comunicando com maria-abr 2013

8
Domingo de Ramos - páginas 4 Teatro da Paixão - Página 6 Informativo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima Altos de Santana - Diocese de São José Dos Campos Ano 8 - nº 80 - Abril de 2013

Upload: cristina-costa

Post on 18-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia N. S. de Fátima São José dos Campos-SP

TRANSCRIPT

Page 1: Comunicando com Maria-ABR 2013

Domingo de Ramos - páginas 4 Teatro da Paixão - Página 6

Informativo da Paróquia Nossa Senhora de FátimaAltos de Santana - Diocese de São José Dos Campos

Ano 8 - nº 80 - Abril de 2013

Page 2: Comunicando com Maria-ABR 2013

2

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

Palavra do Pároco

Expediente Comunicando com Maria - Distribuição Gratuita - www.pnsenhoradefatima.org.br - facebook.com/pnsenhoradefatimaPublicação mensal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rua Serra Dourada, 180 - Altos de Santana - São José dos Campos - SP - CEP: 12214-130 - Telefone: (12) 3942-4226 Jornalista Responsável: Ana Cristina da Costa Silveira MTB(PA): 1.317 - Revisão: Pe. Thiago Dias - Edição, Projeto Gráfico e Editoração: Ana Cristina da C. Silveira Colaboram nesta edição: Luís Daniel, Marcio Roberto de Paula, Luizinho, Geruza Souza, Gabriel Santana, Quitéria Farias, Mário Santos, Rogéria Machado. Impressão: Jac Editora (12) 3928 1555 - Tiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Pe. Thiago Dias

Uma paixão que não decepciona!

Assim vivenciamos os melho-res dias de nossa história de Fé: a manifestação do amor

de Deus que se doa e se entrega na pessoa de seu Filho. Deus não nos abandonou, não nos decepcionou. Nesta Santa Semana pudemos sen-tir o conforto de Deus, pois antes de nos curar Ele nos tomou pela mão e nos resgatou e nos mostrou a luz, nos arrancou das trevas e iluminou nossa existência.

Agora o desafio será manter a

luminosidade. Iremos vivenciar 50 dias do Tempo Pascal. Oportuni-dade que se apresenta a nós. Em nossa paróquia, somos mais que privilegiados, pois neste tempo vi-venciaremos a Festa de Maria. Será a oportunidade de confessar com ela e rezar como Ela, pois: “Feliz Aquela que acreditou”.

Aproveito para manifestar mi-nha gratidão aqueles que vivenciaram e nos possibili-tou vivenciar esta paixão que nos con-fortou.

Deus abençoe a todos.

Estamos na Páscoa. Na tradição judaico-cristã, Páscoa significa passagem. A festa da Páscoa

é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade: a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resga-te e a reabilitação do homem aprisio-nado pelo pecado. Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignida-de. É a ocasião de realizarmos mudan-ça e afastamento de situações que, de alguma maneira nos escravizam, pois, é a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

A Ressurreição de Cristo é a alegria imensa depois da dor, do sofrimento, da cruz. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal.

A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de seus complexos, de sua pequenez. Purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza in-terior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com a iluminação do Espírito, a revitalização do ser por uma vida que transborda alegria e paz, em outras palavras: é a presença do Senhor ressuscitado. É o que São Paulo expressou neste texto: “Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele”.

Então vivamos a Páscoa intensa-mente com Jesus ressuscitado.

Revitalização em Cristo

Adoração ao Santíssimo - Pastoral VocacionalData: 21 de abril - Hora: 16hLocal: Matriz-Capela do Santíssimo

Festa de Santa Catarina de Sena - Vila Unidos e Jd. Minas GeraisTríduo: 25 a 27 de abril Hora: 19hFesta: 28 de abril – 11h

Encontro de BatismoData: 27 de abril - Hora: 16h30Local: Centro Pastoral Pe. Wagner

Formação para os catequistasData: 28 de abril Hora: 8h às 11hLocal: Centro Pastoral Três Pasto-rinhos

Despertar Vocacional IIData: 28 de abril Hora: 8h às 11hLocal: Centro Pastoral Pe. Wagner

Missa do Trabalhador e envio da Festa de MariaData: 1º de maio - Hora: 19h30Local: Matriz

Agende-se

Page 3: Comunicando com Maria-ABR 2013

MariaComunicandocom

3

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

O Diácono Entre Nós

“Eis-me aqui, envia-me!”

