comunicando com maria-dez 2011

8
Ano 7 - nº 67 - Dezembro de 2011 Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Diocese de São José Dos Campos Nova Secretaria Páginas 4 e 5 3ª Feira de Talentos Página 8

Upload: cristina-costa

Post on 12-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-DEZ 2011

Ano 7 - nº 67 - Dezembro de 2011

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Diocese de São José Dos Campos

Nova SecretariaPáginas 4 e 5

3ª Feira de TalentosPágina 8

Page 2: Comunicando com Maria-DEZ 2011

2

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição GratuitaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP.: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 - Equipe PASCOM: Alessandra, Ana Paula, Cristina, Janete, Jorge, Mário, Pollyana, Rafaela, Renan e Rogéria - Revisão, Edição e Fotos: Equipe PASCOM - Jornalista Responsável: Ana Cristina da C. Silveira MTB(PA): 1.317 - Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira - Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Agende-se

Pe. ThiagoPároco

Ao encerrar mais um ano, pode-mos sentir o clima de Natal em todos os cantos que passamos e

em todas as pessoas que encontramos. Como todos os anos, nessa época, nos acostumamos a fazer projetos para o ano que se iniciará.

Nesta última edição de 2011, o Co-municando com Maria, quer parabe-nizar as pessoas que realizaram seus sonhos e projetos neste ano. Os nos-sos parabéns vão para os irmãos que conseguiram vencer os vícios, como as drogas e o álcool, e hoje trilham por um caminho de paz, seguindo a doutri-na de Cristo. Também aos irmãos que conseguiram um novo emprego, uma casa, uma família mais unida, com mais compreensão e amor. Acreditamos que todos podem mudar, não somente nes-ta época de Natal, mas em qualquer época. Cristo sempre estará de braços abertos para nos acolher e nos guiar em nossos caminhos. Então venha, ca-minhe conosco e deposite sua fé em Deus. Temos certeza que você vence-rá.

Queremos também agradecer imensamente a colaboração da com-panheira e amiga Ana Paula, que em 2012 não estará mais conosco na Pas-com, mas ficamos muito felizes por sabermos que ela partirá para realizar seu projeto de vida. O nosso “Deus lhe pague” e muitas Felicidades!

Aos paroquianos desejamos muita paz neste Natal, boas festas, boas fé-rias e nos encontraremos em 2012.

O Tempo Natalino, iniciado no Advento, se traduz em uma grande espiritualidade do

CAMINHO, que conduz à solidão. Que no caso do advento, solidão não significa isolamento, fechamen-to. Aqui so-lidão, (só de Deus ou es-tar cheio de Deus) é possibilidade de rever a própria vida, daí diria que este tempo foi oportunidade de cui-dar da interioridade para exteriori-zar vida. Por isso este caminho que fizemos até o nascimento de Nosso Senhor, foi realizado com passos se-guros e cheio de esperança.

Peregrinamos, caminhamos pressurosos, saímos em marcha, fo-mos ao lugar onde está a luz. E luz é marca do Natal, acredito que é o tempo da “Luz”, é a “Festa da Luz”. A luz em si clareia, traz vida, ilumina, irradia nossos ambientes. Olhando para a luz produzida pela corrente elétrica, como energia, gostaria de associar a luz com um elemento da natureza que é a água.

O princípio da energia elétrica é água, a água com sua força, faz com que a corrente elétrica chegue a nossas casas e gere energia. É um

Tempo de cuidar da interioridade para exteriorizar vidagrande caminho da água que gera luz. Se nós observarmos a água em si possui uma grande força. A água traz paz, purifica, sacia a sede, a água é tão forte que é capaz de pro-duzir energia. É através da água um elemento natural faz com que visua-lizemos a luz. Então na espiritualida-de do Natal a água caminha, sai de si e gera energia, gera luz. Mas esta água é pura, é límpida.

Portanto bebamos da fonte da vida que é Deus e que purifica nossa história. Acolhamos a luz que é Jesus e que irradia graça em nossos cora-ções e impulsionados pela ação do Espírito Santo, façamos de 2012 um jeito novo de caminhar.

