comunicado 128 técnico - infoteca.cnptia.embrapa.br · gemas) .após clicar na ... ainda não...

4
Comunicado Técnico 128 Introdução A videira está sujeita ao ataque de diversas doenças, pragas e distúrbios nutricionais e fisiológicos. Muitas vezes, os sintomas são semelhantes, sendo necessário consultar um especialista para obter um diagnóstico correto da sua causa, etapa fundamental para que sejam tomadas medidas eficazes de controle. Em muitas situações, é importante que o diagnóstico seja rápido, para evitar que o problema aumente, resultando em perdas significativas de produção ou até mesmo a mortalidade de plantas. Nessas situações, uma avaliação inicial rápida acelera o diagnóstico, reduzindo o número de possíveis distúrbios a serem considerados. A Embrapa Uva e Vinho desenvolveu o sistema especialista UZUM, para prédiagnóstico rápido de doenças, pragas e distúrbios fisiológicos em videiras. Um sistema especialista é um software que usa técnicas de inteligência artificial para resolver um problema, usando uma base de conhecimento desenvolvida por especialistas da área. No desenvolvimento do sistema especialista Uzum, participaram pesquisadores das áreas de fitopatologia, entomologia e nutrição vegetal. O Uzum pode ser usado como um guia para auxiliar na identificação de possíveis agentes causadores de sintomas em videiras, fornecendo informação útil para um diagnóstico rápido inicial. Entretanto, o sistema não deve ser usado como a única fonte de consulta para determinar a causa ou recomendação de controle de um distúrbio. Um profissional especializado deve ser sempre consultado antes de ser tomada qualquer decisão. ISSN 15168093 Outubro, 2012 Bento Gonçalves, RS Diagnóstico de doenças e pragas na cultura da videira usando o sistema especialista UZUM Flávio Bello Fialho¹ Lucas da Ressurreição Garrido¹ Marcos Botton¹ George Wellington Bastos de Melo¹ Thor Vinícius Martins Fajardo¹ Rosemeire de Lellis Naves² ¹Eng. Agrôn., Dr., Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Caixa Postal 130, CEP 95700000 Bento Gonçalves, RS. Email: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]. ²Eng. Agrôn., Dr., Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Caixa Postal 241, CEP 15700000 Jales, SP. Email: [email protected].

Upload: hadieu

Post on 26-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ComunicadoTécnico 128

IntroduçãoA videira está sujeita ao ataque de diversas doenças,pragas e distúrbios nutricionais e fisiológicos. Muitasvezes, os sintomas são semelhantes, sendonecessário consultar um especialista para obter umdiagnóstico correto da sua causa, etapa fundamentalpara que sejam tomadas medidas eficazes de controle.Em muitas situações, é importante que o diagnósticoseja rápido, para evitar que o problema aumente,resultando em perdas significativas de produção ou atémesmo a mortalidade de plantas. Nessas situações,uma avaliação inicial rápida acelera o diagnóstico,reduzindo o número de possíveis distúrbios a seremconsiderados.A Embrapa Uva e Vinho desenvolveu o sistemaespecialista UZUM, para pré­diagnóstico rápido de

doenças, pragas e distúrbios fisiológicos em videiras.Um sistema especialista é um software que usatécnicas de inteligência artificial para resolver umproblema, usando uma base de conhecimentodesenvolvida por especialistas da área. Nodesenvolvimento do sistema especialista Uzum,participaram pesquisadores das áreas de fitopatologia,entomologia e nutrição vegetal. O Uzum pode serusado como um guia para auxiliar na identificação depossíveis agentes causadores de sintomas emvideiras, fornecendo informação útil para umdiagnóstico rápido inicial. Entretanto, o sistema nãodeve ser usado como a única fonte de consulta paradeterminar a causa ou recomendação de controle deum distúrbio. Um profissional especializado deve sersempre consultado antes de ser tomada qualquerdecisão.

ISSN 1516­8093Outubro, 2012Bento Gonçalves, RS

Diagnóstico de doenças epragas na cultura da videirausando o sistemaespecialista UZUM

Flávio Bello Fialho¹Lucas da Ressurreição Garrido¹Marcos Botton¹George Wellington Bastos de Melo¹Thor Vinícius Martins Fajardo¹Rosemeire de Lellis Naves²

¹Eng. Agrôn., Dr., Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Caixa Postal 130, CEP 95700­000 Bento Gonçalves, RS. E­mail:[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected];[email protected].²Eng. Agrôn., Dr., Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Caixa Postal 241, CEP 15700­000 Jales, SP. E­mail:[email protected].

2 Diagnóstico de doenças e pragas na cultura da videira usando o sistema especialista UZUM

Funcionamento do UzumO sistema especialista Uzum é uma das tecnologiasque a Embrapa Uva e Vinho disponibiliza para acomunidade, podendo ser acessado livremente atravésda Internet, pelo endereçohttp://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/uzum.A tela inicial (Figura 1) apresenta um aviso legal,informando que o Uzum não substitui a opinião de umprofissional especializado e que a Embrapa e osautores não se responsabilizam por qualquer prejuízoque possa ocorrer pela sua utilização. O usuário deveconcordar com esses termos para seguir usando osistema.

