componentes curriculares, ementas e nÚcleos de estudo · reflexões a luz dos paradigmas...

3

Click here to load reader

Upload: vanthuy

Post on 13-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMPONENTES CURRICULARES, EMENTAS E NÚCLEOS DE ESTUDO · reflexões a luz dos paradigmas bioéticos e correlação com as intervenções científicas atuais. Metodologia da Pesquisa:

Faculdade Adventista da Bahia

Núcleo de Pós-Graduação BR-101, km 197, Capoeiruçu – Caixa Postal 18 – Cachoeira BA

CEP: 44.300-000 – Brasil – Telefone +55(75)3425-8030 [email protected]

COMPONENTES CURRICULARES, EMENTAS E NÚCLEOS DE ESTUDO

ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM UTI

Núcleos Componentes e ementas

I BÁSICO

Fisiologia aplicada ao paciente grave /crítico: Estudo do funcionamento do organismo humano. Fisiologia dos sistemas neurovascular e neurovegetativo; sistema nervoso central; órgãos dos sentidos; sangue e líquidos corporais; sistema cardiovascular; aparelhos respiratórios, digestivos e renais; temperatura e metabolismo, glândulas endócrinas e reprodução. Sistematização da assistência de enfermagem: Tendências em planejamento no contexto da sistematização da assistência de enfermagem em Unidades de Alta Complexidades. Planejamento Estratégico Situacional (PES) aplicado à enfermagem em situação de atendimento intensivo. Ferramentas analisadoras do processo de trabalho e utilidade de tecnologias em saúde. O processo de planejamento como ferramenta de gestão do cuidado de enfermagem direcionados aos pacientes de Alta Complexidade. O processo diagnóstico como etapa do trabalho de planejar. Gestão e Planejamento da Assistência de enfermagem em UTI: Tecnologia e sua utilização pela enfermagem nas UTI: Monitorização hemodinâmica e respiratória à beira do leito, bem como os cuidados de enfermagem nas indicações e complicações do mesmo.Inovações tecnológicas no cuidado ao paciente de alta complexidade, tecnologia da informação (TI ).Apresentação e discussão do uso de prontuário eletrônico,dispositivos de última geração. Terapia medicamentosa aplicada à enfermagem na UTI: Apresentação e discussão dos fármacos utilizados em alta complexidade, os cuidados de Enfermagem e suas implicações. Indicações e contra-indicações, dosagens, vias de administração e controvérsias do uso terapêutico.

II APROFUNDAMENTO

Tecnologia e sua utilização pela enfermagem nas UTI: Monitorização hemodinâmica e respiratória à beira do leito, bem como os cuidados de enfermagem nas indicações e complicações do mesmo.Inovações tecnológicas no cuidado ao paciente de alta complexidade, tecnologia da informação (TI ).Apresentação e discussão do uso de prontuário eletrônico,dispositivos de última geração. Terapia medicamentosa aplicada à enfermagem na UTI: Apresentação e discussão dos fármacos utilizados em alta complexidade, os cuidados de Enfermagem e suas implicações. Indicações e contra-indicações, dosagens, vias de administração e controvérsias do uso terapêutico. Assistência de Enfermagem nos processos e exames invasivos e não invasivos: Proporcionar conhecimento dos principais exames utilizados na assistência ao paciente de alta complexidade. Diferenciar e caracterizar o papel do enfermeiro nos

Page 2: COMPONENTES CURRICULARES, EMENTAS E NÚCLEOS DE ESTUDO · reflexões a luz dos paradigmas bioéticos e correlação com as intervenções científicas atuais. Metodologia da Pesquisa:

exames não invasivos e nos invasivos. Complicações que podem acontecer ao paciente, implicações legais para a enfermagem. Assistência de Enfermagem Cardiovascular: Aprendizado a respeito do paciente com alterações cardiovasculares inserido em unidades de Alta Complexidade. Abordagens específicas, focalizando na humanização do cuidado. Aspectos cirúrgicos e clínicos. Assistência de Enfermagem Respiratória: Discussão de aspectos do cuidado direcionado a pacientes de alta complexidade com disfunções respiratórias. Aplicabilidade na enfermagem, aspectos clínicos e cirúrgicos, implicações e complicações relacionadas. Assistência de Enfermagem Neurológica: Abordagem e discussão a respeito do paciente neurológico inserido em unidades de alta complexidade. Aspectos envolvidos no processo de cuidar. Integridade da assistência ao paciente em unidades de alta complexidade com alterações neurológicas e aplicabilidade do processo de enfermagem. Assistência de Enfermagem Gastrointestinal: Aspectos do paciente com distúrbios gastrintestinais, inserido em unidades de alta complexidade. Foco no cuidado de enfermagem, implicações para o paciente e complicações esperadas. Abordagem clínica e cirúrgica, objetivando despertar senso crítico na abordagem a este paciente. Assistência de Enfermagem Geniturinária: Aprendizado sobre principais distúrbios do aparelho urinário em pacientes de alta complexidade, suas complicações e cuidados específicos. Despertar capacidade de avaliação bem como utilização de ferramentas adequadas à qualidade da assistência prestada. Assistência de Enfermagem Endócrino e Metabólica: Abordagem sobre disfunções metabólicas no paciente inserido em unidades de alta complexidade. Aspectos envolvidos no cuidado humanizado e assistência à beira do leito, aplicabilidade no processo de enfermagem.

III ESTUDOS

INTEGRADORES

Estratégias de Inserção Profissional: Tópicos de estudo e encaminhamentos para gestão da carreira profissional. Atividades variadas em tempos e espaços diversificados. Espiritualidade e Saúde: Relações entre espiritualidade e saúde, suas dimensões teológica, psicológica e filosófica, tendo como base a ética cristã.

IV PESQUISA

Bioestatística: Introdução à bioestatística, medidas de dispersão, média, mediana, moda, amostragem, análise de dados quantitativos. Questões Éticas, bioéticas e Humanização: Princípios de uma abordagem humanizada permeando a moral e a ética no contexto da integralidade da saúde com reflexões a luz dos paradigmas bioéticos e correlação com as intervenções científicas atuais. Metodologia da Pesquisa: O método científico como uma ferramenta de estudo, de absorção de conhecimento e de construção de trabalhos acadêmicos. Componentes estruturais de um projeto de pesquisa e de um trabalho de conclusão de curso. Elaboração do projeto de pesquisa. Oficina de elaboração de instrumentos de coleta e procedimentos de análise de dados em conformidade com a especificidade do curso. Seminário de Produção Científica: socialização dos trabalhos de conclusão de curso e iniciativas de produção acadêmica com vistas ao incentivo e difusão do conhecimento científico.

Page 3: COMPONENTES CURRICULARES, EMENTAS E NÚCLEOS DE ESTUDO · reflexões a luz dos paradigmas bioéticos e correlação com as intervenções científicas atuais. Metodologia da Pesquisa: