-FEV 2012

2

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição GratuitaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 - Equipe PASCOM: Cristina, Daniel, Janete, Jorge, Mário, Pollyana, Quitéria, Rafaela e Rogéria - Revisão, Edição e Fotos: Equipe PASCOM - Jornalista Responsável: Ana Cristina da C. Silveira MTB(PA): 1.317 - Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira - Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Agende-se

Pe. Thiago D. DiasPároco

Com minha Paróquia rezo, trabalho e construo o Reino

Com esta expressão e com estes indi-cativos que iniciamos nosso trabalho pastoral de 2012. Rezar, trabalhar,

construir, valorizar, desenvolver, aprender e ensinar, doar e receber, enfim, amar. Muitos são os elementos e meios para crescermos em comunidade.

No virar da página de um ano para ou-tro foi nos ensinado que a vida não deve ser como o ponteiro de um relógio que passa pelos mesmos números, mas a vida deve ser como um trem que percorre os trilhos da história.

Os trilhos podem ser os mesmos, mas paisagem sempre muda. Sempre existem surpresas e presentes, a começar em cada celebração marcada pelo dia 13 onde aprenderemos mais sobre a devoção a Nossa Senhora de Fátima pelos lábios dos pastorinhos, nossos companheiros de viagem.

Neste percurso se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido pas-sageiro. Sendo assim queremos valorizar ainda mais a juventude, pois estamos em preparação para Jornada Mundial da Ju-ventude-Rio 2013.

Procure um lugar próximo à janela des-frute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem, cuidando e zelando da saúde, já que a Campanha da Fraternidade nos ensina a difundir a vida saudável sobre a terra (cf. Eclo 38,8).

Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir. Sendo assim a Quaresma com seus símbolos nos ajuda-

rão a levantar se houver quedas. Procure curtir a viagem da vida, obser-

vando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Por isso cada festa de nossas comunidades com seus padroeiros serão oportunidades de crescermos na fé, pois estamos no ano em que Sua Santidade o Papa Bento XVI convoca e inicia o ano da Fé a começar em outubro. Queremos rezar mais, atribuindo nas devoções populares, no estudo bíblico, nas celebrações e no dia a dia a possibilida-de em que “pela Fé guardamos no coração e na mente a luminosa presença de Deus”.

Desdobre o mapa e planeje os roteiros. Participe da pastoral, se envolva, vista a camisa, através do trabalho pastoral cons-truímos o Reino.

Preste atenção em cada ponto de pa-rada que o trem faz, e fique atento ao apito da partida. Impulsionados pelo trem da his-tória, daqui a pouco vamos chegar a mais uma estação. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite. Desembarque nesta estação onde existem sonhos... Entusiasmados com a nova estação que chega cantemos mani-festando nossa alegria, pois, “minha alma engrandece o Senhor... e Ele fez em mim maravilhas...e (Lc 1, 46. 49).

Bom trabalho e boa missão a todos, com ora-ções e minha bênção.

Quarta-Feira de CinzasData: 22 de fevereiro Local: Igreja N. Sra. Auxiliadora - Hora: 9h e 18hLocal: Capela de Sant’Ana - Hora: 11hLocal: Igreja Matriz - Hora: 19h30

Encontro de BatismoData: 3 de março - Hora: 16h30Local: Centro Pastoral Pe. Wagner

Missa de Abertura da CatequeseData: 11 de março - Local: MatrizCatequese Infantil – Hora: 9hAdultos e Crisma - Hora: 19h

O que está por vir?

Um novo ano começou e para mui-tos ficam estas perguntas: como será minha vida neste ano? O que

terei que enfrentar? No plano material, é importante ter planejamentos, saber que caminho seguir, considerando todos os acasos para poder calcular com an-tecedências quais atitudes tomar. Mas no plano da fé, Deus nos ensina atra-vés de Abraão que devemos confiar nEle e segui-Lo mesmo que não saibamos o que teremos que enfrentar pela fren-te. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hb 11.8).

Neste ano, talvez Deus tenha co-locado em seu coração certo fardo, e talvez você tenha que dar um passo ousado. Pode ser que você tenha sido chamado por Jesus para executar uma tarefa, mas não sabe como continuar nem para onde isso o levará. Abraão simplesmente se pôs a caminho, movido pelo poder da Palavra de Deus. É mui-to importante ter isto em nossa mente: precisamos nos pôr a caminho, juntar forças a cada momento e orientar-nos para o alvo. E nosso alvo são as coisas de Deus. É possível que durante o tra-jeto sejamos acometidos pelo medo, pois a dor, a tristeza, as preocupações e outros sofrimentos podem surgir em nossa vida. Pode ser que às vezes fique-mos resignados no caminho. Mas isto não deve nos impedir de continuar an-dando em direção ao desconhecido, ao futuro – confiando nas firmes promessas de Deus, como fez Abraão.

Assim seja!!!

Page 3: Comunicando com Maria-FEV 2012

3

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

Diácono Caio N. Santana Ribeiro

O Diácono Entre Nós

Olá queridos amigos leitores, Salve Maria!

O texto a seguir, pertence ao filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, que quero compartilhar com vocês: “Não es-tou entre os que crêem que o ódio seja um sentimento abominável. Estes fingem que nada odeiam, que agem sempre pelo puro amor — mas na verdade não se pode amar o que quer que seja sem odiar aquilo que o nega ou ameaça. A escolha não é entre amor e ódio, mas entre diferentes objetos de amor e de ódio. A perversão linguística que fez do ódio e do amor respectivamen-te sinônimos do mal e do bem só serviu para desorientar as pessoas e disseminar a hipocrisia que ama o bem sem odiar o mal ou odeia o mal sem amar o bem. Essa perversão é um dos mecanismos mais in-sidiosos de esvaziamento do cristianismo para trocá-lo por um pseudocristianismo que se esgota em pura disputa política e que sabemos muito bem quem inaugurou. Cristo, ao contrário de todos os Gandhis de Hollywood, jamais condenou o ódio. O que Ele disse foi: “Na verdade, amais o que devíeis odiar e odiais o que devíeis amar”. Coisas como o comunismo, o na-zismo, o fascismo, o regime haitiano dos Tonton Macoute, o estupro, o aborto em

A Pastoral de Rua entregou no dia 11 de dezembro 230 brinquedos às crianças

carentes dos bairros do Freitas, Cháca-ras Canidu e Boa Vista. Estes brinquedos foram arrecadados durante todo o ano de 2011. O agente Hericson trajou-se de papai Noel e fez a alegria da criançada. E dia 20 o coordenador da Pastoral, Jeferson Ribeiro, vestiu-se de papai Noel e emocio-nou os moradores de rua entregando a eles 80 marmitas com cardápio especial, além de balas e bolo.

Ações das Pastorais de Rua e Carcerária

No dia 4 de dezembro no encontro sub-regional da Pastoral Carcerária, realizada na Paróquia Santa Luzia, na capela São Judas, a Pastoral de Rua recebeu uma me-dalha pelos serviços prestados aos mora-dores de rua. Participaram deste encontro todos os agentes da Pastoral Carcerária (regionais e sub-regionais), Dom Moacir, Pe. Vitor (diretor espiritual), Pe. Edinei e Pe. Marcos Lorena. No encerramento Pe. Edinei celebrou a missa e em seguida foi servido o almoço.

massa, a pedofilia, etc., DEVEM ser odia-das por todos os homens de bem e este ódio em nada empana a objetividade do julgamento, já que a objetividade em moral consiste precisamente em discernir e reconhecer nas coisas, segundo o man-damento de Cristo, o odiável e o amável, segundo as várias gradações de relativida-de compatíveis com o caráter complexo e misto das realidades deste mundo que não é céu nem inferno.”

Desejo a todos os leitores do Comuni-cando com Maria, que neste ano de 2012 possamos amar ao próximo, a família, nossos irmãos necessitados, a moral, a tradição, a Santa Igreja e acima de tudo amarmos profundamente ao Cristo Jesus, que se deu em sacrifício por cada um de nós pecadores.

Que também possamos odiar o peca-do, a miséria, a revolução, as subversões e tudo aquilo que degrada o ser humano e o afasta de Deus.

Um ano de 2012 de muitas realizações e graças. Que os inimigos da igreja possam tremer diante de Cristo e seus fiéis. Que Deus nos conceda a honra de ficarmos ao lado daqueles que vencerão ao fim.

SALVE MARIA!

E disse Jesus: “Eis que faço novas, todas as coisas” (Apoc. 21.5)

Programação da Caminhada Penitencial e Via-SacraCaminhada Penitencial, às 5h 24/02 – igreja Matriz02/03 – igreja N. Sra Auxiliadora09/03 – igreja Matriz16/03 – igreja N. Sra Auxiliadora23/03 – igreja Matriz30/03 – igreja N. Sra Auxiliadora

Via-Sacra com símbolos, às 19h3024/02 – igreja Matriz02/03 – igreja N. Sra Auxiliadora09/03 – igreja Matriz16/03 – igreja N. Sra Auxiliadora23/03 – igreja Matriz30/03 – igreja N. Sra Auxiliadora

Page 4: Comunicando com Maria-FEV 2012

4

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Neste ano, São Se-b a s t i ã o ,

padroeiro do bair-ro Vila Dirce, foi homenageado no

Vila Dirce festeja São Sebastião

período de 10 a 22 de janeiro. A fes-ta teve como tema “Pela fé guarda-mos no coração e na mente a lumi-nosa presença de Deus”

Durante esses 13 dias, os fiéis puderam lembrar o martírio de São Sebastião, santo invocado contra a fome, a guerra e epidemias, que deu a própria vida para Cristo.

De 10 a 17, a partir das 19h30, o terço mariano foi rezado nas ca-sas, e no dia 18, na capela do bairro, com o Terço dos Homens. No dia 19, primeiro dia do tríduo, houve Ado-ração ao Santíssimo Sacramento e terço com a Mãe Rainha, a partir das 18h30.

Na sexta-feira (20), dia dedica-do ao Santo, após a adoração e o terço com a Congregação Mariana, Pe. Edinei celebrou a missa e no dia

21, às 17h30 houve Adoração e ter-ço rezado pela equipe das Mil Ave-Marias.

Para finalizar os festejos, no do-mingo (22), Padre Thiago celebrou a missa festiva, às 16h, na capela, em seguida os fiéis conduziram o andor com a imagem do santo pelas ruas da comunidade.

A quermesse ocorreu nos dias 14 e 15, 21 e 22 de janeiro, a partir das 19h, com show, bingo, barracas de doces e salgados. O bingão acon-teceu no dia 15, às 14h e no dia da festa houve leilão.

Para crianças com 7 anos ou que vão completar ainda este ano, as inscrições vão até o dia 9 de março

e estão sendo feitas após as missas de final de semana no Telespark e no Altos de Santana e durante a semana na se-cretaria paroquial. No ato da inscrição o responsável precisa apresentar: cópia da certidão de nascimento, da lembran-cinha de batismo e do comprovante de endereço e uma foto 3x4.

Estão abertas as inscrições para a catequese na Paróquia

De acordo com o Documento de Apa-recida, a iniciação cristã, antes de tudo, é colocar a pessoa em contato com Jesus (nº 288). É uma experiência de encon-tro vivo e persuasivo que venha tocar e atrair a pessoa a Jesus Cristo como cen-tro de sua vida. A iniciação cristã prepa-ra a pessoa para receber os sacramentos do batismo, eucaristia e crisma. Para os que já foram batizados, mas não evange-lizados a iniciação quer ajudá-los a viver com consciência, maturidade e compro-misso a vida cristã. Portanto, a iniciação

Missa de envio e da chegada de seminaristas

No dia 5 de fevereiro, na missa das 19h na Matriz, aconteceu o en-vio dos paroquianos André e Cí-

cero para o seminário e a apresentação dos seminaristas Ricardo (Propedêutico)e Eduardo (Teologia) que estarão na pa-róquia desenvolvendo o trabalho pasto-ral durante este e o próximo ano.

De volta o Farol Jovem na Paróquia

A Pastoral da Juventude da pa-róquia retomou no dia 5 de fevereiro as atividades cul-

turais após a missa da juventude na Matriz. O Farol, o ponto de encon-tro da juventude católica paroquial, acontece no 1º domingo de cada mês, com música, muita descontra-ção e vendas de doces, salgados e refrigerantes.

Este Farol teve a animação do

DJ Atos 29.

Page 5: Comunicando com Maria-FEV 2012

5

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

Av Pico das Agulhas Negras, 750 - Lj. 02 - Altos de SantanaFone: (12) 3911-5593 / 8815-7624

O dia 3 de fevereiro é dedicado a São Brás. Na liturgia Católica, São Brás é mostrado com velas

na mão e em frente a ele, uma mãe carregando uma criança com a mão na garganta. A história diz que uma crian-ça havia se engasgado com uma espi-nha de peixe a ponto de quase morrer e foi feita uma oração por São Brás e a ele foi atribuído a cura. Por isso que se reza e concede a bênção neste dia livrando a todos dos males da garganta e de outras enfermidades. No final da missa deste dia, na Matriz, foi conce-dida a bênção aos fiéis.

Bênção da GargantaNossa Senhora da Luz

Situada ao nordeste do Rio Grande do Sul, a região de Bento Gonçal-ves, Gramado e Canelas, foi o ro-

teiro pensado para mais uma viagem que todo ano nossa paróquia realiza. Através da tradição italiana e alemã, o grupo com 48 pessoas na companhia dos padres Thiago e Edinei, os pre-sentes puderam conhecer um pouco da cultura e da culinária, degustar chocolates e vinho, ir aos parreiras e verificar a beleza, o sabor, e o aroma das uvas e aprofundar as tradições de

Viagem para Serras Gaúchas

No sul do Brasil, há um país dentro de outro paísum povo hospitaleiro e amável, desde os guris aos mais experientes. No api-to nostálgico da velha Maria Fumaça abriu-se em cada fotografia não ape-nas o registro de uma história, mas um momento vivido com muita emoção, por isso já dizia um poeta local “entre pedras, invernos e suor romperam flo-res transformando o Caminho”. A ani-mação e condução ficou por conta do guia Local Iva que com destreza levou nossos paroquianos a uma realidade ainda desconhecida e a vivenciar 4 dias (de 25 a 28 de janeiro) encanta-dores e surpreendentes.

Texto: Pe. Thiago - fotos:Gustavo Rosa

Estão abertas as inscrições para a catequese na Paróquia

A Cateque-se com Adul-tos e a Crisma abriram tam-bém as inscri-ções até o dia 10 de fevereiro. A Catequese com os Adultos faz à iniciação dos maiores de 18 anos que ainda não receberam ne-nhum sacramento. Já Catequese para a Crisma prepara os adolescentes a partir dos 14 anos completos para receberem o sacramento da Confirmação.

é um processo educativo com etapas bem delineadas, a saber: Encontro com Jesus, conversão, discipulado, inserção comunitária, celebração da fé e missão. Diz o Diretório Nacional que “a cateque-se não pode ser como um verniz, e nem um cursinho de admissão à Igreja é antes um processo vital. Portanto a catequese envolve a vida do catequizando seja ele criança, adulto ou jovem. A pessoa vai sentir-se amada por Deus e engajada na comunidade.

A liturgia da missa do dia 2 de fevereiro, realizada na igre-ja Nossa Senhora Auxiliado-

ra, celebrou Nossa Senhora da Luz (também é invocada sob os nomes de Nossa Sra. da Candelária, Nossa Sra. das Candeias ou Nossa Sra. da Purificação). A devoção à Senhora da Luz tem sua origem na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento.

Missa de envio e da chegada de seminaristas

Page 6: Comunicando com Maria-FEV 2012

6

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

Palavra do Vigário

Pe. Padoan

O Catolicismo e as Doutrinas Protestantes – Parte III

Continua na próxima edição

Muitas outras passagens bíblicas que não são aceitas pelos Crentes, Protestantes e Teste-

munhas de Jeová poderiam ser colocadas aqui se houvesse espaço suficiente. Apenas algumas partes foram colocadas para que o leitor não se iluda com os crentes que se dizem defensores da Bíblia e na verdade rejeitam muitas partes dela. Muitos usam a Bíblia somente para fazer política contra a Igreja Católica.

Os Crentes, Protestantes e Testemunhas de Jeová dizem que o nome “Católica” não aparece na Bíblia. Isso não é necessário porque “Católi-ca” é uma palavra grega que significa “universal” “para todos”. Jesus, sendo Deus, não fundaria uma Igreja particular, só para algumas pessoas ou somente para uma raça, e sim fundaria, como fundou (Mateus 16,18) uma Igreja para todos, universal, isto é católica. Jesus deixou claro que sua Igreja tinha que ser “católica” – “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28,19).

Fontes de Fé CristãOs Crentes e Protestantes têm como fontes

de fé:a) a Bíblia Sagrada, da qual rejeitam algumas partes;b) A ideia do fundador da Igreja (que não evolui e não aceitam mudá-la mesmo que a Bíblia mostre que a ideia está errada).

Os Católicos têm como fontes de fé:

a) A Bíblia Sagrada, aceita integralmente, não em partes isoladas. A Bíblia surgiu compilada, isto é, formada como é hoje, no ano de 381, sen-do Papa S. Damaso I, depois de um estudo de 68 anos.b) A tradição Apostólica, ensinada pelos apósto-los e pelas primeiras comunidades da Igreja: o que aprenderdes e receberdes, ouvistes e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convos-co” (Filipenses 4,9). Então, irmãos, estais firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas seja por palavra, seja por epistola nossa” (2º Tes-salonicenses 2,15). Retendes os preceitos como vô-los entreguei (1º Corintios 11,2).c) O Magistério da Igreja (o Papa e os Bispos do Colégio Apostólico) foi quem dirigiu e controlou a Igreja desde o momento que isso foi pedido por Jesus: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16,19); idem (Mateus 18,18); “apascenta as minhas ovelhas” (3 vezes) – João 21,15,16,17).

A Paróquia realizará a 5ª Caminha-da da Paz no dia 4 de março. A

concentração será no bosque da Paz, no final da Avenida Alto do Rio Doce, com saída prevista às 9h. O encerra-mento da caminhada será no Polies-portivo do Altos de Santana. O ato faz parte da Campanha da Fraternidade que este ano discute a Saúde Pública e busca contribuições para melhorar a saúde da população: do cuidado com o doente, à prática de hábitos de

Vem ai a 5ª Caminhada da PazSerá no dia 4 de março, às 9h. A concentração será no bosque da Paz

vida saudável e à exigência de melho-ria no sistema público de saúde.

Prática de exercícios físicos na Caminhada de 2011

Page 7: Comunicando com Maria-FEV 2012

7

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

Espaço da SobriedadeTexto:Dr. Isidoro Cobra dos Santos, psiquiatra e diretor médico da Clínica Maia. Publicado na Revista Anônimos.

Alcoolismo entre Empresários

O alcoolismo, que para melhor compreensão, denominaremos aqui

Síndrome de Dependência de Álcool é uma doença que resulta da interação entre o organismo humano e o álcool e que se caracteriza pelo comportamento em que está presente o desejo forte de ingerir bebidas alcoólicas contínua ou periodicamente, com a finalidade de experimentar seus efeitos ou evitar o desconforto da sua abstinência. Pode começar com transtornos comportamen-tais ou mentais, consequentes do abuso, e evoluir para dezenas de doenças subsequen-tes, em diversos órgãos e aparelhos (doenças endocrinológicas, clínicas, sexuais, hepáticas, pancreáticas, câncer, diabetes, arteriosclerose, circulatórias, cardiovasculares, neurológicas, hematológicas, metabólicas, psiquiátricas, der-matológicas, oftalmológicas, gastroenterrológi-cas, respiratórias etc.).

O alcoolismo acomete pessoas de diver-sas profissões, atividades e níveis socioeconô-micos, isto é, que também entre empresários o alcoolismo tem sido uma questão relevante. Sendo uma droga legal, é tolerada e até in-centivada socialmente, o que faz com que os indivíduos demorem a perceber que estão de-pendentes e que precisam de tratamento. As ingênuas frases amenizadoras tais como: ‘Eu bebo socialmente’; ‘Posso parar quando qui-ser’: ‘Só tomo umas cervejinhas’; ‘Fulano não sabe beber’; ‘Ninguém tem nada com a minha vida’; ou ‘Compro bebida com o meu dinheiro’ indicam que já pode haver um alcoolismo in-cipiente ou em curso. Quem diz essas frases pode necessitar de avaliação por profissional habilitado para um correto diagnóstico e orien-tação.