Após a tela inicial, o sistema faz uma série deperguntas ao usuário sobre o estado em que seencontra a videira, visando identificar o problema,devendo o usuário clicar na resposta mais adequadada tela. Existe sempre a possibilidade do usuárioresponder “não sei” para perguntas sobre as quais nãotenha informações ou não consiga identificar na planta.Na medida do possível, são mostradas imagens queexemplificam os sintomas, para ajudar o usuário aescolher a sua resposta.A primeira pergunta feita é sobre o estádio fisiológicoda videira (Figura 2). O sistema usa essa informaçãopara descartar possíveis distúrbios que não ocorremem determinados estádios (por exemplo, podridão dauva madura durante os estádios de brotação dasgemas). Após clicar na resposta que melhor representao estádio fisiológico da videira sendo avaliada, o

Figura 1. Tela inicial do Uzum.

Figura 2. Pergunta inicial do Uzum sobre o estádio fisiológico davideira sendo avaliada.

3Diagnóstico de doenças e pragas na cultura da videira usando o sistema especialista UZUM

sistema passa para a pergunta seguinte. O Uzum evitafazer perguntas desnecessárias, usando sempre ainformação já fornecida pelos usuário para selecionar apróxima pergunta, o que faz com que as questões nãosejam sempre as mesmas.Um exemplo de pergunta sobre sintomas é mostradona Figura 3, que questiona sobre a presença dealterações na casca do tronco. Há seis respostaspossíveis, sendo a primeira “Não” e a última “Nãoconsigo ter certeza”. Três das respostas (“Sim, a cascaestá grossa e corticenta, penetrando no tronco eformando caneluras”, “Sim, pequenos pontos marronsem forma de escama sob a casca” e “Sim, uma massabranca lembrando algodão sob a casca” são ilustradascom imagens (Figura 4). Uma das possíveis respostas(“Sim, pontos com goma amarelada ouesbranquiçada”) ainda não possuía, no momento emque este trabalho foi escrito, uma imagem associada.

Após respondidas todas as perguntas, o Uzumapresenta uma lista dos possíveis agentes causadoresdos sintomas (Figura 5). Uma probabilidade entre 0 e100% de certeza também é mostrada junto com cadapossível causa, com o objetivo de orientar sobre o graude confiança nos resultados apresentados. Essaprobabilidade é calculada com base nas respostas dos

usuários e nos graus de associação das respostas àspossíveis causas do problema (os quais foipreviamente estabelecidos pelos especialistas de cadaárea). No exemplo apresentado, foi calculada, emfunção das respostas dadas, uma probabilidade de71% para pérola­da­terra, 50% para cochonilha dotronco e 10% para filoxera. Isso significa que oproblema provavelmente não é filoxera (apesar deexistir uma pequena chance), mas pérola­da­terra ecochonilha do tronco devem certamente serinvestigadas.

Ao clicar no nome do agente causador, o Uzumapresenta uma página com uma descrição maisdetalhada do problema (sintomas, monitoramento,controle, etc.), como apresentado na Figura 6. Ospossíveis distúrbios podem também ser consultadosdiretamente, selecionando­se a opção “Distúrbios” domenu lateral e em seguida clicando no nome dadoença, praga ou distúrbio fisiológico (Figura 7). Nomenu lateral, há também um item “Bibliografia”, queapresenta uma lista de referências adicionais quepodem ser consultadas para maiores informações,muitas delas podendo ser acessadas diretamente napágina da Embrapa Uva e Vinho, clicando o nome dapublicação na lista.

Figura 3. Pergunta do Uzum sobre alterações na casca do tronco.

Figura 4. Detalhe das imagens de sintomas apresentados napergunta do Uzum sobre alterações na casca do tronco, mostrandosintomas de vírus associado às caneluras do tronco, cochonilha dotronco e cochonilha farinhenta.

Figura 5. Diagnóstico do Uzum sobre possíveis problemas da videirae probabilidades associadas.

4 Diagnóstico de doenças e pragas na cultura da videira usando o sistema especialista UZUM

O Uzum pode ser usado por produtores e técnicosligados à vitivinicultura como um instrumento paramonitorar vinhedos, bem como por instituições deensino e treinamento, como ferramenta didática.

Ações futurasO sistema especialista Uzum conta com informaçãosobre 37 doenças, pragas ou distúrbios fisiológicos davideira, estando em constante evolução. Por ser umsistema online, disponibilizado via Internet, o públicotem acesso imediato à versão mais atualizada. Entreas possibilidades previstas de melhoria estão ainclusão de novas imagens, além do aumento nonúmero de distúrbios avaliados pelo sistema.

Figura 6. Página do Uzum com mais informações sobre pérola­da­terra.

Figura 7. Lista de doenças, pragas e distúrbios fisiológicos devideiras com informações no Uzum.

Exemplares desta edição podem ser adquiridos na:Embrapa Uva e VinhoRua Livramento, 515 ­ Caixa Postal 13095700­000 Bento Gonçalves, RSFone: 54­3455­8000Fax: 54­3451­2792http://www.cnpuv.embrapa.br1ª edição1ª impressão (2012): 100 exemplares

Presidente: Mauro Celso ZanusSecretária­Executiva: Sandra de Souza SebbenMembros: Alexandre Hoffmann, César Luís Girardi,Flávio Bello Fialho, Henrique Pessoa dos Santos,Kátia Midori Hiwatashi, Thor Vinícius Martins Fajardoe Viviane Maria Zanella Bello FialhoFormatação: Flávio Bello Fialho

ComunicadoTécnico, 128

Comitê dePublicações

Expediente

CGPE 10083