A primeira Campanha da Fra-ternidade foi realizada na ar-quidiocese de Natal em abril

de 1962, por iniciativa do então ad-ministrador apostólico, dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras so-ciais e apostólicas da arquidiocese. A comunidade rural Timbó, no municí-pio de Nísia Floresta (RN) foi o lugar onde a campanha ocorreu pela pri-meira vez.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernam-buco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.

Em 1992, o tema Juventude, Ca-minho Aberto já havia discutido e refletido sobre a inclusão dos jovens na evangelização. Este ano, o tema trata da juventude de forma geral e abrangente.

Pela segunda vez em 50 anos, a Campanha da Fraternidade, pro-movida pela Igreja Católica, coloca a juventude no foco das discussões. Com o tema “Fraternidade e Juven-tude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me”, propõe, segundo a própria Igre-ja, “discutir a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potenciali-dades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultu-

ral e fazer-se solidária em seus sofri-mentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transfor-mação”. A evangelização implica no testemunho, anúncio, adesão a Jesus Cristo e a Igreja. A Juventude é fonte perene de renovação da Igreja e da Sociedade.

A reflexão deste tema quer ser uma oportunidade especial para que a nossa Igreja renove a sua opção afetiva e efetiva pelos (as) jovens. Com isto buscam-se orientações que possam animar, iluminar e motivar a todos no trabalho com a juventude.

Os jovens não devem ter medo de avançarem para “as águas mais profundas”(Lucas 5,4), sem fazer restrições ao chamado, tornando sementes de norte a sul/leste a oes-te e de todo lugar que um dia Deus na terra semeou. Devem ser fonte de vida, conhecimento, paz e justiça para aqueles que vivem a margem da nossa nação.

Ser um (a) jovem missionário (a), batendo de porta em porta, é ter a certeza de que não está sozinho (a), Jesus está com você.

A Igreja quer que os jovens sejam verdadeiros missionários e missioná-rias no sentido de jovens evangelizan-do jovens:“Eis-me aqui! Envia-me”.

Diácono Valdair Donizeti Adriano

(Isaías 6,8)

Visita da Mãe Rainha Peregrina

M i s s i o n á -rios do Mo-v i m e n t o Apostól ico de Schoens-tatt, rezaram o terço, na

manhã do dia 16 de março, na igreja Matriz, na despedida da visita anual da Capela diocesana da Mãe Rainha, que esteve na Paróquia por 10 dias. Daqui a imagem peregrina seguiu para a paróquia de Santana.

No dia 14 de março, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Telespark, Padre Chicão,

vigário paroquial, presidiu a missa em ação de graças pelos seus 28 anos de vida. Após a celebração, o aniversariante recebeu o carinho e os cumprimentos dos paroquianos.

Aniversário do PAdre ChiCão

Page 4: Comunicando com Maria-ABR 2013

4

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

BICICLETARIADO

ALEXANDRE

Dedicação total em qualidade a você!!!

• Bicicletas novas e usadas

em geral• Peças e acessórios• Serviços

Av. Pico das Agulhas Negras, 600 - Altos de Santana - SJC - SP

Fone: (12) 3913-1757 / 9764-3695

DEPÓSITO DO LUIZÃODEPÓSITO DO LUIZÃOMateriais para Construção

Vila Unidos:

Vila São Geraldo:

Rua Jaguari, 1210

Estrada Juca de Carvalho, 1049

Fones: 3921-0136 e 3922-9125

Fone: 3922 7419

A cerimônia tem a finalidade de restaurar e aprofundar nos fiéis a

reconciliação com Deus. Gislaine Rosa acredita que esta celebração prepara melhor a pessoa para viver o tríduo

Celebrações penitenciais

pascal (paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo). Para ela “participar é poder aprofundar mais a minha fé. Eu creio num Deus maravilhoso que deu seu Filho para nossa salvação”.

Na Matriz: no dia 23, como os jovens e no dia 25 para os homens

No Telespark: no dia 23, com as Crianças e no dia 26 para as mulheres

O Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Jesus em Je-

rusalém. Pela manhã, no dia 24 de

Domingo de Ramos março, os fiéis saíram em procissão cantando hinos e carregando ramos. Ao chegar à igreja, uma missa foi cele-brada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

No Telespark

No Altos de Santana

Na Quarta-Feira Santa, os homens saíram da igreja Matriz com a imagem do Se-

nhor dos Passos e as mulheres, da igreja do Telespark, com Nossa Senhora das Dores, e seguiram até ao centro poliesportivo do Al-tos de Santana, onde foi celebrada a Missa.

Procissão do Encontro

Na Quinta-Feira Santa, a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última

ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Nela, Jesus instituiu

Cerimônia do Lava-Pés

Na Matriz, com os idosos e enfermos

No Telespark, com jovens

“A paixão de Cristo nos conforta”

Page 5: Comunicando com Maria-ABR 2013

MariaComunicandocom

5

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

a Eucaristia. Neste dia acontece a cerimô-nia do lava-pés, na qual 12 pessoas são escolhidas para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavan-do os pés deles.

No Olaria

Na Matriz, com jovens

Na Sexta-Feira Santa não há cele-bração da missa. Às 15h, conside-

rada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. Entre os ritos da ce-rimônia há o momento da paixão ve-nerada, quando os fiéis, um a um, vão beijar a imagem de Cristo crucificado.

Sexta-Feira da Paixão

Vigília Pascal e a Procissão da Ressurreição

A Vigília Pascal, no sábado à noite, tem um rito especial de entrada:

a bênção do fogo que acenderá o círio pascal, uma grande vela que representa o Cristo ressuscitado.

A liturgia da palavra desta celebra-ção é diferenciada, começando pela nar-

ração da criação do mundo e terminan-do com o evangelho da ressurreição de Cristo. Entre os rituais da noite há ainda a bênção da água e a renovação dos compromissos batismais e após a missa, os fiéis realizam a procissão da ressur-reição pelas ruas da paróquia.

À noite, ainda houve a procissão do enterro

Ação Litúrgica na Matriz

Ação Litúrgica no Telespark

Page 6: Comunicando com Maria-ABR 2013

66

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

Paróquia na JMJ 2013

Teatro da Paixão de Cristo

“Os jovens da nos-sa paróquia estavam muito animados para o Bote Fé. Era conta-giante ver a alegria estampada no rosto de cada um deles. O contato com a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora forta-leceu ainda mais a fé de cada um deles”. O relato é da jovem Elisangela Faria, uma entre as mais de 18 mil pessoas que es-tiveram no Bote Fé São José, na tarde de domingo, 17 de março.

Antes de saírem em caminhada para a Igreja Matriz de São José, os paroquia-nos fizeram um momento de partilha na Matriz da paróquia. Cada jovem levou algo para o lanche comunitário.

O evento começou em frente à Igre-

Bote Fé São José

ja Matriz São José, com uma grande concentração. Em caminhada pelas ruas do centro, os jovens levaram os símbo-los da JMJ até o Parque da Cidade. Lá Dom Moacir Silva presidiu a missa. Após a celebração, teve música com os DJs Atos 29 e show do Ministério Adoração e Vida. Padre Thiago Dias, organizador do Bote Fé, encerrou o evento agrade-cendo a participação e concedendo a bênção a todos.

Com passagens que evidenciaram o arrependimento, a segunda

edição da Paixão de Cristo emocio-nou mais uma vez quem esteve pre-sente ao Poliesportivo do Altos de Santana, na Sexta-Feira Santa.

O arrependimento de Judas, com direito a um momento musical, e as dúvidas de Pôncio Pilatos, ao mandar Jesus ser julgado por He-rodes mostraram que todos têm os seus mo-mentos de arrependimento.

Page 7: Comunicando com Maria-ABR 2013

7

MariaComunicandocom

7

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

Espaço da Sobriedade

Renascer!

E se hoje eu fizesse um convite para nascer de novo? E se fos-se hoje o dia de recomeçar uma

nova vida? Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se aco-moda. Quem pensa que nasceu as-sim e vai morrer assim. Podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.

Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance. Isso pode ser tremendamen-te dolorido. Porém é um alívio imen-so quando conseguimos! Carregamos durante tantos anos nossos concei-tos, ideias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando pre-cisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto, é impossível não doer e não sangrar.

Jesus disse que deveríamos nascer de novo. Mas Ele não acrescentou que seria fácil. Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.

Nascer de novo quer dizer reco-meçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos dêem equilíbrio. É cair e se levantar cada vez

com paciência e perseverança. Nascer de novo quer dizer “se dar uma nova chance.” Dar-se um presente a si mes-mo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.

Tudo isso não é utopia, é uma rea-lidade. Mas uma realidade para aque-les que acreditam. “Eu posso, porque a bíblia diz que eu posso.” Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: “necessário vos é nascer de novo” é porque não só é ne-cessário, mas possível. É possível ser-mos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado. Então, hoje, quan-do o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouqui-nho mais.

Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade. Seja jovem no seu cora-ção e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte. Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também. E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz?

Page 8: Comunicando com Maria-ABR 2013

8888

MariaComunicandocom

Ano 8 - nº 80Abril de 2013

Com o tema “Feliz Aquela que Acreditou” (Lc 1,45), a Festa de Maria deste ano será realizada

de 3 a 26 de maio. A Novena de Nossa Senhora de Fátima acontece no perío-do de 3 a 11 de maio. Com missas de segunda a sexta às 19h30 e no sábado e domingo às 18h. No domingo, 12, as atividades da festa da padroeira da Paróquia começam às 16h, com mis-sa, procissão e coroação de Nossa Se-nhora. E no dia 13, como de costume, haverá o louvor a Maria, a partir das 18h.

A padroeira do Telespark terá no-vena no período de 17 a 25 de maio. Já a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora acontecerá no dia 26 de maio.

A Festa da Divina Misericórdia é celebrada sempre no segundo domingo da Páscoa, este ano,

no dia 7 de abril. Neste dia, as leitu-ras bíblicas e orações litúrgicas estão centradas no perdão dos pecados e na infinita misericórdia de Deus. Como preparação especial a esta celebração, a Paróquia realizou nos dias 4, 5 e 6 de abril, adoração ao Santíssimo e o Ter-ço da Misericórdia, às 15h, e missa às 19h30, na igreja Matriz.

Festa de Maria 2013 Tríduo da Festa da Divina Misericórdia

O bingão da Festa de Maria deste ano será realizado no dia 5 de maio. A carte-

la já está à venda com os agentes das pastorais, movimentos e repre-sentantes de setores, por apenas R$5,00. Os cinco prêmios são: uma moto, uma TV, um tablet, um fogão

Bingão Paroquial

e um vídeo game XBox. Adquira já sua cartela. O evento começará às 14 horas no pátio da Matriz. Haverá também rodadas extras.

No dia 7 de abril, lideranças da Pastoral da Criança na Dioce-se de São José dos Campos se

reuniram no encontro anual para re-flexão e formação, no centro Pastoral de Santana. As 180 líderes presentes puderam assistir à palestra sobre a Campanha da Fraternidade e apro-fundar seus conhecimentos sobre a Pastoral, com o coordenador estadual, José de Anchieta, além de tirar suas dúvidas e falar de suas necessidades com a coordenadora diocesana, Elisa Fernandes Fileno Matias. O assessor da Pastoral, padre José Bento Vichi de Paula (Bentinho) presidiu a missa, no encerramento do encontro.

Pastoral da Criança