Expresso minha gratidão e con-cedo minha bênção de pastor e ami-go a todos que construíram o Reino em nossa paróquia. Que a Senhora de Fátima continue a conduzir nossos passos. Feliz 2012. Feliz festa da Luz.

Missa de Ano NovoData: 31 de dezembroLocal: Matriz - Hora: 20hLocal: Telespark - Hora: 20h

Missa “Maria Mãe de Deus”Data: 1º de JaneiroLocal: Telespark - Hora: 9hLocal: Jaguari - Hora: 11hLocal: Matriz - Hora: 19h

Felizes Novos Projetos

Quermesse da Festa de São Sebastião – Vila DirceDias 14 e 15 – 21 e 22 de janei-ro, a partir das 19hCom show, bingo, barracas de doce, salgados. No dia da festa haverá leilão.Bingão no dia 15, às 14h

Atenção: 1ª Semana de Janeiro (de 2 a 6) sem missas e atendi-mentos dos padres.

Page 3: Comunicando com Maria-DEZ 2011

3

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

Jubileu de Prata Presbiteral

Sala de ViSitaS

Padre Toninho, pároco da Paró-quia São Benedito, Alto da Ponte, completou 25 anos de ordenação

sacerdotal no dia 20 de dezembro. A missa de ação de graças foi presidida pelo aniversariante às 19h30, na Matriz daquela paróquia. Antes, de 11 a 19 de dezembro, houve uma novena celebra-tiva à ocasião. No dia 19, nossos paro-quianos saíram em procissão do Teles-park ao Alto da Ponte para participarem da novena.

Antonio Aparecido Alves, 50 anos, nasceu em São Miguel Paulista/SP, é fi-lho de Eloi Pinto Alves e Ana Albano Al-ves, tem 4 irmãos, sendo três homens e uma mulher. Pe. Toninho resumiu sua trajetória sacerdotal ao Comunicando com Maria. Leia entrevista a seguir.

Comunicando com Maria: Quando o se-nhor recebeu o chamado de Deus para o sacerdócio?Pe. Toninho: Foi quando estava na 5ª série que recebi o primeiro chamado. Até então eu queria ser médico. Como a minha turma do ginásio era bastante rebelde, resolvi que seria padre, para ajudá-los no encontro com Deus. De-pois desisti desta ideia, e fui retomar somente quando já estava na 8ª série, motivado pela Congregação Mariana e pelo movimento FREM, aos quais sou muito grato!

CM: E a sua família, como recebeu a sua decisão de se tornar padre e quem foi o seu maior incentivador após sua decisão?Pe. Toninho: Minha família apoiou des-de o início. Os maiores incentivadores de minha vocação foram as pessoas que fui conhecendo ao longo dos anos de Se-minário, através do trabalho pastoral.

CM: Como foi o início da sua caminhada vocacional e sua vida no seminário?Pe. Toninho: Foi bastante difícil no

início, para adaptar a um novo estilo de vida. Mas de-pois a vida foi fluindo, e sou grato a todos os formadores que tive, desde Fevereiro de 1977, quanto entrei no Seminário, até o dia 20/12/1986, quando fui ordenado padre.

CM: Fale de sua trajetória após sua ordenação presbiteral até a sua vinda para a paróquia São Benedito.Pe. Toninho: Fui pároco em três Paró-quias maravilhosas: Igaratá (4 anos), São Silvestre (8 anos e meio) e Monteiro Lobato (9 anos). Além disso, em alguns períodos, fui Vigário Paroquial em al-gumas paróquias da Diocese (São João Batista, São Vicente, Novo Horizonte, Colonial, Vista Verde) e também fora do Brasil, na Parrochia Sancta Agnese, quando estive estudando em Roma. Ali-ás, tive a oportunidade de fazer o Mes-trado em Ciências Sociais em Roma, de 1995-1998, e o Doutorado em Teologia na PUC-Rio, de 2005-2010.

CM: Qual foi o seu maior desafio nestes anos de vida sacerdotal?Pe. Toninho: Nada de especial, mas fazer a homilia da missa é sempre um grande desafio. Como pregar a Palavra de Deus para uma assembleia tão he-terogênea? Sempre procuro me esforçar ao máximo para atingir a todos.

CM: O que representa este jubileu para o senhor? Pe. Toninho: É um momento de muita alegria. Chego aos 25 anos de ordena-ção, realizado como Padre e como Pes-soa. Sou grato a Deus pelo dom da vo-cação, à minha família pelo apoio, e a todas as pessoas que passaram pela mi-nha vida durante este tempo. Com eles fui aprendendo a ser gente e padre.

Alice Ferreira e Bianca Fer-nanda participaram de um encontro de formação dio-

cesana para o Serviço de Anima-ção Vocacional, promovido pela Pastoral Vocacional, no dia 12 de novembro, na igreja Nossa Senho-ra Auxiliadora, no Jardim Paulista. A formação abordou a estrutura da Pastoral, o perfil dos agentes e animadores vocacionais e a missão pastoral. Alice assumirá a coorde-nação paroquial da Pastoral Voca-cional a partir de janeiro de 2012.

Animação Vocacional

Novena preparatória à festa: de 10 a 17 de janeiro, às 19h30, com o terço na casas, e no dia 18, encerramento na capela, com o Terço dos Homens.

Tríduo da Festa Dia 19, às 18h30 – Adoração e terço (Mãe

Rainha). Paraninfos: João de Souza Coelho – Rua José Fernando A. Moura, 164

Dia 20, às 18h30 – Adoração e terço (Con-gregação Mariana). Paraninfos: João Batista A. da Conceição – Rua Jaguari, 1305

Dia 21, às 17h30 – Adoração e terço (Mil Ave-Marias). Paraninfos: Laura Moreira dos Santos – Rua Vicente Leporace, 101.

Não haverá procissão durante o tríduo

Festa: Dia 22, às 16h - Missa Após a missa festiva, haverá procissão.

Paraninfos: Agnaldo Henrique de Souza - Rua Pedro Antonio de Castro Pinheiro, 261

Programação da Festa de São Sebastião na Vila Dirce

Page 4: Comunicando com Maria-DEZ 2011

4

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

Cerca de 130 catequizados do Altos de Santana receberam pela primeira vez o sacramento da Eucaristia no dia 20

Celebrar a festa da vida e jun-tos comungar a esperança foi o tema do 23º Encontro

Celebrativo das CEBs que reuniu coordenadores e animadores da diocese de São José dos Campos na Paróquia Perpetuo Socorro, no Campos dos Alemães, no dia 27 de novembro. O Encontro começou às

Durante a missa de louvor a Maria, no dia 13 de Dezembro, Padre Thiago abençoou as novas insta-

lações da secretaria paroquial. O novo

Inauguração da Nova Secretaria Paroquial

1ª Eucaristia no Altos de Santana

de novembro, na Matriz. A celebração foi presidida pelo nosso pároco Padre Thiago.

23º Encontro Celebrativo das CEBs8h, com o café da manhã. Os padres Ronildo Rosa e Fabiano Amaral fo-ram os celebrantes da missa. Além dos momentos de partilha e de con-fraternização, houve muita descon-tração com danças, teatro e sorteios de vários brindes. 54 paroquianos participaram do evento.

Os aniversários de ordenação sacerdotal dos padres Padoan e Thiago foram comemorados

no dia 18 de dezembro, com missa em

Aniversário Sacerdotal do Pe. Padoan e do Pe. Thiago

Agentes que compõe as pastorais Li-túrgica, Canto, Coroinhas e Cerimo-niários, e Ministros Extraordinários

participaram de um encontro celebrativo, presidido pelo Padre Thiago, no dia 4 de dezembro, das 8 às 11h, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora. O encontro foi de agradecimento pelas celebrações e envol-vimento celebrativo ao longo deste ano.

Celebração da dimensão litúrgiCa Paroquial

Os padres e os diáconos no momento da bênção

Page 5: Comunicando com Maria-DEZ 2011

5

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

Av Pico das Agulhas Negras, 750 - Lj. 02 - Altos de SantanaFone: (12) 3911-5593 / 8815-7624

Com o tema “por isso deixará o homem o pai e a mãe e se uni-rá a sua mulher, e eles serão

uma só carne” (Gn 2,24), a Pastoral Familiar realizou o último Encontro de Noivos do ano na região Pastoral 2 para nubentes das paróquias Nos-sa Senhora de Fátima, São Bene-dito, São José Operário e Santana nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro Pastoral Pe. Wagner.

Os três grupos do Terço dos Homens existentes na Pa-róquia (Altos de Santana,

Telespark e Vila Unidos) estiveram reunidos em confraternização, às 19h30, do dia 14 de dezembro, na capela São Sebastião, na Vila Dir-ce. O movimento de devoção Ma-riana realiza, toda quarta-feira, o terço mariano na casa de um pa-roquiano.

Inauguração da Nova Secretaria Paroquial

Encontro de NoivosTerço dos Homens

3º Encontro de CasaisAniversário Sacerdotal do Pe. Padoan e do Pe. Thiagoação de graças, às 19h, na Matriz. Mui-tos paroquianos manifestaram gratidão e carinho pelos padres e as pastorais e movimentos prepararam uma bonita homenagem para celebrar esta ocasião especial. Ao final da missa, os fiéis come-ram bolo gelado. E após a celebração, os violeiros da benção sertaneja apresenta-ram um recital de natal.

Padre Padoan completou 48 anos de ordenação no dia 22 e Padre Thiago, 3 anos, no dia 20 deste mês.

O terceiro encontro para casais na Paróquia promovido pela Pastoral Familiar, no dia 4 de

dezembro, refletiu o tema “O que Deus uniu o homem não separa” (Mt 19,6). O encontro teve início às 7h com a missa na igreja Nossa Senho-ra Auxiliadora. Após o café da ma-nhã, no Centro Pastoral Pe. Wagner, seguiram-se as palestras, dinâmicas, reflexões e espiritualidade até as 17h. Padre Tiago encerrou o encon-tro com a palestra Espiritualidade Conjugal, em seguida, na igreja N. Sra Auxiliadora realizou um momen-to solene. Após as orações, benzeu as alianças e aspergiu água benta so-bre os casais.

NoveNa de Natal

A missa do dia 8 de dezembro, dia consagrado à Imacula-da Conceição, no Telespark,

também foi a de envio da novena de Natal. No período de 9 a 17 de dezembro, reunidos na casas, os paroquianos rezaram, cantaram e refletiram os textos bíblicos conti-dos nos folhetos elaborados pela equipe diocesana das CEBs. Apenas no dia 13 a novena foi rezada dentro do momento de louvor a Maria, na Matriz. O encerramento da novena ocorreu no dia 18, na missa das 19h na igreja Nossa Senhora de Fátima.

Celebração da dimensão litúrgiCa Paroquial

espaço fica no térreo do Centro Pastoral Três Pastorinhos o que facilita o acesso aos idosos e pessoas com necessidades especiais.

Flávia e Ludimila já estão atendendo na secretaria nova

Page 6: Comunicando com Maria-DEZ 2011

6

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

Obra de Ação Social N. Sra. de FátimaCNPJ 07.756.782/0001-32

Utilidade Pública Lei 7.176/06 de 29/09/06Rua das Araras, 15 - Bairro Altos de Santana

São José dos Campos - São PauloTelefone: (12) 3942-7118

Relatório das Atividades do mês de novembro/2011

ATIVIDADES ATENDI-MENTOS

Artesanato 08 pessoasAtendimento social 18 pessoasAtendimento Jurídico 16 pessoasVisita Domiciliar 05 pessoasMassoterapia 07 pessoasPsicóloga 32 pessoasIoga 10 pessoasAula de Violão 21 pessoasDoação (alimentos em geral) 21 pessoasDoação (pagamento de contas: água, luz e gás) 03 pessoasDocação (psicóloga) 08 pessoasDoação (roupas, fraldas e móveis) 01 pessoaDoação (Aula de Violão) 01 pessoa

Despesa Valor (R$)Complemento: compra de gás de cozinha 13,00Complemento: pagamento conta de luz 30,60Complemento: pagamento conta de água 20,60Total das Despesas 64,20

Se você deseja fazer uma pergunta ao Comunicando com Maria envia-a para

Rua Serra Dourada, 180 – Altos de Santana. Você também pode mandar

por e-mail para:[email protected]

Perguntas que o povo faz

Palavra do Vigário

Pe. Padoan

O Catolicismo e as Doutrinas Protestantes – Parte II

Continua na próxima edição

Seguimos com a explicação sobre as divergên-cias entre o Catolicismo e as outras doutrinas

cristãs:6) Mateus 16,18-19 “ Tu és Pedro e sobre

esta pedra edificarei a minha Igreja”- Os protestan-tes rejeitam a verdade real deste versículo; querem sempre que “esta Igreja de Jesus” seja a deles (cer-ca de 44.000) que foram criadas (e sempre serão) por homens pecadores que morrem e não ressus-citam senão no último dia. A Igreja de Jesus teve Pedro “com as chaves do Reino dos Céus” (Mat. 16,19). Os Protestantes rejeitam esta parte da Bíblia na qual Jesus dá autoridade à sua Igreja: “Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo que desligares na terra será desligado no céu” (Mat. 16,19) e também (Mat. 16,18). Ficam revoltados quando a Igreja Católica ou o Papa, seguindo a Bí-blia, resolvem ligar ou desligar alguma coisa. (veja-se, porém que a Igreja liga ou desliga costumes e não doutrina).

7) 1 Timóteo 3,15 – “ A Igreja de Deus vivo, coluna e firmeza da verdade”. Os Protestantes rejeitam esta parte da Bíblia que fala da Igreja ver-dadeira; também aqui querem que esta Igreja seja a sua que não existia naquele tempo; São Paulo, que escreveu este versículo, morreu em Roma no ano de 68. A primeira Igreja Protestante, a Lutera-na, surgiu em 1517 na Alemanha. As outras vieram depois disso.

8) Filipenses 1,1 – “Paulo e Timóteo, ser-vos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os Bispos e Di-

O Papai Noel nem sempre foi como o co-nhecemos hoje. No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes

durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em lugar chamado Myra, hoje Turquia, em 280 d.C. Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre.

As histórias contam que São Nicolas colo-cava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a res-ponsável por criar o atual visual do Papai Noel (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem verme-lha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harpe’s Weeklys.

Qual a origem do Papai Noel?

Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), típico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast, com as cores verme-lha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Pa-pai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é res-ponsável por tê-la criado.

áconos”; Tito 1,7 – “Convém que o Bispo seja irre-preensível” (aqui está um sinal da Igreja de Jesus: a presença do Bispo, do Diácono e até a palavra “santo” que tanto eles abominam. Os Protestantes rejeitam esta parte da Bíblia, bem como quase todo o 1º capítulo de Tito, por que nem bispos eles têm).

9) Malaquias 2,7 – “Os lábios do sacerdote guardarão a ciência e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do senhor dos exércitos” (mais uma marca da Igreja de Jesus, a presença do sa-cerdote, que os protestantes não aceitam na Bíblia e nem na prática por que não têm e nem suportam o sacerdote. Rejeitam o sacerdote, isto é, rejeitam “o anjo do Senhor dos exércitos”.

10) Êxodo 25,18 –20 “Farás querubins de ouro...” e muitas outras partes da Bíblia que mandam fazer querubins (anjos), bois, etc., portanto, a Bíblia manda fazer imagens. Os crentes não aceitam estas partes da Bíblia porque dizem que é idolatria, citan-do êxodo 20,3-4 que condena a idolatria, isto é de “deuses”. Nossas imagens católicas não são deuses nem os santos são deuses. Nunca foi ensinado isto na Igreja. A verdade é que eles rejeitam na Bíblia: Êxodo 25,18-20; 37,7-9;36,35 e 36,8; II Crônicas 4,15, etc.

Os anunciantes do Co-municando com Maria desejam a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com prosperidade, amor e paz!

Page 7: Comunicando com Maria-DEZ 2011

7

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

Espaço da Sobriedade

“Prevenir é o caminho, mas os pais têm que acordar que o problema também é deles. Eles (os pais) têm que fiscalizar, acompanhar os filhos. Não po-dem achar normal o filho passar a noite fora e chegar alcoolizado pela manhã em casa. Não adianta culpar o Estado quando esse jovem que começa a beber aos 10 anos na frente do pai, virar um dependente e não conseguir mais ser tratado. Conscientizar os pais é então

Ricardo Patah (presidente da União Geral dos Trabalhadores) - Fonte: jornal Bom Dia são José dos Campos (29/11/2011 )Lei seca nas festas adolescentes

Apesar de todo empenho das au-toridades em São Paulo com a lei antiálcool, temos percebido que

os jovens, menores de idade, já de-senvolveram como alternativa às farras (típicas da idade), o refúgio nas festas particulares, nos Buffet ou em suas re-sidências, para manter o consumo, às vezes desenfreados, de bebidas alcoóli-cas. Deslocam as bebedeiras para onde o Estado não pode disciplinar o consumo de bebidas alcoólicas.

Pesquisa do Instituto Ibope, feita a pedido do governo, apontou que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente. Um dos efeitos para a saúde pública é que o alcoolismo é a segunda causa de morte evitável em todo o mundo, atrás apenas do tabagis-mo. Uma pessoa é internada no estado de São Paulo, por problemas com uso do álcool a cada 20 minutos. Tive um con-tato com essa realidade assustadora, na festa de aniversário de 15 anos de minha filha. Fomos surpreendidos por jovens que insistiam em buscar bebi-das alcoólicas que não oferecíamos. Foi quando aprendi na prática que em casos de proibição, os jovens misturam bebi-

das alcoólicas com refrigerantes, para ludibriar a vigilância dos pais. O alco-olismo é uma doença que tem também como agravante, o estimulo social ou a negligência Familiar.

Acreditamos que é nosso dever mobilizar pais e mães para se adotar a lei seca nas festas adolescentes. O incômodo emocional dentro das famílias é mínimo diante de um eventual vício que pode se transformar em doença, com chances nada desprezíveis de ma-tar nossos filhos e filhas por excesso de consumo de álcool ou pela combinação de álcool com outras drogas ilícitas. Ou torná-los vítimas potenciais de aciden-tes de trânsito ou por envolvimento em confusões e brigas de rua. É nosso de-ver, portanto, reforçar a lei seca e a lei antiálcool paulista com a lei seca das festas adolescentes, que só os pais e mães têm autoridades para implantar.

Prevenção Reinaldo Corrêa, (delegado do Departamento de Reprensão ao Narcotráfico -Denarc - Polícia Civil de São Paulo).Fonte: Jornal da juventude (set e out de 2011)

o primeiro e mais importante passo desta prevenção.”

Page 8: Comunicando com Maria-DEZ 2011

8

MariaComunicandocom

Ano 7 - nº 67Dezembro de 2011

A quarta edição do Chá Bingo aconteceu na tarde de sábado, 27 de novembro, no pátio da

Matriz. A comunidade compareceu para prestigiar e colaborar com mais esta iniciativa da Paróquia que anga-ria recursos para a conclusão das obras do Cen-tro Pastoral Três Pastorinhos.

Doces, bolos e pães além de uma variedade de artesanatos foram os produtos vendidos na 3ª Feira

de Talentos que movimentou o pátio da Matriz no dia 12 de dezembro, a partir das 10h. Os artigos artesanais e os pratos culinários foram doados à Pa-róquia pelos paroquianos O evento faz parte das ações da Paróquia para arre-cadar recursos para as obras do Centro

4º Chá BingoTerceira edição da Feira de TalentosPastoral Três Pastorinhos que deve ser concluído em meados de 2012.

Em 2012, a Igreja Católica no Bra-sil realizará a Campanha da Fra-ternidade com o tema: “Frater-

nidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). A exemplo das campanhas anteriores, o evento, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da Quaresma.

O objetivo geral dessa campanha será promover ampla discussão so-

Campanha da Fraternidade 2012 discute saúde públicabre a realidade da saúde no Bra-sil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimen-to e na consolida-ção do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da popu-lação.