Uma pessoa é considerada alcoólatra quando preenche alguns critérios e diagnós-

parte I

ticos de dependência de álcool e pode ser identifi-cado por alguns seguintes dados:a) Tolerância- a necessida-de de aumentar o consumo de álcool para atingir efeito desejado.b) Abstinência- um conjunto de sinais e sintomas desa-gradáveis relacionados á diminuição ou interrupção

da ingestão de bebidas alcoólicas.c) O álcool começa a ser usado em maiores quantidades ou ainda por um período maior do que o intencionado;d) Inicia-se um desejo persistente ou esforço sem sucesso de diminuir ou controlar a inges-tão de álcool;e) Maiores períodos e tempo são utilizados para usar o álcool ou ainda se recuperar de seus efeitos;f) Reduzir ou abandonar atividades sociais, recreativas ou ocupacionais por causa do uso do álcool;g) Uso continuado da bebida, apesar do conhe-cimento dos diversos problemas causados ou exacerbados pelo uso do álcool.h) Fazer estoques de bebidas para prevenir a falta. O alcoólatra é um dependente químico e, por isso, busca a bebida para realizar suas atividades cotidianas e para superar alguma dificuldade emocional, reduzir ansiedade, mini-mizar depressões, combater a insônia e outros sintomas. Usa paradoxalmente a bebida para comemorar vitórias e para amenizar derrotas.

Para os empresários, o alcoolismo é in-centivado pela cultura do happy hour, em que as pessoas passam a recorrer à bebida para relaxar após o expediente, o que pode levar à dependência. Outra situação que envolve esse público é a realização de reuniões e fechamen-tos de acordos que são frequentemente rega-dos a bebidas alcoólicas.

Page 8: Comunicando com Maria-FEV 2012

8

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 68Fevereiro de 2012

8

Campanha da Fraternidade 2012

No próximo dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de

Cinzas, inicia-se a Cam-panha da Fraternida-de deste ano que tem como tema “Fraterni-dade e saúde pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a ter-ra”, retirado do livro do Eclesiástico. Promovida pela Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil (CNBB), esta campanha tem o objetivo de pro-mover debates sobre a realidade da saúde no Brasil, bem como contri-buir na melhoria, no fortalecimento e na consolidação do SUS, de forma a ampliar o serviço de saúde para a população.

A campanha também quer pro-pagar o conceito de bem viver, moti-vando para hábitos de vida saudável; divulgar dados sobre a real situação da saúde pública no Brasil, promo-vendo a defesa do SUS e a reivindi-cação de seu justo financiamento; habilitar as comunidades a acompa-nhar as ações da gestão pública, exi-gindo transparência na aplicação dos recursos, especialmente na saúde.

A CNBB escolheu esse tema por-que entende que a saúde pública vive um período crítico e precário.

Cerca de 40 paroquianos par-ticiparam na manhã de do-mingo (5), no Centro Pastoral

Padre Wagner, de uma formação sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade 2012. A campanha será lançada oficialmente no dia 22 de fevereiro. Até lá, a Igreja prepara os fiéis para trabalharem a questão em suas comunidades. A formação foi ministrada pelo coordenador diocesano da CF José Luis Nunes.

As preocupações são as mais variadas pos-síveis e representam uma análise contex-tual de uma sucessão de equívocos e falta de priorização na boa con-dução da coisa pública e das políticas gover-namentais deste país. De acordo com o IBGE (2010) cerca de 150 milhões de brasileiros

tem no SUS o único acesso aos servi-ços de saúde e sofrem em longas fi-las para atendimento médico e com espera de meses, para a realização de exames e cirurgias.

Não é de hoje que a Doutrina So-cial da Igreja vem tornando o tema presente entre seus fiéis. Em 1981, o tema da Campanha da Fraternida-de foi “Saúde e Fraternidade”, com o lema: “Saúde para todos”. Em 1984, tratou da vida, com o lema: “Para que todos tenham vida”. Além disso, a Igreja tem presença significativa no campo da saúde, com creches, hospitais e similares. Diversas pasto-rais atuam diretamente para que as pessoas tenham mais vida saudável: Pastoral da Criança, Pastoral da Saú-de, da Pessoa Idosa, do Menor, dos Moradores de Rua e outras do grupo das Pastorais Sociais.

“Que a saúde se difunda sobre a terra”Formação da CF

Em nossa paróquia durante o pe-ríodo quaresmal será realizado

o projeto “Cuide-se”. Serão pales-tras sócio-educativas com médicos e profissionais da saúde orientando a comunidade em vista de uma vida saudável. Acontecerão sempre aos sábados após a missa das 18h no Telespark.

Projeto “Cuide-se”